PDA

Ver Versão Completa : Carburação

Ricardo Quintela
12/06/2010, 21:32
Tenho um jeep Willys Ford 6 cil.
O motor parte em marcha lenta sem nada ser tocado a não ser a chave, mas ao aumentar a rotação do motor o mesmo engasga e até morre.
Se der uma "chupada" com a mão sobre a entrada de ar do carburador, funciona. O motor consegue mante a rotação alta sem problemas. O problema está na subida suave e gradativa da rotação do motor.
Gostaria dos conselhos dos amigos para sanar isso.
Abs a todos, RIcardo

akio nishikawa
12/06/2010, 22:59
E aí, tudo blza?
O carburador que vc tá usando na viatura é um DFV228 (Weber)?
Se for, eu acho que o problema está no injetor ou diafragma.Parece que dá falta de gasosa na alta.Segunda feira eu vou levar minha F75 num mecanico especializado em carburadores, justamente por um problema parecido.Esse carburador é bem simples, já utilizo um igual numa Caravan 6cc.Minha F75 tb está com o mesmo carburador e com o mesmo motor do opala 6 cil. O carburador que eu usava no meu antigo motor BF161 era práticamente esse também, apenas com alguns gicles e difusor de medidas diferentes. Mas eu sugiro que voce procure um mecanico que entenda de carburadores. Eu sou da seguinte opinião: - Nunca vou ao mecanico sem antes ter alguma noção básica do problema, assim não serei enganado tão facilmente.

Um abraço!:concordo:

jkdaniels
18/08/2010, 11:38
Comigo está acontecendo a mesma coisa, na lenta é uma beleza mas qdo se acelera rápido ele perde potencia e até morre, andando devagar tudo bem, mas se embala o motor fica afogando. Alguém aí sabe algo sobre isso?

Detalhe: a minha rural é 72, motor bf 161 carbura df 228. Abri o carbura recentemente e limpei tudo, troquei juntas, boia, giclê achando que era isso e continua na mesma. A única coisa q me chamou a atenção foi a borboleta da base que tem uma folga no eixo, inclusive espirra gasolina qdo a bichinha ta parada na lenta.

Sugestões?

Obrigado.

jkdaniels
22/08/2010, 10:33
Ae galera, depois de muita pesquisa e mexidas no bf, descobri que essa morrida era em função de falsa entrada de ar, justamente na junção do filtro de ar com o carburador, a junta que ia em volta do anel de fixação do filtro estava completamente destruida, com isso, as ranhuras desse estavam expostas, inutilizando completamente o trabalho do filtro, coloquei uma faixa de borracha entre o bocal do filtro e o anel e ao fixa-lo, ficou perfeito. Além disso, descobri porque o motor perdia potencia e falhava em 3a ou 4a: a vela do 2o cilindro estava enxarcada, alem de todas estarem muito desgastadas, dei uma limpada e lixei os contatos de todas, o motor ficou novinho em folha. Como hj é domingo, não vou encontrar velas, porém amanhã cedinho estarei providenciando um jogo novo.

Obrigado a todos que contribuiram com suas respostas em diversos tópicos desse fórum.

Zé Renato
22/08/2010, 11:36
Interessante,nunca soube desse sintoma por esse motivo( parte superior):shock:.Os engasgos ocorrem normalmente por problema no injetor (entupimento),diafragma furado como foi dito açima,problema de entupimento tb ou dimencionamento errado nos giclês do sistema principal ou ar falso na base abaixo da borboleta de aceleração (pé), o que provoca empobrecimento brusco da mistura e o famoso engasgo:pensativo:.Na parte superior entre o venture e a mangueira do filtro essa é nova pra mim, pois o carburador funciona normal sem mangueira e filtro,a entrada de ar falso aí, só engole mais sugeira :putz:.
Acredito que seu problema estava mesmo era na vela, provavelmente queimada. Com uma vela a menos o 6 cil, funciona quase normal na lenta, mas quando acelera ele fica desequilibrado e sem força como qualquer motor que perde um cilindro (um pouco melhor de que um de quatro) só isso.:pipoca:

jkdaniels
23/08/2010, 09:59
Realmente vc esta certo Zé, o eixo da borboleta inferior tem uma folga, acredito que ai esteja outra falsa entrada de ar, domingo, após o conserto do cilindro falhando, coloquei ela na estrada e ela apresentou (embora beeeem menos) o problema, dai fui ver o carbura e ele tem uma folga nesse eixo, tem alguma solucao pra isso?

Obrigado.

Zé Renato
24/08/2010, 09:30
Observe se esse cilindro volta a sujar ou encharcar rapidamente a vela, se isso estiver acontecendo, verifique a compressão, pode ser folga dos aneis.Se for, não vai adiantar ficar trocando vela.
Quanto ao carburador, existem empresas que fazem restauração a base de troca. Ponha na busca do google que vc via achar.No mercado livre tb já ví, empresa que vende e restaura carburadores.:concordo:

jkdaniels
27/08/2010, 08:08
Zé, eu troquei as velas, e o mais absurdo: havia 3 tipos de velas diferentes, especificações e marcas diferentes. Andei bem um dia, no dia seguinte voltou a falhar, dei uma mexida nos cabos e melhorou, encomendei cabos novos, é minha última esperança, senão vou morrer no motor pq acabou sujando a vela do cilindro 2 novamente. Ah, só de trocar as velas o motor ficou "outro", mais potente e com resposta melhor. Fico na torcida de resolver isso com a troca dos cabos. Levantando o histórico dela, fui informado que ela tem 141000 km originais, e que o motor foi aberto para ajuste aos 130000 (em 1999), porém não foi retificado ainda.

Abração

Daniel

Zé Renato
27/08/2010, 08:54
O problema é esse mesmo, rode por três dias e retire as velas novamente, já vai dar pra ter uma base de como está cada cilindro.Se estiver sujando de óleo ( não fuligem), pode ser mesmo folga nos aneis.Aproveite e verifique os cabos ,tampa e rotor (impedância) estado geral.:concordo:

Kakiko
27/08/2010, 13:36

Se continuar sujando vela o pessoal recomenda colocar tucho de vela para postergar a necessidade de retifica...o que voce acha?

abraço

Zé Renato
27/08/2010, 16:19
Se for apenas fuligem, tipo mistura muito rica até evita bastante, mas quando é óleo... , não tem jeito, só a troca dos anéis mesmo.Vai ter que limpar semanalmente ou vai voltar a perder rendimento.:pipoca: