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Ver Versão Completa : Ajuda para iniciante leigo - diferencial de rural



PERLINJA2005
06/06/2010, 18:25
Estou reformando uma rural com a ajuda de um mecânico não especializado no assunto. Acontece que desmontei os diferenciais e quando fui remontar (já trocando as peças) verifiquei que o diferencial da frente é menor do que o traseiro (acho que o da frente foi trocado). Então, abri a tampa do diferencial e contei os dentes da coroa, sendo que a dianteira tem 39 dentes e a traseira 44.
A dúvida é: Posso andar desse jeito sem ter problemas mecânicos?
Se eu ligar a tração, vai quebrar a caixa e as engrenagens?
Se eu comprar uma coroa de 44 dentes para colocar na frente, vai caber, já que o diferencial é de tamanho menor?
Para a coroa de 44 dentes pode ter pinhão com "tamanhos" (número de dentes) diferentes, ou é padrão?
Bom, qualquer outra informação ajuda, ainda mais se evitar com que eu gaste mais dinheiro com essa reforma.
Grato desde já.
Perlinja2005

bajeiro do sul
07/06/2010, 09:36
Estou reformando uma rural com a ajuda de um mecânico não especializado no assunto. Acontece que desmontei os diferenciais e quando fui remontar (já trocando as peças) verifiquei que o diferencial da frente é menor do que o traseiro (acho que o da frente foi trocado). Então, abri a tampa do diferencial e contei os dentes da coroa, sendo que a dianteira tem 39 dentes e a traseira 44.
A dúvida é: Posso andar desse jeito sem ter problemas mecânicos?
Se eu ligar a tração, vai quebrar a caixa e as engrenagens?
Se eu comprar uma coroa de 44 dentes para colocar na frente, vai caber, já que o diferencial é de tamanho menor?
Para a coroa de 44 dentes pode ter pinhão com "tamanhos" (número de dentes) diferentes, ou é padrão?
Bom, qualquer outra informação ajuda, ainda mais se evitar com que eu gaste mais dinheiro com essa reforma.
Grato desde já.
Perlinja2005
Amigo

Para se usar 4x4 os conjuntos coroa e pinhão devem ser identicos, se não eles rodarão em velocidades diferentes, e algo vai quebrar. Os conjuntos são sempre em duplas, coroa e pinhão com as quantidades de dentes certas um para o outro, não sendo possivel a troca, sempre vai funcionar o casal certo. Não anda com eles diferentes que é quebra na certa.
Outra coisa, arruma outro mecanico, até um que não é especializado saberia ao menos te informar disto

abraços

PERLINJA2005
08/06/2010, 22:19
Obrigado pela ajuda.
Vou tomar a devida providência.
Abç.

Kakiko
10/06/2010, 14:24
Ola colegas...

Como faz para saber se os diferenciais dianteiro e traseiro são identicos sem precisar desmontar?
Estou terminando minha F75, não rodei ainda com tracao nas 4 porem dei uma testada de leve e notei que o carro "amarrou" muito entao desliguei com receio das relaçoes estarem diferentes...

CAIOROQUE
10/06/2010, 18:29
kakiko,
se não andou com a tração nas 4 rodas e está sentindo o carro amarrado não é problema de relação de diferencial diferente, pode ser marcha encavalada.
Uma dica para sabera relação está em :
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/relacao.htm
mas para ilustrar as relaçoes possiveis do jeep, rural e F-75 são:

RELAÇÃO APLICAÇÃO DENTES COROA/PINHÃO
4,89:1 Rural 4x2 std motor BF-161 1960-1972 44/9
4,89:1 Rural 4x4 motor 2600 1967-1972 44/9
5,38:1 Rural 4x4 motor BF-161 1967-1972 43/8
4,27:1 Rural 4x2 motor 2600 1967-1972 47/11
4,89:1 Rural 4x2 motor Ford 2300 1975 44/9
4,89:1 Rural 4x4 motor Ford 2300 1975 44/9
4,89:1 Rural 4x4 motor BF-161 4 marchas 1975 44/9
4,27:1 Rural 4x2 motor BF-161 4 marchas 1975 47/11
4,27:1 Rural 4x4 motor Ford 2300 4 marchas 1976 47/11
5,89:1 F-75 4x2 motor BF-161 1970 53/9
5,89:1 F-75 4x4 motor BF-161 1970 53/9
5,38:1 F-75 4x2 motor 2600 ou 3000 1970 43/8
5,38:1 F-75 4x4 motor 2600 ou 3000 1970 43/8
4,89:1 Aero Willys motor BF-161 1963 44/9
5,38:1 Jeep CJ-5 e CJ-6 motor BF-161 1960-1966 43/8
5,38:1 Rural Jeep 4x4 motor BF-161 1960-1966 43/8
5,89:1 Pick Up Jeep 4x4 motor BF-161 1960-1966 53/9
5,89:1 Pick Up Jeep 4x2 std motor BF-161 1960-1966 53/9
4,89:1 Rural Jeep 4x2 motor BF-161 1963 44/9
4,89:1 Jeep CJ-5 motor BF-161 1973 44/9
4,89:1 Jeep CJ-5/CJ-6 1967-1972 44/9
4,09:1 Rural 4x2 Serie Especial 3000 1970 45/11
4,09:1 Rural 4x2 Luxo motor 3000 1968 45/11

Marcelo Caio

RogérioNunes
10/06/2010, 20:09
Pra não ter dúvida, tira a tampa do diferencial e conta os dentes da corôa e do pinhão.Se não ligou a tração não tem como perceber se tem problema ou não...

[]´s



Ola colegas...

Como faz para saber se os diferenciais dianteiro e traseiro são identicos sem precisar desmontar?
Estou terminando minha F75, não rodei ainda com tracao nas 4 porem dei uma testada de leve e notei que o carro "amarrou" muito entao desliguei com receio das relaçoes estarem diferentes...

Fontoura
26/06/2010, 21:59
Amigo

Para se usar 4x4 os conjuntos coroa e pinhão devem ser identicos, se não eles rodarão em velocidades diferentes, e algo vai quebrar. Os conjuntos são sempre em duplas, coroa e pinhão com as quantidades de dentes certas um para o outro, não sendo possivel a troca, sempre vai funcionar o casal certo. Não anda com eles diferentes que é quebra na certa.
Outra coisa, arruma outro mecanico, até um que não é especializado saberia ao menos te informar disto

abraços


E mais!
Para saber se o casal (coroa e pinhão) é realmente casal, procure na lateral da coroa, numa parte lisa e polida um número escrito como se fosse à mão.
Este número OBRIGATÓRIAMENTE tem que aparecer na outra peça.
Se não tiver o mesmo número, não compra que vai quebrar. E o que quebra é a sua caixa (e provavelmente o bolso) rsrsrsrsrsrs... .
E mais outra coisa importantíssima:
Cuida o ajuste coroa/pinhão. não pode ficar enforcado e nem folgado.
Melhor um cara que entenda do assunto.

Abraços!

Kim
26/06/2010, 22:20
Para ajudar na relação.

No eixo traseiro:
Erga um pneu no macaco;
Com uma fita crep, marque o pneu e o chão, para contar as voltas do pneu;
Marque o cardam e o diferencial, para contar as voltas do cardam, mais marque onde possa olhar enquanto roda o pneu.

Gire o pneu 1 (uma) volta, e conte quantas voltas o cardam dará.
Se der duas voltas e quase meia, seria 2,44, que multiplicado por 2, seria 4,88 = 9x44 (pinhão 9, coroa 44) (44/9=4,88)

Essa multiplicação por dois, é devido ao conjunto de planetárias.

Na parte dianteira, procederá da mesma forma, só que não pode esquacer de ligar a RL.
Se a RL for automática, não vai funcionar!:parede:

Bem, nosso amigo CAIOROQUE já entregou tudo mastigado!:concordo:

O restante é com vcs.

Abraços.

Kim.

PERLINJA2005
13/07/2010, 05:28
Gostei das dicas.
Nesse final de semana eu resolvo o dilema.
Abç.

