Ver Versão Completa : Guincho - ter ou não ter
Luiz Castilho
10/06/2010, 20:06
Ando pensando em instalar um guincho na minha viatura.
Estou na fase de pesquisa de base (não existe base para o meu carro no Brasil - teria que trazer de fora ou mandar fazer, o que já consegui também com um colega forista) e da marca de guincho.
Entretanto fico me perguntando se não vou estar só pendurando uns 3 mil reais ali na frente do carro pra acabar nunca usando. Eu não faço offroad pesado. Meu carro nem é próprio para isso. Passeios e viagens com a família, indo onde um carro comum não chegaria ou chegaria com muita dificuldade - essa é a minha praia, ou melhor, a minha trilha.
Entretanto acho o guincho uma grande garantia para quem está sozinho numa estrada péssima e deserta, com lama e valas. Obviamente nada é 100% mas que ajuda, ajuda.
Bem, minha questão é essa. Vocês que têm guincho em suas viaturas, com que frequência acabam usando? É um investimento que vale a pena?
Obrigado a todos!
Leonardo Raffi
10/06/2010, 20:24
Ola eu estou instalando um mecanico num jep de trilha...pois qdo vou para uma trilha mesmo q tenha outros colegas mas sem guincho passa-se muito trabalho mesmo...
Pretendo colegar um eletrico na camper mas como dinheiro anda escasso vai demorar...
andar sozinho em estradas ruins facilita muito...inclusive para ajudar outros...
se procurar consegue fabricar uma boa base.... coloca usa bastante na hora de vender tira para colocar em outro...(ou não)
se 3 mil não é o problema aproveita... se um dia precisar do guincho e nao tiver ai sim....
Tenho dois colegas q colocaram e não se arrependeram... vale o investimento...
Um bom jogo de pneus no mínimo tipo mud ajuda a usar menos o guincho...
Qual é o seu carro??
aguardaremos os colegas q tem a falarem de suas experiências...
Julio Rebello
10/06/2010, 20:33
Ando pensando em instalar um guincho na minha viatura.
Estou na fase de pesquisa de base (não existe base para o meu carro no Brasil - teria que trazer de fora ou mandar fazer, o que já consegui também com um colega forista) e da marca de guincho.
Entretanto fico me perguntando se não vou estar só pendurando uns 3 mil reais ali na frente do carro pra acabar nunca usando. Eu não faço offroad pesado. Meu carro nem é próprio para isso. Passeios e viagens com a família, indo onde um carro comum não chegaria ou chegaria com muita dificuldade - essa é a minha praia, ou melhor, a minha trilha.
Entretanto acho o guincho uma grande garantia para quem está sozinho numa estrada péssima e deserta, com lama e valas. Obviamente nada é 100% mas que ajuda, ajuda.
Bem, minha questão é essa. Vocês que têm guincho em suas viaturas, com que frequência acabam usando? É um investimento que vale a pena?
Obrigado a todos!
Boa noite amigo!
Existe para tudo nessa vida a chamada relação custo x benefício.
Quando se compra um um utilitário 4X4, normalmente, têm-se alí depositado seus $$$ em prol do seu trabalho, lazer, conforto, acessibilidade(locais onde somente um bom 4x4 vai te levar), conforme vc mesmo descreve.
Acredito, que no seu caso específico, o guincho seja mais uma garantia e segurança ao seu lazer do que um desperdício de $$$. Se tens um qq e pode fazer a aquisição, FAÇA!
Temos bons guinchos no mercado e exclentes profisionais instalando-os, mas lembre-se de que ele é uma peça para sua segurança adicional e deve ser testado periodicamente, assim como revisado.
:concordo:
SDs4x4,
Julio
Se vale a dica, compre um hi-lift. Ele além de servir de guincho, tem outras funções e cuta 10% do guincho.
Para seu uso, conf relato, acho que não vira investir nisso.
Sergio Rocha
11/06/2010, 10:00
Guincho é igual a seguro, vc tem e torce para não usar.
