Ver Versão Completa : Qual motor devo colocar no meu 1 CJ
anselmorabello
29/05/2010, 11:22
Bom dia a todos participantes deste conceituado fórum
Eu fiz uma larga pesquisa aqui no fórum e não consegui achar, pretendo trocar o motor do meu primeiro Jeepão 1976, Viatura, CJ, possante e outros. kkkkkkkkk
Estou querendo colocar um motor injetado, flex, forte para trilhas leves e pesadas e que seja bastante robusto e econômico e uma caixa de marcha que seja compatível ao referido e que não venha me onerar muito no QSJ, Dindim, Real e finalmente DINHEIRO.
O motor que esta nele é o original 4cc ford.
Um abraço a todos e espero que me orientem
Marcelo Cunha
29/05/2010, 11:45
Amigo Ancelmo, pense no 4.0 da Ranger, com cambio e T-case da mesma, não é Flex mas fica do Kapeta. :twisted: :twisted: :twisted:
Leonardo Raffi
29/05/2010, 11:45
Vamos aguardar quem usa eles...mas
-um moderno V6 da Ranger
-Falcon 4.9 i da F1000 e ai pega a caixa junto(este eu vi varios e são muitos bons)
-Chevrolet 4.1i silverado/Omega
acompanhando o topico
osvaldo moura
29/05/2010, 12:02
Bom dia a todos participantes deste conceituado fórum
Eu fiz uma larga pesquisa aqui no fórum e não consegui achar, pretendo trocar o motor do meu primeiro Jeepão 1976, Viatura, CJ, possante e outros. kkkkkkkkk
Estou querendo colocar um motor injetado, flex, forte para trilhas leves e pesadas e que seja bastante robusto e econômico e uma caixa de marcha que seja compatível ao referido e que não venha me onerar muito no QSJ, Dindim, Real e finalmente DINHEIRO.
O motor que esta nele é o original 4cc ford.
Um abraço a todos e espero que me orientem
Caro Anselmo em primeiro lugar e preciso que você avalie qual utilização do seu Jeep você vai participar de competições, bem se for esse o caso então meu velho mãos a obra e abra a carteira hahahaha :dance:
Se você quer um Jeep para curtir trilhas com os amigos sem competir com ninguém, mesmo assim viver no mundo de aventuras passando sobre paus e pedras muita lama travessia de rios subida em morros então, para que trocar esse motor, bem faça o seguinte::pensativo:
1-Revisão completa do motor
2-Limpeza completa do carburador
3-Velas e cabos devem ser trocados, veja a bobina se for Bosch blz caso contrario troque
Bem essa a primeira etapa, aos poucos conserte o que quebrar nas trilhas, não existe jeep perfeito, com consumo ideal para asfalto e off-road esse e sonho de todo jipeiro
Bem vindo ao mundo dos jipeiros e seja muito feliz com seu CJ :lol:
edubasile
29/05/2010, 15:20
Por que não usa um GM 2.4, é flex, tem injeção, é forte (S-10), tem flange pra adaptar ( adaptabrasil ) , é relativamente moderno, etc.... Realmente são sei qto custa um. Uso no meu jeep (CJ5) um Falcon com carb 3E e no outro (CJ2A) AP 1.8 injetado, falando sinceramente sou fã do Falcon mesmo, pena que não cabe no jipinho,KKKKKK
anselmorabello
29/05/2010, 19:39
Nobre Osvaldo e todos os feras que estão aqui me ajudando
O motor 4cc 1976 que esta no meu cj é tão bom assim?
O meu objetivo é fazer viagens de Porto Velho a Manaus (800km) que possivelmente irei encarar alguns atoleiros e e usar no dia a dia, não quero fazer trilha doida pra ter quebras e curtir o meu possante na oficina, tem o ditado que é certo (quem ama não maltrata), eu coloquei que era pra fazer trilha leves e pesadas. mais o que quero é um motor que é pau pra toda obra
E por isso estou a procura do motor perfeito que seja econômico, robusto, injetado, e com preço acessível e que seja a gasolina ou a álcool, não flex,
Nobre Osvaldo e todos os feras que estão aqui me ajudando
O motor 4cc 1976 que esta no meu cj é tão bom assim?
O meu objetivo é fazer viagens de Porto Velho a Manaus (800km) que possivelmente irei encarar alguns atoleiros e e usar no dia a dia, não quero fazer trilha doida pra ter quebras e curtir o meu possante na oficina, tem o ditado que é certo (quem ama não maltrata), eu coloquei que era pra fazer trilha leves e pesadas. mais o que quero é um motor que é pau pra toda obra
E por isso estou a procura do motor perfeito que seja econômico, robusto, injetado, e com preço acessível e que seja a gasolina ou a álcool, não flex,
Cara se teu motor tiver bom mesmo, sem bater, fumar e com força, eu dava uma geral nele e boa!! Se colocar um carburador duplo e ignição eletronica ele agradece.
Esse motorzinho 4 cil Ford quem fala mal é pq num conhece ou largou ele na mão de mecânico que tbém não conhece.
Eu e meu pai já tivemos jeep. rural e Maverick com ele e nada a reclamar.
