PDA

Ver Versão Completa : Diferencial em mini baja



iNsAnE
06/03/2005, 21:25
E ae galera beleza?

Bom acredito que se alguem tem alguma duvida sobre diferenciais aki eh o lugar certo :D . Bom a minha duvida eh a seguinte: Bom como voces devem estar carecas de saber sobre diferenciais, eu gostaria de saber se existem diferencias pequenos, mas pequenos mesmo, do tamanho de um punho.
Um diferencial desse tamanho nao deve ser muito comum para voces que estao acustumados com os Dana 44 e tals mas eu estou pensando em construir um Mini Baja e tenho algumas ideias "mirabolantes" hehehe :D
Eu tava pensando nos quadriciclos 4x4, eles possuem diferencial certo?
Mas tambem tem que se ver o valor desses negocinhosc for muito alto o custo x beneficio caiu muito :?
Acredito q construir um Mini Baja (talvez 4x4) vai ser uma grande experiencia de começo pra mim ingressar na mecanica off road alem de ser uma viaturazinha muito legal :D

Abraços traçionados :D

Wallace
07/03/2005, 10:55
Acho que precisa pesquisar um pouco mais!
Acho que todos ou quase todos os quadriciculos não tem diferencial.
E normalmente é tambem somente um freio a disco da traseira montado no centro ao lado da coroa.

Walter L. L. Casitta
07/03/2005, 11:11
Nunca vi quadriciclo com diferêncial.
Acho que pelo mesmo motivo do quadriciclo, um minibaja não precisa de diferencial.

Thiago Serpa
07/03/2005, 13:11
Cara... o menor diferencial,que eu já vi até hoje é aquele da towner... fora isso, não lembro de mais nenhum... quad em geral é feito com corrente... Agora na tração dianteira (quad 4x4) eu não tenho idéia de como funciona...

Fábio
07/03/2005, 16:01
pequenos, mas pequenos mesmo, do tamanho de um punho.

Niva?!? :twisted: :twisted: :twisted: Desculpa... Não resisti... :lol: :lol:

Falando serio, o Thiago sugeriu exatamente aquilo que eu estava pensando. Mesmo assim, deve ser maior do que o que você procura.

[]´s

Wallace
08/03/2005, 12:40
Na frente quando tem tração não tem eixo rigido, assim não tem bola de diferencial, é como o niva ou vitara na frente, uma "caixa".

Henanh
08/03/2005, 14:43
Já vi quad com diferencial sim, ja andei em um inclusive (Kawasaki bayou 220) , agora eu acho q deve sair caro...

já pensei nessa ideia ai, do mini baja, pesquisei muito, mas acabei desistindo...
tenho algumas fotos... qualquer coisa é so falar!

abraço

Bomba
08/03/2005, 14:57
Considerando a bitola do um quad ou minibaja, e o terreno que ele se propõe a rodar, o diferencial se torna desnecessário. Quads usam transmissão por corrente e freio a disco ao lado dela (ou seja, um disco pro eixo traseiro inteiro). Na frente, homocinéticas (mesmo porque, pra quê grande curso num quad? já imaginou um quad numa rampa de rti?? :lol: )
Não tem muito sentido sair dessa receita pra coisas do tamanho de um quad.
Se estiver pensando em algo maior, pode-se pensar em eixo de chevette, towner, etc.
[]s,

iNsAnE
09/03/2005, 01:01
Bom eh que eu to com umas ideias meio "mirabolantes" como disse antes :D .
O mini Baja que eu pretendia fazer era um de uso misto, que atinja altas velocidades (para um mini baja) em pistas pavimetadas como asfalto. Nesse caso um diferencial se tornaria importante :( . A potencia tambem vai ser bem diferente, em vez dos 8 ou 10 hp de regulamento pois nao vai ser para provas. A potencia vai variar entre 30 e 35 hp o torque vai ser de +- 3.1 kgfm.
Qual eh o tamanho mais ou menos de um diferncial de towner? e o preço ? Sera q nao iriia tomar muita potencia do motorzinho? (to disconfiado disso)
Tambem acredito que se os quad 4x4 tiverem diferencial dianteiro nao eh barato... :(
E Henanh, pode dexa que eu vo fala contigo uma hora dessas :D
Vou trocar uma ideia com meus professores de mecanica amanha e depois se eu tiver alguma ideia eu posto aki :D

Valeu gurizada, abraços :D

william-trocado
27/02/2012, 22:03
Eu também gostaria de saber se há como fazer isso com um baja, instalar um diferencial no eixo traseiro
e a questão que tenho é a seguinte: devido ao eixo traseiro o mini baja não faz curvas fechadas
o raio ideal seria em torno de um metro e meio a dois metros
como não possui diferencial faz o raio de curva subir pra quatro metros
e é um projeto muito bom
principalmente a parte da suspensão
e como a competição se aproxima estamos tendo que mexer em ajuste da suspensão
comprometendo o projeto original
se souberem de diferenciais pequenos e também de algum projeto para mandar fazer
estamos ai

genhero
28/02/2012, 21:31
Olá amigo,
eu ja montei um kart cros a um tempo atras e realmente faz uma falta danada a caixa satelite. Se eu fosse montar um hoje trabalharia em cima de um diferencial de brasilia ou fusca, usando as cornetas e as encurtando (pois são desmontaveis) para usar o mesmo conceito de suspensão no baja, ja tendo a caixa de planetarias e satelites toda montada e colocaria uma relação de diferencial 8x31 e faria os ajustes de relação na transmissão do motor para o diferencial.

Murilo Ciocca
28/02/2012, 22:44
No meu baja usamos como base um diferencial de chevette, usinamos a carcaça, substituimos rolamentos, e refizemos a vedação, alem de adicionar opção de bloqueio(manual, por pino). Fotos abaixo, e video!
333824333822333823


http://www.youtube.com/watch?v=ikpBCmKdNoA

Alex Gambiara
28/04/2012, 13:44
tenta o de chevette ou pampa 4x4 que da certo só que nao dara pra utilizar a caixa de lubrificação dele dai, tera que ser feita uma adaptação para lubrificar

ademirjse
28/04/2012, 14:07
Se for usar suspensão independente o diferencial do Omega é o mais fácil de adaptar, eixo rígido acho que o da Towner é o menor.

ademirjse
28/04/2012, 14:52
Esse é bem pequeno.

Mini Diferecial Trazeiro Do Triciclo Shineray 1,10 Metros - R$ 550,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233679702-mini-diferecial-trazeiro-do-triciclo-shineray-110-metros-_JM)

fag.online
30/04/2012, 08:53
Usa um diferencial de chevette... vai pagar +/- R$ 150,00 no ferro velho..

D@niel
03/05/2013, 14:17
Boa dica essa do diferencial do chevette.. vou procurar um hoje mesmo. vlw!

fabricio prazeres
26/06/2014, 08:19
E ae galera beleza?

Bom acredito que se alguem tem alguma duvida sobre diferenciais aki eh o lugar certo :D . Bom a minha duvida eh a seguinte: Bom como voces devem estar carecas de saber sobre diferenciais, eu gostaria de saber se existem diferencias pequenos, mas pequenos mesmo, do tamanho de um punho.
Um diferencial desse tamanho nao deve ser muito comum para voces que estao acustumados com os Dana 44 e tals mas eu estou pensando em construir um Mini Baja e tenho algumas ideias "mirabolantes" hehehe :D
Eu tava pensando nos quadriciclos 4x4, eles possuem diferencial certo?
Mas tambem tem que se ver o valor desses negocinhosc for muito alto o custo x beneficio caiu muito :?
Acredito q construir um Mini Baja (talvez 4x4) vai ser uma grande experiencia de começo pra mim ingressar na mecanica off road alem de ser uma viaturazinha muito legal :D

Abraços traçionados :D amigo usa o diferencial da cargo200

Entra no site Cargo 200 (http://Www.cargo200.com.br)
A

dudu aranha
26/06/2014, 08:29
eu usei de gol no nosso kart cross, so fizemos uma capa 468141

e depois colocamos gracheta p lubrificacão.
porem usamos 2 discos de freio de burgman um p cada roda.

reginaldomartins
27/06/2014, 23:22
eu usei de gol no nosso kart cross, so fizemos uma capa 468141

e depois colocamos gracheta p lubrificacão.
porem usamos 2 discos de freio de burgman um p cada roda.

dudu to fazendo o msm projeto que vc .usando o satélite do gol , comprei essa semana o satélite e homocinética só que ainda to pensado como vou vedar pra lubrificar kk . bom vc pode passar os detalhes de como vc vedou o satélite ? grato ..

dudu aranha
03/07/2014, 22:19
Colocamos uma capa/tubo com tampa de tecnil na parte mais fina do diferencial, da p ver na foto mais ou menos, tem alimite p colocar graxa ou óleo. Ja fizemos a mais de um ano e esta tudo ok.

helderlp
21/08/2015, 16:21
O uso de um diferencial seria realmente justificável em um veículo off road? já vi alguns comentários na internet sobre o uso deste componente e a maioria destaca como um artificio negativo. Alguém saberia me falar mais sobre isso? se é mito, ou se realmente procede essa informação.