PDA

Ver Versão Completa : Como Comprar um Engesa



hefepipe
07/03/2005, 12:18
Boas amigos do fórum , sou um jeepeiro iniciante , tenho um CJ5 -1960 - e me apareceu um engesa para fazer um rolo . Gostaria de saber dos engeseiros quais itens devem ser analizados em um engesa para que eu possa ter uma idéia de como se encontra o carro . Como posso saber se é orginal ou foi mechido .

O Veículo é ano 1987 - Motor 6CC Gasolina - Direção Hidráulica e Suspensão a Ar .

Eduardo Velo
07/03/2005, 12:33
O Veículo é ano 1987 - Motor 6CC Gasolina - Direção Hidráulica e Suspensão a Ar .

Só por essa descrição , já foi mexido , não tem nada disso no original .
Olha a lataria por bx , se está tudo OK , gasta muito $ pra reformar e muito tempo . Veja bem como está essa adaptação da DH e os coxins do 6 canecos pede pra mexer na dir. e observa se tem jg nos terminais ou no munhão , procure por vazamentos , verifique a fixação dos calços de carroceria , estado geral do chassi ... e o mais é o de praxe que vc deve conhecer ...

[]s e boa escolha ...

NeRo
07/03/2005, 12:38
Se tem motor 6cc e DH já foi mexido! :D Como é essa suspensão? O jipe é Fase 1 ou 2.

Cara... eu analisaria os sistemas de tração... que é o mais caro para arrumar se algo estiver ruim... veria se o embuchamento dos braços de suspensão, panhards etc. estão em ordem.
O resto é o de praxe, freios, elétrica e tal. De resto é só alegria! :D

Se puder mandar umas fotos pra gente ver.

Pedro
07/03/2005, 12:59
Tudo bem em ser "mexido". O que o mestre Coxa e o Edu tão querendo dizer é que tem de verificar se as adaptações estão bem feitas.
DH e motor de quase todos os Engesas já foram alterados.
[]'s

NeRo
07/03/2005, 13:08
Mestre Coxa? é do fórum? 8)
Eu gostava de "Preto que é azul"! :cry:

paulosotello
07/03/2005, 14:10
O Veículo é ano 1987 - Motor 6CC Gasolina - Direção Hidráulica e Suspensão a Ar .
Verifica o chassi......."O q em engesa é meio dificil encontrar problemas",
Lataria, tenha pelo menos uma base de gasto para arrumar caso tenha algo podre.
Verifica o estado do câmbio, caixa de transferência...... e diferenciais , pois a amanutenção é meio cara. Pelo menos vê se a relação é a mesma nos dois diferencias....

Um conselho....... da uma volta no jipe e pede pra alguem ficar de carro atras :shock: do jipe.... e verifica se a roda traseira fica dançando..... se estiver .... sai fora ou pede um desconto de umas 4000 latas.

Antes de comprar o meu andei em dois com esse problema....."um deles caiu a roda uma semana depois".

[]s


[]

hefepipe
07/03/2005, 18:31
Caras , tipo até hoje só vi engesas rodando , nunca entrei em um . o Que os caras chamam de suspensão a ar ???

NeRo
07/03/2005, 18:38
Alguma coisa tá estranha nessa estória de suspensão a ar. Não vou dizer que não pode ser feito pq aqui no fórum existe alguém que tem. :D Mas é uma modificação muito extensa.
Já olhou a suspa do bicho?... é mola helicoidal e amortecedor comum... não tem nada à ar...
Bicho, arruma umas fotos pra gente... sem isso é mera especulação.

V8
07/03/2005, 19:08
Será que o cara nao falou de compressor dos amortecedores (tipo Rancho) e vc pensou que era suspensão a ar???

Pedro
07/03/2005, 19:59
Pessoal,
Deve ser estes air lifts:
http://www.geocities.com/motorcity/shop/1547/aeropage/airbag.html
Conhecí um CJteiro este fim de semana que retirou da viatura, disse que a carroceria ficava muito mole, pendendo para os lados....
[]'s

Marcelo Binotti
05/05/2005, 10:54
E aí galera !!!!

