Ver Versão Completa : Identificação de Jeep 58
fendrich
11/06/2010, 13:40
Pessoal,
Meu Jeep foi comprado em set/2009, e até então, leigo como sou, acreditava ser um CJ.
No tópico "Jeep achado em um sítio - ajuda", do Milton Quindin, li que existiram Jeeps militares neste ano (canadenses ou holandeses, pois americanos pararam de fabricar Jeeps militares deste modelo em 1957), e que o meu possuía alguma dessas características.
Pintou a dúvida: Meu Jeep é militar ou civil? Devo chamá-lo de CJ ou M38-A1?
Algumas das características que eu observei em alguns militares/importados e que o meu tem:
JEEP escrito em letras maiúsculas nas laterais
"Recorte" nas laterais para suporte da capota militar
Para-lamas arredondado
Parafuso da grade dianteira centralizado
Local para 2 baterias à direita, logo abaixo do para-brisa
E algumas características que nacionais/civis tem:
Mostrador nacional/Horasa
Faróis "para fora"
Hoje ele é branco, mas um dia já foi verde. Não é só no cofre do motor que esse verde aparece, mas na lateral perto da porta direita também.
Alguém pode me ajudar? (além das ajudas que já tive no outro tópico)
fendrich
11/06/2010, 13:42
Mais fotos...
A foto 1, que eu imagino ser o local para as 2 baterias, foi tirada por baixo do painel, onde hoje existe um porta-luvas.
fendrich
11/06/2010, 13:49
Outra foto do suposto local das baterias.
maxdelta
11/06/2010, 20:59
Seu jipe é civil!
homerohermida
12/06/2010, 00:30
Seu jipe é civil!
Infelizmente também acho. Só não dou certeza pois não estou vendo ao vivo. :?
Pablo.pinto2007
12/06/2010, 01:12
Até onde eu sabia o 54 é que era com essa carroceria... pois existiu também CJ-5 no ano de 1954, os primeiros... provavelmente pode ser que o seu antigo dono tenha comprado uma carroceria dessas, mais raras, ou então não sei o que houve, já que não sei exatamente até que ano essas carrocerias "diferentes" foram fabricadas...
Abraços, só sei de uma coisa é bonita e faz do seu jeep um jeep raro é!
Pablo
Lúcio Fuentes
12/06/2010, 08:52
Bom dia Fendrich, tenho um JEEP ano 57 com as mesmas características que o seu:mrgreen:, vou acompanhar de perto o seu tópico, o seu motor é 4cc ou 6cc, me disseram que no ano de 57 e 58 o motor era 4cc e o meu é 6cc e que por isso o chassis é mais fino (verdade ou mito?:?::pensativo:).
Até onde eu sabia o 54 é que era com essa carroceria... pois existiu também CJ-5 no ano de 1954, os primeiros... provavelmente pode ser que o seu antigo dono tenha comprado uma carroceria dessas, mais raras, ou então não sei o que houve, já que não sei exatamente até que ano essas carrocerias "diferentes" foram fabricadas...
Abraços, só sei de uma coisa é bonita e faz do seu jeep um jeep raro é!
Pablo
54 nao é, a nao ser que existiu uma segunda série do 54, tenho um 54 e usa carroceria cara de cavalo.
Tenho um desses com as mesmas caracteristicas, mas no documento consta 56 importado. Essas especie de tampa no lado direito dianteiro, nao abre, acho que nao é p/ bateria:pipoca:
Motorização original 4cil hurricam.
na seguencia, cj2/gpw 1945, cj3b 1954, e cj5 1956
Fabiano-SL
12/06/2010, 10:53
Veja aqui se ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=379
Mas teu jeep é civil.
Outra coisa: até 55 os jeeps eram willys cj3b (cara de cavalo).
Jhonatan Jho Jho
12/06/2010, 10:54
Aproveitando o topico ...
o meu no doc tah importado e ele eh 54 ele é militar?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1566&pictureid=9958
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1566&pictureid=9957
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1566&pictureid=9960
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1566&pictureid=9961
Fernando Massad
12/06/2010, 16:49
ser civil ou militar em nada modifica seu Jeep, até porque o preço, basicamente, é um só, a menos que vc tenha intenção de restaurar o bicho. Se fosse vc não me preocuparia com isso não...
André Luiz Rossetim
12/06/2010, 17:41
Bom dia Fendrich, tenho um JEEP ano 57 com as mesmas características que o seu:mrgreen:, vou acompanhar de perto o seu tópico, o seu motor é 4cc ou 6cc, me disseram que no ano de 57 e 58 o motor era 4cc e o meu é 6cc e que por isso o chassis é mais fino (verdade ou mito?:?::pensativo:).
O meu tbm, é exatamente assim, está registrado como 57 (importado), e nesta epoca o motor era 4cc (haricane , acho eu), verifica-se isso pelo tamanho do tunel do radiador (deve ter uns 25cm entre a grade externa e o radiador) lugar onde no meu caso colbe inclusive uma ventuinha eletrica.
