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Ver Versão Completa : RF vale a pena para quem não pode um 0kM?



Pedro Brito
13/06/2010, 19:13
Caros amigos;

acho realmente um grande privilégio podermos contar com o Forum e a colaboração de pessoas com mais experiência que a gente.:palmas:

Estou entrando com este tópico porque já estive em outra área do FORUM fazendo pesquisa. Explico: tenho um Samurai 94 e estou me preparando para trocar de viatura. Para isso estou pesquisando de acordo com o que posso pagar. Logicamente adoraria comprar um Troller zero e ser feliz:dance:, mas infelizmente ainda não posso.

Tenho em mente algo entre 30 e 35 mil. Nesta faixa de preço uma das opções é o Troller RF, aquele com motor VW. Achei alguns na internet aqui em Belo Horizonte mas ainda não testei nenhum. Pra falar a verdade nunca dirigi Troller algum, nem RF nem T4.

Minhas perguntas são:

- o RF vale a pena, é um bom conjunto?
- o que gera mais reclamação de quem tem?
- bebe muito?
- como se comporta na trilha?
- deve ser complicado achar algum sem adaptações, o que devo olhar?
- todos os RF eram conversíveis? a capota rígida é adaptação?

Agradeço a todos.


PS.: imagino que este seja um tópico que já deve ter sido discutido à exaustão, porém nunca é demais ajudar os colegas....não é mesmo?!

VALEU !!!

EVALDO KAISER
13/06/2010, 21:36
CAro Pedro Brito tenho um RF 99 e estou bastante satisfeito c o
custo beneficior alem de ser bem leve e a manutençao do AP e simples e barata em relaçao ao motr a diesel, quando a gente passa na rua com ele as pessoas BABAM pela beleza e nem ouvem o ronco do motor entendeu???????????????? 2* o que pode gerar reclamaçao pra qualquer um e nao observar e comprar um carro SURRADO .... dizem q na trilha e tao bom quanto...e por ser mais leve afunda menos na lama... [nao fiz trilha com o meu ainda ! } 3* / o meu comprei a tres meses , acho q vc deve olhar tudo igual a qualquer outro jeep chassi trinca solda,carroceria se tem serviço mal feito ou torto, vazamentos motor cambio red eixos [retentores] aparencia geral se demonstra saude ETC.....adaptaçoes : pus um modulo BI COMBUST pra queimar ALCOOL q e mais barato, e montei um sistema de alavanca pra ligar 4x4 e 4x4RED q no meu deu pro saco e estou feliz de nao depender do sistema eletrico....4* quanto a capota de fibra sai caro a adaptaçao, com o mesmo valor vc compra um guincho e um bloqueio de diferencial !!!!!!!!!!!! se tiver mais alguma coisa fala ai.......
R

ArthurC
13/06/2010, 22:15
Caros amigos;

acho realmente um grande privilégio podermos contar com o Forum e a colaboração de pessoas com mais experiência que a gente.:palmas:

Estou entrando com este tópico porque já estive em outra área do FORUM fazendo pesquisa. Explico: tenho um Samurai 94 e estou me preparando para trocar de viatura. Para isso estou pesquisando de acordo com o que posso pagar. Logicamente adoraria comprar um Troller zero e ser feliz:dance:, mas infelizmente ainda não posso.

Tenho em mente algo entre 30 e 35 mil. Nesta faixa de preço uma das opções é o Troller RF, aquele com motor VW. Achei alguns na internet aqui em Belo Horizonte mas ainda não testei nenhum. Pra falar a verdade nunca dirigi Troller algum, nem RF nem T4.

Minhas perguntas são:

- o RF vale a pena, é um bom conjunto?
- o que gera mais reclamação de quem tem?
- bebe muito?
- como se comporta na trilha?
- deve ser complicado achar algum sem adaptações, o que devo olhar?
- todos os RF eram conversíveis? a capota rígida é adaptação?

Agradeço a todos.


PS.: imagino que este seja um tópico que já deve ter sido discutido à exaustão, porém nunca é demais ajudar os colegas....não é mesmo?!

VALEU !!!
Olá Pedro, bem vindo ao fórum!

Sobre o RF, não posso lhe dar maiores informações, mais existe um tópico aqui que fala bastante sobre esta versão. Troller gasolina (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69022)

Acho que com 40k vc consegue um T4 2001 f2 diesel.

Abs

Renato Froes
14/06/2010, 22:06
Olá Pedro Brito.

Deixa eu tentar ajudar.


