PDA

Ver Versão Completa : Dúvida: Sorento nova, compro 4X4 ou 4X2?



Almiro Lemos
12/06/2010, 21:46
Caros,

Comprarei uma Sorento nova, mas estou com essa dúvida. A diferença é insignificante para o custo do veículo (R$ 5.000,00). Qual será melhor escolha e qual será que o mercado aceitará melhor e terá melhor revenda no futuro?

No momento estou escolhendo a 4X2, que, em tese, deve ser mais econômica, podendo ter até uma manutenção mais barata.

A 4X4 não sei se ofertaria alguma vantagem. Off-road certamente não é o foco do carro, principalmente essa 2.4. Para ser sincero não sei nem em que condições essa tração é acionada e se haveria algum ganho em estabilidade.

Alguém se habilita a me ajudar?

adams
12/06/2010, 21:58
Modelo novo ou antigo...

Almiro Lemos
12/06/2010, 22:00
Modelo novo.

MarBO
13/06/2010, 09:55
Almiro

Como é pequena a diferença, embora la na frente voce tera uma equiparação nos preços entre as duas, na hora da escolha, sempre vão preferir a 4x4 mesmo que o uso seja pouco, a segurança sera maior.
Boa sorte e depois posta suas experiencias pra gente

Anneto
13/06/2010, 14:00
Ainda não ví o carro. Mas é bom atentar se a versão 4X4 não perde alguns acessórios para que o preço não fique tão diferente em relação a 4X2.

Na sportege acontecia isso na versão 4X4. A Kia retivara os freios a disco na traseira, ar digital e outras coisas, para compensar o valor do 4X4.

Não sei se vem com controle de tração integral que se tiver com certeza não tem na 4X2.

Abraços.

freitasjr
13/06/2010, 14:26
Caros,
Comprarei uma Sorento nova, mas estou com essa dúvida. A diferença é insignificante para o custo do veículo (R$ 5.000,00). Qual será melhor escolha e qual será que o mercado aceitará melhor e terá melhor revenda no futuro?

No momento estou escolhendo a 4X2, que, em tese, deve ser mais econômica, podendo ter até uma manutenção mais barata.

A 4X4 não sei se ofertaria alguma vantagem. Off-road certamente não é o foco do carro, principalmente essa 2.4. Para ser sincero não sei nem em que condições essa tração é acionada e se haveria algum ganho em estabilidade.
Alguém se habilita a me ajudar?


Olá Almiro, na minha opinião se fosse comprar um Sorento deste modelo novo, pegaria a versão 4x4, por 3 motivos:

1º - Segurança; vc terá maior estabilidade com o carro em curvas, principalmente com o chão molhado em caso de chuvas ou por qualquer outro líquido derramado na pista que a deixe escorregadia.

2º - Revenda; quando fores vender o seu carro lá pra frente, quem for comprar, pela pequena diferença de preço existente entre a versão 4X4 e 4X2, vão preferir pegar a 4X4, logo, vc terá mais facilidade de revende-lo.

3º - Passeios; apesar deste novo Sorento não ter reduzida, dar p/ brincar com ele em passeios ou trilhas leves, como por exemplo desfrutar um passeio com o seu carro a beira mar, por dunas leves a no max a medianas, pois nesse tipo de terreno, vale mais a força do motor(potência e principalmente torque) do que a opção de redução, e esse motor 2.4 do Sorento, parece ter força suficiente p/ empurrar bem o carro.

Se a tração dele for sobe demanda(vinher com controle de tração ou ESP), melhor ainda. Veja o Freeland 2, que não tem reduzida, mas se sai muito bem em areia por conta do forte motor e controle de tração. Vale lembrar que, p/ se "andar" bem em areia, deve-se baixar a pressão dos pneus.

Acho que semana que vem, se der, devo ir fazer um Test Drive no Sorento 4X4 p/ ter uma idéia de como o carro se comporta e depois posto aqui os meus comentários...

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Almiro Lemos
13/06/2010, 18:55
Valeu, pessoal. O que mais me deixa em dúvida é realmente a questão da estabilidade, já que devo rodar uns 800 Km por semana em estrada e provavelmente a 4x4 é melhor opção. Digo provavelmente porque ainda não consegui uma informação segura de como esta tração funciona, na loja me disseram que é só em situação off-road, como se não tivesse diferencial central, enquanto no site dá a entender que tem diferencial central.

Revenda é uma dúvida, já que às vezes o mercado faz escolhas difíceis de explicar. Não duvido da 4X2 acabar preferida, já que até o seguro é mais barato (deu quase R$ 800,00 a menos na cotação que fiz no BB seguro auto).

Os passeios off-road para mim não tem qualquer peso, já que tenho a minha destemida Land Rover Discovery I, que para isso é insubstituível.

paris
13/06/2010, 23:35
Para mim, a tração da Santa Fé e da Sorento (nova) 4x4, em condições normais, é 100% dianteira, ou seja, terá a mesma estabilidade da 4x2 (pode haver diferenças mínimas somente em razão da distribuição do peso, mas acredito ser desprezível). Em asfalto seco, mesmo acelerando fundo, a 4x4 vai andar igual a 4x2 (claro, desde que você não queira arrancar com o pé no fundo e com o volante todo virado, hipótese que a 4x2 certamente vai destracionar...).

Agora, se você acionar o "botãozinho" que bloqueia o diferencial, o carro será completamente diferente - mas ele só funciona em velocidade baixíssimas.

