PDA

Ver Versão Completa : Troca de óleo Caixa de Transmissão



jiuliano
04/06/2010, 21:59
Niveiros de plantão, aproveitando que o Niva ainda está com carga na bateria, estou querendo ir amanhã fazer a troca do óleo da caixa de transmissão, mas em uma breve pesquisa percebi que a escolha do tipo de óleo não é das mais simples como a pesquisa foram feitas em sites gringos me gerou duvidas quanto as especificações. Qual a marca e especificação vocês utilizam?

abraços

BACALHAU
04/06/2010, 22:16
Para caixas de marchas e de transferência, diferenciais dianteiro e traseiro e caixa de direção, o manual do proprietário recomenda: SAE 90.
Eu prefiro os multiviscosos: SAE 75W/90 ou SAE 85W/140.
Sempre de marcas tradicionais e confiáveis.

edneyccruz
04/06/2010, 22:46
Eu coloco o 90 mesmo, mas troco o óleo sempre que mando fazer uma preventiva no meu Niva... Também costumo trocar a agua do radiador e colocar um bom aditivo, e o fluido de freio e da embreagem. O filtro de óleo troco junto com o mesmo a cada 5.000 km e o de combustível e ar a cada 10.000 km.
Não sei se é o certo, mas meus carros nunca deram nenhum problema ou me deixaram na mão.

BACALHAU
05/06/2010, 00:29
Edney, o que você faz não é o certo. É o certíssimo. :concordo:
O fluído de freio e da embreagem absorvem àgua. O correto é trocá-lo anualmente em lugares de umidade elevada.
A água do radiador deve ser trocada anualmente e deve-se usar àgua destilada (a água tratada, da torneira, é cheia de cloro, fluor e outros componentes que provocam incrustações nas galerias do motor, radiador e rotor da bomba d'água) acompanhada de um bom aditivo, sendo que este também ajuda a lubrificação da bomba d'água.
Tem gente que ainda tem dentro do câmbio, caixa de transferência e diferenciais o óleo original que foi colocado na fábrica. :parede: :parede: :parede:

edneyccruz
05/06/2010, 00:53
Pois é, Bacalhau, por isso que tem gente que reclama do Niva, diz que não é um veículo confiável e tem medo de encarar qualquer viagem ou aventura com a viatura. Eu nunca tenho problemas graças a essa manutenção toda, afinal, qualquer que seja o veículo, tem que estar sempre pronto para quando precisamos dele, confiável e devidamente preparado para o trajeto que pretendemos fazer.
Quem sabe logo as pessoas aprendem que qualquer que seja o carro, não adianta economizar com manutenção, o certo é fazer da forma correta e periodicidade, assim sempre estamos bem.

Abraço.

Dinola
05/06/2010, 11:08
Edney, o que você faz não é o certo. É o certíssimo. :concordo:
O fluído de freio e da embreagem absorvem àgua. O correto é trocá-lo anualmente em lugares de umidade elevada.
A água do radiador deve ser trocada anualmente e deve-se usar àgua destilada (a água tratada, da torneira, é cheia de cloro, fluor e outros componentes que provocam incrustações nas galerias do motor, radiador e rotor da bomba d'água) acompanhada de um bom aditivo, sendo que este também ajuda a lubrificação da bomba d'água.
Tem gente que ainda tem dentro do câmbio, caixa de transferência e diferenciais o óleo original que foi colocado na fábrica. :parede: :parede: :parede:

Não sabia que os causadores das incrustações eram o cloro e fluor. Mais uma que aprendo. :concordo:

BACALHAU
05/06/2010, 12:34
Dinola, toda a porcaria que é dissolvida na água, além de sais minerais, acabam provocando aquelas inscrustações.
Por isso, o recomendável é usar água destilada ou água da chuva. Neste último caso, deve-se recolher a água da chuva após dois ou três dias de precipitação, para que dê tempo de "lavar" toda a poeira e poluição presentes na atmosfera.
Águas de nascentes, por mais puras que sejam para o consumo, ou água mineral, também podem conter grandes quantidades de sais minerais (água dura). Que tem ou teve aquário sabe do que estou falando. Nos aquários chega a formar, na parte de cima do vidro, um depósito duro e difícil de sair.
No sistema de arrefecimento dos carros, não é uma coisa que aconteça de um dia para o outro, mas, com o passar dos anos...