Tenho um RF 2000 há 2 anos.
Comprei o RF porque não tinha cascalho $$ para comprar um diesel.

O RF é ótimo, não tenho nada do que reclamar.

Meu trollerzinho é ótimo, muito bom!
É forte, e até econômico!
Faz 8,5 ~ 9 km/litro (e olha que eu só dirijo pisando fundo).

Na estrada ando a 110 ~ 120 km/h sem forçar nada no motor AP, que nessa velocidade ainda nem chegou nos 4000 giros.

O RF é meu único veículo, uso diariamente para ir trabalhar.
Já fiz muitas viagens pequenas (até 300 km) e trilhas diversas.

Importante é pegar um RF que não esteja muito detonado, empenado, etc...

....

Respondendo suas perguntas:

- o RF vale a pena, é um bom conjunto?
Sim, na minha opinião vale muito a pena, é um ótimo conjunto, mecânica boa, simples, barata e eficaz!

- o que gera mais reclamação de quem tem?
1 - A falta da roda livre, só para você ter idéia quando eu retiro o eixo cardã dianteiro sinto um grande alívio, tanto em vibração quanto em peso, meu troller fica super-leve, anda muito melhor, dá a impressão de estar dirigindo um golzinho GTI - Mas existe uma solução simples: A TorOffRoad tem o kit de roda livre pra vender.

2 - Na estrada, em subidas, ele perde velocidade. (fácil de resolver também, o motor AP é fácil de "dar um tapinha")

3 - Não gosto do esquema do suporte de estepe, que possui uma fechadura de capô de santana.

- bebe muito?
minha pior média: 6,5 km/litro.
minha melhor média: 10 km/litro.

- como se comporta na trilha?
Nunca andei na areia, no resto ele é ótimo (lama, pedras, cascalho, etc).
Nas travessias de rios é importante lembrar que existe distribuidor, mas este fica a aprox. 1 metro de altura do solo, não vai molhar! (também existe um kit que substitui o distribuidor por bobinas, procure no mercado livre)

- deve ser complicado achar algum sem adaptações, o que devo olhar?
No meu, a única adaptação é o kit de freios a disco para as rodas traseiras que eu mesmo mandei instalar e os pneus BF 31, o resto é original.

- todos os RF eram conversíveis? a capota rígida é adaptação?
Não sei se todos eram conversíveis.
Meu RF 2000 usa a capota de um 2003, a adaptação é leve, quase nada, não se preocupe com isso.
Mas compre um troller que já possua a capota, ela é muito cara!

....

Opinando:

Com 35 mil...
Entre pegar um vitara, ou um tracker, ou uma pajero tr4, ou um troller RF:
Vá de Troller RF que você não irá se arrepender!

...Se achar que está gastando muito, instala GNV nele.
...Se achar que falta força para companhar os T4 diesel na estrada, instala um kit turbo e roda com alcool.

peças, kits, e mão de obra para o motor AP não faltam em nenhum lugar do Brasil.





Boa sorte!


Renato

EVALDO KAISER
16/06/2010, 22:00
Olá Pedro Brito.

Deixa eu tentar ajudar.


Tenho um RF 2000 há 2 anos.
Comprei o RF porque não tinha cascalho $$ para comprar um diesel.

O RF é ótimo, não tenho nada do que reclamar.

Meu trollerzinho é ótimo, muito bom!
É forte, e até econômico!
Faz 8,5 ~ 9 km/litro (e olha que eu só dirijo pisando fundo).

Na estrada ando a 110 ~ 120 km/h sem forçar nada no motor AP, que nessa velocidade ainda nem chegou nos 4000 giros.

O RF é meu único veículo, uso diariamente para ir trabalhar.
Já fiz muitas viagens pequenas (até 300 km) e trilhas diversas.

Importante é pegar um RF que não esteja muito detonado, empenado, etc...

....

Respondendo suas perguntas:

- o RF vale a pena, é um bom conjunto?
Sim, na minha opinião vale muito a pena, é um ótimo conjunto, mecânica boa, simples, barata e eficaz!

- o que gera mais reclamação de quem tem?
1 - A falta da roda livre, só para você ter idéia quando eu retiro o eixo cardã dianteiro sinto um grande alívio, tanto em vibração quanto em peso, meu troller fica super-leve, anda muito melhor, dá a impressão de estar dirigindo um golzinho GTI - Mas existe uma solução simples: A TorOffRoad tem o kit de roda livre pra vender.