Se falei bobagem, favor corrigir, mas acho que é isso!

freitasjr
14/06/2010, 01:00
Para mim, a tração da Santa Fé e da Sorento (nova) 4x4, em condições normais, é 100% dianteira, ou seja, terá a mesma estabilidade da 4x2 (pode haver diferenças mínimas somente em razão da distribuição do peso, mas acredito ser desprezível). Em asfalto seco, mesmo acelerando fundo, a 4x4 vai andar igual a 4x2 (claro, desde que você não queira arrancar com o pé no fundo e com o volante todo virado, hipótese que a 4x2 certamente vai destracionar...).

Agora, se você acionar o "botãozinho" que bloqueia o diferencial, o carro será completamente diferente - mas ele só funciona em velocidade baixíssimas.

Se falei bobagem, favor corrigir, mas acho que é isso!


Olá París, carro com diferencial bloqueado vc pode andar em qualquer velocidade, desde é claro que não esteja reduzido. O que não se pode, quando se está com a tração bloqueada, é fazer curvas em pisos de alta aderência, como por exemplo o asfalto seco.

No caso do novo Sorento, ele possui tração 4X4 Full Time, ou seja está todo o tempo em 4X4, logo, possui diferencial central.

Almiro Lemos, quem te disse na loja que o 4X4 do Sorento só é em off-road, só pode ter sido um vendedor né ? Esse povo, não conhece nem os próprios carros da marca que vendem... :parede: Vc vai conseguir uma informação mais precisa conversando com o chefe da oficina da autorizada Ok :concordo:

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

lcdalzoc
14/06/2010, 11:41
O Sorento modelo novo possui um sistema de tração sob demanda semelhante ao SantaFé, Veracruz, Ecosport (salvo as devidas proporções...)

A tração é normalmente dianteira, mas ao menor sinal de perda de tração, um acoplamento (que pode ser multidico ou viscoso) transfere automaticamente torque p/ as rodas traseiras. E pode-se bloquear o acoplamento em 50/50 quando necessário.

paris
14/06/2010, 23:43
Olá París, carro com diferencial bloqueado vc pode andar em qualquer velocidade, desde é claro que não esteja reduzido. O que não se pode, quando se está com a tração bloqueada, é fazer curvas em pisos de alta aderência, como por exemplo o asfalto seco.

No caso do novo Sorento, ele possui tração 4X4 Full Time, ou seja está todo o tempo em 4X4, logo, possui diferencial central.

Almiro Lemos, quem te disse na loja que o 4X4 do Sorento só é em off-road, só pode ter sido um vendedor né ? Esse povo, não conhece nem os próprios carros da marca que vendem... :parede: Vc vai conseguir uma informação mais precisa conversando com o chefe da oficina da autorizada Ok :concordo:

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Prezado Freitas,

Acho que você está equivocado com relação a Santa Fé 4x4. A tração dela é dianteira, a força só é transmitida para as rodas traseiras quando há perda de aderência, conforme o colega acima também informou. Assim são Santa Fé, Vera Cruz, Captiva AWD, Audi S3, Fusion V6, entre outros.

Com relação ao bloqueio de diferencial, tenho quase certeza que ele é desarmado automaticamente quando o carro atinge certa velocidade - a exemplo dos mega off-road Palio Adventure Locker, rs...

Abaixo, texto extraído sobre o Fusion V6, que "explica" o funcionamento da tração:
O sistema de tração integral, ao contrário do que a sigla AWD pode sugerir, não atua o tempo todo. Em condições normais de uso, com acelerações moderadas, pisos de boa aderência e curvas comportadas, a tração é totalmente dirigida às rodas dianteiras. Durante o test-drive isso foi absolutamente suficiente, apesar do aguaceiro que caía sobre a Linha Verde, que margeia o litoral norte baiano.

Mas, a título de avaliação do Fusion, foram solicitadas arrancadas vigorosas, retomadas de velocidade mais audaciosas e curvas levemente acima do recomendado para um pai de família... O sistema responde prontamente, otimizando a distribuição de torque e tração da melhor forma possível. Segundo Klaus Millo, gerente de engenharia veicular da Ford para a América do Sul, o AWD que a Ford escolheu para o Fusion é capaz, quando necessário (vale dizer, sob demanda), de transferir até 90% da tração para as rodas traseiras.

Almiro Lemos
15/06/2010, 07:42
Meus caros, obrigado pela atenção. Acabei comprando a versão 4X2. A questão da liquidez da revenda não pesa tanto. Por razões de segurança/praticidade sempre deixo o carro na concessionária/loja quando troco por outro. Penso que a tendência é o mercado igualar o preço das duas.

Continuei sem uma certeza sobre como a tração funciona. Se tivesse certeza de que é integral, possivelmente teria comprado a 4X4. Mas penso que não seja, que seja apenas "on demand". Nesse caso não sei se o ganho em estabilidade na estrada compensa.

O fato é que, como provavelmente não é integral, preferi a 4x2 por ser mais econômica e mais barata (até o seguro saiu R$ 600,00 a menos).

Ainda é cedo para dizer o que achei do carro de forma definitiva. Por ora, ficam elogios para o conforto e o silêncio, embora faça uma restrição ao sistema de suspensão, que parece ser muito firme para o meu gosto. Talvez sejam as rodas 18". Falta, contudo, conferir a calibragem.

O consumo ainda não dá para medir, já que oscila bastante o computador de bordo nesses primeiros quilômetros.

O desempenho achei até surpreendente (embora a Prado tenha me acostumado a andar mais lentamente). De fato o carro no "D" é bem pacato - embora bem mais rápido que a Prado - mas no sequencial não precisa de mais do que ele oferece, é bem ágil.

