PDA

Ver Versão Completa : Tomada de força biseli

elmestizo
12/06/2010, 22:32
Senhores...

Até onde conheço a Biselli fabricou 2 tipos de tomada de força para cambio caixa 4x4 sem reduzida e 4x4 com reduzida, Ambos para toyota bandeirante. Confere?

Abrasss

RogerBand76
13/06/2010, 18:36
Corretíssimo

Guiga Tostes
14/06/2010, 11:01
Confere sim!

E o Sr. está tramando o que??? rsrsrs

Abrs

elmestizo
14/06/2010, 11:43
Euuuuuuuuuuuuu?

Primeiro é pegar o parachoques no final de semana, antes que tú me mate.

Segundo, é que apareceu um guinchinho a precinha de brimo LM.... tive que arrematar!!!

Apesar do guincho ser superior aos elétricos, ainda não me animei na instalação.

elmestizo
14/06/2010, 11:55
Look this!!!!

Guiga Tostes
14/06/2010, 13:36
Neste fds estarei em SP, e te entrego o parachoques em mãos!

Sobre a tomada de força, compre uma Ekron e seja feliz!!! Funciona redondo!!!

Pela foto basta dar um banho e lubrificar o bicho que fica bacana!

2 perguntas: O guincho veio com todos os cardãs? Qual o ano dele(tem na plaquinha de identificação)?

Abrs

Loras
14/06/2010, 13:58
Preciso daquela engrenagem que vai dentro da transferência para acionar a PTO.

Onde encontro?

A mesma engrenagem serve para PTOs Ekron, Ensimec e Biseli?

Abs.

elmestizo
14/06/2010, 14:18
Neste fds estarei em SP, e te entrego o parachoques em mãos!

Sobre a tomada de força, compre uma Ekron e seja feliz!!! Funciona redondo!!!

Pela foto basta dar um banho e lubrificar o bicho que fica bacana!

2 perguntas: O guincho veio com todos os cardãs? Qual o ano dele(tem na plaquinha de identificação)?

Abrs

Só não sei se tem o mancal, cardan, ok!!! Como é a montagem da engrenagem na caixa?

Anexo foto.

Guiga Tostes
14/06/2010, 15:44
Poxa 89, é 10 anos mais jovem que o meu, boa!

Loras e LM, esta engrenagem utilizada nas pto Biselli são mosca branca...e geralmente quem tem cobra caro por ela. Agora se utilizar a pto Ekron não precisa da engrenagem pois o acoplamento é diferente, é feito na parte traseira da t-case(como nas t-case Willys).

Pto Biselli é acoplada lateralmente e por isso precisa da engrenagem.

Qdo comprei meu Biselli pesquisei mto sobre as pto e a melhor opção foi a Ekron, acoplamento mais moderno e não faz barulho(ruidos) durante a operação.

Abrs

elmestizo
14/06/2010, 15:47
Algumas fotos de instalação em uma band 5 marchas.

elmestizo
14/06/2010, 15:48
Fotos...............

elmestizo
14/06/2010, 15:49
+ fotooooos

elmestizo
14/06/2010, 15:50
+++ fotos.......

elmestizo
14/06/2010, 15:54
Loras e LM, esta engrenagem utilizada nas pto Biselli são mosca branca...e geralmente quem tem cobra caro por ela. Agora se utilizar a pto Ekron não precisa da engrenagem pois o acoplamento é diferente, é feito na parte traseira da t-case(como nas t-case Willys).

Guiga,

Tem o esquema de montagem da engrenagem na caixa?

Será que rola mandar faze-la? Se for a da foto.. tenho uma para cópia.

Guiga Tostes
14/06/2010, 16:00
Guiga,

Tem o esquema de montagem da engrenagem na caixa?

Será que rola mandar faze-la? Se for a da foto.. tenho uma para cópia.

Putz, não tenho:putz:...na época somente a Toyoagro(SP) tinha esta engrenagem e pediam algo em torno de R$700:shock: Preferi trocar a minha pto Biselli com a Ekron...foi quase pau-a-pau pois a minha pto era para o cambio antigo(sem reduzida) e a Ekron utilizou ela para desenvolver a deles para este mesmo cambio(sem reduzida).

