Ver Versão Completa : Niva Elétrico
Mauricio Rossetto
13/06/2010, 17:56
Camaradas,
estamos sempre em busca de soluções, e uma delas é para ter o jipinho mais econômico. Uma solução já em prática e que se pode adquirir até em forma de kit hoje em dia é o carro elétrico. Infelizmente ainda é como um celular de 1200kg hehehehe mas que não se pode falar enquanto carrega.
Estou estudando o assunto e surgiram dúvidas que, quem sabe, contaria com vocês para aperfeiçoar esse projeto.
Anexo um doc com minhas idéias e links com detalhes sobre o assunto:
Opa caro amigo!
O Haundrich tem uma F75 eletrica já faz algum tempo.
Fez em casa.
Procura ele nos engesas.
Abraços.
Kim.
Mauricio Rossetto
13/06/2010, 18:24
Maravilha, mas se você leu o conteúdo, a idéia é ir um pouco mais além do elétrico.
Viajando na maionese, não parece com aqueles carros da corrida maluca?
http://www.youtube.com/watch?v=bkcn8ZkvKKc
Sim!
Mais é que com o forista, fica algo mais próximo da gente!
Estava com um projeto de montar um BR 800 em eletrico, mais com o Fuzileiro, meus planos mudaram!
gabrielmarcolin
13/06/2010, 18:35
esses motores dos links parecem bons mesmo.
o problema é que a conta com o motor da biz num fecha:
os quatro alternadores iam consumir de potencia:
(24x200x4)/760=25,26cv;
o motor da biz tem 9,1cv.
normalmente os motores eletricos de carros hibridos sao controlados de modo a ter as grandes correntes de aceleracao absorvidas pelo conjunto de baterias + motor a gasolina.
em regime , as baterias tocam o carro e quando necessario, o motor a gasolina recarrega as baterias.
o problema é sempre o custo dessas baterias, que precisam aguentar serem descarregadas e recarregadas com grande frequencia.
baterias automotivas nao foram feitas pra serem descarregadas completamente e depois recarregadas. elas sao feitas pra voce descarregar so um puoquinho e recarregar denovo. descarregando e recarregando completamente, elas nao vao durar nem 50 ciclos.
alem disso, pra tocar um motor desses de 144v 500a, vai pracisar de umas baterias brutas! ou de 16 alternadores de caminhao tocados por um motor de 95cv.
Mauricio Rossetto
13/06/2010, 18:55
Mas um alternador agente vira com a mão, será que precisaria dessa potência toda? no vídeo muito louco do forever ele vira os alternadores no vento....... senão não seria forever, seria no forevis heheheheheheh
Mauricio!
O alternador vc vira com a mão, quando está sem carga.
A linha gm tem um dispositivo na polia, que é uma espécie de embreagem, para não pesar de uma vez no motor, é progressivo.
Para saber o quanto pesa, ligue seu carro, acenda a luz alta e pise no freio (lampadas fortes), verá o quanto o giro cai, principalmente os carburados.
gabrielmarcolin
13/06/2010, 19:16
entao... o esse video é infelizmente um fake... uma brincadeira sem graca...
a questao é que tem que existir um balanco de energia no sistema.
a partir do momento que voce instala ventiladores pra gerar energia, eles nunca vao conseguir gerar mais energia que o atrito aerodimanico que eles causam!
é uma lei do universo isso.
senao teriamos oq se chama de moto contínuo, que é uma maquina que consegue perpetuar seu movimento indefinidamente sem interferencia externa (e que a humanidade vem perseguindo desde os seus primordios, sem sucesso).
bom, videos engracados a parte, 94 cv seria a potencia de pico daquele motor. quanto maior o torque solicitado em um motor eletrico, maior a corrente que ele puxa. portanto, ele puxaria 500a se voce tivesse rodando usando os 94cv.
o problema é arranjar uma bateria que aguente esse eventual "coice" de 500a, consiga ser recarregada com frequencia, nao sobreaqueca com as frequentes descargas e que ainda tenha um desempenho bom pra tocar o carro em situacoes de cruzeiro (onde ele consome beeem menos potencia).
