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Ver Versão Completa : A Ranger Morreu!



Renato Romano
13/06/2010, 10:19
Amigos, bom dia.
Gostaria de perguntar aos colegas as possíveis causas do "apagão" da Ranger este final de semana... Estava eu em Campinas/SP, voltando de um casório, qdo simplesmente a Ranger morreu...sem ascender ou apitar nada e andando numa velocidade de aprox. 60km/h. Conseguimos rapidamente encostar em um posto de gasolina próximo e esperamos o mecânico do seguro chegar ao local. Chegado lá, o rapaz deu uma olhada e decidiu soltar os bicos de combustível e dar uma simples “sangrada” no sistema de alimentação, já que a parte elétrica estava funcionando normalmente. Feito isso, e depois de algumas tentativas de funcionamento, a caminhonete pegou. A sugestão do mecânico foi a de completar o tanque de combustível para "criar pressão no tanque" e voltar o mais breve possível até meu mecânico, e que a provável causa seria a bomba de combustível. Bom, fizemos o que ele recomendou, já que estávamos com pouco mais de 1/4 de tanque e teríamos que abastecer para voltar até São Carlos/SP. Saímos do posto e, em uma descida a figura morreu novamente como da primeira vez. Consegui fazer ela funcionar novamente "pegando no tranco" e parei em uma calçada próxima, ainda funcionando... pisei fundo no acelerador para tentar trazer o máximo de combustível ao motor, pois pensei que ainda poderia ter ar no sistema...ela deu uma boa acelerada, como num último suspiro e depois foi morrendo devagar...dai pra frente foi só esperar o guincho chegar! Pois bem, depois deste breve relato, gostaria de compartilhar com os colegas as possíveis causas deste trágico final de semana... alguém sabe o motivo da Ranger morrer? Será que ela estava, assim como eu, angustiada por ver mais um parceiro de empreitadas aposentar a vida de solteiro? Ou será que ela não conseguiu acostumar com o ar de Campinas, fresco e purpurina (brincadeira em campineiros...rs)? Alguém já passou por isso? Como se resolveu o problema?
Dados técnicos:
Ranger XLT 4x4 2.5 Turbo Diesel
Ano/mod.: 99/99
Cabine simples e com aproximadamente 137mil km.
Obs.: manutenção no tanque feita a aproximadamente 4mil km, com troca de bóia, bombinha interna, pescador e limpeza do sistema de combustível.

Mais uma vez agradeço as colaborações!
Abraços, Renato Romano.

SERGIO AUGUSTO
13/06/2010, 10:49
Fala companheiro:
Sintoma classico de entrada de ar. "Revisa" a manutenção que fez no sistema de "baixa pressão"(caminho tanque/BI), pode ser que alguma conexào, mangueira, etc, tenha ficado folgada/pouco apertada, e folgou, provocando entrada de ar no sistema, verifica as ligações da bombinha auxiliar, veja se não tem nada obstruido(com sujeira). Voce trocou os filtros? Se trocou, verifica a borracha de vedação, veja se tá tudo fixado/apertado direitinho, se não torcou(já que não mensiona), pode ter ido "residuos" da limpeza que fez, pro filtro e saturou o danado.
Abarço e boa sorte.
Sérgio

SAPO-BOMBA
13/06/2010, 15:10
Obs.: manutenção no tanque feita a aproximadamente 4mil km, com troca de bóia, bombinha interna, pescador e limpeza do sistema de combustível.

Deixa eu adivinhar: Fizeram tudo isso mas não trocaram filtro de combustível? :mrgreen:

Se for assim, tá explicado o problema... O Sergio tocou "na ferida" de fato!

Carlão Rover
13/06/2010, 23:58
Atrás da bomba injetora de diesel tem um plug que pode soltar com a vibração,ou quase soltar, assim como oxidar.Se isso acontecer ocorre exatamente o que disse...

Este é meu palpite e fácil de verificar...

cantodopirão
14/06/2010, 00:12
"Pescador" do tanque!
Falhou por volta de 1/4 de tanque...
Tem que verificar esse pescador!

LeoLeone
14/06/2010, 08:04
"Pescador" do tanque!
Falhou por volta de 1/4 de tanque...
Tem que verificar esse pescador!

X2.
Verificar tb se não ficou pedaços do pescador anterior no interior do tanque causando entupimento.

