PDA

Ver Versão Completa : atenção, potencia das SUV`S é pura ilusão



alexandre nunes marreiros
02/06/2010, 13:47
Tenho observado a preocupação que as pessoas(até as revistas especializadas) tem dado a "potencia " de motor das SUVS e cross-overs. Para ranquea-los, tudo bem...vale qualquer ítem , mas o que vejo é quase uma neurose pela procura da maior "cavalaria" , mas , pelo menos no caso das suvs mais comercializadas (até 130k , por exemplo), esta diferença de potência(teórica) , não se reflete, na pratica, em melhora de desempenho. Coincidentemente , motores mais potentes equipam suvs com relação de marcha pior , ou com coeficiente aerodinamico ruim , ou com peso muito maior. a unica matemática que obedece a logica nesta conta é que maior potência = maior consumo. vejamos ...
honda CR-V 150 cv. cons. estrada 13km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
toyota RAV4 170 cv. cons. estrada 11km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
kia sorento 268 cv. cons. estrada 09km/l faz de 0 a 100km em 10.3s
estes dados podem ser extrapolados para outros indices de performance como por exemplo , os 3 carros acima giram na faixa de 2.300 a 2.500 rpm a 120km(se naum me engano) .
Talvez a grande diferença só se faça sentir com o carro muito pesado em subidas ou quem leva um trailer no reboque , aonde o maior torque dos motores mais potentes aí sim apareça

alexandre nunes marreiros
02/06/2010, 14:04
ja ia me esquecendo...
Honda CR-V 1450 kg.
Toyota RAV4 1550 kg.
kia sorento 2000 kg.
Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!
observação: não considerei SUVs de luxo como grand cherokee ou porsche cayenne esta regra que observei vale para SUVS ditas "médias"

BoaTrilha
02/06/2010, 14:16
pois é,

sabe que a tempos eu gostaria de conversar e levantar essa questão de potencia relativa aqui no forum.

Parei para analisar alguns fatores, e notei que pra se chegar a potencia nominal do veiculo, é analisado somente motor. (ou no maximo, motor e transmissão) rapidamente vi que existem parametros e tabelas diferentes, segundo normas internacionais que regulamentam os testes.

O peso do veiculo nunca é levado em questão, nem mesmo a relação peso x potencia. É pelo menos, a dedução que cheguei ao avaliar a relação peso potencia de um GM Celta, espantado como ele anda tão bem com miseros 70cv.

Acho que os experts aqui do forum, podem explicar e comprovar melhor o que "tentei" justificar aqui.
Abraços

MARCELOLUCHESI
02/06/2010, 14:57
Pois é pessoal, Acho que alem do pesox potencia......... Olhando msn postadas anteriormente aqui no forum, eu não lembro agora em que seção estava mas alguem aqui do forum escreveu o que o Carrol Shelby disse a anos atras: "horsepowers sells cars, Torque wins race" e realmente é verdade!! hoje Não me preocupo mais somente com potencia e sim procuro examinar também o torque. Geralmente motor de grande cilindrada vem acompanhado de torque grande. Claro que ai vem aquela conta peso x potencia.

rafaelfernandez
02/06/2010, 22:36
Alem da relação peso/potencia, temos tambem peso/torque. Ambas influem no desempenho. Tanto que a Lotus é famosa por seus carros nem tao potententes assim mas tao leves que acabam se tornando verdadeiras balas.
Entao na verdade nao é quanto força ou potencia voce tem, mas sim a relação entre o peso e o conjunto motriz do veiculo. Tanto que motos sao muito mais rapidas do que carros e usam motores que produzem muito menos potencia que os carros.

[]´s
Rafael

[]´s
Rafael

lcdalzoc
04/06/2010, 10:27
Influem em desempenho e consumo, principalmente, relação peso/potência e peso/torque, como comentado anteriormente. Porém, outras variáveis entram na pizza, como eficiência do motor, casamento entre motor e câmbio (lembram dos motores excelentes da L200 Triton com o câmbio burro?), relações de marcha, aerodinâmica, largura dos pneus...

