Ver Versão Completa : Carburador na XJ98 mecanica GNV
MarcelloVictor
10/06/2010, 16:14
Uso a minha XJ98 mecânica GNV para trilha e tenho enfrentado diversos problemas elétricos de pane que julgo ser na injeção eletrônica.
Já troquei bomba de combustível, regulador de pressão, sensor de rotação, emulador de bicos (gnv)... verifiquei motor de arranque, bobina e distribuidor... mas .. depois de aquecida, sem aviso, morre e não pega mais durante uns 15min. Depois disso, bateu pega de primeira!
Julgando o custo de substituição de um módulo de injeção mais a degradação natural dos trocentos sensores q esse motor tem...
ALLguem já viu ou sabe como carburar? Sei q tudo passa pelo módulo, mas instalando um distribuidor eletrônico (IGNIFLEX) q inclusive é a prova dágua, e um carburador de corpo duplo (opalão 6cc), eliminaria todos sensores que cortam o motor. Não retiraria o módulo.
O acham?
Obrigado.
----
Marcello Victor
Cherokee Sport 98 Mecanica gnv
Uso a minha XJ98 mecânica GNV para trilha e tenho enfrentado diversos problemas elétricos de pane que julgo ser na injeção eletrônica.
Já troquei bomba de combustível, regulador de pressão, sensor de rotação, emulador de bicos (gnv)... verifiquei motor de arranque, bobina e distribuidor... mas .. depois de aquecida, sem aviso, morre e não pega mais durante uns 15min. Depois disso, bateu pega de primeira!
Julgando o custo de substituição de um módulo de injeção mais a degradação natural dos trocentos sensores q esse motor tem...
ALLguem já viu ou sabe como carburar? Sei q tudo passa pelo módulo, mas instalando um distribuidor eletrônico (IGNIFLEX) q inclusive é a prova dágua, e um carburador de corpo duplo (opalão 6cc), eliminaria todos sensores que cortam o motor. Não retiraria o módulo.
O acham?
Obrigado.
----
Marcello Victor
Cherokee Sport 98 Mecanica gnv
Não é mais barato e eficiente eliminar o gás?:pipoca:
MarcelloVictor
11/06/2010, 08:19
Glaicon,
Pelo que entendo do gás, ele enqto não utilizado não pode influenciar na gasolina.
Qdo o gás é ligado é q poderia ocorrer algum "pane" pois o sistema todo é ligado em paralelo. Fechei a "torneirinha" e retirei o fusível do sistema e ainda sim ocorrem panes.
O carro está em um mecânico aqui em Curitiba (Yayo) q me parece manjar muito de chrysler. Segundo ele sobrou apenas a central de injeção... mas é muito difícil achar outra para testar (retirar a minha e colocar outra para teste).. e comprar uma "achando ser"... não fica bom$$$. Já gastei muito trocando isso e aquilo ao longo dos testes nos mecânicos q passei até chegar no Yayo!
Apesar de eu estar querendo apostar AGORA no corpo do distribuidor e sua pequena bobina. Ele está verificando.
Abracos!
Jeanilson
11/06/2010, 09:17
Marcello,
Esse sintoma de "morrer" quente e voltar a funcionar quando frio geralmente é sensor de rotação com problemas, mas como você disse que já trocou... :pensativo:
Verifique todas as conexões elétricas da viatura, principalmente os aterramentos (negativos). Esse problema pode ser simplesmente uma conexão frouxa e/ou com oxidação.
Também sou contra a instalação de um carburador. Pois além da mão de obra da adaptação (talvez tenha que fabricar um coletor exclusivo para ele), se esse motor já tem fama de gastão com injeção multipoint, imagina com um carburador... :shock:
[]'s
Morubixaba
13/06/2010, 19:17
Vixe Maria!
na boa??
www.pandoo.com.br
coloque e seja feliz!!
rode no alcool ou o que vc quiser
carburador blerghhh
MarcelloVictor
15/06/2010, 08:42
na boa??
www.pandoo.com.br (http://www.pandoo.com.br)
coloque e seja feliz!!
rode no alcool ou o que vc quiser
carburador blerghhh
A idéia do carburador surgiu tamanha a indignação pela dependência q temos de sistemas eletrônicos! ENQTO funcionam nem pensamos q existem, ou como funcionam. Mas qdo resolvem dar problema... ainda q tenhamos a mão scanners praguejamos e tacaríamos fogo. Normalmente qdo o scanner não acha é porq deve ser uma simples porcaria de um fio com mau contato ou "mais um sensor" q enlouqueceu... q o scanner (ou o projeto antigo da viatura) não pegua.
Os carro "modernos" foram projetados "dummy safe", ou seja, para qquer um andar andar andar... e a própria central eletrônica (q controla absolutamente tudo no carro) decidir por vc as condições q ela deve (ou não) funcionar. Tudo em nome da "durabilidade" do motor. Caso a temperatura da água, do óleo, do ambiente, do reservatório, da pressão do motorista, da glicemia... a central eletrônica apaga o motor "em nome da conservação do santo motor!"
Perdemos o controle sobre nossos próprios veículos.
Tenho convicção, no meu caso, q o GNV catalisou a situação. Ademais, na gasolina temos 180 graus C na câmara de explosão.. no gnv são 600 !! Haja sensores e cabeçote para isso! A vedação da guarda das válvulas .. nem quero ver. (não é Glaicon!)
O carburador passou a ser apenas uma idéia (ideal) SAUDOSISTA quando era o tempo onde tínhamos pleno controle dos nossos motores!!!
(numa realidade não muito distante, temos hj muitas viatuiras onde a tração é engatada eletronicamnte.. outro tormento e atentado ao bom senso ao autonomia humana!)
Mas a pandoo já é considerada. Inclusive já arranjei uma de um amigo para "teste". Mas q desejaria, no mínimo de um belo 3E...... isso queria!
Abraços tracionado, reduzido e bloqueado a todos.
Tenho convicção, no meu caso, q o GNV catalisou a situação. Ademais, na gasolina temos 180 graus C na câmara de explosão.. no gnv são 600 !! Haja sensores e cabeçote para isso! A vedação da guarda das válvulas .. nem quero ver. (não é Glaicon!)
Abraços tracionado, reduzido e bloqueado a todos.
Longe de mim ser o chato com o problema dos outros.:discordo:
Apenas fiz algumas constatações, certas ou erradas, e teci um comentário.
Vi que depois do seu tópico já abriram outro bem do tipo "meu carro apaga e não pega mais".
"Coincidentemente", mais uma vez, adivinha qual combustível ele usa?:pensativo:
Diria Copélia: "prefiro não comentar!"
Jeanilson
16/06/2010, 08:45
...
Os carro "modernos" foram projetados "dummy safe", ou seja, para qquer um andar andar andar... e a própria central eletrônica (q controla absolutamente tudo no carro) decidir por vc as condições q ela deve (ou não) funcionar. Tudo em nome da "durabilidade" do motor. Caso a temperatura da água, do óleo, do ambiente, do reservatório, da pressão do motorista, da glicemia... a central eletrônica apaga o motor "em nome da conservação do santo motor!"
Perdemos o controle sobre nossos próprios veículos.
...
Marcello,
Em nome da conservação do motor E do seu bolso! :shock:
O que você prefere? Pagar um guincho e R$ 300,00 na troca de um ou mais sensores ou R$ 3.000,00 na retífica do motor?
Para mim esse sistema de proteção do motor foi uma inovação muito bem vinda! :concordo:
[]'s
MarcelloVictor
16/06/2010, 09:28
Longe de mim ser o chato com o problema dos outros.:discordo:
Apenas fiz algumas constatações, certas ou erradas, e teci um comentário.
Vi que depois do seu tópico já abriram outro bem do tipo "meu carro apaga e não pega mais".
"Coincidentemente", mais uma vez, adivinha qual combustível ele usa?:pensativo:
Diria Copélia: "prefiro não comentar!"
Glaicon
EU só tenho a agradecer os comentários. O que busco no fórum é justamente poder contar com a experiencia de todos. ESSE é justamente o objetivo de um FORUM. Senão estaria eu escrevendo em um blog, twitter...
Serve, no mínimo, para eu ver que existem outros casos que guardam semelhanças com o meu! GNV. bingo! E como vc mesmo diz, COINCIDÊNCIA OU NÃO...
MarcelloVictor
16/06/2010, 09:57
Marcello,
Em nome da conservação do motor E do seu bolso! :shock:
O que você prefere? Pagar um guincho e R$ 300,00 na troca de um ou mais sensores ou R$ 3.000,00 na retífica do motor?
Para mim esse sistema de proteção do motor foi uma inovação muito bem vinda! :concordo:
[]'s
Jeanilson
Sabe q eu ainda preferiria contar com vários relógios analógicos mostradores de painel e ter AUTONOMIA de decisão. Parar agora ou terminar um alagado e esfriar logo a frente. Não sou contra a tecnologia, mas hj em dia deixamos tudo na mão dela, e qdo ela decide sair, ficamos na mão (ou melhor, à pé). Todos devem ter conhecimento ou ouvido falar de grandes acidentes (normalemnte aeronáuticos) causados por adivinha... sensores !
Motores à combustão interna de 4 tempos (chamado Ciclo de Otto), são basicamente o mesmo a mais de 1 século. Fomos inventando, inventando e colocando sensores para q fiquem melhores e mais eficientes. Parecem que tem vida própria! Desligam e funcionam qdo querem. Não avisam, ou se avisam não deixam recado.