Vou mudar o título do tópico para termos um tópico específico sobre a nova Sorento. Embora talvez, em um fórum 4X4 ela devesse ficar no "off". O carro NÃO é um SUV, mas um crossover. Se quem comprar tiver isso em mente vai ficar muito satisfeito, mas quem quiser um carro para usar em trilha/praia/lama deve ficar bem longe.

Fernando Massad
15/06/2010, 07:57
Até agora não entendi como vc olhou o carro na concessionária e não conseguiu descobrir se a tração é ou não sob demanda...
Putz, não entendo como o vendedor NÃO teve capacidade de tirar suas dúvidas. O sujeito tá vendendo um produto que não conhece...
Boa sorte com o novo carrão.
abç

freitasjr
15/06/2010, 12:41
Olá París, ao reler a minha postagem, verá que quando falei de tração, me referir ao novo Kia Sorento e Não ao Santa Fé.

As pessoas geralmente confundem tração integral, com tração permanente, com tração sob-demanda e tração Full Time.

Segundo o site da Kia, a tração do Sorento é Full Time. Esse Full Time pode ser sob-demanda OU permannente, porém, ambas são integrais.

* Tração permenente, é o caso do Grand Vitara, do Defender, as Pajeros TR4 e Full pode-se selecionar esta opção na alavanca, etc...

* Tração sob-demanda, foi como vc postou o exemplo do Fusion e o que o forista lcdalzoc, a princípio o carro anda a 4X2, porém ao menor sinal de perda ou necessidade de tração, um sistema de aclopamento viscoso transfere a tração p/ o outro eixo, podendo chegar em certos casos a até 90% ou mais.
Isso não quer dizer que ela seja menos eficiente que a permanente. É tão boa quanto.

Sobre o bloqueio do diferencial central, vc está confundindo, bloqueio das rodas em um mesmo eixo(Pálio Locker) e bloqueio do diferencial central(eixos diferentes).

Este último, quando se bloqueia, ele transfere o torque de 50% para cada eixo, e se pode andar a qualquer velocidade. E o ato de bloquear e desbloquear é feito pelo usuário do carro(através de uma alavanca ou botão) e não a cargo automático do sistema eletrônico do carro.

Sobre o Kia Sorento segundo o forista "lcdalzoc" a tração dela é sob-demanda e tem-se a opção de se bloquear em 50% eixo dianteiro e 50% eixo traseiro(manualmente é claro), ou seja, tem bloqueio de diferencial central. Final de semana vou a uma revenda Kia, confirmar isso. :concordo:

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...



Prezado Freitas,

Acho que você está equivocado com relação a Santa Fé 4x4. A tração dela é dianteira, a força só é transmitida para as rodas traseiras quando há perda de aderência, conforme o colega acima também informou. Assim são Santa Fé, Vera Cruz, Captiva AWD, Audi S3, Fusion V6, entre outros.

Com relação ao bloqueio de diferencial, tenho quase certeza que ele é desarmado automaticamente quando o carro atinge certa velocidade - a exemplo dos mega off-road Palio Adventure Locker, rs...

Abaixo, texto extraído sobre o Fusion V6, que "explica" o funcionamento da tração:
O sistema de tração integral, ao contrário do que a sigla AWD pode sugerir, não atua o tempo todo. Em condições normais de uso, com acelerações moderadas, pisos de boa aderência e curvas comportadas, a tração é totalmente dirigida às rodas dianteiras. Durante o test-drive isso foi absolutamente suficiente, apesar do aguaceiro que caía sobre a Linha Verde, que margeia o litoral norte baiano.

Mas, a título de avaliação do Fusion, foram solicitadas arrancadas vigorosas, retomadas de velocidade mais audaciosas e curvas levemente acima do recomendado para um pai de família... O sistema responde prontamente, otimizando a distribuição de torque e tração da melhor forma possível. Segundo Klaus Millo, gerente de engenharia veicular da Ford para a América do Sul, o AWD que a Ford escolheu para o Fusion é capaz, quando necessário (vale dizer, sob demanda), de transferir até 90% da tração para as rodas traseiras.

Almiro Lemos
15/06/2010, 19:30
Fernando, eu não acredito em nada que nenhum vendedor diz, por isso permaneço em dúvida. No mais das vezes nossos vendedores são, na melhor das hipóteses, pouco informados. Prefiro os foruns de discussão e análises de revistas especializadas (estas últimas cada vez mais difíceis no Brasil). Para você ter idéia, a chave da Sorento é "inteligente" não vai ao quadro, a partida é por meio de um botão. Perguntei lá como eu fazia para ligar o rádio e as luzes sem virar o motor e ninguém soube me responder (uma lida rápida no manual explica que basta apertar o botão de partida sem pisar no freio).

A informação que tive na Kia foi de que o carro é 4X2 90% do tempo e que só em caso de destracionamento para entrar em ação o 4X4. Não sabia que esse tipo de tração também podia ser chamado "full time". Full time em inglês deveria ser traduzido aqui como "tração integral" para designar os carros como as Land Rover, SW4 e Prado, em que a tração é sempre 4x4. "On demand" ou "sob demanda" fica muito melhor para designar veículos como possivelmente é esta Sorento, ou como Santa Fe, Ecosport, Fusion, etc. em que apenas em circunstância excepcional a tração passa a ser 4X4.

Agora com certeza o bloqueio da sorento não pode ser usado em qualquer velocidade, apenas até 30 ou 40 Km/h (não lembro exatamente) e é justamente por isso que a 4X4 tem pouca serventia para usar em areia. Acho 4X4 sem bloqueio central em areia pior que 4X2.

freitasjr
15/06/2010, 22:26
...A informação que tive na Kia foi de que o carro é 4X2 90% do tempo e que só em caso de destracionamento para entrar em ação o 4X4. Não sabia que esse tipo de tração também podia ser chamado "full time". Full time em inglês deveria ser traduzido aqui como "tração integral" para designar os carros como as Land Rover, SW4 e Prado, em que a tração é sempre 4x4. "On demand" ou "sob demanda" fica muito melhor para designar veículos como possivelmente é esta Sorento, ou como Santa Fe, Ecosport, Fusion, etc. em que apenas em circunstância excepcional a tração passa a ser 4X4.


