Ver Versão Completa : TR4 - problema com o comando do ar acondicionado
Luiscarioca
07/06/2010, 21:06
Ola !
ontem quando fui a ligar o ar vi que o ventilador nao funcionaba nas posiçoes 1,2 e 3 . nao saia ar nehum pelas saidas porem o compressor do ar funcionava . ja na posiçao 4 subitamente saia o ar a toda potencia pelas saidas porem o compresor do ar desligava saia so ar a temperatura ambiente .
alguem temn alguma ideia do que pode etar acontecendo ?
desde ja agradeço as respostas.
abçs
Luis, eu tive um problema similar com uma TR4 2010, os cabos dos comandos estavam todos "emaranhados".
Foi só retirar o painelzinho onde ficam os controles do ar, ventilador, etc, desemaranhar os cabos que tudo voltou ao normal.
Espero ter ajudado.
Abraço,
jlcarraro
19/09/2012, 11:25
Eu estou com o mesmo problema em minha TR4 2010 flex. Já levei em varios eletricistas e mecanicos e nada...
A velocidade 1,2 e 3 não funcionam o ventilador. Mas a 4 funciona e desliga o AC.
Mais alguem tem ou teve esse problema?
Ola !
ontem quando fui a ligar o ar vi que o ventilador nao funcionaba nas posiçoes 1,2 e 3 . nao saia ar nehum pelas saidas porem o compressor do ar funcionava . ja na posiçao 4 subitamente saia o ar a toda potencia pelas saidas porem o compresor do ar desligava saia so ar a temperatura ambiente .
alguem temn alguma ideia do que pode etar acontecendo ?
desde ja agradeço as respostas.
abçs
marcioTR
20/09/2012, 08:39
Caros luiscarioca e jlcarraro
Tive o mesmo problema com a minha 2009 a uns meses atrás e talvez posso ajudar.
1- plug do ventilador do ar com mau contato: este foi o meu caso. Retirei o porta-luvas pressionando levemente as laterais para dentro e logo atrás está o motor do ventilador. Só pluguei direito e funcionou tudo normal.
2- resistência do ventilador: não foi meu caso, mas caso ela esteja ruim as rotações de ventilação mais baixas não funcionam, apenas a máxima que fica ligada diretamente, sem as resistências de rotação.
Quando arrumei aproveitei e troquei o filtro do ar condicionado que fica ali também.
Este foi o meu caso, não sei se podem ter outros problemas que acarretem este tipo de mal funcionamento.
Avisem se encontrarem o defeito.
Abraços
Eduardo Gontijo
21/09/2012, 14:20
Márcio TR - tive o mesmo problema com a minha TR4 07/08 no meu caso parece ser mais idêntico aos dois primeiros casos...
eu mesmo troquei a resistência da ventilação, e também fiz o que você falou, já troquei logo o filtro de cabine e fiz higienização...
comprei tudo no mercado livre.
resistencia - R$ 76,00
Filtro + higienizador granada R$ 50,00
ficou zero bala.
é só olhar resistencia de ventilação TR4 no Mercado livre que tem um vendedor de Porto Alegre ACPARTES.
a resistencia não é original, mas é bem mais barata que os R$ 500 reais que me pediram em uma nova em Belo Horizonte. (é mole?)
PS: para Trocar a resistência e filtro é só retirar o compartimento do porta luvas que vc vai dar de cara com o compartimento onde fica o filtro e em cima do compartimento do lado esquerdo fica a resistência parafusada (dois parafusos). aí é só desparafusar tirar o conector que já vem com (anti burro, não tem como encaixar errado) voltar para o lugar e parafusar.
Pronto. A/C funcionando de novo como original ;)
AirtonLieuthier
10/09/2015, 14:26
Márcio TR - tive o mesmo problema com a minha TR4 07/08 no meu caso parece ser mais idêntico aos dois primeiros casos...
eu mesmo troquei a resistência da ventilação, e também fiz o que você falou, já troquei logo o filtro de cabine e fiz higienização...
resistencia - R$ 76,00
ficou zero bala.