Só é carinho se tiver que abrir pra retificar, agora se for só manutenção externa, o custo é quase o mesmo de qquer outro como VW Ap e Gm opalio.
Quanto a consumo, jeep vc pode colocar motor de Uno mille economy que num vai ficar economico nunca. è muito reduzido, tem a mesma aerodinamica dum tijolo baiano, muito atrito e peso pra arrastar, etc...
Então
Quanto a consumo, jeep vc pode colocar motor de Uno mille economy que num vai ficar economico nunca. è muito reduzido, tem a mesma aerodinamica dum tijolo baiano, muito atrito e peso pra arrastar, etc...
Então
òtima explicação..:palmas::palmas::palmas::palmas:
anselmorabello
30/05/2010, 00:24
Dodger e o CJ 60
Valeu com essa explicação me convenceu a ficar com ele, vou e dar uma geral na externa começando pela pintura, ele esta 100%. já estou comprando a ignição eletrônica via mercado livre.
Com o carburador duplo vai aumentar o consumo?
Qual carburador duplo devo colocar nele?
Eu comprei o cj a 15 dias e já gastei uma graninha no Gama em SP para deixar ele do meu jeito
Brigadão mesmo e um abraço
Leonardo Raffi
30/05/2010, 01:06
Pois é eu nao perguntei o q tinha e nem o motivo..
mas concordam com os colegas..tenho um colega aqui da cidade q tem no jeep este motor e de diferente só a ignição e faz a maior farra...
economico tem fama de nao ser mas ai nenhum é....
ele tinha um problema q quando o motor estava quente o arranq não girava..mas resolveu dando um passe de torneiro na carcaça q ai pode esquentar a vontade q quando dilata não encosta em nada...
experimenta com o proprio carburador se faltar gasol aumenta o numero do chiclê...de repente nem trocar carbura vai ser preciso
abraços e coloca fotos.. e inicia as trilhas primeiro para descobrir extamente o q quer
Se o carburador simples tá bom, deixa ele lá que dá conta. mas esse motor reponde bem melhor com o carburador duplo. Carburador duplo o bom seria o que vinha neste mesmo motor mas quando equipava os Maverick 4 cilindros, o Solex H-34, ai só arrumar o coletor do maverick que acha fácil e barato. E na verdade acaba ficando até mais economico, pq quando vc anda de boa, só está usando o primeiro estágio, o segundo só entra em ação quando afunda o pé, então acaba funcionando melhor nas duas cituações , quando anda de boa em baixas rotações e quando exige ele no limite.
num outro topico aqui sobre este motor coloquei o link de um video que fiz do meu maverick com este motor, dando uma esticada na estrada. Anda igual gente grande e num enche o saco.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40201&page=15
anselmorabello
30/05/2010, 14:03
Dodger
Vc com essa ajuda, aula a o vídeo esta me fazendo gostar e respeitar mais o meu CJ (Mamute), vou aproveitar e fazer uma ficha técnica geral dele para conhece-lo melhor.
Ele esta na oficina dando uma geral, tirando alguns vazamentos superficiais, pintando o motor, amortecedores, tampas dos diferenciais, cambio e tração, diminuindo a caixa de ar do paralama traseiro para poder afastar mais os bancos trocando os rolamentos e as mangas de eixo, dei uma geral na caixa de cambio, a reduzida e tração esta em perfeito estado.
Comprei no Gama em SP 5 rodas, 5 pneus GT 1001, meia capota, volante carreira, lanternas traseiras, alargador de rodas, alargador de paralamas e muitos outras coisas para deixa-lo do meu jeito, instalei o Soft Corel no meu computador para criar uma plotagem maneiras.
E parabéns pela sua maquina, não só o motor como também o carrão e ronco do fera.
Estava vendo o tópico que vc postou o vídeo do possante e fiquei em duvida referente o cabeçote rebaixado.
Rebaixando o cabeçote tira a vida útil do motor? E sobre o DIS o que vc me conta dele? Se possível me manda um MP falando sobre ele, se vale adquirir-lo.
Qual foi as melhorias que ele de no seu possante?
E com a sua permissão estou add vc em meus amigos aqui no fórum.
Queria postar as fotos mais ainda não sei fazer.
rodrigo.hoffman
30/05/2010, 14:19
Dodger
Vc com essa ajuda, aula a o vídeo esta me fazendo gostar e respeitar mais o meu CJ (Mamute), vou aproveitar e fazer uma ficha técnica geral dele para conhece-lo melhor.
Ele esta na oficina dando uma geral, tirando alguns vazamentos superficiais, pintando o motor, amortecedores, tampas dos diferenciais, cambio e tração, diminuindo a caixa de ar do paralama traseiro para poder afastar mais os bancos trocando os rolamentos e as mangas de eixo, dei uma geral na caixa de cambio, a reduzida e tração esta em perfeito estado.
Comprei no Gama em SP 5 rodas, 5 pneus GT 1001, meia capota, volante carreira, lanternas traseiras, alargador de rodas, alargador de paralamas e muitos outras coisas para deixa-lo do meu jeito, instalei o Soft Corel no meu computador para criar uma plotagem maneiras.
E parabéns pela sua maquina, não só o motor como também o carrão e ronco do fera.
Estava vendo o tópico que vc postou o vídeo do possante e fiquei em duvida referente o cabeçote rebaixado.
Rebaixando o cabeçote tira a vida útil do motor? E sobre o DIS o que vc me conta dele? Se possível me manda um MP falando sobre ele, se vale adquirir-lo.
Qual foi as melhorias que ele de no seu possante?
E com a sua permissão estou add vc em meus amigos aqui no fórum.
Queria postar as fotos mais ainda não sei fazer.
Ae Anselmo
O OHc e motor bom, pode acreditar... Devidamente regulado e sem gambiarras nao vai te encomodar, com certeza.. A respeito do DIS é bom vc dar uma lida no site: http://www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br/) e ver o funcionamento e os beneficios que ele traz.. Cabeçote rebaixado sem exageros acho que não deva causar problemas a ponto de comprometer a vida util do motor..
Pra vc saber mais sobre o assunto digite ai no google "site:4x4brasil.com.br OHC" sem as aspas que tem muito assunto desse motor ai..
Agora não posso deixar de comentar que o Felipe num pode ver um topico de OHC pra colocar o video do maveco... auheauheuaheauhe :) Até o Sergio ja viu ....
[ ]´s pegando no pé
rodrigoffroad
30/05/2010, 14:20
olá pessoal peguei a conversa no ar Anselmo em vez de gastar dinheiro com um distribuidor eletr. existe aqui em cuiitiba um sistema chamado IGNIFLEX que funciona até em baixo da agua fica muito bom e dai esqueça de vez prolemas com ignição. E Dodger que maverick é esse do seu avatar.:pensativo:
anselmorabello
30/05/2010, 16:30
Ok Rodrigo
Referente o IGNIFLEX já o localizei na net vou entrar em contato com a loja.
Esse sistema é bom mesmo?
rodrigoffroad
30/05/2010, 18:58
velho, dos sistemas de ignição eletronica que conheço é o melhor produto, de qualidade mesmo, eu ainda não possuo no meu MB 42, por isso aproveite o contato com eles e ja me ajuda aí, menciona lá que quem indicou foi o ROSNEY pois é assim que sou conhecido aqui na minha região quem sabe eles fazem um descontinho quando for comprar o meu sistema hehehe, a e veja também, no meu album de fotos algum de nassos serviços, abraços.:concordo:
Agora não posso deixar de comentar que o Felipe num pode ver um topico de OHC pra colocar o video do maveco... auheauheuaheauhe :) Até o Sergio ja viu ....
[ ]´s pegando no pé
Faço propaganda mesmo!!!:palmas::palmas::palmas: Tanto do motor OHC, que é um injustiçado, quanto do DIS da Motorspice do Sérgio, um dos melhores investimentos que fiz no meu motorzinho!!!
anselmorabello
30/05/2010, 21:36
O Dodger
Vc já conhece o sistema que o Rodrigo mencionou? Ele vem com um monte de peças.
Eu entrei em contato e solicitei o valor do IGNIFLEX, vamos ver a cacetada. kkkkkkkkkkkk
Eu fui na oficina onde esta o Mamute kkkkkk já coloquei o nome no meu ferinha, e vi que o carburador que esta nele é o solex simples e o ano do mamute é 79 eu achava que era 76 kkkkk
rodrigo.hoffman
30/05/2010, 23:07
Faço propaganda mesmo!!!:palmas::palmas::palmas: Tanto do motor OHC, que é um injustiçado, quanto do DIS da Motorspice do Sérgio, um dos melhores investimentos que fiz no meu motorzinho!!!
X2 :concordo:.. lembrando que vc é um dos culpados pelo DIS no meu motor..
Anselmo
Não querendo tomar partido, mas ja tomando... Vá de DIS
Sistema pra la de testado pelo pessoal do forum.. Preços compativeis e atendimento nota 10..
Segue topicos sobre os produtos em questão.. Sugiro que vc leia e tire suas proprias conclusões..
Igniflex: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57682
DIS: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33839
[ ]´s
Ian Jeep
30/05/2010, 23:20
O Dodger
Vc já conhece o sistema que o Rodrigo mencionou? Ele vem com um monte de peças.
Eu entrei em contato e solicitei o valor do IGNIFLEX, vamos ver a cacetada. kkkkkkkkkkkk
Eu fui na oficina onde esta o Mamute kkkkkk já coloquei o nome no meu ferinha, e vi que o carburador que esta nele é o solex simples e o ano do mamute é 79 eu achava que era 76 kkkkk
iai anselmo...
Vc desistiu da compra do jeep, 4.1 injetado?
O seu jeep ta la no toninho?
abraços :concordo:
anselmorabello
31/05/2010, 00:01
Fala meu nobre IAN
Tudo bem com vc?
O cara que estava fazendo a negociação comigo do Rio grande-RS, desistiu de vender um dia antes de eu ir buscar o Jeepão dizendo que descobriu um problema no motor e que teria de dar uma geral com o custa de mais de R$ 3.000,00, fiquei muito chateado e acabei achando um 79 em perfeito estado aqui em PVH, e deixei ele na oficina do Douglas que fica na rua do Baggio dando uma modificada geral pra ficar do meu jeito.
Eu ia entrar em contato com vc para te contar a novidade.
Ian Jeep
31/05/2010, 00:16
Fala meu nobre IAN
Tudo bem com vc?
O cara que estava fazendo a negociação comigo do Rio grande-RS, desistiu de vender um dia antes de eu ir buscar o Jeepão dizendo que descobriu um problema no motor e que teria de dar uma geral com o custa de mais de R$ 3.000,00, fiquei muito chateado e acabei achando um 79 em perfeito estado aqui em PVH, e deixei ele na oficina do Douglas que fica na rua do Baggio dando uma modificada geral pra ficar do meu jeito.
Eu ia entrar em contato com vc para te contar a novidade.
OK, meu amigo...
Q pena q nao deu certo, mas o 79 vai te dar tanta alegria quanto o mesmo!
A oficina eu sei onde fica sempre quando vou bater uma bolinha no baggio dava uma olhadinha numa land rover 51(acho)!
Abraços :concordo:
anselmorabello
31/05/2010, 01:15
Ok Ian
O Douglas esta montando uma Toyota Bandeirante que depois de pronta vai ficar muito doida para trilha pesada.
Muito obrigado por suas palavras, quando o Mamute ficar pronto vou fazer uma visita pra vc e seu pai.
E ja que o cara não quis vender o Jeepão, acabei ficando com o nome MAMUTE. KKKKKKKKKKK
Voltando ao assunto do topico.
Eu vendo o topico referete ao Igniflex e DIS vou ficar com o segundo que tem teste a mais teste comprovando a sua eficiencia e com o preço menos salgado.
Ian Jeep
31/05/2010, 20:37
Ok Ian
O Douglas esta montando uma Toyota Bandeirante que depois de pronta vai ficar muito doida para trilha pesada.
Muito obrigado por suas palavras, quando o Mamute ficar pronto vou fazer uma visita pra vc e seu pai.
E ja que o cara não quis vender o Jeepão, acabei ficando com o nome MAMUTE. KKKKKKKKKKK
Voltando ao assunto do topico.
Eu vendo o topico referete ao Igniflex e DIS vou ficar com o segundo que tem teste a mais teste comprovando a sua eficiencia e com o preço menos salgado.
OK amigao :concordo:
Qualquer dia desses eu dou uma passadinha la. :D
abraços
Robertux
07/06/2010, 16:59
Por que não usa um GM 2.4, é flex, tem injeção, é forte (S-10), tem flange pra adaptar ( adaptabrasil ) , é relativamente moderno, etc.... Realmente são sei qto custa um. Uso no meu jeep (CJ5) um Falcon com carb 3E e no outro (CJ2A) AP 1.8 injetado, falando sinceramente sou fã do Falcon mesmo, pena que não cabe no jipinho,KKKKKK
Bom pessoal, o motor do meu jeep está abrindo o bico.
Não dá para andar na maciota que acende a luz do óleo, tem que andar sempre acelerado. Já limpei o carter e o pescador, já dei pressão na mola da bomba de óleo, já coloquei óleo 40 de motor díesel com Bardahl Prolonga e não resolveu. Vou tentar trocar a bomba de óleo por uma usada em bom estado que tem na oficina do meu mecânico, se não funcionar estou pensando em trocar o conjunto motor / câmbio.
Além disso, quando precisa acelerar de verdade num atoleiro ele fuma mais que os hippies de Woodstock. Já estou até pensado em batizá-lo de condenado pois ele bebe e fuma como um.
Fazer o motor BF 161 acho que é inviável porque, embora ele seja bom para trilhas, no asfalto é uma catástrofe. Não da mais para andar com o Jeep original nas estradas de hoje, você corre o risco de ser atropelado por um caminhão.
Pensei num OHC que era o original dele, já que ele é 1976 e tem câmbio 4 marchas, mas já está muito dificil de achar peças para ele, além de caro e ainda permaneceria com um motor que já está fora de linha há muito tempo.
O câmbio também não está lá essas coisas, a primeira escapa e como ela engata para frente (4 marchas) dá cada bordoada no meu joelho que as vezes saio mancando do jeep, vou ter que começar a andar de joelheira, além disso a 4ª está começando a raspar para entrar.
Estive pensando num motor 2.4 da S10. Parece-me que é um motor forte, com um bom torque e moderno o suficiente para ficar alguns anos sem problemas com reposição de peças, além de ser injetado.
A dúvida está principalmente no câmbio, meu mecânico disse que o Clark mandioquinha (2205/2215) fica bom, da certo na capa seca da S10 sem flange e já tem flange pronta no mercado para adaptar na CT Willys.
Ví aqui no forum o pessoal usando o câmbio da própria S10 (seria o ideal) mas tem que retrabalhar a saida dele para acoplar na CT.
