Ver Versão Completa : Duração das baterias em pickups
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 00:19
Amigos, tenho um problema que já me aflige pela segunda vez em pouco mais de 3 anos, as baterias que coloco não duram mais que 1 ano e meio. :evil:
Segundo alguns eletricistas conhecidos me falaram, por causa do uso constante do ar-condicionado nos carros, a tendência é essa mesmo... Não uso som potente, xenom nem qualquer penduricalho eletrônico no carro, apenas uso e abuso do ar-condicionado ( que no meu caso, tem duas centrais independentes ).
Conversando na oficina esses dias com alguns proprietários de pickups ( entre eles donos de L200 Outdoor, Frontier SE, S-10 ), me relataram até que já trocaram bateria com menos tempo que eu. E tb são do mesmo tipo de uso, sem nada que justificasse tal consumo a não ser uso do AC. :pensativo:
E com vcs, como tem sido a duração de suas baterias? Usam baterias originais ainda? Usam baterias mais potentes que as de fábrica? Qual o uso efetivo que vcs tem em termos elétricos do carro? :?:
Abraços aos amigos!
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 06:35
Amigos, tenho um problema que já me aflige pela segunda vez em pouco mais de 3 anos, as baterias que coloco não duram mais que 1 ano e meio. :evil:
Segundo alguns eletricistas conhecidos me falaram, por causa do uso constante do ar-condicionado nos carros, a tendência é essa mesmo... Não uso som potente, xenom nem qualquer penduricalho eletrônico no carro, apenas uso e abuso do ar-condicionado ( que no meu caso, tem duas centrais independentes ).
Conversando na oficina esses dias com alguns proprietários de pickups ( entre eles donos de L200 Outdoor, Frontier SE, S-10 ), me relataram até que já trocaram bateria com menos tempo que eu. E tb são do mesmo tipo de uso, sem nada que justificasse tal consumo a não ser uso do AC. :pensativo:
E com vcs, como tem sido a duração de suas baterias? Usam baterias originais ainda? Usam baterias mais potentes que as de fábrica? Qual o uso efetivo que vcs tem em termos elétricos do carro? :?:
Abraços aos amigos!
Na minha Ranger nunca passou de 2 anos. Mesmo tendo trocado o motor com outro alternador. Mas nos veículos da empresa com 3 anos de uso estão com estão com a bateria original.
TylerNTL
28/05/2010, 07:10
Vou na 3ª bateria. A primeira durou aproximadamente 3 anos a segunda durou 2 anos, mas enfrentou problemas no pescador, bomba intermediária, motor de arranque precisando de revisão, etc.
A atual está com 03 anos e a partida não está tão "potente" quanto tempos atrás. Apesar disso, como não tenho nenhuma pendência mecânica, mesmo com a bateria cansada a partida está fácil e vou com ela até algum dia...
Renatopami
28/05/2010, 08:02
Nas pikups que tive duravam em média dois anos e meio........Bateria em motor diesel não é menos durável mesmo?Devido à maior energia necessária para fazer o motor "acordar"......Meu mecânico que falou isto certa vez.....quanto mais a pessoa liga/desliga o carro mais rápido a bateria vai embora....independente de faróis potentes e sons,etc.......será???:pensativo:
Tio Eddie
28/05/2010, 08:53
A média de duração das baterias comigo tem sido:
baterias de segunda linha com manutenção - 1,8 a 2 anos
baterias de primeira linha livres de manutenção - 2 a 2,5 anos
Isto se o motor de arranque e o alternador estiverem em ordem o tempo todo ou revisados sempre que necessário.
Utilizo ar condidionado direto, milhas (3 na frente + 1 de luz de ré) e guincho elétrico sempre que necessário.
A última bateria foi uma mastervolts de 75a e durou 1 ano e 8 meses. A atual é uma deplhi livre de manutenção de 90a (esta ainda na garantia).
Segundo todos os eletricistas que conheço, incluindo os de concessionárias, a vida média de uma boa bateria é 1,5 ano. acima disso é lucro na certa!
My 2 cents.
Eddie
PauloLimited
28/05/2010, 09:02
Moura, Durex e Delcon Freendom nunca passaram de 2 anos tanto na Ranger como na L200.
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 09:11
Fui ver hoje uma bateria nova pra mim, achei uma Moura de 100Ah por 390 latinhas, tá bom esse preço?
Sobre alternador, segundo eu soube ele tem que gerar entre 13,7v a 14,5v pra ser considerado "normal". Testei o meu hoje na loja e deu 13,65 em ponto morto e 14,30 com o motor acima de 1500RPM... o eletricista disse estar normal. Com AC ligado, claro.
Em ponto morto fica 13,81 sem AC. Acelerei o carro pra ver o quanto gerava com motor cheio, variou entre 14,30 a 14,55! Mais uma vez, dizendo ele, normal.
Tio Eddie
28/05/2010, 09:27
E está normal mesmo Sapo.
A Bateria Moura, ao menos com os referenciais de preços daqui está boa tb.
[]s
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 09:37
65AH é o suficiente a menos que você tenha um guincho ou um módulo de potência de som.
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 09:44
O problema é que acho que meu ar-condicionado puxa bastante... e uso muito ele. Principalmente pq ligo as duas centrais sempre, pra gelar mais rápido. A Moura de 70Ah tava de 270 latinhas... mas acho que não resolve meu caso. A Delco de 80Ah abriu o bico em menos de 1 ano e meio.
1 - Sapo. Seu A/C é eletronico? Porque até onde eu entendo o AC é tocado por uma correia, não deveria afetar a performance da bateria, exceto na partida que é um mecanismo a mais para girar.
2 - Algume sabe me dizer qual é a hora de trocar a bateria? A minha está nitidamente cansada, porém ainda está funcionando. Devo troca-la preventivamente ou posso esperar o veiculo não dar partida?
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 09:58
Não, não é eletrônico... é que o compressor é grande mesmo, e como vc deve saber, ele é acionado magneticamente. Pra ser acionado, precisa de determinada quantidade de corrente, dependendo do tamanho do compressor obviamente.
Além do que, tem um eletroventilador grande na frente, outro menor embaixo ( pro AC da parte de trás do carro ) e os ventiladores que circulam o ar dentro da cabine ( são 2 no total ).
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 10:10
O que consome quando o ar está ligado são os ventiladores mesmo. A embreagem eletromagnética consome só no momento de acionamento, depois disso a corrente de manutenção é menor.
Mas, nada disso importa. Quando o motor está ligado a bateria não alimenta mais nada. Fica tudo em cima do alternador.
A única função da bateria quando o motor está ligado é de fornecer a tensão de referência para o regulador de tensão do alternador.
Depois que o motor estiver ligado até um bateria de motocicleta mantem tudo estabilizado e funcionado perfeitamente.
Uma bateria maior só mesmo para acionar os equipamentos por um tempo maior quando o motor não estiver funcionando.
Edintruder
28/05/2010, 10:13
Lucas, ventilador é algo que puxa uma boa corrente. Quando ligo o ventilador na F1000 os faróis dão uma "piscada" até o alternador compensar a carga.
O maior inimigo de uma bateria é o frio. No meu caso, a bateria que está na Femil é uma de 65Ah de chumbo, bem porcaria mesmo! Quando está muito frio, se não pegar logo na primeira virada, tenho que abrir o capô, soltar a mangueira do filtro de ar na turbina, abafo a boca de turbina com uma mão e fecho contato do arranque direto na bateria com a outra. Isso com chave ligada e ponto morto no câmbio pro morto não ser eu!!! Rsrsrsr! Abafo um pouco com a mão pro motor pegar mais velocidade e deixo entrar ar que pega facinho!
Se a bateria aguentar o inverno, só precisarei trocar em Maio de 2011!
Edin
Nos veiculos mecanicos eu sei que pode tocar até no zero que não tem problema
No momento estou com uma Frontier 2006. Ja ouvi muitos boatos que os controles eletronicos são sensiveis a bateira fraca e que se deixar o mau funcionamento da bateria poderia danificar o carro. Faz sentido isso?
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 10:29
Edin
Nos veiculos mecanicos eu sei que pode tocar até no zero que não tem problema
No momento estou com uma Frontier 2006. Ja ouvi muitos boatos que os controles eletronicos são sensiveis a bateira fraca e que se deixar o mau funcionamento da bateria poderia danificar o carro. Faz sentido isso?
Se a bateria estiver só com a tensão baixa não tem problema, mas se ela abrir totalmente e ficar com 0V então o alternador fica sem referência e pode mandar a tensão para mais de 15V e nesse caso pode fazer uma bom estrago...
Isso já aconteceu num Fiat Uno que tive. Felizmente só queimou uma lâmpadas do farol.
A Branquela recebeu bateria Moura de 75 ah em 20/08/08 (299,00) e esta como nova até o momento, sem nenhum problema. E olha que já tive problema de rotor do alternador que deixava a partida dificil e outros problemas que precisei dar na chave varias vezes.
Só trisco na chave e pega. Coloquei lampadas de farol de 100w tb. e tenho farois auxiliares com H3.
Abraço,
Flávio
Anthoniusnikos
28/05/2010, 11:15
Pessoal, [e preciso repor a [agua evaporada, pelo menos uma vez por ano, assim elas podem durar at[e o dobro de suas vidas [uteis.
Tinha colocado uma Moura que j[a tinha 5 anos de uso, enquanto estava repondo a [agua, mas foi s[o esquecer de repor a H2O, no quinto ano, e ela colou as placas.
[E preciso observar que n'ao existe bateria selada 100%, pois sen'ao os gases formados n'ao teriam por onde escapar e elas explodiriam. Ent'ao, a H2O vai evaporar mesmo.
Abra;'ao
Anthon
sergiomfff
28/05/2010, 11:38
O que consome quando o ar está ligado são os ventiladores mesmo. A embreagem eletromagnética consome só no momento de acionamento, depois disso a corrente de manutenção é menor.
Mas, nada disso importa. Quando o motor está ligado a bateria não alimenta mais nada. Fica tudo em cima do alternador.
A única função da bateria quando o motor está ligado é de fornecer a tensão de referência para o regulador de tensão do alternador.
Depois que o motor estiver ligado até um bateria de motocicleta mantem tudo estabilizado e funcionado perfeitamente.
Uma bateria maior só mesmo para acionar os equipamentos por um tempo maior quando o motor não estiver funcionando.
Walter, vc é téc. de energia?
Pelas respostas e a montagem daquele gerador na F 350, parece coisa de ex telemig ...
Abs.
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 11:43
Walter, vc é téc. de energia?
Pelas respostas e a montagem daquele gerador na F 350, parece coisa de ex telemig ...
Abs.
Eu trabalho na área de telecomunicação. Minha empresa pretas serviço de transmissão de áudio e vídeo via satélite.
Daniel.Shimomoto
28/05/2010, 12:06
Eu trabalho na área de telecomunicação. Minha empresa pretas serviço de transmissão de áudio e vídeo via satélite.
Walter;
Vai vender a Ranger a/t? Vi na sua assinatura agora uma Triton também!
parabens pela compra!!!!