Talvez o pessoal da Toyoagro(SP) possa te ajudar.

Abrs

elmestizo
14/06/2010, 16:01
Ops..

Só preciso do esquema de montagem.. a engrenagem acho que é a da primeira foto!!!!

Abrass

Guiga Tostes
14/06/2010, 16:21
Humm, entendi... o Joãozinho da Sollo4wd sabe como instalar. Bate um papo com ele.

Abrs

elmestizo
14/06/2010, 16:32
Vou tá trocar o cilindro mestre de embreagem esses dias e já troco uma prosa!!!

elmestizo
14/06/2010, 16:35
"Segue foto de como fica a alavanca interna.
A fixação dessa alavanca é sob o assoalho, e é chata p/ prender. Há uma abertura sob o tapete, com uma vedação de borracha, e tem uma cavidade no meio da cabeça do parafuso p/ chave sextavada. Com o uso do guincho, ao movimentar a alavanca, ou devido à trepidação, normalmente esse parafuso afroxa um pouco e se não apertar acaba soltando e a alavanca fica pendurada. É um parafuso chato de achar p/ reposição e um tanto complicado p/ colocar outro no lugar."

Todas as fotos são by Siqueira - www.TOYOTEIROS.com.br

Guiga Tostes
14/06/2010, 16:43
"Segue foto de como fica a alavanca interna.
A fixação dessa alavanca é sob o assoalho, e é chata p/ prender. Há uma abertura sob o tapete, com uma vedação de borracha, e tem uma cavidade no meio da cabeça do parafuso p/ chave sextavada. Com o uso do guincho, ao movimentar a alavanca, ou devido à trepidação, normalmente esse parafuso afroxa um pouco e se não apertar acaba soltando e a alavanca fica pendurada. É um parafuso chato de achar p/ reposição e um tanto complicado p/ colocar outro no lugar."

Todas as fotos são by Siqueira - www.TOYOTEIROS.com.br

Sim, essa alavanca é chatinha mesmo...mais uma vez volto a falar da PTO Ekron...é mais simples, mais moderna e a alavanca fica ao lado do freio de mão.

Abrs

elmestizo
14/06/2010, 16:44
Vc tá querendo comprar o guincho.... hahahahahaha.....

To animado a instalar não...

abrass

Guiga Tostes
14/06/2010, 16:47
Hahahaha...

Dá trabalho mas depois de instalado uma vez esquece...é guincho pro resto da vida!!! Guenta firme aí!

Loras
14/06/2010, 17:27
LM,

Conversa com o Elmer. Ele sabe como montar a engrenagem... afinal vai montar a minha!!! :concordo:

Guiga,

Comprei as últimas 03 unidades originais da Toyagro. Alguns amigos daqui também necessitam.

Dividiremos o frete, assim todos ficam felizes. Originais Toyota mesmo. Foi quase 700 reais... :mrgreen:

Já tenho uma PTO Biseli original.

Se soubesse teria comprado uma Ekron, porque na Camper seria até melhor usar atrás (ops...) visto que o espaço entre as longarinas é pequeno. Tem fotos da tua instalada? Pode postar por aqui?

A vantagem da PTO Biseli é que posso colocar um guincho mecânio na traseira... (ops de novo).

Abraço,

Loras
14/06/2010, 17:33
Trava rosca, já ouviu falar?

Porca parlock?

Muito prazer, Bond, James Bond!!! hehehehe

Abs.

Davi Gonçalves
14/06/2010, 18:57
Boa Noite elmestizo!!!
Me desculpe por me intrometer no tópico...

Eu estou usando cambio toy 5 marchas em minha F75 e comprei a pto da ensimec que é acionada via cabo e vc fixa a alavanda de acionar onde bem entender, e ja vem junto a engrenagem, comprei ela em uma promoçao na feira Brasil Off Road vou instalar por estes dias assim que instalar te mando fotos...

