Ver Versão Completa : Bloqueio Dianteiro p/ Troller Diesel 2001
Elmer_Jeep
07/03/2005, 10:36
Dois amigos meus compraram semana passada na Ensimec dois Full Lock e instalaram nos seus respectivos Troller ambos Diesel ano 2001.
Agora os caras querem saber se tem algum bloqueio(80%) que sirva pro diferencial dianteiro desses Troller.
Eu disse a eles q ia pesquisar sobre isso pois não sei se o diferencial dianteiro do Troller é Dana 44 ou se existe outro bloqueio específico pra esse modelo de diferencial.
Conto com vcs, obrigado.
Pelo que sei tem sim, mas cuidado com o nome.
Eles querem é um bloqueio de deslizamento limitado. Existem varios modelos de varios preços.
Além de álguns tipo 100% que são acionados pelo motorista como o ARB Air Locker, OX etc...
Se especificar melhor o que deseja e ou quanto quer gastar eu tento ajudar.
Elmer_Jeep
07/03/2005, 12:01
Pelo que sei tem sim, mas cuidado com o nome.
Eles querem é um bloqueio de deslizamento limitado. Existem varios modelos de varios preços.
Além de álguns tipo 100% que são acionados pelo motorista como o ARB Air Locker, OX etc...
Se especificar melhor o que deseja e ou quanto quer gastar eu tento ajudar.
Bom, os caras querem gastar no máximo 1000 reais.
De acionamento automático e não precisa ser 100%.
Lembrando que os jipes são eventualmente usados no dia-dia.
obrigado.
tipo... meio que fugindo do assunto da pra ce q tem uma cara filmando...
onde foi isso?
e tipo... poe o filme na net =P hihihi poco folgado...
fui :oops:
Bom, se o eixo do Trolha 2001 for igual ao de 2002, um Dana 44 de 30 estrias, então o Trac-Loc do eixo traseiro serve perfeitamente......
O seu tá no caminho, SP - RR.......... :wink:
Abraços,
Elmer_Jeep
07/03/2005, 15:09
Bom, se o eixo do Trolha 2001 for igual ao de 2002, um Dana 44 de 30 estrias, então o Trac-Loc do eixo traseiro serve perfeitamente......
O seu tá no caminho, SP - RR.......... :wink:
Abraços,
Obrigado bill, é exatamente isso que os caras querem, um track lock do proprio troller, só falta verificar se o diferencial dianteiro é o mesmo nos modelos 2001.
[]'s 8)
Elmer_Jeep
07/03/2005, 15:13
tipo... meio que fugindo do assunto da pra ce q tem uma cara filmando...
onde foi isso?
e tipo... poe o filme na net =P hihihi poco folgado...
fui :oops:
Fala Oni, blz mano!
Boa observação, hehe.
Fizemos umas imagens pra um canal da mídia local, infelizmente só vai passar aqui na cidade mesmo.
Se eu conseguir uma cópia do video posso postar aqui depois.
1[]
Obah!!!
eh que eu mandei um que fiz do meu de 10 min... se quise ta aki =P
http://planeta.terra.com.br/lazer/oni/
aew talvez por causa desse video eu vo faze cinegrafia pra troller de campinas aew queria ve esse aew =P
mais nun da nada... fui
Pelo que sei é o mesmo sim.
Se for o caso podemos testar o do Bill no meu eixo aqui.
Por este preço vai ficar limitado a essa opção, nacional ou talvez até mesmo importado.
Não que vá mudar muita coisa.
Acho que se gastar um pouco mais compra o TrueTrack que é o melhor deslizamento limitado que existe (por engrenagens).
leovalle
08/03/2005, 13:17
Os eixos do Troller a partir de 2002 são diferentes.
O Ensimec Full Lock Fase 4 desarma automaticamnete nas curvas e para o Troller 2002 ou mais novo, custa R$ 1.157,00 em 3 vezes.
Veja no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7919
[]'s
Leo Valle
Não prestou atenção no topico né!
Eles já tem o Ensimec Full Lock no eixo traseiro e querem um de deslizamento limitado para o eixo dianteiro.
Elmer,
Para determinar se o Trac-Loc do Troller 2002 vai funcionar no 2001, será preciso determinar se o eixo é de fato um Dana 44. Isso é fácil, só compare o formato e tamanho da tampa do diferencial com o do seu Jeep. Se forem iguais, então o Trac-Loc vai encaixar na bolota sem erro.
O outro fator é o número de estrias no semi-eixo. O Trolha 2002 tem 30 estrias. Teria que tirar um semi-eixo do 2001 para verificar quantas que tem........
Abraços,
leovalle
08/03/2005, 15:18
Elmer,
Para determinar se o Trac-Loc do Troller 2002 vai funcionar no 2001, será preciso determinar se o eixo é de fato um Dana 44. Isso é fácil, só compare o formato e tamanho da tampa do diferencial com o do seu Jeep. Se forem iguais, então o Trac-Loc vai encaixar na bolota sem erro.
O outro fator é o número de estrias no semi-eixo. O Trolha 2002 tem 30 estrias. Teria que tirar um semi-eixo do 2001 para verificar quantas que tem........
Abraços,
Bill,
é aí que tá o problema. O Saulo comprou um ENSIMEC pro troller (anterior ao 2002) e não encaixou, pq a bola aparentemente é igual, mas quando instalado a coroa não casa com o pinhão, aí ele teve que trocar pela bola da Rural e encaixou perfeitamente.
[]'s
Então só pode ser que o diferencial do Trolha <2002 não seja D44........
O que quer dizer falando que a coroa não casa com o pinhão?? As peças montavam, mas não encaixaram os dentes?? Isso não faria sentido.......
De qualquer maneira, aqui vai a seqüência de montagens que fiz em meus eixos, que são do Trolha 2002.
1) Retirei o Trac-Loc do eixo traseiro, instalando no seu lugar a caixa satélitie do eixo dianteiro com um Lock-Right de 30 estrias. Tudo encaixou perfeitamente.
2) Instalei no eixo dianteiro o Trac-Loc.
e depois de um tempo....
3) Retirei o Trac-Loc para instalar o ARB.
OBS: Para tudo isso, os cunjuntos R&P originais de 4,10 foram substituidos por relações 5,38 do Jeep!!
O que poderíamos concluir disso é o seguinte:
- As relações do Jeep encaixem na bolota do dois eixos do Troller 2002.
- As duas bolotas do Troller 2002 são iguais.
- As bolotas do Troller 2002 são iguais as do Jeep.
Abraços,
leovalle
08/03/2005, 15:57
Bill,
Ele é dana 44 sim, mas a peça é diferente. O Troller dele é do um dos 12 primeiros fabricados, que não são totalmente iguias na questão peças. O carro dele tava com os dana 44 da Cheroka.
A afirmativa de que as bolas do troller 2002=rural=cj está absolutamente certa.
[]'s
Mas K7, o que exatamente é diferente?!? Nunca ouvi falar em diferenças em D44 ao ponto de não encaixar R&P........... Tudo bem, tem os de hi-pinion, mas isso não é o caso aqui......
Abraços curiosos,
leovalle
08/03/2005, 16:43
Mas K7, o que exatamente é diferente?!? Nunca ouvi falar em diferenças em D44 ao ponto de não encaixar R&P........... Tudo bem, tem os de hi-pinion, mas isso não é o caso aqui......
Abraços curiosos,
A geometria da peça. Aparentemente é igual, mas quando se mede, há uma diferença mínima entre uma e outra. Quando o pessoal tava montando o bloqueio, quebraram a cabeça e só entenderam o porque quando usaram o paquímetro. Tanto é que o catálogo da Ensimec tem a observação Troller 2002>.
Quando pedí o BL pro Saulo não atentei pra esse detalhe.
Obs: Fica aí uma dica pra quem usa o diferencial da Cheroka. Se o bl for muito caro, arruma uma bolota dana 44 de um CJ e compre um bl mais barato.
[]'s
Exatamente onde é a diferença?!?
leovalle
08/03/2005, 17:28
Exatamente onde é a diferença?!?
O buraco onde encaixa o pinhão é deslocado em cerca de 1 cm, se não me engano pra direita, olhando-se de frente paraa tampa o diferencial.
[]'s
Léo,
Se for isso, o problema não está na carcaça. Vocês tentaram montar uma conjunto R&P de relação curta numa caixa satélitie para relação longa. Existem duas caixas diferentes para o D44, uma para 3,73 para baixo e uma outra para relações superiores. É justamente nesta medida em que as caixas são diferentes......
Abraços,
É isso ai Bill, pelo que sei todos os Danas 44 de Troller e Cherokee são similares os outros danas 44 de 30 estrias.
Já vendemos ARB e Eletrac para varios Trollers a gasolina.
Muda a caixa na relação 3,73 para mais longa é uma e de 3,92 para mais curta é outra, o Troller antigo usa essa pois é 4,88.
Elmer_Jeep
09/03/2005, 00:17
Léo,
Se for isso, o problema não está na carcaça. Vocês tentaram montar uma conjunto R&P de relação curta numa caixa satélitie para relação longa. Existem duas caixas diferentes para o D44, uma para 3,73 para baixo e uma outra para relações superiores. É justamente nesta medida em que as caixas são diferentes......
Abraços,
Cara, passei a tarde na net e não recebi nenhuma notificação dessa porrada de mensagens :evil: , muito obrigado a todos. :D
Ae bill, quando eu comecei a ler sobre essa parada aí lembrei logo daquela dúvida que te falei da diferença entre as caixas satélites, acho que o problema do Leo foi isso mesmo. :lol:
Os eixos do Troller a partir de 2002 são diferentes.
O Ensimec Full Lock Fase 4 desarma automaticamnete nas curvas e para o Troller 2002 ou mais novo, custa R$ 1.157,00 em 3 vezes.
Veja no tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7919
[]'s
Leo Valle
Ei Leo, esse preço vale pro de 19 estrias? pra pagar à vista tem algum desconto??
Sem sair do foco principal do tópico mas isso seria pra outros dois amigos que estão interessados no full lock pra trazeira de CJs 19 estrias.
Powrr@, liguei hoje na ensimec e me deram o preço de 1300 à vista e 1500 parcelado, se for desse jeito prefiro encomendar com vc.
Pelo que sei é o mesmo sim.
Se for o caso podemos testar o do Bill no meu eixo aqui.
Por este preço vai ficar limitado a essa opção, nacional ou talvez até mesmo importado.
Não que vá mudar muita coisa.
Acho que se gastar um pouco mais compra o TrueTrack que é o melhor deslizamento limitado que existe (por engrenagens).
Ae Wallace, obrigado pela dica, verifica (sem compromisso) quanto $ai esse True Track, derrepente os caras se interessam.
[]'s All.
Aproveitando a carona do colega jipeiro RR, informo que também estou interessado em adquirir um bloqueio para o Trallha.
O meu é um 2002 e portanto já possui bloqueio de 75% no eixo traseiro Dana 44 - 30 estrias (se não me engano).
Minhas dúvidas seriam:
É melhor bloquear a força motriz em 100% na traseira ou na dianteira?
Confesso que não sei, mas já me informei e posso adaptar o meu bloqueio (75%) em qualquer um dos eixos, o que me daria flexibilidade.
Pelo que entendi deste tópico existem as opções de Full lock da Ensimec, o True Trac e os maravilhosos mas carésimos ARB :cry: Existiriam outras opções 100%?
Se eu instalar qualquer um desses no eixo dianteiro (menos o ARB por causa do preço), seria correto afirmar que ele só funcionaria com a "roda livre acionada" e por isso não comprometeria a dirigibilidade no asfalto em 4x2? O preço do Ensimec eu vi postado no tópico. Quanto custaria o True Track?
[]s sedentos por um bloqueio + efetivo
leovalle
09/03/2005, 01:59
Léo,
Abraços,
Bill,
Falei sobre isso em outro tópico, mas não lembro em qual. O problema é que o BL pra relação longa também não encaixou no tal diferencial de cheroka do Troller do Saulo. Se encaixasse o Troller "<2002" também estaria no catálogo. Não se preocupe se isso tá esquentando a sua cabeça, pois esquentou acabeça de muitos outros bem antes de vc, mas especificamente na semana antes do TRC em Sampa.
A diferença do caixa alta e do caixa baixa está ligado diretamente ao tamanho da coroa e do pinhão e não da geometria interna da bola.
[]'s.
leovalle
09/03/2005, 02:16
Ei Leo, esse preço vale pro de 19 estrias? [b]pra pagar à vista tem algum desconto??
Sem sair do foco principal do tópico mas isso seria pra outros dois amigos que estão interessados no full lock pra trazeira de CJs 19 estrias.
Powrr@, liguei hoje na ensimec e me deram o preço de 1300 à vista e 1500 parcelado, se for desse jeito prefiro encomendar com vc.
Vale sim pros 19 estrias. Cara o preço tá no limite mesmo e saiba que foi fruto de uma dura negociação especialmente pra esse fórum e pra lista de distribuição do RORC. Veja em detalhes no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7919
Uso na dianteira também, mas como meu carro não pega estrada talvez não seja parâmetro, mas o Monster usa e o eixo é de troller (aquele ainda sem roda-livre) e o Gilvan corre raids e viaja direto, sendo que na sua última viagem saiu de BH e foi pra sua terra natal no RS 100% bloqueado rodando mais de 3000 km, lembrando que o carro é turbo e ele tem o pé um pouco pesado. O Fase 4 desarma suavemente nas curvas. Na verdade ele hoje, pelos aperfeiçoamentos talvez devesse chamar-se Fase 4.5
[]'s
leovalle
09/03/2005, 02:20
É melhor bloquear a força motriz em 100% na traseira ou na dianteira?
Coloque um 100% que mais lhe agrade no eixo traseiro e use o 75% na dianteira e terá um excelente conjunto.
Se eu instalar qualquer um desses no eixo dianteiro (menos o ARB por causa do preço), seria correto afirmar que ele só funcionaria com a "roda livre acionada" e por isso não comprometeria a dirigibilidade no asfalto em 4x2?
Corretíssimo.
No caso do Ensimec, detroit locker e o Lock Right que seriam suas opções mais baratas, pegando-se a mãnha, vc consegue andar 100% bloqueado sem problemas.
Boa sorte na preparação de seu carro.
[]'s
Elmer_Jeep
09/03/2005, 09:55
leovalle,
Muito obrigado pela ajuda, de início vou ficar com 1 full lock pois meu amigo "Batata" já deixou a grana comigo e quer que eu compre pra ele.
[]'s
leovalle
09/03/2005, 10:33
Não prestou atenção no topico né!
É nessas horas que me mato de rir :lol: :lol: :lol:
Elmer,
Bloqueio a caminho.
[]'s
Bom. Antes de mais nada agradeço a atenção do Leo e do Wallace.
Estou realmente decidido a comprar o bloqueio.
Amanhã estarei no Ibira trocando umas idéias com uns colegas para me ajudarem a decidir.
De qualquer forma, tenho duas dúvidas mais.
Este Eletrac que tem deslizamento limitado pode ser acionado de dentro do carro, ou seja, já em 4x4 existe alguma chave para acioná-lo 100% e desacioná-lo quando eu quiser?
O True Track pelo que entendi se assemelha ao Ensimec, ou seja, instalado na dianteira só vai funcionar se tiver se for virada a borboleta?
Bom amigos, acho que já perguntei bastante e com estas respostas terei condições de me decidir melhor.
Obrigado.
[]s
Amanhã estarei no Ibira trocando umas idéias com uns colegas para me ajudarem a decidir.Estarei lá também.
Este Eletrac que tem deslizamento limitado pode ser acionado de dentro do carro, ou seja, já em 4x4 existe alguma chave para acioná-lo 100% e desacioná-lo quando eu quiser?Opppsss Não.
O Electrac quando NÂO ACIONADO é o True Track, ou seja, o melhor bloqueio de deslizamento limitado que existe. Vai ajudar em todos os tipos de pisos, incluindo o asfalto (isso mesmo, bloqueio de deslizamento limitado ajuda no asfalto).
O True Track só não atua bem quando se fica com uma roda no ar, mas quando isso aconte ou se quiser realmente bloquear o diferencial basta apertar um botão no painel.
Ou seja, é o melhor dos dois mundos.
E pelas suas caracteristicas pode ser colocado tanto no eixo dianteiro como no traseiro, mesmo em 4x4 integral, como vou fazer na Cherokee.
O True Track pelo que entendi se assemelha ao Ensimec, ou seja, instalado na dianteira só vai funcionar se tiver se for virada a borboleta?Opppss Não.
O Ensimec é semelhante ao Quick lock, Lock right etc.
Não devem ser instalados na dianteira só na traseira.
Eles afetam muito a dirigibilidade na dianteira fazendo o veiculo só querer ir reto quando em 4x4.
Para uso muito radical poderia até instalar na dianteira. Mas não recomendo.
Na traseira tem um bom custo beneficio, mas alguns se incomondam com eles até mesmo no eixo traseiro já que quando acelera eles tendem a bloquear.
O True Trac é um deslizamento limitado, pode usar em ambos os eixos e nem vai saber que estão lá, não atrapalham em nada.
Só que num fora de estrada mais radical ele não é tão efetivo como os anteriores.
equipeminas4x4
10/03/2005, 15:15
O True Track pelo que entendi se assemelha ao Ensimec, ou seja, instalado na dianteira só vai funcionar se tiver se for virada a borboleta?Opppss Não.
Eles afetam muito a dirigibilidade na dianteira fazendo o veiculo só querer ir reto quando em 4x4.