Lembrando que o peso dos veículos vem aumentando de geração em geração, visto as exigências em relação à segurança em colisões. No caso do novo Sorento, o peso diminui algo em torno de 200kg, mas é monobloco (o anterior é chassi de longarinas) e não possui mais reduzida.

SAPO-BOMBA
04/06/2010, 19:04
Relação de marchas/diferencial/motor é tudo... Pode ser o peso que for, se estiver tudo "casado" orientado pro veículo em questão, não há do que reclamar.

Potência não é nada, veja quantas pessoas tem Tucson V6 com 180/200cv e reclamam que o carro é lerdo e/ou não tem velocidade compatível com a potência.

Nos carros citados, pode ter certeza que em uns privilegiaram o rodar confortável com baixo giro do motor pra quem gosta de viajar e quer autonomia, logo é impossível querer que um carro desses tenha "arrancada de esportivo", mas dependendo pode desenvolver uma boa velocidade em estradas.

E há carros que privilegiam a esperteza em trechos urbanos ou força em trechos de terra, lama, subidas, etc... E não se pode esperar velocidade de um carro desses, já que o conjunto câmbio/motor foi casado levando em conta a natureza do veículo.

Não adianta querer velocidade em motores desenvolvidos pra ter torque sem perder em algum lugar. Da mesma forma que não existe alto desempenho com baixo consumo.

Jambu
05/06/2010, 19:31
Pessoal, alguém teria uma fórmula, no papel ou, preferencialmente, no excell, onde a gente colocasse os dados e como resultado saísse um coeficiente que indicasse essa potência REAL. Da mesma forma, se colocados outros dados, a gente encontrasse outras variáveis?

Mauro.SB
06/06/2010, 17:42
Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!


Captiva... Corre... Dela e da GM !!! Leia isso: http://www.reclameaqui.com.br/239101/gm-chevrolet/captiva-e-seus-defeitos/

Alberto Henrique Da Costa
06/06/2010, 20:16
Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.

alexandre nunes marreiros
07/06/2010, 18:14
Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.

Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações

alexandre nunes marreiros
07/06/2010, 18:31
Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações

acabei de achar um forum americano com tabela de giro de motores de alguns carros. o CRV consta como a 110km/h girando na casa dos 2.100rpm( dado bem compativel ao anterior)

fernandodenardin
08/06/2010, 10:12
Realmente Alexandre, isso é uma coisa que pouca gente leva a sério quando vai comprar um Suv.

Eu no meu caso possuia um Fiesta 1.6 Flex Sedan com 114cv. Como tenho banda e puxo um reboque(carretinha) de apróximadamente 350, 400kg ele nao aguentava muito. Troquei por uma Blazer Gasolina 2.4 com 128cv... Vendo na teoria apenas ganhei apenas 28cv(128-114), pouca diferença pra quem puxa tanto peso. Mas aí que entra as outras informações técnicas... Além de 28cv que ganhei, também tem que levar em conta o torque que do fiesta pra blazer praticamente dobra a força de torque!

É uma sequencia de coisas que se leva em conta na hora de comparar/avaliar algum veículo.

Alberto Henrique Da Costa
08/06/2010, 15:32
Achava q o CRV girava mais alto pelo fato do motor ser 2.0, o q considero pouco para o seu tamanho e peso. A quinta deve ser over drive, para economizar gasolina. O q acontece é q em qualquer subida, mesmo muito pouco íngrame, o câMBIO VAI REDUZIR PARA QUARTA MUITO MAIS CEDO DO Q SE FOSSE EM UM CARRO COM MAIS TORQUE, já q o CRV deixa a desejar nesse quesito. Numa ultrapassagem vai reduzir direto para a terceira mesmo sem afundar o pé. Como o Alexandre disse (em tese está certo) potência não é tudo. E o CRV é um carro que se enquadrabem como ex.pois tem uma cavalaria razoável (150cv), mais deixa a desejar em torque. Fico imaginando uma CRV com uma família e bagagem subindo uma serra. Outro ex. é o X-trail da Nissan.
Alexandre, quando digo que vc está certo em tese vou citar o ex. do Fernando. Como ele precisa carregar peso optou pela Blazer, que tem um bom torque, que é o que ele precisa, não se preocupando com a potência (velocidade final). Neste caso potência não é tudo. No entanto há casos em que potência é documento sim. Qualquer Suv, Cross ou picape moderno com motor 3.0 pra cima vai sempre vir acompanhado de muita força (torque) em todas as faixas de rotações. A tecnologia fez com que motores de média cilindrada, e até pequena, atingissem boas doses de potência, mas para o torque não conseguiu o mesmo sucesso.

Sapo- Bomba - Tenho um Tucson V6 e no começo achava ele meio travado. Tinha dificuldade para passar dos 160Km/h. Ma agora ele tá com 13.000 Km e tá chegando fácim fácim nos 190Km. Aí eu tiro o pé, pq aqui no Brasil não tem estrada para andar mais nao.

Abraço a todos.

Normio
09/06/2010, 17:06
Tem que levar em conta em que faixa da rotação é atingida o torque máximo. Pode observer que nas maiorias dos motores japoneses ( Honda, Suzuki, Toyota e Nissan) o torque está lá nas altas rotações ( na faixa de 4000 rpm).
Basta não ter medo de utilizar essa faixa de rotação que o carro irá tranquilo em subidas. É o jeito de como você utiliza o motor.

Já do outro lado, como por exemplo o motor 2.0 do Golf, o torque máximo é atingido logo aos 2.400 rpm e se vocÊ acelerar até as rotações altas, vocÊ irá sentir que o carro não tem mais força, mas no início tem muito mais folego, por isso que dá a sensação do carro ser mais forte.

Outro exemplo é do blazer que atinge o torque máximo a 2.600 rpm.

Pedro Bachir
09/06/2010, 18:24
Tenho observado a preocupação que as pessoas(até as revistas especializadas) tem dado a "potencia " de motor das SUVS e cross-overs. Para ranquea-los, tudo bem...vale qualquer ítem , mas o que vejo é quase uma neurose pela procura da maior "cavalaria" , mas , pelo menos no caso das suvs mais comercializadas (até 130k , por exemplo), esta diferença de potência(teórica) , não se reflete, na pratica, em melhora de desempenho. Coincidentemente , motores mais potentes equipam suvs com relação de marcha pior , ou com coeficiente aerodinamico ruim , ou com peso muito maior. a unica matemática que obedece a logica nesta conta é que maior potência = maior consumo. vejamos ...
honda CR-V 150 cv. cons. estrada 13km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
toyota RAV4 170 cv. cons. estrada 11km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
kia sorento 268 cv. cons. estrada 09km/l faz de 0 a 100km em 10.3s
estes dados podem ser extrapolados para outros indices de performance como por exemplo , os 3 carros acima giram na faixa de 2.300 a 2.500 rpm a 120km(se naum me engano) .
Talvez a grande diferença só se faça sentir com o carro muito pesado em subidas ou quem leva um trailer no reboque , aonde o maior torque dos motores mais potentes aí sim apareça

calmae amigo, onde consegiu essas informações? o CR-V eu tenho certeza que não faz esse tempo de 0-100, inclusive ja vi proprietário reclamando do desempenho do veículo.

Procurei um pouco e encontrei um teste da 4 rodas que indica que ele faz de 0-100 em 12,6 segundos, beeeem distante do que vc falou...

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_280645.shtml

Mas com certeza não se pode olhar só a potência do veículo...