Um motor, chamemos "à velha guarda", ao menos nos daria sinais evidentes de sua insatisfação! Avisaria! Queimaria óleo, perderia água, compressão, falharia, aqueceria, manchas de óleo em lugares q não havia.... Hoje simplesmente eles PARAM!
A propósito, q maravilha são os motores a diesel (menos os eletrônicos), "ainda" não tenho um (SIM, sei que nada tem haver com cliclo otto)! Esses sim permanecem puros no contexto do funcionamento da mecânica básica (a propósito, sou advogado e não tenho qquer pretensão a área mecânica, sou apenas um autodidata de final de semana). Portanto, me desculpem os profissionais se falei muita besteira.
Meu objetivo é apenas levantar que já levamos nossas viaturas a experiências extremas. Precisamos de todo o controle possível! A propósito: por q tiramos a roda livre automática dos CJ´s? Por q ela teima em não funcionar justamente qdo precisamos dela. Já era uma forma rudimentar de sensor. Todos queremos apenas ter pleno e total controle.
Abraços.
Jeanilson
16/06/2010, 10:54
Jeanilson
Sabe q eu ainda preferiria contar com vários relógios analógicos mostradores de painel e ter AUTONOMIA de decisão. Parar agora ou terminar um alagado e esfriar logo a frente. Não sou contra a tecnologia, mas hj em dia deixamos tudo na mão dela, e qdo ela decide sair, ficamos na mão (ou melhor, à pé). Todos devem ter conhecimento ou ouvido falar de grandes acidentes (normalemnte aeronáuticos) causados por adivinha... sensores !
Motores à combustão interna de 4 tempos (chamado Ciclo de Otto), são basicamente o mesmo a mais de 1 século. Fomos inventando, inventando e colocando sensores para q fiquem melhores e mais eficientes. Parecem que tem vida própria! Desligam e funcionam qdo querem. Não avisam, ou se avisam não deixam recado.
Um motor, chamemos "à velha guarda", ao menos nos daria sinais evidentes de sua insatisfação! Avisaria! Queimaria óleo, perderia água, compressão, falharia, aqueceria, manchas de óleo em lugares q não havia.... Hoje simplesmente eles PARAM!
A propósito, q maravilha são os motores a diesel (menos os eletrônicos), "ainda" não tenho um (SIM, sei que nada tem haver com cliclo otto)! Esses sim permanecem puros no contexto do funcionamento da mecânica básica (a propósito, sou advogado e não tenho qquer pretensão a área mecânica, sou apenas um autodidata de final de semana). Portanto, me desculpem os profissionais se falei muita besteira.
Meu objetivo é apenas levantar que já levamos nossas viaturas a experiências extremas. Precisamos de todo o controle possível! A propósito: por q tiramos a roda livre automática dos CJ´s? Por q ela teima em não funcionar justamente qdo precisamos dela. Já era uma forma rudimentar de sensor. Todos queremos apenas ter pleno e total controle.
Abraços.
Marcello,
Com certeza a eletrônica possui a grande desvantagem de parar sem aviso prévio. Mas (pelo menos para mim) as suas vantagens, como melhor eficiência, auto-regulagem (quem já andou com carro carburado em grandes altitudes sabe do que estou falando) e economia de combustível superam essa e outras deficiências.
Os veículos atuais são feitos para o grande público, que não entende e nem quer saber das minúcias do automóvel. Então é preferível um veículo que "se proteja" do que deixar essa decisão para os leigos :shock:.
Já vi cada relato! Teve uma L200 que quase "ferveu" porque, mesmo com o ponteiro "colado" na faixa vermelha e a luz de superaquecimento acesa no painel, a motorista continuou pisando fundo pois "não sentiu nenhuma diferença no desempenho" :putz:. E outro de uma locadora que teve o motor de um de seus carros fundido porque o motorista disse que "alugou um carro para andar, não para ficar observando ponterinho no painel" :parede:.
Então voltando ao assunto do tópico: faça uma revisão completa no sistema de injeção da sua viatura, inclusive limpando os conectores (parece que os veículos da Jeep tem o problema crônico de oxidação nos terminais elétricos, causando mau contato). Quando conseguir colocar o sistema 100% novamente, você vai até esquecer que ele existe :concordo:.
[]'s
Zé Renato
16/06/2010, 14:46
Acho que todo mundo já viu um "LIXÃO de CELULAR" :mrgreen: , uma cherokee não é um mas... a mentalidade dos criadores é a mesma. A tendência é que tudo se torne descartavel. E ai fica a luta de quem tem um objeto descartavel e não pode jogar no lixo :sad:. Todos sabemos que nos EUA, esses carros vão para a sucata novinhos pq não compensa recuperar :parede:.O que fazer :pensativo:? Como não estamos lá então... vamos tentar uma solução pro colega! :pipoca: :palmas: