PDA

Ver Versão Completa : Ajuda Urgente: S10 2004 diesel, apagou no meio da pista!



Rafael Guerra
03/06/2010, 08:30
Bom dia!
Bom antes de mais nada me desculpem se eu acabar escrevendo alguma besteira aqui por ser um pouco leigo no assunto!
Ontem eu estava saindo de Florianópolis retornando :) para casa em Maringá (750km) e quando eu estava próximo a Joinvile (200km de Florianópolis) minha S10 apagou :cry: no meio da Br101, joguei ele no acostamento e após uns 5 min de espera fiz uma nova tentativa de partida e ela pegou, não querendo ter outra surpresa parei no primeiro posto caso eu precisasse de algum tipo de ajuda e desliguei a caminhonete, porém qdo tentei dar a partida de novo ela não pegou, esperei mais alguns minutos sem tentar dar a partida e ela pegou, desliguei novamente e ela não pegou esperei um pouquinho e tentei de novo ela pegou!
:idea:Resolvi então ir até a concessionária de Joinvile :shock:(não quiseram nem me atender - isso eu explicando q não conhecia a cidade e precisava voltar para a estrada ainda naquele dia). Me mandaram para uma autorizada Boch, aonde fui muito bem atendido:concordo:
Porém pelo avançar das horas não puderam tirar minha bomba injetora para verificar suas condições e a tal válvula "solenóide".

Então a única alternativa que eu tive foi arriscar e cair na estrada novamente:parede:, estava indo bem até que uns 80 km a frente no meio da serra o motor apagou novamente só que desta vez no meio da subida... (DEU VONTADE DE COLOCAR FOGO NA PICK UP :putz:) mas a culpa foi minha de ter arriscado, mas como hj é feriado não poderia esperar até sexta em Joinvile, chamei ajuda para a auto pista pelo px e um reboque "Auto socorro São João:palmas:" parou para me socorrer no meio da pista na chuva sem perguntar se precisava me tirou da pista no meio do trafego de caminhões e carros e me levou até um posto da policia rodoviária:concordo:, não me cobrou nada e sorte que meu seguro trabalhava com essa empresa, e então tive q trazer o carro para Florianópolis novamente pois minha cobertura de deslocamento por guincho era apenas de 300km (meu ex-corretor perdeu um cliente com 2 carros assegurado por conta disso, não quis nem falar comigo:discordo:, quem me atendeu foi a corretora do seguro da casa q não tinha nada com a coisa:concordo:) e agora estou aqui em Florianópolis num hotel sem conhecer nenhum bombista, e nem saber ao certo oq é:?:!
Gostaria de pedir a ajuda de todos, pois pelo que tenho acompanhado o fórum todo mundo entendi um pouco de mecânica aqui, e ver com vocês a
possível causa desta pane que me ocorreu?

e deixar a orientação de perguntarem para um amigo q tenha precisado do corretor de seguro, pq na hora de fazer o seguro o Safado do corretor vai até almoçar na casa da gente, mas na hora de socorrer vc é um estranho!

Obrigado a todos q tiveram paciência em ler minha descrição do problema e puderem me dar uma orientação!

Acho um bombista ou levo em um mecânico? e se alguém conhecer algum por aki?

Obrigado um abraço e bom feriado

netto mietto
03/06/2010, 09:06
rafael sua caminhonete pega ar ou so apaga ...... se for ar faça uma limpeza no tanque e troque os filtros .....................se for apagar alguma coisa esta fora do normal na parte eletrica.

DiEgOsEiChIrLz
03/06/2010, 09:10
amigo seu problema nao é tao grave(é grave pq ta em viagem :mrgreen:), 90% de chances de ser o solenoide da bomba injetora. vo explicar mais ou menos como ele funciona:

o botao que existe abaixo da coluna de direçao, que nós utilizamos para parar o motor,nada mais é q um dispositivo q corta uma corrente eletrica costante(corre por um fio)que mantem uma valvula eletromagnetica erguida no fimzinho da bomba injetora(onde começa a sair os 4 dutos de injeçao rumo ao cabeçote). a bomba injetora, enquanto o motor esta funcionado, trabalha acionada diretamente por uma engrenagem ligada ao virabrequim, logo ela n precisa de nada eletrico para seu funcionamento, as excessoes sao na hora da partida(motor de partida) e de parar o motor, quando é necessario haver o corte na passagem do diesel para os bicos injetores. os engenheiros entao criaram essa valvula que ao acionar a ingniçao do veiculo(girar a chave até as luzes acenderem ) envia constantemente eletricidade para essa valvula, que se mantem levantada devido a eletricidade que vem de cima, permitindo assim a passagem do diesel para a partida do motor e para o seu normal funcionamento.

provavelmente a valvula deve ter emperrado, entupido(mais dificil essa) ,perdido propriedade ou coisa do tipo, fazendo com que durante a viagem o solenoide feche, cortando o diesel do motor e ao msm tempo o "matando". tbm existe a possibilidade de se ter rompido o/os fio/fios que transmite eletricidade até o solenoide.

é possivel voce tirar a valvula solenoide,rancar a tampa desrosquear a valvula e tampar novamente(aprendi isso no curso de diesel do SENAI), dando partida normalmente no veiculo e diminuindo em 99% a chance do veiculo morrer durante a viagem (se realmente o prob. for o solenoide), na hora de parar e desligar o veiculo é só ir freiando normalmente junto da embreagem até o veiculo parar entao voce engata a 5ª marcha e solta a embreagem de uma vez fazendo com que o motor morra por falta de forca. fazer isso algumas vezes, em casos de emergencia, n chega a prejudicar o trem de forca.

MAS como voce msm admitiu ser leigo eu n aconselharia esse procedimento. melhor voce deixar o veiculo em alguma autorizada bosch para q eles solucionem o problema pra vc. fica a dica.

obs: sou proprietario de uma s10 igual a sua.

marcomencia
03/06/2010, 09:10
Opa, q m. hein?

Tive problema parecido na minha Ranger. Andava normalmente na BR e ela foi perdendo força até q terminou no acostamento com o motor desligado.

Isso aconteceu diversas vezes até q pelo forum descobri q era a peneira da bomba de diesel q fica dentro do tanque q estava entupida. Desligava ela deixava uns minutos, ela pegava e continuava até apagar novamente uns kms a frente. Foi só trocar a peneira (e no meu caso tbém a bomba q foi danificada por tantas vezes ter sido forçada nesses apagamentos q nunca mais deu nada)

Vc vai ter q achar um mecanico de alguem de confiança do fórum pra q resolva seu problema. Logo vai aparecer alguém q vai t dar essa indicação da oficina e vai dar tudo certo.

Energias positivas.

Abç

Marco

Pequeno jr
03/06/2010, 09:16
Rafael,

Aparenta as seguintes coisas:

1 - Entrando ar no sistema;

2- Vc já verificou se o cabo da celbolinha da bomba injetora não está com mal contato? Ele é quem pode estar isolando o funcionamento e com o balançar do motor ele volta a pegar.

3 - Como estão os filtros??? Será que vc não pegou um diesel batizado???

DiEgOsEiChIrLz
03/06/2010, 09:23
minhas outras dicas sao 1º dar partida sem o filtro de ar e ver se pega normalmente. 2° esvaziar o deposito de agua do filtro de combustivel, afrouxar o parafuso q fica abaixo do msm e cutucar com um palito dente pra liberar a passagem, se ele estiver até o topo de agua esta sendo injetado agua pra dentro dos cilindros.

Rafael Guerra
03/06/2010, 09:40
rafael sua caminhonete pega ar ou so apaga ...... se for ar faça uma limpeza no tanque e troque os filtros .....................se for apagar alguma coisa esta fora do normal na parte eletrica.
ela só apaga... nunca pegou ar

Rafael Guerra
03/06/2010, 09:49
Bom então amanha levarei em uma autorizada boch para ver...
solterei essas dicas para o mecânico, espero que consiga resolver, e tbm não me cobre uma fortuna... vou tentar olhar essa do ar no filtro
o filtro está com 5mil km

Rafael Guerra
03/06/2010, 09:50
Já quero ir agradecendo a todos os amigos do fórum.. pela ajuda e se alguem precisar de alguma coisa aki de Floripa.. até sexta estou aki..hehehe

BoaTrilha
03/06/2010, 09:53
há muita chance do problema estar na linha do diesel.

vale pegar um daqueles mecanicos mais antigos que são minuciosos em procurar problemas. (estão cada vez mais raros)

Siga a linha desde o tanque, passando por peneira, filtro, até a bomba.

Na bomba cheque o que o pessoal citou. (possiveis isoladores e solenoide)
Com um pouco de paciencia e muitos neuronios gastos, seu problema se resolve.
E creio eu, que não ira gastar muito.

