Conectar

Ver Versão Completa : Reduzida ou não Reduzida

Oswaldo Fonseca
29/05/2010, 19:28
Amigos, tenho um cj5 com motor BF e cambio 3 marchas. Como praticamente o uso no dia a dia e as vezes em viagem, mas sempre no asfalto, é possível retirar a caixa da reduzida para melhorar o desempenho? Falei com um mecânico que me disse não ser possivel retirá-la mas sim, só retirar algumas das engrenagens internas dela. É possível?

Leonardo Raffi
29/05/2010, 19:50
Melhorar o desempenho?????
Se a roda livre não for manual(se for deixa no 4x2)
se for automatica revisa (se não trancou engatada)
e se for queixo duro(sempre engatado) troca por manual...
e deixando a caixa de tração e reduzida na 4x2 simples...
tanto faz retirar a reduzida...tanto faz não qdo precisar da reduzida vais ter...

Oswaldo Fonseca
29/05/2010, 20:10
Leonardo! Apesar da roda livre que ele tem, a reduzida por sí só não deixa o jeep preso?

Flaibam
30/05/2010, 00:09
Leonardo! Apesar da roda livre que ele tem, a reduzida por sí só não deixa o jeep preso?

A reduzida só exerce alguma função se a alavanca estiver engatada. Caso contrário, não interfere em nada. Existe um eixo (piloto) que gira junto, mas não faz força. Tanto faz deixar o eixo ou retirá-lo. Esse eixo só irá fazer força se você mudar a alavanca da reduzida.

Não mexe nisso não. Apenas não use. Se um dia precisar, ele estará ali, pra te tirar da enrascada.

Leonardo Raffi
30/05/2010, 00:57
Exatamente o q disse o Flaibam...
antigamente e pode existir gente ainda com este conceito como mexanicos das antigas, que na época só existia o queixo duro(nao tinha roda live/estavasempre engatadas)..ai sim mesmo a alavanca da tração desligado girava todo o eixo dianteiro o diferencial e ocardan... e devido aumentar consumo e maior desgaste...éra comun retirar o cardan dianteiro e alguns até trocavam o eixo ou sipmlesmente deixavam oco..outros tinham o trabalho de só retirar a bolota do diferencial e soldava um cano reto....
mas isso é passado com invenção da roda livre...
se acho q tem alguma coisa segurando o jeep ve se a roda livre mesmo no 4x2 nao esta engatada no 4x4(isso as vezes acontece)
abraços

Oswaldo Fonseca
30/05/2010, 14:17
Obrigado! Realmente ia fazer uma bobagem pensando que estaria deixando-o mais ágil. Com relação ao alto barulho de engrenagens este vem do cambio?

Flaibam
30/05/2010, 15:39
Obrigado! Realmente ia fazer uma bobagem pensando que estaria deixando-o mais ágil. Com relação ao alto barulho de engrenagens este vem do cambio?

Oswaldo, tem dois barulhos distintos> Descubra primeiro qual o incomoda:
1) Se você força as alavancas de reduzida e 4x4 para a lateral e o barulho para, então está faltando a mola das alavancas. Nada que 10 reais de investimento não resolva e você mesmo instala.
2) Se não forem as alavancas, trata-se do barulho do pino chorão, do carretel da reduzida. Ele tem esse nome exatamente pelo barulho. Para eliminar esse barulho o investimento é mais elevado e terá que trocar o carretel da reduzida, o pino chorão e eliminar o sistema de roletes colocando rolamentos. Se o seu carretel estiver bom, vai gastar 200 reais para mandar usinar para caber os rolamentos. Se ele estiver ruim, um novo custa cerca de 400 reais e ainda terá que gastar os 200 para usinar. O conjunto do novo pino chorão com rolamentos vai custar mais uns 200 reais e você ainda deverá pagar o mecânico algo entre 200 e 300 reais pela mão de obra.
Se for mandar fazer isso, aproveita e manda vedar os furos de comunicação entre a caixa de câmbio e a caixa da reduzida. O óleo que passa do câmbio para a reduzida não volta mais. Vedando esses furos, acaba o problema.

Oswaldo Fonseca
30/05/2010, 17:59
Mais uma vez obrigado pelas explicações. Como vou ter que mexer no cambio para tirar pequenos vazamentos para a inspeção veicular vou aproveitar para examinar o tal pino chorão. Só resta uma dúvida, caso feche os orifícios do óleo do cambio para a reduzida, não estaria comprometendo uma das duas peças?

Flaibam
30/05/2010, 18:12
Mais uma vez obrigado pelas explicações. Como vou ter que mexer no cambio para tirar pequenos vazamentos para a inspeção veicular vou aproveitar para examinar o tal pino chorão. Só resta uma dúvida, caso feche os orifícios do óleo do cambio para a reduzida, não estaria comprometendo uma das duas peças?

Os reservatórios são independentes. Ninguém conseguiu explicar direito o porquê da existência dessa comunicação.

Acabei de fazer uma manutenção no câmbio do meu Willys 60 e quando fui pedir ao mecânico para tapar os furos, ele me mostrou o serviço feito. Ou seja, ele já tinha tapado antes de eu pedir. Eu troquei o pino chorão antigo pelo moderno, por isso estou por dentro dos preços atualizados.

O mecânico começa a montar o câmbio no jeep amanhã. Acho que no fim de tarde já está pronto. Estou louco pra ver como ficou.

rubensx
30/05/2010, 18:24
my 0,02cents

cara, muda a relação de coroa e pinhão, procura da f1000, troller etc que sirva nos seus eixos, alongando vc ganha mais autonomia como é o que parece que vc quer

não mexa em t-case sob pena de desvalorizar muito o carro, e perder a reduzida que pode ser muito util

pense em troca de cambio e de relação de diferencial apneas, fica melhor, mais tranquilo e qualquer cosia vc volta ao original facilmente

[]'s

Oswaldo Fonseca
30/05/2010, 19:58
Flaiban! Obrigado e muita boa sorte. Depois me fala como ficou.

Flaibam
30/05/2010, 22:21
Flaiban! Obrigado e muita boa sorte. Depois me fala como ficou.

Oswaldo, você criou o tópico exatamente quando eu havia acabado de montar o câmbio, por isso estava com bastante informação sobre o assunto. (Quando digo "eu", quero apenas dizer que banquei os custos do mecânico, rs!).
Mas o mecânico é muito gente boa e praticamente me deu um curso de manutenção. Me explicou passo a passo cada etapa do processo.
Agora é só subir o câmbio e sair andando.
Depois eu conto como ficou o barulho, mas outros que conheço que tem o pino chorão moderno já me deixam bem animado com o resultado.:dance:

Oswaldo Fonseca
01/06/2010, 20:26
Flaibam! Como ficou? O barulho sumiu?

Ontem comprei o moderno pino chorão com os rolamentos na Jipebrás e já o levei para o meu mecanico efetuar a troca. O grande problema que sinto, e já faz algum tempo, é a má vontade que normalmente os mecanicos têm em mexer em jeep.

homerohermida
02/06/2010, 00:45

Ontem comprei o moderno pino chorão com os rolamentos na Jipebrás e já o levei para o meu mecanico efetuar a troca. O grande problema que sinto, e já faz algum tempo, é a má vontade que normalmente os mecanicos têm em mexer em jeep.
É por isso que eu achei melhor tentar aprender a fazer tudo no Jeep...

Oswaldo Fonseca
02/06/2010, 09:23
Também penso como vc! Entretanto existem situações que exigem ferramental que só os mecanicos têm. É uma pena, mas na hora de cobrar pelo serviço eles sabem.... .

BRUNO Z/N
02/06/2010, 11:31
Pessoal, engraçado.

Estes dias o Jeep começou a fazer um barulho estranho no Câmbio, lendo estes posts acredito ser esse tal de chorão ai.
Mas não chega a me incomodar, na verdade Jeep silencioso é muito difícil né.
Tem algum problema em rodar nestas condições. Eu raramente utilizo o Jeep em trilhas, é estrada normal e de terra mesmo, utilizei a tração poucas vezes e a reduzida só ontem pra arrastar um caminhão em um galpão na empresa...
Parece que tudo funciona perfeito... mas com a reduzida engatada o barulho fica direto. Andando no 4x2 ou 4x4 o barulho vem e some...

homerohermida
02/06/2010, 18:25
Bruno
cuidado pois o barulho do pino chorão é contínuo e é o mesmo desde 1942!. Não aparece com o tempo...
Abs

