PDA

Ver Versão Completa : Tanque com ferrugem

Paulo CJ5
05/06/2010, 18:24
Colegas,

Meu jipe ficou um bom tempo parado, sem combustível (diesel). Agora estou desconfiado que o tanque está enferrujado.

Alguém tem alguma sugestão de como limpar (tirar a ferrugem) de dentro de um tanque de combustível?

Abs.

PR

Julio Rebello
05/06/2010, 18:38
Cara,
1-Dê uma boa olhada no tanque e se realmente estiver oxidado por dentro, TROQUE
2- Caso for relamente muita sujeira, retire do lugar coloque diesel mesmo e vá sacudindo e drenando até ficar legal.
3- Se não for caso extremo de sujeira, pode fazer o passo #2 no lugar mesmo até que o diesel saia limpo pelo dreno do tanque.

OBS.: Troque o filtro de combustível.

SDS4X4,
Julio CJ

Jacimar
05/06/2010, 19:20
Colegas,

Meu jipe ficou um bom tempo parado, sem combustível (diesel). Agora estou desconfiado que o tanque está enferrujado.

Alguém tem alguma sugestão de como limpar (tirar a ferrugem) de dentro de um tanque de combustível?

Abs.

PR

Boa noite prezado ! um metodo que o amigo Robertux ensinou e achei muito interessante, eh colocar uma corrente dentro do tanque e agitar com diesel ou querosene, vai tirar a caraca do tanque ! enxague bem e deixe secar, se estiver muito ruim eh melhor trocar e colocar um de plastico, nao faca como eu, que paguei mais de R$300,00 em um tanque de aco . . . me precipitei !!! um abraco e boa sorte !

Flaibam
05/06/2010, 20:01
Colegas,

Abs.

PR

Se for lavar o tanque, coloque parafusos e arruelas dentro para dar atrito e remover a craca que se formou. Com o auxílio de uma lanterna, verifique o interior. Veja se o tanque não está condenado.
No meu jeep o tanque é inox. Fim dos problemas. É muito bom e vale cada centavo do investimento.

Paulo Cesar
05/06/2010, 22:00
Colegas,
Abs.
PR

Paulo (xara)
Caso queira trocar o tanque,
comprei um novo para a reforma do meu CJ, como tenho quase 1,90mt de altura, na hora de colocar o banco novo ficou muito alto, assim, meu angulo de visão ficou acima do parabrisa, e tive que tirar o tanque fora para o banco ficar um pouco mais baixo, e assim para mim caber no carro e ver a rua.
com isso o tanque novo esta guardado com tampa com chave, babador e boia tudo novo, se te interessar
vendo o conjunto barato, para ajudar a comprar um desses que fica no embaixo da carroceria
no final do chassis.
abs.
Paulo Cesar
Também estou aqui no RJ - Pedra de Guaratiba

Aurélio
05/06/2010, 23:50
Opa,
Se o Paulo (xará) não quiser ou não servir para ele, fico com a ficha #2.:concordo:
Abs

Dic3
07/06/2010, 13:00
No preco que anda um tanque hoje... da uma olhada no seu se tiver mais ou menos ja parta pra um novo.

Robertux
08/06/2010, 10:18
Se for lavar o tanque, coloque parafusos e arruelas dentro para dar atrito e remover a craca que se formou. Com o auxílio de uma lanterna, verifique o interior. Veja se o tanque não está condenado.
No meu jeep o tanque é inox. Fim dos problemas. É muito bom e vale cada centavo do investimento.

É o mesmo princípio da dica que dei, a vantagem em se usar um pedaço de corrente em vez dos parafusos e porcas é que na hora de tirar de dentro do tanque, a corrente você "pesca" com um pedaço de arame em forma de gancho, já as porcas e parafusos você tem que ficar virando o tanque de todas as formas para tirá-los dos cantos.

Se o tanque estiver muito corroído o melhor é trocar mesmo e o ideal, na minha opinião, é aquele de plástico com 60 litros, que usa o espaço da caixa de ferramentas.

fendrich
08/06/2010, 11:09
Esse tanque de plástico vai ficar lá do lado direito. Tem que mudar a entrada de combustível ou a gente coloca uma mangueira reforçada prá levar o combustível da entrada original até lá?

No meu caso, a vantagem do tanque ficar do lado direito (futura possível troca) é que no motor de opala a bomba de combustível já fica do lado direito...

Aurélio
08/06/2010, 11:59
Opa.
última forma, PC.
Consegui um tanque por aqui mesmo.
Abs

Robertux
08/06/2010, 13:52
Esse tanque de plástico vai ficar lá do lado direito. Tem que mudar a entrada de combustível ou a gente coloca uma mangueira reforçada prá levar o combustível da entrada original até lá?