Edintruder
05/06/2010, 16:54
Só para ilustrar essas incrustações, hoje consegui resolver o problema do ar quente do Mille da minha esposa. A válvula que libera a passagem de água para o radiador do AQ estava travada de tanto "lodo ferruginoso". Isso num carro de 2004 com 82.000km. Na verdade, comprei esse carro no ano passado com 64.000km e estava desse jeito. Coloquei água nova no sistema, vou deixar rodando por uma semana e colocarei água separada de ar condicionado com aditivo. o sistema tinha tanta sujeira que estou pensando como vou limpar o sistema de arrefecimento inteiro!!!
A causa disso tudo? Água de torneira!

BACALHAU
05/06/2010, 18:55
Ed, existe um produto (na realidade vários) indicado para limpeza de radiadores.
É um líquido apropriado que você adiciona à água do radiador que promete limpar todas as galerias do sistema de arrefecimento (radiador, motor, bomba d'água e calefação). Normalmente, depois de atingir a temperatura normal de funcionamento você deixa o motor funcionando por cerca de 15 ou 20 minutos (melhor conferir nas instruções do rótulo). É importante, obviamente, deixar o ar quente ligado ao máximo, para que o produto também circule pelo radiador do AQ. Após esse tempo, você deve esgotar toda a água do sistema, lavando bem. Eu costumo, com o motor ligado, colocar uma mangueira, com bastante pressão de água, na entrada do radiador e deixar a saída do motor aberta, de forma que a água limpa circule por todo o sistema, removendo toda a sujeira solta. Tampo e destampo a saída de água de modo que o sistema encha e esvazie completamente. Depois de sair toda a sujeira, esgoto toda a água e completo com água desmineralizada com aditivo.
O reservatório de espansão, que normalmente fica encardido, com cor de barro, também merece atenção especial. Retiro-o do carro e se estiver muito sujo, apelo para o velho ácido muriático (CUIDADO AO USAR ESTE PRODUTO, PRINCIPALMENTE COM OS OLHOS E A PELE. USE EM LOCAL BEM VENTILADO E NÃO INALE SEUS VAPORES. DESCARTE-O EM LOCAL APROPRIADO). Não use para a limpeza de metais, pois corrói tudo.
Abaixo, o antes e o depois do reservatório de expansão do "Félix", limpo com ácido.

Dinola
05/06/2010, 23:13
Por causa das trilhas, eu faço o mesmo procedimento que vc, Bacalhau a cada 2 anos. Sempre coloquei a água de torneira mas com aditivo e não há vestígio de incrustações. Acho que é devido a esta manutenção periódica. :pensativo:

thgteixeira
06/06/2010, 02:25
Ed, existe um produto (na realidade vários) indicado para limpeza de radiadores.
É um líquido apropriado que você adiciona à água do radiador que promete limpar todas as galerias do sistema de arrefecimento (radiador, motor, bomba d'água e calefação). Normalmente, depois de atingir a temperatura normal de funcionamento você deixa o motor funcionando por cerca de 15 ou 20 minutos (melhor conferir nas instruções do rótulo). É importante, obviamente, deixar o ar quente ligado ao máximo, para que o produto também circule pelo radiador do AQ. Após esse tempo, você deve esgotar toda a água do sistema, lavando bem. Eu costumo, com o motor ligado, colocar uma mangueira, com bastante pressão de água, na entrada do radiador e deixar a saída do motor aberta, de forma que a água limpa circule por todo o sistema, removendo toda a sujeira solta. Tampo e destampo a saída de água de modo que o sistema encha e esvazie completamente. Depois de sair toda a sujeira, esgoto toda a água e completo com água desmineralizada com aditivo.
O reservatório de espansão, que normalmente fica encardido, com cor de barro, também merece atenção especial. Retiro-o do carro e se estiver muito sujo, apelo para o velho ácido muriático (CUIDADO AO USAR ESTE PRODUTO, PRINCIPALMENTE COM OS OLHOS E A PELE. USE EM LOCAL BEM VENTILADO E NÃO INALE SEUS VAPORES. DESCARTE-O EM LOCAL APROPRIADO). Não use para a limpeza de metais, pois corrói tudo.
Abaixo, o antes e o depois do reservatório de expansão do "Félix", limpo com ácido.

Só acrescento uma questão: O Reservatório de expansão do radiador também pode ser limpo com areia! Retire-o, coloque um pouco de areia dentro, água, e daí é só agitar. A Areia, que é abrasiva, retira toda a gosma e as incrustações do reservatório.

O Ácido Muriático também é ótimo, não ataca plásticos, só tem o problema de ser um produto nocivo e perigoso se não for manuseado de acordo com as recomendações que o Bacalhau transmitiu.

Sobre a areia, quem tem gatos deve tomar cuidado! hehe :mrgreen:

BACALHAU
06/06/2010, 10:13
Por causa das trilhas, eu faço o mesmo procedimento que vc, Bacalhau a cada 2 anos. Sempre coloquei a água de torneira mas com aditivo e não há vestígio de incrustações. Acho que é devido a esta manutenção periódica. :pensativo:

Dinola, tudo depende da qualidade da água e não vou comparar (porque não tem comparação) a qualidade da água da SABESP com a da CAGECE ou, no meu caso SAAE. :parede: :parede: :parede: Além do tratamento, tem a procedência da mesma, o que envolve um grau maior ou menor de dureza (sais minerais).
Mas, onde esses depósitos (incrustações) atacam mais é no alumínio e, advinha, qual é a parte, no sistema de arrefecimento, que é de alumínio, as galerias são bem mais estreitas, a gente não vê (só desmontando) e onde é mais sensível (quanto aos problemas causados pelas obstruções) e difícil de desobstruir. :pensativo:

BACALHAU
06/06/2010, 11:06
Só acrescento uma questão: O Reservatório de expansão do radiador também pode ser limpo com areia! Retire-o, coloque um pouco de areia dentro, água, e daí é só agitar. A Areia, que é abrasiva, retira toda a gosma e as incrustações do reservatório.

O Ácido Muriático também é ótimo, não ataca plásticos, só tem o problema de ser um produto nocivo e perigoso se não for manuseado de acordo com as recomendações que o Bacalhau transmitiu.

Sobre a areia, quem tem gatos deve tomar cuidado! hehe :mrgreen:

Areia com um pouco de água é ótima também :concordo:, mas, prefiro o ácido para não precisar ficar chocalhando que nem sambista doido :mrgreen: o reservatório de expansão (pura preguiça). Faço essa limpeza dentro de uma bacia plástica, usando luvas de borracha, usando uma quantidade mínima de ácido para facilitar o descarte. Naqueles cantinhos mais difíceis uma escova de dentes velha ajuda bastante. O ácido utilizado guardo em uma garrafa plástica (coloco um rótulo de advertência) para usá-lo porteriormente ou descartar em local apropriado.
OBS.: Cal hidratada neutraliza o ácido muriático, mas, como a reação entre ácidos e bases é exotérmica, as tentivas de neutralizar ácidos devem ser cuidadosas. O nosso "químico de plantão" talvez possa nos dar outra excelente aula sobre isso.

Mais uma vez recomendo o máximo de segurança ao manusear o produto, principalmente, com olhos, mucosas, pele, alimentos e animais. Faça-o somente em locais ventilados e a favor do vento (é conveniente o uso de um ventilador) para afastar os vapores do ácido que, se inalados (mesmo em pequena quantidade) causam grande desconforto nas vias respiratórias (sensação de queimação). MANTENHA FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E EM LOCAL SEGURO LONGE DE ALIMENTOS.

O interessante é que esse produto é facilmente comprado em qualquer supermercado como material de limpeza. :shock:

Quanto à areia e os gatos, entendi o seu recado, Thiago. :p :mrgreen:

Dinola
06/06/2010, 23:38
Dinola, tudo depende da qualidade da água e não vou comparar (porque não tem comparação) a qualidade da água da SABESP com a da CAGECE ou, no meu caso SAAE. :parede: :parede: :parede: Além do tratamento, tem a procedência da mesma, o que envolve um grau maior ou menor de dureza (sais minerais).
Mas, onde esses depósitos (incrustações) atacam mais é no alumínio e, advinha, qual é a parte, no sistema de arrefecimento, que é de alumínio, as galerias são bem mais estreitas, a gente não vê (só desmontando) e onde é mais sensível (quanto aos problemas causados pelas obstruções) e difícil de desobstruir. :pensativo:

Se vc está se referindo ao radiador, pode ser. Comigo, a nave russa já vai para 10 anos e até agora não ouve super aquecimento por causa do radiador. Só o tempo vai dizer. :pipoca: Acredito que água destilada seja melhor :concordo:
[]

BACALHAU
07/06/2010, 00:14
Não. O radiador original do NIVA é de cobre.
Estava me referindo ao cabeçote do motor.

Dinola
07/06/2010, 12:51
Não. O radiador original do NIVA é de cobre.
Estava me referindo ao cabeçote do motor.

Ah tá !! :oops: Faz de conta que ninguem leu :mrgreen:

cesar_am
07/06/2010, 16:13
CUIDADO !! :stop: :stop:

Isto é oque devemos ter em mente quanto ao manuseio de produtos químicos. Ler muito bem os rótulos, usar equipamentos de proteção...enfim..todo cuidado é pouco...

O Ácido Muriático, nada mais é do que o Ácido Cloridrico (HCl) em baixa concentração...que por curiosidade é o mesmo ácido presente em nosso suco gástrico..

Realmente este ácido pode ser neutralizado com cal hidratada, que é o Óxido de Cálcio...

Destaco aqui o que disse o Bacalhau :

"Mais uma vez recomendo o máximo de segurança ao manusear o produto, principalmente, com olhos, mucosas, pele, alimentos e animais. Faça-o somente em locais ventilados e a favor do vento (é conveniente o uso de um ventilador) para afastar os vapores do ácido que, se inalados (mesmo em pequena quantidade) causam grande desconforto nas vias respiratórias (sensação de queimação). MANTENHA FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E EM LOCAL SEGURO LONGE DE ALIMENTOS."

O HCl não é inflmável, mas reage com metais, liberando hidrogênio (H)... oque pode causar explosão, quando exposto ao calor ou chamas...

Mais um detalhe muito importante, quando quiseres diluir um ácido forte...:discordo:.NUNCA.:discordo: adicione água sobre o ácido...mas sim, adicione aos poucos e com cuidado, o ácido sobre a água..:concordo:

Em, nosso tempo de escola, nos perguntavamos, para que aprender isso...onde vou usar...:pensativo:
Pois é , a química esta presente no nosso dia-a-dia ...os "professores" deveriam fazer esta relação...com certeza..ficaria muito mais prazeroso o estudo.

Então camaradas, LEIAM ATENTAMENTE OS RÓTULOS DOS PRODUTOS QUÍMICOS , muito importante para sabermos seus riscos, uso correto e tb formas de armazenamento. :concordo:

Abraços.

BACALHAU
07/06/2010, 20:24
Valeu, "fessôr". :concordo: :palmas:

edneyccruz
07/06/2010, 22:22
Na verdade essas manutenções eu agendo com o mecânico (Wilson) e deixo por conta dele os detalhes. Como moro em prédio, acho complicado fazer as manutenções eu mesmo, além da limitação de ferramentas. Inclusive, ja vou marcar com ele uma dessas manutenções, ja que a pouco mais de um ano foi a última e na semana que vem terei que levar o Niva para inspeção.
Aos que ficaram intrigados, sim, estou morando em Curitiba, mas o Niva ainda esta com placa de São Paulo e como sempre estou na cidade, ainda faço manutenção no Wilson. Aqui em Curitiba também recorro ao Bibe, mas o Fabiano Carraro do tópico Niva Hardcore, foi eleito o preparador oficial do meu Niva depois que conheci a oficina dele e conversamos, ele realmente intende do que faz e capricha no trabalho.

Abraços.

BACALHAU
07/06/2010, 22:32
Edney, olhando o seu avatar...
Só por curiosidade... Você já atuou no cinema? :pensativo: :mrgreen:

edneyccruz
07/06/2010, 23:54
Pois é, Bacalhau, esse sou eu daqui a uns anos e alguns KG... Rs... Você não é a primeira pessoa que me fala isso, mas não tem jeito, gosto de raspar a cabeça e achei bacana essa foto que fiz, então o jeito é aceitar que pareço o Fester Addams e ser feliz...


Abraços.

thgteixeira
07/06/2010, 23:59
Edney, olhando o seu avatar...
Só por curiosidade... Você já atuou no cinema? :pensativo: :mrgreen:

:shock: :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: :lol::lol::lol::lol::lol:

BACALHAU
08/06/2010, 08:01
Pois é, Bacalhau, esse sou eu daqui a uns anos e alguns KG... Rs... Você não é a primeira pessoa que me fala isso, mas não tem jeito, gosto de raspar a cabeça e achei bacana essa foto que fiz, então o jeito é aceitar que pareço o Fester Addams e ser feliz...


Abraços.

