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Ver Versão Completa : motor diesel STG 2001 vazando sem dó!!!



gmlima
10/06/2010, 08:37
Prezados,
Quando comprei meu carro há 2 anos atrás foi só festa, conforto, economia, etc (sempre procurei manter o carro na linha com revisão de 6 x 6 meses). A partir de janeiro 2010 o inferno começou. Primeiro estava sumindo água: trocou o radiador as manqueiras e nada. Finalmente fez-se retifica no cabeçote (parou o vazamento) e aproveitei pra fazer uma revisão geral nos bicos.
Depois que o carro voltou da oficina notei que estava vazando óleo do motor, retorno à oficina, diminuiu mas não parou, a ponto de lamear a garagem. Voltou p/ oficina e o camarada trocou um retentor frontal (acho que da polia). Parou por uns dias, então fiz uma viagem de uns 900 km ida e volta (100 - 110 km/h 3mil rpm no máximo), aí o vazamento retornou . Depois que se fez a retífica no cabeçote observei que o carro adquiriu mais força. Mesmo com os vazamentos essa força não diminuiu, embora o mecânico tenha dito que a pressão (força ???) no motor não está como deveria.
Estou disposto a fazer nova tentativa de levá-la ao mecânico, antes que sofra um infarto, pois já acumulo um prejuízo de quase 4 paus, embora goste bastante do carro pelas características que salientei.

Ajuda:
Quais os problemas poderiam estar causando esse vazamento de óleo, quais as peças a serem trocadas antes que se pense em retífica do motor?
Qual a sequência de verificações a serem feitas para diagnosticar a causa ?
Alguem tem indicação de uma boa oficina aqui em Belo Horizonte (exceto a autorizada na Tereza Cristina) ? (Já fiz troca de correia dentada numa lá em Contagem - eles fizeram uma "m" na montagem da correia que quase perco o motor!!!). Essa dica é importante, pois a maioria dos mecânicos torcem o nariz quando vc fala que o carro é uma Sportage, tenho até medo de falar.
Agradeceria a ajuda,
Abs.,
Geraldo

Glaicon
10/06/2010, 09:39
Prezados,
Quando comprei meu carro há 2 anos atrás foi só festa, conforto, economia, etc (sempre procurei manter o carro na linha com revisão de 6 x 6 meses). A partir de janeiro 2010 o inferno começou. Primeiro estava sumindo água: trocou o radiador as manqueiras e nada. Finalmente fez-se retifica no cabeçote (parou o vazamento) e aproveitei pra fazer uma revisão geral nos bicos.
Depois que o carro voltou da oficina notei que estava vazando óleo do motor, retorno à oficina, diminuiu mas não parou, a ponto de lamear a garagem. Voltou p/ oficina e o camarada trocou um retentor frontal (acho que da polia). Parou por uns dias, então fiz uma viagem de uns 900 km ida e volta (100 - 110 km/h 3mil rpm no máximo), aí o vazamento retornou . Depois que se fez a retífica no cabeçote observei que o carro adquiriu mais força. Mesmo com os vazamentos essa força não diminuiu, embora o mecânico tenha dito que a pressão (força ???) no motor não está como deveria.
Estou disposto a fazer nova tentativa de levá-la ao mecânico, antes que sofra um infarto, pois já acumulo um prejuízo de quase 4 paus, embora goste bastante do carro pelas características que salientei.

Ajuda:
Quais os problemas poderiam estar causando esse vazamento de óleo, quais as peças a serem trocadas antes que se pense em retífica do motor?
Qual a sequência de verificações a serem feitas para diagnosticar a causa ?
Alguem tem indicação de uma boa oficina aqui em Belo Horizonte (exceto a autorizada na Tereza Cristina) ? (Já fiz troca de correia dentada numa lá em Contagem - eles fizeram uma "m" na montagem da correia que quase perco o motor!!!). Essa dica é importante, pois a maioria dos mecânicos torcem o nariz quando vc fala que o carro é uma Sportage, tenho até medo de falar.
Agradeceria a ajuda,
Abs.,
Geraldo

Um vazamento que a minha tinha era no "volante do virabrequim".
Fica na parte final do motor, próximo da caixa.
Em que ponto precisamente ele vaza?

edujr8
10/06/2010, 17:58
Boa Tarde!

Caro gmlima,

Esse vazamento de óleo pode sim ser decorrente de problemas no retentor do volante que fica bem na junta do motor com a caixa de embreagem, digo isso pois na sportage do meu pai também ocorre desse vazamento e ele vaza bem de um “suspiro” que tem de baixo do carro na caixa de embreagem, caso você tenha a oportunidade levante o carro e observe próximo da onde fica a junta do motor com a caixa de embreagem e você vai ver o “suspiro”, e no que fui informado a troca desse retentor deve-se ser feita retirando a caixa de embreagem.

Espero ter ajuda.

Arthur Makoto
10/06/2010, 18:54
Prezados,
Quando comprei meu carro há 2 anos atrás foi só festa, conforto, economia, etc (sempre procurei manter o carro na linha com revisão de 6 x 6 meses). A partir de janeiro 2010 o inferno começou. Primeiro estava sumindo água: trocou o radiador as manqueiras e nada. Finalmente fez-se retifica no cabeçote (parou o vazamento) e aproveitei pra fazer uma revisão geral nos bicos.
Depois que o carro voltou da oficina notei que estava vazando óleo do motor, retorno à oficina, diminuiu mas não parou, a ponto de lamear a garagem. Voltou p/ oficina e o camarada trocou um retentor frontal (acho que da polia). Parou por uns dias, então fiz uma viagem de uns 900 km ida e volta (100 - 110 km/h 3mil rpm no máximo), aí o vazamento retornou . Depois que se fez a retífica no cabeçote observei que o carro adquiriu mais força. Mesmo com os vazamentos essa força não diminuiu, embora o mecânico tenha dito que a pressão (força ???) no motor não está como deveria.
Estou disposto a fazer nova tentativa de levá-la ao mecânico, antes que sofra um infarto, pois já acumulo um prejuízo de quase 4 paus, embora goste bastante do carro pelas características que salientei.

Ajuda:
Quais os problemas poderiam estar causando esse vazamento de óleo, quais as peças a serem trocadas antes que se pense em retífica do motor?
Qual a sequência de verificações a serem feitas para diagnosticar a causa ?
Alguem tem indicação de uma boa oficina aqui em Belo Horizonte (exceto a autorizada na Tereza Cristina) ? (Já fiz troca de correia dentada numa lá em Contagem - eles fizeram uma "m" na montagem da correia que quase perco o motor!!!). Essa dica é importante, pois a maioria dos mecânicos torcem o nariz quando vc fala que o carro é uma Sportage, tenho até medo de falar.
Agradeceria a ajuda,
Abs.,
Geraldo

Geraldo,

Repare de onde vem o óleo, quando mexeu no cabeçote deve ter sido trocado o retentor da polia do comando e também (deveria) o dianteiro do virabrequim, costuma-se usar o que vem no jogo de junta, se foi isso troca pelos originais senão esse vazamento nunca vai para ok.

Abraço

Makoto

gmlima
12/06/2010, 13:48
Um vazamento que a minha tinha era no "volante do virabrequim".
Fica na parte final do motor, próximo da caixa.
Em que ponto precisamente ele vaza?


Ela tá vazando na frente e atrás.
A grande questão é que poucos mecanicos encaram esse carro.
Pelo menos aqui em BH.

gmlima
12/06/2010, 14:00
Alguém pode me indicar um mecânico em BH ?

SAPO-BOMBA
12/06/2010, 15:34
Teu problema mesmo tá parecendo ser mecânico... Sim, aquele que mexe no carro!

Já procurou pelas autorizadas Kia algum mecânico que "trabalhe por fora" ?

Topgun
13/06/2010, 20:53
Ela tá vazando na frente e atrás.
A grande questão é que poucos mecanicos encaram esse carro.
Pelo menos aqui em BH.

Saudações gmlima, também tenho uma Sportage TDI, e discordo um pouco quanto a achar um bom mecânico, o motor da Sport é básico do básico, procure uma mecânica que mexa com vans, especialmente a Besta, e se mesmo assim não encontrar procure uma autorizada da Bosch Diesel, quase tudo da Sport é Bosch, todas as vezes que tive problemas na estrada, que foram apenas 2 vezes, eu deixei em autorizadas da bosch, aquelas que mexem em caminhão, nunca tive problema.

Fica aí minha sugestão, forte abraço e boa sorte!

TopGun

Chacal
13/06/2010, 21:06
Gmlima,
se voce não usou juntas e retentores de boa qualidade o resultado e esse mesmo, agora, pode ser também que sou motor esta tendo pressão interna, ou seja, esta soprando, esta pressão interna força dentro do motor e tem que sair por algum lugar"juntas e retendores", faça o teste de tirar a vareta de medir o nível de óleo com o carro ligado, se soprar fumaçando ou borrifar óleo e mal sinal.
boa sorte.

Geisler®
30/09/2010, 03:07
Gmlima,
se voce não usou juntas e retentores de boa qualidade o resultado e esse mesmo, agora, pode ser também que sou motor esta tendo pressão interna, ou seja, esta soprando, esta pressão interna força dentro do motor e tem que sair por algum lugar"juntas e retendores", faça o teste de tirar a vareta de medir o nível de óleo com o carro ligado, se soprar fumaçando ou borrifar óleo e mal sinal.
boa sorte.

Putz,:putz: minha viatura, depois de mandar reapertar cabeçote e varetar o radiador, começou a vazar óleo pela junta da tampa de válvulas, na parte da frente... Levei na oficina de novo e o cara verificou isso ai.. ta saindo fumacinha e respingos de óleo ao retirar a vareta do óleo, caracterizando pressão interna vinda do carter, mas desmontou de novo a tampa, trocou a junta por uma nova, pois não havia substituido, e o problema parou por duas semanas, voltando a vazar de novo ontem...
Não vaza muito, ficam alguns pingos na garagem, e ta melecando a parte da frente do motor e as correias... O meu medo, é o motor resolver mandar o óleo todo pra fora..
O mecânico disse que o motor ta escapando compressão nos cilindros, porem me deu uma idéia que talvez possa resolver, que seria soltar a mangueira do respiro do carter, e por ela pra baixo, como nos F-1000 MWM, vai ficar saindo a fumacinha por baixo do motor, mas não acho muito legal essa idéia... Mas tambem não quero fazer motor, ja que não ta baixando óleo do carter, e o motor ta andando bem pra caramba :concordo:
Mais alguem ja passou por isso e poderia dar um pitaco pra clarear minhas idéias?!
To pensando em eu mesmo comprar uma junta de tampa de válvulas e trocar depois do horario, la na empresa, sera que consigo??:pensativo:
Na dúvida, eu continuo sentando o cacete no motor hehhehe:mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/

EDuarte
30/09/2010, 08:34
Marcelo
Não manjo muito de motores diesel, mas como o principio de funcionamento de todos os motores é igual, posso dar minha opinião. Nem sempre fumacinha e respingos de óleo saindo pelo tubo da vareta com o motor em funcionamento e quente caracteriza vazamento de compressão, se o motor não esta fraco e não esta queimando óleo é pouco provavel que seja isso.
Quanto ao vazamento de óleo pela junta da tampa, troquei tres vezes a junta e não parou o vazamento, na quarta tentativa resolvi medir a junta nova, bingo, ela éra menor que o necessario pra vedar bem, o pior é que todas as juntas que comprei eram originais, só consegui resolver passando cola na junta, ja faz uns seis meses e esta perfeito.
Trocar essa junta é muito facil, certamente vc conseguirá fazer isso.

[]s
(DU)

Glaicon
30/09/2010, 11:11
Putz,:putz: minha viatura, depois de mandar reapertar cabeçote e varetar o radiador, começou a vazar óleo pela junta da tampa de válvulas, na parte da frente... Levei na oficina de novo e o cara verificou isso ai.. ta saindo fumacinha e respingos de óleo ao retirar a vareta do óleo, caracterizando pressão interna vinda do carter, mas desmontou de novo a tampa, trocou a junta por uma nova, pois não havia substituido, e o problema parou por duas semanas, voltando a vazar de novo ontem...
Não vaza muito, ficam alguns pingos na garagem, e ta melecando a parte da frente do motor e as correias... O meu medo, é o motor resolver mandar o óleo todo pra fora..
O mecânico disse que o motor ta escapando compressão nos cilindros, porem me deu uma idéia que talvez possa resolver, que seria soltar a mangueira do respiro do carter, e por ela pra baixo, como nos F-1000 MWM, vai ficar saindo a fumacinha por baixo do motor, mas não acho muito legal essa idéia... Mas tambem não quero fazer motor, ja que não ta baixando óleo do carter, e o motor ta andando bem pra caramba :concordo:
Mais alguem ja passou por isso e poderia dar um pitaco pra clarear minhas idéias?!
To pensando em eu mesmo comprar uma junta de tampa de válvulas e trocar depois do horario, la na empresa, sera que consigo??:pensativo:
Na dúvida, eu continuo sentando o cacete no motor hehhehe:mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/

Marcelo, se o seu carro já deu alguma "fervidinha", é bem provável que tenha ocorrido a ovalização do cilindros (provocado pelo excesso de temperatura), fazendo com que o isolamento dos anéis dos pistões não seja 100% eficiente, jogando um pouco de óleo para cima.
Mas nada que prejudique o veículo.
Inclusive, se você soltar o intercooler verá que ele também estará umedecido.
Quanto à proposta de jogar vapor de óleo na atmosfera feito Tobata..:stop:
E boa sorte:concordo:

Geisler®
30/09/2010, 12:29
Marcelo
Não manjo muito de motores diesel, mas como o principio de funcionamento de todos os motores é igual, posso dar minha opinião. Nem sempre fumacinha e respingos de óleo saindo pelo tubo da vareta com o motor em funcionamento e quente caracteriza vazamento de compressão, se o motor não esta fraco e não esta queimando óleo é pouco provavel que seja isso.
Quanto ao vazamento de óleo pela junta da tampa, troquei tres vezes a junta e não parou o vazamento, na quarta tentativa resolvi medir a junta nova, bingo, ela éra menor que o necessario pra vedar bem, o pior é que todas as juntas que comprei eram originais, só consegui resolver passando cola na junta, ja faz uns seis meses e esta perfeito.
Trocar essa junta é muito facil, certamente vc conseguirá fazer isso.

