Ver Versão Completa : Molas do Engesa F1
Ola Pessoal,
Estou para trocar as molas do meu Engesa e gostaria de saber quais alternativas que ficariam boas para o meu E F1,4cc. a alcool.
Conto com vocês!
Abraços
Paulo Cesar
10/06/2010, 18:50
Ola Pessoal,
Estou para trocar as molas do meu Engesa e gostaria de saber quais alternativas que ficariam boas para o meu E F1,4cc. a alcool.
Reptil
dá uma olhada no topico abaixo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40595&highlight=molas
abs.
Paulo
Não esqueça, que se aumentar o tamanho das molas, deverá acertar o cáster, senão a viatura fica indirigível!!!!
Paulo Cesar e Kim,
Muito obrigado pelas informações. Embora o pessoal tenha falado muito em molas para viaturas a diesel, consegui as especificações das molas para o meu Engesa Alcool 4cc, mas continuo sem saber se essas molas foram utilizadas em outros carros fora o Engesa. Preciso saber que tipo serviria para a traseira da minha viatura para deixá-la proximo do original?:pensativo:
Reptil, o que quer?
Só trocar as molas pois as suas estão cansadas?
Aumentar levemente a altura?
guilhermeabreu
12/06/2010, 17:11
Estou com o KIM
Não sei pq vc esta querendo trocar as molas , qdo estive no ÍGOR da ROTA comprei 4 molas novas e 6 meses depois estavam iguais as que eu tirei , logo : gastei a toa .
Depois comprei 4 molas novas com outras medidas e estou muito satisfeito tem mais de um ano que troquei e só alegria .
Ola pessoal,
Estou achando que as minhas molas traseiras estão cansadas... Eu andei carregando peso (uns 600kg) e, pode ser impressão, mas tenho notado que ele ta meio baixo atras. Fora isso não tem problema nenhum.
Por curiosidade e como prezo pela originalidade do carro - ele tem respondido muito bem a isso - estou querendo saber qual mola é a utilizada por ele (se é da Engesa ou existe outra similar).
Abraço
guilhermeabreu
14/06/2010, 19:50
A ENGESA nunca fabricou molas , eles compram de fornecedores como outra fabricante de carro qualquer , não existe mola original , existe é medidas originais de molas , o resto e conversa , lógoico que existe fabricante de melhor e pior qualidade , aqui no forum tem tópicos com as medidas das molas originais .
As pessoas , como eu , tenho melhorado as coisas que vieram originais no ENGESA e que não correspondem ao meu tipo de uso , se vc não quer mudar ísto , é só comprar molas com as medidas das molas originais .
Na maioria das vezes o fabricante calcula um tipo de peça para uso geral com o menor custo possível , se num caso como o meu que faço uso de uma maneira mais arrojada do que foi projetado , TENHO QUE FAZER AS DEVIDAS MODIFICAÇÕES PARA FICAR MELHOR E NÃO PIOR , ÍSTO NÃO QUER DIZER QUE AO MUDAR A ORIGINALIDADE ESTOU PIORANDO O ENGESA e sim melhorando , como é o caso do FREIO DO ENGESA que foi projetado SUBDIMENSIONADO , SE VC GOSTA DE TUDO ORIGINAL , PODE FICAR COM ELE ORIGINAL , mas se vc quer MAIS SEGURANÇA PARA SUA FAMÍLIA , SUGIRO VC MODIFICAR A ORIGINALIDADE NESTE QUESITO PARA MELHORAR A SUA SEGURANÇA E DE SUA FAMÍLIA .
Não sei se me fiz entender , mas nem tudo que não é original quer dizer que vc piorou seu ENGESA , a maioria dos colegas aqui que modificam seus ENGESAS estão modificando para melhor , melhor desempenho , melhor estabilidade , maior segurança , melhor durabilidade .
ABRAÇÃO
Ola Guilherme,
Concordo contigo que devemos melhorar a viatura e adaptá-la para o nosso uso. Manter a originalidade da minha tem me satisfeito no meu uso, isso não significa que não quero outra mola que não seja a de fabrica do Engesa.
Estou na busca de uma que mantenha a altura, resistencia e estabilidade que tenho com as originais... Se você souber de outra mola que me ofereça isso, por favor me diga. Principalmente se ja existir em outro carro, o que facilita a compra. Espero ter explicado melhor agora...
