PDA

Ver Versão Completa : O quanto utilizo a Embreagem



Renatão
07/03/2005, 11:24
FALA GALERA!!

Tenho mais uma grande dúvida. Peguei uma trilha leve para testar o Niva. E percebi que nas subidas, em reduzida, pisei muito na embreagem para controlar a velocidade, até por medo de forçar a suspensão e caixa de direção (não sei qual dos dois que está fazendo um baita barulho).

A questão é:

Utilizo a embreagem mesmo??

Ou sento o pé para não forçar a embreagem??

Wallace
07/03/2005, 11:32
Não deveria usar a embreagem nunca.

Renatão
07/03/2005, 11:42
Nem quando houver desníveis(valetas) fortes???? Tentei passar uma vez sem usar a embreagem e nossa, o carro parecia um boi no rodeio!!

Eduardo Velo
07/03/2005, 12:24
Renatão , usa primeira reduzida e solta o pé da embreagem , tenta controlar sempre na aceleração , se for pisar na embreagem é pra pisar até o fim e controlar no freio , é assim que funciona , vai tentando que uma hr vc consegue ...

O controle é - soltando embreagem , acelerando e desacelerando e pisando na embreagem pra pisar no freio ... Vai durar muito tempo essa embreagem se souber usar ...

[]s...

Renatão
07/03/2005, 13:21
Mais vale eu subir acelerando e passar mais rápido nos buracos do que eu pisar na embreagem e passar na manha, utilizando o freio também??


Putz!!! Tô vendo que ainda tenho muito a aprender!!!

Mas sou brasileiro e não desisto jamais!! hehe!!

Wallace
08/03/2005, 12:20
Não.
Acelerando vai judiar do Jipe.
Não tenha medo que é muito dificil um jipe morrer em primeira reduzida quando esta bem regulado.
E também anda muito devagar em primeira reduzida.
O certo é só usar o acelerador com calma, suavidade e normalmente pouco também, ou vai pular para frente como deve ter acontecido com você.
Se precisar pode usar o freio também e enquanto não for parar ou trocar de marcha esqueça a embreagem.
Pode até fazer o seguinte: com o jipe desligado engate a primeira reduzida e ligue o jipe sem acelerar mesmo. Ele vai sair andando mesmo se tiver um pequeno obstaculo na frente. Então nem para sair precisa de embreagem!
Se estiver na capital aparece no Ibira para ter umas dicas ao vivo.

Renatão
08/03/2005, 13:29
Valeu Galera!!!

Wallace, estou na capital. De que horas a que horas que rola lá no Ibira?? todas as Quintas??? vou colar lá sim, valeu pela ajuda!!!

Eduardo Velo
08/03/2005, 13:41
Cola na barraca do Cabral , onde pega as fichas , é virar pra traz e perguntar se tem alguém do 4x4brasil

[]s.. e até lá ...

Marcelo
09/03/2005, 15:06
Pode até fazer o seguinte: com o jipe desligado engate a primeira reduzida e ligue o jipe sem acelerar mesmo. Ele vai sair andando mesmo se tiver um pequeno obstaculo na frente. Então nem para sair precisa de embreagem!
Renatão,

Só não faça isso com freqüencia senão você vai acabar com o motor de arranque. :? :? Porque dessa forma, além de girar o motor, o arranque vai ter que "empurrar" todo o jipe até que o motor funcione sozinho. :wink: Só faça em casos de urgência; como eu que numa trilhazinha fiquei sem embreagem, :evil: dai quando parava o comboio eu desligava o jeep, quando ia sair, escolhia a marcha e dava partida com ele engatado. :wink:

[s]

tonturinha
16/03/2005, 20:01
esse negócio de ligar com o carro engatado quando tah sem embreagem..
a gente fez isso na ranger do meu irmao uma vez que ficamos sem embreagem na praia..
soh que dai a gente teve que empurrar ela, e acho que o cara ficou dando partida.. tava em 4x4H.
se soh engatasse a marcha e botasse 4x4L e ligasse nao precisava de mais nada?!
ou nada a ver tah reduzida ou nao?

[]s

Marcelo
16/03/2005, 20:53
Tonturinha,

Sim tem tudo haver estar em reduzida. Em low fica mais fácil e judia menos do motor de arranque. :wink: :wink:

[s] reduzidos,

SmootH_
06/05/2005, 19:52
interessante esse esquema da reduzida!!

nepomuk
18/05/2005, 08:53
O único detalhe que deve ficar claro é que utilizando-se a reduzida praticamente dobra-se o torque transmitido ao conjunto de saída da transmissão devendo-se utilizar, preferencialmente, da 2 marcha para cima pois a 1ª reduzida, se utilizada em um terreno muito rígido e com alta aderência, pode chegar a danificar o cardan e/ou diferenciais se o piloto for muito pé-de-chumbo.
Em subidas muito íngrimes é sempre aconselhável (além de sairem todos os passageiros do veículo primeiro :roll: ) analisar antes por onde exatamente vc quer mirar o veículo e ir num tiro só com aceleração constante. Se ficar oscilando o pé possivelmente ele irá perder aderência. Mesmo assim não se apresse em utilizar a embreagem. Basta tirar o pé e acelerar bem de leve que o veículo automaticamente recupera o "grip".

Embreagem , tem a única finalidade de facilitar as trocas de marchas e conjunto de sincronizados. Não deve ser utilizada, jamais, como acessório de controle de aceleração/ tração. Se bem utilizada não precisará trocar nunca :wink: .

samukanvas
18/05/2005, 11:26
Acho que deve ser considerado o uso da embreagem quando a primeira está muito longa e precisa de velocidade baixa pra subir um obstáculo difícil.... no meu caso uso muito a embreagem pra subir obstáculos altos (pedras) . Mas uso sempre no limite mais baixo de giro possível.... assim evita a queimada e é claro com intervalos de refresco...

