Ver Versão Completa : Bateria de 60ha na Ranger?
marcomencia
02/06/2010, 17:35
Agora com o inverno a minha bateria está se entregando...
Usando a pick up todo o dia, funcionamento normal. Qdo fica alguns dias parada já não pega mais.
A bateria de 60 ha tá uns 140 reais a de 75 ha mais de 300 reais.
Coloco a de 60?
SAPO-BOMBA
02/06/2010, 18:15
Alguns foristas donos de Ranger dizem que a de 60Ah/65Ah não dá conta não, se acaba rápido mesmo sendo de marca. Optaria pela 75Ah ou maior...
Dá pra achar boas baterias por preços razoáveis, comprei uma Moura de 100Ah por R$ 390 não tem uma semana ainda...
rogeriomasih
02/06/2010, 19:02
Foi no Palácio das Baterias? :concordo:
SAPO-BOMBA
02/06/2010, 19:27
Sim, exatamente! Vc conhece pelo visto, não?
Agora com o inverno a minha bateria está se entregando...
Usando a pick up todo o dia, funcionamento normal. Qdo fica alguns dias parada já não pega mais.
A bateria de 60 ha tá uns 140 reais a de 75 ha mais de 300 reais.
Coloco a de 60?
ranger 3,0 neh? nao da conta naum, logo logo quero colocar uma de 90a tem um topico explicando como colocar..
marcomencia
03/06/2010, 09:29
ranger 3,0 neh? nao da conta naum, logo logo quero colocar uma de 90a tem um topico explicando como colocar..
Oi Dudu. Consegue o link desse tópico pra eu dar uma olhada.
tai
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=74114
uso uma bateria dessa no meu jipe bandeirante e é uma beleza, logo coloco na ranger...
moisespeabiru
07/06/2010, 20:41
putz, então tem mais gente aí com problema com a ranger 3.0 no frio?
aqui tá fazendo uns 8º de madrugada, e ela não pega de jeito nenhum. problema é que agora, mesmo depois do meio dia não ta tambem. só na base da chupeta. e é malemar tocar o cabo nela que já pega sem problemas, e permancesse assim o restante do dia, seja qual for a temperatura. uma bateria que parece estar forte, mas na primeira partida do dia não tá mais pegando. teve dia que pela tarde estava igualmente a 8º e ela não deu qualquer sinal de fraqueza.
o antigo dono, antes de entregá-la, a 3 semanas, tirou um sistema de som na caçamba. to achando que pode ser algo que tenha desencapado derrepente, e passou a dar contato, sei lá, e de uma semana pra cá virou essa zueira.
Isso dá um ador de cabeça terrível...pede um monte de tempo...toda vez que vc tem de resolver algo correndo...nada de partida!
leve no eletrico e faça a checagem geral. Se for emlugar frio, Heliar/Bosch/Moura de 90A.
A corrente de partida é muito importante numa bateria, além da capacidade dela em amperes. Essa tal de C.P. é a corrente (ou amperagem) que uma bateria carregada fornece durante uma fração de tempo até atingir os 12,5 V. Quando maior, melhor (ex. > 500 A atenderia bem as rangers). Comprei uma MAX 40Ah de manutenção por R$ 160 com C.P. de 620A e é só beleza até agora.
Deivid/silveira
28/06/2010, 23:14
O melhor é não baixar de 75 pois até as revista de revenda de bateria tem como a ranger a diesel sempre a partir de 75 ah.
Sem muito tralalá diria o seguinte:
1) Olhe no manual, qual a bateria que o fabricante recomenda. Dê sempre preferência a essa a não ser que:
2) Faça uma lista dos acessórios elétricos que você colocou depois de comprá-la. Calcule (pode ser aproximado) a corrente que eles consomem.
3) Se for muita coisa, coloque outra bateria maior, senão fique com a original mesmo!
Abs
:)
Eu recomendo sempre a maior bateria possivel.
Maior é a Amperagem de partida, ou CCA, principalmente se tiver ou pretende ter guincho eletrico.
Ai com duas iguais de CCA a de maior A/h (carga).
NGDaniel
08/07/2010, 14:46
putz, então tem mais gente aí com problema com a ranger 3.0 no frio?
aqui tá fazendo uns 8º de madrugada, e ela não pega de jeito nenhum. problema é que agora, mesmo depois do meio dia não ta tambem. só na base da chupeta. e é malemar tocar o cabo nela que já pega sem problemas, e permancesse assim o restante do dia, seja qual for a temperatura. uma bateria que parece estar forte, mas na primeira partida do dia não tá mais pegando. teve dia que pela tarde estava igualmente a 8º e ela não deu qualquer sinal de fraqueza.
o antigo dono, antes de entregá-la, a 3 semanas, tirou um sistema de som na caçamba. to achando que pode ser algo que tenha desencapado derrepente, e passou a dar contato, sei lá, e de uma semana pra cá virou essa zueira.
Vixi.. então, desde qquando começou o inverno, todo dia ta ressetando o CB pcausa da bateria fraca...
Nao sabia que tinha essa relação: frio/bateria...
Pelo menos ainda nao arriou, mas ja estou preparando o bolso pra troca-la..
abs,
A corrente de partida é muito importante numa bateria, além da capacidade dela em amperes. Essa tal de C.P. é a corrente (ou amperagem) que uma bateria carregada fornece durante uma fração de tempo até atingir os 12,5 V. Quando maior, melhor (ex. > 500 A atenderia bem as rangers). Comprei uma MAX 40Ah de manutenção por R$ 160 com C.P. de 620A e é só beleza até agora.
Retificando: Foi de 70Ah a bateria que comprei (erro de digitação):)
Walter L. L. Casitta
09/07/2010, 08:06
Bateria maior que a original só vale a pena pra que tem guincho ou módulo de potência de áudio e usa com o motor desligado. Mesmo sendo maior dura o mesmo que a original.
Anthoniusnikos
09/07/2010, 12:46
A experiência mostra que o tempo de durabilidade de uma bateria está associada ao uso e a alguns cuidados evitáveis.
1 - não segurar na ignição(durante a partida) por mais de 5 segundos, pois cada tentativa, no caso da 2.5 e 2.8 diesel, vai consumir uns 185 A(corrente exigida pelo motor de partida de 12V e 2,2 KW).
2 - neste caso é importante que a bateria tenha corrente de partida(hot cranking) o mais alto possível. Ex.: uma bateria Moura Inteligente de 75 A, tem corrente de partida de 850 A à 25 graus Célcius, e capacidade de reserva mín. de 115 A(também é importante para não arriar a zero).
3 - o alternador entra nesse meio como repositório de carga, logo um alternador de 85 A ou 90 A, mais comuns nas 2.5 e 2.8 respect., vão repor a carga da bateria consumida pelo motor de arranque em uns 20 minutos.
4 - então, para aumentar a durabilidade da bateria, é importante que a viatura fique ligada uns vinte minutos após cada partida.
5 - o alternador(se Bosch deve ser um (p/ 2.5 - K1/14V/80A ou p/ 2.8 - KCB1/14V/90A) deve estar em boas condições de funcionamento, senão uma bateria nova vai durar uns poucos meses, quando deveria durar uns 4 anos, logo a durabilidade da bateria está associada ao número de partidas diárias(as vezes inevitável).
6 - seria melhor colocar uma de 80; 95 ou 100 A, mas geralmente o compartimento é menor.
7 - Remova o selo(cartaz) colado em cima da bateria e verifique se ela tem tampas; se tiver, reponha somente água destilada 1 vez por ano.
Quaisquer dúvidas filosóficas estamos aí, para trocar idéias até o fusível queimar. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Anthon
Daniel.Shimomoto
09/07/2010, 12:49
Vixi.. então, desde qquando começou o inverno, todo dia ta ressetando o CB pcausa da bateria fraca...
Nao sabia que tinha essa relação: frio/bateria...
Pelo menos ainda nao arriou, mas ja estou preparando o bolso pra troca-la..
abs,
A minha Ranger eu cai na besteira de colocar uma Heliar de 70A e acontecia a mesma coisa. Chegou o inverno, ai piorou tudo. Até o dia que a minha caminhonete dormiu na rua e no dia seguinte ela quase não pegou. Ai tive que abrir o bolso....
Abs!!!!
Anthoniusnikos
09/07/2010, 12:56
A minha Ranger eu cai na besteira de colocar uma Heliar de 70A e acontecia a mesma coisa. Chegou o inverno, ai piorou tudo. Até o dia que a minha caminhonete dormiu na rua e no dia seguinte ela quase não pegou. Ai tive que abrir o bolso....
Abs!!!!
Dizem que a Heliar, a Bosch, a Ajax e outras são de segunda linha. Será devido aos materiais empregados serem muito inferiores às de primeira linha ?
As Moura tem liga Prata-Estanho Ag-10, presente nas placas positivas.
As outras devem ter placas de chumbo apenas, ou alguma liga menos nobre.
Anthon
Daniel.Shimomoto
09/07/2010, 19:37
Dizem que a Heliar, a Bosch, a Ajax e outras são de segunda linha. Será devido aos materiais empregados serem muito inferiores às de primeira linha ?
As Moura tem liga Prata-Estanho Ag-10, presente nas placas positivas.
As outras devem ter placas de chumbo apenas, ou alguma liga menos nobre.
Anthon
Heliar, Delco e Bosch eu nunca ouvi falar de serem de segunda linha...Cral, Ajax sim.
Sempre usei Delco. ALiás, a que está no Fusca tem bem uns 6 anos firme e forte. Na Ranger eu coloquei a Moura. Vamos ver no que dá
Abs!!!!
FernandoCBS
10/07/2010, 01:24
A minha vei com uma Delco 75 q paraou quando coloquei som, tinha comprado um somusado e ele veio com um fio amarelo e vermelho junto, liguei assim e comeu a bateria em uma semana, dei carga nela mas como tinha arriada até zerar ela não segura mais varga...
Agora coloquei uma moura 75 ($$$267$$$) a um mes e nao deu mais problema...
Hj reinstalei o som ligando corretamente ligando o fio amarelo na bateria e o vermelho na ignição, vamos ver se para por ai...
Abraços...
Anthoniusnikos
10/07/2010, 08:32
Fernando, a maneira correta de ligar um rádio, toca CD, ou outros módulos que consomem carga, você deve pegar do pólo positivo da bateria, fazer a corrente passar antes por um fusível adequado(geralmente 1, 2 ou 5A), depois por um relé de 10 ou 20A de 5 terminais(30, 87a, 87, 86 e 85), aí entra esse positivo pelo terminal 30 e sai para o módulo CD, ou rádio pelo 86; o terminal 85 você aterra na carcaça da viatura o mais próximo o possível. Para não ter retorno de carga para o módulo CD, o que sempre provoca interferências e qualidade na reprodução do som, melhor soldar um diodo entre os terminais 85 e 86 (obedecer a polaridade do diodo).
Se nessa instalação você acrescentar: amplificador, coolers, neon, etc., melhor pegar o positivo deles direto da bateria, porém fazendo antes passarem em separado por fusíveis adequados(aplif. 1A; Cooler 2A; neon 5A); e aterrar o neg. na carcaça da viatura. Nunca instalar esses componentes a partir da saída do módulo CD ou outro.
Anthon