PDA

Ver Versão Completa : Comprar ou não comprar o primeiro Niva?



JBassman
09/06/2010, 16:53
Oi galera. Sou novinho aqui.

Estou na beirinha de entrar no mundo dos niveiros e dos 4x4, mas queria saber vossa opinião, amantes de Nivas! Meu sogro tem um Niva 1.6 (penso que de 95 ou de 97) que ele adquiriu numa transação. Gente, o carro tem 53.000km, o anterior dono era muito dedicado.

O carro está bem cuidado, de modo geral. Parece haver apenas algum trabalho de lataria nova e uma pintura.

Mas eu sou muuuito novo nessa coisa de Niva e 4x4. Não quero fazer trilha com ele, quero um carro para ir para a praia no final de semana ou subir a serra até ao Sul de Minas.

O que vocês me aconselham??

Abraços a todos.

Girti
09/06/2010, 17:04
Oi galera. Sou novinho aqui.

Estou na beirinha de entrar no mundo dos niveiros e dos 4x4, mas queria saber vossa opinião, amantes de Nivas! Meu sogro tem um Niva 1.6 (penso que de 95 ou de 97) que ele adquiriu numa transação. Gente, o carro tem 53.000km, o anterior dono era muito dedicado.

O carro está bem cuidado, de modo geral. Parece haver apenas algum trabalho de lataria nova e uma pintura.

Mas eu sou muuuito novo nessa coisa de Niva e 4x4. Não quero fazer trilha com ele, quero um carro para ir para a praia no final de semana ou subir a serra até ao Sul de Minas.



O que vocês me aconselham??

Abraços a todos.

Olá, seja bem vindo!

Não me leve a mal, mas há diversos tópicos a respeito deste mesmo assunto (pessoa procurando dicas para a compra de um Niva), anteontem mesmo foi aberto um novo ("Pensando seriamente em comprar!"). Faça uma pesquisa, acredito que suas dúvidas poderão ser sanadas.

Quanto ao Niva de seu sogro, os Nivas após 95 são bem diferentes dos anteriores, veja a foto de um 95 (o meu) abaixo e, ao lado, um 90/91, você verá a diferença na hora. Após 95, somente os modelos 98 e 99 vieram ao Brasil, com uma exceção, um 97 1.7i grená, que foi exposto no Salão do Automóvel e depois vendido aqui em São Paulo. Eu o vi algumas vezes rodando por aí, mas já faz tempo que não o vejo mais.

[ ]s

Foto 1: Niva 95

Foto 2: Niva 90/91

JBassman
09/06/2010, 17:14
Oi, Gil. Obrigado pela sua resposta.

Você já me ajudou em algo... descobri que o Niva de meu sogro afinal é mais antigo, pois se parece bem mais com a foto do Niva de 90 que você enviou.

É claro que não levo a mal. Nem poderia quando a resposta é dada com tanta educação.

Tentarei me informar. Obrigado.

Abraço

edneyccruz
09/06/2010, 17:37
Bem, vindo.

Bom, eu comprei um Niva pensando a mesma coisa que você, então vou falar um pouco de mim e da história, quem sabe ajuda a resolver.
Comprei meu Niva com 48.000 km, mas não podemos esquecer que o odômetro dele marca até 99.999 km e como o meu veio com todo o histórico, o dono anterior ja me falou que ele tinha na verdade 148.000 km comprovados, coisa que não fez diferença, afinal, agora com 185.000 ele ainda continua funcionando 100% sem queimar óleo ou perder potência. No caso do meu carro, ele tinha algumas coisas de lata para fazer, que continuam por fazer, afinal sempre dou prioridade para a segurança e conforto. Como o meu estava original, salgo a ignição eletrônica que também era lada, mas não vinha originalmente em meu modelo de Niva, não tive problemas para deixa-lo 100% operacional, podendo hoje em dia fazer longas viagens de 2.000 a 3.000 km sem precisar de nada a não ser gasolina. No meu ponto de vista, mexer muito no carro traz junto com as adaptações dores de cabeça que para quem viaja não compensam.
Concluindo, é um ótimo carro, ams tem que ter uma revisão preventiva periódica, então também gasta-se com ele para não ter dor de cabeça, dos jeeps é o mais confortável, mas não é feito para trilhas mais pesadas, se não ele acaba estragando e leva junto consigo a sua conta bancária, compre, mas tenha em mente essas informações e não esqueça que em lama vc tem que usar pneu para lama, que no asfalto são horríveis, então ou vc faz como eu que tem os dois jogos ou quando souber que o terreno vai ser difícil va com o jogo de lama, já conformado que o carro vai andar menos, gastar mais e ser mais instável no asfalto.
Qualquer dúvida ou se quiser bater um papo sobre o assunto, fique a vontade para mandar mensagens privadas.

Dinola
09/06/2010, 18:28
Oi galera. Sou novinho aqui.

Estou na beirinha de entrar no mundo dos niveiros e dos 4x4, mas queria saber vossa opinião, amantes de Nivas! Meu sogro tem um Niva 1.6 (penso que de 95 ou de 97) que ele adquiriu numa transação. Gente, o carro tem 53.000km, o anterior dono era muito dedicado.

O carro está bem cuidado, de modo geral. Parece haver apenas algum trabalho de lataria nova e uma pintura.

Mas eu sou muuuito novo nessa coisa de Niva e 4x4. Não quero fazer trilha com ele, quero um carro para ir para a praia no final de semana ou subir a serra até ao Sul de Minas.

O que vocês me aconselham??

Abraços a todos.


Seja bem vindo ! Minha sugestão é de que vc leia com atenção os tópicos relacionados e veja se realmente precisa de um 4X4 . As vezes um 4X2 já resolveria seu problema.
[]

BACALHAU
09/06/2010, 19:26
Oi galera. Sou novinho aqui.

Estou na beirinha de entrar no mundo dos niveiros e dos 4x4, mas queria saber vossa opinião, amantes de Nivas! Meu sogro tem um Niva 1.6 (penso que de 95 ou de 97) que ele adquiriu numa transação. Gente, o carro tem 53.000km, o anterior dono era muito dedicado.

O carro está bem cuidado, de modo geral. Parece haver apenas algum trabalho de lataria nova e uma pintura.

Mas eu sou muuuito novo nessa coisa de Niva e 4x4. Não quero fazer trilha com ele, quero um carro para ir para a praia no final de semana ou subir a serra até ao Sul de Minas.

O que vocês me aconselham??

Abraços a todos.

Meu camarada,o meu impulso inicial é dizer para você: COMPRE.
Apesar das opiniões bem intencionadas dos camaradas, você só sabe se gosta de uma coisa quando experimenta, certo?
Como você diz que quer um carro só para passear no FDS na praia ou na serra, acho que é um carro ideal. Veja bem, ACHO. Você também pode gostar ou não, mas, tem que experimentar.
O melhor disso tudo é que você não precisa comprar um NIVA para experimentar. Tenho certeza de que o sogrão não vai recusar lhe emprestar o carro e até, quem sabe, deixá-lo guardado na sua garagem por prazo indeterminado :dance:. Tudo depende da sua "cantada" e do "apoio" de sua esposa/namorada :roll:. Se ela gostar da idéia dos passeios, é quase que o caminho todo andado. O que um pai não faz para deixar a sua filha feliz? :mrgreen:
Qualquer que seja a forma de "adquirir" o NIVA, dedique antes um tempo para ler tudo o que puder sobre ele. Conheça-o primeiro. E não existe lugar melhor do que este Fórum.. Se depois ainda tiver dúvidas, não hesite em perguntar. Não vão faltar opiniões para deixá-lo ainda mais confuso. :twisted:

JBassman
10/06/2010, 22:27
Camaradas e amigos,

Por afinidade familiar e também por um preço bem acessível acordei com o meu sogro e, enfim, serei um novo niveiro! Andei um pouco com o carro, adorei o carisma, o ar espartano, muito cool. Da próxima vez que vir um BMW X5 ou um Porsche Cayenne acho que me vou rir.


Seja bem vindo ! Minha sugestão é de que vc leia com atenção os tópicos relacionados e veja se realmente precisa de um 4X4 . As vezes um 4X2 já resolveria seu problema.
[]

Não posso dizer que PRECISE de um 4X4. De fato, o meu sogro vive num sítio e de quando em quando venho ao sul de Minas dar um rolézinho. Mas estou bem mais interessado na EXPERIÊNCIA de ter 4X4, e posso dizer que o fato de me ter apaixonado Niva contribuiu bastante para isso, pois sempre tive gostos mais "citadinos". Curioso, me apaixonei pela filha e pelo carro do homem!

Comecei ontem a me integrar da "linguagem" do Niva. Para já só prevejo um problema, pois eu não percebo grande coisa de mecânica. No entanto, tenho muita curiosidade e se algum de vocês tiver algum material (digital, claro) sobre mecânica básica e se pudesse enviar era uma boa... mas para já tenho o manual original do Niva (de 1990)!

Para a semana irei dar uma geral nele. Alguns conselhos da vossa própria experiência? E algum de vós já instalou um AC no Niva? Aconselham?

Abraços!

Girti
10/06/2010, 22:43
Camaradas e amigos,

Por afinidade familiar e também por um preço bem acessível acordei com o meu sogro e, enfim, serei um novo niveiro! Andei um pouco com o carro, adorei o carisma, o ar espartano, muito cool. Da próxima vez que vir um BMW X5 ou um Porsche Cayenne acho que me vou rir.



Não posso dizer que PRECISE de um 4X4. De fato, o meu sogro vive num sítio e de quando em quando venho ao sul de Minas dar um rolézinho. Mas estou bem mais interessado na EXPERIÊNCIA de ter 4X4, e posso dizer que o fato de me ter apaixonado Niva contribuiu bastante para isso, pois sempre tive gostos mais "citadinos". Curioso, me apaixonei pela filha e pelo carro do homem!

Comecei ontem a me integrar da "linguagem" do Niva. Para já só prevejo um problema, pois eu não percebo grande coisa de mecânica. No entanto, tenho muita curiosidade e se algum de vocês tiver algum material (digital, claro) sobre mecânica básica e se pudesse enviar era uma boa... mas para já tenho o manual original do Niva (de 1990)!

Para a semana irei dar uma geral nele. Alguns conselhos da vossa própria experiência? E algum de vós já instalou um AC no Niva? Aconselham?

Abraços!

O ótimo site do "Grauçá" lhe poderá ser útil. No link http://grauca4x4.blogspot.com/search/label/Manuais estão os links para alguns manuais do Niva.

Não é fácil adaptar AC no Niva, mas alguns já o fizeram,faça uma pesquisa, há várias adaptações possíveis, mas nenhuma dela é simples de ser executada!

thgteixeira
10/06/2010, 22:50
Camaradas e amigos,

Por afinidade familiar e também por um preço bem acessível acordei com o meu sogro e, enfim, serei um novo niveiro! Andei um pouco com o carro, adorei o carisma, o ar espartano, muito cool. Da próxima vez que vir um BMW X5 ou um Porsche Cayenne acho que me vou rir.



Não posso dizer que PRECISE de um 4X4. De fato, o meu sogro vive num sítio e de quando em quando venho ao sul de Minas dar um rolézinho. Mas estou bem mais interessado na EXPERIÊNCIA de ter 4X4, e posso dizer que o fato de me ter apaixonado Niva contribuiu bastante para isso, pois sempre tive gostos mais "citadinos". Curioso, me apaixonei pela filha e pelo carro do homem!

Comecei ontem a me integrar da "linguagem" do Niva. Para já só prevejo um problema, pois eu não percebo grande coisa de mecânica. No entanto, tenho muita curiosidade e se algum de vocês tiver algum material (digital, claro) sobre mecânica básica e se pudesse enviar era uma boa... mas para já tenho o manual original do Niva (de 1990)!

Para a semana irei dar uma geral nele. Alguns conselhos da vossa própria experiência? E algum de vós já instalou um AC no Niva? Aconselham?

Abraços!

Boas vindas, espero que sejas muito feliz com o carro! Marque presença aqui no fórum, sempre aparece muita coisa bacana.

BACALHAU
10/06/2010, 22:55
Meu caro JBassman, por acaso é português?
Achei peculiar as suas construções gramaticais.

Quanto ao material sobre mecânica básica, possuo alguma coisa que pode lhe interessar. Mas, aqui no fórum tem muita coisa. O mais indicado seria o Manual do Mecânico do NIVA. precisando de mais alguma coisa, entre em contato pelo meu e-mail: bacalhaucsb@hotmail.com .

Para começar, dependendo do histórico de manutenção do seu NIVA, seria interessante uma revisão básica. Aquela que é válida para qualquer carro usado ou de idade avançada: freios, suspensão, lubrificantes, correias, parte elétrica, ...

Tudo com a ajuda do bom e velho "Jaque". :rolleyes:

Boa $orte e um longo e feliz relacionamento com o russo. :concordo:

JBassman
11/06/2010, 14:18
Gil, muito obrigado pelo link. Vou guardar ele nos meus favoritos para depois olhar com mais calma!

Thiago, obrigado pelas boas-vindas. Também espero ser muito feliz com o russo ;).

Amigão Bacalhau, sou português de gema sim, mas estou no Brasil pois a minha esposa é brasileira. É claro que essas construções gramaticais custam a desaparecer! Esse Manual do Mecânico será o mesmo Manual que eu tenho? O original que vem com o Niva?

Estou tentando encontrar uns conceitos básicos de mecânica para compreender o funcionamento do motor, refrigeração, etc, e terei ainda de atravessar o desafio das diferenças de terminologia (por exemplo, freio em Portugal são travões). O mais importante e mais urgente para mim é conhecer a fundo a manutenção do Niva, para tentar assumir alguma autonomia nisso. Estou curioso e com muita vontade de aprender, mas sinto que preciso de orientação.

Mais logo entro em contato com você via e-mail, Bacalhau. Será que com um nickname desse também encontrarei um português?

Um abraço a todos.

Jbass

Pinaudmaster
11/06/2010, 15:52
Gil, muito obrigado pelo link. Vou guardar ele nos meus favoritos para depois olhar com mais calma!

Thiago, obrigado pelas boas-vindas. Também espero ser muito feliz com o russo ;).

Amigão Bacalhau, sou português de gema sim, mas estou no Brasil pois a minha esposa é brasileira. É claro que essas construções gramaticais custam a desaparecer! Esse Manual do Mecânico será o mesmo Manual que eu tenho? O original que vem com o Niva?

Estou tentando encontrar uns conceitos básicos de mecânica para compreender o funcionamento do motor, refrigeração, etc, e terei ainda de atravessar o desafio das diferenças de terminologia (por exemplo, freio em Portugal são travões). O mais importante e mais urgente para mim é conhecer a fundo a manutenção do Niva, para tentar assumir alguma autonomia nisso. Estou curioso e com muita vontade de aprender, mas sinto que preciso de orientação.

Mais logo entro em contato com você via e-mail, Bacalhau. Será que com um nickname desse também encontrarei um português?

Um abraço a todos.

Jbass


Mr. Bassman,

Acesse esse excelente site/fórum especificamente sobre Niva, directamente d'além mar:

http://ladaniva4x4.net/

Existe um usuário muito popular desse Fórum luso que também frequenta aqui, o ilustre André *Skinnie*.

Já o usuário Bacalhau é um lusitano fajuto, aliás, fajutíssimo.

Girti
11/06/2010, 20:57
Gil, muito obrigado pelo link. Vou guardar ele nos meus favoritos para depois olhar com mais calma!

Thiago, obrigado pelas boas-vindas. Também espero ser muito feliz com o russo ;).

Amigão Bacalhau, sou português de gema sim, mas estou no Brasil pois a minha esposa é brasileira. É claro que essas construções gramaticais custam a desaparecer! Esse Manual do Mecânico será o mesmo Manual que eu tenho? O original que vem com o Niva?

Estou tentando encontrar uns conceitos básicos de mecânica para compreender o funcionamento do motor, refrigeração, etc, e terei ainda de atravessar o desafio das diferenças de terminologia (por exemplo, freio em Portugal são travões). O mais importante e mais urgente para mim é conhecer a fundo a manutenção do Niva, para tentar assumir alguma autonomia nisso. Estou curioso e com muita vontade de aprender, mas sinto que preciso de orientação.

Mais logo entro em contato com você via e-mail, Bacalhau. Será que com um nickname desse também encontrarei um português?

Um abraço a todos.

Jbass

JBass, além do manual do Niva brasileiro que veio com o carro, tenho uma cópia de um manual em português de Portugal, editado pela Autovaz de Togliatti (acredito que seja uma tradução para o Português de um manual russo). Quem me emprestou o manual é um amigo, filho de portugueses, que teve dois Nivas, um 93 e um 99. É muuuuuito mais completo que o brasileiro, ensina até a dirigir (é sério!). Infelizmente, devido ao grande número de páginas deste manual (156 páginas), é inviável escaneá-lo mas, caso haja alguma dúvida específica, posso tentar localizar e escanear as páginas referentes a esta dúvida.

Em anexo, como exemplo, a capa e quatro páginas do citado manual, que eu escaneei há tempos.

JBassman
13/06/2010, 19:40
Pinaudmaster, obrigado pelo link. Tenho a certeza que me será útil!

Gil, que raridade que isso deve ser... Guarde isso bem guardado. Se eu precisar de uma ajuda específica posso contatar você por mensagem?

Agora que já andei algum tempo com o Niva posso constatar que os únicos problemas que detectei foram essencialmente eléctricos, provavelmente porque o carro esteve bastante parado. Farol, luzes de freio, limpa-vidros, esses pormenores. Outra coisa que notei é que o indicador de combustível não está muito fiável, pois mexe muito. Além disso, as luzes indicadoras do painel que acendem quando se liga o farol baixo estão também com falhas.

Precisava de abrir a parte frontal do carro para ter acesso aos faróis. Mas não queria inventar sem ter alguma orientação. É fácil? Difícil? Tem alguma "manha"?

Abraços niveiros.

Jbass

Girti
13/06/2010, 22:14
(...) Gil, que raridade que isso deve ser... Guarde isso bem guardado. Se eu precisar de uma ajuda específica posso contatar você por mensagem?

Desde que eu não precise escanear 100 páginas... :mrgreen:


(...) Outra coisa que notei é que o indicador de combustível não está muito fiável, pois mexe muito.

Ao contrário, ele mexe muito justamente porque é bastante sensível. Para checar se ele está OK, complete o tanque (até a segunda parada do automático. O abastecimento deve ser feito de forma lenta, a maioria dos Nivas "afoga", se o abastecimento for muito rápido) e ver se ele marca "cheio".



(...)Precisava de abrir a parte frontal do carro para ter acesso aos faróis. Mas não queria inventar sem ter alguma orientação. É fácil? Difícil? Tem alguma "manha"?

É trabalhoso, mas não complicado. É necessário retirar a grade dianteira (6 parafusos e 4 encaixes, atenção para não quebrar estes últimos, tire a grade com cuidado!) e afrouxar os parafusos (3 de cada lado, NÃO é necessário retirá-los, basta afrouxar um pouco!) que fixam a moldura cromada dos faróis. Esta moldura, além de decorativa, serve de fixação para os faróis. Depois de afrouxados os 3 parafusos, basta girar a moldura e puxá-la com cuidado, com o que o farol estará solto. Aí, é só retirar a lâmpada defeituosa e instalar a nova (NÃO toque no vidro da lâmpada, isto irá abreviar a usa vida útil!).

Minha recomendação é que você leve o Niva a um eletricista de confiança, pedindo a ele uma revisão geral na parte elétrica. Se você puder acompanhar o serviço, melhor, irá aprender um pouco! :concordo:

BACALHAU
13/06/2010, 22:54
Complementando o que o grande Gil falou, se o farol for do tipo "Sealed Beam", você troca o farol.

Mais fácil que escanear as 100 páginas é mandar tirar fotocópia (xerox) e despachar pelos Correios.

JBassman
14/06/2010, 18:57
Obrigado pelas dicas, Gil. Acabei por conseguir retirar a grade sem dificuldade e consertar os problemas de faróis que existiam na frente e atrás. Tudo coisas menores, com alguma ferrugem a mistura.

No entanto, notei algo estranho, e amanhã irei levar o Niva a um eletricista. Quando ligo os faróis isso parece interferir no sistema elétrico pois modifica os níveis do indicador de gasolina, de óleo, de temperatura, até o rádio por vezes se cala. Desconfio que seja um problema de isolamento de terra.

Quanto às 100 páginas, agora tenho algum material com que me entreter e aprender, mas se precisar digo alguma coisa. No entanto, Gil, não se preocupe porque não abusarei da sua boa vontade :P.

Abraços!