[]'s longos (samuca original com 31')

nepomuk
18/05/2005, 11:36
O ideal mesmo seria afastar a roda alguns centímetros do obstáculo e soltar a embreagem e somente acelerar quando sentir o contato (pneu-pedra no caso).
Mas todos sabemos que na prática nem sempre dá para fazer tudo conforme o "especificado".
Eu comentei aquilo para evitarmos utilizá-la ao máximo, pois tem muitos que acham que a embreagem é de titânio, até sentirem o "cheirinho" característico :twisted: .

()'s com inveja do câmbio automático.

JOSE CANDIDO
16/08/2005, 16:10
caro renatao, vc ta com o medo que todo mundo tem .... agente fica pensando

"diabos, deixa eu pisar na embreagem , senao o carro vai morrerr ..."

e como ja disseram, nao morre !!! na primeira, de reduzida, ele vai andar devagarzinho, e vai ultrapassando naturalmente qualquer obstaculo... ainda mais o niva !!

pode ir sem medo ... mas, nao pisar na embreagem nao significa pisar fundo no acelerador e sentar o pau !!!! hehehehe .... solte todos os pedais, e vc vai ver seu carrinho navegando sozinho ..... nao tem onde ele pare !!! qdo for passar nos buracos, valetas, etc ..... pare o carro, ou entre bem devagar, mete a reduzida, e solte todos os pedais. .. ele passa devagar, sem gastar embreagem, e sem pular feito um cabrito .....

pra vc se acostumar com a reduzida, coloca seu carro numa descida mais forte, e em reduzida, deixe o carro descer .... depois, vá freiando, que vc vai perceber : ele cuuusta pra morrer !!!

abs, de quem, tabem, nao acreditava que nao ia morrer !!! heheheh

candido mg

nepomuk
16/08/2005, 17:05
Bom, quanto a morrer o motor não vá tão confiante assim. É difícil, mas se não der uma aceleradinha de vez em quando , dependendo do obstáculo ele fica mesmo.
Eu por exemplo, tive essa péssima experiência quando atravessava 2 troncos tombados perpendicularmente à pista. O Carro passou os primeiros e escorregou nos segundos, travando as rodas traseiras e tremendo tudo até que o Bixim não guentou. Mas foi só ligar denovo, acelerar com mais vontade que foi tudo resolvido.

Técnica Off-road é mais feeling do que teoria... :pensativo:

Edintruder
16/08/2005, 20:35
Para arrancar sem embreagem dá para dar uma forçada na palanca de mudanças na pimeira marcha que o sincronizador fará o veículo andar um poiuco, e com muito jeito fazer o veículo dar uma embaladinha assim até a marcha engatar, mas é necessário estar em 4x4 low para o veículo sair do lugar assim.
De resto, a embreagem é só para sair do lugar e passar as marchas!

lucas felipe
18/09/2005, 19:32
Renatão,

As vezes é necessário queimar embreagem (pode salvar a sua pele)... mas não sempre...

Você coloca 1ª reduzida e vai nas manhas sem apoiar ou controlar a embreagem.

No começo a gente queima muita embreagem... ai na 1ª ou 2ª trilha com um bom
instrutor você ja começa a pegar a manha e para de queima embreagem...

Agora lembre-se ! uma embreagem (willys) custa em torno de 150 reaus :mrgreen:
a do niva não sei...

[]'s
Boa sorte, Boa técnica e boas trilhas :D

Wallace
18/09/2005, 23:32
o melhor é não ter embreagem :mrgreen:

lucas felipe
19/09/2005, 10:19
Para não ter embreagem tem que ter dinheiro :mrgreen:
Câmbio automático é o ouro :mrgreen: vo te que coloca na rural :mrgreen:
falta so um mensalão :mrgreen:

Wallace
19/09/2005, 14:37
Acho que não, um automático de opala ou de landau, ou a mecanica completa desles não deve custar muito não.

lucas felipe
19/09/2005, 19:28
To pensando em colocar o câmbio do landau (auto no volante) na rural :twisted: deve fica o bixo :mrgreen:

Aproveitando que você ta por aqui... Tem como você ver pra mim o preço dos HDS para a rural ?
o ano dela é 75/76 e se tiver me passa o preço dos coiover (sei la como se escreve)...

Brigado ! Abraço :D

Wallace
19/09/2005, 19:43
HDS é sempre R$ 200,00 cada (fora os de graaande curso).
Coilover não tenho preço, mas deve ser no minimo US$ 500,00 cada.

lucas felipe
19/09/2005, 19:52
Bom eu vou SPOAr a rural e dependendo do curso coloco um HDS de grande curso...

Você parcela ????

[]'s... Qualquer coisa te mando um e-mail

Vlw aew :concordo: !!!

Wallace
19/09/2005, 20:01
Posso parcelar sim.
O de grande curso tem 15 polegadas de curso.
Tem com 13,5 polegadas de curso que ainda é considerado NÂO de grande curso! :mrgreen:

lucas felipe
19/09/2005, 20:06
Esse é o meu sonho :twisted: :twisted: ...

Voltando ao assunto da embreagem ae:

- Renatão !!! lembrei da dica que funciona... mas a trilha fica sem graça :D
- aumente a carburação para 800/1000rpm, engate a primeira, tire o pé do acelerador e
dexe o carro ir somente na lenta :D dá certo sim, só que a carburação tem que estar mais elevada...
essa técnica funciona bem... meu irmão utiliza no seu jipe e é só alegria :D
- Se o carro tentar morrer é so dar uma aceleradinha de nada... e etc...