Ver Versão Completa : Como deixar a direção de um CJ5 segura?
Paulo Fogaça
12/06/2010, 20:14
Tenho um CJ5 com motor 6cc turbinado. Muito forte!!! Porém ao acelerar o bruto, começa a "dançar" e ficar "bobo" na mão. Alguém tem alguma sugestão de como deixar ele mais na "mão" e transmitir mais segurança?
Só para completar a caixa de direção é hidráulica do Alfa Romeo!
Abraços!
SAPO-BOMBA
12/06/2010, 20:56
Quais medidas de pneus vc está utilizando? E amortecedores e molas, quais são?
...ao acelerar o bruto, começa a "dançar" e ficar "bobo" na mão. Alguém tem alguma sugestão de como deixar ele mais na "mão" e transmitir mais segurança?....
Paulo, ele fica "leve" e difícil de controlar?
Ou ele fica "doidão", com uma baita de uma tremedeira?
O segundo sintoma pode ser shimmy!
Paulo Fogaça
12/06/2010, 21:23
Boa noite,
Os pneus são 35", modelo New Frederico da 3K.
Amortecedor Rancho 9000
Molas Toyota
Eixo F75
Sds,
Paulo Fogaça
12/06/2010, 21:25
Paulo, ele fica "leve" e difícil de controlar?
Ou ele fica "doidão", com uma baita de uma tremedeira?
O segundo sintoma pode ser shimmy!
Flaibam, ele fica leve e difícil de controlar, como se estivesse com muita folga na caixa ou nos terminais, porém é tudo novo.
Sds,
Paulo Fogaça
12/06/2010, 21:26
Quais medidas de pneus vc está utilizando? E amortecedores e molas, quais são?
Boa noite,
Os pneus são 35", modelo New Frederico da 3K.
Amortecedor Rancho 9000
Molas Toyota
Eixo F75
Sds,
Robertux
13/06/2010, 00:43
A partir de qual velocidade ele começa a ficar dificil de controlar?
Paulo Fogaça
13/06/2010, 12:50
A partir de 60 / 70 km/h.
antonio umino
13/06/2010, 13:17
Paulo Fogaça. seu motor é 6cil. opala, a direção hidraulica alfa romeo., por acaso as polias não estão erradas. pois toda adaptação requer um certo cuidado. e a polia da bomba em relação a rotação do motor e esta para a da bomba tem que estar de certa forma balanceada (rotação) e de tal modo que a polia da bomba não exceda da rotação original. daí conforme a velocidade mesmo sem hidraulica fica leve, e com hidro mais ainda, então isto vai afetar a estabilidade do mesmo. ou talves deva ter uma regulagem de vazão de oleo na caixa hidraulica fazendo que a certa velocidade a direção fique um pouco mais dura....... bem é isso. OK?.
1- barra estabilizadora traseira seria uma boa
2- amortecedor decente de direção
3- feixes de mola e amortecedores um pouco (pouco) mais rigidos)
4- revisão completa em pivôes de minhão e etc
A turbina despeja toda sua potencia (não é gradual) aos 2.800 a 3.200rpm, quando ela entra o "tapa" que vc sente é o que desestabiliza o resto do carro...
Adicionalmente use uma barra anti torção (anti-wrap) no eixo traseiro quela tipo triângulo pois vc pode acabar por torcer a ponta do eixo pra baixo (pinhÀo) e quebrar cardan, molas etc etc..
Com o turbo tem de vir uma certa adaptação mesmo com eixos de F-75 que são mais largos (bom para curvas) mas criam também uma alavanca absurda dobrando sua suspensão na hora do tal "tapa" da turbina...
Verifique qual a pressão está atingindo a turbina, caso supere 1.3 bar e seu motor não tiver nada preparado (pistões forjados, junta de cabeçote metálica, intercooler) terá serios problemas de durabilidade, sugiro que diminua a pressão e se possivel tenha um intercooler que com 0.8 bar, se bem dimensionado, se aproveita mais que 1.5 por exemplo...
enfim... veja bem amortecedor de direção e "anti-wrap bar" acho que já é um bom começo
Paulo Fogaça
13/06/2010, 15:03
Senhores,
Obrigado pelas dicas... vou fazer uma revisão em todo o sistema e adaptar as sugestões postadas. Depois relato como ficou. Valeu!
4X4GARAGE
13/06/2010, 16:42
por que voce nao coloca umas fotos da adaptação da suspensão e da direção?talves seria mais facil para determinar o defeito
garsonso
13/06/2010, 18:49
Meu jeep também ta assim,ta com pneus 38 molas toy,amortecedores rancho, porém tem motor de hilux 2.8 nem se compara com a forca de um 6cc turbo...tem amortecedor de direção..já fiz de tudo mais continua a mesma coisa!!! Abrs
Paulo Fogaça
15/06/2010, 15:01
Pessoal,
Vou tirar umas fotos da adaptação e posto até o fim de semana.
Abraços!
Paulo Fogaça
15/06/2010, 15:03
Em breve estarei trocando o motor 6cc do opala, por um diesel 6cc da F250.
Quando for fazer a troca vou tentar melhorar o sistema de direção e se ficar bom vou informando a todos.
Abraços
Mauricio Rotta
15/06/2010, 16:25
MWM sprint 6cc num CJ5???????? Por favor coloque fotos passo a passo.
Paulo,
Como está o ângulo de cáster?
[]´s
ludoembu
11/08/2010, 21:52
Boa noite galera, tenho um cunhado, que tem um cj com o problema descrito no inicio do topico, a configuração dele é a seguinte;
caixa mecanica VW
molas de Toy
amortecedor rancho
pneus BF 33"
No incio pensavamos ser problema com a caixa, mas foi trocada, e refeito a adaptação, conforme o topico de adaptação de caixa, foi colocado um braço apenas saindo da caixa, até o munhão mais distante, e um braço interligando as duas rodas; pois bem, a direçaõ ficou mais firme, mas quando chega em determinada velocidade, fica meio "leve". Gostaria de saber , se possivel, com uma fotinha....se possivel, como é feita a medida de angulo de caster, pois acredito , me corrijam por favor se estiver falando besteira, que um amortecedor mais "duro" poderia ajudar. Outra duvida para deixar o molejo mais duro é adicionado laminas? obrigado,
homerohermida
11/08/2010, 22:31
Acho que deveria medir o cáster. Que eu saiba, qualquer alinhador ótico mede
André Luiz Rossetim
12/08/2010, 13:44
Acho mais confiavel e barato vc mesmo medir, o Leopoldo explica mto bem como fazer isso neste topico, alias o topico todo é uma aula sobre eixos, rolamentos e munhão, aproveitem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654&page=15
ludoembu
15/08/2010, 12:14
Amigo obrigado, este topico é uma verdadeira aula, valeu!