Joao Baeta
09/06/2010, 20:44
:arrow:Pois é povo....
No meu caso é pouco diferente...
Qnd eu viajo de 307 2.0 auto (é de casa) ... Eu sinto força no alto giro (4000 rpm)
Em pouco tempo eu descobri que a rotação do 307 é quase semelhante do o meu GVTD 2001

-100km/h ele trabalha aos 2500rpm (4° marcha)
-100km/h GV trabalha a quase 2500rpm (5° marcha)
-120km/h ele trabalha a 3000rpm
-120km/h GV trabalha a 3100rpm

Torque do GV é 22kg a 2000rpm
307 é 19,5 kg a 4000rpm

Lembrando que a relacao é muito diferente!!!!!
GV- 23 kg/cv
307- 9,56 kg/cv
Diferença de 13,44 kg/cv!

fernandodenardin
10/06/2010, 10:20
É Alberto é tese é isso, mas tem alguns fatos curiosos, como a blazer 4.3 motor americano 6c em V:
-Potência 180 cv a 4200 rpm
-Torque 34,7 kgfm a 2600 rpm

Você ve que a potencia máxima é em 4200rpm já o torque máximo é em 2600!
Fonte: http://www.picapesgm.com.br/reportagens/reportagem_blazer_v62.htm

Cefdomin
10/06/2010, 16:24
Meu amigo. A CR-V na Argentina tem motor 2.4, nos EUA motor 2.4 com 180 HP. Nosso motor é 2.0 com 150 HP. Detalhe: o 2.4 é substancialmente mais econômico q o 2.0. a Honda deve trazer o motor 2.4 no modelo 2011. Ou seja, quem comprar uma CR-v agora vai ter um prejuízo enorme... pois o preço dessa 2.0, fraquinha e gastona, comparada com a 2.4, vai despencar. Sabemos q a desvalorização dos SUV é maior do q um sedan, mas nesse caso, o CR-V seminovo vai virar um mico. A não ser q a Honda dê um desconto importante. Eu desisti de comprar uma Cr-V 4X4 ontem... Abç.

alexandre nunes marreiros
10/06/2010, 18:43
Outra coisa curiosa é essa historia de torque...é uma dança de numeros sem nexo... vejamos!
a honda anuncia o CR-V com motor de ultima geração VVT etc... de 150 cv e e torque de 19.4 kgmf
a Citroen anuncia o antigo xsara picasso 2.0 com motor de 138cv. (12cv a menos que o CRV !!) e torque de 20.2kgmf (0,8 kgmf a mais!!)ou seja potencia menor e torque maior
a Toyota anuncia o RAV 4 com motor 2.4 de 170cv e torque de 22.2 kgm/f
ou seja , o RAV tem 32cv a mais que o picasso e isso só se transforma em apenas 2kgmf. de diferença????????

rafaelfernandez
10/06/2010, 22:16
Torque e potencia nao tem uma relação direta. Basta lembrar dos motores de trator que tem torque absurdamente alto e sao menos potentes que motores 1.0 a gasolina.

[]´s
Rafael

Joao Baeta
10/06/2010, 22:16
:arrow:Pois é...
Lembrando quando os carros vem de fora para cá... Passam a obrigar a cumprir as regras brasileiras.... E maior parte fica "+ fraco" o motor.... Exeto o Azera.... Que lá fora é 233cv... Quando veio.... Com álcool.... subiu para 245cv!
E o torque deve ter subido um bocado....
Viva o álcool!! :mrgreen:

fernandodenardin
11/06/2010, 08:27
Olha exatamente o que o rafaelfernandez (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=19984) falou. Acho que o exemplo dos motores de tratores e maquinas do gênero "mata a charada" de que a potencia nao está ligada DIRETAMENTE com o torque!

fusca95
11/06/2010, 20:53
Potencia é originada a partir do resultado torque X rotação.

Joao Baeta
11/06/2010, 21:15
Potencia é originada a partir do resultado torque X rotação.
:arrow:Ué....
Explique melhor...
Pois é rotação do motor ou do próprio torque? :pensativo:

fusca95
14/06/2010, 21:46
Potencia é a capacidade de realizar um trabalho em determinado tempo.
Torque esta relacionado a trabalho, alavanca de força, momento.... leis da fisica. Mil desculpas...., entendo os conceitos mas nao as formulas.
Exemplificando:
um motor com x de torque na potencia max. 6mrpm teria y de potencia
outro, com o mesmo torque, só que a 3mrpm teria y/2 de potencia.
A proporção é direta para qualquer um dos fatores (logico que há outras constantes na formula, lembro-me de um numero 0,762.... que no instante nao serve para nada)

Os dieesel tem outra caracteristica para obter a potencia equivalente aos otto:
tem 2x ou 3x torque em rotações mais baixas, que no final das arruelas equivalem-se.