[]s
(DU)


EDuarte, fiquei um pouco mais feliz agora :D
Vou ver se compro uma junta nova, e acola nem sei qual comprar..
É cola universal?
Não da pra calçar com alguma coisa essa junta? no meu caso, ta vazando só na frente, apareentemente..:pensativo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Geisler®
30/09/2010, 12:35
Marcelo, se o seu carro já deu alguma "fervidinha", é bem provável que tenha ocorrido a ovalização do cilindros (provocado pelo excesso de temperatura), fazendo com que o isolamento dos anéis dos pistões não seja 100% eficiente, jogando um pouco de óleo para cima.
Mas nada que prejudique o veículo.
Inclusive, se você soltar o intercooler verá que ele também estará umedecido.
Quanto à proposta de jogar vapor de óleo na atmosfera feito Tobata..:stop:
E boa sorte:concordo:

Glaicon, essa de jogar o vapor pra atmosfera tambem não me agrada, será o último recurso mesmo, porque não quero fazer motor, pois não esta consumindo óleo de carter, e esta andando bem, pelo menos eu acho que tá... Só pra comparação, consigo meter 145Km/h de painel, com pneus BF AT235/75... Isso é bom, ta normal, ta fraco ?! Nunca andei com uma Sportage com motor "zero KM" pra comparar desempenho...:concordo:
Faço entre 9.3Km/l e 10.5Km/l dentro da cidade aqui... Ta normal o consumo?:pensativo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

EDuarte
30/09/2010, 14:05
EDuarte, fiquei um pouco mais feliz agora :D
Vou ver se compro uma junta nova, e acola nem sei qual comprar..
É cola universal?
Não da pra calçar com alguma coisa essa junta? no meu caso, ta vazando só na frente, apareentemente..:pensativo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:
Marcelo
A cola é cola de junta semi secativa.

[]s
(DU)

Glaicon
30/09/2010, 20:56
Glaicon, essa de jogar o vapor pra atmosfera tambem não me agrada, será o último recurso mesmo, porque não quero fazer motor, pois não esta consumindo óleo de carter, e esta andando bem, pelo menos eu acho que tá... Só pra comparação, consigo meter 145Km/h de painel, com pneus BF AT235/75... Isso é bom, ta normal, ta fraco ?! Nunca andei com uma Sportage com motor "zero KM" pra comparar desempenho...:concordo:
Faço entre 9.3Km/l e 10.5Km/l dentro da cidade aqui... Ta normal o consumo?:pensativo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Tá ótima a tua SPT.
Quando a minha perdeu o cabeçote foi exatamente à 145 Km/h que eu andava na Rota do Sol, a caminho de Bento Gonçalves.
Estrada lisinha e vazia. Um show para a velocidade, ....mas não de SPT!:mrgreen:

Geisler®
01/10/2010, 02:06
Marcelo
A cola é cola de junta semi secativa.

[]s
(DU)

Tem em qualquer auto-peças Edu??:pensativo: Como eu aplico ela?
Passo na junta, no cabeçote, na tampa, ou em tudo isso ai e mais um pouco?! :pipoca:
Vou ver se compro a junta e a cola amanhã, ou melhor, hoje.

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

EDuarte
01/10/2010, 08:24
Tem em qquer auto peças, compre uma de boa qualidade.
Passa apenas no cabeçote, limpe bem as partes (cabeçote, junta e tampa) tirando todo o residuo de óleo, não passe muita cola pra não escorrer dos lados qdo colocar a tampa, espere uns 5 minutos e coloque a tampa, a cura total da cola se dá em aproximadamente 24 hs dependendo da marca.

Aproveite e veja se a tampa não esta empenada, pode acontecer tbm.

[]s
(DU)

Geisler®
02/10/2010, 23:57
Tem em qquer auto peças, compre uma de boa qualidade.
Passa apenas no cabeçote, limpe bem as partes (cabeçote, junta e tampa) tirando todo o residuo de óleo, não passe muita cola pra não escorrer dos lados qdo colocar a tampa, espere uns 5 minutos e coloque a tampa, a cura total da cola se dá em aproximadamente 24 hs dependendo da marca.

Aproveite e veja se a tampa não esta empenada, pode acontecer tbm.

[]s
(DU)

EDuarte, agradeço as dicas, fui numa auto peças e pedi uma cola pra junta de cabeçote e me venderam uma da Loctite®...
Não sei se é esta, mas... Preciso comprar a junta agora, na sexta não deu tempo e hoje fiz uma viagem "bate-volta" até Rio do Sul, mais ou menos 400Km e amanhã vou ver a "caca" de óleo que ficou o motor e ver se ta faltando óleo... Aparenta ta só pingando, tomara hhehhe Dei um cacete na subida da serra heheeh:mrgreen:
Na sexta troquei o óleo e os filtros, e adicionei ao óleo, um produto chamado "MILITEC-1", alguem ja usou?:pensativo:
R$70,00 o frasquinho, vi vários videos no "iutubi", tipo andar 100Km sem óleo no motor, e mais uns testes que impressionam...
Pode ser só impressão minha, mas durante a viagem, o motor me paraceu um pouco menos ruidoso, será efeito desse MILITEC-1?
Em anexo, uma foto da cola que comprei:concordo:

Abraço, e LAMA\o/:mrgreen:

sara
07/10/2010, 22:47
pessoal, to querendo comprar uma sportage mas isso td me deixa com receio, da problema assim direto?

Glaicon
08/10/2010, 06:57
pessoal, to querendo comprar uma sportage mas isso td me deixa com receio, da problema assim direto?

Com o carro desligado, no escuro, virado pra Jerusalém, ...não!:mrgreen:

Geisler®
12/10/2010, 19:52
EDuarte, agradeço as dicas, fui numa auto peças e pedi uma cola pra junta de cabeçote e me venderam uma da Loctite®...
Não sei se é esta, mas... Preciso comprar a junta agora, na sexta não deu tempo e hoje fiz uma viagem "bate-volta" até Rio do Sul, mais ou menos 400Km e amanhã vou ver a "caca" de óleo que ficou o motor e ver se ta faltando óleo... Aparenta ta só pingando, tomara hhehhe Dei um cacete na subida da serra heheeh:mrgreen:
Na sexta troquei o óleo e os filtros, e adicionei ao óleo, um produto chamado "MILITEC-1", alguem ja usou?:pensativo:
R$70,00 o frasquinho, vi vários videos no "iutubi", tipo andar 100Km sem óleo no motor, e mais uns testes que impressionam...
Pode ser só impressão minha, mas durante a viagem, o motor me paraceu um pouco menos ruidoso, será efeito desse MILITEC-1?
Em anexo, uma foto da cola que comprei:concordo:

Abraço, e LAMA\o/:mrgreen:

Fiz a troca da junta EU mesmo:odedo:, e aparentemente não vaza mais óleo na tampa de válvulas.
Desmontei tudo e me pareceu que o mecânico não colocou junta nova porra nenhuma!!:parede::putz::discordo:
Acho que só desmontou, encheu de cola de silicone e montou com a mesma junta, porque ela estava bem "mastigada" principalmente na região dos parafusos.:rolleyes:
Medi a junta velha e a nova, e e nova era 1 milimetro mais espessa.
A velha parecia que havia meio que derretido sobre o cabeçote, sei lá:pensativo:
Bom, troquei, limpei bem a tampa e o cabeçote, passei a cola de junta que comprei, esperei um pouquinho e montei de novo. Fiquei meio assim de ja ligar e sair adando, mas não vazou mais...
Quer dizer, vazou uns pingos, mas creio que por ser tão pouco, seja só o que tem de escorrido no bloco do motor:palmas::concordo::dance:
Sobre o MILITEC-1, o motor esta com um funcionamento mais selencioso, notei redução de ruido principalmente naquele barulho caracteristico do comando de válvulas, que reduziu.
Outra coisa que notei, e nem sei se tem algo a ver com o MILITEC, é que antes com pneus 235/75 não passava dos 145Km/h nem a pau, e agora eu to chegando nos 150Km/h:mrgreen: e da até de aliviar um tiquinho o pé que ainda mantem a velocidade:palmas:
Me parece que surtiu efeito :pipoca:heehe Pretendo adicionar mais daqui a umas duas ou três trocas de óleo.:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Geisler®
06/11/2010, 10:44
Fiz a troca da junta EU mesmo:odedo:, e aparentemente não vaza mais óleo na tampa de válvulas.
Desmontei tudo e me pareceu que o mecânico não colocou junta nova porra nenhuma!!:parede::putz::discordo:
Acho que só desmontou, encheu de cola de silicone e montou com a mesma junta, porque ela estava bem "mastigada" principalmente na região dos parafusos.:rolleyes:
Medi a junta velha e a nova, e e nova era 1 milimetro mais espessa.
A velha parecia que havia meio que derretido sobre o cabeçote, sei lá:pensativo:
Bom, troquei, limpei bem a tampa e o cabeçote, passei a cola de junta que comprei, esperei um pouquinho e montei de novo. Fiquei meio assim de ja ligar e sair adando, mas não vazou mais...
Quer dizer, vazou uns pingos, mas creio que por ser tão pouco, seja só o que tem de escorrido no bloco do motor:palmas::concordo::dance:
Sobre o MILITEC-1, o motor esta com um funcionamento mais selencioso, notei redução de ruido principalmente naquele barulho caracteristico do comando de válvulas, que reduziu.
Outra coisa que notei, e nem sei se tem algo a ver com o MILITEC, é que antes com pneus 235/75 não passava dos 145Km/h nem a pau, e agora eu to chegando nos 150Km/h:mrgreen: e da até de aliviar um tiquinho o pé que ainda mantem a velocidade:palmas:
Me parece que surtiu efeito :pipoca:heehe Pretendo adicionar mais daqui a umas duas ou três trocas de óleo.:concordo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Só para constar,o vazamento acabou realmente!!:dance:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Fabil
12/11/2010, 18:05
Alguém pode me indicar um mecânico em BH ?

nao sei se vc já resolveu seu problema, procure o Washington da Suzuminas 3473-0343. ele tem as manhas..

PS: se alguem souber de um Sportage CURTA ( tem que ser a curta, a longa nao me interessa) TDI a venda, to procurando uma..heheh

T+

gmlima
03/02/2011, 14:26
Depois de quase um ano sofrendo e gastando dinheiro com esse maldito carro acabei desistindo, cabeçote novo, radiador novo, revisão de bomba injetora, bicos, retentores trocados, etc e $$$$$$$$$$$. O ultimo veredito é que teria que fazer o motor, aí foi demais. Minha vontade foi colocar fogo no carro, mas o meio ambiente não merece sofrer por causa do maldito. Vendi pro ferro velho e minha satisfação em vê-lo em pedaços foi ENORME!!!!
Venho acompanhando esse forum desde que comprei o carro em 2007. Os problemas são os mesmos e só trocam de vitimas. Pelo visto mais cedo ou mais tarde alguém vai passar pelo mesmo que passei. Sempre desejei um carro 4x4 a diesel e a pior escolha foi o sportage. O pior é que eu tava com o dinheiro certo para uma toyota bandeirantes 92.

O carro é excelente em vários pontos, mas o motor não vale nada, em todos os sentidos possíveis.
Conclusão e conselho aos desavisados:

NÃO COMPREM QQ CARRO DA KIA principalmente o tal de SPORTAGE!!!!!!! O arrependimento virá à galope!!!!!!!!!!!



nao sei se vc já resolveu seu problema, procure o Washington da Suzuminas 3473-0343. ele tem as manhas..

PS: se alguem souber de um Sportage CURTA ( tem que ser a curta, a longa nao me interessa) TDI a venda, to procurando uma..heheh

T+

EDuarte
03/02/2011, 18:33
Ou vc não deu sorte, ou não deram a devida atenção ao carro ou seu mecanico é apenas mais um mexanico, que pelo seu relato é mexanico mesmo.
Tenho a minha a tres anos e só alegria, mas é gasolina, a diesel é um pouco mais sencivel mesmo, se não der a devida atenção aos componentes de arrefecimento....ja éra, e isso vale tanto pra diesel qto pra gasolina.

[]s
(DU)

MecanicaReis4x4
31/08/2011, 00:03
Ola parceiro.

Voce ja resolveu seu problema relativo ao vazamento de óleo??

Os tipos de vazamentos mais comuns que esses veiculos apresentam sao no retentor mancal traseiro do motor(volante), junta da tampa de valvula, observe se o tubo de lubrificação da turbina nao esta frouxo, é meio chato de verificar mas vem aparecendo bastante sportages vazando ali.

Abraço.

otonir
11/09/2011, 19:06
Navegando neste fórum a procura de algumas dicas e respostas me deparei com pessoas cujas opiniões se diverge muito ao se tratar da Sport diesel... bom, eu tenho uma 99 interculada, comprei o carro e foi só alegria, até que me deparei com problemas de baixa de óleo, era rodar 200 km no máximo e 1 lt de óleo completado, fui em dois mecânicos e ambos me informaram que eu devia fazer o motor do carro que o problema era os anéis e blá blá blá, fiquei um pouco entristecido porque o problema me pegou exatamente quando eu estava duro por causa de construção, entretando algo me dizia (instinto) que o problema não eram os anéis, então levei ao 3 mecânico e este especialista em motor de scânia e etc (caminhões) quando ele me pediu para ligar o motor foi batata, o problema era a turbina, a bendita não estava funcionando e roubando o óleo do motor jogando pelo escapamento, troquei e resolvido o problema, porém, me surgiu um vazamento depois de uns dois meses da troca, estava com vazamento, levei no mecânico mas não o que me informou o problema da turbina e este não conseguiu descubrir e então eu mesmo fuçando (observando por baixo do carro no motor)notei que o canduiche do filtro de óleo junto ao cabeçote estava bambo e apertei e pronto, mas aí depois de 1 semana para me chatear surgiu outro vazamento, é lógico que por mais que entristeçamos com tais problemas é normal problemas mecânicos surgir em qualquer veículo com mais de 100.000 km rodados seja diesel, álcool e ou gasolina, sempre vai aparecer umas avarias o negócio é ir arrumando mesmo, pois comprar carro 0km em 2 em 2 anos é só para rico mesmo, porque os preços de veículos aqui no Brasil é um tremendo de um assalto a mão armada que o governo nos aplica. :farted:

Abraços e boa sorte a todos.

eduardommelo
25/04/2012, 19:03
A minha SPT TDI Curta, ta com um vazamneto brabo, vou trocar as juntas e as braçadeiras de algumas mangueiras, dá uma revisão geral nela. Como é meu 1º carro a diesel e 4x4 estou muito feliz, adorei o carro, mas acho que o cuidado com esses motores a diesel deve ser dobrado, sempre fazendo as manutenções em dia, ae correrá tudo normal, sem maiores dores de cabeça! :)

