PDA

Ver Versão Completa : Descompressão pelos bicos da ranger



Dguedes
02/06/2010, 13:37
Caríssimos,

Há 2 meses, voltando de uma viagem, começou a aparecer um barulho como se estivesse escapando pressão pelos bicos injetores da minha Ranger XL 3.0 (2007) 150000KM. O carro não perdeu força, mas levei na autorizada Ford em Aracaju e o mecânico disse que estava vazando pressão pelo primeiro e terceiro bico injetor. Me disse que é uma ruela que fica embaixo dos bicos e precisaria remover os bicos para fazer o reparo. Um dos bicos precisou ser trocado porque foi danificado no ato da remoção e o outro foi removido sem problema.
Gostaria de saber o que faz vazar essa pressão por dois bicos simultaneamente?
O carro está bom, mas tenho receio de que possa acontecer novamente se a causa não foi corrigida.

Grato desde já.

SAPO-BOMBA
02/06/2010, 13:44
Um dos bicos precisou ser trocado porque foi danificado no ato da remoção

Isso é que eu fico PUTO com fabricante, concessionária e mecânico brasileiros: Estamos em 2010 e não apareceu um corno-manso dessa turma que faça uso de ferramentas apropriadas, ou se não existir, que desenvolva uma???

Já vi nego perdendo cabeçote tentando arrancar esses malditos bicos, já vi cara perdendo um bico ou todos, já vi cara desmontando o motor inteiro pra poder sacar a porcaria do bico fora.

Credo maluco, tá certo que o motor é moderno, é forte pra cacete, é tesão e tudo mais. Mas se for pra passar por uma dessas, empacotem tudo e joguem na fogueira!

Deivid/silveira
02/06/2010, 14:56
É! mexeu uma vez nos bicos é uma merd@ para vedar de novo!!:evil:

Dguedes
02/06/2010, 15:12
Deivid: Por quê é uma merd@ para vedar de novo?

Já aconteceu isso com vc ou algum conhecido?

luizsantos22
02/06/2010, 15:35
Mas o problema não é o motor sapo. São estas malditas montadoras que não se movem para resolver problemas relativamente simples como você mesmo disse. O que custaria para a Ford se mexer e aprimorar o procedimento para remoção destes malditos bicos? E porque ela não faz? Porque aqui a cultura é essa e a aceitação do povo, ou quando não, por parte da justiça facilitando para as mesmas montadoras em causas relativas a atrasos e prejuizos deste tipo é que fazem com que o Ngd sofra com a não resolução de problemas secularmente conhecidos, que a Mit sofra com o aquecimento do 4d56 e etc. Enquanto não se estabelecer uma punição, seja a nível de aceitação ou a nível de justiça, a montadora fará o mínimo e nós, que resolvamos. Forte Abraço.

SAPO-BOMBA
02/06/2010, 17:19
Mas foi exatamente o que eu disse, o motor não é o problema.

O problema é que desenvolveram soluções modernas pra esse motor, mas não disponibilizaram nem ferramentas nem pessoal qualificado o suficiente pra mexer nesse motor ATÉ HOJE.

E isso pq o NGD já tem quanto tempo de vida no Brasil mesmo? 5 anos né?

Deivid/silveira
02/06/2010, 23:27
Deivid: Por quê é uma merd@ para vedar de novo?

Já aconteceu isso com vc ou algum conhecido?

Sim Dguedes, uma vez tinha ficado empenhado na estrada com ar no sistema, dai só tinha uma chave de pressão para aflouxar a porca, depois começou só a pingar mas consegui me livrar, só acho um pouco fraco guando se aperta a união.

abs

Dguedes
03/06/2010, 10:52
O problema é que desenvolveram soluções modernas pra esse motor, mas não disponibilizaram nem ferramentas nem pessoal qualificado o suficiente pra mexer nesse motor ATÉ HOJE.

Isso mesmo!
Antes de levar na autorizada Ford, levei o carro a um mecânico conhecido e ele disse que ninguém tá querendo mexer nesse motor pq, mesmo que seja um pequeno problema, precisa remover os bicos e estes, porcausa da oxidação, ficam presos no cabeçote e podem ser danificados na retirada.
Se pelo menos os bicos fossem mais baratos...

Dguedes
03/06/2010, 11:13
Vcs sabem qual o bico original desse motor ou se tem algum genérico que possa substituí-lo?

fredycoelho
03/06/2010, 12:55
Na JS peças distribuidora (Recife-PE)comprei a R$ 1170,00 cada.
www.jspeças.com.br (http://www.jspeças.com.br) Pega o telefone e liga para lá.

Edintruder
03/06/2010, 15:05
Os bicos precisam ficar justos no cabeçote para não ter risco de mudança de posição durante o movimento ou com a vibração durante o funcionamento. Para ajudar a soltar, é bom lavar bem e usar um desengripante um dia antes da desmontagem.

Quando tirei os bicos da minha Ranger, passei um trabalho do cão, porém como os bicos tem os porta-canetas de metal, foi metar uma chave de boca e ir rodando eles até saírem sem maiores problemas.

Dguedes
03/06/2010, 18:59
Edintruder: Será que tem como descobrir se tem algum bico que não está funcionando 100%. E se o bico der pau o que acontece com o carro? Ele pára?

Dguedes
03/06/2010, 19:10
Na JS peças distribuidora (Recife-PE)comprei a R$ 1170,00 cada.
www.jspecas.com.br (http://www.jspecas.com.br) Pega o telefone e liga para lá.


Fredy: Foram os originais?

Vi esse anuncio na internet sobre os originais. Será que procede?

A empresa Continental comprou a Siemens, portanto os bicos injetores serão distribuidos na marca Continental e não mais Siemens.
As camionetes com esse motor eletronico do ano de 2010 em diante, ja vem com os Bicos Continental montados.

Edintruder
03/06/2010, 19:34
Se tiver algum bico ruim o motor falhará. Para descobrir qual bico falha, basta ir desligando e ligando um bico de cada vez até ver qual deles não altera o funcionamento do motor, isso se ele estiver falhando.

SERGIO AUGUSTO
03/06/2010, 19:35
Olá a todos:
Esta questão da dificuldade de retirar/sacar os injetores do NGD 3.0, é meio exdruxula, mas não tive ainda a experiencia de ver ou fazer esta operação. Dando uma pesquisada, achei este link(meio superficial, no assunto), mas fala em se utilizar um IMÃ, depois que se solta as porcas de fixação dos injetores, para soltar a TRAVA DO INJETOR, será que a "galera" está tentando sacar o injetor sem soltar corretamente a tal trava?? Podíamos reunir e pedir pra revista O MECANICO(do link), expor mais detalhadamente o processo, passo a passo, já que eles fizerem isto, pra por na reportagem(se bem que, se usaram um motor "novo", o negocio é bem mais fácil, não tem nada engripado, oxidado, etc). Segue o link: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=220&edid=21&topicid=2 .
Também tem este manual de treinamento do NGD 3.0, no link http://www.mwm.com.br/files/manual/6.pdf , que não tou conseguindo baixar, minha net aqui em casa hoje, tá uma bronca, amanha lá na empresa, vou baixar o bicho. Seria imperdoável se a MWM/INTERNATIONAL, não colocasse nesta apostila, o "processo" de desmontagem/montagem dos injetores, e as ferramentas para tal.
Quanto a saber se os injetores estão com problemas, o correto é na bancada de testes, ainda mais estes de sistema cammon rail, piezoeletricos, mas os sintomas a principio, seriam; dificuldade para funcionar quando o motor está frio ou na temperatura "máxima", excesso de fumaça, perda de força, falhamento(motor "ratiando"), entre outros, e quando(nos motores com BI), um bico "tranca" , o barulho é bem feio, seco, e logicamente o motor falha o cilindro do bico que trancou.
Abraço a todos.
Sérgio

fredycoelho
04/06/2010, 09:55
O vendedor me passou que eram os originais.
3 meses de garantia. Se vc ligar ele vai dar o preço inicial de 1500,00, dando uma chorada ele chega neste preço (1170,00).

fredycoelho
04/06/2010, 10:05
O "processo" de desmontagem existe, as ferramentas existem, o problema é a oxidação na porta que acomoda os bicos e sem "pancada e grosseria" o bico não sai.
Como existem os tais cristais eles danificam e adeus...
Há no mercado livre a venda somente das pontas dos bicos (onde ficam os cristais piez) mas não sei sobre a montagem destas pontas isoladamente...alguém sabe?

SERGIO AUGUSTO
04/06/2010, 11:16
O "processo" de desmontagem existe, as ferramentas existem, o problema é a oxidação na porta que acomoda os bicos e sem "pancada e grosseria" o bico não sai.
Como existem os tais cristais eles danificam e adeus...
Há no mercado livre a venda somente das pontas dos bicos (onde ficam os cristais piez) mas não sei sobre a montagem destas pontas isoladamente...alguém sabe?
Fala Fredy:
As pontas dos bicos(INJETORES PROPRIAMENTE DITOS), que viu no ML, SÃO "IGUAIS" fisicamente, aos demais injetores dos sistemas mecanicos. O ATUADOR PIEZOELETRICO, fica na "cabeça" do porta injetor(caneta), e não no injetor, descobri isso agora, veja o anexo, que retirei na apostila de treinamento da MWM. Então o "processo"de trocar as pontas(injetores), é relativamente simples, depois que se sacar o conjunto, obviamente. Depois que ver eler o anexo, acredito que suas idéias se clarearão, a respeito. A manha, na hora de tirar as "canetas" é o cuidado com pancadas na parte superior da mesma, onde está o atuador piezo.
Abraço
Sérgio

fredycoelho
04/06/2010, 11:30
Sérgio,
Realmente a apostila esclarece o mecanismo de funcionamento...
A parte mais sensível seria a cabeça do bico onde está o atuador piezo.
Então para comprar somente a ponta, o bico tem que passar pela bancada de testes para saber exatamente onde é o problema.
Vou imprimir esta apostila e entregar para os mexânicos da Ford daqui...
Valeu, um abraço.

Pequeno jr
04/06/2010, 16:09
Galera,

Esse site do Omecânico quando é para descer a lenha eles descem com fé.

Viram a dica para retirar os Bicos???

4) Solte as porcas de fixação dos injetores e, para facilitar a remoção, utilize um imã para soltar a trava do injetor e sacá-lo. Atenção para as arruelas de vedação dos injetores, pois se os bicos forem montados com duas arruelas (ou nenhuma) ocorrerá alteração na projeção da injeção de combustível. Essas arruelas têm 2 mm de espessura.


Pelo que estou notando pelos comentários de outros cupanheiros ... é que tem mecânico ai na rua fazendo besteira.

Se fosse este drama mesmo para retirar esses bicos, o site iria falar (normalmente eles sempre falam algo.)

SAPO-BOMBA
04/06/2010, 19:08
Se fosse este drama mesmo para retirar esses bicos, o site iria falar (normalmente eles sempre falam algo.)

É, Pequeno... mas leve em conta que ali no site eles desmontaram um motor novinho "na caixa", e aí é faca na manteiga né?

Quero ver pegar um desses motores que já rodaram uns 150.000km e com os bicos entranhados no cabeçote de tanta sujeira e oxidação. Hahaha

fredycoelho
04/06/2010, 21:21
É, Pequeno... mas leve em conta que ali no site eles desmontaram um motor novinho "na caixa", e aí é faca na manteiga né?

Quero ver pegar um desses motores que já rodaram uns 150.000km e com os bicos entranhados no cabeçote de tanta sujeira e oxidação. Hahaha
X2, sacar bico novo é igual trocar pneu...

Os "físico-químicos" dizem que há uma reação de depósito nas lojas dos bicos como se fosse o "cátodo e o ânodo" como os pólos de uma bateria e este depósito "solda" os bicos no cabeçote...

Walter L. L. Casitta
04/06/2010, 21:49
O pessoal tem que aprender que motor se lava com agua quente ou querosene. É nisso que dá usar os solupans da vida. Os caras pulverizam o motor com o solupam que se acumula nas cavidades principalmente nos alojamentos dos bicos. Não dá outra, os bico ficam praticamente soldados no cabeçote.

De quem será a culpa? Do fabricante apesar das recomendações impressas no manual ou do próprio otário que tema em não ler?

fredycoelho
04/06/2010, 22:24
O pessoal tem que aprender que motor se lava com agua quente ou querosene. É nisso que dá usar os solupans da vida. Os caras pulverizam o motor com o solupam que se acumula nas cavidades principalmente nos alojamentos dos bicos. Não dá outra, os bico ficam praticamente soldados no cabeçote.

De quem será a culpa? Do fabricante apesar das recomendações impressas no manual ou do próprio otário que tema em não ler?
E nem precisa de solupam para mistura.

Sou otário não por não ler o manual, mas por gastar meu $ num erro de projeto (dos outros...) KKK

dalmolin
04/06/2010, 22:29
eu ja evito a fadiga , nao lavando o motor :pipoca:

tenho ela desde 2004 e nunca viu agua o cofre do motor.

quando acumula muito pó tiro com pano umido

SAPO-BOMBA
04/06/2010, 23:14
O problema não é lavar motor, e sim COMO lavar motor, e principalmente SECAR imediatamente após lavar.

Eu evito produtos químicos, uso apenas querosene ou diesel, que é mais barato e limpa tão bem quanto. Seco com pistola de ar e fim de conversa.

Mas, digamos que um carro desse enfrente locais onde a umidade seja alta, ou que venha a molhar o motor de alguma forma que não seja uma lavagem doméstica... e aí?

Só pra constar: Até autorizada apanha pra arrancar esses bicos, disso eu sei. Mesmo nas Ranger que nunca viram água no cofre.

O que falta é divulgação de métodos corretos pra extração dos bicos injetores.

Eu lembro que na época do Marea, a peãozada "entendida" em mecânica só faltava arrancar o motor fora do cofre pra poder trocar correia dentada, enquanto a FIAT e suas concessionárias utilizavam um afastador pra poder fazer o mesmo serviço sem precisar desmontar o carro inteiro.

fredycoelho
04/06/2010, 23:53
X 2

Só pra constar: Minha ranger deu Calço hidráulico ano passado por eu passar num rio que transbordou. A única vez que o motor viu água na vida dele, pois sempre foi lavado com pano úmido e jato de ar, sem solupam, sem querosene, sem shampoo e condicionador...etc.
Levei o carro para a FORDA e a maldição dos bicos se materializou!! Para retirar os 4 bicos, 3 foram danificados e foram trocados no ato e o 4° ficou funcionando meia-boca com vazamento e tive q trocar 2 meses depois...
O seguro pagou o serviço parcialmente pois alegou que os bicos foram danificados pela ford na desmontagem...
Não paguei os bicos e nem o seguro pagou, porém não recebi a nota fiscal do serviço pois a ford alegou que o pagamento estava em aberto pela seguradora.
A Ford foi "bem bonzinha" pois nunca me cobrou para eu ir lá pagar o prejú. (:odedo:PORR4 NENHUMA, ELA "RECONHECE" ESTA FALHA DE PROJETO)
Detalhe, na mesma época tinha um outro NGD com os bicos encravados no cabeçote que teve o mesmo desfecho...

Pequeno jr
05/06/2010, 09:09
Mandei um email para o pessoal do "omencanico" agora falando sobre essa questão da lavagem do motor, como era o motor que eles retiraram os bicos e sobre a até em concesionárias danificarem os bicos.

vamos ver o que respondem

Flávio Falcão
05/06/2010, 09:39
Pois o motor da minha ranger bateu aos 90.000km e com 2,5 anos de uso e a justificativa da oficina na própria ford foi defeito em bico injetor. Tive o prejuízo sozinho pois nem a consercionaria nem a ford se responsabilizaram.
Não compro carro da ford nem phudeno mais...

Dguedes
05/06/2010, 12:49
Hoje pela manhã aproveitei para dar uma conversada com o mecânico que fez o serviço na autorizada. Ele me falou que o problema da descompressão pelos bicos foi uma frouxidão que deu na tampa de válvula e consecutivamente foi preciso remover os quatro bicos para fazer o reparo. Disse que o bico danificado precisou ficar três dias em uma solução para conseguir soltar sem danificar, mas não teve jeito, ele estava "bem grudado" e precisou ser substituído. Perguntei como ele faz para remover os bicos, com o carro funcionando ou não. Ele me falou que se o carro estiver funcionando é mais fácil de remover, mas se o carro não funciona tem que colocar o solvente e ir tentando até remover o "infeliz".
Se descobríssemos que o problema da oxidação está na forma como são feitas as lavagens do motor, seria um excelente diagnóstico para prevenir o problema.
Não tenho como deixar o motor sem lavar. Aqui em Aracaju tem muitas dunas de areia e é preciso passar pela areia do mar para chegar até elas. Se não remover o sal do motor aí vai oxidar até a "repimpoca da parafuzeta"

SAPO-BOMBA
05/06/2010, 14:02
Resumindo: Quando o motor está "limpinho da silva" sem lavagens ( caso RARO ), o bico é relativamente fácil de extrair e a trava magnética está funcional e sem ferrugem.