Eu tbm quero me tornar um engeseiro, tenho acompanhado o forum e me apaixonei pelas experiências de vcs, ontem eu vi um anuncio e gostaria se possível que alguem me ajudasse para saber se é um boa ou não entrar nesse engesa, em relação ao que ele tem e o valor (R$22.000,00), quanto a mecânica tbm não entendo nada.

Segue abaixo detalhes do anúncio:

O Engesa está comigo a 3 anos. Em 2003 desmontei o carro todo para uma reforma geral de funilaria. Na ocasião fiz toda a elétrica nova, com duas caixas de fuzível. A suspensão é nova, comprei molas, amortecedores e buchas PU no ROTA. Os dois eixos desmontei tudo, troquei rolamentos, buchas etc..A caixa de transferência é toda nova, clark 5 marchas. O motor esta com carburador Weber 446, ficou bom mas gasta um pouco. Tenho o carburador original. Os pneus são 33 Wrangler com 3000km, o estepe também é 33 só quemeia vida. A coluna de direção é da D-20 com volante escamoteável, bancos de couro, snorquel, farois de milha, towbar etc...
Estou vendendo o carro porque não tenho tempo de usar, somente alguns passeios com a família no final de semana. Agora mesmo esta parado por mais de 30 dias.

Desde já agradeço a todos, um grande abraço,

Marcelo.

NeRo
05/05/2005, 12:52
Que fase é?
Mande fotos pra gente olhar...
Imaginando que é um Fase 2 e está bom, o preço está justo. Se for F1 eu choraria um pouco...
mas mande fotos! 8)

Eteval
06/05/2005, 17:29
Se for F1 e tiver capota de fibra, o preço não estará ruim, considerando os acessórios e é claro se não tiver muito podre ou problemas mecânicos. :wink:


Grande Abraço Enlameado

Eteval
10/05/2005, 19:18
... tem-se que ficar atento também quanto a marcação do número motor e eixos, além do chassis, que por serem gravados manualmente é comum haver remarcação, daí alguns detrans podem criar problemas. Se verificar sinal de remarcação, pergunte aqui onde fica a marcação de segurança que alguem te enviará uma MP com a informação.

Boa sorte e Grande Abraço Enlameado

Marcelo Binotti
10/05/2005, 21:53
Valeu pessoal,

Mais ainda estou em negociação, assim que fecharmos o preço levo para o meu mêcanico dar uma olhada, se o carro estiver bom batemos o martelo.

Agradeço a todos pelas dicas, isso é muito valioso para mim. Espero em breve poder fazer parte deste grupo tão unido, este é um dos motivos que vem me deixando cada vez mais facinado para ter um " ENGESA ".

Abraços. 8)

Pedro
11/05/2005, 00:59
Se verificar sinal de remarcação, pergunte aqui onde fica a marcação de segurança que alguem te enviará uma MP com a informação.


Por acaso é a plaqueta de identificação?? Se não, onde fica isso? Allguém pode me informar, por favor?
[]'s

NeRo
11/05/2005, 07:43
Por acaso é a plaqueta de identificação?? Se não, onde fica isso? Allguém pode me informar, por favor?
Pedro Coxinha!
Isso é informação sigilosa, guardada a sete chaves pelo Guardião Eteval. :mrgreen:. Leia o tópico "Motor Pinado" e mande uma MP para ele. :D

Essa mensagem se autodestruirá em 5 segundos.

Eteval
11/05/2005, 09:41
Por acaso é a plaqueta de identificação?? Se não, onde fica isso? Allguém pode me informar, por favor?
Pedro Coxinha!
Isso é informação sigilosa, guardada a sete chaves pelo Guardião Eteval. :mrgreen:. Leia o tópico "Motor Pinado" e mande uma MP para ele. :D

Essa mensagem se autodestruirá em 5 segundos.

