Ver Versão Completa : Marcador de combustível "morreu".
Isso já aconteceu com alguém?
O meu troller 2008 apagou após acender a luz da injeção eletrônica, e o problema era o filtro de combustível, que após substituído, o carro voltou a funcionar perfeitamente. Mas até ai tudo bem! O curioso e que exatamente no momento que o carro apagou, o meu marcador de combustível foi para a posição de vazio e nunca mais voltou a funcionar? :pensativo:
Alguém imagina o porque? Será que foi coincidência?
Foi a uma concessionária Troller e após passarem o “Raster” descobriram que o problema não é em meu painel de instrumentos, logo presumiram que seja bóia. Não fiz o serviço pois achei essa coincidência muito estranha, do carro morrer e ao mesmo tempo quebrar ou queimar a bóia. Além do mais me cobraram uma fortuna de mão de obra, pois para retirar a bóia tem que retirar o tanque de combustível. Falha grave de projeto da Troller. :lol:
Um grande abraço a todos,
Julio Cesar.
Resolvido!!!
Retirei o tanque e descobri que todos os acontecimentos foram pura coincidência. A minha bóia havia se soltado e caído dentro do tanque. Como ela é blindada não foi possível repará-la, mas por R$38,00 e comprei uma do Santana Injetado idêntica a original. Mas aconselho retirar e levá-la como amostra, pois mesmo sendo do Santana injetado, existem 2 modelos com hastes distintas.
Um grande abraço a todos e felicidades,
JC
Castelan
26/03/2012, 14:44
Pessoal, no último sábado, durante a etapa de Ipiabas do Carioca Off Road, o marcador de combustível do meu Troller parou de funcionar. Ele está completamente morto, com o ponteiro no canto esquerdo como se o tanque estivesse completamente vazio.
Acredito que deva estar com algum mau contato, porém, antes de começar a procurar onde está a origem do problema, gostaria de saber se alguém já teve que resolver esse tipo de situação e, dessa forma, poupar tempo na busca pela solução.
O Trovão Azul é um 2009/2009.
Desde já, o meu obrigado a todos.
da uma olhada no engate dos fios que tem na tampa do tanque, se nao estiverem bem fixados podem soltar
Castelan
08/05/2012, 20:58
Pessoal, depois de verificar tudo o que era possível, descobri que o problema estava no sensor de nível de combustível (bóia).
O problema e que a Troller só vende o conjunto completo (pescador+retorno+bóia) que custa aqui no RJ R$460,00. Na ford não consegui localizar nada.
Depois de muito pesquisar, descobri que a VDO é a fabricante da bóia e que ela pode ser comprada separadamente por R$ 66,00 no mercado livre.
O código dela é 221040034R
Para quem necessitar da informação aí vai o link com foto e especificação da própria VDO:
VDO > Detalhes do Produto (http://aplic.vdo.com.br/catalogoprodutos/USER/userProductDetail.aspx?cppId=1456)
Espero ter colaborado com todos.
White Tumbler
10/05/2012, 21:12
A bóia do tanque do meu Troller 2009 vem apresentando defeito, independente da quantidade de combustível que o mesmo contenha.
O ponteiro oscila entre a metade e o vazio, acende a luz de advertência da reserva, e depois sobe, apaga ou não a luz, e volta a cair, isso tudo de forma contínua, irritante. Não é mais confiável, de maneira nenhuma.
Pergunto a quem já teve o mesmo problema, de que carro é a bóia usada neste ano pela Troller, já que pela lógica deveria ser de algum veículo da Ford, ou sabem alguma outra sugestão para resolver o problema?
White Tumbler
11/05/2012, 21:09
Castelan, estou com o mesmo problema, tudo já foi examinado e a conclusão é que se trata mesmo de defeito da bóia. A pergunta que te faço é simples: já chegaste a trocar por esta que discriminas com o código acima?
A impressão que tenho é que este sensor de nível é do Troller anterior a 2009.
White Tumbler
11/05/2012, 21:23
Paulo, eu te agradeço muito a dica, mas senti uma certa ironia, que dispenso, até porque conheço a regra de não abrir novos tópicos sem pesquisar sobre o assunto. Ocorre é que antes de pedir ajuda no fórum, certifiquei-me de onde provinha o problema, e ficou constatado tratar-se da bóia do tanque. Como o marcador de combustível no painel, fiação, contatos e tudo o mais já havia sido descartado, nunca pensei em pesquisar no fórum sobre isso. E sobre bóia do tanque (ou similares) o sistema não retornou resposta. Quanto a acompanhar o fórum, concordo que seria muito bom, caso eu tivesse mais tempo vago para tal. Lamentavelmente, nem sempre isso é possível...
