Ver Versão Completa : TR4 Flex - Tanquinho de Gasolina
fernandotf
07/06/2010, 09:03
Pessoal,
Ontem pela manhã, ao ligar de manhã a minha TR4 2009, só funcionou três pistões... tive que dar uma longa volta no quarteirão para o motor ficar normal (de um segundo para outro, tudo voltou ao normal). Agora o motor está perfeito. Ou seja, tenho 99% de certeza que algum bico entupiu...
A gasolina no tanquinho está a mais de 8 meses... e ainda tem um fundinho! A minha maior suspeita é que a sujeira da gasolina velha decantou, e ao dar partida de manhã (frio, com álcool), entupiu o bico.
Aí pergunto: como devo proceder com o tanquinho? penso em colocar apenas gasolina podium, e sempre manter o nível pela metade, abastecendo uma vez a cada dois meses... alguém tem alguma recomendação? existe algum produto que posso colocar?
Outra coisa, uma vez que deu este problema, será que é importante fazer uma limpeza dos bicos? Será que apenas uma boa gasolina mais um produto de limpeza basta? O carro está completando agora apenas um ano de vida... sempre usei combustível de qualidade (ou pelo menos, acho que é :) ).
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda...
Desculpa amigo, mas não seria por causa do frio que o carro ligou desse jeito? Estava com álcool no tanque ou gasolina?
Eu já tive esse mesmo sintoma com vários carros flex, e sempre quando o clima estava frio que nem esta nestes dias. Lembro que a primeira vez levei na concessionária, deram uma geral no sistema de injeção e não apareceu nada. O cara da oficina, extra oficialmente, falou para mim; “os carros flex não gostam do frio”.
E pelo teu relato parece que o problema parou quando o carro esquentou.
Não sei se é o caso, mas fica a dica.
Abraços,
Gasolina é um produto perecível (estraga).
abs
fernandotf
07/06/2010, 17:26
Desculpa amigo, mas não seria por causa do frio que o carro ligou desse jeito? Estava com álcool no tanque ou gasolina?
Eu já tive esse mesmo sintoma com vários carros flex, e sempre quando o clima estava frio que nem esta nestes dias. Lembro que a primeira vez levei na concessionária, deram uma geral no sistema de injeção e não apareceu nada. O cara da oficina, extra oficialmente, falou para mim; “os carros flex não gostam do frio”.
E pelo teu relato parece que o problema parou quando o carro esquentou.
Não sei se é o caso, mas fica a dica.
Abraços,
Sarias, nunca tive um carro flex, este é o primeiro...
O tanque está com Alcool... mas é normal demorar 5 minutos com o carro em movimento (além dos 3 minutos que esperei parado) para o motor parar de falhar? Até então o carro se arrastava para andar...
Obrigado pela resposta!
Se é normal não sei, mas que os meus demoravam um tempinho para funcionar como deveriam, demoravam. Antes de mexer no carro, porque você não coloca gasolina no tanque e vê que acontece? Se o problema some, de repente, pode ser como aquele mecânico falou, os carros flex não gostam do frio. Eu sei que a explicação não é das mais convincentes, mas quando dava esse problema comigo, era só colocar gasolina no tanque, em lugar do álcool que resolvia.
Mas, mesmo assim, se você puder dar uma checada no sistema de injeção, seria uma boa. Eu teve duas TR4 Flex e nenhuma delas apresentou esse comportamento.
Espero ter ajudado.
Abraço,
uvantuil
14/06/2010, 12:20
Não sei de especificações ou instruções contidas nos manuais da TR4 ou outro Flex.
Sei que PODIUM fica mais tempo que a aditivada e comum em termos de usabilidade (logo ela tem um prazo de validade maior), outro ponto, vc pode dar uma secada nesse reservatorio e por sempre gasosa boa.... como citou...
Tive uma Titan que foi ceifada por um infeliz mautorista que entrou numa saída quando deveria ter entrado na entrada do posto... acabou com "pratinha", mas como vendi os restos dela para um amigo... com mais de sete meses parada, e na primeira tentativa o motor respondeu.... ele me perguntou depois que gasolina eu colocava... eu falei cara PODIUM, ou aditivada de confiança, porque mesmo sendo um motorzin sem compressão para uma podium, o motor ficava mais linear quando eu precisava pegar a RJ158 as 5 da manha para vir para Campos.... logo a gasolina fez a diferença... e o tanque não tinha lama, sujeira alguma.... já vi gente abastecer até com uma tela (tipo uma camisinha para por na saida da bomba do posto.... ) mas algumas regras fazem diferença....