Se for o contrário, só sai na porrada. E isso ao menos pra mim é erro de projeto, pois não levaram em conta as variantes como oxidação e sujeira, que poderiam tanto emperrar o bico como tb inutilizar o sistema de trava magnética.

ThiagoChOl
12/12/2010, 20:54
Pessoal
Fiz uma viagem de 1000Km f.d.s passado com a Ranger 2.5 sem problemas porem hoje numa viagem de 400km senti a perda de potencia do motor, abri o capo pra dar uma olhada e reparei que o 1º bico injetor saltou quase 1cm em relação aos demais, e na sua volta havia um tipo de borra de carbonozação.
Alguem ja teve esse problema do bico sair do lugar? oq pode ser, pode espanar pelo uso em viagem longa?

Grato.

Ranger CD 2.5 EUROII

Carlos A. C. Azevedo
12/12/2010, 22:01
Pow, ta bom tem gente que não tem em casa um pouco de graxa, mas ja que tem esse problema de deposito de tanto bagulho no pé do injetor, não seria o caso passar um pouco, ou melhor completar bem pra não deixar nada de espaço pra fazer esses depositos?

Pequeno jr
13/12/2010, 07:56
Pessoal
Fiz uma viagem de 1000Km f.d.s passado com a Ranger 2.5 sem problemas porem hoje numa viagem de 400km senti a perda de potencia do motor, abri o capo pra dar uma olhada e reparei que o 1º bico injetor saltou quase 1cm em relação aos demais, e na sua volta havia um tipo de borra de carbonozação.
Alguem ja teve esse problema do bico sair do lugar? oq pode ser, pode espanar pelo uso em viagem longa?

Grato.

Ranger CD 2.5 EUROII

Simplesmente alguém mexeu no que não devia ... e não colocou no local correto e preço como deveria estar.

papa
13/12/2010, 11:58
Pois é, além da dificuldade de se diagnosticar problemas no sistema de injeção deste sistema temos o nosso combustivel ruim para o mesmo, conforme já postei em situações anteriores.
Temos este problema dos bicos, motor que não pode lavar é motor que não pode rodar, todo motor recebe água poeira e sujeira seja da chuva seja do uso, sou engenheiro mecanico com larga esperiencia em motores, e o problema não é lavar e sim erro de projeto que colocam um bico em uma poça sem possibilidade de escoamento natural, de qualquer tipo de fluido(água) e sujeira além do que o cabeçote é de aluminio e a carcaça do bico é de ferro fundido ou aço, portanto com o uso prolongado ocorre algum tipo de oxidação que solda os bicos no cabeçote e ai babau, este motor é ótimo espetacular até começar a dar problemas, já propus entrarmos com ação conjunta de queixa contra estes putos seja a ford seja a siemens seja a mwm, pois um motor com os problemas de manutenção que este apresenta tá para existir, tanto é que a ford já tem outro motor para os novos lançamentos e pelo que eu saiba só a ranger e o troler embarcaram no 3.0 NGD

Edson Zanelli
13/12/2010, 12:33
Boa tarde..essas maquinas são uma delicia mas na hora da minutenção estamos perdidos...gastei 700 na troca dos rolamantos traseiros..

ThiagoChOl
13/12/2010, 15:09
Simplesmente alguém mexeu no que não devia ... e não colocou no local correto e preço como deveria estar.

Pode ser.... ha 2 meses atras foi feita a limpeza do tanque de conbustivel e conserto do pescador... poder ter entrado ar no sistema e o mecanico mexido nos bicos.... tomara q não tenha estragado nada de mais... meu velho pai vai levar a Ranger pro medico hoje ver oq é.

cabral mecanica esportiva
13/12/2010, 21:55
sempra q lavo o motor da minha vou la e meto ar ate secar td mesmo.ai hora q eu chego em casa encho o buraco do bico com desengripante e cada final de semana q lembro dou uma lubrificada.espero nao precisar mexer tao rapido e se precisar q seja facil de tirar.