De qualquer sorte, foi muito útil tua dica, e te sou muito grato.
Castelan
14/05/2012, 15:05
White, o meu Troller é 2009 e a bóia (sensor de nível de combustível) é essa mesma. Acontece que quando você recorre a autorizada, eles só vendem o conjunto completo (bóia, pesqcador, retorno etc.) e te cobram tudo isso.
No meu caso, retirei o tanque e ao remover esse conjunto, tive uma surpresa ao ver que um dos dois fios que ligam esse sensor estava solto, então apertei o terminal e reconectei o fio, resolvendo o problema e guardando a bóia nova para reserva.
Como tive as duas bóias à mão (a nova e a original) posso te gatantir que a referência está correta.
Caso tenha interesse, eu adquiri a minha através da internet, na loja RSX Autopeças - Um novo conceito em autopeças (http://www.rsx.net.br)
Espero ter ajudado.
Bom, revivendo este tópico...
Estou com o mesmo problema no meu Troller. O marcador de combustível não funciona mais...
O cara da auto elétrica me disse que é o sensor de nível que está com problema...
A pergunta resta em: Ele me disse que este troller 2008 tem três modelos diferentes de sensor... Esta informação procede?
Se sim, como saber qual o correto?
Obrigado!
Bom, revivendo este tópico...
Estou com o mesmo problema no meu Troller. O marcador de combustível não funciona mais...
O cara da auto elétrica me disse que é o sensor de nível que está com problema...
A pergunta resta em: Ele me disse que este troller 2008 tem três modelos diferentes de sensor... Esta informação procede?
Se sim, como saber qual o correto?
Obrigado!
É mais comum problemas na bóia, e não em "sensor". Já verificou? Parou de um dia pro outro? Não é nenhuma pane elétrica por causa de água, ou fio ressecado/arrebentado não?
Então... Quem verificou foi o meu eletrecista...
Por onde passa esse fio da boia/sensor?
Obrigado
AMGOLDONI
10/10/2012, 10:42
o meu esses dias levou uma pancada de pedra embaixo do tanque , fazendo assim a boia subir e saindo fora o marcador de nivel que é só encaixado , as vezes pode ser isso
Vou verificar isso...
Não é normal parar de marcar do nada assim né!
reddhatt
31/01/2014, 16:30
Olá Pessoal,
Passei em um buraco e depois disso o medidor do tanque está sempre no zero.
Dei uma olhada nos fusíveis e parece estar tudo certo. Será o que é? Alguém já passou por isso antes?
[]'s
ReddHatt
reddhatt
31/01/2014, 16:36
Olá Pessoal,
Apenas para referência, depois encontrei o post no fórum abaixo que tem um problema bem semelhante.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/103558-marcador-de-combustivel-parou-de-funcionar.html
De qualquer forma, se alguém tiver uma sugestão de onde começo a procurar, agradeço... :)
[]'s
ReddHatt
Sandrãobh
31/01/2014, 20:46
Talvez seja somente um mau contato/desencaixe no conector, que no meu fica em cima do tanque, com o choque no buraco pode ter soltado...
abç.
GPBarbosa
31/01/2014, 22:58
O meu deu problema tmb.
reclamei na CCS e foi resolvido na garantia.
A bóia havia se soltado da haste.
serafimndj
26/11/2018, 16:49
Pessoal tenho um troller 2001 2.8 mwm, o marcador de combustivel quando encho o tanque ele não sobe até o final fica abaixo um tracinho, ao rodar ele marca corretamente, vai descendo aos poucos, alguem poderia me ajudar a resolver o problema? será que pode ser a boia presa? já até me falaram que poderia estar mau colocada por isso que não marca totalmente cheio, também pensei em resistÊncia na fiação, o problema é que para examinar é necessário retirar o tanque ai dar um trabalhão.