Caminhao enchendo o tanque do posto.... - não abasteço....
Posto que eu tava abastecendo na epoca somente da rede petrobras (aqui na area o LIDER e um texaco quando tava saindo do trampo na reserva....
Conseguiu resolver o problema da TR4?
Abraços,
sarias
samukanvas
14/06/2010, 16:11
Esses tanquinhos não injetam diretamente no corpo de borboleta? Nunca achei que injetavam na flauta ou na linha de "alta pressão", pois a pressão na linha é mais forte que a pressão que a bomba da partida a frio gera.
Tr4 falhando eu acho que tem que conferir os cabos de vela, combustível no tanque, filtro de combustível e deixar o motor esquentar (vai que o local que está é muito frio mesmo).
Abs :concordo:
Provavelmente é cabo de vela. Aconteceu com a minha e na concessionária fiquei sabendo que este problema tem alguma frequência. Já tive carro movido a GNV que ficou com meio tanque de gasolina aditivada por mais de um ano e, para testar, decidi rodar com aquele combustível, resultado: gastei o meio tanque funcionado como se tivesse colocado gasolina nova. Agora, devo esclarecer, o carro era um Santana e o motor era um AP. Em se tratando de confiabilidade, o AP não tem rival.
fernandotf
14/06/2010, 21:37
Conseguiu resolver o problema da TR4?
Abraços,
sarias
Desde aquele dia não voltou a dar problema... de qualquer forma, estou abastecendo apenas com Gasolina neste frio (quando deu problema, estava com Alcool).
O meu mecânico disse que deve ter travado algum bico injetor, alguém já escutou isso?
Além disso, se for cabo de vela, o problema não seria constante?
Por fim, o tanquinho está meio sujo... é normal ou foi algum combustível ruim que coloquei? Tem algum produto especial para colocar?
Obrigado pelas respostas!
carlos cardoso
14/06/2010, 22:07
Estava olhando este tópico e como recentemente tive problema com o cabo de vela, resolvi escrever o que aconteceu comigo.
Estou em viagens de férias e semana passada tive que trocar o chicote de vela do meu TR4 2008, dois cabos estava torrados!!
O problema começou na chapada do guimarães, logo depois de abastecer num posto de Cuiaba, achei que a gasolina era batizada, pois quando enchi o tanque de novo o problema desapareceu. Só que ele retornou em pleno pantanal norte, perto de porto jofre (no final da transpantaneira). Por sorte consegui levar o carro até cuiabá e achei um mecânico com experiência com Mitsubishi antes que algo pior acontecesse. O carro tremia muito e o consumo ficou abaixo de 5 km/L. O cabo da vela torrou com 37000 km, achei pouco, principalmente porque na mesma oficina tinha um pajero io com 130.000 km com o cabo perfeito. O que achei estranho é que quando liguei na mitsubishi, o mecânico falou de primeira sobre o cabo de vela, ou seja, o problema é comum!!
Agora, a minha dúvida é que eu também tinha gasolina no tanquinho com quase hum ano sem uso, e quando passei por SP (moro no Rio), coloquei cana no carro. No Rio só abasteço com gasolina, será que este fato tem algo a ver com o cabo de vela queimado??
Outro fato é que eu havia dirigido 1200 km dois antes do problema começar, será que forcei demais o motor?
abraços
Carlos
Estava olhando este tópico e como recentemente tive problema com o cabo de vela, resolvi escrever o que aconteceu comigo.
Estou em viagens de férias e semana passada tive que trocar o chicote de vela do meu TR4 2008, dois cabos estava torrados!!
O problema começou na chapada do guimarães, logo depois de abastecer num posto de Cuiaba, achei que a gasolina era batizada, pois quando enchi o tanque de novo o problema desapareceu. Só que ele retornou em pleno pantanal norte, perto de porto jofre (no final da transpantaneira). Por sorte consegui levar o carro até cuiabá e achei um mecânico com experiência com Mitsubishi antes que algo pior acontecesse. O carro tremia muito e o consumo ficou abaixo de 5 km/L. O cabo da vela torrou com 37000 km, achei pouco, principalmente porque na mesma oficina tinha um pajero io com 130.000 km com o cabo perfeito. O que achei estranho é que quando liguei na mitsubishi, o mecânico falou de primeira sobre o cabo de vela, ou seja, o problema é comum!!