eu num to querendo desanimar voce na sua empreitada! sou um defensor apaixonado dos carros hibridos e teria prazer em ajudar voce em qualquer projeto nessa direcao, mas acho q talvez o niva num seja o carro mais adequado pra esse tipo de experimento. um carro mais leve (tipo o supermini ja citado) teria um desempenho muito melhor, devido a menor potencia requerida pelo conjunto todo, oq faria cair, alem do custo das baterias e do motor, o custo de toda eletronica de controle do carro!
Mauricio Rossetto
13/06/2010, 20:26
Sim Gabriel, concordo com você, o Niva aqui é uma referência de consumo extremo, até mesmo porque o arrasto dele é enorme, em aerodinâmica e mecânica, afinal é 4x4 integral e consequentemente mais "preso". A busca de uma solução mais econômica para ele é óbvia. Hoje eu tenho o GNV como solução de redução de custo o qual sem ele o Niva não me seria viável, a troca por motores a explosão (mais econômicos e outros combustíveis) têm sido a única opção. Mas vendo novas idéias, mesmo que sejam na verdade protótipos, nos dá asas para pensar em mais uma opção. Hoje a opção de carro elétrico é real, mas faltam soluções que não vejo opção senão de solucionar de forma híbrida. Não temos tecnologia de baterias viáveis ainda, seja na eficiência ou no custo. Imagine se todos passam a converter seus carros para elétricos? A atual rede elétrica não suportaria, de forma a inviabilizar a sua implementação e tornar-se até proibido pelo governo. A redução do custo também não é tão fantástico, no projeto do Gurgel800 ele diz reduzir a 1/3 da gasolina..... o GNV já me leva próximo a esse benefício (não no Niva, mas na pick-up Corsa) Não adianta não frequentar mais postos de gasolina mas passar de 100 reais por mês de conta de luz para 400. Então a solução deverá estar em como recarregar exigindo o mínimo da rede elétrica. A internet está repleta de projetos e até de motores magnéticos, mas os que funcionam não passam de desenhos ou experimentos medíocres inúteis ou boatos e histórias sem comprovação.
Então, quem sabe alguém têm a resposta para a pergunta do milhão?
Mauricio Rossetto
13/06/2010, 20:28
Então Kim, não é forever, é forevis! hehehehe
Mauricio Rossetto
13/06/2010, 22:27
Sempre pensamos em algo que está mais acessível ou familiar, mas nesse caso não parece ser tão simples.....
Se estudarmos algo mais eficiente que um alternador, como o sugerido no link abaixo:
http://www.e-volks.com/hybridconversion.html?
.
E dínamos?:-D:-D:-D
Já vi uns kits para instalar motor elétrico em S10... nos EUA!
Falta o Brasil se tornar verde... affe.
nilaraujo
04/07/2010, 18:42
ENGANO SEU, O BRASIL JÁ ESTÁ NA ONDA VERDE. VEJA NO LINK
http://www.oxxor.com.br/site/
BACALHAU
11/07/2010, 22:33
Se um Fusca pode, porque não um NIVA? :pensativo:
Esta quem me mandou foi o Luciano SHAKALL. :concordo:
Quem disse que Carro elétrico "não anda", e que sua finalidade é "apenas" econômica e ambiental?
Que tal um Fusca Elétrico.... DE ARRANCADA?
- http://www.youtube.com/watch?v=D2b3v6-wD7U .
No início do video,
até pensei que o "ronco do motor ao fundo" era do Fusca em questão, maaaaaaas...
Chega a ser "assustador" vê-lo em plena aceleração e escutar apenas os pneus....
Pra quem curte DETALHES:
O Fusqueta do video, chamado de BLACK III, é equipado com dois motores elétricos de empilhadeira,
e 60 baterias de 12V, capazes de gerar INSTANTANEAMENTE 166 Kgfm de torque
(isso mesmo, Cento e Sessenta e Seis quilogramas de força por metro O TEMPO TODO)!!!