André Luiz Rossetim
02/06/2010, 18:52
O meu começou com um barulho estranho, eu não sabia de onde vinha:
* desmontei eixo traseiro, com medo que fosse rolamento de ponta de eixo,
* abri reduzida pensando a mesma coisa
* ai abrir a caixa de marchas, qdo um mecanico me alertou:

Solta o cabo da embreagem e afasta o garfo do plator, e não é q o barulho parou!!!
Conclusão: era o rolamento da embreagemq tinha ido pras cucuia.
Fica ai a dica

Flaibam
03/06/2010, 10:41

Oswaldo, parece que comprei outro jeep. Além do barulho do câmbio, eu tinha o das alavancas. Era um inferno! Agora as alavancas não trepidam mais, pois o mecânico colocou a mola, e o câmbio ficou silencioso.

Quanto ao trabalho do mecânico, tem coisas que não dá pra entender. O câmbio do jeep é fácil de mexer. É simples. Não deveria deixar nenhum mecânico preocupado. Felizmente, aqui em Campinas, temos alguns poucos e bons mecânicos especializados em jeeps.

Eu confesso que relutei até levar num especializado, achando que eram careiros, mas cobram o mesmo preço e entendem do assunto. Agora, só levo neles.

Esse pino chorão que você comprou? Veio com o anel de borracha pra vedação? Se chama anel Oring. Esse é o melhor. Se não veio, sem problemas. A vedação vai ser feita com cola. Mas com o anel fica bem melhor.

plnx
03/06/2010, 18:13
como que é esta historia das molas nas alavancas da t-case ?

fotos ?

[]'s com barulho das alavancas vibrando

Flaibam
03/06/2010, 18:33
como que é esta historia das molas nas alavancas da t-case ?
fotos ?
[]'s com barulho das alavancas vibrando
plnx, dá uma olhada nesse link que você verá a mola. É uma chapa de aço que força a alavanca, fazendo ela parar de vibrar:
Chama-se Mola da alavanca da reduzida:

http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=11

Oswaldo Fonseca
06/06/2010, 12:22
Flaiban! Que bom! Espero que o meu tambem fique dessa forma igual o seu sem barulho. O pino chorão veio com os aneis de vedação, só que veio tambem com um rolamento meio "suspeito" da marca MITSU. Como nunca havia ouvido falar neles e o mecanico falou que era de segunda linha, acabei substituindo-os pela marca NSK. Como o cambio e a reduzida estão desmontados, nesta segunda feira deverei comprar os demais rolamentos e substituir os antigos por cautela. A ré estava escapando, parece-me que dá para frezá-la. Não sei exatamente o que é isso, mas me foi garantido que é bom e seguro. Será?

Flaibam
06/06/2010, 20:01
Flaiban! Que bom! Espero que o meu tambem fique dessa forma igual o seu sem barulho. O pino chorão veio com os aneis de vedação, só que veio tambem com um rolamento meio "suspeito" da marca MITSU. Como nunca havia ouvido falar neles e o mecanico falou que era de segunda linha, acabei substituindo-os pela marca NSK. Como o cambio e a reduzida estão desmontados, nesta segunda feira deverei comprar os demais rolamentos e substituir os antigos por cautela. A ré estava escapando, parece-me que dá para frezá-la. Não sei exatamente o que é isso, mas me foi garantido que é bom e seguro. Será?

Oswaldo, frezar nada mais é do que refazer os sulcos da engrenagem. Uma engrenagem nova da ré não deve custar mais do que 40 reais. Conhece o tal de Jaques? "Ja que esta" mexendo nisso, veja se não compensa colocar uma nova. Mas frezar não é ruim. Só falei porque o preço da engrenagem nova é muito baixo. Mas se a grana estiver curta...pode mandar frezar que vai ficar bom.

Oswaldo Fonseca
09/06/2010, 18:48
Ainda não peguei o jeep. E, por incrível que pareça o mecânico conseguiu quebrar a a caixa da reduzida. Tive que comprar uma nova(usada) no Pepe. Falando nisso, quem precisar de peças usadas procure o desmanche do sr. Pepe -

Flaibam
09/06/2010, 19:25
Ainda não peguei o jeep. E, por incrível que pareça o mecânico conseguiu quebrar a a caixa da reduzida. Tive que comprar uma nova(usada) no Pepe. Falando nisso, quem precisar de peças usadas procure o desmanche do sr. Pepe -
A caixa da reduzida do meu jeep estava remendada com cola plástica. Aproveitei e mandei fazer uma solda. O metal não é muito forte mesmo. Fez bem você de trocar por outra.

antonio umino
09/06/2010, 21:56
Olá Osvaldo Fonseca. vc diz do desmanche do sr Pepe. sabe o endereço. Obrigado.

Oswaldo Fonseca
09/06/2010, 22:15
Flaiban! Como assim colado? Que loucura. Pensei em mandar soldar, mas como o preço da reduzida inteira deu para encarar, preferi trocar. Ficou boa sem vazamento?

Antonio! Fica no início da BR 116 (considerando SP/Paraná) altura do atual KM 271, antigo KM 16 - Tel. 4701-6141. É uma pessoa que me pareceu extremamente correta, fazendo questão de mostrar a qualidade da peça. Ele tem um pouco de tudo!

antonio umino
09/06/2010, 22:51
OK. Osvaldo obrigado pela informação, é que estou a reformar uma rural e uma f 75. e queria traçar uma das duas. pois as duas tem o eixo traçado, e como estou sem a reduzida no momento interessava comprar uma caixa inteira. então será que este senhor terá a dita cuja a um preço razoalvel ?
grato....

Flaibam
10/06/2010, 13:57
Flaiban! Como assim colado? Que loucura. Pensei em mandar soldar, mas como o preço da reduzida inteira deu para encarar, preferi trocar. Ficou boa sem vazamento?!

É meu caro, quando a gente compra, por mais cuidado que a gente toma, sempre passa alguma coisa. Mas nesses caso, a trinca ficava na parte superior da caixa da reduzida, difícil de ser avistada. E o remendo, embora "meia-boca" era eficiente. Não dava infiltração.

Mas como tive que mexer no câmbio, quando o mecânico desmontou a caixa é que vimos o remendo. Como o mecânico falou que a solda seria suficiente, acreditei. Não deu problema. Está legal. Hoje o jeep tá na oficina porque um retentor deu problema e deu vazamento. Mas a solda está legal, sequinha, sem infiltrações. Pelo que o mecânico me falou, era só o retentor mesmo.

Oswaldo Fonseca
10/06/2010, 14:51
Antonio! Consegui o endereço e o telefone de outro desmanche. Não o conheço, mas não custa ligar e verificar: - Br116, altura do KM 283, Tel>: 4704-6462 - Vasquez. Boa Sorte!

Flaibam! O meu não estava trincado e sim quebrado. Alguem no passado tentou soldar de qualquer jeito e por lá pingava óleo. Também estou trocando os retentores. Devo pegá-lo amanhã! Não vejo a hora de ver como ficou a transformação. Mais uma vez, obrigado pelas dicas e boa sorte com o seu. OBS - se vc precisar trocar a caixa ela está por R$ 250,00 lá no Sr. Pepe.

antonio umino
10/06/2010, 22:49
Flaibam. pergunto o seu esta trocando o retentor da caixa de reduzida. estamos com uma rural e não sei de onde tem vasamento. pois o assoalho está pulverizado de oleo de cambio. e olhando o nivel do cambio este está baixo, e a reduzida extravasa. por estar o cambio baixo colocamos no nivel do cambio. passado umas voltas e mede de novo. o cambio está baixo se por óleo acho que vasa. não sei de onde. vasa não pelo retentor da frange. de onde será que vasa ?
Osvaldo obrigado pelo telefone. mas será que é 0xx114704 6462. e outra coisa o valor da sua caixa é cheia ou vasia (sem engrenagens). grato..................

Oswaldo Fonseca
11/06/2010, 10:23
Antonio! O preço que falei era ela vazia. Creio que caso vc precise das engrenagens ele pode montar ou vende-las de forma avulsa. É bom dar uma ligada para ele. Boa sorte! Obs- Caso vc não esteja em São Paulo, o DDD é 11.

Flaibam
11/06/2010, 11:02
Flaibam. pergunto o seu esta trocando o retentor da caixa de reduzida. estamos com uma rural e não sei de onde tem vasamento. pois o assoalho está pulverizado de oleo de cambio. e olhando o nivel do cambio este está baixo, e a reduzida extravasa. por estar o cambio baixo colocamos no nivel do cambio. passado umas voltas e mede de novo. o cambio está baixo se por óleo acho que vasa. não sei de onde. vasa não pelo retentor da frange. de onde será que vasa ?
Osvaldo obrigado pelo telefone. mas será que é 0xx114704 6462. e outra coisa o valor da sua caixa é cheia ou vasia (sem engrenagens). grato..................
Antonio, ser ver fica difícil, pois existem vários pontos que podem originar vazamento.
Comece pelo mais simples: vá no cabo do velocímetro e veja se ele está bem preso e sem trincas. Às vezes, a gente rosqueia ele meio de lado, ele funciona normalmente, mas acaba vertendo óleo por ali.
Nas juntas é mais difícil, mas não é imossível.
Retentor tem vários, do câmbio normal, da reduzida, do cardã...
E, por fim, possibilidade de trincas.
Uma ideia que me surgiu agora - e pode parecer idiota -
Lave bem as caixas de câmbio (normal e reduzida) e seque.
Rode uns 10 minutos com o veículo, pro óleo dar uma aquecida e ficar mais fino.
Pare em casa, e lave novamente, enxugue e dê um banho de talco.
Mas passe bastante talco mesmo (ou outro pó fino - farinha de trigo...).
Fique observando pra ver onde vai melar primeiro.
Talvez não seja o melhor método, mas vai dar resultado.
É uma ideia meio absurda, mas funciona.

antonio umino
11/06/2010, 21:27
Flaibam. agora a rural está com o meu filho. vou mandar dar uma olhada. mas não sei como vai fazer, mas quando estava comigo, e com o nivel da caixa de cambio baixo. ou melhor quando montei deixei ambos no nivel. depois de andar a caixa de marchas baixou o nivel e subiu o da reduzida. deixando assim não tem vasado. mas acrescentando oleo na caixa de marchas aparece o tal vasamento. parece que tem que deixar o nivel da caixa de marchas baixo. assim não vasa. mas será que com o nivel da caixa de marchas um pouco baixo não prejudica o cambio ?

Flaibam
11/06/2010, 21:40
Flaibam. agora a rural está com o meu filho. vou mandar dar uma olhada. mas não sei como vai fazer, mas quando estava comigo, e com o nivel da caixa de cambio baixo. ou melhor quando montei deixei ambos no nivel. depois de andar a caixa de marchas baixou o nivel e subiu o da reduzida. deixando assim não tem vasado. mas acrescentando oleo na caixa de marchas aparece o tal vasamento. parece que tem que deixar o nivel da caixa de marchas baixo. assim não vasa. mas será que com o nivel da caixa de marchas um pouco baixo não prejudica o cambio ?

Antonio, se você imaginar que os retentores ficam à meia altura, ou seja, bem no meio da caixa, junto com os eixos entalhados, eixo piloto, ou até a na própria vedação do pino chorão (anel oring ou cola), tente verificar qual a altura do óleo no reservatório.

Se o nível estiver acima dos retentores, então o vazamento não é lá. Se estiver no nível ou abaixo, podem ser eles. Mas como eu disse antes, sem ver fica difícil dar um palpite. Você tem que ter paciência e ir eliminando as possibilidades.

Ou se preferir, compre um jogo de junta, rententores e troque tudo. O mais caro vai ser a mão de obra do mecânico - a não ser que se arrisque a fazer sozinho, mas precisa de espaço e ferramentas adequadas. Eu não faria.

Flaibam
11/06/2010, 21:47
....depois de andar a caixa de marchas baixou o nivel e subiu o da reduzida. ...
Esqueci de dizer que o óleo de uma caixa (normal) passa para a reduzida.
Existem dois furos entre as caixas pelo qual o óleo passa.
No meu jeep mandei tapar os furos.
Mas eles não interferem muito, desde que você não faça trilhas.
Mesmo que o óleo passe de uma caixa para outra, não significa que vai dar vazamento. Vai baixar o nível, mas é só deixar o carro estacionado numa descida, de frente, de uma noite para outra que ele volta.
Quanto ao nível do óleo, ele prejudica as engrenagens com certeza se não for suficiente para lubirificá-las. Mesmos os mais modernos, que formam uma película de proteção no metal, precisam estar em quantidade suficiente para alcançar o ponto de atrito entre os metais.

antonio umino
11/06/2010, 21:56
Flaibam.... então na caixa de marchas existe sim dois furos alem de uma arruela que tem um digamos furo no lado onde encaixa no rolamento e na caixa que dizem deve ficar para o lado de cima. mas o rolamento do entalhado não é blindado, por ali tambem passa oleo. então nos finalmente é como vc diz de um dia para o outro o óleo acho que não volta ao cambio pois os dois tem o nivel diferente. é vamos ver.. mas obrigado pela informação

Flaibam
12/06/2010, 20:35
.... mas o rolamento do entalhado não é blindado, por ali tambem passa óleo...
Antonio, você pode trocar o rolamento por um blindado ou colocar um anel de retenção de rolamento para evitar a troca de óleo entre as caixas. Mas como eu disse lá no início, isso só é muito importante se você faz trilhas pesadas, onde se exige muito do câmbio. Se não é o caso.... nem compensa mexer nisso.

antonio umino
12/06/2010, 20:47
Flaibam na verdade a rural era 4x2 e foi transformada em 4x4. o cambio é a mesma caixa só o entalhado foi trocado. então o 4x4 quase não vai ser usado. como tinha esta reduzida e o eixo dianteiro traçada colocamos e estamos a esperimentar. e neste forum dos jeeps o pessoal é mais entendido. e acho que vai ficar assim. se não adicionar óleo não vasa. . Flaibam. não sei se vc conhece o motor que estou a indagar no forum é um v8 com valvula no bloco parece o motor ford 59 A, mas na bomba de agua esta escrito (simca). a caixa seca é de aluminio. com um cambio de 3 marchas acho de ferro. com o entalhado estriado. vc conhece este motor. ? não é motor ford.

Flaibam
12/06/2010, 20:56
....não sei se vc conhece o motor que estou a indagar no forum é um v8 com valvula no bloco parece o motor ford 59 A, mas na bomba de agua esta escrito (simca). a caixa seca é de aluminio. com um cambio de 3 marchas acho de ferro. com o entalhado estriado. vc conhece este motor. ? não é motor ford.

Eu tô com o Jacimar. Parece o Read Flat, que seria da Ford, mas desconheço detalhes de funcionamento e fabricação. Se não for esse, não sei o que pode ser.

Oswaldo Fonseca
22/06/2010, 21:01
Flaibam, boa noite! Neste fim de semana fui testar o jeep com o novo pino chorão. Realmente vc tinha razão. Ficou bem mais silencioso, mas, em velocidade (rs,rs) o barulho volta.
O serviço não ficou perfeito pois a primeira que antes engatava fácil passou a ter dificuldade para engatar e apesar de ter trocado todas as juntas do cambio e da reduzida, como também os retentores, continua pingando óleo. Levei-o de volta para a oficina. O que fazer?

Flaibam
22/06/2010, 21:11
Flaibam, boa noite! Neste fim de semana fui testar o jeep com o novo pino chorão. Realmente vc tinha razão. Ficou bem mais silencioso, mas, em velocidade (rs,rs) o barulho volta.
O serviço não ficou perfeito pois a primeira que antes engatava fácil passou a ter dificuldade para engatar e apesar de ter trocado todas as juntas do cambio e da reduzida, como também os retentores, continua pingando óleo. Levei-o de volta para a oficina. O que fazer?

Oswaldo, sem barulho só em baixa velocidade mesmo. Mas o meu ficou mais silencioso sim - embora continue fazendo barulho.
Às vezes é preciso frezar alguma engrenagem. Pode ser por isso que a sua primeira esteja ruim. Ela tinha um funcionamento bom na posição original, mas com o desgaste, ela não aceitou a nova posição. Pode ser também apenas o anel do sincronizado. São algumas das alternativas.

Quanto ao vazamento, isso é uma mer*;?>a mesmo! O meu vai voltar pela segunda vez à oficina. Antes, ele não vazava. Agora ele jorra óleo.
Um dos pontos de vazamento era no cabo velocímetro. Não estava bem conectado. Recolocado, o vazamento diminuiu. Agora é um retentor que está com problema. O mecânico vai ter que tentar até estacar o vazamento.

Boa sorte por aí com o seu! O meu também está dando baile!

Aristides Jr
29/11/2017, 12:29
Flaibam, OsWaldo e Antonio, vou ressucitar o tópico! Como estão os seus cambios, Ficaram bons! O meu está funcionando bem, e também não me importo com o barulho do pino chorão, o problema é que está vazando muito óleo por ele. Qual seria a Solução?