Agora, a minha dúvida é que eu também tinha gasolina no tanquinho com quase hum ano sem uso, e quando passei por SP (moro no Rio), coloquei cana no carro. No Rio só abasteço com gasolina, será que este fato tem algo a ver com o cabo de vela queimado??
Outro fato é que eu havia dirigido 1200 km dois antes do problema começar, será que forcei demais o motor?
abraços
Carlos
Similar ao ocorrido comigo. O problema com o cabo de vela da minha TR4 08/08 ocorreu com 39.000 km. A falha também era intermitente, ora funcionava direito, ora falhava. Fui na concessionária e o consultor imediatamente me disse: “é cabo de vela”. Não deu outra.
É obrigatório manter sempre cheio aquele tanquinho?
Moro numa região muito quente, dificilmente é preciso a partida com injeção de gasolina.. será que tem algum problema deixar seco?
obrigado
Como uso gasolina, deixo o tanque de partida a frio totalmente seco. Até o momento nada de anormal. Inclusive, o resto que ficou dentro da mangueira, ainda continua lá.
neilsonhenriques
09/03/2011, 16:18
Eu sempre encho com Podium ...
Estamos no Brasil.
Aqui não tem combustível bom.
Sempre tem entre 90% e 100% de álcool, água, mijo, ... na gasolina. :mrgreen:
Não custa nada botar um combustível bom lá. Dá menos de R$ 2 encher com Pódium.
amigos trabalho em uma autorizada mitisubishi aqui no RJ, sobre a partida a frio da tr4 nao precisa colocar gasolina pra quem usa gasolina no tanque seu modulo de injecao reconhece o AF (qual o combustivel que esta no tanque, toda vez que vc liga o carro ele faz uma leitura de tres minutos e o modulo indica o AF) que neste caso como vc so usa gasolina nao precisa de abastecer o reservatorio e se vc usasse alcool a temperatura do liquido de arrefecimento teria que estar abaixo de 24 graus e o AF de alcool para funcionar a partida a frio e como seu carro e a tr4 a gasolina sai da bombinha e vai para o coletor , no mais se puder lhe ajudar estou a disposicao.
Na primeira partida do dia, pela manha, o motor demorou a pegar, igual carro velho. Descobri que o tanquinhonestava vazio e que nao há aviso no painel da Tr4 2009.
abasteci com gasolina aditivada e tudo voltou ao normal.
Essa semana, mesmo sintoma pela manha, fui logo abastecer e vi que o tanquinho nao estava vazio, mas muio sujo. Pergunto, alguém sabe como limpar esse tanquinho? Imagino que sujeira possa estar comprometendo a partida.
Grato.
ps. Nunca acreditei nas qualidades da gasolina aditivada no Brasil, agora que vi a sujeira onde só coloco aditivada pude comprovar. Só abasteço no posto BR, mais uma prova que bandeira nao quer dizer muita coisa.
Leo,
Gasolina aditivada é a mesma gasolina vagabunda com aditivos. Não tem porque ser "mais limpa" nem mais suja
Eu só uso comum, meu carro tem 125.000km e NUNCA teve nenhum tipo de problema, não fuma, não está carbonizado nem nada.
Para estes tanquinhos de partida a frio e acho que a melhor opção é a Podium
Não porque seja melhor, mas porque é a gasolina que dura mais tempo sem perder suas propriedades (sim, gasolina tem validade)
Como o tanquinho é pequeno, mesmo com o preço absurdo por litro não dói nada abastecer com a Podium
Para limpar o ideal seria retirar, mas não sei se é fácil (a minha é só gasolina e não tem esse tanque)
Edimar_Oliveira
28/06/2013, 07:08
Taí, reybelo, boa colocação ... Comecei a abastecer o meu, recém comprado, com gasolina BR comum, por que no manual fala que deve-se usar gasolina comum. Conversando com o mecânico ele não recomendou, alegando que a orientação do manual se reporta a gasolina comum DE BOA QUALIDADE, lá de fora, não a nossa que tem muito álcool. Mas fiquei na dúvida, por que, no meu caso, o motor é flex, então, não faria tanta diferença, pois teoricamente ele está adaptado para trabalhar com misturas variadas de álcool/gasolina. Mas passei então a usar a aditivada. Pelo seu depoimento, não faz diferença. Você considera esta questão de usar comum, mesmo que a nossa seja ruim? Abastece sempre no mesmo posto? No seu caso, sendo apenas a gasolina, se houvesse diferença, sua viatura apresentaria problemas de funcionamento ...