Danillo Goiás
16/06/2011, 19:26
Boa noite, vi vocês tirando duvidas sobre diferenciais, tenho uma grande duvida, qual os comprimentos dos diferenciais da Rural e o Jeep :?:

e estou colocando na minha a relação 11/47 do eixo original da minha rural e o dianeiro troquei e coloquei tambem 11/47 e vai roda com cambio do chevete 5m.

sera que vai presta?

Pedrão B.
16/06/2011, 21:17
Boa noite, vi vocês tirando duvidas sobre diferenciais, tenho uma grande duvida, qual os comprimentos dos diferenciais da Rural e o Jeep :?:

e estou colocando na minha a relação 11/47 do eixo original da minha rural e o dianeiro troquei e coloquei tambem 11/47 e vai roda com cambio do chevete 5m.

sera que vai presta?

Fala Danillo!
O comprimento não influecia na coroa e pinhão.
Qual motor usa?
Pois 11/47 é uma relação longa, e se usar um motor forte, o câmbio pode sofrer...
[]'s

antonio umino
16/06/2011, 23:01
Boa noite, vi vocês tirando duvidas sobre diferenciais, tenho uma grande duvida, qual os comprimentos dos diferenciais da Rural e o Jeep :?:

e estou colocando na minha a relação 11/47 do eixo original da minha rural e o dianeiro troquei e coloquei tambem 11/47 e vai roda com cambio do chevete 5m.

sera que vai presta?
Danillo. goias. Qual o motor que vc está usando? Motor Bf. 161. Se for a nossa está com esta configuração fica muito bom..Só que o cambio é o original 4 marchas.. Então com o 5 marchas do chevette deve ficar melhor ainda. Abraços.

Leonardo Daltrozo
20/06/2011, 16:40
Amigo Perlinja, além das valiosas dicas dos colegas, na minha humilde opinião tem mais um detalhe...

Os Jeep(até 1957) e as Rurais antigas(bicudas) vinham c/ o dif. dianteiro "pequeno" como vc mencionou, e a exemplo também de nossos Engesas/Camper que possuem Dana 44 na traseira e Dana 30 na dianteira, pode vir c/ "casais" de coroa e pinhão diferentes em número de dentes mas (praticamente)iguais em relação:

- D44: 44x9= 4,89 - D30: 39x8=4,875 (provavelmente o seu caso pois vc n menciona o nº de dentes do pinhão)
- D44: 47x12=3,92 - D30: 39x10=3,90 (esta é a relação da minha Camper)

..minha colaboração, Abraço.

Fontoura
23/06/2011, 19:25
Boa noite, vi vocês tirando duvidas sobre diferenciais, tenho uma grande duvida, qual os comprimentos dos diferenciais da Rural e o Jeep :?:

e estou colocando na minha a relação 11/47 do eixo original da minha rural e o dianeiro troquei e coloquei tambem 11/47 e vai roda com cambio do chevete 5m.

sera que vai presta?

Se é com motor willys, fica chocha. Se for com opala 6 fica SHOW!!!!
Abração!

antonio umino
23/06/2011, 21:59
Leonardo.. Boa noite. Relação de diferencial. 11x47. 4,27..... motor BF. 161. cambio chevete. Depende muito dos pneus que tua vai usar.
Pois, quanto maior o pneu. (31, 33, 35.). vai ter que usar pinhão com menos dente, pois com pinhão mais dente o motor fica mais fraco, precisando para isso de um motor mais potente.... No meu caso lo Pneu medida 225x75x15 ficou muito bom com o cambio de 4 marchas original... ok. abraços...

Fontoura
25/06/2011, 01:09
Leonardo.. Boa noite. Relação de diferencial. 11x47. 4,27..... motor BF. 161. cambio chevete. Depende muito dos pneus que tua vai usar.
Pois, quanto maior o pneu. (31, 33, 35.). vai ter que usar pinhão com menos dente, pois com pinhão mais dente o motor fica mais fraco, precisando para isso de um motor mais potente.... No meu caso lo Pneu medida 225x75x15 ficou muito bom com o cambio de 4 marchas original... ok. abraços...