Abraços
RoadRunner
28/05/2010, 12:28
SAPO-BOMBA,
Qual a o consumo elétrico da viatura com o a/c ligado, e qual a potência do alternador?
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 12:37
Alternador é de 88Ah, sobre o consumo eu não faço idéia. Teria que ter um aparelho específico pra medir a carga no sistema, correto?
Já tou conformado que vou ter que trocar a bateria mesmo... cavalo anda, cavalo bebe!
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 13:05
Walter;
Vai vender a Ranger a/t? Vi na sua assinatura agora uma Triton também!
parabens pela compra!!!!
Abraços
Obrigado Daniel, Vou ficando com os dois por enquanto...
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 13:07
Alternador é de 88Ah, sobre o consumo eu não faço idéia. Teria que ter um aparelho específico pra medir a carga no sistema, correto?
Já tou conformado que vou ter que trocar a bateria mesmo... cavalo anda, cavalo bebe!
88A é o bastante. Veículos sem preparação para AC usam alternadores de 35 ou 40A. Toyota Bandeirante por exemplo.
Ranger é 85A com ar.
Dá uns 900W útil....soma tudo ae q vc tem para ver a carga.
RoadRunner
28/05/2010, 16:50
88A é o bastante. Veículos sem preparação para AC usam alternadores de 35 ou 40A. Toyota Bandeirante por exemplo.
X2, 88ah é um tamanho acima da média.
Alternador é de 88Ah, sobre o consumo eu não faço idéia. Teria que ter um aparelho específico pra medir a carga no sistema, correto?
Já tou conformado que vou ter que trocar a bateria mesmo... cavalo anda, cavalo bebe!
Rapaz, ñ sei qual o método confiável para saber o consumo da viatura, nesse ponto melhor pedirmos ajuda a alguém com conhecimento no assunto.
Eu fui pelo método tabajara aqui:
Procurei o que funcionava peça a peça (motores, lampadas, reles...) e quando ñ tinha informação de consumo na etiqueta, assuntava com os auto elétricos um valor estimado. Alguns calculos de conversão e 'pronto'.
Ñ é exato, mas pode te dar uma ideia se o alternador da conta do recado ou não.
Resultado aqui :
No velhinho aqui, basicamente tem as lampadas e alguns cacarekos para tocar e o alt 45ah trabalha com cerca de 60 % mesmo com tudo ligado :).
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 17:18
Se não estiver enganado tem que ver a carga máxima que cada componente requer, tipo consumo máximo de corrente. Somar tudo em WATTS e dividir num cálculo aí que eu não lembro pra saber a amperagem total que o carro consome.
Nicodemus
28/05/2010, 17:30
Minha l200 sport 2006 gasta 1 bateria por ano, já coloquei bateria Moura selada que diziam ser a melhor e durou 1 ano tb...
ai depois so comprei essas mais baratas que acabam durando o mesmo = 1 ano, a porcaria da l200 demora demais pra dar partida,
por isso gasta muito.
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 17:32
Teu arranque deve tá precisando de um trato, não? Meu carro tinha esse problema há pouco mais de um ano, revisei o arranque e agora pega no primeiro giro, imediato.
E é pq é mais antigo que teu carro! Hehehe
Guilherme A. Araújo
28/05/2010, 19:01
Minha l200 sport 2006 gasta 1 bateria por ano, já coloquei bateria Moura selada que diziam ser a melhor e durou 1 ano tb...
ai depois so comprei essas mais baratas que acabam durando o mesmo = 1 ano, a porcaria da l200 demora demais pra dar partida,
por isso gasta muito.
Galera, "taca" uma CATERPILLAR, que acaba o problema, tenho na minha a mais de um ano e meio, e tah normal, uso som externo tbm.
Tem um amigo meu que tem no troller dele tem quase 2 anos, e el tem guincho eletrico, e a gente usa o guincho pra caramba pois somos o resgate do pessoal aki, o motor do guincho já chegou de fritar por causa do tempo q o guinchinho tem q vai aos pouco precisando de uma rebobinagem né...
E sem contar q a gente vive indo pro pantanal com água em cima do capô.
Segue foto pra vcs verem como a gente anda lah as vezes.
entao, bateria pra mim é caterpillar, é beeem mais caro, mas compensa.
Na minha de 70ah paguei 380pila na época!!!
Daniel.Shimomoto
28/05/2010, 20:26
Ranger 3.0 com bateria de 70A é pouco. Precisa ser 75 no minimo. Coloquei uma de 70 na minha e tem que ter tecnica para dar a partida senao zera todo o computador de bordo, odometro etc.
Abs!!!
SAPO-BOMBA
28/05/2010, 20:42
Pois é Daniel, segundo um cidadão que trabalha com ar-condicionado automotivo, ele me falou que o alto consumo de bateria tem a ver com o eletroventilador, que pode em alguns modelos de pickups ter potência nominal de até 850W!
Ele me citou as S-10 mais novas como exemplo, dizem que puxam bastante corrente esses ventiladores novos, por conta da mudança do intercooler para a parte frontal superior, que antes era embaixo do parachoque.
Walter L. L. Casitta
28/05/2010, 20:55
Pois é Daniel, segundo um cidadão que trabalha com ar-condicionado automotivo, ele me falou que o alto consumo de bateria tem a ver com o eletroventilador, que pode em alguns modelos de pickups ter potência nominal de até 850W!
Ele me citou as S-10 mais novas como exemplo, dizem que puxam bastante corrente esses ventiladores novos, por conta da mudança do intercooler para a parte frontal superior, que antes era embaixo do parachoque.
Sapo. Esse cara exagerou no consumo de ventilador. Para estimar a potência basta ver qual é a corrente do fusível desse ventilador, então você multiplica pela tensão da bateria.
Supondo que o fusível seja de 10A e a Bateria sendo 13,5V, a potência será no máxim de 135W. Ainda considerando que os fusíveis costumam ter a corrente de 30 a 50% maior que a corrente que o ventilador consome então a potência desse ventilador não chega a 100W.
É bom atentar que os fusíveis normalmente protegem mais de um equipamento do veículo e se for o caso a potência do ventilador seria menor ainda.
Deivid/silveira
28/05/2010, 21:05
Aí Sapo a minha ultima moura durou 2 anos e um mês, só que era 65 ah agora comprei uma moura 75 ah, toda bateria nova é show quando liga a viatura não desliga nem o rádio, acho que pode ter uma base por aím néh?
Pô o Guilherme que natação hen???
show!! que previlégio.
Abraço
Daniel.Shimomoto
28/05/2010, 21:10
Pois é Daniel, segundo um cidadão que trabalha com ar-condicionado automotivo, ele me falou que o alto consumo de bateria tem a ver com o eletroventilador, que pode em alguns modelos de pickups ter potência nominal de até 850W!
Ele me citou as S-10 mais novas como exemplo, dizem que puxam bastante corrente esses ventiladores novos, por conta da mudança do intercooler para a parte frontal superior, que antes era embaixo do parachoque.
Sapo;
O problema mesmo não ee o ar condicionado. É que o motor é pesado mesmo para a partida e 70A é pouco para a o motor de partida que puxa uma corrente danada.
Para se ter uma ideia, cai na asneira de seguir o catalogo da Heliar e achar que uma bateria de 70 seria suficiente. Bom, no meu carro, tem que virar a chave, deixar o motor eletrico da bomba de combustivel parar de funcionar, pisar na embreagem e ai dar a primeira partida do dia. Senão zera tudo. Especialmente no frio.
A Ranger não tem eletroventilador. Apenas o acoplamento viscoso.
Abraços!
Renatopami
28/05/2010, 21:12
Sapo;
O problema mesmo não ee o ar condicionado. É que o motor é pesado mesmo para a partida e 70A é pouco para a o motor de partida que puxa uma corrente danada.
Para se ter uma ideia, cai na asneira de seguir o catalogo da Heliar e achar que uma bateria de 70 seria suficiente. Bom, no meu carro, tem que virar a chave, deixar o motor eletrico da bomba de combustivel parar de funcionar, pisar na embreagem e ai dar a primeira partida do dia. Senão zera tudo. Especialmente no frio.
A Ranger não tem eletroventilador. Apenas o acoplamento viscoso.
Abraços!
Daniel.....:concordo:
Opa....até que enfim se comentou a questão da partida do motor(diesel) puxar bastante energia........:mrgreen:
ABRAÇOS!!!!!!
Daniel.Shimomoto
28/05/2010, 21:23
Daniel.....:concordo:
Opa....até que enfim se comentou a questão da partida do motor(diesel) puxar bastante energia........:mrgreen:
ABRAÇOS!!!!!!
Grande Renato!!!!
Valeu mesmo!!!!
Aprendi isso vendo trator Massey Ferguson 235, motor Perkins de injeção indireta tentando funcionar de manhã. Não tem bateria que aguente.
Um Abração!!!!
TylerNTL
28/05/2010, 21:52
+ Alguns comentários sobre as baterias:
Som (ao menos que vc tenha um TRIO ELÉTRICO), luz, AC(até pq só funciona com o alternador gerando), luz de freio, ré, blá blá blá nenhuma dessas carguinhas chega a fazer cócegas em uma bateria de 75Ah.
Das cargas comentadas por aqui a única com capacidade real de comprometer uma bateria média é um guincho.
Com o tempo a bateria perde a capacidade de manter a tensão ao fornecer altas correntes. No mínimo nas Rangers velhas, que não tem nem vela de aquecimento, a bateria é beeem exigida na partida. Se ela tiver em condições de partir o motor ela dá e sobra para o resto todo.
SAPO-BOMBA
29/05/2010, 00:45
Sapo. Esse cara exagerou no consumo de ventilador. Para estimar a potência basta ver qual é a corrente do fusível desse ventilador, então você multiplica pela tensão da bateria.
Supondo que o fusível seja de 10A e a Bateria sendo 13,5V, a potência será no máxim de 135W.
Acabei de olhar no cofre do carro: Como são dois eletroventiladores, um maior que é o frontal e o outro inferior pro AC traseiro, cada um tem seu fusível, 20A e 15A respectivamente.
35A x 13,5 = 472,5 WATTS! :shock:
Tá, digamos que haja uma folga, e vamos arredondar pra -10A, o que daria 25A x 13,5 = 337 WATTS
Divide-se a potência total pela voltagem nominal da bateria: 337W / 12V = 28A de consumo SOMENTE dos ventiladores auxiliares, isso sem contar acionamento magnético do compressor e os ventiladores internos da cabine.
Se fosse o valor máximo de 472,5W / 12 = 39,3A de consumo!
Walter L. L. Casitta
29/05/2010, 07:56
Acabei de olhar no cofre do carro: Como são dois eletroventiladores, um maior que é o frontal e o outro inferior pro AC traseiro, cada um tem seu fusível, 20A e 15A respectivamente.
35A x 13,5 = 472,5 WATTS! :shock:
Tá, digamos que haja uma folga, e vamos arredondar pra -10A, o que daria 25A x 13,5 = 337 WATTS
Divide-se a potência total pela voltagem nominal da bateria: 337W / 12V = 28A de consumo SOMENTE dos ventiladores auxiliares, isso sem contar acionamento magnético do compressor e os ventiladores internos da cabine.