Para uso muito radical poderia até instalar na dianteira. Mas não recomendo.
Na traseira tem um bom custo beneficio, mas alguns se incomondam com eles até mesmo no eixo traseiro já que quando acelera eles tendem a bloquear.
O True Trac é um deslizamento limitado, pode usar em ambos os eixos e nem vai saber que estão lá, não atrapalham em nada.
Só que num fora de estrada mais radical ele não é tão efetivo como os anteriores.
Oppsss,
Como ele interfere na dirigibilidade em 4x4, se qd vc está em 4x4, teoricamente vc vai precisar do bloqueio??? A não ser em manobras fechadas o bloqueio dianteiro não atrapalha em nada a dirigibilidade. Se o cara tem roda livre, pode instalar sem problema, para qualquer uso, radical, trilha ou misto.
[]´s
leovalle
10/03/2005, 15:23
lubento,
1º o ENSIMEC não tem nada haver com os importados citados. Seu projeto é inspirado no Detroit Locker.
2º Podem ser instalados sem qualquer problema na dianteira
3º Só afetam a digiribilidade quando acionados, ou seja se a roda livre estiver acionada. Se acionado, o sistema desarma nas curvas em baixa velocidade. Agora se quiser rodar com ele acionado, como faz o Gilvan Costa no Monster é só uma questão de se acostumar.
[]'s
1º o ENSIMEC não tem nada haver com os importados citados. Seu projeto é inspirado no Detroit Locker.O Detroit Locker é outro similar aos citados como também é o No-slip e ainda varios outros. São bloqueios tipo 100% de acionamente automatico com engrenamento (ou bloqueio) por dentes. Citei os mais conhecidos.
Cada um tem suas caracteristicas proprias, mas o basico do funcionamento é o mesmo.
2º Podem ser instalados sem qualquer problema na dianteiraVolto a falar, não é recomendado. E isso vale para a maioria das aplicações e usuarios.
E como falei, para uso radical pode instalar.
3º Só afetam a digiribilidade quando acionados, ou seja se a roda livre estiver acionada.Ou seja, ou anda em 4x2 ou vai ter um 4x4 que tem um comportamento mais radical com a tendencia de seguir reto.
Se acionado, o sistema desarma nas curvas em baixa velocidade.O bloqueio trabalha com um jogos de forças. Então nesta relação de forças o mais importante normalmente é a força do motor que passa pelo bloqueio, assim muitas vezes é mais importante o fato de acelerar ou não, que a velocidade ou raio da curva.
Alguns soldam ambos os diferenciais e acham que esta otimo.
Outros colocam um bloqueio deste dipo na traseira e não se acostumam. Tem quem retirer o bloqueio.
Ninguem este certo ou errado, mas é coisa de gosto e costume de cada um.
Agora se quiser rodar com ele acionado, como faz o Gilvan Costa no Monster é só uma questão de se acostumar.Como falei acima pode ser só questão de se acostumar.
Elmer_Jeep
11/03/2005, 22:04
Bela aula :!: :shock: :D
Só vi agora porque entrei no tópico poracaso, não recebi notificação dessas mensagens :cry:
[]'s :mrgreen:
lubento,
1º o ENSIMEC não tem nada haver com os importados citados. Seu projeto é inspirado no Detroit Locker.
2º Podem ser instalados sem qualquer problema na dianteira
3º Só afetam a digiribilidade quando acionados, ou seja se a roda livre estiver acionada. Se acionado, o sistema desarma nas curvas em baixa velocidade. Agora se quiser rodar com ele acionado, como faz o Gilvan Costa no Monster é só uma questão de se acostumar.
[]'s
Leo, neste ponto concordo plenamente. Tem q acostumar a usar.
Tenho uma gaiola para indoor 4x4 q esta bloqueada na frente e atras, e fica mto bom. Mas tem que reaprender a fazer curvas. Mas quando se aprende, fica excelente.
"Wallace"
Na linha que trabalho o mais barato é o Quik Lock, US$ 340 que é cerca de R$ 900. DUVIDA ? US$ 340x2,30=782,00 + FRETE ? = ????
Eletrac, US$ 1.135 ou uns 3 mil, o melhor certamente (fora o custo!)
US$ 1.135x2,30=2.610,50+FRETE ??? = ???
So pra verificar a cotação do dolar.
Vc teria algum site onde eu pudesse verificar/visualizar os bloqueios q estamos falando ???
O Quik Lock e o Lock Right sao parecidos ??? Ou nao tem nada haver ???
Obrigado.