Obs. Os comentarios que encontrei no Forum são principalmente de molas para viaturas a diesel. Preciso de um par para a traseira do meu F1, 4cc a alcool.
Um grande abraço
Eu voltei ontem da oficina e nego disse que poem molas de pampa 1.8 com ar no engesa.. e fica show.. alguem pode confirmar? =)
Eduardo Velo
16/06/2010, 18:41
Essa mola de Pampa casa no diam. e na altura , porém ... , vai bater elos com pouco tempo de uso se colocar peso , pro fase 1 capota de lona sem peso extra até vai ...
abs ... Edu
guilhermeabreu
16/06/2010, 20:00
Ola Guilherme,
Concordo contigo que devemos melhorar a viatura e adaptá-la para o nosso uso. Manter a originalidade da minha tem me satisfeito no meu uso, isso não significa que não quero outra mola que não seja a de fabrica do Engesa.
Estou na busca de uma que mantenha a altura, resistencia e estabilidade que tenho com as originais... Se você souber de outra mola que me ofereça isso, por favor me diga. Principalmente se ja existir em outro carro, o que facilita a compra. Espero ter explicado melhor agora...
Obs. Os comentarios que encontrei no Forum são principalmente de molas para viaturas a diesel. Preciso de um par para a traseira do meu F1, 4cc a alcool.
Um grande abraço
AMIGO REPTIL
Tentei mandar uma MP pra vc e não consegui , mandei uma mensagem por email , foi , mas não sei se vc recebeu . Se puder manda uma MP para mim .
ABRAÇO
Eu voltei ontem da oficina e nego disse que poem molas de pampa 1.8 com ar no engesa.. e fica show.. alguem pode confirmar? =)
Estou com essas molas no Fuzileiro.
Não vai ficar bom, pois, motorzão + guincho + um monte de parafernalha, vai dar batente de elo, como o Edu citou.
Agora no 4 cil ou 6 cil opala, é show!
Usava no Brancão.
Abraços.
Kim.
Igor Lustosa Goulart
16/06/2010, 21:19
Caro Reptil.
Quando comprei minha Camper 2 portas 6cc, ela estava com as molas originais cansadas e dava batente nos amortecedores, que eram maiores que os originais (1113). Pra não ter que trocar os amortecedores ou molas, resolvi fazer uma experiência e deu certo. Coloquei calços nas molas. 6 centimetros de altura na traseira e 3 cm na dianteira, cortei um "gomo" das borrachas dos batentes da dianteira e troquei os batentes traseiros por batentes de Currier. Ficou muito bom, tanto que já vendi a Camper pro meu irmão e esta assim até hoje.
Já a Camper diesel estava com molas de F1000. Parecia que nem tinha molas de tão duro. Quando passava nos quebra molas era um "soco" pra subir e outro pra descer. Nesta troquei as molas por molas do 6 cilindros gasolina por sugestão do Igor da Rota pois o motor MWM 2.8 equivale em peso com o 6 cc do Opala. Nesta diesel também coloquei calços , mas foi porque troquei os pneus por maiores e ficaram esbarrando no para-choque dianteiro e na caixa de rodas de trás. Ficou muito bom também, porém vou ter que acertar o caster pois passou a passarinhar.
Caramba, dei uma de Dr. Guilherme rsrsrs. Desculpe o excesso... :oops:
guilhermeabreu
16/06/2010, 22:29
Caro Reptil.
Quando comprei minha Camper 2 portas 6cc, ela estava com as molas originais cansadas e dava batente nos amortecedores, que eram maiores que os originais (1113). Pra não ter que trocar os amortecedores ou molas, resolvi fazer uma experiência e deu certo. Coloquei calços nas molas. 6 centimetros de altura na traseira e 3 cm na dianteira, cortei um "gomo" das borrachas dos batentes da dianteira e troquei os batentes traseiros por batentes de Currier. Ficou muito bom, tanto que já vendi a Camper pro meu irmão e esta assim até hoje.