Acho que já me decidi pelo motor, mas ainda tenho dúvida no câmbio. Já tem uma forma simples e segura de adaptar o câmbio da S10 na CT Willys?
Vocês conhecem alguma oficina que faça isso bem feito a um cuso plausível?
O Clark 2205 ou 2215 é tão fraco quanto falam ou aguentaria bem esse motor? Não pretendo por pneus muito grandes, uso 7.50X16, e não faço trilhas muito pesadas, afinal tenho conseguido passar em todas com o Jeep praticamente original.
Obrigado
Olá prezado ! você chegou a cogitar o AP 2.0 ? acho que seria menos traumático . . . um abraço !
fendrich
07/06/2010, 17:10
Já estou até pensado em batizá-lo de condenado pois ele bebe e fuma como um.
Batiza de "maluco beleza" :D
Roberto, brincadeiras à parte, boa sorte na empreitada!
Robertux
07/06/2010, 17:22
Olá prezado ! você chegou a cogitar o AP 2.0 ? acho que seria menos traumático . . . um abraço !
Olá Jacimar,
Pensei sim, alias, estive na Fenajeep neste final de semana e quase comprei um Kit para adaptar o AP no câmbio de Chevette 5 marchas, mas desisti, acho que para o CJ5 ele fica meio fraco, tem que turbinar e aí a vida util do motor vai pras cucuias, além disso ele dá muita rotação e a CT esquenta demais.
Achei aqui em Piracicaba um motor 2.4 com preço e condições boas.
Abraço
fendrich
07/06/2010, 17:35
2.4 injetado? aí já mata o carburador. E como aí em SP já tem vistoria anual, mata mais esse coelho...
Robertux
08/06/2010, 08:14
Sim, injetado, mas a gasolina. É dos primeiros que sairam mas tá bom e já é injetado. Acho que dá pra passar para flex mexendo no módulo.
Caro amigo!
Coloquei em meu jeep CJ5 um motor 2.8 MWM e ficou muito bom.
Este motor é um pouco mais carro, mas vale apena pagar a diferença
pois é no valor do diesel e a economia de consumo, e desempenho do motor é otimo, não esquecendo da caixa e relação de cora e pinhão que tem que trocar.
Robertux
08/06/2010, 14:01
Que caixa você usou? E a relação coroa/pinhão? Você manteve a caixa de transmissão original?
Marcos Palotta
08/06/2010, 16:45
Robertux,
meu 64 está com o falcon 3,6 álcool original, baita motor e desempenho. Aí no Toninho (saída Tietê) ví esses dias atrás um 4,1 gasolina e estado de zero (tempo que se trocava o motor falcon por diesel).
No conjunto, troquei a relação coroa:pinhão pelas do Maverick 6 cc e o resultado é um jeep que anda muito bem em rodovia e faz bonito em trilhas pesadas.
Abraço,
Robertux
08/06/2010, 16:58
Que câmbio vc está usando?
Marcos Palotta
08/06/2010, 19:11
Robertux, se a pergunta foi pra mim, estou usando um 4 marchas da rural. Antes, com o 3 marchas do jeep, quebrei uns 2.
Robertux
14/06/2010, 11:46
Robertux, se a pergunta foi pra mim, estou usando um 4 marchas da rural. Antes, com o 3 marchas do jeep, quebrei uns 2.
Sim, a pergunta foi para você.
O câmbio 4 marchas da Rural é o mesmo do 4 marchas do CJ5 com motor Georgea, só com a relações diferentes e todo mundo diz que o 3 marchas é mais forte.
O meu está com o câmbio do Georgea OHC 4 cilndros, será que ele aguenta bem esse Falcom?.
Mas eu queria achar um 3.6, acho que o 4.9 é muito grande.
Bom pessoal, o motor do meu jeep está abrindo o bico.
Não dá para andar na maciota que acende a luz do óleo, tem que andar sempre acelerado. Já limpei o carter e o pescador, já dei pressão na mola da bomba de óleo, já coloquei óleo 40 de motor díesel com Bardahl Prolonga e não resolveu. Vou tentar trocar a bomba de óleo por uma usada em bom estado que tem na oficina do meu mecânico, se não funcionar estou pensando em trocar o conjunto motor / câmbio.
Além disso, quando precisa acelerar de verdade num atoleiro ele fuma mais que os hippies de Woodstock. Já estou até pensado em batizá-lo de condenado pois ele bebe e fuma como um.
Fazer o motor BF 161 acho que é inviável porque, embora ele seja bom para trilhas, no asfalto é uma catástrofe. Não da mais para andar com o Jeep original nas estradas de hoje, você corre o risco de ser atropelado por um caminhão.
Pensei num OHC que era o original dele, já que ele é 1976 e tem câmbio 4 marchas, mas já está muito dificil de achar peças para ele, além de caro e ainda permaneceria com um motor que já está fora de linha há muito tempo.
O câmbio também não está lá essas coisas, a primeira escapa e como ela engata para frente (4 marchas) dá cada bordoada no meu joelho que as vezes saio mancando do jeep, vou ter que começar a andar de joelheira, além disso a 4ª está começando a raspar para entrar.
Estive pensando num motor 2.4 da S10. Parece-me que é um motor forte, com um bom torque e moderno o suficiente para ficar alguns anos sem problemas com reposição de peças, além de ser injetado.
A dúvida está principalmente no câmbio, meu mecânico disse que o Clark mandioquinha (2205/2215) fica bom, da certo na capa seca da S10 sem flange e já tem flange pronta no mercado para adaptar na CT Willys.
Ví aqui no forum o pessoal usando o câmbio da própria S10 (seria o ideal) mas tem que retrabalhar a saida dele para acoplar na CT.
Acho que já me decidi pelo motor, mas ainda tenho dúvida no câmbio. Já tem uma forma simples e segura de adaptar o câmbio da S10 na CT Willys?
Vocês conhecem alguma oficina que faça isso bem feito a um cuso plausível?
O Clark 2205 ou 2215 é tão fraco quanto falam ou aguentaria bem esse motor? Não pretendo por pneus muito grandes, uso 7.50X16, e não faço trilhas muito pesadas, afinal tenho conseguido passar em todas com o Jeep praticamente original.
Obrigado
Cara seguinte, estou adaptando um motor desse em meu jeep (2.4).
Depois de muito pesquisar descobri, por experiencia dos outros, que o cambio da s10 é fraco. Pode procurar nas tabelas de torque da clarck que vai ver que esse cambio ta no limite de torque do motor flex.
O ideal mesmo é o clarck 2205 que vinhas nas antigas c20, aí é só conseguir uma capa seca das primeiras s-10 e colocar no cambio, ela serve sem flange, depois é colocar um kit da deep tech e adaptar o cambio na t-case do jeep.
Esse powertrain fica curto e cabe fácil no cj.
Somando tudo isso aí dava um preço alto pro cambio, mas, descobri por um colega aqui do forum, um cara de Porto Alegre que já vende o cambio todo montado, só trocar a estria da caixa do jeep e montar.
O preço, para quem calculou o quanto custa fazer tudo isso, tava bom, além disso vinha com nota, plaqueta de identificação e todas as adaptações necessárias, a unica coisa é que ele não usa o kit da deep tech mas corta e solda uma flange para adaptar a t case, como era feito antigamente antes de existirem os kits da deep tech.
Não dá para postar foto pois meu jeep fica no interior, to montando ele lá, e ele ainda não andou também, tá na reforma, qualquer coisa, se interessar eu passo o telefone do cara para voce conversar.
[]´s
:concordo:
Mauricio Rotta
14/06/2010, 14:19
Sim, a pergunta foi para você.
O câmbio 4 marchas da Rural é o mesmo do 4 marchas do CJ5 com motor Georgea, só com a relações diferentes e todo mundo diz que o 3 marchas é mais forte.
O meu está com o câmbio do Georgea OHC 4 cilndros, será que ele aguenta bem esse Falcom?.
Mas eu queria achar um 3.6, acho que o 4.9 é muito grande.
O câmbio original do Jeep/Rural (03 ou 04 marchas) é fraco para utilização do motor Falcon 3,6, o ideal é um 03 marchas da C10 ou um 04 marchas da F1000 ou mesmo um ignorante como o meu da D10/D20.
Marcos Palotta
14/06/2010, 18:13
Robertux, dê uma olhada lá no Toninho, pois ele tem um Falcon aspirado ( o 4.9 é injetado). Quanto ao cambio, avalie as observações do OPC e do Mauricio. Este cambio que estou usando foi totalmente reformado com o conjunto do CJ5 e devo estar com sorte, pois cheguei a "enrolar" o diferencial traseiro em uma trilha, sem maiores problemas ao cambio, porém sem duvida será mais garantido se adotar um conjunto mais forte.
Abraços
Como recebi várias Mps pedindo o telefone do cara que faz a alteração no câmbio vou colocar aqui.
Veja que não estou garantindo o trabalho de ninguem, nem estou ganhando nada por isso, estou apenas tentando ajudar o colegas que estão na mesma situação que eu estive e que recebem uns orçamentos absurdos para montar um câmbio. :concordo:
No meu caso o câmbio veio beleza, revisado e serviu sem alterações no motor 2.4 e na tcase do jeep.
A oficina do cara chama SOS CAIXAS, o nome dele é Roni, tem que falar com ele mesmo porque os funcionários não majam do assunto, o tel é (51) 3365-3492, é só falar que quer uma caixa igual a que ele fez para o jeep do cara de São Paulo com motor da S10 que ele lembra.
[]´s
Robertux
15/06/2010, 20:06
O câmbio do Chevette aguentaria o motor 2.4 da S-10?
Se aguentasse baratearia em muito a adaptação.
O torque do 2.4 não é muito maior que o do BF 161 (18.7 kgfm contra 21.9 Kgfm), se aguenta bem o BF deve aguentar também o 2.4.
Parece-me que ele saiu em alguns Opalas com motor 4.1 que tem torque de 31 Kgfm (álccol) -não tenho certeza dessa informação.
Alguém sabe qual o torque máximo suportado pelo câmbio 5 marchas do Chevette?
