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Ver Versão Completa : Calço: Carroceria X Suspensão



bzk
08/06/2010, 11:48
Fala galera.

Aos "doutores" e especialistas de plantão. Por favor me ajudem nessa.

Nem precisa dizer que sou novato no fórum e no barro né. :razz:

Tenho um Zuki Canvas - "Jeguim". Coloquei os pneus 1001 da Genius :? medida 235x75. Obviamente, está raspando. Solução... levantar a viatura!

Preciso de ajuda em relação aos PROS e CONTRAS dos calços de Carroceria e Suspensão.

Qual é melhor? Adaptações? Estabilidade? Desgaste? Coisas do tipo.

Agradeço a ajuda e quem tiver disponível esses calços para VENDA, fala aí... quem sabe!

Vlew Galera :)

RicardoM
08/06/2010, 12:02
Tá raspando na longarina ou no paralamas??

Abçs,

Ricardo Madureira


Fala galera.

Aos "doutores" e especialistas de plantão. Por favor me ajudem nessa.

Nem precisa dizer que sou novato no fórum e no barro né. :razz:

Tenho um Zuki Canvas - "Jeguim". Coloquei os pneus 1001 da Genius :? medida 235x75. Obviamente, está raspando. Solução... levantar a viatura!

Preciso de ajuda em relação aos PROS e CONTRAS dos calços de Carroceria e Suspensão.

Qual é melhor? Adaptações? Estabilidade? Desgaste? Coisas do tipo.

Agradeço a ajuda e quem tiver disponível esses calços para VENDA, fala aí... quem sabe!

Vlew Galera :)

bzk
08/06/2010, 15:57
Tá raspando na longarina ou no paralamas??

Abçs,

Ricardo Madureira

Longarina

Nos paralamas, quando esterço o volante fazendo manobras (subindo a rampa, entrando na garagem)

Andre Sousa
08/06/2010, 16:38
Irmão, o que você sente raspar quando esterça a direção é a longarina. Pra isso só roda com off-set negativo (pra fora do carro) ou alargadores. Mas quando a suspensão trabalhar e o carro entortar num obstáculo é na carroceria que os pneus vão raspar - e muito. Para esse último problema os dois calços que você citou, se postos na medida de 2", vão resolver o problema.

CALÇOS NA CARROCERIA:
Prós: por manterem a suspensão original não trarão problemas de desgaste em bieletas e homocinéticas. Também não precisará trocar amortecedores - embora eu ache que os origineis traseiros são macios demais.
Contras: são mais difíceis de colocar porque requerem vários ajustes finos. Você terá que prolongar o braço articulado da direção (peça de segurança), realocar os parachoques, prolongar alavanca de câmbio, realocar o duto do fluido de freio, do freio de estacionamento, etc. Altera um pouco a estética do carro.
Funcionalidade: só ajuda pra que os pneus maiores (até 245/75/15) caibam. Com isso a ação da suspensão não faz o pneu raspar na lataria. Não altera, porém, a distância do chassis em relação ao chão.

CALÇOS NA SUSPENSÃO:
Prós: são mais fáceis de colocar e retirar, qualquer mecânico faz, não requerem trabalhos meticulosos. Não altera em quase nada o carro, tanto funcional como esteticamente.
Contras: provocam desgaste prematuro de bieletas e homocináticas - que pode ser diminuído se for feito o rebaixamento do diferencial. Requerem a troca do amortecedor traseiro. Requerem que se prolongue o batente dianteiro da bandeja de suspensão. Requer um pequeno ajuste na furação superior da cambagem.
Funcionalidade: ajudam a caber os pneus (até 235/75/15) e aumentam o vão livre do chassis em relação ao solo - fundamental para trilhas.

Pelo que pude relatar já da pra ver que os dois tipos de calços vão atender sua pretensão de colocar pneus maiores. Se seu propósito é trilha, sugiro calços na suspensão. Se você tem um mecânico e um torneiro meticulosos, não quer se preocupar com desgastes e trocas de peças de suspensão e só pretende usar o carro na estrada eu indicaria calços na carroceria.

Mas aí eu penso, por que diabos alguém colocaria pneus maiores num carro, alteraria sua configuração original só pra andar no aslfato? Não faz sentido. O carro original é muuuuuuuuuito melhor pra estrada.

Por isso concluo que NÃO HÁ que se pensar em calços de carroceria. Só quem já tem calços na suspensão e quer colocar pneus maiores que 235/75/15 é que precisarão levantar a carroceria.

Fique com calços na suspensão.

Abraços.

André

nanito
08/06/2010, 16:58
É isso aí, bota calço na suspensão e seja feliz.

Na carroceria, se for mal instalado e dependendo do tipo de material do calço, podem ocorrer trincas.

E se vc quiser pneu maiores que 235/75 R15, tipo 31" ou maior, o risco de quebra de homocinética e diferencial dianteiro original são maiores.

Eu utilizo pneus recapados 225/70 R15 (são um pouco menores que 235/75 R15) e tenho um desempenho bom em trilhas, sem raspar na longarina (utilizo rodas com offset negativo) e na traseira, utilizando batentes originais, o pneu entra no paralama sem problemas nas torções.

Abraços e fique com os calços na suspensão!

RicardoM
08/06/2010, 17:05
É isso aí, é só seguir as orientações da galera e seja feliz!

Hj estou usando calços de 2" na suspensão e na bandeija traseira, focinho de aço, pneus 235/75/15. E já estão guardados os calços de carroceria e pneus 31"

bzk
08/06/2010, 17:41
Vlew Andre Sousa, Nanito e RicardoM pelas dicas e orientações!

Em relação a preço, achei entre R$ 400,00 e R$ 430,00 o kit para suspensão de 2".

É essa faixa mesmo?

Mais uma vez obrigado

RicardoM
08/06/2010, 18:18
Cara dá uma olhada na RC4x4.com.br, eu comprei os meus lá e acho que paguei uns R$ 200,00.

RicardoM
08/06/2010, 18:21
Acabei de confirmar nos emails antigos, paguei R$ 330,00.


Cara dá uma olhada na RC4x4.com.br, eu comprei os meus lá e acho que paguei uns R$ 200,00.

joaobastos
09/06/2010, 12:12
Amigo eu tambem instalei calços de suspesão no meu vitara antigo. São mais práticos e dão melhor resultado que body lift. No meu caso foi de 1.5".

João

Be Trindade
09/06/2010, 12:24
Na dúvida faz o que eu fiz... instala os 2 que fica booom!!!

RicardoM
09/06/2010, 18:35
Fala Be Trindade,

Por acaso vc teria umas fotos da sua viatura pra gente ver como ficou.

abraços,

Ricardo Madureira


Na dúvida faz o que eu fiz... instala os 2 que fica booom!!!

Elver
09/06/2010, 19:34
Não sei com relação a sua vtr, mas no Tracker é possível aumentar em 2" +/- o tamanho do pneu apenas com o calço da suspensão, trocando os originais 235/60/16 (27" +/-) pelos 235/70/16 (29" +/-). Devo fazer o BL em breve para colocar pneus maiores.

Essa config 2+2 é muito usada e, consequentemente, aprovada, porém ... volto ao que o André falou, depende do seu uso do carro ... se é só estético ou se vc pretente realmente fazer trilha com ele.

Att.

Pablo Toledo
09/06/2010, 22:19
Após quatro anos usando bodylift e calço na suspensão estou tirando o primeiro. Mês passado para minha surpresa fui surpreendido com a quebra (não foi trinca) dos suportes/calços da correceria quem fica presos no chassi logo após os paralamas dianteiros (para quem olha o carro defrente). Confesso que, para meu menor azar, fiquei "feliz" que a quebra foi neste suporte. Se tivesse sido uma trinca na correceria teria ficado realmente emputecido.

A solução foi meio radical, pois cortamos todo o suporte fixado no chassi, que por sua vez foram refeitos mais reforçados usando MIG em substituição ao original.

[ ]s

Be Trindade
10/06/2010, 09:01
Após quatro anos usando bodylift e calço na suspensão estou tirando o primeiro. Mês passado para minha surpresa fui surpreendido com a quebra (não foi trinca) dos suportes/calços da correceria quem fica presos no chassi logo após os paralamas dianteiros (para quem olha o carro defrente). Confesso que, para meu menor azar, fiquei "feliz" que a quebra foi neste suporte. Se tivesse sido uma trinca na correceria teria ficado realmente emputecido.

A solução foi meio radical, pois cortamos todo o suporte fixado no chassi, que por sua vez foram refeitos mais reforçados usando MIG em substituição ao original.

[ ]s
uma foto dele na bocaina... com Snorkel, BL de 2'' de SL de 2''
Vou ver se eu acho uma foto dele limpo e mais de perto!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/highslide/graphics/warning.gif
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAC35K5gOdvRucCzuT5YJfVKIQm7I8AAVJKlqfqPNdISf5s x761JFKWCYyGpH3pOrXXBx3GaSTmKffLYnNpy9bO0Am1T1UIL_ i38pVjaV3Ocg5lBI3JtFMher.jpg (http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAC35K5gOdvRucCzuT5YJfVKIQm7I8AAVJKlqfqPNdISf5s x761JFKWCYyGpH3pOrXXBx3GaSTmKffLYnNpy9bO0Am1T1UIL_ i38pVjaV3Ocg5lBI3JtFMher.jpg)

nanito
10/06/2010, 10:35
Se for pra fazer BL faz de 3" de uma vez, o ganho com o BL de 2" em relação aos calços de 2" não me parece ser muito significativo.

Em vez de gastar grana e M.O. no BL, bota um bloqueio e uns bons pneus 235/75 R15, caso seja preparação pra trilha. Penso que seja um investimento com um retorno muito maior em desempenho.

Abraço!

Elver
10/06/2010, 10:54
Se for pra fazer BL faz de 3" de uma vez, o ganho com o BL de 2" em relação aos calços de 2" não me parece ser muito significativo.

Nanito,
Mas o BL de 3" não "pede" mais ajustes? Tipo prolongar mais mangueiras, fios, etc?
Até onde eu vi parece que o que tem uma relação de custo x benefício x trabalho para instalar mais equilibrada é o de 2", passou disso já começa a dar mais trabalho. Isso confere?

Isso me interessa muito também, pois estou para fazer BL de 2" no carro :dance:

Abraços!

bzk
10/06/2010, 12:40
Se for pra fazer BL faz de 3" de uma vez, o ganho com o BL de 2" em relação aos calços de 2" não me parece ser muito significativo.

Em vez de gastar grana e M.O. no BL, bota um bloqueio e uns bons pneus 235/75 R15, caso seja preparação pra trilha. Penso que seja um investimento com um retorno muito maior em desempenho.

Abraço!

Pois é meu caro, estou a procura de 3" pra suspensão... :pensativo:

Até agora não achei. Existe de 3" para susensão ou tem q fazer? OU simplesmente não é VIÁVEL?

vlew

RicardoM
10/06/2010, 12:46
Com 3" na suspensão, se vc não rebaixar o diferencial dianteiro, suas homocinéticas vão pro pau em 2 tempos.

Existe um kit da calmini de 3" com os suportes para reposicionar o diferencial, mas não sei se é viável trazer $$.

Abçs,

Ricardo Madureira


Pois é meu caro, estou a procura de 3" pra suspensão... :pensativo:

Até agora não achei. Existe de 3" para susensão ou tem q fazer? OU simplesmente não é VIÁVEL?

vlew

vpaguiar
10/06/2010, 12:47
Vlew Andre Sousa, Nanito e RicardoM pelas dicas e orientações!

Em relação a preço, achei entre R$ 400,00 e R$ 430,00 o kit para suspensão de 2".

É essa faixa mesmo?

Mais uma vez obrigado

É isso mesmo, velinho!!!! compra logo o da RC e mete uma suspa adequada... amortecedor de omega suprema e mola dianteira de chevelho com calço de 2" nas molas (paguei ontem 91,00 no par das molas).

Vander!:concordo:

RicardoM
10/06/2010, 12:51
Receitinha de bolo, e já está testada e aprovada.

No meu caso que é um vitara 5d, uso molas do opala.


É isso mesmo, velinho!!!! compra logo o da RC e mete uma suspa adequada... amortecedor de omega suprema e mola dianteira de chevelho com calço de 2" nas molas (paguei ontem 91,00 no par das molas).

Vander!:concordo:

bzk
10/06/2010, 13:56
Os meus traseiros já são do opala. Sábado vou levar no fabil (tecnotrilha) e ver com ele os calcos de 2" na suspa e proteções...

Vlew pelas dicas galera

Be Trindade
10/06/2010, 16:36
O samukanvas tem pra vender o kit de 3'' da calmini!! é o que existe de melhora pra suzuki no mercado!! sem duvida!!

o Bl de 2'' nao requer quase nenhum ajuste, só soltar algumas coisas e reprender as mesmas dps!! sem problema!
Já o de 3'' vc precisa refazer (alongar) as alavancas de cambio, reposicionar o radiador, mangotes de freio e outras coisas que me fugiram na cabeca agora!!
Concordo com o nanito que um bloqueio se faz mais util do que um BL, mas que o carro fica mais bonito fica! e eu paguei R$240,00 no BL!! e tem tb que o carro fica mt ruim de dirigir na cidade com o bloqueio (pelo menos pra mim)

bzk
11/06/2010, 08:58
O samukanvas tem pra vender o kit de 3'' da calmini!! é o que existe de melhora pra suzuki no mercado!! sem duvida!!

o Bl de 2'' nao requer quase nenhum ajuste, só soltar algumas coisas e reprender as mesmas dps!! sem problema!
Já o de 3'' vc precisa refazer (alongar) as alavancas de cambio, reposicionar o radiador, mangotes de freio e outras coisas que me fugiram na cabeca agora!!
Concordo com o nanito que um bloqueio se faz mais util do que um BL, mas que o carro fica mais bonito fica! e eu paguei R$240,00 no BL!! e tem tb que o carro fica mt ruim de dirigir na cidade com o bloqueio (pelo menos pra mim)


samukanvas tem pra vender o kit de 3''.... Carroceria ou Suspensão:?:

Be Trindade
11/06/2010, 09:07
samukanvas tem pra vender o kit de 3''.... Carroceria ou Suspensão:?:
Suspensão...tá até anunciado aqui no fórum!

kit de carroceria de 3'' acho que o Rodrigo (RC 4x4) vende.. mas tem mt coisa pra se adaptar!!
Abraços!

RicardoM
11/06/2010, 12:45
Aproveitando a oportunidade em que estamos debatendo sobre BL. Estou com a seguinte dúvida: Na instalação dos calços da carroceria, é colocá-los em cima da borracha original, ou retira-se a borracha e coloca-se os calços sem elas.
Esta pergunta surgiu por conta de uma conversa que tive com 2 mecânicos e um falou que era com e ou outro que era sem. E aí?????

Valeu,

Ricardo Madureira.

Be Trindade
11/06/2010, 13:14
No meu está com a borracha... e se nao me engano elas estão por baixo do calço..em contato com o chassis......

AlemãoRS
11/06/2010, 14:06
O coxim devem ser mantido. Não esquecer também de prolongar os outros quatro pontos de apoio da carroceria que não vem no kit da RC.
No 3 portas são quatro, não sei se no 5 portas tem mais.

bzk
11/06/2010, 14:08
Suspensão...tá até anunciado aqui no fórum!

kit de carroceria de 3'' acho que o Rodrigo (RC 4x4) vende.. mas tem mt coisa pra se adaptar!!
Abraços!


Be, não achei o anúncio no fórum, procurei nos classificados e no posts pessoais do samukanvas. Será q vc pode me dar uma mão e colocar o link? Já abusando da boa vontade! rs

RicardoM
11/06/2010, 14:13
Eu identifiquei 2 pontos que ficam na parte trazeira. Onde ficam os outros 2?

AlemãoRS
11/06/2010, 14:15
No 3 portas embaixo das portas, no 5 portas devem ser por ali também.

vpaguiar
11/06/2010, 15:14
No 3 portas embaixo das portas, no 5 portas devem ser por ali também.

Moçada,

BL de 3" fica doido mesmo, mas o risco das adaptações e de quebra da viatura também são muito grandes, recentemente os parafusos do calço da bandeja do meu side quebraram e o trem foi aterrorizador, porque são eles que fazem a união da carroceria com o apoio do diferencial! quando soltou a carroceria simplismente ficou solta do carro!

Agora com o bloqueio você passa a ter outro desempenho nas trilhas economiza muita porrada no carro em função de não ter que ficar forçando todo o conjunto(homocineticas, diferencial, semi-eixos, etc.), sem falar que sube o nivel de trilhas que você pode fazer, em termos de transpor obstáculos, no meus caso que é um 4 portas o bloqueio fez total diferença, agora, hoje eu falo que não coloco BL 3" nem fudendo... :rolleyes::pensativo:

Tenho no meu carro só calço de suspensão, acho que está bom! o que você tem que ter em mente é que os Zukis são "o bicho mesmo" mas vão ter certas trilhas que você terá um risco de quebra maior, como meu carro é longo e não tem BL, tem duas trilhas aqui em BH que eu me abstive de fazer (ainda!:oops::???::parede:) que é a tapete branco (boa e bruta!) e a Galopeira, no mesmo nivel ou poir (Melhor!:mrgreen:). Procurem no youtube e verão!

Pra se ter uma idéia, ja teve vez de entrar 08 viaturas na trilha e sair apenas 02 sem quebras, entenda bem "sem quebras" não sem avarias!!!
Agora... que o pessoal fala que ambas são indescritiveis, isso falam e afirmam que só que já fez pra saber!!!!