Já a Camper diesel estava com molas de F1000. Parecia que nem tinha molas de tão duro. Quando passava nos quebra molas era um "soco" pra subir e outro pra descer. Nesta troquei as molas por molas do 6 cilindros gasolina por sugestão do Igor da Rota pois o motor MWM 2.8 equivale em peso com o 6 cc do Opala. Nesta diesel também coloquei calços , mas foi porque troquei os pneus por maiores e ficaram esbarrando no para-choque dianteiro e na caixa de rodas de trás. Ficou muito bom também, porém vou ter que acertar o caster pois passou a passarinhar.
Caramba, dei uma de Dr. Guilherme rsrsrs. Desculpe o excesso... :oops:
CARO AMIGO IGOR LUSTOSA GOULART
Esta rindo da passarinhada né ??????? Fiquei com estes passarinhos por 4 longos anos , até que corrigí o CÁSTER ,este é o nome do REMÉDIO para passarinho parar de voar .
ABRAÇÃO
FernandoPedro
17/06/2010, 13:50
Fala aí Dr. Guilherme e Kim, blz?
Sem rasgação de seda, mas adimiro muito o vosso conhecimento da mecânica de nossas viaturas, sendo assim, aproveito para tirar uma dúvida.
Recentimente eu troquei as molas e amortecedores por aqueles da Rota "kit de molas e amortecedores especiais", ficaram ótimos na minha opinião, a viatura ficaou bem mais macia de se andar, porém como o engesa ficou mais alto ainda, aumentou o problema dele dançar mais, ficando mais difícil se segurá-lo, acho que é o famoso shimmi.
Ví os comentários e o album de fotos do Kim, falando sobre o acerto do caster, porém como sou leigo no assunto de mecânica, não consegui entender como devo proceder para acertar isso.
Em outro tópico, li sobre as posições paralelas da barra de suspensão e também sobre o braço pitiman, mas como vou deixar as barras paralelas sem diminuir a altura do engesa?
Desculpe-me se estou falando besteira, mas fiquei perdido neste assunto.
Ah... complementando, meu motor é 6 cilindros à alcool.
Abs.
FernandoPedro
17/06/2010, 13:56
Segue a foto
Eduardo Velo
17/06/2010, 18:32
Fernando , vc vai ter que mexer mesmo , tanto na Panhard , como no eixo da dir. ( pitman ) no eixo da dir. o Dr Guilhereme deu uma boa solução , um Pitman maior , e na Panhard vc vai ter que aumentar o comprimento , na Rota tem panhar com ajuste pra esses casos ...
abs ... vou deixar pro Kim completar ...
Na minha opinião, comece com o cáster, depois vá fazendo o restante caso sinta necessário.
Olhe as fotos, leve-as a um meca, ele saberá o que fazer.
abraços.
Kim.
FernandoPedro
17/06/2010, 22:38
Kim.
Deixa ver se eu entendí, pra alinhar o caster terei que alterar também as barras longitudinais, conforme nas fotos?
Abs.
Eduardo Velo
18/06/2010, 08:03
Se está usando eixo original não precisa mexer no caster , é fixo ...
FernandoPedro
18/06/2010, 08:22
Se está usando eixo original não precisa mexer no caster , é fixo ...
Xiii... agora fiquei perdidinho!!!
Eduardo, meu eixo é original, Dana 30, então não precisa mexer no cáster? Alteraria somente a barra panhard?
Abs.
Eduardo Velo
18/06/2010, 08:42
Isso ... o Kim trocou o eixo diant. por isso teve que mexer no caster ... por suspender a vtr não carece mexer no caster ...
A barra de dir. do seu está com angulo muito forte , qto menor for o angulo melhor ... qto a panhard , qdo vc ergue a vtr vc tira a posição de trabalho do trem de arraste , fica desalinhado pq puxa as 2 panhards a diant. e a tras. , na rota 4x4 tinha panhard com ajuste , com rosca , não sei se ainda tem ... mas a barra roscada é do tipo da foto ... tem que alinhar com as panhards e depois ajustar a barra de dir. usando um ptiman maior ou mudando a posição do suporte , vc pode tb mudar a posição do suporte das panhards pra ajuste ...
abs ... Edu
Caro Guilherme,
Também não estou conseguindo mandar a MP... Meu e-mail é vinireptil@gmail.com
Abraço
guilhermeabreu
18/06/2010, 18:49
CARO AMIGO EDU VELO E FERNANDOPEDRO
Acho que vc equivocou-se na sua afirmativa , pois toda a vez que vc levanta a viatura AUMENTANDO O COMPRIMENTO DAS MOLAS mesmo sendo o EIXO ORIGINAL DANA 30 , TERÁ QUE FAZER A CORREÇÃO DO CÁSTER , pois assim que vc faz o levantamento , o CÁSTER MUDA DE GRAU , pois abrirá o angulo das barras longitudinais , assim como o grau das barras PANHARD .
Como aconteceu no meu ENGESA que tem eixos originais , o KIM modificou/corrigiu o CÁSTER do ENGESA dele de uma forma , eu modifiquei/corrigí o CÁSTER do meu de outra forma , MAS TANTO NO MEU QTO NO DO KIM o CÁSTER FOI CORRIGIDO .
Na realidade não fui eu quem fiz , foi o ROGERIO NUNES .
Eu acho que da forma que foi corrigido o meu foi muito mais simples e mais rápido do que da forma que o KIM fez , MAS TANTO O DO KIM QTO O MEU FICARAM MUITO BONS E CORRIGIDOS , ÍSTO É O QUE MAIS IMPORTA .
AMIGO EDU VELO , acho que vc fez realmente uma micelania de informações na cabeça do FERNANDOPEDRO e ele deve ter ficado perdido com estes novos dados seus .
Peço que vc leia o que escreví e me de uma resposta se estou errado ou certo .
ABRAÇÃO
Eduardo Velo
18/06/2010, 19:36
Na verdade se ficar muito alto começa a fugir da tolerancia , mas de qqer forma não mexeria no caster antes de mexer nas panhards e no eixo do pitman . e se tivesse que mexer no caster e no angulo do pino mestre , trocaria por molas menores pra não mexer ...
Como vejo um monte de engesas rodando sem reclamar de shimmi só colocando panhard ajustavel e ajeitando o angulo da barra do ptiman . , a tolerancia do caster e do ang. do pino mestre parece ser maior que o da tabela ... só por isso comentei pra não mexer ... tinha uma Camper erguida la em LN que tava com um SOS pra barra do pitman e a barra de dir. entre rodas estava presa no munhão original , não foi mexido no caster , e o cara veio super bem na estrada ... a Camper do Rodrigo tb é erguida e anda bem ...
Meu recado seria fazer o mais facil 1o , se não matar o shimmi , ou poe mola menor ou , aí sim , mexe no caster ...
Tem um Engesa Fase 1 que ia no paca com pneus 35 , molas feitas sob medida e eixos originais , a bixa era muito alta e o cara andava forte e ia pro Norte Nordeste daquele jeito e não dava nada , as panhards eram de ajuste e o pitman original com o suporte mais baixo ele estranhva qdo eu falava que os 33" não iam bem no meu ... como se explica né ??? vai tentar entender ???
FernandoPedro
18/06/2010, 22:57
Dr. Guilherme,
Entendí o ponto de vista do Edu, optar primeiro pelo aparentemente mais simples, mas para agregar mais informações, como vc fez a correção do cáster no seu caso, teve que alterar também nas barras paralelas?
Abs
Para simplificar.
O cáster altera quando se coloca molas maiores, se o tamanho for o mesmo, não altera.
Isso independente do eixo que se usa, pois o problema está relacionado ao tamanho da mola.
O que eu citei anteriormente, e o Drzão corroborou, é com relação a colocação de molas maiores e a dificuldade de usar somente uma pista de rolamento para andar com o jipe!!!:mrgreen:
Por isso eu comentei em começar pelo cáster.
guilhermeabreu
19/06/2010, 00:23
RECONFIRMANDO
O que falei : não citei hora alguma a respeito de SCHIMMING , o que falei é com relação ao PASSARINHAR qdo o CÁSTER esta fora da recomendação , concordo amigo EDU que ficam mais fácil de corrigir os angulos das barras PANHARD E PITMAN .
Na realidade são conjuntos de medidas corretivas que deverão serem feitas para correção da melhoria na diribilidade qdo modificamos as medidas originais de CÁSTER , ANGULO DA PANHARD E ANGULO DA BARRA DA DIREÇÃO QUE SAI DO PITMAN E CORREÇÃO DO PITMAN como fiz tudo ísto no meu . .
FernandoPedro
10/07/2010, 18:57
Olá Pessoal, depois de um tempinho, vou atualizar os acontecimentos.
