PDA

Ver Versão Completa : Icom 706 mkII G



Último Peregrino
12/06/2010, 03:18
Tenho uma L 200 e gostaria de um Icom MkII G com pouco uso, completo (DSP,cabo de separação etc) para instalar.Aguardo contato

marc7767
13/06/2010, 22:38
Olá, Peregrino:

O MKIIG é um excelente rádio (eu tenho um), só não aconselharia você a instalar na viatura. Está mais para rádio base. Tem bastante material já escrito sobre a inconveniência da instalação de rádios multi banda - ainda mais estes grandões - em viaturas. De qualquer sorte, você insistindo na idéia, não estranhe se aparecer algum vendedor que não tenha o cabo de separação, porque ele é - ou pelo menos era quando comprei - vendido à parte.

Abraços,

Marcelo

pmarc
14/06/2010, 11:07
O MKIIG é um excelente rádio (eu tenho um), só não aconselharia você a instalar na viatura. Está mais para rádio base. Tem bastante material já escrito sobre a inconveniência da instalação de rádios multi banda - ainda mais estes grandões - em viaturas.


Marcelo, vou discordar.

O 706 é um rádio móvel. É muito bem servido de funções, que permite que seja bem utilizado como base também.

Uma instalação de um rádio VHF/HF no carro, para propiciar uma boa condição de operação, deve ser bem pensada. De fato é bem trabalhosa, mas há farto material detalhando como fazer.

Sugiro das uma olhada no Amateur Radio Handbook, da ARRL (acho que agora chama Radio Communications Handbook)

Quanto ao cabo de separação, acho que o conjunto da ICOM é o que mais facilita a instalação, apesar de não ter conectores desmontáveis.
Eu tenho um FT857 e são dois cabos: um para a frente e outro, uma extensão, para o microfone. Se não me falha a memória, no ICOM o cabo de separação é usado entre a frente e o rádio e o microfone é ligado na frente.

Peregrino: como sempre, estude o seu caso particular, pense sempre na segurança e faça tudo com carinho e cuidado, sem pressa.

Vai, que dá!...

JEFFCATUNDA
14/06/2010, 11:51
Marcelo, vou discordar.

O 706 é um rádio móvel. É muito bem servido de funções, que permite que seja bem utilizado como base também.

Uma instalação de um rádio VHF/HF no carro, para propiciar uma boa condição de operação, deve ser bem pensada. De fato é bem trabalhosa, mas há farto material detalhando como fazer.

Sugiro das uma olhada no Amateur Radio Handbook, da ARRL (acho que agora chama Radio Communications Handbook)

Quanto ao cabo de separação, acho que o conjunto da ICOM é o que mais facilita a instalação, apesar de não ter conectores desmontáveis.
Eu tenho um FT857 e são dois cabos: um para a frente e outro, uma extensão, para o microfone. Se não me falha a memória, no ICOM o cabo de separação é usado entre a frente e o rádio e o microfone é ligado na frente.

Peregrino: como sempre, estude o seu caso particular, pense sempre na segurança e faça tudo com carinho e cuidado, sem pressa.

Vai, que dá!...
Eu tenho usado um ICON IC-V8000 e um HT YAESU FT60R....

O HT é dual band e acho que resolve melhor as questôes de mobilidade, bem como é muito mais versátil que um fixo na viatura, no caso fica fixo o IC-V8000...

Jeff.

marc7767
14/06/2010, 15:26
Olá, pmarc:

É fato, o rádio pode perfeitamente ser instalado na viatura. A rigor, tendo uma antena e uma fonte de energia, qualquer lugar serve. O que eu acho é que a quantidade de opções que o rádio oferece é muito maior do que o necessário para comunicação em trilha ou estrada. O usuário, salvo por preciosismo, nunca vai usar a maior parte das funções oferecidas. Quem usa 6, 10, 40, 80 metros em trilha? Ninguém. Isso sem falar do problema da multiplicidade de antenas, comprimento dos cabos, etc. Eu entendo que é mais ou menos como instalar uma TV 42 polegadas para assistir o DVD no carro. Desproporcionado. Para o viatura, qualquer HT ou rádio monobanda ou dual dá conta do recado, por uma fração do preço de um MKIIG. Agora, que a instalação pode ser feita, isso pode.

Abraços,

Marcelo

pmarc
15/06/2010, 12:24
O que eu acho é que a quantidade de opções que o rádio oferece é muito maior do que o necessário para comunicação em trilha ou estrada. O usuário, salvo por preciosismo, nunca vai usar a maior parte das funções oferecidas. Quem usa 6, 10, 40, 80 metros em trilha?

OK.

Eu fiz um opção por montar a minha estação de radioamador dentro do carro, e pretendo operar HF móvel (ou pelo menos jipe-portátil).
Ou seja, ainda vou gastar uma grana comprando uma antena multibanda para HF, assim como outros equipamentos acessórios.

Para trilha, o 2m tá de bom tamanho. Mas tenho outras idéias.

Para expedições, raids, e outros eventos jipísticos em que haja grande número de veículos ou forte relevo entre dois pontos de apoio, 80 ou 40m podem ser boas opções, usando os dipolos a pouca altura (NVIS).

marc7767
15/06/2010, 23:22
Olá, pmarc:

A sua estação vai ficar muito legal. Você conhece da arte, e para você é diferente porque conhece os limites que deseja alcançar e como fazê-lo. A maior vantagem em uma estação móvel do tipo que você pretende industriar é que você pode colocar em funcionamento em locais perfeitos para TX/RX. Nestas condições, você pode pensar até em uma estação repetidora móvel.

Abraços,

Marcelo

pmarc
16/06/2010, 12:14
A sua estação vai ficar muito legal. Você conhece da arte, e para você é diferente porque conhece os limites que deseja alcançar e como fazê-lo.


Oi Marcelo,

como bom jipeiro, a jornada é o mais interessante.

As coisas que vc vai aprendendo pelo caminho...

O Fim da jornada é só a coroação...

Mas chega, que já desvirtuamos demais o tópico do Peregrino.

henrique wamser
10/08/2010, 19:17
olá
eu tenho um ic706 mk2g na defender 110, e alem de usar muito o vhf, já tive o prazer de fazer contatos em 40mts(7150mhz) direto com RIO, SP, PORTO ALEGRE, em fim qualquer lugar em um raio de até 1000km com uma antena própria, menor que a maria mole, desde que tenha propagação.tb tem 20, 15, 10, 6, 80mts
obs- 40 mts só para classe A e B
73(abraço radi-amador)
Henrique PY5IQ