Esses vendedores dessa concessionária que vc foi e nada, parecem ser a mesma coisa. Se ele disse que a tração do Sorento é sob-demanda, ou seja, entra em ação quando há o mínimo sinal de destracionamento do carro, como ele pode afirmar que em 90% do tempo fica em 4X2 :?: :parede: Ele levantou algum dado estatístico p/ saber que no tipo de terreno andado pelo carro(que varia de acordo com o trajeto de cada motorista) não destraciona em 90% dos casos... :shock: :parede::parede: oh vendedor de m#$da esse...



Agora com certeza o bloqueio da sorento não pode ser usado em qualquer velocidade, apenas até 30 ou 40 Km/h (não lembro exatamente) e é justamente por isso que a 4X4 tem pouca serventia para usar em areia. Acho 4X4 sem bloqueio central em areia pior que 4X2.


Almiro, que raio de bloqueio é esse que não se pode ultrapassar os 40 Km/h ? É bloqueio das rodas de um mesmo eixo(se for esse ainda vai lá ter limite de veloc) ou bloqueio entre os eixos diant. e tras.(neste aqui não existe limite de velocidade).
Foi o mesmo vendedor dos 90% que te passou essa informação ? :pensativo:

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

paris
16/06/2010, 00:07
Valeu Freitas, acabamos falando coisas parecidas de formas diferentes, rs...
Só faço as seguintes considerações: falei da Santa Fé porque a mecânica é a mesma da Sorento; não falei que o diferencial do Palio Locker que bloqueia é o mesmo da Sorento, usei o palio somente para exemplificar que o bloqueio desliga automaticamente... Um carro 4x2 nunca terá diferencial central...

Quanto a estabilidade, discordo de você. Há uma diferença GRANDE no quesito estabilidade de um carro que traciona permanentemente nas 4 rodas em relação a um carro que joga tração para o eixo traseiro só quando as rodas dianteiras patinam...

Almiro Lemos
16/06/2010, 08:30
Freitas, essa informação dos 40Km, que é verdadeira, não me passaram na concessionária não, descobri na net. É uma característica em comum com os Hyundai. Só reforça a conclusão de que o carro é um crossover, não um SUV.

Também penso que o tracionamento permanente nas 4 rodas, sim, faria diferença significativa na estabilidade, a ponto de compensar os gastos extras. Essa tração on demand me parece mais adequada para a neve lá nos estrangeiros do que para as nossas estradas.

Agora, pessoal, imagine em que dá vendedor desinformado com comprador menos ainda. Acho que vou ver umas sorento dessas atoladas aqui pelas praias do RN, já que tem gente que compra 4x4 achando que pode por na praia.

brun0tk
16/06/2010, 13:54
Sobre o bloqueio do diferencial central, vc está confundindo, bloqueio das rodas em um mesmo eixo(Pálio Locker) e bloqueio do diferencial central(eixos diferentes).

Este último, quando se bloqueia, ele transfere o torque de 50% para cada eixo, e se pode andar a qualquer velocidade. E o ato de bloquear e desbloquear é feito pelo usuário do carro(através de uma alavanca ou botão) e não a cargo automático do sistema eletrônico do carro.


nãonão!o sistema locker desativa em +- 36 kmp/h,tem isso no manual do carro e meu pai já testou,minha mãe tem uma doblo adventure locker 2009.

freitasjr
16/06/2010, 22:21
nãonão!o sistema locker desativa em +- 36 kmp/h,tem isso no manual do carro e meu pai já testou,minha mãe tem uma doblo adventure locker 2009.


E por acaso eu disse o contrário ? O que eu falei foi que o sistema Locker da Fiat bloqueia as rodas de um mesmo eixo, e o bloqueio de diferencial central(existentes em alguns 4X4) faz o bloqueio de entre eixos, dividindo o torque de 50% p/ cada eixo.

Segundo informações na internet o bloqueio Locker presente nos carros da Fiat, é desativado ao passar da velocidade de 20 Km/h.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

freitasjr
16/06/2010, 22:32
Quanto a estabilidade, discordo de você. Há uma diferença GRANDE no quesito estabilidade de um carro que traciona permanentemente nas 4 rodas em relação a um carro que joga tração para o eixo traseiro só quando as rodas dianteiras patinam...


Olá Paris, concordo em parte com vc. Diferenças entre as trações permanente(com aclopamento viscoso) e on demand(sob demanda) realmente existe, porém, na minha opinião não é tão GRANDE assim como vc acha.
Afinal, quando a central detecta que o carro vai destracionar ele envia o torque necessário p/ o outro eixo, e isso é feito em milésimos de segundos, vc nem chega a perceber isso. A vantagem desse sistema é a economia de combustível, é claro que a tração permanente(com acoplam. viscoso) também tem as suas vantagens.

Hoje fiz o test drive no Sorento e realmente, não é um 4X4 puro sangue, tá mais p/ Crossover.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...


Bem, cada um tem suas vantagens e desvantagens

freitasjr
16/06/2010, 22:54
Freitas, essa informação dos 40Km, que é verdadeira, não me passaram na concessionária não, descobri na net. É uma característica em comum com os Hyundai. Só reforça a conclusão de que o carro é um crossover, não um SUV.

