PDA

Ver Versão Completa : Jeep parrudo e sem frescura

Willão64
07/06/2010, 20:27
Estou montando um Willys 64.
Vou colocar motor GM 4.1, cambio clark 260F, rodas 15x10 com pneus 31 ou 33.
Quero montar um conjunto forte. Não quero gastar com perfumaria. Quero uma mecanica confiável e forte.
O que mais devo trocar?
A caixa de direção eu quero trocar, mas não sei qual usar.
Sistema de freio, o que seria bom modificar, além de instalar freios a disco? Qual cilindro mestre melhor se adapta ao sistema do Jeep?
Estou pensando em por as molas sobre os eixos. Fica bom?
Bem é isso ai, queria contar com a opnião de voces, pois quero gastar uma vez só, fazendo certo, sem precisar gastar de novo refazendo.
Qualquer dica ou opnião será bem vinda..
Até!!!

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Chevi
07/06/2010, 23:23
Salve, salve!

O conjunto está bom. Motor ok, caixa ok, pneus ok (eu iria de 33). Mais do que isso só mesmo os freio a discos e um hidrovácuo com pedaleira suspensa.

Mesmo antes dos freio a disco já dá para encarar as trilhas.

Recomendo você usar bem o jeep com esta configuração (antes ou depois dos discos) e só depois decidir de acordo com a SUA necessidade no quê mais investir.

Se partir para SPOA (molas sobre os eixos), já estarás no campo de muitas outras alterações. Além disso, como você verá em vários tópicos que procurar sobre SPOA, não faz muito sentido instalar SPOA em pneus menores do que 35.

Tudo tem prós e contras, use o jeep e descubra o que você precisa.

Abraços,

anderson_wzorek
07/06/2010, 23:28
minha opinião:

motor e caixa otimos
coloca freio a disco na dianteira
cilindro mestre e servo freio da f-1000
Direção colocar uma hidraulica de opala
Fazer spoa é bacana,mas se quer usar ate pneus 33 deixa como esta,só coloca uns calços na carroceria

Basicamente eu faria isso

abraços
Anderson

Robertux
08/06/2010, 08:26
Se é para deixar forte, para trilhas pesadas eu colocaria pneus 33, eixos flutuantes na trazeira, caixa de direção mecanica de Maverick, freio a disco na dianteira com pedaleiras suspensas e servofreio. Motor e câmbio estão ótimos.

KitiU.
08/06/2010, 16:26
Dae Willão 64

Concordo com os demais colegas foristas...

Mas principamente com um detalhe que o Chevi falou...

"usar bem o jeep com esta configuração (antes ou depois dos discos) e só depois decidir de acordo com a SUA necessidade no quê mais investir."

Jeep não tem uma receita certa, cada caso é um caso...

Mas por questões de segurança, não deixe de investir no santo antonio, gaiola, bancos concha e sinto 4 ponta....

E por mais que uns amigos meus falam por aqui... "freio é psicológico"... hehehe

É bom ter um confiável conjunto de freio....

Forte abraço!!!

Mauricio Rotta
08/06/2010, 16:39
Eu investiria num sistema de embreagem hidráulica também, não custa caro e pra adaptar é uma baba.

Sergio Rocha
08/06/2010, 18:21
concordo com tudo que foi dito, só lembro que spoa com eixos originais fica perigoso, feio, ruim de trilha etc etc etc

Spoa só pra pneus maiores que 35, pelo menos um 37.

[]´

André Luiz Rossetim
08/06/2010, 20:30
concordo com tudo que foi dito, só lembro que spoa com eixos originais fica perigoso, feio, ruim de trilha etc etc etc

Spoa só pra pneus maiores que 35, pelo menos um 37.

[]´

Só quem já teve SPUA e SPOA, pra poder dizer, spoei o meu esses dias, com pneus 31" (eixos originais e feixes "desarqueados"), não troco por nada!!!! Perigoso fica em carros com feixes arqueados, onde se eleva demasiadamente o CG, necessitando de outras adaptações (eixos / feixes/ amortecedores).

Pra trilha não tem nada melhor, o Jeep passa em lugares, onde jeeps e toyotas SPUA com pneus 35" não saem do lugar. Ao contrario do que mtos ainda pensam SPOAr o jeep não serve apenas para deixa-lo mais alto, para isso basta colocar calços na carroceria.
Mas... para este tipo de discussão há outros topicos. E depende muito do tipo de trilha q pretende fazer.

Se o amigo pretende adaptar, aconselho a usar o Jeep do jeito q está, sentir onde há necessidade, qual o tipo de trilha há ao ser dispor, para então tomar alguma decisão.

Se um dia for mudar a direção (hidraulica ou não)...aproveita e spoa ele, afinal...se vc adaptar direção com ele SPUA, e um dia SPOA-lo, vai ter que praticamente refazer o serviço. Mas...para isso tbm há topicos especificos.

Freios a disco e pedaleira suspensa, bloqueios, são otimos. Mas...para isso tbm tem topicos especificos.

Pneus 37"....bom, para quem tem um 4.1 e caixa boa, pode ser uma jogada mto interessante, mas...ai vai ter q investir em eixos flutuantes, amortecedores apropriados, direção hidraulica, eixos de rural, feixes de toyota, etc....

aareal
09/06/2010, 00:10
Só quem já teve SPUA e SPOA, pra poder dizer, spoei o meu esses dias, com pneus 31" (eixos originais e feixes "desarqueados"), não troco por nada!!!! Perigoso fica em carros com feixes arqueados, onde se eleva demasiadamente o CG, necessitando de outras adaptações (eixos / feixes/ amortecedores).

Pra trilha não tem nada melhor, o Jeep passa em lugares, onde jeeps e toyotas SPUA com pneus 35" não saem do lugar. Ao contrario do que mtos ainda pensam SPOAr o jeep não serve apenas para deixa-lo mais alto, para isso basta colocar calços na carroceria.
Mas... para este tipo de discussão há outros topicos. E depende muito do tipo de trilha q pretende fazer.

Se o amigo pretende adaptar, aconselho a usar o Jeep do jeito q está, sentir onde há necessidade, qual o tipo de trilha há ao ser dispor, para então tomar alguma decisão.

Se um dia for mudar a direção (hidraulica ou não)...aproveita e spoa ele, afinal...se vc adaptar direção com ele SPUA, e um dia SPOA-lo, vai ter que praticamente refazer o serviço. Mas...para isso tbm há topicos especificos.

Freios a disco e pedaleira suspensa, bloqueios, são otimos. Mas...para isso tbm tem topicos especificos.

Pneus 37"....bom, para quem tem um 4.1 e caixa boa, pode ser uma jogada mto interessante, mas...ai vai ter q investir em eixos flutuantes, amortecedores apropriados, direção hidraulica, eixos de rural, feixes de toyota, etc....

Estou com o Sergio (e com a maioria absoluta do fórum): SPOA com eixo original não vale a pena. Por mais que os feixes estejam desarqueados, o jeep fica mais alto, prejudicando muito nas trilhas. As melhorias de curso e vão livre (apenas nos suportes das molas, já que a bola permanece) não justifica a mudança.

Na MINHA opinião: SPOA só com eixos de Rural e pneus enormes (>35")

Sergio Rocha
09/06/2010, 17:22

Basta ter alguma noção de mecanica, saber o que é CG e ter feito algumas trilhas, que qualquer um pode dizer.
vamos ver se depois de seis meses de uso em trilhas, vc vai ter a mesma opinião.

[]´

Mauricio Rotta
09/06/2010, 18:21
Mandei recapar meus pneus 33 e agora eles ficaram muito próximo da lateral da caixa de roda traseira. Tava pensando em spoar mas não sou muito fã dessa prática. Acho que vou optar por uns calços maiores ou sei lá o q... só sei q os pneus 33" recapados com a borracha VJ9100 da Vipal ficaram bem Monstros.

Sergio Rocha
09/06/2010, 18:55
Mandei recapar meus pneus 33 e agora eles ficaram muito próximo da lateral da caixa de roda traseira. Tava pensando em spoar mas não sou muito fã dessa prática. Acho que vou optar por uns calços maiores ou sei lá o q... só sei q os pneus 33" recapados com a borracha VJ9100 da Vipal ficaram bem Monstros.

Espaçadores de roda são uma boa opção.

[]´

Willão64
10/06/2010, 02:15
Minha idéia seria melhorar a altura do jeep do solo para melhorar paraa passar em obstáculos. Por isso a idéia do spoa. E os feixes, são os originais. Não quero mandar arqueá-los. Alguém sabe me dizer quanto o jeep "sobe" passando de spua para spoa???
A caixa de direção que está no meu jeep ainda é original.
Qual a melhor opção de caixa para adaptar?
Quero colocar uma hidráulica de uma vez...