Abraços

O que houve pro pessoal da bosch nao tirar sua bomba? Voce foi em um Car Service ou Truck Service?

Rafael Guerra
03/06/2010, 10:11
car service.. já eram 16:40 na vespera do feriado... alegaram não dar tempo de fazer

TylerNTL
03/06/2010, 14:58
é possivel voce tirar a valvula solenoide,rancar a tampa desrosquear a valvula e tampar novamente(aprendi isso no curso de diesel do SENAI), dando partida normalmente no veiculo e diminuindo em 99% a chance do veiculo morrer durante a viagem (se realmente o prob. for o solenoide), na hora de parar e desligar o veiculo é só ir freiando normalmente junto da embreagem até o veiculo parar entao voce engata a 5ª marcha e solta a embreagem de uma vez fazendo com que o motor morra por falta de forca. fazer isso algumas vezes, em casos de emergencia, n chega a prejudicar o trem de forca.

obs: sou proprietario de uma s10 igual a sua.

Isso muito me interessa...

Eu até saio desse prego se o problema for na alimentação da solenóide, sei fazer uma gambiarra arranjo técnico colocando 12V no conector da solenóide.

Diego ou algum outro usuário, poderia detalhar melhor como retirar a válvula?
-Que tampa exatamente é essa?
-Onde ela fica na BI?

DieselPower
03/06/2010, 15:27
Rafael, procura uma Bosch Truck Service, que na maioria das vezes eles trabalham até de madrugada para não deixar os caminhões parados (inclusive, em alguns casos, trabalham finais de semana e feriados)... Ainda mais, até onde sei os Car Service não possuem as bancadas de fluxo para BI.
Um conhecido possui uma Truck Service, e na dele os mecânicos revesam as noites de trabalho fazendo hora extra, pois os caminhões que ali param, na maioria das vezes estão em viagem... Na estrutura dele tem 4 quartos sobre a oficina, para que os motoristas possam dormir enquanto o serviço é realizado...

PS.: Manda MP para algum colega de fórum que more em Floripa e pede informações sobre alguma oficina de confiança.

LeoLeone
03/06/2010, 19:21
há muita chance do problema estar na linha do diesel.

vale pegar um daqueles mecanicos mais antigos que são minuciosos em procurar problemas. (estão cada vez mais raros)

Siga a linha desde o tanque, passando por peneira, filtro, até a bomba.

Na bomba cheque o que o pessoal citou. (possiveis isoladores e solenoide)
Com um pouco de paciencia e muitos neuronios gastos, seu problema se resolve.
E creio eu, que não ira gastar muito.

Abraços


X2
O relato é típco de obstrução na passagem de combustível.

Muito boa sorte.

Fernandes Kappes
04/06/2010, 11:11
Tive o mesmo problema essa semana só que a minha já é eletronica, não sei se as mecanicas também tem uma bomba dentro do tanque, poís era esse o problema, o defeito era intermitente e fiquei na mesma situação tua, o custo foi de R$ 220,00 da bomba mais R$ 100,00 de M.O.

Rafael Guerra
04/06/2010, 19:55
Problema resolvido, levei numa servic bosch e fizeram uma ligação direta no dispositivo de bloqueio, anulando o mesmo, pois a peça gustava uma barganha 1200,00 so que ficou mais facil de roubarem, mais ta no seguro... se levarem aquele infeliz do meu corretor que passe raiva. o serviço todo me custou 200,00 pois tiveram q tirar a bomba injetora... espero que seja só isso, não volte aparecer mais nada.... acredito q o pessoal da bosch tenha certeza do que fizeram, me falaram q a peça estava obstruindo a passagem da corrente. um abraço a todos e obrigado pela ajuda !

berthold
09/09/2014, 19:25
Ola ! a minha s10 tambem esta desligando sozinha , mas apaga o painel e as vezes demora pra voltar e quando volta pega normal ,so quando ligo alguma coisa eletrica , seta ou piso no freio ela desliga , no meu caso com certesa é eletrica que corta a corrente e desliga a valvula que desliga o motor .

RodrigoSoracco
12/09/2014, 07:20
Antes tarde do que nunca, eu tive esse mesmo problema com o corta-corrente da Blazer :-) Chegou a desligar até em descida de morro. Eliminei o circuito, e nunca mais tive problema!