No meu caso, a vantagem do tanque ficar do lado direito (futura possível troca) é que no motor de opala a bomba de combustível já fica do lado direito...

Não, o tanque usa o espaço do tanque original mais o espaço da caixa de ferramentas.
A primeira foto é uma vista de cima, a segunda mostra como fica a saida para a alimentação do jeep.

fendrich
08/06/2010, 14:03
Esse tanque é "mais baixo" que o original? Isso é, posso baixar um pouco a altura do banco?

Robertux
08/06/2010, 14:39
Me desculpe, essa informação eu não sei lhe dar porque eu não tenho desse tanque, mas um amigo meu tem e disse que é ótimo.
Você pode ter mais detalhes dele no site do fabricante http://www.metalurgicacla.com.br/, mas o preço dele é salgado, parece que é mais de R$ 500,00. Mais tarde pretendo instalar um desse, afinal melhora muito a autonomia do jeep, que é beeeeemmmmm baixa, algo entre 150 e 200 km.

Ezahn
17/08/2010, 23:24
Pessoal, tirei o tanque da minha SW4, 93, diesel e está com bastante ferrugem.:sad: e por enquanto só achei original, novo e absurdamente caro!!! Existe alguma possibilidade de recuperação?? Abrir no meio, lixar e soldar de novo? Talvez algo que se possa passar por dentro??

Flaibam
18/08/2010, 09:10
Pessoal, tirei o tanque da minha SW4, 93, diesel e está com bastante ferrugem.:sad: e por enquanto só achei original, novo e absurdamente caro!!! Existe alguma possibilidade de recuperação?? Abrir no meio, lixar e soldar de novo? Talvez algo que se possa passar por dentro??

Manda fazer um de inox. Nunca mais na vida você vai ter problema.

johnnyjeepeirosp
23/08/2010, 09:52
neste item vale a pena investir em algo definitivo e de maior autonomia...

ha um tanque de INOX , com 68 litros de capacidade ( haletado internamente para nao sacudir ) , que se instala na parte traseira inferior da viatura ( uso num CJ 5 80 ) , sob o assoalho traseiro.
GAMA 4X4 E OUTROS ...

nesta posiçao ele

-melhora o centro de gravidade do conjunto ( desejavel se a vt foi elevada )
- libera espaço interno (sob os bancos) para jipeiros mais altos e
- manda a falta de autonomia do CJ... RRRRRR ....
pra casa do chapeu! :dance:
ABC A TDS
J:mrgreen:

Flaibam
23/08/2010, 11:08
neste item vale a pena investir em algo definitivo e de maior autonomia...

ha um tanque de INOX , com 68 litros de capacidade ( haletado internamente para nao sacudir ) , que se instala na parte traseira inferior da viatura ( uso num CJ 5 80 ) , sob o assoalho traseiro.
GAMA 4X4 E OUTROS ...

nesta posiçao ele

-melhora o centro de gravidade do conjunto ( desejavel se a vt foi elevada )
- libera espaço interno (sob os bancos) para jipeiros mais altos e
- manda a falta de autonomia do CJ... RRRRRR ....
pra casa do chapeu! :dance:
ABC A TDS
J:mrgreen:
Eu tenho um desses..... só alegria!

Ezahn
21/08/2011, 14:28
Finalmente fiz algo para resolver o problema da ferrugem no tanque. O tanque da minha SW4 93 estava com muita ferrugem por dentro. Cheguei a ter que trocar o filtro de diesel com menos de 5000 km por entupimento. Muita sujeira.
Mandei na firma chamada "motos antigas" (www.motosantigas.com.br) em Curitiba. Os caras desengorduram o tanque para remover todo o diesel, tratam com ácido para tirar toda a ferrugem, soldam eventuais furos que aparecerem (no caso do meu trocaram uma aparte cortando e soldando, tipo funilaria). E depois revestem internamente com um tipo especial de tinta epóxi. Eles disseram que já fizeram este tratamento em vários tanques de diesel e realmente não ocorrem mais problemas pois o diesel, e eventual água que precipita no tanque, não entram mais em contato com a chapa do tanque, só com o revestimento epóxi.
Depois eu só pintei por fora e vou coloca-lo novamente. Aparentemente ficou muito bom. Bem lisinho por dentro.

Veja ele antes. Repare nos furos entre o buraco central, o do pescador, e o bocal de abastecimento. Foi ai a funilaria. No tratamento de ácido virou uma peneira!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=308211&d=1313946918

Aqui o resultado. Veja a aparencia brilhante e o escorrido vermelho. Isto é a pelicula de epóxi. Dá para ver a solda tb.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=308212&d=1313946918
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=308213&d=1313946918
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=308214&d=1313946918