[]´
Matheus Gandini
11/06/2010, 13:18
Guincho é igual a seguro, vc tem e torce para não usar.
[]´
X2!!!
mas complementando,
...mas quando precisa, ele esta laah...
se tens 3k pra investir num guiincho, investe, ou pendura lah como vooc mesmo disse:D
podera precisar da ajuda dele ou nao, mas tera uma certeza que sempre saira dos lugares onde fiicar
Colega.
Sou muito novo no off-road, mais ainda acho minha opniao valida!
Faça como a Nava falou: compre um hi-lift.
Para seu uso, creio, que será o suficiente.
Existe no mercado um "kit off road" da própria hi-lift, que facilita usar o macaco como guincho.
Como eu não tinha $$$$ suficiente, comprei as coisas por fora pra tentar fazer esse kit por conta própria. Em breve estarei postando um tutorial para fazer esse trem aí. ( se der certo, o custo será em torno de 40% do custo do kit)
espero ter ajudado!
[]s
Sergio Rocha
14/06/2010, 21:12
Colega.
Sou muito novo no off-road, mais ainda acho minha opniao valida!
Faça como a Nava falou: compre um hi-lift.
Para seu uso, creio, que será o suficiente.
Existe no mercado um "kit off road" da própria hi-lift, que facilita usar o macaco como guincho.
Como eu não tinha $$$$ suficiente, comprei as coisas por fora pra tentar fazer esse kit por conta própria. Em breve estarei postando um tutorial para fazer esse trem aí. ( se der certo, o custo será em torno de 40% do custo do kit)
espero ter ajudado!
[]s
Vc já tentou SOZINHO tirar um carro atolado com um hi lift ? :parede:Tem ideia do trabalho de monta e desmonta cabo e hi lift pra puxar um veículo por míseros 10 mts ? E se o carro dele for uma Pajero Full de 2 toneladas ? Atolada vai pesar umas 4 T.Alguém vai ter braço pra acionar a alavanca do hi lift umas 50 ou 100 vezes, dependendo da distancia a percorrer.
Muito pelo contrário do que vc acredita o Luís precisa muito mais de um guincho do que quem faz trilha.
Eu quando faço trilha sempre tem outros jeeps comigo e se meu guincho pifar todos os meus companheiros de trilha tem guincho e podem me ajudar.
Ele sai com a família, mulher e crianças, SOZINHO e se atolar não tem ninguém para ajudar.
[]´
Tio Eddie
14/06/2010, 21:19
X2 Serjão!!!
Também ando muito sozinho e o guincho está lá (e o hi-lift também..rsrs)
[]s
guincho eeee
andar sozinho em trilha não é aconselhável, mesmo com guincho, hilift, bloqueio 100% nos dois eixos...
Tio Eddie
14/06/2010, 21:59
andar sozinho em trilha não é aconselhável, mesmo com guincho, hilift, bloqueio 100% nos dois eixos...
Rubens,
Antes que comecem os devaneios, NÃO faço trilha sozinho, nunca fiz nem recomendo a ninguém. :concordo:
Agora por força do trabalho ando muitas vezes em condição de fora de estrada e ai sim, sozinho. Nesta hora, cautela, bom senso e equipamentos adequados e na viatura são fundamentais. Felizmente nunca precisei de nenhum dos petrechos além do kit tereré, mas by the way, estão lá.
Abraços
Eu não faço offroad pesado. Meu carro nem é próprio para isso. Passeios e viagens com a família, indo onde um carro comum não chegaria ou chegaria com muita dificuldade - essa é a minha praia, ou melhor, a minha trilha.
Pessoal, vcs estão levando em conta a nossa realidade, de quem faz trilha, a do Luiz pelo que vi está mais para passeios e expedições. O carro dele é 100% stock. Se ele fosse precisar do guincho, provavelmente precisaria antes de um vão livre maior, ou pneus adequados, ou então nem entraria pro enrosco. Que é bom ter é, mas no caso dele acho que o custo não compensa.
Meus 0,02 cents.
Abração
Pessoal, vcs estão levando em conta a nossa realidade, de quem faz trilha, a do Luiz pelo que vi está mais para passeios e expedições. O carro dele é 100% stock. Se ele fosse precisar do guincho, provavelmente precisaria antes de um vão livre maior, ou pneus adequados, ou então nem entraria pro enrosco. Que é bom ter é, mas no caso dele acho que o custo não compensa.
Meus 0,02 cents.
Abração
x2
Ainda mais que ele vai ter mandar fazer um suporte ou importa-lo...
Nesse caso, para uma rara situação, voce tem um hi-lift!!
Que da mais trabalho porem pode salvar. Sem contar o uso original dele e o custo x benficio.
Mas...Se eu tivesse os 3k, não pensaria 2x em instalar o guincho!
Jeanilson
15/06/2010, 08:54
guincho eeee
Rubens,
Em trilhas sérias realmente não se deve ir desacompanhado, porém não acredito que seja a situação da viatura do Luiz, que será mais para passeios e expedições.
Luiz,
A minha opinião é a mesmo que a maioria do pessoal daqui, se tiver condições financeiras de arcar com um guincho, valerá a pena. Até mesmo porque no futuro você poderá vendê-lo, recuperando parte do investimento.
Minha sugestão é, como o seu uso será bastante esporárico, de comprar um mais barato (de 4000 ou 6000 lbs) e uma patesca para duplicar a sua força.
Parafraseando aquela propaganda de cartão de crédito: :mrgreen:
Guincho elétrico: R$ 3.000,00
Base para o guincho: R$ 700,00 (chutados)
Seguir em frente no caminho com segurança e ter a tranquilidade de saber que não ficará preso em um obstáculo bobo qualquer: Não tem preço! ;)
[]'s
Paulo_CW
15/06/2010, 09:24
LUIZ CASTILHO....
Sem devaneios e especificamente para vc de acordo com seu relato....
Seu uso é muito esporádico... então meu conselho e q invista em bons pneus mistos... q darão conta pra sair de muitos atoleiros... já vi gente em TRILHA onde mais vale o braço q guincho sem saber usar...
Se quer por guincho... acho um investimento bom.... mas se vc não faz TRILHAS... não vale a pena, pois se for pra comprar no seu caso (para o novo Vitara) terá de investir em um 8000lb... não adianta pendurar um guinchinho ching ling e quando precisar ele dar pau.... e ficar com o guincho sem uso tbm não é recomendável..... e outra coisa IMPORTANTE P/ SEU CASO, considere pelo menos mais 45kg na frente de seu veículo q é uso urbano, ou seja, irá trazer prejuiso nas frenagens e suspensão se vc não corrigir amortecedores corretos (mais custo com bilsten, off shox, procomp, rancho, etc).... ahhh sim, claro, pode por cabo sintético é reduzir peso... se investir mais 800k pra ficar lá sem uso
Usar guincho com patesca.... muito válido, mas se vc não é do mundo off road, terá de aprender a uasr corretamente... além de q te encurta o cabo pela metade q restringe seu uso em muitos casos... já q não estou considerando trilha... sim estradas em pessimas condições.
Hi-lift... se vc não faz trilha, não vai atolar feio e então ele poderá te ajudar em muitos casos, mas já q não estará no mato.... em muitas estradas não terá onde ancorar o mesmo.... não vai t adiantar nada...
Se for usar como macaco para por ex. tirar o carro de um facão.... não vai dar a não ser q vc tbm instale suportes para o mesmo.... e outra coisa é q vc tem de ver onde vc vai guardar o trambolho....
Por fim... tudo q pode te trazer segurança, é valido... mas se vc não souber usar corretamente.... tbm pode ser perigoso.
Cesar (ºlllº)
15/06/2010, 09:44
Resumindo meu velho:
Compre o guincho, na pior das hipoteses seu carro vai ficar mais bonito e agressivo do que o do seu amigo, minha sugestão de guincho é o work 9.000 www.guinchoswork.com.br (http://www.guinchoswork.com.br) .
Para a base e para-choque veja os projetos da www.4wdbrasil.com.br (http://www.4wdbrasil.com.br) me parece um trabalho bem feito e bonito.
Hi-Lift'você não sentirá falta e será um trambolho a menos p carregar.
Valeu:concordo:
Leonardo Raffi
15/06/2010, 12:38
Ontem conheci o neto de bombinhas SC, nosso colega do forum q vende peças de jeep ,ele veio para estas bandas e anda numa F350 4x2 e um baita de um guincho na frente.
Comentei esta camionete tu consegue tracionar e ele me disse q quando atola com ela o guincho tira.... esta é a camionete do dia a dia e serviço
para trilha tem uma F75 e passeio um Javali...
comentei sobre a afirmação q ele fez sem pestanejar....
Luiz Castilho
16/06/2010, 22:26
Guincho elétrico: R$ 3.000,00
Base para o guincho: R$ 700,00 (chutados)
Seguir em frente no caminho com segurança e ter a tranquilidade de saber que não ficará preso em um obstáculo bobo qualquer: Não tem preço! ;)
[]'s
Jeanilson
Acho que você definiu com muito bom humor e sabedoria.
É exatamente isso.
Entretanto meu problema continua sendo a maldita base.
Como disse antes, poderia importar a base que é vendida na Europa mas nunca a vi de perto, não sei se é boa, ninguém aqui no Brasil saberia instalá-la, mesmo com as instruções pormenorizadas que são disponibilizadas no site. Fico um pouco receoso de gastar o meu suado dinheirinho, trazer a base e ficar na mão de um curioso cupim de ferro qualquer para instalar.
O colega forista que me contactou disposto a desenvolver uma base para a minha viatura não deu mais retorno. Acho que desistiu.
Estou achando que vou ficar aguardando o desenvolvimento de uma base nacional, com garantia de instalação. Vou enchendo o scao dos fabricantes para ver se alguém se coça. rs...
De qualquer forma quero agradecer a todos pelas dicas e opiniões. Acreditem, foram todas muito úteis e bem vindas.
Grande abraço a todos!!!!!
Paulo1234
17/06/2010, 00:14
Tem também o Tifor que é um guinchinho manual ( digamos uma espécie de talha) custa menos de 100 reais... vc pode usar uma alavancva no cabo pra multiplicara força, ja fiz isso e inclusive estraguei ela.. ams tirei o jipe duma encrenca bem séria...
O Hi lift tbm tenho, gostaria de saber como usa-lo como guincho, já que sempre que eu ouvi falar achei q era só pelos 1,2 mts dele.. agora o pessoal falou em 10 metros. 100 catracadas. gostei :-)
joaobastos
17/06/2010, 00:24
Amigo luiz recomendo falar com o pessoal da 4crawl no rio de janeiro. Eles vendem guincho da procomp e fabricam parachoques com base de guincho.
Joao
Tem também o Tifor que é um guinchinho manual ( digamos uma espécie de talha) custa menos de 100 reais... vc pode usar uma alavancva no cabo pra multiplicara força, ja fiz isso e inclusive estraguei ela.. ams tirei o jipe duma encrenca bem séria...
O Hi lift tbm tenho, gostaria de saber como usa-lo como guincho, já que sempre que eu ouvi falar achei q era só pelos 1,2 mts dele.. agora o pessoal falou em 10 metros. 100 catracadas. gostei :-)
Da uma olhada nesse video!
http://www.youtube.com/watch?v=d9mqMTS8C_8
Esse kit faz com que vc não tenha que calçar o carro, pra voltar o sistema todo, e recomeçar o catracar. Facilita um pouco todo trabalho que o hi-lift da.
Esse kit custa 400 latinhas, sem a corrente maior. Com 190 lts eu fiz todo o kit, inclusive com cinta de 2 mts e corrente de 6 mts
depois passo a receita.
A distancia que ele vai percorrer vai ser o comprimento da corrente atada no carro.
Claro que isso jamais vai substituir um guincho, mais ajuda!
[],s
luiz eduardosh
19/06/2010, 21:06
Sinceramente cansei só de ver o cara arrastar o carro no liso, imagina o esforço disso numa trilha com o carro realmente atolado... Acho que não sai do canto :pensativo:
Sinceramente cansei só de ver o cara arrastar o carro no liso, imagina o esforço disso numa trilha com o carro realmente atolado... Acho que não sai do canto :pensativo:
realmente, tranquilo não deve ser!!!
Em minha opinião... depende.
De uma série de considerações a partir de uma série de perguntas: :arrow:
Quantas vezes por ano você fica exposto a situação hipotética levantada?
Isolado com a família em uma estrada de lama deserta e cheia de valas.
Qual o peso de 3k no seu bolso?
Você pode evitar esse tipo de situação com um melhor planejamento da viagem?
Você tem experiência em situações off road que exijam o uso do guincho?
Você pretende carregar uma âncora para as situações onde não houver ponto de ancoragem?
O guincho aumentará o peso na dianteira. Mudará o comportamento dinâmico do carro, exigindo mais da suspensão. Além de tornar o parachoque muito mais perigoso em atropelamentos a baixa velocidade.
Particularmente, eu penso que bons pneus vem antes do guincho.
O pneu será usado 100% do tempo. O guincho não. :concordo:
Com bom pneus e sem guincho, se tiver dúvida, basta não enfrentar o obstáculo.
Meia volta e um retorno seguro.
Entretanto você me parece decidido. Se o problema é a base, você possui diversas alternativas. Algumas delas já citadas pelos colegas no tópico.
Eu recomendaria também o Giovani (Power Off Road) e o Fabricio (Fabrico).
Abraço,
Eriksom Teixeira Lima
20/06/2010, 19:55
Apesar de eu achar que o perguntador original já tomou decisão, comento
1) certa vez, na maravilhosa praia de Carneiros em Pernambuco, eu atravessava o quintal atrás de uma igreja e encalhei minha velha Bonanza (ela era mais pesada do que o chão aguentava): foi necessário uma hora e os 3 caboclos para tirá-la de lá
2) outra vez, andando por Manga em Minas, já com uma S-10 4x4, a viatura rodou na laminha sem-vergonha da estrada e cai num buraco: gastei outra hora para cortar muitas folhas e sair de lá
Anos se passaram, e todas minhas viaturas atualmente tem guincho
3) na minha última viagem no final do ano, com meu guincho, tirei uma pobre kombi de um atoleiro no meio da estrada no Piauí, tirei um Astra do Areal de Jeri, tirei um pobre Suzuki travado no areal do Jalapão, e me tirei de uma burrice no meio dos Lençois Maranhenses
8)
Quem viaja sozinho como eu, SEMPRE deve carregar tudo o que for necessário para não ficar enroscado.
Ou seja, o Sergio de Niterói tem toda a razão na sua postagem lá atrás
Eriksom
Luiz Castilho
20/06/2010, 20:01
Em minha opinião... depende.
De uma série de considerações a partir de uma série de perguntas: :arrow:
Quantas vezes por ano você fica exposto a situação hipotética levantada?
Isolado com a família em uma estrada de lama deserta e cheia de valas.
Qual o peso de 3k no seu bolso?
Você pode evitar esse tipo de situação com um melhor planejamento da viagem?
Você tem experiência em situações off road que exijam o uso do guincho?
Você pretende carregar uma âncora para as situações onde não houver ponto de ancoragem?
O guincho aumentará o peso na dianteira. Mudará o comportamento dinâmico do carro, exigindo mais da suspensão. Além de tornar o parachoque muito mais perigoso em atropelamentos a baixa velocidade.
Particularmente, eu penso que bons pneus vem antes do guincho.
O pneu será usado 100% do tempo. O guincho não. :concordo:
Com bom pneus e sem guincho, se tiver dúvida, basta não enfrentar o obstáculo.
Meia volta e um retorno seguro.
Entretanto você me parece decidido. Se o problema é a base, você possui diversas alternativas. Algumas delas já citadas pelos colegas no tópico.
Eu recomendaria também o Giovani (Power Off Road) e o Fabricio (Fabrico).
Abraço,
Caro Loras
Não estou decidido não.
Na verdade a cada dia vou me decidindo mais por não instalar o guincho. Acho que pelo uso extremamente esporádico que farei dele, será uma péssima relação custo-benefício.
Ainda acho que o guincho é uma bela garantia na maioria das situações de enrosco mas concordo com todas as suas colocações. Talvez seja melhor e mais inteligente investir primeiro em pneus e usar o bem senso para decidir quando enfrentar ou não obstáculos.
Abs!
Tio Eddie
20/06/2010, 20:53
Talvez seja melhor e mais inteligente investir primeiro em pneus e usar o bem senso para decidir quando enfrentar ou não obstáculos.Abs!
Luiz,
Idiscutivelmente pneus vem primeiro!
Eu particularmente não gosto de pneus AT, acho que eles reunem o pior dos dois mundos, são ruins no asfalto e ruins fora do asfalto. Certamente muitos colegas irão discordar de mim, mas isso é democracia e vivência.:concordo:
Eu iria de pneus MUD, em dimensões iguais ou próximas as originais do teu carro, e depois, conforme as necessidades planejaria novos investimentos.
Ah, guincho é de fato um belo acessório, mas tem hora pra ele também
Abraços
Caro Loras
Não estou decidido não.
Na verdade a cada dia vou me decidindo mais por não instalar o guincho. Acho que pelo uso extremamente esporádico que farei dele, será uma péssima relação custo-benefício.
Ainda acho que o guincho é uma bela garantia na maioria das situações de enrosco mas concordo com todas as suas colocações. Talvez seja melhor e mais inteligente investir primeiro em pneus e usar o bem senso para decidir quando enfrentar ou não obstáculos.
Abs!
Certo.
Pneus bem escolhidos mudam bastante a performance do 4x4!!!
Eu concordo com o Tio Eddie.
Escolha um Mud. Pneus All Terrain são muito próximos ao original... entretanto na areia de dunas e praia são bem melhores pois "cavam" menos.
Depois se puder crie um tópico para o Vitara. Tenho admirado alguns por aqui, e pela primeira vez em longa data considero comprar um 4x4 zero km... para a dona da pensão!!! :mrgreen:
Talvez daqui uns dois anos.
Abração,
samukanvas
20/06/2010, 23:36
Desculpe destoar um pouco da opinião dos camaradas loras e tio eddie (o qual eu vivo pegando umas frases emprestadas :lol:) :oops:
Quando comprei meu samurai, a primeira modificação foram mudzillas 31. O carro mudou muito na trilha. Reaprendi a fazer as mesmas trilhas, pois o carro tinha grip sobrando. Mas houveram situações em que me coloquei que me obrigaram a ser guinchado por outros.
Não sei, mas na minha opinião, o guincho deveria ser a primeira opção. Na falta de tudo, vc ainda tem ele. Mesmo sem pneus vc pode se guinchar pra fora do enrosco.
Abs :concordo:
Tio Eddie
20/06/2010, 23:49
Pois é Rodrigo,
Também sofri com pneus ótimos e locais onde só o guincho resolveu, mas como você mesmo disse, com os pneus mudou a forma de andar nos mesmos lugares, e tenho certeza que os pneus te levaram beem mais longe.
O ideal é ter pneus adequados, guincho, hi-lift, bloqueio, âncora de solo, um isopor enooorme fora cintas, manilhas, patesca e afins :concordo:, isso pra não fazer trilha mas ter a comodidade de andar "sozinho" por ai.
Guincho sem cintas, manilhas e onde ancorar acaba ajudando pouco.
Ter os petrechos de trilha guardados em casa também não ajuda muito no dia a dia. Felizmente não tenho problemas de espaço pra andar com os petrechos :odedo:.
Voltando ao assunto do tópico, é realmente uma escolha difícil.
Pneus + guincho, IMHO são a combinação ideal (lembrando dos petrechos/kit guincho)
Dito isto, é uma questão de bolso e prioridades.
Abraços
Rodrigo,
Tranquilo!
A pluralidade de opiniões é bem vinda. De toda forma ajudará ao colega decidir. :concordo:
Eu vejo pneus como SEGURANÇA. Não como acessório.
Pneus agressivos geram aderência.
Fator essencial para o controle do veículo em terrenos escorregadios.
O guincho não garante nada disso. O guincho não previne, pneus sim.
O guincho pode servir como um ponto de ancoragem limitado a pouco mais de 25m em situações escorregadias, perigosas e previsíveis. Já imaginou um passeio com a família ancorando de 25 em 25 metros?
Pneus aumentam o controle direcional. O guincho não, ainda que usado como ancoragem preventiva, pois vai depender exclusivamente dos pontos disponíveis.
Minha ordem pessoal de prioridade seria:
1) pneus MUD de "linha"
2) guincho
3) bloqueios de diferencial
4) pneus recapados (3k, Ost, etc)
O ponto chave é: nas trilhas nem sempre temos opção de refugar o obstáculo.
Se passar pelo obstáculo é obrigatório, eu também escolheria um guincho ao invés de pneus. Aí você tem "quase" certeza que passa. Pois o guincho pode falhar...
Entretanto pelo que "deduzi" no uso "light" do Luiz seria possível abortar na maioria das vezes, quando necessário.
Na Azulinha (ex-F75, a propósito, tem notícias dela?) nunca tive guincho. Mas os pneus sempre fizeram perceptível diferença.
Abração,
samukanvas
20/06/2010, 23:55
Certamente Eddie!! A boa combinação faz uma boa trilha :concordo:
Abração
Eriksom Teixeira Lima
23/06/2010, 00:32
Realmente, o problema é que vocês nunca viajam sozinhos e, portanto, só saem do asfalto em bando.
Pneus Mud tira de enrosco, fala sério 8)
Recomendo fortemente: viajem pelo Brasil
[]s esperando o convite para o casamento em Roraima
Eriksom
Troller-a-vista
05/07/2010, 21:41
nossa eu to gripadasso, soh de ver o vovozinho la no hi-jack quase tive um ataque de tanto tossir... caramba, que trampo infernal pra mexer, digamos... 5 cm! hehehe
Cláudio Faria
05/07/2010, 23:26
Eu tenho um Vitara 5p 97, pesco na Marambaia (comprei o carro para praia mesmo. Gosto muito de pesca de praia e vez por outra me embrenho sozinho nas areias de arraial do cabo, Saquarema e Marambaia). Pois bem, nunca tinha tomado um susto grande até umas duas semanas atrás. estava na trilha dos bugres em Praia Seca, quando resolvi descer e pegar a areia mais fofa... (já tinha feito antes sem problemas...). Meu Deus do Céu! Passei um sufoco e só saí com a ajuda dos bugreiros, que empurraram um trecho considerável o vitara... E não subi para a trilha, tive que seguir pela beira do mar por uns três quilômetros até um estreitamento e acesso (menos ruim) a trilha... saí tremendo com a adrenalina do atolamento e do risco de perder o carro para o mar...
Mas a minha brincadeira é essa.:dance:
O carro é a minha única viatura, Tô empenhado na compra do guincho. Mas estou considerando o peso extra, o perigo para os pedestres, roubo...
Aproveitando então, o que vocês acham destes suportes com encaixe. (móveis)?