Abraços,
Edimar,
O lance é que a Gasolina comum e a aditivada são exatamente a mesma, só que em uma se coloca aditivos...
Se eu pegar agua de um poço contaminado e te servir pura ou com Tang a 2ª pode lhe parecer mais bonita e gostosa, mas é a mesma porcaria.
As gasolinas "Premium", como a Podium e V Power essas realmente são um pouco melhores, mas você só sente um pouco de diferença em motores de alta compressão e desempenho (que não é o caso da TR4)
Por tudo isso e por milhares de Km sempre usando comum (também usava na Ranger V6 que rodou + de 250k) posso dizer por experiência que gasolina comum (de boa qualidade) não estraga o carro e pode ser usada sem medo.
Como disse anteriormente, meu carro com 125k, que já rodou toda Am. do Sul, já usou todotipo de gasolina, boa e ruim (foi abastecida até em postos com chão de terra !) roda MUITO fora de estrada etc... continua perfeita, com o mesmo consumo e desempenho de 100.000km atrás, sem nunca ter feito nenhum tipo de descarbonização ou limpeza interna do motor
Ademais, tem essa observação que vc colocou. Nossos carros (mesmo os que em teoria são 100% a gasolina) rodam sempre com algo em torno de 20 a 25% de álcool (que é adicionado em TODAS as gasolinas)
Então o negócio é tratar bem do carro, fazer manutenção preventiva com peças de qualidade e abastecer em um posto de confiança.
Não condeno quem quer andar pagando Podium a quase 4 reais, mas eu prefiro gastar essa grana em manutenção preventiva, óleo de qualidade, pneus etc...
Edimar_Oliveira
28/06/2013, 09:45
Apoiado!:palmas:
Abraços,
Teoricamente a aditivada deveria ser mais limpa sim, uma vez que um dos aditivos é detergente para limpeza do sistema de combustível. Mesmo que seja a mesma gasolina vagabuna originalmente.
Concordo que poderia/deveria abastecer o tanquinho com a podium, v-power e outras, pq além de aditivos tem maior validade de acordo como fabricante. Nem me toquei na hora de abastecer.
Sempre abasteci o tanque principal com gasolina comum e só estou abastecendo no BR pq esta mais barato, e agora comum e aditivada estão o mesmo preço.
Nunca concordei em abastecer um carro que sempre usou comum, com aditivada, pois teoricamente toda a sujeira iria emtupir algum lugar do sistema de combustivel. Mesmo assim abasteci o último tanque com aditivada e verei oque acontece de bom ou ruim.
Por ironia, hoje quando dei partida pela manha, foi tudo normal, e estava ``frio`` em fortaleza, muita chuva.
zecabemfica
29/06/2013, 21:25
Eu usava gasolina aditivada, porém, passei a utilizar gasolina comum e não senti nenhuma diferença na TR4. Um dia desses, me ofereceram, no posto, um produto da STP, de limpeza de tanque bicos, e tals... será que vale a pena deixar de utilizar a aditivada e, de tempo em tempo, usar um aditivo desses?
pedrocssantana
30/06/2013, 16:49
Taí, reybelo, boa colocação ... Comecei a abastecer o meu, recém comprado, com gasolina BR comum, por que no manual fala que deve-se usar gasolina comum. Conversando com o mecânico ele não recomendou, alegando que a orientação do manual se reporta a gasolina comum DE BOA QUALIDADE, lá de fora, não a nossa que tem muito álcool. Mas fiquei na dúvida, por que, no meu caso, o motor é flex, então, não faria tanta diferença, pois teoricamente ele está adaptado para trabalhar com misturas variadas de álcool/gasolina. Mas passei então a usar a aditivada. Pelo seu depoimento, não faz diferença. Você considera esta questão de usar comum, mesmo que a nossa seja ruim? Abastece sempre no mesmo posto? No seu caso, sendo apenas a gasolina, se houvesse diferença, sua viatura apresentaria problemas de funcionamento ...
Abraços,
Olá.
A minha tr4 é 2011, mas no manual nao vi esta orientação para somente abastecer com gas comum... Onde se encontra isso? Valeu!
Vander Pinto
10/08/2019, 11:28
O nível de gasolina do reservatório de parida a frio da minha TR-4 (2009/2010) mecânica, não tem se mantido. Vazamento externo eu acredito que não há pois não se sente o odor característico da gasolina.
Alguma sugestão?
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