2 - Na estrada, em subidas, ele perde velocidade. (fácil de resolver também, o motor AP é fácil de "dar um tapinha")

3 - Não gosto do esquema do suporte de estepe, que possui uma fechadura de capô de santana.

- bebe muito?
minha pior média: 6,5 km/litro.
minha melhor média: 10 km/litro.

- como se comporta na trilha?
Nunca andei na areia, no resto ele é ótimo (lama, pedras, cascalho, etc).
Nas travessias de rios é importante lembrar que existe distribuidor, mas este fica a aprox. 1 metro de altura do solo, não vai molhar! (também existe um kit que substitui o distribuidor por bobinas, procure no mercado livre)

- deve ser complicado achar algum sem adaptações, o que devo olhar?
No meu, a única adaptação é o kit de freios a disco para as rodas traseiras que eu mesmo mandei instalar e os pneus BF 31, o resto é original.

- todos os RF eram conversíveis? a capota rígida é adaptação?
Não sei se todos eram conversíveis.
Meu RF 2000 usa a capota de um 2003, a adaptação é leve, quase nada, não se preocupe com isso.
Mas compre um troller que já possua a capota, ela é muito cara!

....

Opinando:

Com 35 mil...
Entre pegar um vitara, ou um tracker, ou uma pajero tr4, ou um troller RF:
Vá de Troller RF que você não irá se arrepender!

...Se achar que está gastando muito, instala GNV nele.
...Se achar que falta força para companhar os T4 diesel na estrada, instala um kit turbo e roda com alcool.

peças, kits, e mão de obra para o motor AP não faltam em nenhum lugar do Brasil.





Boa sorte!


Renato
Caro companheiro INJURIADO e muito caro esse kit de roda livre para o RF no meu caso 99, voce usa um kit desses na sua viatura ? grande abraço !!!!

Renato Froes
16/06/2010, 22:33
Olá Evaldo.

Ainda não comprei o kit, mas estou me preparando $$ para comprar.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-127213126-kit-roda-livre-manual-avm-troller-rf-gasolina-ate-2000-_JM

R$ 2.500,00 (completo)


Abraço


Renato

rcofreitas
17/06/2010, 23:06
Olá Pedro Brito!

A minha experiência é muito parecida com a do INJURIADO.

Fiquei 2 anos com o RF e agora estou com um T4-04

Apesar de serem dois Troller's....não dá para comparar!

Compre o melhor que você puder e divirta-se!

veja meus comentários junto com os do Injuriado.


Olá Pedro Brito.

Deixa eu tentar ajudar.


Tenho um RF 2000 há 2 anos.
Comprei o RF porque não tinha cascalho $$ para comprar um diesel.

IDEM!

O RF é ótimo, não tenho nada do que reclamar.

IDEM

Meu trollerzinho é ótimo, muito bom!
É forte, e até econômico!
Faz 8,5 ~ 9 km/litro (e olha que eu só dirijo pisando fundo).

IDEM

Na estrada ando a 110 ~ 120 km/h sem forçar nada no motor AP, que nessa velocidade ainda nem chegou nos 4000 giros.

AQUI EU JÁ ALTEREI ALGUMAS COISAS! O MEU ESTAVA COM ARO 16 (FERRO) E PNEUS 265X75X16.

ISTO DEIXAVA O CONJUNTO PESADO EM ESTRADAS.

O RF é meu único veículo, uso diariamente para ir trabalhar.
Já fiz muitas viagens pequenas (até 300 km) e trilhas diversas.

ERA MEU ÚNICO VEICULO TAMBÉM, MAS FIZ DIVERSAS VIAGENS COM ELE.

Importante é pegar um RF que não esteja muito detonado, empenado, etc...

CONCORDO PLENAMENTE!
....

Respondendo suas perguntas:

- o RF vale a pena, é um bom conjunto?
Sim, na minha opinião vale muito a pena, é um ótimo conjunto, mecânica boa, simples, barata e eficaz!

IDEM

- o que gera mais reclamação de quem tem?
1 - A falta da roda livre, só para você ter idéia quando eu retiro o eixo cardã dianteiro sinto um grande alívio, tanto em vibração quanto em peso, meu troller fica super-leve, anda muito melhor, dá a impressão de estar dirigindo um golzinho GTI - Mas existe uma solução simples: A TorOffRoad tem o kit de roda livre pra vender.


2 - Na estrada, em subidas, ele perde velocidade. (fácil de resolver também, o motor AP é fácil de "dar um tapinha")

O MEU SÓ PERDIA VELOCIDADE NA SUBIDA DEPOIS DE TROCAR AS RODAS PARA ARO 16 DE FERRO.

3 - Não gosto do esquema do suporte de estepe, que possui uma fechadura de capô de santana.

O MEU NÃO TINHA ESTA FECHADURA.

- bebe muito?
minha pior média: 6,5 km/litro.
minha melhor média: 10 km/litro.

MINHA PIOR MÉDIA? 3,5 KM/L. DEPOIS DESCOBRI QUE O ALCOOL ESTAVA SUPER BATIZADO! :-(

- como se comporta na trilha?
Nunca andei na areia, no resto ele é ótimo (lama, pedras, cascalho, etc).
Nas travessias de rios é importante lembrar que existe distribuidor, mas este fica a aprox. 1 metro de altura do solo, não vai molhar! (também existe um kit que substitui o distribuidor por bobinas, procure no mercado livre)

EM AREIAS SEM PROBLEMAS! TESTEI EM VÁRIAS DUNAS E POR SER MAIS LEVE DO QUE O T4, DÁ UM SHOW!

O MEU TINHA IGNIÇÃO ELETRÔNICA.

- deve ser complicado achar algum sem adaptações, o que devo olhar?
No meu, a única adaptação é o kit de freios a disco para as rodas traseiras que eu mesmo mandei instalar e os pneus BF 31, o resto é original.

- todos os RF eram conversíveis? a capota rígida é adaptação?
Não sei se todos eram conversíveis.
Meu RF 2000 usa a capota de um 2003, a adaptação é leve, quase nada, não se preocupe com isso.
Mas compre um troller que já possua a capota, ela é muito cara!

CONCORDO
....

Opinando:

Com 35 mil...
Entre pegar um vitara, ou um tracker, ou uma pajero tr4, ou um troller RF:
Vá de Troller RF que você não irá se arrepender!

CONCORDO X2

...Se achar que está gastando muito, instala GNV nele.
...Se achar que falta força para companhar os T4 diesel na estrada, instala um kit turbo e roda com alcool.

peças, kits, e mão de obra para o motor AP não faltam em nenhum lugar do Brasil.

ENFIM.... ESTA É A MINHA OPINIÃO!
TESTE, PERGUNTE ATÉ A EXAUSTÃO, OK? rsrs

ABS,
Ricardo

Boa Sorte!




Boa sorte!


Renato

JORIS
18/06/2010, 10:20
Pedro, em relação ao motor é tranquilo mesmo, pois é uma AP, tudo baratinho, o que pega nos RF é o câmbio TREMEC, importado do mustang, além de CARAS, não é tão fácil de encontrar, lógico se morar em grandes centros terá menos problemas na hora de abrir, porém se estiver longe, vai perder um tempão só pra achar com preços acessíveis pela internet, pois acho que nem nas concesionárias TROLLER tem peças para ele, e se tiver e$$$$quece de comprar lá, e outro ponto negativo más ai os 2001 diesel também vai ter o mesmo problema, são os eixos que são da cheroca, que quando quebra tb sai de perto, mais não são facil de quebrar não, como parece que já tem kit roda livre, pra min seria a primeira coisa a colocar nele, exatamente pra poupar os eixos. É muito difícil (não imposível) encontar um 99 com câmbio 100%, então dá uma verificada especial nesse item que pra min é o mais complicado para os RF!

[]´s.

Pedro Brito
19/06/2010, 12:21
Olá Pedro Brito.

Deixa eu tentar ajudar.


Tenho um RF 2000 há 2 anos.
Comprei o RF porque não tinha cascalho $$ para comprar um diesel.

O RF é ótimo, não tenho nada do que reclamar.

Meu trollerzinho é ótimo, muito bom!
É forte, e até econômico!
Faz 8,5 ~ 9 km/litro (e olha que eu só dirijo pisando fundo).

Na estrada ando a 110 ~ 120 km/h sem forçar nada no motor AP, que nessa velocidade ainda nem chegou nos 4000 giros.

O RF é meu único veículo, uso diariamente para ir trabalhar.
Já fiz muitas viagens pequenas (até 300 km) e trilhas diversas.

Importante é pegar um RF que não esteja muito detonado, empenado, etc...

....

Respondendo suas perguntas:

- o RF vale a pena, é um bom conjunto?
Sim, na minha opinião vale muito a pena, é um ótimo conjunto, mecânica boa, simples, barata e eficaz!