Grande, Umino!
Tranquilo?
Com vc eu não teimo! Tomo conselhos! rsrsrsrsrs...
Vc não acha que BF161 não fica muito chocho com uma relação mais longa do que 44x9?
Eu tive um jeep com uma 47x12, e era muuuuito lento! Coloquei esta relação na esperança de poder viajar melhor, com mais economia, mas nem isso aconteceu! hahahahaha...
Numa rural de trilha, ah que se reduzir um pouco, ela fica "mais esperta". Não concordas?
Abração!

antonio umino
25/06/2011, 08:48
Fontoura. bom dia. Temos a rural que não é usado em trilhas, mas para o uso normal. Então ela está com motor BF 161, cambio de 4 marchas original e reduzida. e pneus 225x75x15. Para estradas de asfalto ou estradas boas vai muito bem com a relação de 47x11 (4,27)
não acho chocha. viajando a coisa de 100 Km/h ela faz coisa de 8 km litro.
Fontoura que pneu vc está usando ? e esta relação de 47x12. (3,91). exige um motor mais potente. pois esta relação, faz com que a viatura em qualquer subida fique a pedir marcha, então quem está dirigindo finca o pé a fim de não perder a velocidade, isto é aumenta o giro e isto faz consumir mais combustivel...Perguntei do pneu, pois esta relação era usada nos maverick com as rodas com aro 14 e pneus na época em que sairam os maverick na medida de 165-545 aro 14 para compensar o tamanho do pneu faziam o pinhão com mais dentes.
Que no caso dos jeeps e Pickups. precisam de mais força tem o pinhão com menos dente 8x43. só que não tem velocidade. é isto..

antonio umino
25/06/2011, 09:14
298907

Esta é uma foto de um antigo pneu do MAVERICK SL do ano de 1974 em que vinham montados na roda original de aro 14. muito pequeno comparado aos da rural, 710x15. e no caso dos jeeps 600x16 e na pickup 650x16. coloquei a foto só pra soar. Ok.

Fontoura
25/06/2011, 19:42
298907

Esta é uma foto de um antigo pneu do MAVERICK SL do ano de 1974 em que vinham montados na roda original de aro 14. muito pequeno comparado aos da rural, 710x15. e no caso dos jeeps 600x16 e na pickup 650x16. coloquei a foto só pra soar. Ok.

Umino,

agora minha rural está com motor opala 6, cambio c10 3m, t-case willys pneus godlokos 33 e relação de diferencial 53x9.
Tá um foguete nas retomadas, mas acho que não passa de 70km/h, quase botando um pistão prá fora! rsrsrsrsrs...
Acho que uma relação 47x11 deixe ela boa de andar mas meio fraca de trilha (que é o objetivo principal dela). O que vc acha?
Abração!

antonio umino
26/06/2011, 00:35
Sei que quanto maior o pneu o pinhão tem que ter menos dente..
Quanto ao motor mais potente o pinhão tem que ter mais dente.

Na intermediaria de 53x9 (5,89) e 44x9 e 47x11 e ainda tem 8x43..(5,38).

penso que o correto seria o de 44x9.(4,89) o 47x11 (4,27)seria um pouco longa demais. mas também ficaria bom....
Como não ando em trilha fico na duvida Ok... um abraço

Fontoura
26/06/2011, 00:45
Sei que quanto maior o pneu o pinhão tem que ter menos dente..
Quanto ao motor mais potente o pinhão tem que ter mais dente.

Na intermediaria de 53x9 (5,89) e 44x9 e 47x11 e ainda tem 8x43..(5,38).

penso que o correto seria o de 44x9.(4,89) o 47x11 (4,27)seria um pouco longa demais. mas também ficaria bom....
Como não ando em trilha fico na duvida Ok... um abraço

Vou testar, até mesmo pq tenho dois casais 44x9. Eram os originais dela com motor BF 161. Como eu coloquei um opala6, pensei que poderia avançar mais uma relação! 47 x 11 é a próxima depois da 44 x 9, não???
Mas não estava levando em conta meus godlokos 33"!
Muito obrigado pela dica!
Mas vc nunca fez nenhuma trilha mesmo???
Nem tem vontade?
Abração!