PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco traseiro na Ranger



Pboeira
08/06/2010, 12:40
Olá!
Gostaria de saber se alguém já adaptou freios a disco na traseira da Ranger.
Será que é possível utilizar os mesmos discos / pinças dianteiras das rodas traseiras?

Atc;
Paulo

dudu83
08/06/2010, 12:50
o ideal seria procurar pelas pecas do sistema traseiro da explorer...

adams
08/06/2010, 13:05
Difeencial da Explorer: Tem bloqueio.
Todas as peças internas fecham com o dif. da ranger.
Somente as cacaças são diferentes:
Compre completo.
Trasfira todas as peças para a carcaça da ranger.

grande abraço

Edintruder
08/06/2010, 14:23
A opção do Adams é a melhor. Eu andei vendo e o mis complicado é encontrar um disco de freio que encaixe no flange do semi-eixo, e fica-se sem o freio de estacionamento, que no caso da Explorer está resolvido.

Italo Xavier Santos
08/06/2010, 16:57
Só para colocar pilha no assunto... já dirigi bastante ranger e realmente o freio a disco nas 4 da explorer faz a frenagem melhor que MUITO carro pequeno e na ranger não é ruim mas fica devendo um pouco quando está com carga.

fverna
08/06/2010, 17:13
Já pensei neste assunto tb. Com minha vasta inexperiencia, achei que seria mais conveniente tirar um eixo e colocar outro já com freio a disco... Pelo que lí não é bem assim, né?

adams
08/06/2010, 17:17
Voce pode fazer isso.
Mas precisa mudar a sapatas da carcaça na usinagem.
Ai ja fica coisa meio porca...

E mais, ninguem iria tornear montado.
O serviço seria o mesmo...

Guilherme A. Araújo
08/06/2010, 21:32
Esses dias eu tbm tava doido pra fazer isso, pq nao posso pegar uma estrada de chao que alguma coisa dentro da campana quebra e estoura os patin ou alguma coisa lah dentro...
Tudo bem que tinha quase 9 anos meu carro qdo quebrou a primeira vez, mas coloquei os dois lados novo, a parte de dentro, patins e molas, etc, e quebrou d enovo do outro lado...
Até andei atras de um disco de frei de 5 furos que tivesse freio de mao acionado na propria pinça, como a do troller, mas o custo iria ficar um pouco alto, e nao ficaria akela coisa "original" como colocar o traseiro da explorer.

Pboeira
08/06/2010, 22:30
Não queria trocar meu eixo traseiro por um da Explorer justamente pela relação dela (4,10) que é mais longa que a minha (4,56).
Estava buscando uma solução mais simples, o que aparentemente não existe.
Bem que podia aparecer alguém no fórum que já fez isso...

Paulo

adams
08/06/2010, 23:13
Compra um kit de jeep e refura então...
Usa o pinhao e coroa da ranger e as pontas de eixo da explorer.
Precisa ter freio de mão???
Não tem conversa. Ou R$ 2500,00 ou nada...

Walter L. L. Casitta
09/06/2010, 06:50
Não queria trocar meu eixo traseiro por um da Explorer justamente pela relação dela (4,10) que é mais longa que a minha (4,56).
Estava buscando uma solução mais simples, o que aparentemente não existe.
Bem que podia aparecer alguém no fórum que já fez isso...

Paulo

A relação de redução do dif. náo é o problema, basta usar o da Ranger.

A solução correta é a que o Adams e também a mais simples. O custo/benefício dessa idéia certamente é muito ruim.

Edintruder
09/06/2010, 10:29
As formas mais em conta que eu vi quando estava procurando, seria as pinças de freio da do Opala, e discos de freio dianteiros da Ranger, porém o problema é o flange traseiro, não tenho certeza se encaixa no interior do disco dianteiro. Se não couber precisará de uma usinagem nas peças, e ainda assim, com fabricação dos suportes para as pinças, deve ficar tudo na faixa de 1500,00. O freio de estacionamento basta colocar uma trava carneiro que resolve o problema, além de ficar freado nas 4 rodas.

Guilherme A. Araújo
09/06/2010, 10:44
Quando eu ia fazer na minha, ia colocar um disco de frei traseiro mesmo, que é mais fino que os dianteiros, íamos retirar o espelho da campana e fazer o molde em cima das furaçoes dele, depois soldar o suporte da pinça no eixo e fazer o acabamento.
Ia ficar em torno de uns 700pilas, com disco e tudo mais...
O que eu nao achei nos dias em q procurei, foi uma pinçca de freio na qual o freio de mao fosse acionado por molas na pinçca, e nao por akelas lonas de freio q ficam no interior do disco...

Edintruder
09/06/2010, 11:00
Uma opção é mandar um torneiro fazer os discos de freio. Com certeza fica bom pois já fizemos isso em máquinas pesadas. O suporte para as pinças podem ser aparafusados no mesmo lugar que os espelhos, sem nenhum problema. Se bobear, até o espelho serve para fazer os suportes para as pinças. Basta recortá-lo e fazer um reforço por trás para evitar deformações ou flexões do material.