Também penso que o tracionamento permanente nas 4 rodas, sim, faria diferença significativa na estabilidade, a ponto de compensar os gastos extras. Essa tração on demand me parece mais adequada para a neve lá nos estrangeiros do que para as nossas estradas.

Agora, pessoal, imagine em que dá vendedor desinformado com comprador menos ainda. Acho que vou ver umas sorento dessas atoladas aqui pelas praias do RN, já que tem gente que compra 4x4 achando que pode por na praia.


Almiro rapaz tu és também daqui de Natal/RN... agora é que fui ver. Hoje fui lá na Kia da Prudente fazer o Test Drive no Sorento.

Realmente, a tração como comentado aqui é sob demanda e o sistema Lock, de bloqueio do diferencial central, que envia o torque de 50% para os eixos dian. e tras. infelizmente só funciona a até 35 Km/h. :shock:

NUNCA tinha visto isso em nenhum 4X4 no mercado até hoje :parede: P/ que raios vai servir essa birosca... quando o carro começar a pegar embalo p/ subir uma duna ou passar em um lamaçal mais longo o bloqueio se desativa :putz: que cabecinha desse engenheiro em projetar algo assim. Só vai servir p/ ajudar o carro a sair de algum enrosco simples como um pequeno atoleiro simplezinho....

O carro está mais p/ um Crossover do que p/ um 4X4 de verdade, mas esquecendo-se desse detalhe da tração, é um CARRÃO - silencioso, excelente acabamento, teto solar, muito bom espaço interno e o motor empurra bem o carro. Parabéns pela aquisição.

Já que vc tem a Discovery p/ as brincadeiras 4X4, vc fez uma boa escolha em pegar a versão 4X2. Optou pela de 5 ou 7 lugares ?

Por falar em Discovery, costuma fazer trilhas com ela pelas bandas daqui de Natal/RN ?

Um abraço, cordialmente, Francisco de FReitas...

Anneto
16/06/2010, 22:56
Olá amigos,
Pelo que entendí a Sorento 4X4 tem a tração on demand. Mas tem a possibilidade de travar o diferencial 4X4 permanente.
Abs.

Anneto
16/06/2010, 23:01
Caro Freitas,
Sendo assim o carro não vai ser bom para areia.
Imagina perder o 4X4 aos 35km/h.
Seria mais um uso indicado para 4X4 urbano em situações de alagamento, neve, etc.
Com esse detalhes que agora são esclarecidos não é o perfil do carro que estou querendo.
Obrigado pelas dicas.
Abs.

Alefull
16/06/2010, 23:20
Nao vou me aprofundar nessa discussao, mais pelo que sei, esses tipos de carro com 4x4 que funcionam "sob demanda", ou seja, caso exista necessidade, funcionam bem em curvas, sob chuva onde existe aquaplanagem, etc... nao importando a velocidade!

freitasjr
16/06/2010, 23:22
Caro Freitas,
Sendo assim o carro não vai ser bom para areia.
Imagina perder o 4X4 aos 35km/h.
Seria mais um uso indicado para 4X4 urbano em situações de alagamento, neve, etc.
Com esse detalhes que agora são esclarecidos não é o perfil do carro que estou querendo.
Obrigado pelas dicas.
Abs.


Olá Anneto, o carro Não perde o 4X4 aos 35 Km/h, ele continua em 4X4 se necessário, o que perde acima dos 35 Km/h é o recurso do bloqueio do diferencial central.

Mas concordo com vc, Não é um legítimo 4X4, tá mais p/ um Crossover. Mas fora este quesito da tração, é um excelente carro.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Almiro Lemos
17/06/2010, 08:27
Freitas, estou voltando para Natal, após ter morado quase 5 anos em Aracaju. Passava uns dois meses por ano em Natal e sempre colocava o carro na praia, ou a própria Discovery ou a Prado, que tinha antes de Sorento. Vamos ver se a gente combina algum passeio, quem sabe até conseguimos marcar um passeio com os natalenses do fórum. Comprei a Sorento 7 lugares, já que tenho dois filhos e, além da utilidade dos bancos para acomodá-los às vezes tem o teto solar, que toda criança adora (a começar por esta que escreve rsrsrs).

Pessoal, NÃO façam a besteira de comprar a Sorento achando que é SUV. Não serve para isso, principalmente essa 2.4, que sequer tem requisitos de força para tanto.

freitasjr
17/06/2010, 11:25
Freitas, estou voltando para Natal, após ter morado quase 5 anos em Aracaju. Passava uns dois meses por ano em Natal e sempre colocava o carro na praia, ou a própria Discovery ou a Prado, que tinha antes de Sorento. Vamos ver se a gente combina algum passeio, quem sabe até conseguimos marcar um passeio com os natalenses do fórum. Comprei a Sorento 7 lugares, já que tenho dois filhos e, além da utilidade dos bancos para acomodá-los às vezes tem o teto solar, que toda criança adora (a começar por esta que escreve rsrsrs).

Pessoal, NÃO façam a besteira de comprar a Sorento achando que é SUV. Não serve para isso, principalmente essa 2.4, que sequer tem requisitos de força para tanto.


Olá Almiro, quando chegares aqui, manda uma mensagem p/ mim por email então freitasjrx@yahoo.com.br e vamos combinar com o pessoal daqui de Natal/RN do fórum p/ um passeio. Tou até efetuando umas alteraçõeszinhas(será que se escreve assim ? :pensativo: ) no meu GV p/ poder enfrentar umas trilhas sem preocupações - dentro de um mês acho que já estarei com um Lift na viatura...