Gianmefer
12/06/2010, 20:30
Fala Fendrich, vi seu jeep na loja onde vc comprou...na época esta esperando vender meu Niva (que ficou na loja até agosto quando troxe ele pra sampa quando me mudei pra cá) pra pegar um willys, o que aconteceu em Dezembro e fui buscar meu Jeep com o Evari da parana off-road..
O meu é 57 com todas essas caracteristicas, só não tem a entrada do snorkel no capo, acho que deve ter sido trocado, sei lá....
vou acompanhar e se desobrir mais algumas particularidades do bixão posto aqui..
Pablo.pinto2007
12/06/2010, 23:44
Pessoal, até onde sei é o seguinte...
CJ-3A até 1952 - Motor continental Go Devil 4cil (Cabeçote baixo - válvulas nas laterais);
CJ-3B de 1953 e 1954 aqui no brasil, pois lá fora esticou até, se não me engano, até 67; Aqui no brasil - motor Hurricane 4 cil, cabeçote alto, válvulas no cabeçote - por isso o capô ser mais alto, para caber o motor;
CJ-5 1954/55 (isso mesmo) com motor Hurricane 4cil;
CJ-5 não sei se a partir de 56, mas logo logo com motor hurricane 6cil, o chamado bf 160 / 161... houveram algumas atualizações no motor...
E depois quando a Ford comprou o direito da willys no brasil, foram equipados com o georgia 4cil OHC.
Qualquer disparidade de idade é bom comentar... sendo que houve sim em 1954 e 1955 CJ-5 com motor hurricane 4cil - digo por que já vi com meus próprios olhos que a terra há de comer!!!hehehehehe.
Abraços!
Pablo
fendrich
13/06/2010, 19:28
Corrijam-me se eu estiver errado: A maior parte das características físicas (lataria, diga-se de passagem) apontam para um M38A1, e não um CJ (com exceção da tomada de força lateral e a entrada do snorkel, existe a alteração lateral, o espaço para as 2 baterias, o local de suporte da grade frontal e a inscrição "Jeep" em letras maiúsculas). A parte elétrica aponta para um CJ.
Aí fica a pergunta: Pelo M38A1 ser 24V, e o CJ ser 12V, será que em algum momento, por falta de peças, toda a elétrica não foi trocada de 24V para 12V?
Isso tudo é mais curiosidade do que outra coisa...
paesem520
14/06/2010, 16:01
Trata-se de um modelo civil com certeza. Os primeiros CJ-5 chegaram no Brasil no final de 1955 para serem montados aqui, com motorização Hurricane 4 cilindros e carroceria igual a americana. Guardavam algumas semelhanças na carroceria com o M38A1, como o recorte para snorkel no capô, a tampa para bateria sobre o curvão e inclusive as dobras sobre os paralamas traseiros. Mesmo não sendo militar trata-se de um modelo de jeep CJ-5 bastante raro e bonito.
Quanto ao CJ-3B, militares somente os Kaiser a partir de 1964 a 1968.
Abraços,
Paese.
fendrich
14/06/2010, 16:18
Obrigado a todos pela colaboração. Além da valiosa opinião dos amigos, encontrei em um site (http://www.willysmjeeps.com/), também um fórum, especializado sobre viaturas militares Willys.
Nenhum jeep militar tem a abertura traseira. Imagino que seja uma mistura de peças importadas (talvez até de militares), mas com objetivo civil.
Eu já tinha vontade de pintá-lo de verde exército. Agora vai virar projeto.
Eduardo
como é esse tal de recorte p/ tomada de força lateral ?
fendrich
15/06/2010, 08:19
Dá uma olhada no post #36 do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75173&page=4
Dá uma olhada no post #36 do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75173&page=4
Haa Tá, o meu jeep nao tem essa entrada, pode ser que talves tenha sido tirada, distoa um pouco do conjunto, nao ë?
[quote=Jhonatan Jho Jho;1185099]Aproveitando o topico ...
o meu no doc tah importado e ele eh 54 ele é militar?
[
Jhonatan,
meu jeep um 54 cj3, é igualzinho ao seu, comprei essa carroceria num leilao da ESA em tres coraçoes, portanto a carroceria é legitima militar, inclusivel tem a tampa trazeira... exceto pela lanterna trazeira que é embutida. na foto abaixo da p/ reparar pelo dado interno do paralama o suporte das lanternas originais.
paesem520
16/06/2010, 08:55
Nesse caso trata-se de um CJ3B militarizado pelo EB e posteriormente pela empresa Bernardini. Ou seja, é militar sim mas tem origem civil, foi adaptado para uso militar. Mas o único CJ3B produzido especialmente para esse uso é os Kaiser M606, que vieram parar no Brasil somente no começo dos anos 60.
Muitos CJ3A também foram militarizados pelo EB nos anos 50, e às vezes podem ser confundidos com os M-38.