é só olhar resistencia de ventilação TR4 no Mercado livre que tem um vendedor de Porto Alegre ACPARTES.
a resistencia não é original, mas é bem mais barata que os R$ 500 reais que me pediram em uma nova em Belo Horizonte. (é mole?)
PS: para Trocar a resistência e filtro é só retirar o compartimento do porta luvas que vc vai dar de cara com o compartimento onde fica o filtro e em cima do compartimento do lado esquerdo fica a resistência parafusada (dois parafusos). aí é só desparafusar tirar o conector que já vem com (anti burro, não tem como encaixar errado) voltar para o lugar e parafusar.
O colega só trocou a peça e voltou a funcionar tudo? A minha está com o mesmo problema...mas funciona na velocidade 4 ...
Alguém saberia dizer como testar pra saber se é essa resistência? (pra evitar comprar sem necessidade a peça)?
Abraços
AirtonLieuthier
15/09/2015, 19:33
resistencia - R$ 76,00
ficou zero bala.
Eu tirei a tal resistência... e o ventilador funciona direto (na velocidade 4)... mas o compressor não liga... é isso mesmo?
Abraços
AirtonLieuthier
17/09/2015, 11:39
Enfim, consegui retirar a tal peça... e fui testar... os resultados, no multimetro, deram aberto em um dos terminais.
Ao analisar a peça, pode-se ver que tem uma peça metálica, que une os terminais M0 e L, levantada.
Ao consultar um amigo eletricista, ele informou que é exatamente aí nessa ligação que ocorre o rompimento... e não dá pra arrumar, só substituindo a peça.
Se alguém tiver esse problema, é só ver se está igual ao das imagens. Se estiver, é só trocar a peça. Nas imagens, está marcado o local do contato rompido.
Abraços.
512177512180
AirtonLieuthier
22/09/2015, 12:43
Problema resolvido.
Comprei a peça no mercado livre, 99 reais. Dá um pouco de trabalho pra tirar por conta da localização dos dois parafusos (principalmente o de trás - são 2 philips), mas foi só trocar e tudo voltou ao normal.
Fica a dica também para se tomar cuidado com uma lata que tem na parte superior ali, que pode gerar alguns cortes na hora de tirar e recolocar a resistência.
Abraços
Olá Pessoal me ajudem.
Tenho uma TR4 2005 AT. O Ventilado e o ar condicionado parou de funcionar e a luz do ABS começou a acender. Alguém sabe o que poderia ser? Os fusíveis aparentemente estão em ordem. Poderia ser algum Rele?
AirtonLieuthier
10/05/2016, 18:43
Olá Pessoal me ajudem.
Tenho uma TR4 2005 AT. O Ventilado e o ar condicionado parou de funcionar e a luz do ABS começou a acender. Alguém sabe o que poderia ser? Os fusíveis aparentemente estão em ordem. Poderia ser algum Rele?
Do ar condicionado e ventilador, talvez... a luz do ABS já não está interligada a esse sistema...
Peço que o colega verifique a caixa de fusíveis e verifique no manual quais seriam os componente relativos ao ar e o ventilador interno.
Abraços.
DESBRAVADOR2
31/12/2017, 20:11
Tenho um TR4 2013 estou com problemas no ventilador do ar condicionado. Quando da primeira ocorrência eu removi e recoloquei o relé do ventilador e voltou a funcionar, porém ocorreu novamente a falha e não está funcionando em nenhuma das velocidades, o o compressor do ar liga, mas o ventilador não aciona. Retirei a resistência que fica ao lado do filtro e aparentemente para normal. Sabem informar se é o Relé ou a resistência que embora não aparente, mas pode estar quebrada? Informo novamente que nem na velocidade 4 o ventilador aciona. Aguardo ajuda.
@sricardo
12/12/2024, 11:46
Tive o mesmo problema. Sei que faz tempo que o seu problema está aqui, porém, foi por aqui que consegui solucionar o meu, na minha TR4 2008 e vou deixar um registro mais atualizado. O problema era igual ao relatado e fiz a troca da resistência do ar condicionado e voltou ao normal. O acesso é atrás do porta luvas e com uma chave curta da pra realizar a troca. Paguei 120 reais na peça pelo mercado livre e eu mesmo troquei.