- o que gera mais reclamação de quem tem?
1 - A falta da roda livre, só para você ter idéia quando eu retiro o eixo cardã dianteiro sinto um grande alívio, tanto em vibração quanto em peso, meu troller fica super-leve, anda muito melhor, dá a impressão de estar dirigindo um golzinho GTI - Mas existe uma solução simples: A TorOffRoad tem o kit de roda livre pra vender.

2 - Na estrada, em subidas, ele perde velocidade. (fácil de resolver também, o motor AP é fácil de "dar um tapinha")

3 - Não gosto do esquema do suporte de estepe, que possui uma fechadura de capô de santana.

- bebe muito?
minha pior média: 6,5 km/litro.
minha melhor média: 10 km/litro.

- como se comporta na trilha?
Nunca andei na areia, no resto ele é ótimo (lama, pedras, cascalho, etc).
Nas travessias de rios é importante lembrar que existe distribuidor, mas este fica a aprox. 1 metro de altura do solo, não vai molhar! (também existe um kit que substitui o distribuidor por bobinas, procure no mercado livre)

- deve ser complicado achar algum sem adaptações, o que devo olhar?
No meu, a única adaptação é o kit de freios a disco para as rodas traseiras que eu mesmo mandei instalar e os pneus BF 31, o resto é original.

- todos os RF eram conversíveis? a capota rígida é adaptação?
Não sei se todos eram conversíveis.
Meu RF 2000 usa a capota de um 2003, a adaptação é leve, quase nada, não se preocupe com isso.
Mas compre um troller que já possua a capota, ela é muito cara!

....

Opinando:

Com 35 mil...
Entre pegar um vitara, ou um tracker, ou uma pajero tr4, ou um troller RF:
Vá de Troller RF que você não irá se arrepender!

...Se achar que está gastando muito, instala GNV nele.
...Se achar que falta força para companhar os T4 diesel na estrada, instala um kit turbo e roda com alcool.

peças, kits, e mão de obra para o motor AP não faltam em nenhum lugar do Brasil.





Boa sorte!


Renato

Injuriado, Ricardo e Renato;

ajudaram pra caramba!!!:palmas: Além do FORUM tenho conversado com qualquer jipeiro que para ao meu lado no sinal de transito. Sempre falo que estou trocando de jipe e estou na dúvida entre um Pajerinho e um RF. Sei que são viaturas completamente diferentes, mas estão no mesmo valor de mercado. Quase todos me falam que o RF é a melhor opção, por todos os motivos que você citou, desde a mecânica "mais fácil" até o desempenho.

Outro dia, pesquisando aqui no FORUM consegui achar o manual do RF. Não fala nada sobre a capota de lona ou de fibra. Reparando na rua, percebi que a maioria dos RF (senão todos) não abrem a portinhola atrás, imagino eu pelo fato de não ter capota rígida. Isso realmente é um ponto importante pra quem vai comprar, porque imagino que a capota rígida não seja barata mesmo.

No final, estou quase convencido de que vou pegar um RF. Ele será meu único carro também, para o dia-a-dia e para as trilhas desse mundão afora...

Agradeço muito a colaboração.

Zegenesio
19/06/2010, 12:37
Desculpem a minha ignorância, mas o que diabo é RF.:oops::shock:

Pedro Brito
19/06/2010, 13:05
Desculpem a minha ignorância, mas o que diabo é RF.:oops::shock:

Zegenesio;

RF foi o primeiro modelo do Troller. Esteve em comercialização (podem me corrigir se eu estiver enganado) até 2000, quando o modelo T4 foi lançado.

Já me deram a dica, mas estou repassando: existe um tópico chamado "Troller Gasolina" que também discute as características do RF, além é claro das contribuições dos colegas dentro deste tópico.

Abraços

Pedro.

ArthurC
19/06/2010, 18:25
Pedro, a porta traseira só começou a partir de 2002, quando já se chamava T4, onde o Troller sofreu várias melhorias que até hoje permanecem (eixos dana, caixa eaton, tcase borg wagner, etc). O MWM entrou em 2001.

RF foi a 1a versao do Troller que foi comercializada de 96 até 2000. RF veio de Rogério Farias, criador do projeto.

Abração

rcofreitas
20/06/2010, 03:05
Desculpem a minha ignorância, mas o que diabo é RF.:oops::shock:

Olá Zegenesio!

Esta é fácil de responder!

RF = o modelos dos trollers à gasolina que foram produzidos até 2001 inclusive.

à partir de 2001 em diante só os T4 que são os modelos à diesel.

abs,

Ricardo

rcofreitas
20/06/2010, 03:15
Olá joris e pessoal!