É isso aí!:concordo:

Vander

AlemãoRS
11/06/2010, 15:33
Só uma correção Vander, os parafusos do calço da bandeja que quebraram no seu carro fazem a união do apoio do diferencial ao CHASSIS não a CARROCEIRA.

RicardoM
11/06/2010, 16:04
Afinal de contas, a finalidade de se manter o calço original(borracha) em baixo do calço seria apenas para absorção de impacto, ou tem outra finalidade??

mauricioalan32
11/06/2010, 16:07
Eu uso calço de 2,5" na suspensão e BL de 3" na carroceira... mudou completamente e o BL ajuda sim no desempenho e nao só na estética. Hj ando com pneus 31" recapados (que dao praticamente 32") e alem de abrir espaço para estes pneus aumentaram beeeem mais o angulo de entrada e saída do Jeep e tbm protegem mais as caixas de ar... na minha opinião é só alegria, além da suspensão trabalhar corretamente com todo o curso sem perigo de enroscar nos paralamas, facilita muito tbm na hora de lavar o jeep...

USO E RECOMENDO TANTO LIFT DE SUSPENSÃO QNTO BODY LIFT... um auxilia o outro!!

abrass

AlemãoRS
11/06/2010, 16:10
Afinal de contas, a finalidade de se manter o calço original(borracha) em baixo do calço seria apenas para absorção de impacto, ou tem outra finalidade??

Impacto e vibração..que eu saiba é isso.

AlemãoRS
11/06/2010, 16:11
Eu uso calço de 2,5" na suspensão e BL de 3" na carroceira... mudou completamente e o BL ajuda sim no desempenho e nao só na estética. Hj ando com pneus 31" recapados (que dao praticamente 32") e alem de abrir espaço para estes pneus aumentaram beeeem mais o angulo de entrada e saída do Jeep e tbm protegem mais as caixas de ar... na minha opinião é só alegria, além da suspensão trabalhar corretamente com todo o curso sem perigo de enroscar nos paralamas, facilita muito tbm na hora de lavar o jeep...

USO E RECOMENDO TANTO LIFT DE SUSPENSÃO QNTO BODY LIFT... um auxilia o outro!!

abrass

X2!
Com certeza!

mauricioalan32
11/06/2010, 16:11
Isso mesmo, Ricardo... as borrachas servem para absorver possíveis vibrações e impactos a fim de evitar que trinquem as soldas da carroceria...

vpaguiar
12/06/2010, 09:56
Só uma correção Vander, os parafusos do calço da bandeja que quebraram no seu carro fazem a união do apoio do diferencial ao CHASSIS não a CARROCEIRA.

http://www.familiabacalhau4x4.com.br/images/29_kwijl.gif http://www.familiabacalhau4x4.com.br/images/29_kwijl.gif http://www.familiabacalhau4x4.com.br/images/schater.gif http://www.familiabacalhau4x4.com.br/images/schater.gif http://www.familiabacalhau4x4.com.br/images/19_wacko.gif http://www.familiabacalhau4x4.com.br/images/19_wacko.gifIsso mesmo Alemão! :palmas::palmas::palmas:

RicardoM
12/06/2010, 18:28
Pois é, eu ia instalar sem. Obrigado pelas dicas.

Be Trindade
14/06/2010, 09:12
Be, não achei o anúncio no fórum, procurei nos classificados e no posts pessoais do samukanvas. Será q vc pode me dar uma mão e colocar o link? Já abusando da boa vontade! rs
Agora eu dei uma procurada no link da venda do kit da calmini, mas nao achei...
pergunta pra ele no topico dele...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72844

Ele deve ter colocado tudo nesse topico! Vale a pena e ele é mt gente boa!!
Abs!

humbertodoria
03/04/2013, 11:45
bom dia a todos para por calços de suspenção de 2 " precisa rebaixar o diferencial traseiro ? se precisa como fazer isso?
grato

RicardoM
03/04/2013, 11:50
bom dia a todos para por calços de suspenção de 2 " precisa rebaixar o diferencial traseiro ? se precisa como fazer isso?
grato

Não seria o diferencial dianteiro, se for não é necessário, agora se for colocar calços de 3" vai ter que utilizar o dropped kit.

humbertodoria
03/04/2013, 12:05
obrigado RicardoM pela informação

Peixotosv
05/08/2021, 23:39
Boa noite galera. Sou novo no forum. Tenho jimny 4all. Quero colocar pneu 215/75 e pretendo colocar body lift ou calço de suspensão, de no máximo 1.5polegadas. Entre o body lift e o kit de suspensão, qual implica e menos alterações no veiculo?