Boa iniciativa Castelan 👋👋👋👋👋👋
jorgeffn
27/11/2018, 12:07
Pessoal tenho um troller 2001 2.8 mwm, o marcador de combustivel quando encho o tanque ele não sobe até o final fica abaixo um tracinho, ao rodar ele marca corretamente, vai descendo aos poucos, alguem poderia me ajudar a resolver o problema? será que pode ser a boia presa? já até me falaram que poderia estar mau colocada por isso que não marca totalmente cheio, também pensei em resistÊncia na fiação, o problema é que para examinar é necessário retirar o tanque ai dar um trabalhão.
O meu não chega a marcar totalmente cheio, mas funciona corretamente, inclusive troquei a boia a pouco tempo. Você já esperou para encher o tanque por completo? O diesel dá muita espuma e quando a bomba desarma, ainda cabem bons litros, mas aí tem que ter paciência do frentista para ir enchendo, como em via de regra, desarmou já param (acho que tem até legislação sobre isso, acho que já li sobre isso em algum lugar) pode ser isso.
abs!
serafimndj
28/11/2018, 15:32
O meu não chega a marcar totalmente cheio, mas funciona corretamente, inclusive troquei a boia a pouco tempo. Você já esperou para encher o tanque por completo? O diesel dá muita espuma e quando a bomba desarma, ainda cabem bons litros, mas aí tem que ter paciência do frentista para ir enchendo, como em via de regra, desarmou já param (acho que tem até legislação sobre isso, acho que já li sobre isso em algum lugar) pode ser isso.
abs!
Já fiz isso, chegou até a derramar, mas mesmo assim no marcador o ponteiro não sobe por completo, fico tendo uma noção pelo hodometro, tá fazendo 8km/lt, tô achando muito, já fechei a bomba, mas mesmo assim não diminuiu o consumo, a unica resposta pra esse consumo que considero elevado seriam os pneus 31, com esse problema do marcador acabo não tendo certeza do consumo.
jorgeffn
28/11/2018, 17:32
Já fiz isso, chegou até a derramar, mas mesmo assim no marcador o ponteiro não sobe por completo, fico tendo uma noção pelo hodometro, tá fazendo 8km/lt, tô achando muito, já fechei a bomba, mas mesmo assim não diminuiu o consumo, a unica resposta pra esse consumo que considero elevado seriam os pneus 31, com esse problema do marcador acabo não tendo certeza do consumo.
Entendi... a opção é trocar a boia e conferir a fiação para testar. Tirar o tanque não é tão trabalhoso.
abs!
LeonardoTR4-01
14/05/2019, 18:37
O meu esta marcando certo mas a luz da reserva não apaga nunca ,não encontrei o problema ainda
agnesrocha
07/06/2019, 10:38
O meu deu esse problema, o mecânico falou que é a boia. Preciso achar a bendita para comprar, mas tá difícil de achar.
agnesrocha
21/07/2019, 21:42
Pessoal, depois de verificar tudo o que era possível, descobri que o problema estava no sensor de nível de combustível (bóia).
O problema e que a Troller só vende o conjunto completo (pescador+retorno+bóia) que custa aqui no RJ R$460,00. Na ford não consegui localizar nada.
Depois de muito pesquisar, descobri que a VDO é a fabricante da bóia e que ela pode ser comprada separadamente por R$ 66,00 no mercado livre.
O código dela é 221040034R
Para quem necessitar da informação aí vai o link com foto e especificação da própria VDO:
VDO > Detalhes do Produto (http://aplic.vdo.com.br/catalogoprodutos/USER/userProductDetail.aspx?cppId=1456)
Espero ter colaborado com todos.
Conseguiu achar? Preciso do sensor do Jimny. Mas não acho por nadaaa. Se alguem encontrar, por favor, me indiquem?
Pedro Sylvestre
13/03/2020, 18:13
Amigos,
O marcador do nível de combustível do meu Troller 2007 nunca "parou" de funcionar por completo, mas ele tem um comportamento meio estranho. Sempre quando uso o carro, o ponteiro fica oscilando bastante, chega a aumentar/diminuir 1/8 da marcação do painel (uma listra inteira). Isso também acontece com os Trollers de vocês? É algum indício de que a boia esteja danificada?
Abs.
xibiu!!!
14/03/2020, 10:47
Amigos,
O marcador do nível de combustível do meu Troller 2007 nunca "parou" de funcionar por completo, mas ele tem um comportamento meio estranho. Sempre quando uso o carro, o ponteiro fica oscilando bastante, chega a aumentar/diminuir 1/8 da marcação do painel (uma listra inteira). Isso também acontece com os Trollers de vocês? É algum indício de que a boia esteja danificada?