Jeanilson
06/07/2010, 20:35
Eu tenho um Vitara 5p 97, pesco na Marambaia (comprei o carro para praia mesmo. Gosto muito de pesca de praia e vez por outra me embrenho sozinho nas areias de arraial do cabo, Saquarema e Marambaia). Pois bem, nunca tinha tomado um susto grande até umas duas semanas atrás. estava na trilha dos bugres em Praia Seca, quando resolvi descer e pegar a areia mais fofa... (já tinha feito antes sem problemas...). Meu Deus do Céu! Passei um sufoco e só saí com a ajuda dos bugreiros, que empurraram um trecho considerável o vitara... E não subi para a trilha, tive que seguir pela beira do mar por uns três quilômetros até um estreitamento e acesso (menos ruim) a trilha... saí tremendo com a adrenalina do atolamento e do risco de perder o carro para o mar...
Mas a minha brincadeira é essa.:dance:
O carro é a minha única viatura, Tô empenhado na compra do guincho. Mas estou considerando o peso extra, o perigo para os pedestres, roubo...
Cláudio,
Uma otima opção que existe para os Vitaras seria um Parachoque dianteiro de aço em que o guincho fica embutido, como esse modelo da RC 4x4 (http://www.rc4x4.com.br/):
http://www.rc4x4.com.br/Vitara/Imagens/Parachoque-diant.jpg
Acredito que atenderia muito bem o teu caso.
[]'s
netto mietto
06/07/2010, 20:44
na epoca uns 8 meses atras um amigo comprou um parachoque dianteiro para o vitara dele pagou 6oo pilas eu acho parece que ele comprou na garra4x4.
RONIE_VALIM
06/07/2010, 23:13
Estou fabricando um para minha Hilux!
Pontos positivos que me levaram a fabricar:
Sem peso na frente no dia-a-dia
Sem risco de roubo no dia-a-dia
Sem risco de quebrar um pedestre no dia-a-dia
Usarei pouco em fora de estrada
Periodicamente também servirá para colocar e tirar um barco na água
Gosto de "faça você mesmo"
Espaço de sobra na caçamba para levar
Tenho um guincho guardado, tenho dó de vender e não uso pois não está instalado no carro
Pontos negativos:
Carregar o guincho (+/- 35kg junto com a base) até a caçamba do carro antes de sair pra trilha
Acoplar na frente do carro caso precise usar
Acho que os pontos positivos superam os negativos
Abs!
Marcelo-HPE
09/07/2010, 11:05
Ao invés de instalar um guincho , compra 02 pranchas de desatolagem de fibra .
Em areia fofa é mais util que um guincho .
Se o carro atolar em areia ou lama , mete as pranchas por baixo das rodas e saia por cima do problema , algumas pranchas servem até como pequenas pontes .
tenho 02 pranchas , e ando tranquilo .
comprei na garra4x4.
Cláudio Faria
12/07/2010, 21:48
Obrigado pelas respostas! Continuo analisando.
canzilao
14/07/2010, 20:18
Vc já tentou SOZINHO tirar um carro atolado com um hi lift ? :parede:Tem ideia do trabalho de monta e desmonta cabo e hi lift pra puxar um veículo por míseros 10 mts ? E se o carro dele for uma Pajero Full de 2 toneladas ? Atolada vai pesar umas 4 T.Alguém vai ter braço pra acionar a alavanca do hi lift umas 50 ou 100 vezes, dependendo da distancia a percorrer.
Muito pelo contrário do que vc acredita o Luís precisa muito mais de um guincho do que quem faz trilha.
Eu quando faço trilha sempre tem outros jeeps comigo e se meu guincho pifar todos os meus companheiros de trilha tem guincho e podem me ajudar.
Ele sai com a família, mulher e crianças, SOZINHO e se atolar não tem ninguém para ajudar.
[]´
Sergio depois dessa vou ter que guardar a grana do guincho, pois sempre fui de andar sozinho, mesmo quando viajava de moto por ai.(por ai quer dizer de goiania pra SP, BHe BA)
Agora trilha mesmo so se for com a galera, pois pode ser perigoso em caso de um acidente.
canzilao
14/07/2010, 20:33
Pra dona da pensão mesmo é????