Quanto aos pedais, eu quero colocar suspensos. Alguém sabe se a pedaleira que sai nos ultimos Jeep's ano 82 é de algum carro da Ford, ou tem alguma similar???? Apesar de estar adaptando muita coisa no Jeep, algumas coisas gosto de manter proximo ao original...

Valeu pelas dicas!!!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::mrgreen:: mrgreen::mrgreen:

KitiU.
10/06/2010, 09:42
Dae Willão...

Cara essa história de ergue o jeep fazendo spoa é meio enganosa...

Pois você fazendo spoa estará erguendo somente do chassis pra cima, ou seja, o diferencial que é o que enrrosca fica no mesmo lugar... você somente terá altura de verdade em relação ao solo quando conseguir erguer a bolota do diferencial e isso só é possível de você usar pneus maiores ou tiver grana o suficiente para colocar diferencial de unimog...

Por isso é Tão polemico essa história de fazer spoa... agora se você tem eixo de rural ou f75, ai sim vale a pena...

Aos entendidos de plantão, que me corrigem se eu estiver errado...

Forte abraço a todos...

Mauricio Rotta
10/06/2010, 10:11
Espaçadores de roda são uma boa opção.

[]´

Ja tem espaçadores e as rodas são 15x10 com offset negativo. O esquema é levantar mais a carroceria mesmo, não vai ter jeito, como farei isso, eu ainda não sei, já que estou utilizando coxins de motor do opala como calços, e esses já são bem grandes, to pensando em fazer umas 'bolachas' de tecnil e colocar sob esses calços que já possuo pra conseguir um pouco mais de altura.

aareal
10/06/2010, 10:27
Minha idéia seria melhorar a altura do jeep do solo para melhorar paraa passar em obstáculos. Por isso a idéia do spoa. E os feixes, são os originais. Não quero mandar arqueá-los. Alguém sabe me dizer quanto o jeep "sobe" passando de spua para spoa???
A caixa de direção que está no meu jeep ainda é original.
Qual a melhor opção de caixa para adaptar?
Quero colocar uma hidráulica de uma vez...

Quanto aos pedais, eu quero colocar suspensos. Alguém sabe se a pedaleira que sai nos ultimos Jeep's ano 82 é de algum carro da Ford, ou tem alguma similar???? Apesar de estar adaptando muita coisa no Jeep, algumas coisas gosto de manter proximo ao original...

Valeu pelas dicas!!!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::mrgreen:: mrgreen::mrgreen:

Como nosso amigo Kitiu disse, com o SPOA você apenas estará levantando o chassis e o CG do jeep. O que enrosca mesmo que são os eixos permanecerão da mesma altura. Porque o pessoal faz SPOA então? Para conseguir colocar pneus enormes, mas para isso é necessário (para fazer bem feito) aumentar a largura dos eixos (normalmente usando de Rural) e alongar o chassis. Sendo assim, se o seu jeep fosse meu, eu voltaria a configuração original para evitar problemas nas inclinações laterais.

Já a direção, pode ser qquer uma de camionete, tipo S10 ou Ranger, mas dá também para utilizar a de opala (é a que eu uso), pois aguenta bem e é barata, mas fica a frente da grade o jeep (não é muito estético não, se é que vc se importa com isso).

Mais uma vez recomendo: evite utilizar a direção VW (santana, gol), a não ser que faça a instalação com guias para evitar a comum quebra da carcaça da caixa. Tem um tópico imenso no forum sobre isso:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&highlight=diferen%E7as

Abraços,

Mauricio Rotta
10/06/2010, 10:32
Utilizo a direção VW a muito tempo e aguenta muito cacete. É claro que a instalação das guias é fundamental. Se não fizer questão da direção hidráulica opte pela direção do Passat (antigo) com ela não precisa fazer guias e fica muito, mas muuuito resistente.

KitiU.
10/06/2010, 10:54
Dae Maurício...

Aqui na minha cidade tem um jeep (feio por sinal) que o cara ergueu o suporte dos calços para deixar o jee pmais alto, mas não aconselho a fazer o mesmo.

Só não entendi o porque de levantar tanto a carroceria... eu uso calço de 1 polegada e ta bom demais...

Quanto a direção e VW, uso a muito tempo também mesmo sem as guia nunca quebrou ou tive problema...mas claro esse não é o tópico pra se discutir isso...

Forte abraço!

EduMendes
10/06/2010, 10:58
Alguns motivos para fazer SPOA:
- Aumenta a distancia de todo o powertrain (motor e cambio) e o "atoleiro"; Isto evita problemas com o motor de arranque, distribuidor, embreagem, etc....
- Aumenta o curso da suspensão, facilitando a passagem em erosões

Agora, não pense que SPOA é apenas passar o feixe para cima, tem uma serie de implicações para não perder a dirigibilidade e segurança do Jeep.....