Se fosse o valor máximo de 472,5W / 12 = 39,3A de consumo!
É isso aí.
No outro tópico que você comenta que o compressor não desliga quando acelera até o fundo... Não poderia desligar mesmo, isso normalmente só em veículos com IE e é a IE é quem comanda a embreagem eletromagnética do compressor.
Gente, bateria boa mesmo não dura mais que dois anos. Tem sempre os pontos fora da curva, mas elas são quimicamente instáveis e com o passar do tempo páram.
Qdo fui trocar de bateria um eletrico comentou da caterpillar e eu ja tinha ouvido falar tb. Sem dúvida ele possui recursos que aumentam sua vida-útil.
Agora, existem coisas que estragam baterias, mais ou menos rápido, em se falando de motor diesel, claro:
- velas aquecedoras ruins
- motor de partida ruim
- alternador ruim
- deixar som ligado muito tempo
- esquecer luz acesa, mesmo quela de dentro da cabine
Ou seja, qto menos vc usar da bateria, mais ela dura! kkkkkk
Eu estou usando uma Bosch 90A 930A SAE, Silver, baixa manutenção. Tive de cortar um pedaço do suporte da ranger, mas coube, e aqui em ctba que é um frio da P ela gira uma vez e pronto.
Qdo estava usando a marca tabajara (paguei 80 conto numa 80A!) ela funcionou bem por 2 meses. Dai, no primeiro dia de frio o motor ficava ioim ioim ioim e não pegava....o cara do socorro veio com outra de 45A e o motor pegou na primeira!
Acredito que o sistema elétrico é bem preparado. O uso do guincho foge um pouco do esquema, mas se souber usar não estraga.
O povo teima em ter 30 m de cabo no guincho....dai nao tem bateria, cabo, motor que aguente....
Tio Eddie
29/05/2010, 10:11
Acredito que o sistema elétrico é bem preparado. O uso do guincho foge um pouco do esquema, mas se souber usar não estraga.
O povo teima em ter 30 m de cabo no guincho....dai nao tem bateria, cabo, motor que aguente....
Nava,
De fato tem uma galera que puxa o cabo do guincho e segura o botão enrlando ou até sair ou até torrar o guincho :parede: E dai o equipamento não presta :putz:.
Quanto a ter 30 metros, acho uma boa! Vai, passa na patesca e volta. Puxa com mais força, na prmeira camada, não judia tanto do guincho nem da elétrica do carro. Mas fica lerdo.
Agora, depois que ficou atolado, o importante não é sair? então, que diferença faz cinco minutos a mais ou a menos???
Abraços
SAPO-BOMBA
29/05/2010, 11:02
Gostaria é de entender pq os caras vendem um produto ( AC Delco ) alegando que é livre de manutenção, pra depois eu descobrir que tinha que completar água na bateria pq "evaporta" o líquido por um dreno que eu nem sequer encontrei na bateria.
Pra mim, bateria dita "livre de manutenção" tem que ser selada, confere?
Guilherme A. Araújo
29/05/2010, 16:32
Gente, bateria boa mesmo não dura mais que dois anos. Tem sempre os pontos fora da curva, mas elas são quimicamente instáveis e com o passar do tempo páram.
Qdo fui trocar de bateria um eletrico comentou da caterpillar e eu ja tinha ouvido falar tb. Sem dúvida ele possui recursos que aumentam sua vida-útil.
Agora, existem coisas que estragam baterias, mais ou menos rápido, em se falando de motor diesel, claro:
- velas aquecedoras ruins
- motor de partida ruim
- alternador ruim
- deixar som ligado muito tempo
- esquecer luz acesa, mesmo quela de dentro da cabine
Ou seja, qto menos vc usar da bateria, mais ela dura! kkkkkk
Eu estou usando uma Bosch 90A 930A SAE, Silver, baixa manutenção. Tive de cortar um pedaço do suporte da ranger, mas coube, e aqui em ctba que é um frio da P ela gira uma vez e pronto.
Qdo estava usando a marca tabajara (paguei 80 conto numa 80A!) ela funcionou bem por 2 meses. Dai, no primeiro dia de frio o motor ficava ioim ioim ioim e não pegava....o cara do socorro veio com outra de 45A e o motor pegou na primeira!
Acredito que o sistema elétrico é bem preparado. O uso do guincho foge um pouco do esquema, mas se souber usar não estraga.
O povo teima em ter 30 m de cabo no guincho....dai nao tem bateria, cabo, motor que aguente....
Hehe, na teria é tao bom as coisas neh, quero ver vc tirar o dedo do controle qdo tiver até o talo num buraco e o guincho puxando o carro quase saindo e vc parar o guincho pq tá eskentando o motor, duvido.
A gente cuida bem dio guincho por aki, tanto que tmeos um work 12.000 no troller a mais de 4 anos, e fizemos a rebobinagem apenas uma vez, e o pantanal é ooooouutros 500...
Teoria quase nenhuma funciona!
Mas a CAT q tah lah tem quase 2 anos, hehehe
SAPO-BOMBA
29/05/2010, 16:39
Resolvido o problema, ao menos por enquanto: Meti uma Moura 100Ah no lugar da Delco xexelenta... 390 latinhas, e o carro voltou a pegar perfeito no primeiro giro.
Deivid/silveira
29/05/2010, 23:35
Pessoal... mas não tem nada a ver se a bateria for 75 ah em diante,
pois quem manda é o alternador, mesmo quando vc compra uma bateria igual o Sapo 100ah se o alternador estiver esqualepado não consegue recarregar todo este vasto campo de energia, é por isso que comprei uma de 75ah.
Eu tinha uma de 65 ah na ranger e uma vez mexi na BI e esqueci de colocar aquela merd@ do solenoide e fiquei batendo chave até me ligar nisso, durou 2 anos e 1 mês.
Mas olha Sapo, eu paguei aqui em Porto 362 pila na de 75ah na revendedora moura a base de troca, esse preço de 390,00 eu comprava 2:twisted:
Abraço
RoadRunner
30/05/2010, 00:06
Escolheu uma baita bateria Sapo-Bomba :concordo:.
O Alternador e o arranque estão em dia?
Walter L. L. Casitta
30/05/2010, 08:49
Bateria de 100A abunda mas não prejudica.:mrgreen:
A F350 com motor cummins 3.9 usa bateria de 75A. Já deixei o diesel acabar e entrar ar, mas a bateria foi firme até o motor funcionar...
FLÁVIO FAF
30/05/2010, 10:00
a frontier sel original é de 75 a do tipo que pode repor agua , 20 meses sem problema , mas sei que antes dos 36 meses ela acaba. as vezes é util ter uma bateria acima da capacidade da original , tenho um uno mile 2005 a bateria original é de 42 a , na substituição coloquei uma de 60 a em uma viagem rompeu a correia do alternador ,mesmo assim continuei ate o destino final ,mais 300 km ao chegar a bateria estava no final de carga ai fiz o reparo da correia e tensor.
Walter L. L. Casitta
30/05/2010, 10:29
O problema que vejo com as baterias que requerem manutenção nem é tanto pelo fato de ter que ficar atento com nível e ter que completar, mas é que as vezes andando em estradas ruins, ela transborda e detona as partes em volta.
Tive um Samurai que ficou cheio de pontos de ferrugem em volta da bateria por causa disso.
Outra coisa que aprendi foi que usar bateria com a capacidade maior que a original é que passa o tempo, a bateria tem que ser substituída novamente do final da vida útil do mesmo jeito sem que o exendente tenha trago nenhum benefício. Dinheiro desperdiçado.
Por isso digo que bateria maior só para que tem um som com módulos de potência e gosta de usar com o carro desligado ou para que tem um guincho, por exemplo.
FLÁVIO FAF
30/05/2010, 11:26
é sempre mais barato aprender com as experiencias dos outros , quando minha bateria pifar , quer dizer a da picape , vou trocar por uma da mesma capacidade da original e com um bom preço. os relatos deste forum me foram uteis quando tive problema com os sensores de estacionamento instalados na autorizada por 750 reais ,marca valeo, depois de muitos problemas de funcionamento e em teoria para parachoques metalicos só serviam da marca dalgas , 1200 reais o sensor trazeiro , optei de seguir opiniao de usuarios mais experientes que não viam sentido nisto, coloquei em uma loja de acessorios um modelo bem comum e barato(200 reais) , daqueles encontrados no mercado livre por 80 reais , funciona há 01 ano perfeitamente.
Minha bateria original durou dois anos e oito meses. Ela tentou avisar que não dava mais. As partidas nos dias frios pareciam sem força até que não ligou mais num dia de inverno em Campo Grande.
Coloquei uma Moura Prata 75Ah em 25 de julho de 2005 por R$269,00 que durou quatro anos e sete meses.
Em 27 de fevereiro de 2010, em Salvador, coloquei uma Heliar 75Ah por R$390,00. Desta vez troquei logo na primeira partida fraca.
Sempre procuro não usar consumidores de energia sem o veículo ligado.
Já ví em algum lugar, pode ter sido até aqui mesmo, que o alternador leva pelo menos vinte minutos para recuperar a carga de uma partida sendo assim muito prejudicial à bateria várias partidas em percursos curtos. Alguém tem idéia destes números?
Abraços,
FRanger
SAPO-BOMBA
30/05/2010, 18:18
Escolheu uma baita bateria Sapo-Bomba :concordo:.
O Alternador e o arranque estão em dia?
Sim sim, me certifiquei de toda a parte elétrica antes de partir pra cima da bateria. Um dos sinais foi que a partida, que sempre dava no primeiro giro ( que muito dono de L200 diz que não consegue ), passou a ficar mais pesada, ou precisando segurar mais tempo na chave. :pensativo:
O alternador foi testado, e já tinha sido revisado, trocado escovas, regulador e aproveitei tb pra trocar a bomba de vácuo, que era a original ainda e não tava mais sendo eficiente, eu sentia na hora de frear com vontade o carro. Troquei e parece até que o freio todo foi trocado! :mrgreen:
Resumindo, foi a bateria mesmo que me deixou na mão ( e de bolso um pouco mais vazio ). Ah, a bateria foi 390 latinhas na base de troca tb. Se bem que "base de troca" é meio estranho pq essas baterias velhas obrigatoriamente devem ser devolvidas para reciclagem. Segundo a lei, né? Na prática eu não sei... :roll:
Walter L. L. Casitta
30/05/2010, 18:31
A estória das baterias a base de troca funciona mais ou menos assim: O vendedor é obrigado a contrapartida da reciclagem. Eles são obrigados e enviar um certo número de baterias para a reciclar. Com isso eles recebem um tipo de certificado ou comprovante para poder continuar no negócio.
O mesmo também vale para as trocas de óleo que são obrigados a enviar o óleo usado para reciclar.
A capacidade do alternador nao tem NADA a ver com a capacidade em amperes da bateria. A bateria carrega pela tensão e não pela potencia...ou seja, alternador com 12V nunca vai carregar sua bateria, nem que ela seja de 1A. Ela só carrega se tiver uns 13V ou mais. E qdo a bateria chegar a 10V ou menos, pode jogar fora...não carrega mais...
