Conectar

Ver Versão Completa : GM 151 Álcool x Gasolina

Thiago Serpa
06/03/2005, 10:15
Olá pessoal!! O PINGO tá com motor GM 151, a gasolina, porém está começando a querer fumacear... Como uma retífica pode ser necessária em breve, estive pensando em converte-lo a álcool. Entretanto estive comparando preços aqui na minha cidade álcool R$ 1,67 em média e gasolina R$2,52 em média e ainda estou meio receoso do gasto da conversão em virtude da diferença de preço (sem contar mudança de tanque, etc).

Para fazer as contas, gostaria da ajuda dos amigos. Qual a relação ar/combustível para motores à gasolina e alcool? Obrigado pessoal!!

du
06/03/2005, 15:56
Thiago,

Como comparação grosseira o mesmo motor deve gastar 30% a mais de álcool do que gasta de gasolina. Mas tudo depende da conversão.

Antes de tudo avalie quantos qiolômetros anda por mês para saber quanto tempo demoraria para retornar o investimento.

E lembre-se, no inverno o motor a álcool sempre será mais chatinho.

Abraços Du.

Ronaldo B.
06/03/2005, 22:44
Thiago,

Prá converter o GM151 prá alcool, vc também vai precisar trocar o coletor, colocando um aquecido que é próprio prá motor a alcool, e também colocar um carburador próprio prá alcool, senão com o tempo vc vai ter vários problemas.

[]´s

Thiago Serpa
07/03/2005, 13:18
Teve um cara que disse me entregar ele no jeito (convertido e retificado) por R$ 800,00.. to achando caro demias... pensando seriamente em deixar o pau quebrar na gasolina mesmo e depois comprar um 6cc da silverado... :D , daí GNV nele!!
Uma das vantagens de usar alcool é o cheiro dentro do carro né?! melhora um pouco? Estou colocando a capota agora e não me atrai muito a idéia de ir trabalhar cheirando gasolina não... :(

Ronaldo B.
08/03/2005, 19:09
Thiago,

Eu tenho um GM151 a álcool no meu CJ e estou com ele desmontado porque começou a baixar muito óleo. Prá vc ter uma idéia do gasto prá deixar ele inteiro:

- jogo de pistões e anéis novos R$ 270,00
- carburador H34 a álcool recondicionado a base de troca R$ 200,00
- cabeçote a álcool usado em bom estado R$ 250,00

Só aí já foram R$ 720,00, sem contar com mão de obra, juntas e mais algumas coisas que sempre aparece... Na minha opinião um motor retificado e convertido a álcool por R$ 800,00 tá barato, mas precisa ver o que tá sendo feito... se foram trocados os pistões para gasolina por pistões para álcool, se o coletor (um coletor aquecido usado custa em média R$ 100,00) e o carburador estão sendo trocados, etc... vc vai ver que no final dá bem mais que R$ 800,00.

Colocar o motor da Silverado fica muito bom, e muito caro também, pq não é só o custo do motor tem o custo da adaptação. E será que o câmbio, diferenciais e relação que vc tem hoje aguentam ??? Mais uns R$ 2.000,00 pro kit de GNV.

Por R$ 800,00 vc pode encontrar um GM151 a álcool original e completo, só precisa ver o estado geral dele, senão, depois de alguns meses de uso, vai gastar o que eu tô gastando. :oops:

Quanto ao cheiro dentro do jeep........muda de gasolina prá álcool !!! :mrgreen:

[]´s

Thiago Serpa
08/03/2005, 22:24
Pra colocar o GM 6cc a àlcool o volume de adaptações é tão grande quanto o da silverado? Estava pensando em colocar um 6cc em breve..
em tempo, meu cambio é o da C10 3 marchas com T-case willys, com relação 9/43...
Minha inteção era colocar um cambio de 5 marchas com um 6cc a alcool provavelmente do opala, mantendo a T case willys..
Ou então virar o motor 4 cc pro alcool e investir num cambio de 5 marchas mesmo...
Com as marchas mais escalonadas o motor renderia melhor, certo?

Ronaldo B.
09/03/2005, 00:04
Pra colocar o GM 6cc a àlcool o volume de adaptações é tão grande quanto o da silverado? Estava pensando em colocar um 6cc em breve..

Acredito que não, o 6cc acho que é mais fácil porque num tem IE.

em tempo, meu cambio é o da C10 3 marchas com T-case willys, com relação 9/43

Que relação é essa 9/43 ??? No meu CJ tá 9/44 e pneus 255x70x16, anda bem na estrada e num perde muita força.

Minha inteção era colocar um cambio de 5 marchas com um 6cc a alcool provavelmente do opala, mantendo a T case willys..

Dependendo do câmbio 5 marchas, a relação da 5ª marcha será 1:1 como o 3 ou 4 marchas, mas as relações intermediárias vão melhorar bem, eu troquei o meu 3 marchas por um 4 marchas por isso.

Ou então virar o motor 4 cc pro alcool e investir num cambio de 5 marchas mesmo

O custo seria menor, porém o resultado também seria inferior ao com o motor 6cc, mas acho que o 4cc a álcool já anda muito bem e se vc usa o jeep diariamente, o consumo de um 6cc a álcool não sei se seria interessante, e eu particularmente não colocaria GNV no jeep, acho que o cilindro ocupa muito espaço e aumenta demais o peso, se fosse uma Rural ou uma F-75, vale a pena e na trilha, quanto mais peso pior.

Mesmo com motor 4cc já tô pensando em colocar um segundo tanque prá aumentar a autonomia, um tanque que não seja o original cabe em média 35 litros, com um motor consumindo em média 4 a 5 km por litro, dá prá rodar com segurança aproximadamente 120 a 130 km, depois disso, o motor pode começar a falhar por falta de combustível.

[]´s

iNsAnE
09/03/2005, 01:17
Dependendo do q tu for fazer manda aumentar a taxa de compressao :D
Anda mais e gasta menos (pelo menos em teoria :D ) Acho que se der incomodaçao vai ser por causa de temperatura, nao sei direito mesmoporque esses motores tem concepçao antiga, mas eu iria ver de aumentar a taxa se estivesse na mesma situaçao q a sua, MAS como no ditado: se conselho fosse bom nimguem daria, vederia :D .

Abraços :D

Thiago Serpa
09/03/2005, 09:20
OPs! Escrevi errado :oops:
A relação de diferencial é 8/43
O câmbio de cinco marchas será com a quinta desmultiplicada (overdrive) para poder baixar o giro na estrada a 70km/h..
Pretendo manter a relação de diferencial 8/43 mesmo, pois em breve o numero do sapato vai pular do atual 31" para o 33" :D
Li que a piradiesel adapta o cambio da silverado no GM 151, alguem já comprou esse kit ou tem o preço? Mandei um mail pra lá e ainda não tive resposta..

ramiro_eli
09/03/2005, 10:51
Os motores GM 151 e o 250 não podem ser taxados somente através do rebaixamento do cabeçote. O cabeçote do motor a álcool é diferente do cabeçote do modelo a gasolina, assim como os pistões.
Tambem mudam o comando de válvulas, o distribuidor, as velas, o carburador e o coletor de admissão.
Acho R$800,00 barato até demais p/ uma trasformação destas. Acredito que nem tudo será modificado como deveria.

Thiago Serpa
09/03/2005, 12:56
Acho R$800,00 barato até demais p/ uma trasformação destas. Acredito que nem tudo será modificado como deveria.

Também andei analisando essa possibilidade e estou acreditanto nela... Esse cara que me passou o orçamento mexe só com motor de opala, peça é o que ele mais tem por lá, daí pode ser por isso que o preço é menor, mesmo assim ainda to meio ressabiado..

ramiro_eli
09/03/2005, 13:16
Aproveita que ele tem disponibilidade de peças e pergunte se ele pode montar um motor c/ o seguinte set-up:
Bloco moderno
Pistões modernos(4 pol)
Cabeçote moderno gasolina
Comando alcool moderno
Virabrequim e bielas do antigo

Com esta configuração o motor passa dos 2.5 litros p/ 2.8L e ganha muito torque.
É uma receita barata c/ exelente rendimento p/ off-road.

Thiago Serpa
09/03/2005, 13:21
A "receita" ta anotada, assim que eu passar por lá eu vejo com ele!!
Isso seria pra rodar com álcool né?
Só estou com o problema do bloco do motor, daí tem que mexer em documentação de novo :(...
De qq maneira vou ver essa!! Valeu pela dica!!

megadeth
09/03/2005, 14:22
Olá amigos!

Então, não vá na do Ronaldo naum porque ele é manézão... :lol: :lol:

Eu comprei um GM151 álcool há uns 8 meses, nem retificado era, mas instalei mesmo assim. O motor está redondinho e não baixa óleo, e quase não baixa água!!!
Particularmente não tenho nada a reclamar deste motor, o que vc vai pastar pra achar é o coletor álcool deste motor, pois eu instalei um H34 SEIE e precisava deste coletor, e foi muito difícil de achar, mas agora que achei está tudo belezinha!

Reflita, pelo menos no meu caso, valeu e muito a pena ter este motor no meu CJ!

[]s

fugger
09/03/2005, 14:32
...Li que a piradiesel adapta o cambio da silverado no GM 151, alguem já comprou esse kit ou tem o preço? Mandei um mail pra lá e ainda não tive resposta..

Thiago

Normalmente eles não responde email mesmo. Eu mandei vários e nunca tive resposta dos mesmos.

O kit custava em torno de Lt$800 quando cotei em dez/2004. Mas não tinha a pronta entrega tinha que esperar 1 semana.

O "pobrema" deste cambio na verdade são dois:

:arrow: Muuuito grande. não é fácil faze-lo caber no willys;
:arrow: Preço. tão cobrando de Lt$2500 a Lt$3500 só o cambio.

mas é um P.... cambio, com o 4 cil não quebraria nunca.

[]´s

ramiro_eli
09/03/2005, 14:36
A "receita" ta anotada, assim que eu passar por lá eu vejo com ele!!
Isso seria pra rodar com álcool né?
Só estou com o problema do bloco do motor, daí tem que mexer em documentação de novo :(...
De qq maneira vou ver essa!! Valeu pela dica!!

Depende se o cabeçote e/ou o bloco já foram rebaixados.
Se a taxa de compresão ficar até 9,5~9,8:1 pode rodar a asolina sem problemas, se a taxa for maior que essa roda no álcool.

Mega,
O que diferencia um coletor de álcool p/ um a gasolina é somente o sistema de aquecimento. Obviamente o coletor original é a melhor opção, mas caso não encontre, o coletor gasolina pode receber um sistema de aquecimento, o que é relativamente fácil de se fazer. Qualquer local que façam solda em alumínio pode faze-lo.

megadeth
09/03/2005, 15:36
Oi Ramiro, sim, exatamente, a diferença é só o aquecimento, só que o meu maior problema foi encontrar um que tivesse o aquecimento e tivesse a furação pra acoplar o H34, que era o carbura que eu tinha...
Foi treta mas eu conseguí!
Observação: paguei 700lt$ no motor álcool completo (menos coletor)

[]s

Ronaldo B.
09/03/2005, 20:03
Então, não vá na do Ronaldo naum porque ele é manézão...

Manézão .... tá certo !!!! :evil: :evil: :evil: ....ahahahahah....... :lol: :lol: :lol:

Fala aí Sr. Caio, tudo beleza ???

E aí, já achou o carburador que vc tava procurando ????

Eu consegui arrumar um H34 SEIE a base de troca aí pro seu lado, em Osasco, e como o coletor do meu motor já era do H34 e aquecido foi só instalar, ficou show de bola !!! Mini progresivo.... NUNCA MAIS !!!!!!!

Peguei o jeep hoje no mecânico e rodei 50km com ele prá testar... enchi o tanque até a boca e zerei o totem, depois de 50 Km redondos enchi de novo e deu 8,7 litros, uma média de 5,7 por litro. Tá certo que foi rodando na marginal Tietê e Pinheiros andando entre 70 e 80 km/h sem pisar fundo, então ai é quase a mesma coisa que rodar na estrada.

[]´s

megadeth
11/03/2005, 15:44
Pois é Ronaldão... não achei o bendito do corpo simples da A-10, mas ainda acho! Já encontrei mula-sem-cabeça, dois gnomos e ví o papai noel. Falta só este carburador!!! :lol: :lol: :lol:
Quanto ao H34, é o mesmo q eu estou no meu tb, é muito bom, e o consumo é isso mesmo, o meu CJ tb está nesta faixa de consumo aê... talvez só com um corpo simples q daria pra melhorar, mas... difícil!

[]s

Ronaldo B.
11/03/2005, 20:12
Caio,

Vc conhece a JR carburadores aí em Osasco ?? Foi lá que eu comprei o meu, fui muito bem atendido pelo Junior, eles trabalham com recondicionamento de carburadores e tem muita coisa lá... sem contar que foi o melhor preço que eu achei. Pode ser que vc encontre lá o da A-10.... e eles fazem a base de troca também, aí sai mais barato.

JR Carburadores
Av. Martin Luther King , 472
Osasco
F.: 3683 4575 (tambem aos sábados)

Quanto ao consumo, meu cunhado tem um OHC original a álcool com carburador corpo simples e a média de consumo dele é na faixa de 5,5 km/l... será que trocando o H34 por um com corpo simples vai melhorar ??? Já me falaram que o 3E é mais econômico que o H34... num sei não, só sei que um 3E é caro prá KCT !!!!

Boa sorte !!!!

[]´s

iNsAnE
12/03/2005, 03:11
E um motor gm 2.2 2.4 nao eh bom? custa quanto? To pensando nesses motores pra quando eu tiver minha Rural :D