Muito boa sorte

Renato Romano
14/06/2010, 08:16
Companheiros, bom dia.
Sim, o sistema de baixa pressão foi todo revisado na época, e também foram trocados os filtros...peço para trocar o filtro de combustível e o de óleo a cada troca de óleo já pra não ter problemas com isso...e o tanque foi retirado, lavado e trocou-se tudo o que tinha de ser trocado lá de dentro. De qualquer forma, as respostas dos colegas já servem para que eu tenha uma idéia do que pode ter ocorrido, porque eu já estava com “medo” de que fosse algo relacionado à parte mais cara da injeção de combustível... Vamos ver o que o mecânico falará. Assim que tiver a resposta, posto aqui pra “elucidar” a morte da Ranger!
Abraços e obrigado a todos.

duardobruno
14/06/2010, 08:18
Rapaz, aconteceu a messssma coisa comigo na semana passada. Um dos bicos travou, o segundo, eu não consegui nem sangrar. O mecanico tirou, deu uma geral e tá funcionando bem até agora. Aproveitei e mandei trocar o pescador tb.

Walter L. L. Casitta
14/06/2010, 08:20
Pode ser um monte de coisa, inclusive a correia de distribuição quebrada...

Chutes não vão ajudar em nada. Tem que botar na mão do meca...

Renato Romano
14/06/2010, 14:09
Amigos, temos novidades... passei agora a pouco no mecênico e ele me disse que bicos e bombas não são a causa do problema! (ainda bem, pois eu já estava ficando preocupado com a R$:dance:) Apesar dos bicos estarem "mijando" um pouquinho, ainda não comprometem o sistema e o consumo, más daqui a pouco terei que me preocupar com eles. Foi isolado a parte do sistema pouco antes da bomba que fica presa ao bloco do motor e a Ranger funcionou normalmente, com aceleração perfeita...logo o problema deve estar no circuito de mangueiras ou no tanque. Agora vamos esperar pra ver no que dá...
Assim que tiver a confirmação da causa do apagão, informo aos senhores.
Abraços.

SAPO-BOMBA
14/06/2010, 14:28
Os bicos desse motor são baratos. Troca logo e evite dor de cabeças posteriores, pois se fritar um ou mais pistões e abrir "rombo" neles, certamente o prejuízo será bem maior...

SERGIO AUGUSTO
14/06/2010, 19:33
Os bicos desse motor são baratos. Troca logo e evite dor de cabeças posteriores, pois se fritar um ou mais pistões e abrir "rombo" neles, certamente o prejuízo será bem maior...
X2:concordo:. Não facilite com os bicos. Já que os retirou, e o meca fez a observação que estão "mijando um pouquinho", aproveite e troque, se bem que eu considero um pouco caro, mas com certeza, é menor que um prejuizo com os pistões, ou mesmo consumo excessivo, multa por excesso de fumaça,etc,etc. Nas autorizadas Bosch, o kit reparo deve está custando entre R$ 280,00 a R$ 330,00,(no site voce encontra o BOSCH SERVICE mais proximo de voce) mas voce acha mais barato na BODIPASA(entra no site e veja a loja mais proxima de voce) e na NAUT PARTS o tel é 0xx11 5511 3293, fala com o Marcello Yoshida.
O teu injetor é o DSLA145P882, numero BOSCH 2 437 110 013, pede pelo numero BOSCH, em qualquer lugar a desses ai, a turma vai saber. Daí, leva num bombista(o conjunto todo) e manda instalar o injetor e calibrar, a pressão de trabalho deles é 230 Bar.
Abraço
Sérgio

LeoLeone
15/06/2010, 09:05
Certas coisas eu não entendo:
Como um mecanico retira os bicos para verificar um defeito, que de certo era mais provavel ser na linha de diesel, antes de verificar a tal linha?
Como ele constatou que os bicos estavam mijando? na bancada? ele é bombista?
Acho que um bombista não remontaria os bicos mijando. A não ser por ordem do proprietário, que na certa ja teria desconfiado que os bicos não estavam ok até pela fumaça.
Sei lá, continuo sem entender......

Muito boa sorte

SERGIO AUGUSTO
15/06/2010, 09:38
Certas coisas eu não entendo:
Como um mecanico retira os bicos para verificar um defeito, que de certo era mais provavel ser na linha de diesel, antes de verificar a tal linha?
Como ele constatou que os bicos estavam mijando? na bancada? ele é bombista?
Acho que um bombista não remontaria os bicos mijando. A não ser por ordem do proprietário, que na certa ja teria desconfiado que os bicos não estavam ok até pela fumaça.
Sei lá, continuo sem entender......