Eu acho que não aguenta, mas segue aí a tabela de torque para tirar suas conclusoes. :concordo:
Todas informações que precisa voce encontra na net, no forum mesmo tem muita coisa
[]´s
Osmir
O câmbio do Chevette aguentaria o motor 2.4 da S-10?
Se aguentasse baratearia em muito a adaptação.
O torque do 2.4 não é muito maior que o do BF 161 (18.7 kgfm contra 21.9 Kgfm), se aguenta bem o BF deve aguentar também o 2.4.
Parece-me que ele saiu em alguns Opalas com motor 4.1 que tem torque de 31 Kgfm (álccol) -não tenho certeza dessa informação.
Alguém sabe qual o torque máximo suportado pelo câmbio 5 marchas do Chevette?
Bom dia amigo Roberto ! tem um tópico aqui no fórum em que inclusive anexei algumas informações retiradas da 4 Rodas, em que mostra que - em alguns anos - o câmbio de 4 marchas do Chevette e do Opala 4 e 6 cilindros são o mesmo, e o câmbio de 5 marchas do Chevette e do Opala 4 cilindros também é o mesmo, se não achar me fale que coloco o anexo de novo, se for do seu interese . . . um abraço !
Robertux
16/06/2010, 10:33
Eu acho que não aguenta, mas segue aí a tabela de torque para tirar suas conclusoes. :concordo:
Todas informações que precisa voce encontra na net, no forum mesmo tem muita coisa
[]´s
Osmir
Valeu Osmir obrigado!
Eu já tinha visto essa tabela em algum tópico mas não estava conseguindo localizar novamente.
Levando em consideração que o câmbio do Chevette seja o CL 2205-D ele realmente não aguenta. Segundo o site da GM o motor 2.4 da S-10 tem 215 Nm de torque e o CL 2205-D aguenta apenas 126 Nm. Teria que ser o CL 2205-A ou 2205-E, que suportam 298 Nm e, por sinal, são mais curtos (em comprimento) e devem ficar melhor no Jeep.
Estive vendo as especificações do motor AP 2.0 8V e ele tem 170.1 Nm de torque, então o câmbio do Chevette é fraco para ele também, portanto o pessoal deve estar usando no limite, ou melhor, já na margem de segurança. Provavelmente ninguém nunca usou o torque total do motor.
Robertux
17/06/2010, 12:29
Bom pessoal, troquei a bomba de óleo por uma usada em bom estado que ganhei de um amigo e acabou o problema de acender a luz do óleo. Como ele está fumando apenas quando é exigido no limite, mas não bate, não raja nem encharca as velas acho que dá para tocar por um bom tempo ainda, então a troca de motor vai esperar mais um pouco.
Obrigado a todos que me ajudaram.
Milton Quindim
18/06/2010, 00:28
Sobre os sistemas de ignição...cada um tem seus prós e seus contras...o Dis tah bem testadoe é de confiança para quem usa, mas vc compra uma parte dele e o resto das peças tem de correr atrás e adaptar o que no final das contas fica somente um pouco mais barato que o igniflex além de ter de pagar um mecanico para adaptar tudo no seu jiope depois...ou seja isso significa incomodação.
O igniflex é caro e pouco conhecido, mas em compensação, todas as peças do kit são discriminadas e são as mais usadas pelas montadoras e podem ser encontradas em qquer loja para reposição, vem com manual o que mesmo com pouco conhecimento te dá a chance de fazer em casa a instalação e vem completo...nada de correr atras ...trem garantia e é fabricado por uma empresa que tem mais de vinte anos no mercado o que sem duvida dá uma certa segurança.
Já vi instalarem os dois e em funcionamento tbm...se eu fosse comprar eu optaria pelo Igniflex.
Sobre os sistemas de ignição...cada um tem seus prós e seus contras...o Dis tah bem testadoe é de confiança para quem usa, mas vc compra uma parte dele e o resto das peças tem de correr atrás e adaptar o que no final das contas fica somente um pouco mais barato que o igniflex além de ter de pagar um mecanico para adaptar tudo no seu jiope depois...ou seja isso significa incomodação.
O igniflex é caro e pouco conhecido, mas em compensação, todas as peças do kit são discriminadas e são as mais usadas pelas montadoras e podem ser encontradas em qquer loja para reposição, vem com manual o que mesmo com pouco conhecimento te dá a chance de fazer em casa a instalação e vem completo...nada de correr atras ...trem garantia e é fabricado por uma empresa que tem mais de vinte anos no mercado o que sem duvida dá uma certa segurança.
Já vi instalarem os dois e em funcionamento tbm...se eu fosse comprar eu optaria pelo Igniflex.
Eu uso DIS e afirmo: é mole de instalar. Caso seja necessário instalar em oficina, também não vai custar nenhuma fortuna.
As peças que devem ser compradas separadamente são só 2 ou 3 bobinas de palio (para motores 4 ou 6 cilindros), ou seja, não tem o menor mistério e se acha fácil.
A única adaptação é o suporte das bobinas e do sensor de posição, que são bem fáceis de fazer e qualquer 50 pratas resolve. Estes itens não vem no kit devido a grande quantidade de adaptações presentes nos nossos jeeps, que poderia causar alguma interferência.
Esses suportes nada mais são que pequenas chapas de metal, ou seja basta achar uma sucatinha e ter uma furadeira.
Aos gamiarreiros: As bobinas podem até ser presas com tyre-up naqueles 1.000 furos que seu jeep tem na parede corta fogo!!!!:odedo:
Eu uso DIS e afirmo: é mole de instalar. Caso seja necessário instalar em oficina, também não vai custar nenhuma fortuna.
As peças que devem ser compradas separadamente são só 2 ou 3 bobinas de palio (para motores 4 ou 6 cilindros), ou seja, não tem o menor mistério e se acha fácil.
A única adaptação é o suporte das bobinas e do sensor de posição, que são bem fáceis de fazer e qualquer 50 pratas resolve. Estes itens não vem no kit devido a grande quantidade de adaptações presentes nos nossos jeeps, que poderia causar alguma interferência.
Esses suportes nada mais são que pequenas chapas de metal, ou seja basta achar uma sucatinha e ter uma furadeira.
Aos gamiarreiros: As bobinas podem até ser presas com tyre-up naqueles 1.000 furos que seu jeep tem na parede corta fogo!!!!:odedo:
Fora que o DIS tem re-mapeamento de ignição, quanto o igniflex é ponto fixo... fora a tal roda fônica... no DIS vc pode fazer um sensor de fase no comando de valvulas, o que é mais alto e mais seguro, já o igniflex vc fica com a roda fonica embaixo vulnerável a lama com pedra e etc... se falhar bau bau
na boa pra usar ponto fixo no carro é o mesmo que matar o avanço a vacuo do motor... não vejo vantagem alguma...
porém cada um escolhe o que acha melhor... eu vou de DIS
RIQUIZON
27/06/2010, 21:59
Fora que o DIS tem re-mapeamento de ignição, quanto o igniflex é ponto fixo... fora a tal roda fônica... no DIS vc pode fazer um sensor de fase no comando de valvulas, o que é mais alto e mais seguro, já o igniflex vc fica com a roda fonica embaixo vulnerável a lama com pedra e etc... se falhar bau bau
na boa pra usar ponto fixo no carro é o mesmo que matar o avanço a vacuo do motor... não vejo vantagem alguma...
porém cada um escolhe o que acha melhor... eu vou de DIS
Perguntinha de leigo
Caso decida por colocar um motor ap 2.0 injetado, é desnecessario colocar o sistema DIS ?
anselmorabello
28/06/2010, 03:04
Eu comprei o DIS com o Sergio da MotorSpice no valor de R$ 500,00, já com o frete e a unica peça que comprei por opção minha foi as duas bobinas e um jogo de cabo de velas porque os que eu tinha não era supressivos e a instalaçao foi um mel na chupeta, facil facil e eu sou leigo total em parte mecanica e eletrica e quando tinha alguma dificuldade perguntava a um amigo mecanico, O DIS deu uma excelente melhorada no velho e otimo motor OHC.
Um abraço
Robertux
28/06/2010, 10:55
Perguntinha de leigo
Caso decida por colocar um motor ap 2.0 injetado, é desnecessario colocar o sistema DIS ?
Respostinha de leigo
Eu acho que os motores injetados, pricipalmente os multipontos, já têm o sistema eletrônico de distribuição de faiscas, dispensando o distribuidor mecânico e consequentemente a instalação do DIS que é um sistema eletrônico de distribuição para ser instalado em motores com distribuição mecânica.
Se eu estiver errado, por favor me corrijam.
Li os topicos e vi que vcs alem de jipeiros saoo mecanicos de prima.Agora para mim que sou mulher e naqo entrendo de nada ainda vai a perguntinha BASICA.Qual o melhor motor?Ainda tenho o BF estou pensando em fazer uma retifica mas vejo que o consumo é absurdo em gaso.Eu uso meu jeep para o meu dia a dia.
marcelo_michelin74
05/07/2010, 00:05
Li os topicos e vi que vcs alem de jipeiros saoo mecanicos de prima.Agora para mim que sou mulher e naqo entrendo de nada ainda vai a perguntinha BASICA.Qual o melhor motor?Ainda tenho o BF estou pensando em fazer uma retifica mas vejo que o consumo é absurdo em gaso.Eu uso meu jeep para o meu dia a dia.
Blz Coloma..olha, eu estou a procura de um motor de opala 4cc a álcool para o meu jeep que tb está com o motor BF-161...é um motor barato e confiável como o BF, além da manutenção ser fácil e barata-R$.....vc não irá se arrepender...agora se está com R$, coloca o que o pessoal indicou no início do tópico que com certeza ficará melhor ainda....e não se esqueça: o que é bom já nasce diesel...já dizia um amigo meu.
Sds, Michelin
Mauricio Rotta
05/07/2010, 10:05
Andreia
Se eu fosse vc permanecia com o BF mesmo, pelo que conheço do seu uso do Jeep não é necessário trocar de motor não, a não ser que o seu esteja abrindo o bico, aí coloca um de opala 4cil e seja feliz.