Para comparação, o motor original do Fusca 1600, gera somente 11,8 kgfm a 2600 rpm, e o MWM Turbo Diesel 4.2cc 6 cilindros,
um dos motores nacionais com mais torque (usados nas Picapes F-250), gera "apenas" 51 kgfm a 1600rpm...
A aceleração de 0 à 100Km/h é feita em 3s, e a arrancada de
1/4 de Milha (pouco mais de 402m) leva 11,24s,
chegando ao final da reta em 183Km/h (seria mais, com "mais pista")...
O nosso Gol GTi "quadrado", durante muito tempo, o nacional mais veloz (não o mais rápido),
acelerava de 0-100Km/h em pouco mais de 10s e fazia o 1/4 de milha em 17,33s.
EM TEMPO: Seu motor 2.0cc tinha 18,35 kgfm à 3200rpm...
Atualmente, os dois irmãos europeus responsáveis pelo projeto,
estão estudando o BLACK IV, onde serão substituídas as baterias atuais,
por modernas baterias de Íons de Lítio, beeeeeeeeeem menores,
muuuuuito mais leves, e mais potentes.... JÁ IMAGINOU ?
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.pistonheads.com/news/default.asp?storyId=21921 (http://www.pistonheads.com/news/default.asp?storyId=21921) .
VALEEEEU!!!!!!!!!!!!!!
Mauricio Rossetto
15/07/2010, 09:15
Alimentando a idéia, o Niva é um carro interessante para esse sistema, pois se conseguimos fazer "sumir" um kit gás com cilindro de 16 a 22 m3 em um veículo tão pequeno, não será difícil fazer "sumir" o sistema de baterias e parafernalhas...
Mas agora penso o seguinte: e se pensarmos num sistema híbrido?
Alguém sabe me dizer se um sistema de gerador poderia recarregar ou ajudar a aumentar a autonomia, como o exemplo abaixo:
TOYAMA - MOTOR
Tipo: Monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado à ar, OHV 25
Cilindrada: 420cc Combustível: Gasolina
Sistema de Partida: Manual e Elétrica
ALTERNADOR
Potência Máxima CA: 7200 Watts Potência Nominal CA: 7000 Watts
Corrente Nominal: 60 A/ 30 A Tensão de Saída: Bivolt 110V/220V
Tomadas: 2x 110V / 1 x 220V Carregador de Bateria CC: 12V / 8,3A
Tipo/ Fases: Monofásico Regulador de Voltagem: AVR
GERADOR
Capacidade do Tanque: 25 Litros Autonomia na Potência Nominal: 8horas
Preço: R$ 3.200,00
Ou partir até para um motor vw1200 a ar, alimentando o sistema elétricos em momentos críticos....
Outras matérias:
http://clubedocarroeletrico.com.br/index.php?/passo-a-passo/montagem_do_motor_eletrico/
Eu pensei em fazer a algum tempo, um híbrido da seguinte forma:
Um gerador à combustão fornecendo pouco mais que o nescessário para manter o movimento. Um banco de baterias para cuidar da aceleração e um sistema de freios regenerativos.
Ou seja, quem iria cuidar dos "momentos criticos" seriam as baterias e não o motor.
(Vide o carrinho que se move por energia acumulada em um reservatório gaz/hidráulico)
Mauricio Rossetto
20/07/2010, 20:17
Pois é, a maioria das empilhadeiras têm motor regenerativo, mas isso trás uma pequena recarga, creio que aumente a autonomia em 10% no máximo (penso eu). Mas as baterias de empilhadeiras....... que tal 900 Kg e R$ 7.500,00 recondicionadas? Nada animador.....
Entendi que precisariamos então de no máximo 6 baterias de 12V x 90A para fazer rodar o Niva, pela descrição do Bacalhau? E qual seria o motor usado? Alguma idéia - fabricante? :parede:
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