eduardommelo
07/05/2012, 09:31
Navegando neste fórum a procura de algumas dicas e respostas me deparei com pessoas cujas opiniões se diverge muito ao se tratar da Sport diesel... bom, eu tenho uma 99 interculada, comprei o carro e foi só alegria, até que me deparei com problemas de baixa de óleo, era rodar 200 km no máximo e 1 lt de óleo completado, fui em dois mecânicos e ambos me informaram que eu devia fazer o motor do carro que o problema era os anéis e blá blá blá, fiquei um pouco entristecido porque o problema me pegou exatamente quando eu estava duro por causa de construção, entretando algo me dizia (instinto) que o problema não eram os anéis, então levei ao 3 mecânico e este especialista em motor de scânia e etc (caminhões) quando ele me pediu para ligar o motor foi batata, o problema era a turbina, a bendita não estava funcionando e roubando o óleo do motor jogando pelo escapamento, troquei e resolvido o problema, porém, me surgiu um vazamento depois de uns dois meses da troca, estava com vazamento, levei no mecânico mas não o que me informou o problema da turbina e este não conseguiu descubrir e então eu mesmo fuçando (observando por baixo do carro no motor)notei que o canduiche do filtro de óleo junto ao cabeçote estava bambo e apertei e pronto, mas aí depois de 1 semana para me chatear surgiu outro vazamento, é lógico que por mais que entristeçamos com tais problemas é normal problemas mecânicos surgir em qualquer veículo com mais de 100.000 km rodados seja diesel, álcool e ou gasolina, sempre vai aparecer umas avarias o negócio é ir arrumando mesmo, pois comprar carro 0km em 2 em 2 anos é só para rico mesmo, porque os preços de veículos aqui no Brasil é um tremendo de um assalto a mão armada que o governo nos aplica. :farted:

Abraços e boa sorte a todos.


é verdade! puro roubo.

eduardommelo
07/05/2012, 18:32
Tirei o vazamento da minha, eram os dois retentores da polia, está fileh agora hehehehe

DouglasMac
08/05/2012, 16:57
QUALQUER viatura que cair na mão de gaiatos mexa-nicos vai causar decepção... o princípio de funcionamento de toda viatura é parecido. O motor das Spotages TDI são os mesmos da Tracker e Suzuki, porque causaria problemas somente na Kia? USUÁRIOS!!!!
Aqui tenho uma na garagem Gran TDI com 185.000 KM e sem problemas durante 6,5 anos. Tá Bom?? Vazamentos são comuns a toda viatura usada. Abraços!

Marcus Pereira
08/05/2012, 18:27
QUALQUER viatura que cair na mão de gaiatos mexa-nicos vai causar decepção... o princípio de funcionamento de toda viatura é parecido. O motor das Spotages TDI são os mesmos da Tracker e Suzuki, porque causaria problemas somente na Kia? USUÁRIOS!!!!
Aqui tenho uma na garagem Gran TDI com 185.000 KM e sem problemas durante 6,5 anos. Tá Bom?? Vazamentos são comuns a toda viatura usada. Abraços!

Concordo plenamente DouglasMac, a minha curta TDI tá com 135.000Km, até agora só alegria, é só tratar com carinho.
Abç.

mariott
21/01/2013, 22:22
boa noite preçiso de uma infomaçao urgente fiz o motor da minha espotage 2001 e ela alinhou anel e começou a jogar oleo no suspiro e na vareta do oleo e tb na tampa do motor entao mandei refazer e agora depois de 800 km ela começou a jogar oleo na vareta do oleo mas so na lenta . suspiro tudo ok , tampa do motor tudo ok , podem me ajudar ?

eduardommelo
06/06/2014, 09:29
A minha está com um problema parecido, depois de trocado anéis e camisa de cada cilindro, passados 9 meses ela começou a vazar óleo sem dó pela tampa de válvula na parte de trás e quando retiro a vareta do óleo ela tbm está jogando óleo. Queria uma opinião pois a mesma com a temperatura sem atingir o nível normal fica fumaçando branco sem acelerar o carro, se eu acelero ela para de fumaçar mas volta em seguida depois de um tempo. Poderia ser a turbina ou o suspiro do motor entupido? Ela anda bem e tem força, só é questão dessa fumaça além de fumaçar bastante quando ligo ela pela manhã.

João Cristiano Rodrigues
07/06/2014, 13:26
boa noite preçiso de uma infomaçao urgente fiz o motor da minha espotage 2001 e ela alinhou anel e começou a jogar oleo no suspiro e na vareta do oleo e tb na tampa do motor entao mandei refazer e agora depois de 800 km ela começou a jogar oleo na vareta do oleo mas so na lenta . suspiro tudo ok , tampa do motor tudo ok , podem me ajudar ?

A minha estava com vazamento na junta de válvula e na vareta de medição de nível de óleo. Trocamos a junta e parou na junta, mas na vareta continua. Hoje voltei no mecânico e constatamos que a vedação da vareta está danificada, vou fazer uma Gambitech hoje para ver se para de vazar. Ele falou que meu motor apesar de esta dando uma pressãozinha (possivelmente problemas nos anéis), ainda vai demorar muito tempo para ter que mexer no motor. Graças a Deus!

andersoncolares
12/06/2014, 02:24
A minha estava com vazamento na junta de válvula e na vareta de medição de nível de óleo. Trocamos a junta e parou na junta, mas na vareta continua. Hoje voltei no mecânico e constatamos que a vedação da vareta está danificada, vou fazer uma Gambitech hoje para ver se para de vazar. Ele falou que meu motor apesar de esta dando uma pressãozinha (possivelmente problemas nos anéis), ainda vai demorar muito tempo para ter que mexer no motor. Graças a Deus!


João, onde você comprou a junta da tampa das vávlulas?

João Cristiano Rodrigues
25/06/2014, 13:34
O meu mecânico tinha uma na oficina, mas aqui no ES existe uma loja que tem,:


JR Peças KIA
Peças Importadas KIA
Jorge
27 3336-5734
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João Cristiano Rodrigues
26/06/2014, 21:56
Hoje eu fiz a troca do Óleo, 6.4 litros. E trocamos os dois filtros, agora vou aguardar uns dias para ver se o vazamento diminui, e vou fazer a limpeza para identificar o vazamento (se ele persistir). Excelente atendimento no Posto Mania (Guarave) em Guarapari ES.
Segue a foto de como ficou:
468228

eduardommelo
27/06/2014, 08:51
Hoje eu fiz a troca do Óleo, 6.4 litros. E trocamos os dois filtros, agora vou aguardar uns dias para ver se o vazamento diminui, e vou fazer a limpeza para identificar o vazamento (se ele persistir). Excelente atendimento no Posto Mania (Guarave) em Guarapari ES.
Segue a foto de como ficou:
468228

Ficou limpinho... Vou ter que fazer o mesmo na minha, hora da troca do óleo e dos filtros de óleo e combustível!

João Cristiano Rodrigues
10/07/2014, 16:03
Hoje, vinte dias depois voltei no posto e completei, pegou quase 1 litro para chegar no nível novamente. E está bem sujo pois estou com algum vazamento, mas no momento não tenho condições de mexer $, para acabar com o vazamento, então vou monitorando o nivel sempre.

eduardommelo
10/07/2014, 16:15
Por onde ela ta vazando??

João Cristiano Rodrigues
11/07/2014, 15:08
Por onde ela ta vazando??

Ainda não sei mas vou descobrir. Fica bem molhada de óleo na região de trás do motor. Mais ou menos na direção do para-brisas para baixo e a caixa de marchas fica bem melada também.

EDuarte
11/07/2014, 18:01
Ainda não sei mas vou descobrir. Fica bem molhada de óleo na região de trás do motor. Mais ou menos na direção do para-brisas para baixo e a caixa de marchas fica bem melada também.

Provavelmente é a junta da tampa de valvulas...

[]s
(DU)

eduardommelo
11/07/2014, 21:17
Deve ser mesmo, já passei por isso. Mas quando fiz a revisão do carro, trocando o que tinha de retentor e junta, mandei colocar cola da boa em tudo, resultado que não vaza mais nada! Viajo muito e normalmente ando a 120 Km/h e até agora sem vazamentos.

João Cristiano Rodrigues
11/07/2014, 22:08
Deve ser mesmo, já passei por isso. Mas quando fiz a revisão do carro, trocando o que tinha de retentor e junta, mandei colocar cola da boa em tudo, resultado que não vaza mais nada! Viajo muito e normalmente ando a 120 Km/h e até agora sem vazamentos.

Nossa que inveja rsrs. A junta da tampa de válvulas realmente estava vazando mas eu já troquei, agora o vazamento certamente foi para outras juntas e retentores. Mas não adianta, sem grana não dá pra fazer muita coisa. O negócio é juntar a grana para fazer os reparos e até lá ir completando o óleo sempre que tiver abaixo do nível ideal. Obrigado amigos pela atenção.

eduardommelo
12/07/2014, 07:40
Quando vc for trocar os retentores ou alguma junta, compre a cola e peça pra colocar em tudo, sem pena, tenho certeza que vai acabar com as dores de cabeça. Assim que peguei a Sportage à uns dois anos nunca vi um carro vazar tanto óleo quanto a Sportage, troquei tudo e depois de um tempo voltou a vazar, muita pressão interna do óleo motor então copiando de um mecânico aqui de maceió que tem uma do mesmo modelo da minha e ele utilizou cola em tudo, acabou o problema.

eduardommelo
12/07/2014, 08:27
Olha aí o vídeo...


http://youtu.be/zNVueTw38eU

EDuarte
12/07/2014, 10:16
Nossa que inveja rsrs. A junta da tampa de válvulas realmente estava vazando mas eu já troquei...

Verificou se a tampa não esta empenada?

[]s
(DU)

pegasus
15/07/2014, 15:02
Nossa que inveja rsrs. A junta da tampa de válvulas realmente estava vazando mas eu já troquei, agora o vazamento certamente foi para outras juntas e retentores. Mas não adianta, sem grana não dá pra fazer muita coisa. O negócio é juntar a grana para fazer os reparos e até lá ir completando o óleo sempre que tiver abaixo do nível ideal. Obrigado amigos pela atenção.
Deveria ter feito o que te falei. Limpar o motor, andar um puco e verificar onde tinha vazamento. Depois de rodar muito fica dificil achar porque mela tudo. Faça isso da próxima vez.