Sobre o Sorento, gostei muito do conforto e do silêncio a aceleração linear do do motor; o teto solar como vc disse então, é muito bom, bem grande. :concordo:

Um abraço, vindo por aqui, manda notícias, cordialmente, Francisco de Freitas...

dennis de oliveira cavalc
23/06/2010, 23:42
Olá pessoal,
Também fiz um test drive na nova sorento, e como o almiro, achei o carro extremamente duro na via de paralelepípedos. As imperfeições do solo invadiam de maneira desconfortavel a cabine. Cheguei a comentar com o vendedor e até questionar a calibragem dos pneus.
Gostaria de saber do colega Almiro se era a calibragem ou as rodas aro 18, mesmo.
Abraço
Dennis

sebastjr
25/06/2010, 20:50
Pelo que li sobre o acoplamento viscoso da tração traseira, ela só entra em ação quando as rodas dianteiras patinam, ou seja, quando há uma diferença entre a velocidade de rotação das rodas dianteiras e das traseiras (não é acionado eletronicamente!). Assim, acho que deve funcionar muito bem na areia: quando as rodas dianteiras começarem a patinar, o carro começa a jogar torque nas rodas traseiras, ajudando a empurrar o carro adiante. No asfalto molhado, em alta velocidade, tenho minhas dúvidas sobre sua utilidade prática. Se as rodas dianteiras patinarem, para acionar as traseiras, o carro já vai sair de frente. A entrada em ação, nesse momento, das rodas traseiras não ajudaria muito. Pode ser tarde demais...
A propósito, estou interessado no Sorento 3.5L V6. Alguém sabe se já está nas lojas?

Annibal
25/06/2010, 22:30
Tração Integral: diz respeito à integralidade de terrenos. Funciona em qualquer tipo de piso, não importando se muito ou pouco aderente. Pode ser permanente (full time) como, por exemplo, a Hylux SW4, entre outros; nunca se desconecta. Ou temporária (part time) é acionada segundo a vontade do motorista, como, por exemplo, a TR4, ou Pajero Full, ou Dakar (sistema Super Select da Mitsubishi), entre outros.

Tração Permanente: diz respeito ao tempo de uso, ou seja: está permanentemente ligada e não pode ser desacoplada nem pelo motorista nem por um sistema eletrônico ou mecânico. O veículo que dispõe de tração permanente sempre será um veículo com Tração Integral.

Tração sob Demanda Automática: é acoplada, por um sistema eletrônico ou mecânico, independentemente da vontade do motorista. O veículo que dispões de Tração sob Demanda Automática sempre será um veículo com Tração Integral. Exemplo: Outlander, Fusion, entre outros.

Tração sob Demanda Mecânica (não confundir com sistema mecânico de acoplamento da tração automática): não é integral. Somente pode ser acionada em terrenos de pouca aderência e distribui a tração 50/50 % entre os eixos. Não possui diferencial central. Exemplo: CJs, entre outros. O veículo que dispõe do sistema Tração sob Demanda Mecânica não possui tração integral.

Almiro Lemos
13/07/2010, 19:01
Como deixei as conclusões pendentes, venho registrar o epílogo da novela, após 15 dias com essa Sorento nova.

Os pontos positivos eu já deixei registrados no outro post. Agora vou expor os negativos, que tornaram impossíveis a minha convivência com o carro. Mesmo perdendo dinheiro, há coisas que não tem preço e pagar tão caro e ficar com um produto tão ruim fazem mal para o meu espírito, troquei numa Discovery 3 usada.

O carro na cidade não é confortável, pois a suspensão, aliada às rodas 18" e pneus de perfil baixo fazem o carro pular muito, transmitindo a irregularidade do piso para o habitáculo. Usei na calibragem recomendada e 3 pontos abaixo, ruim das duas formas. O consumo na cidade ficou em 5.5 Km, no carro zero, creio que com o uso passasse de 6, para mim seria razoável.

O carro é ruim na estrada. Claro que o motor 2.4 não pode fazer milagres, e a potência é até surpreendente, mas o câmbio conversar bem com ele seria obrigação, e isso não acontece. Em alta velocidade, qualquer súbida faz o carro ficar caçando marcha, entre a 5a. e a 6a. Após duas viagens entre Natal e João Pessoa perdi a paciência. Aliada a este problema, a estabilidade, que também achei ruim, mesmo acostumado com carros mais altos. O consumo, para o meu uso também deixou muito a desejar, pois para o carro andar, e quando eu falo andar é colocar acima de 140Km, até 160Km nos trechos retos (a BR 101 está duplicada e em excelente estado em boa parte da viagem) o consumo fica em 6 Km/l. Andando entre 90/100 Km fez média de 9 km/l. Achei inaceitável, até porque não compro um carro desse para andar abaixo de 100 em estrada de ótima qualidade.

Como o uso do meu carro será prioritariamente em estrada, ficou impraticável manter. Grande decepção com a Kia, e vou engrossar o coro dos que acreditam que os coreanos estão longe dos japoneses. Não me vejo com outro coreano tão cedo. O que ficou para mim é que, para compensar a dirigibiildade deficiente, os carros estão vindo com uma parafernália eletrônica e itens de conforto que realmente não encontram paralelo na faixa de preço. Se o comprador vai usar o carro pouco, talvez até compense, mas se o comprador prezar a dirigibilidade ou realmente for rodar bastante com o veículo, fica difícil. Princialmente para quem tiver experência com SUVs Toyota, Land Rover, Suzuki, Mit.

Enfim, eu não gostei, perdi uma grana que "ralo" para ganhar, e não recomendo esta Sorento nova.

Obrigado a todos. Freitas, esto em viagem quando voltar a Natal entro em contato para a gente acertar alguma coisa.

freitasjr
14/07/2010, 00:29
...Os pontos positivos eu já deixei registrados no outro post. Agora vou expor os negativos, que tornaram impossíveis a minha convivência com o carro. Mesmo perdendo dinheiro, há coisas que não tem preço e pagar tão caro e ficar com um produto tão ruim fazem mal para o meu espírito, troquei numa Discovery 3 usada.

O carro na cidade não é confortável, pois a suspensão, aliada às rodas 18" e pneus de perfil baixo fazem o carro pular muito, transmitindo a irregularidade do piso para o habitáculo. Usei na calibragem recomendada e 3 pontos abaixo, ruim das duas formas. O consumo na cidade ficou em 5.5 Km, no carro zero, creio que com o uso passasse de 6, para mim seria razoável.

O carro é ruim na estrada. Claro que o motor 2.4 não pode fazer milagres, e a potência é até surpreendente, mas o câmbio conversar bem com ele seria obrigação, e isso não acontece. Em alta velocidade, qualquer súbida faz o carro ficar caçando marcha, entre a 5a. e a 6a. Após duas viagens entre Natal e João Pessoa perdi a paciência. Aliada a este problema, a estabilidade, que também achei ruim, mesmo acostumado com carros mais altos. O consumo, para o meu uso também deixou muito a desejar, pois para o carro andar, e quando eu falo andar é colocar acima de 140Km, até 160Km nos trechos retos (a BR 101 está duplicada e em excelente estado em boa parte da viagem) o consumo fica em 6 Km/l. Andando entre 90/100 Km fez média de 9 km/l. Achei inaceitável, até porque não compro um carro desse para andar abaixo de 100 em estrada de ótima qualidade...


Almiro, uma pena que o Sorento não tenha atendido as suas espectativas e necessidades. Infelizmente, esse é o risco que corremos ao sermos os primeiros a adquirir uma novidade no mercado sem ter uma opinião anterior de algum proprietário.

Apesar de vc ter perdido uma grana na troca pela Discovery 3, o que vale é a gente se sentir bem no carro que está, e o Discovery é um carrão.
Acredito que vá atende-lo bem. Vc pegou uma a diesel ou a gasolina ?



Freitas, esto em viagem quando voltar a Natal entro em contato para a gente acertar alguma coisa.


Ok Almiro, boa viagem, quando voltar, pode me enviar um email, que a gente marca alguma coisa por aqui em Natal.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

joaocarneirocunha
01/12/2010, 10:19
Não imaginam como fiquei feliz em ler esse forum rsrs comprei uma Sorento V6 4x4 e ainda não recebi, até sexta esta na mão então poderei contribuir mais no forum. Espero que a dirigibilidade melhore com os 278CV mas concordo que com o aro 18 o conforto fique prejudicado. Mas por falar em discovery III que é meu sonho só não comprei por falta de $$, o aro 19 tambem passa um pouco essa impressão, meu pai tem uma discoIII e já até tentou colocar pneus com perfil mais altos só que ficou muito feio.

freitasjr
02/12/2010, 11:31
Não imaginam como fiquei feliz em ler esse forum rsrs comprei uma Sorento V6 4x4 e ainda não recebi, até sexta esta na mão então poderei contribuir mais no forum. Espero que a dirigibilidade melhore com os 278CV mas concordo que com o aro 18 o conforto fique prejudicado. Mas por falar em discovery III que é meu sonho só não comprei por falta de $$, o aro 19 tambem passa um pouco essa impressão, meu pai tem uma discoIII e já até tentou colocar pneus com perfil mais altos só que ficou muito feio.


Olá João, parabéns pela aquisição do Sorento, é um belo carro. Depois põe aqui p/ nós como está o consumo deste V6 na cidade e estrada Ok.

Abraço, atenciosamente, Francisco de FReitas...

joaocarneirocunha
08/12/2010, 08:13
Obrigado, por enquanto só andei na cidade e bem pouco, carro não esta com 500km, e até o momento esta fazendo 6 km/l na cidade, para mim esta ótimo, meu cumpadre tem um Sandero que faz 7 Km/l na cidade. Daqui uma ou duas semanas posto novas informações.

fertag
10/12/2010, 23:12
Olá Anneto, o carro Não perde o 4X4 aos 35 Km/h, ele continua em 4X4 se necessário, o que perde acima dos 35 Km/h é o recurso do bloqueio do diferencial central.

Mas concordo com vc, Não é um legítimo 4X4, tá mais p/ um Crossover. Mas fora este quesito da tração, é um excelente carro.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Olá freitasjr.
Vi seu post de 16/06/2010, a respeito de que o carro a partir de 35 km/h perde o recurso do diferencial central, mas ainda mantém a tração 4x4.
O Vera Cruz também tem esse sistema, não ?
Mas não entendi bem o funcionamento do dispositivo se o carro está em uma estrada cheia de cascalho a mais de 35 km/h : a tração nas 4x4 continua a funcionar, ou ficará apenas o eixo principal( ou dianteiro ou traseiro ) tracionando ?
Gratos pela atenção.
Abs. fertag

freitasjr
11/12/2010, 01:04
Olá freitasjr.
Vi seu post de 16/06/2010, a respeito de que o carro a partir de 35 km/h perde o recurso do diferencial central, mas ainda mantém a tração 4x4.
O Vera Cruz também tem esse sistema, não ?
Mas não entendi bem o funcionamento do dispositivo se o carro está em uma estrada cheia de cascalho a mais de 35 km/h : a tração nas 4x4 continua a funcionar, ou ficará apenas o eixo principal( ou dianteiro ou traseiro ) tracionando ?
Gratos pela atenção.
Abs. fertag


Olá Fertag, o que se desativa no Sorento(que é da Kia) por volta dos 35 Km/h é o recurso de bloqueio(que destina 50% da tração p/ cada eixo) , porém o carro permanece no 4X4 automático(sob demanda) a qualquer velocidade, ou seja, o torque/tração que é enviado p/ cada eixo não fica travado nos 50%(p/ cada um) e sim fica variando de 0% a 100%(p/ cada eixo) conforme a eletrônica do carro perceba(caso ele patine por exemplo) o quanto é necessário enviar.