Matagato
11/06/2014, 18:20
Alguem sabe informar qual a pinça que tem melhor equlização com a frenagem do freio dianteiro?
Me aconselharam a usar a do focus 2010 que possui um embolo de 39mm. Tem várias outras que facilitam a instalação do freio de mão, como do tempra, pegeot, golf etc.

Os discos vou procurar os da explorer mesmo, mas alguém sabe de um outro modelo mais facil e barto de encontrar?

cristiano
17/12/2014, 07:28
Alguém já encontrou algo plug and play além da Explorer?

Meu eixo traseiro traseiro já vem original com bloqueio e ABS, só precisaria da parte do freio mesmo.

Dimmy
24/11/2016, 19:08
Alguém já encontrou algo plug and play além da Explorer?

Meu eixo traseiro traseiro já vem original com bloqueio e ABS, só precisaria da parte do freio mesmo.


Alguém já colocou os freios a discos traseiros ?

RicardoFLN
28/02/2018, 18:03
Alguém já colocou os freios a discos traseiros ?

Desenterrando o tópico!!

Comecei os estudos pra cortar esse mal da Ranger pela raiz! Esses freios a tambor não tem solução! Tu até podes trocar lonas, tambor....eles vão funcionar bem por um tempinho e depois volta os famosos trancaços quando molha. Eu enchi o saco disso!
Dei o primeiro passo que foi comprar os discos traseiros da Explorer, pois são plug & play na Ranger. Comprei da marca Fremax, a referência é BD7928.

556344
Dando um confere.

Agora o negócio é ir atrás de um par de pinças, com freio de mão de acionamento na própria pinça, que o sistema original de freio de mão da Explorer é uma baita jabuticaba:razz:, com aquelas lonas internas ao disco!
A ideia inicial era buscar as pinças da Ford Transit, mas vai ser difícil de achar. Ainda mais que preciso de duas pinças do mesmo lado, uma vez que devido a posição dos amortecedores, uma pinça vai ficar pra frente do eixo e a outra pra trás.
Pensei então na do Fusion, mas as alavancas de acionamento do freio de mão talvez sejam problema.
Na real tem de ir garimpar e ver uma pinça de algum carro mais pesado e com diâmetro de disco parecido, e área de pastilha parecida com as da Explorer. As do Troller são uma boa opção tb!
Achando a pinça é partir do projeto da flange. Gostei bastante da flange de um kit americano, North Racecars, bem simples. Uma chapa cortada no laser e depois dobrada.
556342

Modelagem semi-eixo, carcaça, disco.
556343
Pretendo fazer essa alteração juntamente com a troca da relação do diferencial, uma vez que precisas tirar os semi-eixos, consequentemente precisa abrir o diferencial pra retirar os c-clips.
Bom....mas antes disso tenho de colocar a TGV.....ou seja vai levar uns 10 anos pra ficar pronto!!! kkk

Abs.

Coophamat
28/02/2018, 21:40
Quando vc colocou os amortecedores para fora precisou mudar a posição das molas?

RicardoFLN
01/03/2018, 09:26
Quando vc colocou os amortecedores para fora precisou mudar a posição das molas?

Não, nada. Fica tudo no mesmo lugar.

Att.

mekclaud
12/02/2019, 00:21
O opala também usa o dana 44

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1000920949-kit-de-freio-traseiro-a-disco-opalamaverickdodge-_JM?quantity=1

felippetti
01/04/2021, 17:05
Revivendo o tópico, agora pensando nas novas Rangers...

Alguém já pensou em discos na traseira das Rangers T6 (2013+) ?
Sei que os eixos traseiros são os mesmos utilizados nos Trollers novos (que usam discos sólidos na traseira)... Será que rola de adaptar?

Elmer_Jeep
01/04/2021, 18:16
Revivendo o tópico, agora pensando nas novas Rangers...

Alguém já pensou em discos na traseira das Rangers T6 (2013+) ?
Sei que os eixos traseiros são os mesmos utilizados nos Trollers novos (que usam discos sólidos na traseira)... Será que rola de adaptar?

Esse cara faz o kit traseiro pra várias picapes, nesse link tem as imagens do kit traseiro na nova ranger: Facebook (https://www.facebook.com/arxperformancefreios/photos/a.1222768814537304/1566995740114608/)

felippetti
03/04/2021, 11:49
Esse cara faz o kit traseiro pra várias picapes, nesse link tem as imagens do kit traseiro na nova ranger: Facebook (https://www.facebook.com/arxperformancefreios/photos/a.1222768814537304/1566995740114608/)

É por isso que adoro fóruns! Dificilmente vc sai sem resposta.
Obrigado, Elmer! Acertou na mosca! Vou entrar em contato... Grato!