Motores otto tem hoje em media 70cv/l e os td algo entre 50 e 70cv/l.

sitioband
16/06/2010, 17:21
O Fusca está certo

O torque é a força que o pistão aplica para girar o eixo de manivelas, em um certo momento.
E a potência é a energia aplicada pelo conjuto em uma certa rotação, isto é, depende do tempo.

Portanto o torque é a capacidade de um motor de realizar uma determinada força.
E a potência é a energia dispejada pelo motor a uma certa à uma certa rotação

Uma boa explicação está em:
http://www.r19club.com/How-to/potenciatorque.php

O fato é que motores diesel para um mesmo volume (cilindrada) em geral tem mais torque que um motor a gasolina, por usar explosão por compressão (pq usa Diesel), mas pelo mesmo motivo não consegue efetuar ciclos de compressão muito rapidamente pois perde potência (o aproveitamento energético a rotações maiores diminui).

Por outro lado os motores a gasolina não precisam comprimir tanto o combustivel, e contam com a centelha para provocar a explosão, que pode ser acionada muito rapidamente, portanto o motor pode girar muito rapidamente sem perder eficiência. Por isso apesar da menor capacidade de fazer força para um mesmo volume (cilindrada), eles podem girar de maneira eficiente em altíssimas rotações e gerar muito mais potência que um motor Diesel equivalente.

Resumo da ópera:

Carro a diesel é para fazer força e andar devagar.
Carro a gasolina é para andar rápido.

Dá para fazer o contrário? Dá mas tudo tem seu preço.

Gasolina com muito torque - Muitas cilindradas - muito consumo
Diesel com potência - Maior desgaste - Menor duração do motor

sitioband
16/06/2010, 17:32
Olha exatamente o que o rafaelfernandez (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=19984) falou. Acho que o exemplo dos motores de tratores e maquinas do gênero "mata a charada" de que a potencia nao está ligada DIRETAMENTE com o torque!

Estão diretamente relacionadas sim, mas a capacidade dos motores de girar a uma determinada rotação é que não é linear com sua eficiência.

segue duas curvas de torque potência típicas exemplificar:

http://www.picapesgm.com.br/forum/files/mwm_407_curva_123.jpg

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/comp/5hatches/curvas-focus-g.jpg

sitioband
16/06/2010, 17:42
:arrow:Pois é...
Lembrando quando os carros vem de fora para cá... Passam a obrigar a cumprir as regras brasileiras.... E maior parte fica "+ fraco" o motor.... Exeto o Azera.... Que lá fora é 233cv... Quando veio.... Com álcool.... subiu para 245cv!
E o torque deve ter subido um bocado....
Viva o álcool!! :mrgreen:

Em geral todos os carros importados vão perder potência nominal com nossa Gasolina qdo comparados com os valores utilizando gasolina americana por exemplo, porque a gasolina americana é, por especificação, de maioir octanagem. E a octanagem é um dos parâmetros que garante a eficiência dos motores a gasolina. Porque garante que o combustível não vai explodir antes da hora (da centelha).

Quanto ao Alcool, todos os carros (e não só o Azera) a gasolina (ciclo otto) serão mais potentes com o uso de alcool porque ele tem maior octanagem em relação à gasolina. Se você observar em qualquer ficha técnica de automovel, no Brasil, são apresentadas duas potências, com alcool e com gasolina.

Realmente o alcool é ótimo, mas o consumo aumenta...hehehe

Joao Baeta
16/06/2010, 17:43
:arrow:Interessante! :palmas:

sitioband
16/06/2010, 18:13
"O fato é que motores diesel para um mesmo volume (cilindrada) em geral tem mais torque que um motor a gasolina, por usar explosão por compressão (pq usa Diesel), mas pelo mesmo motivo não consegue efetuar ciclos de compressão muito rapidamente pois perde potência (o aproveitamento energético a rotações maiores diminui)."

Perde eficiência

alexandre nunes marreiros
17/06/2010, 19:49
calmae amigo, onde consegiu essas informações? o CR-V eu tenho certeza que não faz esse tempo de 0-100, inclusive ja vi proprietário reclamando do desempenho do veículo.

Procurei um pouco e encontrei um teste da 4 rodas que indica que ele faz de 0-100 em 12,6 segundos, beeeem distante do que vc falou...

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/comparativos/conteudo_280645.shtml

Mas com certeza não se pode olhar só a potência do veículo...
Pedro , com relaçãoaos dados do honda CRV , quanto da aceleração de 0 a 100km em 10.2 achei na reportagem da revista de banca MOTOR SHOW(MS) do mês de maio/junho na reportagem sobre o CRV 2010. na o quadro "ficha tecnica"

alexandre nunes marreiros
17/06/2010, 20:14
amanhã verei 2 kia sorento2008 , na mesma faixa de preço , em torno dos 75mil...
uma a diesel com 37.000km outra a gasolina com 19.000km ,( ou seja a metade da km)
um amigo disse que esta diferença não importa pois um motor diesel com 37km é tão "zerado" quanto um de 19km a gasolina , pela sua robustez e durabilidade.
fora todas as vantagens e desvantagens outrasda briga diesel X gasolina... gostaria de saber de vocês se isto é lenda ou realmente motores diesel tem resistência ao desgaste e consequente durabilidade maior em comparação aos a gasolina???

danielmr
21/07/2010, 10:28
O que eu vejo por aí é gente reclamando de problemas com o díesel, filtros, etc... A manutenção do motor díesel é mais cara, mas parece que o motor dura mesmo mais. O triste é o cheiro. Também não acho justo que os proprietários de carros a díesel sejam beneficiados pelo subsídio que o governo dá para que os preços não subam mais.


Eu gosto de motor à gasolina, mas nunca tive carro a díesel (e nem quero ter).


Pega no hora, não precisa ficar esquentando (isso dentro de uma garagem é infernal e prejudicial à saúde, sua e a das pessoas que estão à sua volta.

euclidesneto
09/01/2011, 17:05
Pega no hora, não precisa ficar esquentando

O a diesel é diferente em que?

Joao Baeta
10/01/2011, 14:33
O a diesel é diferente em que?
:arrow: Eles quis dizer qnd liga o motor diesel... Coisa tipica do diesel.... Ele tem que entrar na temperatura do motor ideal antes de sair.... Se for turbo... Tem que esperar uns 30 seg antes de sair... Lubrificar oleo......

euclidesneto
10/01/2011, 15:08
Mas trinta segundos não são nada, ou são?

leojaz
10/01/2011, 16:18
Tive um raNGER A diesel que ao ligar o carro esperava 45 seg antes de sair da garagem. E esperava outros 45 seg ligada antes de desligar. Isso tudo para dar tempo de lubrificar o turbo coisa e tal, era uma frescura danada. Esses 45 seg eram um saco, pareciam uma eternidade... Tinha conhecidos que colocavam um módulo que ao "desligar" o carro, o motor continuava funcionando por mais um minuto.

Meu sogro sempre teve carros a diesel, F-1000, XK, S-10 e agora Hilux... viajava o Brasil de cabo a rabo... de Belém para POA, de Brasíla para São Luis, e por aí vai. Pergunte quantas vezes ele esperou após ligar o carro ou antes de desliga-lo??? NENHUMA!!! Rodou mais de 150MILKM com cada carro e nunca teve problemas...

Então acho que não existe resposta certa, tem gente que espera 30 ou 45 seg... e muitos outros usam como um carro "normal".