Abs.
Conforme sua descrição do problema, diria com 99% de certeza, ser problema no filamento da bóia.
Na minha opinião se fosse problema elétrico/eletrônico no indicador do painel, ou hipótese de ser problema do "osmar" contato (leia-se mal contato) não iria oscilar somente a proporção que comentou. (até 1/8 da indicação).
Talvez, dependendo do modelo e construção da bóia, desmontar e tentar uma limpeza, quem sabe já resolveria.
Depois de retirada, testar com multímetro para confirmar a resistência do filamento.
1% restante, possibilidade de ser algum tipo de "virose"...:pensativo:
Vamos aguardar o que irão comentar os demais colegas do fórum sobre o problema.
Gustavo D
14/03/2020, 14:48
Conforme sua descrição do problema, diria com 99% de certeza, ser problema no filamento da bóia.
Na minha opinião se fosse problema elétrico/eletrônico no indicador do painel, ou hipótese de ser problema do "osmar" contato (leia-se mal contato) não iria oscilar somente a proporção que comentou. (até 1/8 da indicação).
Talvez, dependendo do modelo e construção da bóia, desmontar e tentar uma limpeza, quem sabe já resolveria.
Depois de retirada, testar com multÃ*metro para confirmar a resistência do filamento.
1% restante, possibilidade de ser algum tipo de "virose"...:pensativo:
Vamos aguardar o que irão comentar os demais colegas do fórum sobre o problema.
Seria possível aquela "parafina" que se forma com o diesel velho no tanque prejudicar o marcador de combustível?
O marcador da minha Pajero GLS-B 2.8 diesel está bem ruim e os problemas começaram justamente após ela ficar encostada, sem uso ou com uso extremamente esporádico. Com o tanque cheio, o marcador marca certo por um tempo, mas após pouco uso, ele indica um consumo irreal. Ao abastecer, pela quantidade de diesel que entra dá pra ver que ele está marcando vazio e tem diesel pra caramba lá dentro ainda.
No Troller, o marcador também perdeu precisão, mas está melhor do que o da Pajero, coincidentemente, também após uma mudança brusca na minha rotina, onde deixei de usá-lo no dia a dia e passou a ser usado aos fins de semana ou a cada 15 dias apenas em viagens, devido a minha proximidade com o trabalho.
xibiu!!!
14/03/2020, 15:02
Duvida cruel: e boia ou painel!?! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=q-u71gyuZF4)
xibiu!!!
14/03/2020, 15:36
Seria possível aquela "parafina" que se forma com o diesel velho no tanque prejudicar o marcador de combustível?
É possível sim, mas para termos certeza precisaria fazer uma limpeza na bóia.
Alguns modelos de bóia mais antigos a parte onde fica a resistência é aberta ficando a resistência exposta, sendo possível visualizar a mesma.
A grande maioria dos modelos a resistência fica enclausurada, não sendo possível a visualização, somente sendo possível fazer o teste com o multímetro.
No caso de possível problema após parada longa de diesel velho no tanque, como possibilidade, pode deixar a bóia (parte que fica dentro do tanque) de molho em gasolina por um tempo até perceber que a gasolina vai sujar com algo que vai sair de dentro do sensor (bóia).
MUITO CUIDADO AO MANUSEAR COMBUSTÍVEIS INFLAMÁVEIS E EXPLOSIVOS , NÃO PERMITINDO CRIANÇAS E NEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO PERÍMETRO.
Feito isso, experimente ver se consegue fazer penetrar spray "limpa contato" na caixa do sensor (bóia) até ver escorrer (mais) alguma sujeira da parte interior da caixa plástica.
O mais correto mesmo (na minha opinião) seria após o teste de resistência da bóia (como no vídeo acima) e confirmação que a parte eletrônica do painel (indicador de nível) está ok, trocar a bóia por uma nova.
Se a bóia está falhando já é indicativo que ela está na UTI.
O caso da limpeza só é interessante se tentar fazer se por acaso esse serviço foi feito pelo próprio dono do veículo, tipo "faça você mesmo".
Se tiver que pagar o serviço e daqui alguns dias pifar de novo, pode acabar saindo mais caro desmontar tudo de novo (pela segunda vez) ao invés de já ter trocado a bóia na primeira vez.