Muito boa sorte
Pois é Leo:
São os mexanicos que se encontram por ai a fora, mas pra não ficar batendo muito em cima das atitudes, digamos "exdruxulas", que os caram tem, a gente passa a informação e nossa humilde opinião sobre o ocorrido, e recomenda(como fizemos); "leva num bombista", "procura num BOSCH SERVICE".... Temos que tomar cuidado com o "barato que sai caro".
Abraço
Sérgio

Renato Romano
16/06/2010, 20:09
Boa noite, agradeço a todos a colaboração!
Hoje, tivemos o veredicto... um pequeno pedaço de estopa (provavelmente do abastecimento) que entupiu o sistema de alimentação...só acreditei que isso foi a causa de um final de semana daqueles porque eu vi a parada saindo do pescador e da redinha do pescador. Novamente foi retirado o tanque e efetuado a limpeza, e acredito que agora não terei mais problema com isso. Qto ao que o LeoLeone perguntou, o mecânico não é bombista não...ele levou a tralha toda num bombista da Bosch aqui de São Carlos para ver se o problema não era com a bomba ou com os bicos...ele me explicou que neste motor ocorre o desgaste de um eixo dentro da bomba e que estas “rebarbas” vão parar dentro dos bicos, entupindo e causando o travamento. Como não era isso, simplesmente voltou o sistema ao motor.
Quando ele falou deste fato dos bicos estarem mijando, eu já pensei em trocar logo, mas estou sem grana e eles terão de durar mais uns dois ou três meses para eu poder trocar...ia até perguntar aos colegas qto isso custa por aí, na região de vocês, porque aqui já me falaram que eu gastarei em torno de R$1,2mil. É mais ou menos isso mesmo? Para esse motor, 2.5 da maxion, não existe reparo? Eu tenho que trocar a “vareta” inteira do bico?
Abraços e valeu!

Renato Romano
16/06/2010, 20:12
X2:concordo:. Não facilite com os bicos. Já que os retirou, e o meca fez a observação que estão "mijando um pouquinho", aproveite e troque, se bem que eu considero um pouco caro, mas com certeza, é menor que um prejuizo com os pistões, ou mesmo consumo excessivo, multa por excesso de fumaça,etc,etc. Nas autorizadas Bosch, o kit reparo deve está custando entre R$ 280,00 a R$ 330,00,(no site voce encontra o BOSCH SERVICE mais proximo de voce) mas voce acha mais barato na BODIPASA(entra no site e veja a loja mais proxima de voce) e na NAUT PARTS o tel é 0xx11 5511 3293, fala com o Marcello Yoshida.
O teu injetor é o DSLA145P882, numero BOSCH 2 437 110 013, pede pelo numero BOSCH, em qualquer lugar a desses ai, a turma vai saber. Daí, leva num bombista(o conjunto todo) e manda instalar o injetor e calibrar, a pressão de trabalho deles é 230 Bar.
Abraço
Sérgio


Boa Sérgio, valeu pela dica...já estou programando para efetuar a troca...so tenho que juntar o $$$.
Abraços.

moisespeabiru
21/06/2010, 08:23
agora foi a vez da minha morrer abruptamente :shock:
do nada ela morreu, mas morreu morrido de verdade. só funciona as travas eletricas. nem o vidro eletrico está funcionando. não dá partida, não dá qualquer sinal de vida no motor, nem em nada. ao girar a chave é como se nem tivesse a enfiado. a bateria dela estava um pouco fraca, mas fiz uma chupeta e não deu nem sinal de vida tambem. :parede:
o que pode ser?

moisespeabiru
21/06/2010, 08:26
não agora, pois não ascende luz alguma no painel - seja de porta aberta, freio de mão, tração ou qualquer outra coisa, mas antes essa luz no velocimetro, como um cadeado, ficava direto acessa nela, mas não dei muita importancia

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/foto/0,,21521658-EX,00.jpg

moisespeabiru
21/06/2010, 18:23
é problema de fusivel queimado. quanto em média tá custando um de 50 amperes?

Walter L. L. Casitta
21/06/2010, 18:34
é problema de fusivel queimado. quanto em média tá custando um de 50 amperes?

Um real tá bom pra Você?:mrgreen:

O fuzível não custa quase nada. Custa menos que correr atrás...

moisespeabiru
21/06/2010, 21:14
Um real tá bom pra Você?:mrgreen:

O fuzível não custa quase nada. Custa menos que correr atrás...


mas é em torno de 20 reais cada um de 50 amperes?

Carlão Rover
21/06/2010, 21:51
Deve ser um relay(relê)....

moisespeabiru
21/06/2010, 22:22
é uma peça retangular, de plático oco, com umas garras de latão dentro. deve ter uns 3cm. é verde