Conectar

Ver Versão Completa : [TROCA FILTRO DIESEL] Fiz o procedimento correto?

Fábio.F
12/06/2010, 12:16
Pessoal, como gosto de mexer, ainda mais que junta a economia com o zelo do dono, fiz a troca do filtro de diesel. Gostaria de saber se fiz o procedimento correto para repetir nas próximas vezes.

Carro: Ranger 2.8 PS eletrônico

1. Fiz a retirada do filtro antigo.
2. Limpei o parafuso do sensor com bombril, assim tirou a carbonização
3. Bati limpa contato nos conectores (sensor e chicote)
4. Apertei tudo.

Agora vem a dúvida.

5. Liguei a chave por 3 vezes e esperei 10s, acreditando que assim o filtro se encha de diesel. Não coloquei diesel dentro dele.
6. Liguei o carro. Pegou de primeira, após alguns segundos o motor foi enfraquecendo, quase morreu e estabilizou. Ou seja, normal devido a fato da falta de diesel.

Para meu motor o procedimento é este mesmo?

Ou tenho que encher de diesel antes?

Abraço e obrigado!

PS: em Fevereiro dei revisão, foi colocado um Tecfil que foi me cobrado 100 reais. Filtro de motor por 35 reais, ou seja, 135 reais. Cabação ainda, me fudi. Com a ajuda do fórum descobri que existem os representantes da MWM-International. Fui lá e comprei os dois filtros originais por 86 reais :dance::dance::dance::dance::dance:

Nava
12/06/2010, 18:12
É isso ae. Bom prevenir vazamento no sensor com uma veda rosca básica.
Depois que ela pegar vc abre o respiro um pouco q sai todo o ar e nao apaga mais.
Enjoy it!

Fábio.F
12/06/2010, 18:30
Beleza então!

Ela não chegou morrer. A aceleração diminuiu, quando ia para morrer, acelerou sozinha e depois estabilizou.

Da próxima eu abro o respiro.

Obrigado!

TylerNTL
12/06/2010, 18:38
Página 24 do arquivo anexo.
http://www.nav-international.com.br/files/manual/8.pdf

Engraçado só agora me dei conta que o suporte do filtro do PS2.8 aparentemente é muito mais simples que o do 2.5!!!

Sei que no motor 2.5 dá para fazer o mesmo procedimento, mas dá um dó ouvir a BI trabalhando seca que prefiro folgar um parafusinho na parte de cima do suporte do filtro e bombear até encher. Na 2.8 não dá para fazer isso, certo?

Fábio.F

Sua Ranger é mesmo 2.8 PS eletrônico??!!!
Acredito que vc está fazendo alguma confusão com o 2.8 eletrônico da S10...

Edintruder
12/06/2010, 18:46
Eu sempre coloco diesel no filtro. Embora o sistema da Ranger é capaz de encher o filtro sozinho, eu nunca fiz isso. Um detalhe, se colocar o filtro vazio, o motor tem que trabalhar na marcha lenta, pois se ficar acelerando, a BI esvazia ante de encher o filtro, e daí quem sofre é o arranque...

beechmaster
12/06/2010, 23:00
Na F250 MWM se eu não encher o filtro ANTES de instalar, da uma mão de obra considerável, mesmo que no manual conste que não é necessário.

Bons voos

Fábio.F
13/06/2010, 08:20
Página 24 do arquivo anexo.
http://www.nav-international.com.br/files/manual/8.pdf

Engraçado só agora me dei conta que o suporte do filtro do PS2.8 aparentemente é muito mais simples que o do 2.5!!!

Sei que no motor 2.5 dá para fazer o mesmo procedimento, mas dá um dó ouvir a BI trabalhando seca que prefiro folgar um parafusinho na parte de cima do suporte do filtro e bombear até encher. Na 2.8 não dá para fazer isso, certo?

Fábio.F

Sua Ranger é mesmo 2.8 PS eletrônico??!!!
Acredito que vc está fazendo alguma confusão com o 2.8 eletrônico da S10...

Talvez eu esteja equivocado. Disse eletrônico devido ao fato dela não ter quer fazer sangria, ou seja, o processo é eletrônico. Para mim o eletrônico é referente a isso, ou não é?

No mais, pelo manual, o suporte é aquele mesmo, porém o filtro não fica naquela posição, olhando o parafuso de dreno embaixo. Depois que você coloca ele, tem que girar. O parafuso fica mais de lado. Pois tanto o parafuso de cima, de suspiro, quanto o amarelo (um pouco de lado), fica virado para o motor, não para fora como na foto. Só se o mecânico instalou e errado e eu também.

Olhando a foto da p. 19. A mangueira da direita de entrada e a outra de saída.

Fábio.F
13/06/2010, 10:17
Olhe aqui uma foto. A posição do dreno (amarelo) fica noutra posição. E o filtro é original hehehehe..

http://img442.imageshack.us/img442/9576/foto0009o.jpg

TylerNTL
13/06/2010, 19:40
Nessa foto dá para ver o suporte do filtro de diesel do Maxion 2.5

http://www.picapesgm.com.br/images/download/download_motor_25HS01.jpg

Vi agora que na foto o tem uma "extensão" onde o suporte vai preso. Amanhã eu confirmo mas estou bem seguro que o meu é aparafusado em algum suporte do compressor de AC.

Comandante Mutley
15/01/2014, 09:44
Amigos, na Ranger 2007 3.0 power stroke, apareceu um vazamento de diesel na parte de baixo do filtro de diesel blindado.
Comprei um novo, o mesmo filtro de diesel blindado da mwm.

Desmontei como manda o manual, mas ai o chicote do sensor quebro na chegada do conector. O parafuso do Sensor atarraxa dentro de uma bucha que tem uma arruela de borracha que estava rachada, por onde vazava o diesel, que não veio no filtro novo. Liguei para a Ford e eles só tem o novo sistema do kit de plástico.

Sera que posso soldar o chicote mesmo assim encostado na carcaça do sensor ( Gambiarra)?
Os fios estavam desencapados e presos apenas por um filete parecem que são 03, cada um tem uma função?
Quais ?

Na loja onde comprei o filtro eles também não tem o sensor e o chicote.
O vendedor da Ford disse que no novo kit ($280) já vem com tudo inclusive o sensor, esta correto?

Valeu!

marcoswiedemann
15/01/2014, 12:49
comprei esse kit de plastico, no distribuidor MWM, completo por R$126.
Acho que vale a pena comprar pois ja tive problemas com o motor apenas por ter colocado esses filtros blindados que vendem em postos de combustíveis.
alem do mais ja vem com a chicote e sensor.
e o filtro é um refil bem mais facil de troca e barato.

Comandante Mutley
15/01/2014, 13:10
Valeu MArcos vou devolver o blindado e comprar este.

Comandante Mutley
16/01/2014, 13:06
Bom pelo menos ela é simpática e só quebra na garagem.

Trocando o filtro do diesel da Ranger 2007 3.0: apareceu um grande vazamento de diesel no pé do filtro. Pedi ao Meca para passar lá em casa e dar uma olhada, não dava para rodar assim. Ele não pode ir, e ai resolvi encarar. Desmontei o filtro antigo blindado e o sensor de água saiu na minha mão, rompeu o chicote.
447178447179447180447181447182
Na sequencia: o filtro blindado montado ( Para soltar o filtro chave alen 5mm), o chicote partido que soltou do sensor de água, as peças do filtro blindado, e o pé do filtro onde entra o sensor de água, com uma arruela de borracha partida, por onde o diesel estava vazando.

Espertão achei que era só trocar o filtro por outro da MWM w estaria tudo certo, só que eu não contava que o sensor is desmanchar. Comprei este aqui.
447183447184
Até ai tranquilo era só comprar um sensor igual e trocar, mas após procurar atá no representante MWM e na Ford, eles não tem.

Seguindo os conselhos dos amigos aqui do fórum resolvi partir para a ignorância, PT da vida que eu estava com a quinta geração dos engenheiros da MWM, voltei na revenda e troquei o filtro blindado novo $ 121 pelo kit de plástico $ 218.
Cheguei em casa reli este tópico para relembrar o procedimento e cai matando.
447185447186447187

Retirei o suporte antigo( Chave Boca ou estria 8mm), joguei limpa contato no conector do chicote, liguei o novo e conectei no novo filtro. Apertei os 03 parafusos de 8mm e conectei as mangueiras de entrada e saída.
447188447189447190447191447192447193447194447195

Fiz o procedimento do tópico acima, mesmo com o filtro vazio, acionei a chave 03 vezes durante 10 segundos sem ligar o carro e a bomba encheu o filtro, ai foi só ligar e a GRINGA está pronta para rodar novamente.

Muito obrigado a vocês, principalmente ao Marcos Wiedemann, Obrigado pela força chara!:brinde:

E quanto ao meca, uma grande banana para ele!:odedo:

marcoswiedemann
16/01/2014, 18:27
Fico feliz por vc
Sempre falo que somos uma grande família, estamos sempre prontos pra ajudar um irmão.
quando fizer a troca do refil vai ver que é muito simples.
Basta seguir os passos retirar todo suporte com filtro, desconectar o plug.
abrir na parte de cima e retirar o refil, limpar bem retirando toda agua e por o novo.
abraços.

Bom pelo menos ela é simpática e só quebra na garagem.

Trocando o filtro do diesel da Ranger 2007 3.0: apareceu um grande vazamento de diesel no pé do filtro. Pedi ao Meca para passar lá em casa e dar uma olhada, não dava para rodar assim. Ele não pode ir, e ai resolvi encarar. Desmontei o filtro antigo blindado e o sensor de água saiu na minha mão, rompeu o chicote.
447178447179447180447181447182
Na sequencia: o filtro blindado montado ( Para soltar o filtro chave alen 5mm), o chicote partido que soltou do sensor de água, as peças do filtro blindado, e o pé do filtro onde entra o sensor de água, com uma arruela de borracha partida, por onde o diesel estava vazando.

Espertão achei que era só trocar o filtro por outro da MWM w estaria tudo certo, só que eu não contava que o sensor is desmanchar. Comprei este aqui.
447183447184
Até ai tranquilo era só comprar um sensor igual e trocar, mas após procurar atá no representante MWM e na Ford, eles não tem.

Seguindo os conselhos dos amigos aqui do fórum resolvi partir para a ignorância, PT da vida que eu estava com a quinta geração dos engenheiros da MWM, voltei na revenda e troquei o filtro blindado novo $ 121 pelo kit de plástico $ 218.
Cheguei em casa reli este tópico para relembrar o procedimento e cai matando.
447185447186447187

Retirei o suporte antigo( Chave Boca ou estria 8mm), joguei limpa contato no conector do chicote, liguei o novo e conectei no novo filtro. Apertei os 03 parafusos de 8mm e conectei as mangueiras de entrada e saída.
447188447189447190447191447192447193447194447195

Fiz o procedimento do tópico acima, mesmo com o filtro vazio, acionei a chave 03 vezes durante 10 segundos sem ligar o carro e a bomba encheu o filtro, ai foi só ligar e a GRINGA está pronta para rodar novamente.

Muito obrigado a vocês, principalmente ao Marcos Wiedemann, Obrigado pela força chara!:brinde:

E quanto ao meca, uma grande banana para ele!:odedo:

Comandante Mutley
16/01/2014, 19:25
Marcão só uma dúvida, no manual diz que devemos retirar a água toda vez que encher o tanque, neste novo filtro no botão da sangria da água embaixo, tem que apertar alguma coisa ou desatarraxar e deixar a água sair?

Coophamat
17/01/2014, 20:00
Também tenho a mesma duvida do Comandante, a luz do painel está indicando água no filtro, eu abri aquela válvula lateral e deixei sair diesel por um tempo considerável, mas continua ascendendo a luz. É pela válvula de baixo que tira? Qual o procedimento correto para esgotar a água?

marcoswiedemann
17/01/2014, 21:26
Eu sempre faço da seguinte forma
com motor desligado tem aquela válvula de sangria no lado do filtro parte de baixo.
Começa saltando ou desatarraxando sentido anti horário que logo vai começa a sair agua ate o momento que sai diesel ai eu paro e aperto a rosca ate o limite, veja que tem a marcação nos dois lados.
Caso ainda acenda a luz no painel troque de posto ou seu tanque ta com muita agua.
Espero ter ajudado.

Marcão só uma dúvida, no manual diz que devemos retirar a água toda vez que encher o tanque, neste novo filtro no botão da sangria da água embaixo, tem que apertar alguma coisa ou desatarraxar e deixar a água sair?

Comandante Mutley
18/01/2014, 06:56
Obrigado Marcos, mais uma vez.

Coophamat
18/01/2014, 10:56
Eu sempre faço da seguinte forma
com motor desligado tem aquela válvula de sangria no lado do filtro parte de baixo.
Começa saltando ou desatarraxando sentido anti horário que logo vai começa a sair agua ate o momento que sai diesel ai eu paro e aperto a rosca ate o limite, veja que tem a marcação nos dois lados.
Caso ainda acenda a luz no painel troque de posto ou seu tanque ta com muita agua.
Espero ter ajudado.

Obrigado Marcos, eu fiz isso mas eu dei meia chave e eles esguichou um monte de diesel, deve ter saído mais de 1 litro de diesel, vou fazer o procedimento agora, mas sem dar a partida.