André Luiz Rossetim
10/06/2010, 13:22
Fiz SPOA para retirar os feixes de baixo do carro, pois ao contrario do que foi dito, não é o diferencial que atrapalha mais, os dois diferenciais são apenas dois dos seis ponto de ancoragem do jeep, qdo os feixes estão sobre os eixos, vc elimina 2/3 dos enrroscos.

O com relação a alteração do CG, tão comentado, meu jeep ficou cerca de 8 cm mais alto, praticamente mesmo resultado q se obtem com pneus gigantes (2" = 5 cm no raio) e calços (+ 2" geralmente) na carroceria, ou seja, a perda de segurança SPOAndo ou calçando e aumentando os pneus é o mesmo, mas na trilha fica bem melhor (na minha opinião) SPOAdo.

Não sei como o carro estará da qui a 6 meses, como foi comentado, mas não vejo motivos para que o carro seja danificado, tomando-se os devidos cuidados com relação ao angulo de caster, das cruzetas, e empregando barra anti Axle Wrap, não vejo motivos para ter medo, (mesmocom eixos e feixes originais) pelo contrario, não forço em quase nada o carro nas trilhas.

Apenas acho q para quem pratica trilhas predominantemente em erosões, é mto mais acomselhavel pneus maiores do que SPOA, agora no meu caso, que enfrento facões e possoas mto grandes, acho SPOA mais indicado.

fendrich
10/06/2010, 15:53
Já a direção, pode ser qquer uma de camionete, tipo S10 ou Ranger, mas dá também para utilizar a de opala (é a que eu uso), pois aguenta bem e é barata, mas fica a frente da grade o jeep (não é muito estético não, se é que vc se importa com isso).

E direção que não fica para fora da grade, quais são boas? Eu acho que a estética é muito do jeep, principalmente os que andam mais em asfalto...

Eduardo

André Luiz Rossetim
10/06/2010, 18:48
E direção que não fica para fora da grade, quais são boas? Eu acho que a estética é muito do jeep, principalmente os que andam mais em asfalto...

Eduardo

Procure pelas direções VW (gol, santana, etc - são todas parecidas), sendo bastante discutidas neste topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&highlight=dire%E7%E3o

Eu tenho destas no meu, mas já esta com folga, porem não sei como o antigo dono cuidava dela, mtos no forum elogiam ela, principalmente se instalada com algumas guias apropriadas (ver no topico), e desde com pneus não exagerados (31")

Sergio Rocha
10/06/2010, 19:12
Fiz SPOA para retirar os feixes de baixo do carro, pois ao contrario do que foi dito, não é o diferencial que atrapalha mais, os dois diferenciais são apenas dois dos seis ponto de ancoragem do jeep, qdo os feixes estão sobre os eixos, vc elimina 2/3 dos enrroscos.

O com relação a alteração do CG, tão comentado, meu jeep ficou cerca de 8 cm mais alto, praticamente mesmo resultado q se obtem com pneus gigantes (2" = 5 cm no raio) e calços (+ 2" geralmente) na carroceria, ou seja, a perda de segurança SPOAndo ou calçando e aumentando os pneus é o mesmo, mas na trilha fica bem melhor (na minha opinião) SPOAdo.

Não sei como o carro estará da qui a 6 meses, como foi comentado, mas não vejo motivos para que o carro seja danificado, tomando-se os devidos cuidados com relação ao angulo de caster, das cruzetas, e empregando barra anti Axle Wrap, não vejo motivos para ter medo, (mesmocom eixos e feixes originais) pelo contrario, não forço em quase nada o carro nas trilhas.

Apenas acho q para quem pratica trilhas predominantemente em erosões, é mto mais acomselhavel pneus maiores do que SPOA, agora no meu caso, que enfrento facões e possoas mto grandes, acho SPOA mais indicado.

Eu não disse que ia quebrar.Eu disse que vamos ver se depois de 6 meses vc ainda vai achar spoa com eixos originais uma boa.
Como as trilhas que vc faz são lama, essa configuração pode até ficar boa.Já numa inclinação lateral, dentro de uma erosão, não vai ser bom.
Jeep alto e estreito, tomba com certeza.