Eu acho que para quem usa o carro normalmente, uma de 70/75 original é suficiente sim.
Qto ao uso do guincho, eu preservo meu equipamento, em qq situação.
Edintruder
31/05/2010, 00:02
Faz tempos que eu não entrego baterias para trocas. O valor que dão por elas é irrisório, e depois de sair de uma picape diesel, ainda dura uns 2 anos em um carro de passeio. O meu sogro ainda anda com a bateria da Ranger que não virava mais o arranque. Faz 1 ano que está no Classic dele e com muito gás ainda! Em casa eu fiz um sistema de iluminação de 12v, aonde o alarme de casa carrega a bateria, e em caso de falta de luz eu acendo o sistema 12v que ilumina a casa toda. Esse sistema é alimentado por uma bateria da Ranger trocada em 2005! Rodou uns 2 anos na ranger e está há 5 anos na iluminação de "emergência" da minha casa.
O problema é que a partida de um motor diesel requer um pico muito elevado de corrente, e se a bateria está "meia boca" não atinge esse pico, e o motor gira muito lento para conseguir dar partida no motor diesel... Mas mesmo assim, se testar a bateria, ela está longe de ser considerada ruim, apenas não serve mais para um motor diesel, mas ainda trabalha um bom tempo em um carro à gasolina ou em alguma engenhoca caseira...
As melhores baterias são as que usam condutores de metais mais nobres, por exemplo, o cobre é um ótimo condutor, porém na sequência, o prata, ouro e platina são os melhores condutores elétricos que o cobre. No caso de baterias de chumbo, o uso de prata ou platina melhoram muito a transferência de elétrons entre os vasos permitindo nesse fluxo mais fácil, um pico de corrente mais elevado. Qualquer marca de bateria pode ser boa, mas as baterias boas mesmo pra motores diesel são as que possuem prata ou platina. o caso, as baterias com platina são ainda melhores que as com prata.
No caso, é só conferir na etiqueta, ao lado da capacidade de armazenamento de carga, tem a capacidade de arranque ou partida frio. Quanto mais elevado esse nro, melhor será para ligar o motor, independente se tem 45 ou 100ah.
> Teoricamente, quanto menos tempo virando a chave, mais a bateria tende a durar, pois menor será o seu desgaste, porém não sei ao certo sobre isso, pois no inverno do RS, na minha Ranger em 2008 deixava sempre com as rodas traseiras na rampa da garagem, e ligava de manhã no tranco, deixava correr e com a ré engatada ligava ela, na tentativa de poupar a bateria de partidas frias diárias... Esperava que ela aguentasse um ano a mais, porém quando fechou exatos 2 anos se entregou! O que põe em dúvida a teoria acima... :pensativo:
SAPO-BOMBA
01/06/2010, 13:21
Eu procurei bastante as razões para que minha bateria tivesse durado tão pouco, e sói pude concluir que ela era a culpada de fato.
Isso depois de checar alternador, arranque, velas e fiação. Como não tinha nada pendente, e grande parte disso tudo já havia sido revisado por mim não muito tempo atrás ( conferi novamente, claro ), parti pra outra bateria nova, e mais forte.
Se não tivesse achado a Moura de 100Ah nesse preço, talvez eu tivesse optado por uma Heliar de 95Ah, que estava no mesmo patamar de valor, e dizem ser muito boa tb.
Só para estatísticas:
Estou com a mesma bateria desde 2007.
Ar, vidros e espelhos elétricos, alarme mal instalado, DVD e banco elétrico.
Abs
Roraima_Road
29/08/2010, 15:02
e aí moçada? tranquilo? ressuscitando o topico... ontem tive um problema com a bateria da f-1000, ela estava solta e ao passar em um buraco ela saltou e caiu em cima da ponta do parafuso que serviria pra fixa-la, e fez um furo fazendo com que a mesma ficasse inutilizavel. A bateria que eu estava usando era uma heliar frota de 100 Ah. E já estava comigo a quase dois anos, e estava 100%. Agora que vou ter que trocar gostaria da opnião de voces se é melhor eu comprar outra de 100 Ah, ou colocar originalmente duas de 60Ah?
O meu uso é normal, som interno, vidros eletricos e o ar condicionado volta na semana que vem, com uma caixa tipo "gela-saco" de 12.000 btu. Aqui em Roraima o tempo é quente nunca ficando abaixo dos 22º durante a noite e durante com temperutarus medias de 35º. Obrigado
SAPO-BOMBA
29/08/2010, 16:59
Acho que tudo depende do preço que vc for encontrar nas lojas... Aqui a maioria das baterias acima de 75Ah eram de 290 latinhas pra cima.
Encontrei a Moura de 100Ah e a Heliar de 95Ah entre 370~420 reais. Chorei um pouco e levei a Moura de 100Ah por 390 latinhas...
Roraima_Road
30/08/2010, 00:19
então SAPO, o negocio é o seguinte, amanha vou cotar os preços e ver o que sai mais em conta, mas acredito que vai sair mais ou menos elas por elas, o que mais me intriga é se tem algum beneficio a mais o fato de ser duas baterias de 60 ao inves de 1 de 100. Valeu!
criparamos
30/08/2010, 00:25
Na minha antiga F-1000 nao duravam + de 1 ano, pra estourar 1,5 e usava 2 ajax de 60 ah .... Na l-200 ja se fazem 9 meses....usa 1 ranger de 80 ah
Troller-a-vista
30/08/2010, 00:27
roraima, nao sei se eh o caso mas segue uma coisa que poucos se lembram:
o alternador nao consegue carregar qdo vc troca por uma amperagem muito maior que a original!
ou seja, suponhamos que o original seja 50 amperes, se vc colocar uma de 60-65, ele consegue carregar, mais lentamente, mas carrega
se colocar uma de 75-90-100 , ele nao vai carregar, ou seja, a bateria vai ta sempre em meia carga o que compromete drasticamente sua vida util e tb a forca dela.
mais vale uma de 60 bem carregada que uma de 100 na meia carga! sem duvida!
isso qqr loja de SOM pode te explicar melhor.
sendo assim, TALVEZ, eu disse TALVEZ, seja melhor colocar 2 de 60 do que uma de 100 ! pq ai pelo menos o alternador vai conseguir carregar qdo pegar uma estrada ...
agora se algum usuario quiser uma bateria pra durar quase 10 anos, com carga sempre firme, sem medo nenhum, compre uma CATERPILLAR !
é dificil de achar, quase impossivel de pagar euhauehaeu (a bicha é cara!) mas vale cada centavo! da pra passar de carro pra carro!
Só fique atento ao tamanho delas, normalmente, sao enormes, ouseja, se ja eh dificil achar uma CAT normal, mais dificil ainda achar uma CAT pqna.
Alternador funciona da seguinte maneira:
Se ele é de 50 amperes, significa qe a cada hora de funcionamento ele carrega 50amperes, teoricamente, se sua bateria estiver 100% descarregada, e ela tiver capacidade de 100a .. ele demoraria 2 horas pra carregá-la.
Agora, qual a vantagem de se usar 2 baterias de 60 ao inves de 1 de 100 na minha opiniao.
Ja viu que as baterias tem a amperagem de pico? sao 60a nominais e sei lá 800a de pico? 2 de 60, geralmente teriam mais pico que 1 de 100.
Essa amperagem de pico é como se em segundos, ela conseguisse liberar uma carga muito alta. E qual é uma das coisas que mais se toma carga no veículo? a partida, que é rapida.. ou seja, 2 de 60, eu acho que seriam mais eficientes que 1 de 100.
Outra coisa, nao é pq vc tem um alternador de 50 ou 60a que nao pode ter uma bateria de 100 ~150a! Eu tinha som na f250 usava quase 300a de bateria e carregava só no alternador de 75a. Segredo: Nao esperar elas descarregarem pra dar a partida;
Outra coisa, andava muito na estrada.. pra ir e voltar da fazenda.. entao, elas estavam sempre sendo "carregadas" mesmo que lentamente, mas estavam.
SAPO-BOMBA
30/08/2010, 02:30
Meu alternador é de 88Ah, logo a diferença pra bateria de 100Ah é pouca. E comprei simplesmente pela questão "qualidade x capacidade x disponibilidade x preço".
Poderia ter comprado qualquer outra, mas como as outras que eram inferiores à potência do alternador não duraram nada ( eu mal ligo som, uso apenas o AC ), preferi "pagar pra ver" numa mais potente.
Roraima_Road
30/08/2010, 15:31
beleza, hoje eu levei minha bateria num pessoal que recondiciona aqui e eles estao recondicionadno por R$ 35,00, achei que vale a pena tentar. Pra ver se fica boa e se ela roda mais 6 meses, daí então vou fazer o teste e colocar duas de 60. Esse recondicionamento foi providencial, pois no segundo semestre do ano o rendimento $$ cai:cry:. e ealém das baterias eu ia ter que colocar os cabos pra ligar a segunda e trem caro é cabo de bateria... hoje a tardinha vou buscar a bateria e ver se presta.. daí posto o que achei.
Alguem já teve essa experiencia de recondicionar?
valeu!
Ola pessoal, resolvi dar meu parecer aqui sobre baterias, possuo aqui na garagem um fuscao 1600 95/95 na qual adquirido em janeiro de 2008, o danado estava parado e por incrivel que parceça ainda com a bateria original de 36ah. entao no final de 2008 coloquei uma bateria "generica" de 70ah e estou sucegado ate hj, de 6 em 6 meses abro a danada jogo um pouco da soluçao fora e completo com agua destilada e soluçao ate cobrir as placas, e assim ja vamos para 2 anos de uso e nem sinal de fraquesa, e nao sera diferente com a F1000 super cab que adquiri esse mes; depois posto fotos!
abraços
Ivaozim
Roraima_Road
17/01/2011, 01:21
Pessoal, resolvi ressucitar esse topico, pra pedir ajuda. Minha bateria recondicionada enfim foi pro pau, e meu alternador também, e como estou usando AC adaptado na minha f1000, estou instalando um som, e pretendo colocar uns farois de milha, quero aproveitar pra trocar de alternador pois o meu não tava dando conta do recado, elé é um WAPSA original, acredito ser de 40 ou 45 A. A pergunta é qual alternador de aproximadamente 90 A, eu posso adquirir sem muitos problemas para adaptação? se esxistisse um que fosse plug`n play seria melhor. Se alguem puder dar uma força, fico muito agradecido.
SAPO-BOMBA
28/10/2013, 22:47
Ressuscitando o tópico apenas pra comprovar a máxima "There's no replacement for displacement" do Carrol Shelby, mas voltado às baterias maiores:
A Moura de 100Ah que eu havia colocado em Maio/2010 começou a entregar os pontos hoje... Durou 3 anos! Enquanto as menores mal duravam 1 ano e meio...
Moral da história: Colocar outra Moura ( ou outra de igual qualidade ) de 100Ah e ficar despreocupado por mais 3 anos talvez... ;)
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