Sem contar que o problema nesta bóia, poderá voltar em pouco tempo por possível desgaste no eletrodo (parte móvel) do braço da bóia, dependendo do seu tempo de uso.
Essa é a minha opinião.
PS:Não perco o meu costume de tentar recuperar e reaproveitar algumas peças. Adquiri esse hábito depois de comprar meu Jeep Willys. :parede::freaking:
Gustavo D
14/03/2020, 16:55
Alguns modelos de bóia mais antigos a parte onde fica a resistência é aberta ficando a resistência exposta, sendo possível visualizar a mesma.
A grande maioria dos modelos a resistência fica enclausurada, não sendo possível a visualização, somente sendo possível fazer o teste com o multímetro.
No caso de possível problema após parada longa de diesel velho no tanque, como possibilidade, pode deixar a bóia (parte que fica dentro do tanque) de molho em gasolina por um tempo até perceber que a gasolina vai sujar com algo que vai sair de dentro do sensor (bóia).
MUITO CUIDADO AO MANUSEAR COMBUSTÍVEIS INFLAMÁVEIS E EXPLOSIVOS , NÃO PERMITINDO CRIANÇAS E NEM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO PERÍMETRO.
Feito isso, experimente ver se consegue fazer penetrar spray "limpa contato" na caixa do sensor (bóia) até ver escorrer (mais) alguma sujeira da parte interior da caixa plástica.
O mais correto mesmo (na minha opinião) seria após o teste de resistência da bóia (como no vídeo acima) e confirmação que a parte eletrônica do painel (indicador de nível) está ok, trocar a bóia por uma nova.
O caso da limpeza só é interessante se tentar fazer se por acaso esse serviço foi feito pelo próprio dono do veículo, tipo "faça você mesmo".
Se tiver que pagar o serviço e daqui alguns dias pifar de novo, pode acabar saindo mais caro desmontar tudo de novo (pela segunda vez) ao invés de já ter trocado a bóia na primeira vez.
Sem contar que o problema nesta bóia, poderá voltar em pouco tempo por possível desgaste no eletrodo (parte móvel) do braço da bóia, dependendo do seu tempo de uso.
Essa é a minha opinião.
PS:Não perco o meu costume de tentar recuperar e reaproveitar algumas peças. Adquiri esse hábito depois de comprar meu Jeep Willys. :parede::freaking:
Valeu amigo! Vou deixar esse serviço pra quando chegar a hora de limpar os tanques de combustível hehe
Pedro Sylvestre
14/03/2020, 21:51
Essa é a minha opinião.
xibiu,
Como faria para retirar o tanque do Troller? Da muito trabalho? Sei que tenho que desconectar a fiação da boia, manqueira que vai pro motor e a de retorno, além disso, tem mais algum suporte ou mangueira que precisa tirar?
xibiu!!!
14/03/2020, 22:06
xibiu,
Como faria para retirar o tanque do Troller? Da muito trabalho? Sei que tenho que desconectar a fiação da boia, manqueira que vai pro motor e a de retorno, além disso, tem mais algum suporte ou mangueira que precisa tirar?
Não sei detalhes, mas já já os colegas darão umas dicas de como proceder.
Samuel Junior
16/03/2020, 12:40
O meu está com esse problema tb, Troller 2007, já tem um tempo mas agora quero mandar arrumar.
Basicamente depois de um tempo o mostrador não estava mostrando corretamente o combustível mais, eu enchia o tanque e ele não encostava o ponteiro na lateral direita do mostrador, ficava sempre um pouco menos, as vezes (nem sempre) movimentando com o carro voltava ao normal.
Até que um dia deixou de marcar de vez e só fica com o mostrador colado mostrando "vazio".
Eu levei em um eletricista, dizendo ele que retirou o tanque de combustível e a boia estava normal, e ele disse que poderia ser a placa eletrônica do Troller que está com defeito. Na mesma época que levei a ele para ver isto o marcador de temperatura também deu problema e não estava mostrando a temperatura do carro, supostamente ele fez testes na placa eletrônica do carro e disse que o processador não estava recebendo, ou enviando, sinal elétrico para/do marcador de combustível e medidor de temperatura.
Um belo dia o marcador de temperatura voltou a funciona, mas o de combustível ainda continua sem.
Vou procurar um eletricista que esteja acostumado a mexer com Troller pra ver isto. Aqui em Brasília tem algum que o pessoal recomenda?