[]´

Sergio Rocha
10/06/2010, 19:18
Ja tem espaçadores e as rodas são 15x10 com offset negativo. O esquema é levantar mais a carroceria mesmo, não vai ter jeito, como farei isso, eu ainda não sei, já que estou utilizando coxins de motor do opala como calços, e esses já são bem grandes, to pensando em fazer umas 'bolachas' de tecnil e colocar sob esses calços que já possuo pra conseguir um pouco mais de altura.

Maurício

Os seus pneus vj910 equivalem na altura a um 34.Eu uso 35 com off set -33, espaçadores 2", raspa na caixa de rodas muito pouco.De uma olhada no link abaixo, na minha assinatura.

[]´

Sergio Rocha
10/06/2010, 19:21
Caixa de santana e correlatos, aguentam muita porrada e atendem perfeitamente quem usa pneus até 31 e não tem bloqueio dianteiro.As de opala,ranger,s10 aguentam pneus até 37 e com bloqueio dianteiro.
Eu uso a da Alfa 2300, nunca tive problema nos 6 anos de uso em trilhas.

[]´

Pablo.pinto2007
10/06/2010, 21:30
Utilizo a direção VW a muito tempo e aguenta muito cacete. É claro que a instalação das guias é fundamental. Se não fizer questão da direção hidráulica opte pela direção do Passat (antigo) com ela não precisa fazer guias e fica muito, mas muuuito resistente.

Ôpa... até que enfim alguém fala da minha caixa...hehehehe...
É uma boa caixa mecânica, nunca tive problemas realmente com ela, e na vez que ela começou a ficar com folga, troquei logo, faz uns 6 meses, me custou R$ 150,00...
Mas não aconselho, com tanta opção hoje em dia... a do gol mecânica também é uma boa opção... mas como têm dito por aí para pneus pequenos <31" utilizo um jogo 255/70R15 coberto com Oligator, que deve dar um pouco a mais que isso.... e arrasto numa boa sem problemas, mas lembrando que meu volante ajuda bastante, é um original 51, ou seja, tem o raio grande, diminuindo a força de alavanca, quanto menor o raio do volante maior será a força executada.
Das opções que se seguem em hidráulica, Opala (que fica pra fora), Hilux (dizem que é muito boa)....

Abraços!

anderson_wzorek
10/06/2010, 22:52
pegando embalo no tópico

oque me dizem a respeito da caixa hidraulica do dodge dart?
acho que é mais forte que a do opala não?
pretendo usar pneus 35",

abraços

Pagani
10/06/2010, 23:23
Não tenho nada a ver com o tempo de vocês, mas este assunto foi discutido repetidas vezes em 2004....

Nada mudou desde então, consulta lá que vai ser bem produtivo. Montei meu jeep na garagem de casa sem ter noção de mecanica na época usando a opinião dos amigos e referencias do forum (boas épocas do forum).

Perguntar várias vezes a mesma coisa só vai causar mais confusão a você...

[]'s e boa leitura

Sergio Rocha
11/06/2010, 10:18
Não tenho nada a ver com o tempo de vocês, mas este assunto foi discutido repetidas vezes em 2004....

Nada mudou desde então, consulta lá que vai ser bem produtivo. Montei meu jeep na garagem de casa sem ter noção de mecanica na época usando a opinião dos amigos e referencias do forum (boas épocas do forum).

Perguntar várias vezes a mesma coisa só vai causar mais confusão a você...

[]'s e boa leitura

De lá prá cá só mudou, que aprendemos um pouquinho mais.

[]´:concordo:

Willão64
14/06/2010, 00:22
E a pedaleira original suspensa do jeep, ninguém pode me ajudar???
Alguém sabe se ela sai em algum outro carro da Ford??? Quero adaptar uma pedaleira suspensa no meu jeep, mas não queria por de Opala...

Abraço a todos!!!

rodrigo.hoffman
14/06/2010, 08:49
E a pedaleira original suspensa do jeep, ninguém pode me ajudar???
Alguém sabe se ela sai em algum outro carro da Ford??? Quero adaptar uma pedaleira suspensa no meu jeep, mas não queria por de Opala...

Abraço a todos!!!

Pedaleira suspensa de Jeep é " mosca branca de olho azul com piercing no umbigo "...:mrgreen:

Não precisa ser a pedaleira do Opala.. No meio eu coloquei a do Gol bola.. Do uno tb da.. Ja vi tb de L200 (senão me engano os pedais sao individuais), ai fica show.. Tem um kit completo no Gama pra vender mais é muito caro..

Negocio e fazer uma adaptação legal e que fique confortavel, não esquecendo do conjunto Servo-freio compativel com os pedais pra minimizar fututos problemas

[ ]´s