Como vcs pode ver nas fotos, alteramos o pitman, agora ele ficou com um ângulo bom mais aberto, vejam também que o ângulo da panhard e das barras da direção diminuiram.
Hoje peguei uma estrada e percebí que melhrou, porém em velocidades maiores, a viatura ainda continua dando umas dançadas.
Edu, eu já tinha na viatura as barras ajustáveis com rosca, e eu nem tinha me tocado.
Bem amigos, gostaria de vosso comentário, pois não sei se por causa dos meus pneus isso pode influenciar.
Obrigado pelas dicas
Abs.
guilhermeabreu
11/07/2010, 00:09
Olá Pessoal, depois de um tempinho, vou atualizar os acontecimentos.
Como vcs pode ver nas fotos, alteramos o pitman, agora ele ficou com um ângulo bom mais aberto, vejam também que o ângulo da panhard e das barras da direção diminuiram.
Hoje peguei uma estrada e percebí que melhrou, porém em velocidades maiores, a viatura ainda continua dando umas dançadas.
Edu, eu já tinha na viatura as barras ajustáveis com rosca, e eu nem tinha me tocado.
Bem amigos, gostaria de vosso comentário, pois não sei se por causa dos meus pneus isso pode influenciar.
Obrigado pelas dicas
Abs.
FERNANDOPEDRO
"OIA" EU AQUI DE NOVO
Olhando as fotos , a modificada do PÍTMAN esta visível e corrigiu bem a inclinação inicial .
Mas a PANHARD pelas fotos , ainda acho que esta forte o grau .
Qto a DANÇADA que vc cita , eu digo que é PASSARINHADA , este problema SÓ OCORRE QDO O " FAMIGERADO " ANGULO DO CÁSTER ESTA FORA DA MEDIDA ( normalmente qdo troca as molas por outras mais altas ) , já comentei que FIQUEI 4 ANOS sofrendo com o PASSARINHAR do meu ENGESA cheguei até a pensar em vender o ENGESA por causa deste fdp de problema CRÔNICO E INSUPORTÁVEL de guiar .
O meu CÁSTER estava com +2,6º e o correto é +4,0º , COM A CORREÇÃO FEITA , UUUUUUFA FICOU SHOW EM GUIAR .
SÓ PARA TIRAR MINHA DÚVIDA : vc trocou as molas por molas mais altas ? Ou esta com molas da mesma altura das originais .
Eduardo Velo
11/07/2010, 09:31
Fernando , a barra que comentei que poderia ter rosca de ajuste é a da Panhard , no seu não tem ...
Se vc tiver com molas originais , não precisa mexer no camber , o problema pode estar no caster , as rodas tem que ficar 2 mm cada lado pra dentro \ / , as panhards sem ajustes fazem o carro andar que nem cachorro descadeirado , a panhard do seu está com solda bem no meio pode ser que estej ajustado e soldado ...
Com barbante vc pode verificar esses linhamentos prende o barbante no meio do parachoque tras. e passa pelo meio da roda tras. , tem que passar rente a parte tras. do pneu diant. e ficar 2 mm pra dentro na diant. , se tiver " descadeirado " vai perceber deixando o barbante rente no meio do pneu tras. e qdo passar pelo diant. não vai passar rente ,vai ficar pra dentro ou pra fora ... outra medida importante é o entre eixos , uma das buchas das longitudinais com folga já suficiente pra deixar o entre eixos diferente e um aperto diferente nas porcas das longitudinais também ...
abs ... Edu
FernandoPedro
11/07/2010, 14:04
Olá Dr. Guilherme e Edu,
Q bom que vocês estão postando suas sugestôes e experiências. Sim, Dr. as molas e amortecedores são maiores, são aquele KIT da Rota4x4 para pneus maiores que 33".
Edu, vou tentar fazer o teste do barbante, desculpe-me, mas não entendí uma coisa, vou amarrar o barbante no meio do parachoque, e como devo passar o barbante pelo meio da roda trazeria? Rsss.
Grato pela ajuda.
guilhermeabreu
11/07/2010, 14:12
Olá Dr. Guilherme e Edu,
Q bom que vocês estão postando suas sugestôes e experiências. Sim, Dr. as molas e amortecedores são maiores, são aquele KIT da Rota4x4 para pneus maiores que 33".