Grande Nero,

cara na verdade somos um total de 4 GUARDIÕES e você é um deles, eu te mandei uma MP com a informação. :wink:

NeRo
11/05/2005, 20:05
Vixe! :shock: Isso tá me parecendo o Código Da Vinci... se aparecer algum albino na minha frente vou picar a mula! :mrgreen:
Mandou quando? Acabei de olhar o correio do Fórum e não recebi... se foi por email não chegou... as vezes meu email ignora alguns endereços... :?
Grande Abraço Enlameado Colega Guardião. :mrgreen:

Eteval
12/05/2005, 13:24
Vixe! :shock: Isso tá me parecendo o Código Da Vinci... se aparecer algum albino na minha frente vou picar a mula! :mrgreen:
Mandou quando? Acabei de olhar o correio do Fórum e não recebi... se foi por email não chegou... as vezes meu email ignora alguns endereços... :?
Grande Abraço Enlameado Colega Guardião. :mrgreen:

Tá Boooom,

já mandei novamente as MP e também respondi para o Pedro. :wink:
Dá uma lida antes de deletar!! :twisted:


Grande Abraço Enlameado!

Renatto
13/05/2005, 14:17
Boa tarde a Todos,

Alguém sabe me informar a localização exata da segunda marcação do número do chassis no engesa FaseII.

Grato,

Renato

valmor
14/02/2006, 18:02
Um conselho....... da uma volta no jipe e pede pra alguem ficar de carro atras :shock: do jipe.... e verifica se a roda traseira fica dançando..... se estiver .... sai fora ou pede um desconto de umas 4000 latas.

Antes de comprar o meu andei em dois com esse problema....."um deles caiu a roda uma semana depois"

Isto indica qual problema ????

Somente nas rodas traseiras ? Pq ?

obrigado

[]´s

NeRo
14/02/2006, 20:10
valmor, Leia o tópico "Cuidado, seu eixo semi-flutuante pode matar".
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169

valmor
14/02/2006, 20:35
obrigado Nero !

Então a simples troca do semi eixo , rolamentos demais peças e a ADEQUADA INSTALAÇÃO DO SISTEMA pode evitar esta problema ?????
Concluo , entao que "rodas sambando" tem uma solução até que simples e garante a segurança do veiculo e a nossa !
É caro a troca deste conj ? ( semi eixo + rolamentos + etc .. )

[]´s

NeRo
14/02/2006, 20:58
Quando a roda tá sambando é porquê já tá com uma folga animal.
Levantando o carro e puxando as rodas pra frente e para trás dá pra perceber folga, se tiver tem que regular.

É meio complicado opinar sobre isso. Sobre trocar tudo de cara, o custo é alto, vai de acordo com o caso. A única certeza é que ao comprar é bom verificar os rolamentos e a lubrificação desses. Muita gente nem olha isso.
É caro sim... pra trocar tudo no mínimo você gasta uns 1.500, o que já metade do preço de um flutuante.

valmor
14/02/2006, 21:08
ok . Nero , obrigado .

SEm abusar da sua e da experiencia dos amigos do forum , vcs poderiam enumerar quais os principais itens a serem observados na compra de um Engesa considerando que sera meu 1º Engesa ?????

Mais uma vez , MUITO obrigado.

:concordo: :concordo: :concordo:

NeRo
15/02/2006, 03:44
Eu não tenho uma lista muita grande não.
:arrow: Verifique o estado do embuchamento de suspensão e panhard.
:arrow: A qualidade das adaptações.
:arrow: Se o vendedor permitir, verifique diferenciais.
:arrow: Transferência é sempre uma caixinha de surpresas. :lol:

Acho que só... comprando um que esteja bem montado, 2/3 do caminho já está andado.

valmor
15/02/2006, 21:38
Eu não tenho uma lista muita grande não.
1 Verifique o estado do embuchamento de suspensão e panhard.
2 A qualidade das adaptações.
3 Se o vendedor permitir, verifique diferenciais.
4 Transferência é sempre uma caixinha de surpresas. :lol:

Acho que só... comprando um que esteja bem montado, 2/3 do caminho já está andado.

Valeu meu amigo !
Desculpe a ignorancia mas ....

1 - o que é panhard ????
3 - tem alguma maneira , a não ser abrindo o dito cujo ????

valeu

[]´s

Zé Buscapé
09/04/2006, 08:12
Tá Boooom,

já mandei novamente as MP e também respondi para o Pedro.
Dá uma lida antes de deletar!!


Grande Abraço Enlameado!


Bom dia a todos, meu nome é Renato e pretendo adquirir um Engesa.
Quanto a este numero, alguem poderia me informar onde fica e se é o No. do Chassis que deverá coincidir como o do documento?