PS nao venda seu guincho mecanico não deixe o mecanico na frente e o eletrico atras eheheheh

abraços

Vc tá querendo comprar o guincho.... hahahahahaha.....

To animado a instalar não...

abrass

elmestizo
14/06/2010, 19:07
Davi,

essa por cabo eu nunca vi... tem fotos da criança?

Davi Gonçalves
14/06/2010, 19:17
Amanha vou na oficinha e tiro fotos dela e da engrenagem quem vem com ela e posto p vc.

Comprei ela em um preço legl na feira e por isso nao fui atras de ver qual era melhor pois a da ekron na feira era se nao me engando 2 vezes o preço desta.
mas nao me parece ter segredo não
abraços

Guiga Tostes
14/06/2010, 21:25
Guiga,

Já tenho uma PTO Biseli original.

Se soubesse teria comprado uma Ekron, porque na Camper seria até melhor usar atrás (ops...) visto que o espaço entre as longarinas é pequeno. Tem fotos da tua instalada? Pode postar por aqui?

A vantagem da PTO Biseli é que posso colocar um guincho mecânio na traseira... (ops de novo).

Abraço,

Grande Loras,

a grande vantagem da Biselli é essa mesmo, além de poder usar as 4 ou 5 velocidades do cambio tanto para recolher como para desenrolar o cabo...apesar de na prática utilizar somente a 1a. e a 2a.

Segue link do tópico de instalação do meu guincho, tem bastante info, fotos e videos lá, dá uma olhada:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49212&highlight=biselli+instalado

E aqui foto da pto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157418&d=1234744032 a seta vermelha indica o local onde é acoplada a pto Biselli ou Ensimec, assim podes notar melhor a diferença entre os acoplamentos.

Abrs

Loras
15/06/2010, 16:51
Agora clareou!!! Obrigado. :palmas:

Minhas conclusões.

A tomada de força de Ekron para Band fica "horizontalizada", logo :concordo:o ganho em espaço lateral não será significativo. A tomada de força da Biseli é mais compacta lateralmente. Seria trocar seis por meia dúzia.

Por isso vou optar por instalar a PTO que já tenho, Biseli.

Vantagens: :arrow:

Aciona em 5 velocidades. Aciona em ré.

Aciona um guincho traseiro se necessário.

Só ficaremos atento a questão do vazamento que você comentou no outro tópico.

Agora é pesquisar um carretel do guincho. Estou inclinado pelo Ekron com embreagem.

Tive na Defender, é fantástico!!!

Abraço,

elmestizo
15/06/2010, 21:32
Loras,

Embreagem é uma coisa a mais para gastar e dar manutenção, não?

Abrass

Loras
16/06/2010, 10:13
Loras,

Embreagem é uma coisa a mais para gastar e dar manutenção, não?

Abrass

Rapaz,

Na realidade não.

A embreagem do guincho é um mecanismo muito simples. Acredito que não aumenta a manutenção do mesmo de forma significativa. Não é por disco como no powertrain...

E depois, é um recurso e tanto!!!

Você consegue recolher o cabo sozinho... e se esquecer a PTO acionada sem querer, após usar o guincho, não perde o parachoque, nem o cabo, nem o guincho... :concordo:

Mas ainda não decidi. Externamente o ENSIMEC tem um tamanho mais compacto em relação ao Ekron. Veremos qual será o espaço disponível na Camper depois de adaptado o 14b.

Abração,

Guiga Tostes
16/06/2010, 10:52
Eu tb gosto dessa embreagem do Ekron, se não tivesse o Biselli meu guincho seria um Ekron!

O Ensimec tem esta questão do vazamento...meu Tio tem na Band dele e vaza um pouco sim...a unica vantagem do Ensimec ao meu ver é que a estética do guincho é melhor que do Ekron...mas como guincho tem que ser bom, forte e confiável...então, o Ekron é meu favorito!

Abrs

elmestizo
22/06/2010, 16:26
Pessoal,

Optei por utilizar um guincho elétrico. Vou vende-lo.

Até o final da semana, posto fotos e preço