Sobre o Vera Cruz(que é da Hyundai) acredito que ele não desaive o sistema de bloqueio central, pois fiz um Test Drive em um Santa Fé que também é da Hyundai e possui o sistema de tração parecido com o do Vera Cruz, e botei até 80 Km/h no carro com o bloqueio ligado e ele Não desativou; eu tive que fazer isso manualmente.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

joaocarneirocunha
14/12/2010, 14:26
Domingo peguei a estrada, rodei aproximadamente 400km.
Na ida fui a 120, 130km/h mas na volta não aguentei, fui obrigado a tirar o conta giros da lenta e comecei em alguns momentos a chegar a 160km/h.
Média: 8,8km/l, não achei nenhum absurdo mas claro que não é a melhor coisa do mundo.
Aproveitando tem um assunto que é bastante discutido mais pouco conclusivo.
Minha sorento é 4x4, esta bem claro que ela arranca em 4x4 e após 35km/h desativa o 4x4 e anda 4x2 acionando automaticamente o 4x4 quando necessário.
Porem tem um botão no painel para ativar o 4x4 quando for utilizar em pequenas trilhas e talz, alguém sabe se fica 4x4 mesmo acima de 35km/h, eu particularmente acho que não e se não fica então qual o motivo do botão se ela sempre vai estar em 4x4 até 35km/h. A resposta eu vou ter no manual com certeza mas como é praticamente uma bíblia ainda não cheguei lá.
Abraços.

freitasjr
14/12/2010, 19:03
Porem tem um botão no painel para ativar o 4x4 quando for utilizar em pequenas trilhas e talz, alguém sabe se fica 4x4 mesmo acima de 35km/h, eu particularmente acho que não e se não fica então qual o motivo do botão se ela sempre vai estar em 4x4 até 35km/h. A resposta eu vou ter no manual com certeza mas como é praticamente uma bíblia ainda não cheguei lá.
Abraços.


João, esse botão no painel é p/ ativar o bloqueio da tração 4x4, ou seja, destina 50% do torque/tração p/ o eixo dianteiro e os 50% p/ o eixo traseiro.
Segundo um encarte(panfleto) que tinha lá na autorizada Kia quando fui vê o Sorento, esse bloqueio se desativava automaticamente quando o carro quando o carro atingia por volta de uns 35 Km/h. Deve falar algo a respeito no manual.

Agora vc mesmo pode fazer o teste. Em uma pista com o carro parado acione o bloqueio, deve mostrar ou acender algo no painel, depois ande em linha reta com o carro; se chegar a atingir velocidade alta(70 Km/h por exemplo) e ele não se desativar automaticamente(caso ele se desative deverá apagar algo no painel), aí vc saberá.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

andre k
19/01/2011, 12:39
Pessoal.
Tenho uma Sorento 2011 4x2, que está com 15.000 km.
Já fiz uma viagem pelo Uruguai e Argentina entre outras.
Também uso o carro no dia a dia.
Em resumo, como outros compaheiros comentaram.
O Sorento é um Crossover e não um SUV.
Muito bom de conforto, equipamentos, espaço interno, desempenho, enfim um bom CARRO.
Mas em estradas irregulares, o carro vibra muito, faz muito barulho interno, e a caixa de direção já apresentou problemas.
Quando em situações de pouca tração, ela patina na primeira pisada.
Nunca utilizei em situações pesadas, mas acredito que ela fica encalhada no primeiro atoleiro, pois é pesada e a tração dianteira não consegue puxar ela.
Mas num contexto geral, estou bem satisfeiro, pois comprei ela para usar no dia-dia e viajar, Nisto ela cumpre bem o seu papel.

lenio
22/04/2013, 11:22
André,
Gostaria de saber sua opinião sobre a Sorento 2011 4x2 (consumo, manutenção, revisões etc).
Como tive gêmeas, estou precisando de um carro de 7 lugares e consegui uma Sorento 3.5 2011 com 22 mil km por R$ 90.000,00 ( carro do pai de meu amigo). Você acha q vale a pena?
Obrigado.

heliosilva77
21/07/2015, 09:07
Pessoal.
Tenho uma Sorento 2011 4x2, que está com 15.000 km.
Já fiz uma viagem pelo Uruguai e Argentina entre outras.
Também uso o carro no dia a dia.
Em resumo, como outros compaheiros comentaram.
O Sorento é um Crossover e não um SUV.
Muito bom de conforto, equipamentos, espaço interno, desempenho, enfim um bom CARRO.
Mas em estradas irregulares, o carro vibra muito, faz muito barulho interno, e a caixa de direção já apresentou problemas.
Quando em situações de pouca tração, ela patina na primeira pisada.
Nunca utilizei em situações pesadas, mas acredito que ela fica encalhada no primeiro atoleiro, pois é pesada e a tração dianteira não consegue puxar ela.
Mas num contexto geral, estou bem satisfeiro, pois comprei ela para usar no dia-dia e viajar, Nisto ela cumpre bem o seu papel.


Bom dia pessoal, alguém tem mais alguma informação sobre o Sorento 4x2 2011?? vi nesse tópico um comentário de que o carro acima de 100 km transmite insegurança... alguém teve esse problema???