Conectar

Ver Versão Completa : Óleo Lubrificante no BF 161 - Quanto, quando e qual

Cotrim
06/03/2005, 13:36
Pessoal,

Com quantos Km troca-se o óleo de um BF 161? No manual diz para trocar a cada 1500 Km, mas isso era para os óleos existentes naquela época. Atualmente, os óleos são muito mais desenvolvidos, mantendo a viscosidade por muito mais tempo.

Qual óleo utilizar? Segundo o manual, era necessário utilizar SAE 30, o que acho que o SJ 20 W 50 seja o atual substituto. Estou correto?

Quantos litros são necessários? No manual é falado que são necessários 6 quartos de galão (5,676 l) se não trocar o filtro e 7 se ele for trocado, mas quando fui trocar, com 4 litros sem a troca do filtro, o óleo já estava marcando o máximo na vareta.

[]'s

PS para quem gosta de economizar, no Macro o pote com 3 litros de óleo BR SJ está saindo por 13,60 lts

Sérgio Góz
07/03/2005, 13:20
Camarada,

Sobre a quantidade de óleo, estou usando o recomendado. Pode ser que qdo o motor gire o óleo espalhe e a marcação da vareta altere. É palpite.
Que me lembre, qdo troquei o óleo e filtro, o meca ligou o carro para deixar circular e ver se vazava na junta do filtro. Derepente é essa circulação que mascara a medição na vareta. Como motor desligado todo o óleo desce e a marcação fica alta. :shock:
Sobre o tempo de troca, estou usando o bom censo. A recomendação do fabricante de óleo (5000Km ou 6 meses/más condições de rodagem - 12 meses/boas condições de rodagem).
Espero ter ajudado.

Cotrim
07/03/2005, 13:47
Sérgio, acho que sujar a vareta com óleo não é o caso, pois troquei o óleo, liguei por alguns minutos, esperei mais alguns minutos para assentar, tirei a vareta, limpei e recoloquei-a. Quando fiz a medição, o nível estava Ok.

Se eu colocar os 5,6 litros recomendados, não vai subir pras velas?

[]'s

Sérgio Góz
07/03/2005, 18:34
Fabão,

Quanto ao nivel na vareta. Eu segui o manual, porém a marca na vareta fica acima do máximo.
Eu achava que era diferença de vareta (talvés a minha não fosse original), mas pelo visto o detalhe é normal.
Este excesso na vareta não resultou em vazamento pelo suspiro nem em sugeira nas velas.
Coisas de Jeep :lol: