Ver Versão Completa : Problemas no motor da TR4
enegreiros
27/05/2010, 19:15
Amigos,
Estou com um problema no motor da minha TR4. Quando ligo o carro pela manhã, ou quando passa um bom tempo parado e esfria bastante, o motor apresenta um som estranho, que aumenta quando a rotação sobe. O barulho some por completo depois que o carro anda uns três ou quatro quarteirões. Se o motor está quente e dou a partida o barulho não aparece. É como se algo estivesse sem lubrificação e depois que lubrifica com o motor funcionando some. O som é como se fosse um TIC-TIC-TIC-TIC. Se acelerar, aumenta a frequência.
O que poderia ser? Alguém já passou por isso? Antes de mais nada, já vou dizendo que não faltou óleo (inclusive troquei há 2.000 km atrás) e motor não esquentou.
Minha tr4 é 2004 AT e está com 75.000 rodados.
Bargiela
27/05/2010, 19:56
Amigo,
Da uma olha nas correias, as veses um aperto resolve e nao demora 10 mim.
Se for barulho de ferro com ferro é bom levar logo a um mecanico.
Abs
fernandotf
27/05/2010, 20:39
Amigos,
Estou com um problema no motor da minha TR4. Quando ligo o carro pela manhã, ou quando passa um bom tempo parado e esfria bastante, o motor apresenta um som estranho, que aumenta quando a rotação sobe. O barulho some por completo depois que o carro anda uns três ou quatro quarteirões. Se o motor está quente e dou a partida o barulho não aparece. É como se algo estivesse sem lubrificação e depois que lubrifica com o motor funcionando some. O som é como se fosse um TIC-TIC-TIC-TIC. Se acelerar, aumenta a frequência.
O que poderia ser? Alguém já passou por isso? Antes de mais nada, já vou dizendo que não faltou óleo (inclusive troquei há 2.000 km atrás) e motor não esquentou.
Minha tr4 é 2004 AT e está com 75.000 rodados.
enegreiros, tive um problema muito similar ao seu... a minha TR4 tinha o mesmo ano e a mesma quilometragem que a sua.
O problema foi resolvido com um FLUSH no motor (limpagem interna do motor). O procedimento é fácil e rápido... pode até ser feito em casa.
O que ocorria era que os dutos do motor estavam com "borra", fazendo com que o óleo demorasse para subir nos tuchos e fazendo o barulho de bolinhas de gude. Desaparecia após uns 3 minutos, e tudo ficava normal.
Veja este tópico para mais informação: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54556&page=3
enegreiros
28/05/2010, 14:18
Obrigado, fernandotf!!
Vou tentar esse procedimento esse fim de semana. Postarei aqui o resultado.
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=26251)
uvantuil
29/05/2010, 16:29
O motor parou com o ruido quando frio??
BoaTrilha
29/05/2010, 18:46
pode ser muita coisa, como sempre....
mas a chance é grande de ser tucho hidraulico.
Abraços
enegreiros
01/06/2010, 21:37
Ainda não pude realizar o FLUSH... Provavelmente farei nesse fim de semana. Posto aqui o resultado!!
FabioTr4
02/06/2010, 14:04
pode ser muita coisa, como sempre....
mas a chance é grande de ser tucho hidraulico.
Abraços
Tb acho.... tem procedimento de vc alternar aceleração forte e manter por tempo determinado e aliviar o pé repetidas vezes até carregar o trucho. Dê uma pesquisada. Acho q vale a pena antes de gastar.
[s]
Marcio Medina
05/06/2010, 14:40
Como mencionaram, tb acho que seja problemas em galerias obstruídas. O óleo demora a subir e os tuchos ficam vazios, causando o ruído.
Tive esse problema com uma picape, com a TR nunca tive. Faça a limpeza do motor+troca de óleo+troca de filtro de óleo. Certamente o barulho irá parar.
Abs,
enegreiros
07/06/2010, 18:32
Amigos,
Fiz no sábado o FLUSH e infelizmente não deu certo... Liguei para uma concessionária MIT e o consultor me disse que não deve ser tucho de jeito nenhum. Ele falou em um relé que ajuda esquentando as velas e que provavelmente deve ser ele. Alguém sabe que relé é esse e se realmente pode acontecer esse problema por conta dele?
SAPO-BOMBA
07/06/2010, 19:06
Acho que o consultor da Mit está viajando, pq relé de aquecimento de velas é usado nos motores Diesel das Pajero Sport/GLS/Full e não tem nada a ver com a TR4, que é gasolina.
Teu problema é tucho hidráulico, e no pior cenário tua bomba de óleo pode não estar lubrificando corretamente a parte de cima do motor.
Leve num mecânico CAPACITADO, pq esses caras da Mitsubishi são uma piada...
Marcio Medina
08/06/2010, 22:20
Amigos,
Fiz no sábado o FLUSH e infelizmente não deu certo... Liguei para uma concessionária MIT e o consultor me disse que não deve ser tucho de jeito nenhum. Ele falou em um relé que ajuda esquentando as velas e que provavelmente deve ser ele. Alguém sabe que relé é esse e se realmente pode acontecer esse problema por conta dele?
Enegreiros,
Dá uma ligada para esse cara: (11) 8694-9695 - Ari.
Ele é especialista em Mit e já viu de tudo nas 6 edições que participou do Sertões. Já arrumou td qto foi pau em Mit, inclusive nas novas Triton.
É ele quem mexe no meu carro.
Dps posta aí o resultado.
Abs,
enegreiros
09/06/2010, 20:42
Obrigado!!
Só agora à noite vi sua mensagem. Amanhã pela manhã vou ligar pra pessoa que você indicou e posto aqui o resultado!!!!
abian01@gmail.com
15/06/2010, 12:19
Meu caro e demais companheiros de fórum,
Abaixo palavras de um cara leigo em mecânica.
Tive o mesmo problema. Fiquei muito receoso.
Levei a um Meca de confiança, desmontamos o pescador e limpamos. Parecia que havia cola nele.
Depois fiquei entre fazer o flush ou não.
Acabei optando por trocar o óleo de 1000 km em 1000 km...Deu certo. Saiu bemmmm mais caro.
Usei um óleo na mesma densidade, mas não o Magnatec.
Depois de 6 trocas o motor ficou limpo, aí voltei a usar o Magnatec.
Também comprei e instalei um manômetro. Porquê a luz de óleo não te indica realmente se o motor está sendo lubrificado para cima.
Todo o dinheiro gasto, me mantém na zona de conforto quando penso o no motor todo colado.
Abços.
enegreiros
26/06/2010, 16:40
Amigos,Finalmente consegui levar o carro a uma oficina para que fosse analisado o problema do barulho. Foi desmontada a tampa do motor e a parte do carter e o que encontramos foi muita borra. Pessoal, parece graxa! Será que isso foi gerado por má qualidade dos óleos ou esse carro possui tendência a carbonizar?? Bem, provavelmente é isso que está impedindo a lubrificação (eu espero). O grande problema que encontrei agora são os preços...- Jogo de junta R$ 600,00- Bases do motor (duas quebradas) R$ 1.000,00Esse das bases do motor foi dureza... Aqui só tem na autorizada. É isso mesmo??? A oficina procurou em váruos lugares, mas aqui em Fortaleza não tem e eu não posso ficar com a viatura parada...
chico Lokolamas
26/06/2010, 18:25
Amigos,Finalmente consegui levar o carro a uma oficina para que fosse analisado o problema do barulho. Foi desmontada a tampa do motor e a parte do carter e o que encontramos foi muita borra. Pessoal, parece graxa! Será que isso foi gerado por má qualidade dos óleos ou esse carro possui tendência a carbonizar?? Bem, provavelmente é isso que está impedindo a lubrificação (eu espero). O grande problema que encontrei agora são os preços...- Jogo de junta R$ 600,00- Bases do motor (duas quebradas) R$ 1.000,00Esse das bases do motor foi dureza... Aqui só tem na autorizada. É isso mesmo??? A oficina procurou em váruos lugares, mas aqui em Fortaleza não tem e eu não posso ficar com a viatura parada...
Enegreiros boa tarde , vou te dar um conselho tb tenho uma tr do mesmo ano e igual a sua , recomendo óleo "mineral" trocas a cada 5000 km junto com o filtro , assim que comprei o veículo tb estava com borra , porém fiz uma puta limpeza e continuo somente hj com manutenção, se prcisar de algo aqui do RJ é só falar , tem algumas auto peças especializada e mts por aqui.Abraços Chico lokolamas.
fernandotf
27/06/2010, 15:06
Amigos,Finalmente consegui levar o carro a uma oficina para que fosse analisado o problema do barulho. Foi desmontada a tampa do motor e a parte do carter e o que encontramos foi muita borra. Pessoal, parece graxa! Será que isso foi gerado por má qualidade dos óleos ou esse carro possui tendência a carbonizar?? Bem, provavelmente é isso que está impedindo a lubrificação (eu espero). O grande problema que encontrei agora são os preços...- Jogo de junta R$ 600,00- Bases do motor (duas quebradas) R$ 1.000,00Esse das bases do motor foi dureza... Aqui só tem na autorizada. É isso mesmo??? A oficina procurou em váruos lugares, mas aqui em Fortaleza não tem e eu não posso ficar com a viatura parada...
Foi o que aconteceu com a minha ex-TR4 2003... porém consegui resolver com o FLUSH.
Segundo o meu mecânico, esta borra é coseqüência do óleo Magnatec juntamente com o veículo parado por um longo período. Segundo ele, o Magnatec é um bom óleo, mas tem que andar com regularidade... para os veículos que ficam parado durante a semana ou mais, o óleo Magnatec causa estas borras... será verdade? Não sei, foi o que ele disse...
Frutuoso
27/06/2010, 20:42
Pois é enegreiros, nunca vi uma cidade tão grande como Fortaleza, pra num ter nada. Peças pra mit aqui, maioria só na concessionária.
No caso das juntas, eu comprei no ebay. Saíu por 150 reais, já incluido frete e tudo. Veio la da california, entregaram em 7 dias. No caso eu comprei do Mirrage 1.8 16v, motor 4g93, o mesmo da iO.
As bases do motor, na época que troquei, saíram por 1100. Não teve jeito.
Agora to atrás da homocinética.
Também só achei na mit.
enegreiros
30/06/2010, 20:09
Amigos,
Consegui resolver o problema do carro com a descarbonização!! Ficou outra coisa, parece até que o carro tá mais solto... Obrigado a todos pelas mensagens e pelas dicas, pois todas foram de extrema utilidade.
Cordiais saudações!
Estava com o mesmo problema de barulho na 1ª partida do dia, na minha TR2005.
Optei pelo limpeza tradicional: abertura carter e limpeza do pescador, abertura do cabeçote e limpeza.
Nem estava com tanta borra assim, apenas um pouco sujo.
Agora ficou nota 10, pega limpa, sem barulhos, ficou mais redonda.
Vi em tópico anterior alusão a acelerar para corregar os tuchos mais depressa. Não aconselho pois em uma Galloper de um amigo isso causou o entortamento das válvulas e perda do abeçote.
Marcio Medina
21/07/2010, 19:18
Pois é enegreiros, nunca vi uma cidade tão grande como Fortaleza, pra num ter nada. Peças pra mit aqui, maioria só na concessionária.
No caso das juntas, eu comprei no ebay. Saíu por 150 reais, já incluido frete e tudo. Veio la da california, entregaram em 7 dias. No caso eu comprei do Mirrage 1.8 16v, motor 4g93, o mesmo da iO.
As bases do motor, na época que troquei, saíram por 1100. Não teve jeito.
Agora to atrás da homocinética.
Também só achei na mit.
Frutuoso,
Aqui perto de casa tem a MecLan. Os caras são mto bons e fazem pra TR4, iO etc. Tome nota: http://www.meclan.com.br/
Abs,
enegreiros
01/10/2010, 21:52
Pessoal,
O barulho no motor voltou...
Eu havia feito uma descarbonização e o carro tinha ficado ok. Um mês depois, o barulho voltou. Fui ao mecânico e foi visto que ainda havia um pouco de sujeira na peneira. Então foi feita mais uma limpeza e o carro ficou ok de novo.
Agora, o barulho voltou novamente. Parece que quando o óleo tá novo, fica tudo ok. Depois de um mês, quando o óleo vai ficando mais velho, o problema retorna...
Por que esse problema retorna quando o óleo fica um pouco mais velho???
Alguém tem mais alguma dica? Não sei mais o que fazer. Gastei $$$ numa coisa que só funcionou momentaneamente...
enegreiros
15/10/2010, 20:44
Amigos,
Alguém sabe quanto custa um tucho da TR4? Quantos tuchos são (motor 16v)?
Conhecem alguém que os tenha mais barato do que na concessionária??
Marcelo-HPE
16/10/2010, 07:05
Se são 16V são 16 tuchos
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