Raspar a cabeça tem suas vantagens. Um frasco de xampu dura muuuuuito tempo, não molha muito a toalha ao enxugar e de manhã você já acorda "penteado". :dance:
O meu corte de cabelo também é ao estilo máquina "zero". Gosto de "arejar as idéias". :mrgreen:
Também achei legal essa foto do seu avatar. Tem um toque "noir". Mas em vez do Fester Adams, prefiro o singelo "tio Chico", da versão em português. :mrgreen:
Abraços, meu camarada.

simtesch
11/06/2010, 00:35
Olá,
Os multi-viscosos citados são bem chatos de achar!!!!!Utilizei durante anos os SAE 140 API GL5 da BR, reduzem até ameaças de vazamentos e ruídos!!!Nunca tive problemas(Claro que no calor aqui da Bahia). Recomendo

Atc,
Roland

BACALHAU
11/06/2010, 10:17
Olá, realmente na Bahia faz calor, mas, também faz frio. Tudo bem que não é aquele frio do sul, mas... Já peguei 16ºC em Salvador. Além disso, quando viajamos, não vamos trocar os óleos dos nossos carros de acordo com a temperatura da região para onde nós vamos. Então devemos utilizar em nossos veículos lubrificantes adequados e nem sempre um óleo super viscoso é o mais indicado.
A viscosidade é considerada a propriedade mais importante dos óleos lubrificantes, pois ela mede a dificuldade com que um líquido escoa ou escorre. Quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo uma melhor lubrificação das mesmas. Quanto menos viscoso for um óleo lubrificante, mais rapidamente ele, quando bombeado, chegará aos locais nos deve fazer a lubrificação, porém terá dificuldades de manter-se lá. Ao utilizarmos um óleo muito viscoso (muito “grosso”), nas manhãs frias, ele terá dificuldade de chegar às áreas que necessitam ser lubrificadas, provocando um desgaste maior da máquina e no caso do câmbio do NIVA, o ponto crítico em termos de lubrificação é a engrenagem da 5ª marcha.
Se utilizarmos um óleo pouco viscoso (muito “fino”), quando o motor aquecer ele escoará com muita facilidade, prejudicando também a lubrificação e aumentando o desgaste do equipamento.
A escolha da viscosidade correta para as temperaturas de trabalho é importante, pois um óleo tem que proporcionar adequada lubrificação em todas as estações do ano.
A viscosidade dos lubrificantes não é constante, pois varia com a temperatura. Quando se eleva a temperatura de um óleo lubrificante a sua viscosidade diminui, e quando a sua temperatura diminui ele fica mais viscoso.
Na classificação SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA), dos óleos lubrificantes aquela letra W que aparece referece a "winter"(inverno) e serve para identificar a faixa de temperatura em que o óleo mantém a sua viscosidade.
http://www.lubrificantes.net/Fotos/v-001.jpg
Esta variação da viscosidade em função da temperatura não ocorre em todos os óleos da mesma maneira. Alguns óleos ficam menos viscosos mais rapidamente que outros. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura; quanto mais alto este índice, menor será a influência da temperatura sobre a viscosidade. Isto indica que este óleo é menos viscoso (“grosso”) em manhãs frias e mais viscoso em dias quentes, quando comparado a um óleo com Índice de Viscosidade menor. Portanto um óleo com maior Índice de Viscosidade irá proteger melhor o equipamento contra o desgaste.

BobJipe
24/03/2014, 21:16
456238456239:news-coffee:Camaradas, qual das fotos é a entrada de oléo? pois decidi eu mesmo trocar. A primeira foto que tem entrada p/ chave allen 13mm lado direito ou um parafuso lado esquerdo? obrigado!

BobJipe
25/03/2014, 22:01
456238456239:news-coffee:Camaradas, qual das fotos é a entrada de oléo? pois decidi eu mesmo trocar. A primeira foto que tem entrada p/ chave allen 13mm lado direito ou um parafuso lado esquerdo? obrigado!

456430
(3)suspiro
POR BACALHAU O REI DO MARhttp://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/images/smilies/cacique.gif:
"Gil, as caixas de câmbio têm dois orifícios laterais (pelo menos as três que tenho aqui), um de cada lado, como diz o forista Alexandreski.
Do lado esquerdo (lado do motorista), em nível mais baixo, (1)fechado com um bujão sextavado alto relevo (para ser aberto/fechado com chave de boca ou encaixe), é o que se usa para abastecer o óleo.
Do lado direito, em nível mais elevado, (2)fechado com um bujão de sextavado baixo relevo (tipo allen), existe outro que, confesso, não sei para que serve. http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/images/smilies/533.gif"