Edu, vou tentar fazer o teste do barbante, desculpe-me, mas não entendí uma coisa, vou amarrar o barbante no meio do parachoque, e como devo passar o barbante pelo meio da roda trazeria? Rsss.
Grato pela ajuda.
FERNANDOPEDRO
Eu entendí o que o que o EDU falou , mas para quem não tem experiencia , fica meio complicado .
Sugiro a vc em primeiro lugar CORRIGIR O CÁSTER , depois fazer este alinhamento , pois como vc relatou , as suas molas são maiores , LOGO : sugiro CORRIGIR O CÁSTER PRIMEIRO .
EDU estou meio teimando com vc , mas como no meu caso só conseguí sucesso no guiar SÓ APÓS O CÁSTER TER SIDO CORRIGIDO , por ísto estou insistindo com o FERNANDOPEDRO .
Eduardo Velo
11/07/2010, 14:57
EDU estou meio teimando com vc , mas como no meu caso só conseguí sucesso no guiar SÓ APÓS O CÁSTER TER SIDO CORRIGIDO , por ísto estou insistindo com o FERNANDOPEDRO .
Como está com molas maiores é melhor mesmo acertar o caster e depois fazer a cambagem , o problema é a somatória das coisas ... rsrs ...
Fernando , meu engesa ta todo desmontado senão tirava uma foto de como verificar pelo barbante , não precisa prender no parachoque , mas de um jeito que vc coniga fazer o alihamento , pode passar entre os gomos do pneu , bem no centro dele ... com o barbante dá pra perceber se está descadeirado , desalinhado , entre eixos com medidas diferentes , camber ... e tudo pode ser corrigido ...
abs ... Edu
FernandoPedro
11/07/2010, 16:16
Dr. Guilherme:
Como você fez a coreção do caster, seguiu o mesmo procedimento do Kim?
Abs.
guilhermeabreu
11/07/2010, 18:45
Dr. Guilherme:
Como você fez a coreção do caster, seguiu o mesmo procedimento do Kim?
Abs.
FERNANDOPEDRO
Não , não fiz como o KIM fez , acho que da maneira que foi feito o meu seja mais simples de ser feita , o resultado das duas maneiras é o mesmo , sendo que da maneira que fiz foi muito fácil , com todo respeito a vc KIM .
Tem a forma que foi feito no meu tudo bem explicado aqui no forum , agora nem eu me lembro direito onde esta , mas com certeza esta aqui no forum , eu usei um aparelho chamado GONIÔMETRO que é o mesmo que os mecanicos usam para regular o angulo do facão dos fuscas , brasílias , variants antigas .
O ROGERIO que fez o serviço tem fotos bem detalhadas do serviço . Na realidade se quizer faz este serviço em 1 dia .
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56670
Tópico do Gui sobre correção do caster.
Abraços,
guilhermeabreu
11/07/2010, 20:27
Abraços,
MAGAO
Obrigado pela ajuda , valeu .
Paulo Cesar
11/07/2010, 20:57
Fernando
Não entendo muito de suspensão como os amigos, porem já passei por um perrenho
uma vez quando coloquei direção hidraulica em uma Band que tinha, o mecanico aumentou
o angulo do braço pitmam e depois de um mês ele quebrou quando fiz uma curva.
por isso lhe pergunto, você fez essa modificação no pitmam com pessoa especializada ou
foi no meca mesmo.
abs.
FernandoPedro
12/07/2010, 09:00
Abraços,
MaGao:
Valeu pela indicação...
Abs.
FernandoPedro
12/07/2010, 09:06
Fernando
Não entendo muito de suspensão como os amigos, porem já passei por um perrenho
uma vez quando coloquei direção hidraulica em uma Band que tinha, o mecanico aumentou
o angulo do braço pitmam e depois de um mês ele quebrou quando fiz uma curva.
por isso lhe pergunto, você fez essa modificação no pitmam com pessoa especializada ou
foi no meca mesmo.
abs.
Fala aí PC, blz?
Foi meu mecânico que mandou fazer, não tenho conhecimento se foi com uma pessoa especializada, mas sei que foi a mesma pessoa que fez o do Engesa dele que está rodando a mais de 3 anos.
Espero que eu não passe por esta experiência, mas mesmo assim obrigado pela dica.
Abs.