Ver Versão Completa : Duvida: o SW4 98 tem rodas livres?
Olá pessoal!
Fiquei com uma duvida desde quando comprei o Nerone. :roll:
O SW4 98 tem rodas livres automáticas?
Alguem pode me dar uma luz? :idea:
Obrigado!
elmestizo
31/05/2010, 09:46
As rodas livres das SW4 mais novas, são com acionamento a vácuo.
É melhor que automatica e pior que manual.
Abrass
santiagoniva
31/05/2010, 10:59
As rodas livres das SW4 mais novas, são com acionamento a vácuo.
É melhor que automatica e pior que manual.
Abrass
novas???? que significa novas??? as nossas sao 98/ 97 etc???? elas jja seriam a vacuo?
tu sabe de algum cuidado em especial?
obrigado
elmestizo
31/05/2010, 12:51
Ops...
Sorry, novas são de 97 até 2004. Nenhum cuidado, que eu saiba, além das mangueiras.
Abrasss
Obrigado Elemstizo.
Você me pegou. Não faço a menor idéia do que seriam as rodas livres com acionamento a vácuo.
Tem uma bomba por isso?
Vou ver se tem mangueiras no interior dos cubos...
elmestizo
31/05/2010, 17:05
http://www.avm.com.br/products2.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524
http://www.avm.com.br/products2.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524
Obrigado Elmestizo.
Esclareceu muito.
Só não entendo quem gera o vácuo no carro.
Tem uma bomba ou compressor por este escopo ou usa uma depressão gerada pelo motor (tipo o servo freio que usa a depressão do coletor de aspiração nos carros a gasolina)?
elmestizo
01/06/2010, 15:34
Ops...
tai uma boa pergunta... COMO CHUTE, eu diria que é o hidrovacuo e deve ter alguma valvula de abertura.
Abrass
Pesquisando, vi que existe um sistema opcional nas SW4 que é chamado de ADD (Automatic Diferential Disconect System) no diferencial dianteiro...vou pesquisar no manual de oficina informatizado do SW4 americano que baixei...
elmestizo
01/06/2010, 15:42
Depois nos conte...
Depois nos conte...
Pronto.
Resumindo (o sistema é mais complexo) existe um mangote que atua no semi-eixo direito deslizando para engatar a roda direita ao differencial dianteiro.
O acionamento é por meio de um relé elétrico.
Quando a alavanca do 4WD é acionada, a central de controle (ECU) envia um sinal para o atuador elétrico que empurra o mangote para deslizar no semi-eixo.
O mecanismo é similar aos atuadores das caixas do cambio com sincronizadores...
A duvida vem do fato que, das figuras que tenho, parece que o atuador tenha uma entrada para conectar uma mangueira...
Pode ser que o comando seja elétrico mas que a força de atuação seja a vácuo...
Pronto.
Resumindo (o sistema é mais complexo) existe um mangote que atua no semi-eixo direito deslizando para engatar a roda direita ao differencial dianteiro.
O acionamento é por meio de um relé elétrico.
Quando a alavanca do 4WD é acionada, a central de controle (ECU) envia um sinal para o atuador elétrico que empurra o mangote para deslizar no semi-eixo.
O mecanismo é similar aos atuadores das caixas do cambio com sincronizadores...
A duvida vem do fato que, das figuras que tenho, parece que o atuador tenha uma entrada para conectar uma mangueira...
Pode ser que o comando seja elétrico mas que a força de atuação seja a vácuo...
Confirmo.
O atuador é movido a vácuo e comandado por meio de relê elétrico.
Este sistema, pelo menos nos EUA, é opcional.
A pergunta é: quando este sistema não está presente, o SW4 não tem rodas livres?
elmestizo
01/06/2010, 16:27
Sim, qdo não tem o sistema, tem roda livre.
Nunca vi hilux queixo duro!!
Exceto as modelos > 2006 que são integrais.. 4x4 o tempo todo!
Abrass
Confirmo.
O atuador é movido a vácuo e comandado por meio de relê elétrico.
Este sistema, pelo menos nos EUA, é opcional.
A pergunta é: quando este sistema não está presente, o SW4 não tem rodas livres?
Este artigo explica o assunto em detalhe...
http://www.off-road.com/trucks4x4/article/articleDetail.jsp?id=399612
Sim, qdo não tem o sistema, tem roda livre.
Nunca vi hilux queixo duro!!
Exceto as modelos > 2006 que são integrais.. 4x4 o tempo todo!
Abrass
Roda livre automática?
Porque no meu SW4 parece que não da para virar nada nos cubos...são cobertos pelas calotas. Ou tenho que desmontar as calotas? Rsrsrsrs
Roda livre automática?
Porque no meu SW4 parece que não da para virar nada nos cubos...são cobertos pelas calotas. Ou tenho que desmontar as calotas? Rsrsrsrs
Sinto muito, mas do que tem nos desenhos de construção nos cubos não tem roda livre em nenhuma versão.
Provavelmente o ADD opcional vem junto no pacote quando o carro é 4x4...
elmestizo
01/06/2010, 16:53
uai,
No seu caso o cubo é movimentado pelo vácuo... ou será que eu q não entendo...
Sinto muito, mas do que tem nos desenhos de construção nos cubos não tem roda livre em nenhuma versão.
Provavelmente o ADD opcional vem junto no pacote quando o carro é 4x4...
Mais info...bem praticas
http://www.toyotasurf.asn.au/techsite/add.htm
Não tem cubo com roda livre no SW4.
Pesquisando, vi que existe um sistema opcional nas SW4 que é chamado de ADD (Automatic Diferential Disconect System) no diferencial dianteiro...vou pesquisar no manual de oficina informatizado do SW4 americano que baixei...
O funcionamento do ADD é o seguinte: Existe duas valvulas solenoides (na parte interna do paralama esquerdo, uma azul e outra vermelha). No momento que voce liga o motor é gerado vacuo atravez da bomba de vacuo que fica na parte da frente do motor, no lado esquerdo, perto do radiador. Entao esse vacuo passa por um desses solenoides fazendo com que o acoplamento no diferencial fique forçando para desconectar (H2). No momento que voce passa a lavanca para (H4) é feita a inversao nesses solenoides. Então é aberto o solenoide com a função de conectar o diferencial. O acoplamento é feito atravez de uma luva (atravez da bomba de vacuo) que une os dois semi-eixos.
Aproveitando a ocasiao, voce falou que tem um manual informatizado de sw4 que voce baixou. Voce pode me dizer qual o site?
Giacomel
02/06/2010, 10:40
Pessoal, aproveitando o ensejo de tração e também da SW4 1997-98, no câmbio automático V6, a reduzida é separada da caixa de câmbio? Há a possibilidade de andar com 4x2 na cidade, diminuindo o desgaste das peças?
Abraço, Giacomel
Tadi,
o que você escreveu é perfeito. O SW4 não tem rodas livres e o sistema funciona como você bem descreveu. Só me faltava a indicação de como era produzido o vácuo para completar o sistema.
Tenho manual faz tempo mas não lembro de onde o baixei. Vou buscar nos sites EUA vou repassar a info.
Tadi,
Sinto, mas não consegui mais recuperar o site (provavelmente foi banido).
Somente para fechar o assunto.
Aproveitei a troca de oleo, levantei o Nerone e verifiquei de cara.
Tem ADD sim, com todas as particularidades descritas neste tópico.
Mais uma duvida esclarecida (novato é f... hein!).
Muito obrigado a todos os que contribuiram!