Um dos primeiros problemas que tive no meu antigo RF. foi com o câmbio.

Apesar da alegada dificuldade de encontrar estas partes, eu encontrei facilmente e por um custo razoável.

No site rolo4x4 tem um cara que mantem um anúncio sobre estas peças. Comprei dele. Nunca mais tive problemas.

Como o Joris disse, é muito difícil quebrar, mas se quebrar, já temos peças para substituir.

Uma coisa que eu posso falar em relação com a minha experiência, é que no diesel eu tenho uma manutenção muito mais barata (porque quebra menos).

As peças do diesel, costumam ser bem mais caras do que as do RF, de modo geral.

E como falaram, tem um tópico sobre o troller a gasolina onde pode-se achar os manuais inclusive. Tanto do troller como o do motor AP.

abs,

Ricardo


Pedro, em relação ao motor é tranquilo mesmo, pois é uma AP, tudo baratinho, o que pega nos RF é o câmbio TREMEC, importado do mustang, além de CARAS, não é tão fácil de encontrar, lógico se morar em grandes centros terá menos problemas na hora de abrir, porém se estiver longe, vai perder um tempão só pra achar com preços acessíveis pela internet, pois acho que nem nas concesionárias TROLLER tem peças para ele, e se tiver e$$$$quece de comprar lá, e outro ponto negativo más ai os 2001 diesel também vai ter o mesmo problema, são os eixos que são da cheroca, que quando quebra tb sai de perto, mais não são facil de quebrar não, como parece que já tem kit roda livre, pra min seria a primeira coisa a colocar nele, exatamente pra poupar os eixos. É muito difícil (não imposível) encontar um 99 com câmbio 100%, então dá uma verificada especial nesse item que pra min é o mais complicado para os RF!

[]´s.

EVALDO KAISER
23/06/2010, 21:36
caro Zegenezio os primeiros modelos sao chamados TROLLER RF SPORT e depois vieram em 2001/2002 os TROLLER T4 diesel e isso ai grande abraço....do seu vizinho de OLINDA-PE....

etamura
23/07/2010, 08:51
Pedro,
pode comprar o RF sem medo, tem o fantasma do "cheroke" junto, mas é só para assustar, kkkk, como todoe e bom jipeiro, existem várias adaptações que podem ser feitas e muitas peças equivelentes...excelente máquina, tb tive esta dúvida quando comprei, mas como tive niva, nada me assusta mais...
Boa compra.
Edu Troller Rf 2000

lourencobenedetgt
23/07/2010, 09:29
Bom primeiro ao Zegnesio, falaste que apartir de 2002 teve varias mudanças como a borg warner, cara borg warner ja tem nos RF, pelo menos no meu que era um 99 tinha, e para o Pedro cara pod compra sem medo o carro, mas como pessoal falo olha bem o carro, pra ve se não tem serios problemas, de motor , caixas, diferenciais, chassi empenado ou batido, o resto é tudo só fazer uma revisão e trocar q ta novo, olha o estado geral do carro, por fora e po dentro, cara é altos carro te digo que ele foi mais feito pra anda no mato que no dia a dia, tenho um 2004 hj e vo te fala q no barro ele levita, e o diesel ja passa um pouco mais de trabalho em compensação tem mais força, tenta ve se ele tem ar condicionado, e em questão da capota tem algumas versões apartir de 99/2000 que vem com capota rigida sim, é só procura tem um monte desse pra vende em anuncios, pq se tu vai usa pro dia a dia cara tem q ser fechado estaciona na rua etc mais seguro neh, alem de ser um saco pega estrada e fika aquela capota batendo nos teus ouvidos não da nem pra conversa, e em relação a pontos negativos pessoal esclareceu bem neh, e não adiante neh o Troller querendo ou não é uma salada de frutas neh, olha bem como esta a eletrica, e te dize q como os companheiros falaram se tivesse uma roda livre e um kit freio a disco na traseira era o melhor carro, cara ele é bem ligeiro e muito na mão eu ja dei uns pau no meu na estrada nas curvas é mais sentado doq o a diesel.....da-lhe pau e se fores mais caçador ainda tenta acha um RF 2000/2001 gasolina, ja vem com o painel do gol, e não aquele feio feito a facão do 99, bah se comprares esse ai q falei tu vai se muito feliz, tipo pra ti sabe é o mesmo painel do 2001 a diesel tem as entradas na lateral ja igual aos trollers de hj ....mas é mosca branca, e esse ai fika em torno de uns 35 conto...