Ver Versão Completa : Bloqueio de diferencial em PickUp - automático X selecionável ?
Tio Eddie
27/05/2010, 13:49
PessoALL,
Bom dia!
Após ler o que eu achei sobre o assunto, e não ter chegado a uma conclusão satisfatoria, venho propor uma troca de idéia e especialmente EXPRIÊNCIAS sobre uso de bloqueios, além de prós e contras de cada modelo/tipo.
Tenho visto inclusive a discussão entre original e chinês e muita, mas muita divergência.
Minha problemática para a escolha (o que pode ajudar a nortear a discussão) é a seguinte:
Pick-up full size originalmente equipada com dif traseiro LSD, funcionando perfeitamente) que roda muito (250 mil km em 4 anos) incluindo asfalto, estradas cascalhadas, estradas de fazenda e fora de estrada pesado.
Prós e contras entre auto e selecionável, uso diário, desgaste, garantia de fábrica, robustez dos mecanismos de acionamento no caso dos selecionáveis, uso cotidiano (lembrando que minha pkp tem LSD no eixo traseiro, logo não é um diferencial aberto) etc...
Já estou de capacete para eventuais pedradas :dance:
Abraços
Eddie
Be Trindade
27/05/2010, 13:56
PessoALL,
Bom dia!
Após ler o que eu achei sobre o assunto, e não ter chegado a uma conclusão satisfatoria, venho propor uma troca de idéia e especialmente EXPRIÊNCIAS sobre uso de bloqueios, além de prós e contras de cada modelo/tipo.
Tenho visto inclusive a discussão entre original e chinês e muita, mas muita divergência.
Minha problemática para a escolha (o que pode ajudar a nortear a discussão) é a seguinte:
Pick-up full size originalmente equipada com dif traseiro LSD, funcionando perfeitamente) que roda muito (250 mil km em 4 anos) incluindo asfalto, estradas cascalhadas, estradas de fazenda e fora de estrada pesado.
Prós e contras entre auto e selecionável, uso diário, desgaste, garantia de fábrica, robustez dos mecanismos de acionamento no caso dos selecionáveis, uso cotidiano (lembrando que minha pkp tem LSD no eixo traseiro, logo não é um diferencial aberto) etc...
Já estou de capacete para eventuais pedradas :dance:
Abraços
Eddie
Ihh... esse vai ser bom de acompanhar!!
Valeu Tio Eddie!!
Tio Eddie,
Não sou o mais capacitado para falar sobre o assunto, mas coloquei um Kaiser no meu JPX e, na grande maioria do tempo, nem lembro que ele está lá.....tá certo que nem testei ele numa trilha ainda...mas fiz uma viagem de 160 km, fora alguns passeios pelo shopping.
abs
Elmer_Jeep
27/05/2010, 15:41
Tio Eddie, certa vez fui em uma palestra da Dana onde o técnico disse que o diferencial lsd foi projetado pra ajudar na estabilidade das picapes, em uma palestra da Max Gear(antiga Tiph) ouvi a mesma informação.
Se vc já andou numa picape com diferencial aberto deve ter notado a diferença de comportamento principalmente quando vazia, portanto no seu caso creio que um selecionável não ajudaria em certas ocasiões que poderia acabar prejudicando o desempenho on-road pelo fato de que um selecionável desligado deixa o diferencial aberto. Creio que para o teu uso seria mais interessante optar pelos automáticos e dependendo do modelo de diferencial da sua picape os disponíveis no mercado nacional atualmente são: ensimec, kaiser e detroit.
Espero ter contribuido em algo.
[]'s
Tio Eddie
27/05/2010, 16:25
Elmer,
Você foi preciso e direto ao ponto!
Meu receio com um selecionável é exatamente piorar o que funciona muito bem! E o LSD da Milona foi todo refeito (trocado o kit dana completo) quando comprei a pkp e revisado junto com as revisões do diferencial.
Tive ARB no meu ex CJ5 e era um espetáculo!, mas o diferencial do CJ é originalmente aberto, logo não faz diferença no uso on road com o bloqueio desligado.
Fuçando na net achei um bloqueio gringo o LOKKA, que pela descrição me pareceu interessante, indo além dos detroit http://www.4wdsystems.com.au/index.php?id=29
Mas não da pra comprar estas coisas as cegas.
Agradeço a colocação e permaneço em QAP/QRV
[]s
Elmer_Jeep
27/05/2010, 16:40
Tio Eddie
esse tal de lokka...
http://www.4wdsystems.com.au/img/photos/1244445598-Lokka2.jpg
FONTE:http://www.4wdsystems.com.au/index.php?id=29
...tá mais parecido com o Quick Lock
http://www.trail-gear.com/images/quicklok-600.jpg
FONTE:http://www.trail-gear.com/vbulletin/showthread.php?p=7163
Detroit é outro nível:
http://www.eaton.com/ecm/groups/public/@pub/@eaton/@per/documents/content/ct_125988.jpg
FONTE: http://www.eaton.com/EatonCom/ProductsServices/PerformanceProducts/Products/Differentials/DetroitLocker/index.htm
[]'s
Tio Eddie
27/05/2010, 16:56
Vixi Elmer...
Piorou!....
Como engenheiro sou um bom BIÓLOGO! portanto fiquei na mesma...um tem um monte de peças e os outros dois não, até ai eu vi mas e dai???
E quanto aos nossos nacionais como o Kaiser? É ame ou deteste? Mandei uma mensagem via site perguntando se eles tinham bloqueio pro DANA 44 IFS e nada de resposta....
[]s
Um amigo tinha um ensimec e recentemente trocou por um kaiser.
Segundo ele o ensimec dá muito estalo e agarra muito mesmo, prejudicando, de certa forma, a utilização diária. O kaiser, segundo ele, tu nem sente mas quando precisa ele faz o trabalho.
Pra pkp mesmo, partilho da mesma opinião, do 100% automático.
[]'s
Tio Eddie
27/05/2010, 20:19
Pra pkp mesmo, partilho da mesma opinião, do 100% automático.
Loiro,
Aparentemente o caminho é esse mesmo, 100% automático, mas qual?
[]s
Amigão,
Opinião que tem e usa (considerando que é seu carro do dia a dia e, principalmente, roda muito):
Esqueça os AUTOMÁTICOS. Eu tenho o Full Lock da Ensimec dos 2 eixos de meu Willys e, ao contrário do que muitos dizem, piora e muito a dirigibilidade. Mesmo só na traseira, fica longe do conforto de diferenciais abertos e LSD (já tive uma Dakota com esse tipo de bloqueio). Para jeeps só de trilha são, na minha opinião, o melhor custo benefício. Já o Kaiser, dizem que não estala tanto, mas também não funciona tanto....brincadeiras a parte, EU não gosto nem confio(é só procurar alguns relatos no fórum, principalmente sobre bloqueio Kaiser e marcha a ré).
Quanto às perdas utilizando um bloqueio selecionável acho desprezíveis. Eu tenho uma Ranger 4x2, que não tem LSD e, usando em asfalto, mesmo rebocando o CJ, nunca senti falta do bloqueio de deslizamento limitado. Já em estradas de terra, principalmente molhado, acredito que a perda de aderência é tanta que um LSD também não resolveria.
Se estivesse no seu lugar, manteria o LSD bem revisado e, se quisesse me aventurar mais no off-road aí consideraria um 100% SELECIONÁVEL.
Abraços,
Eddie, a ensimec tem o TRPC, possui ação de 90% progressiva. É aberto no dia-a-dia poi spossui 4 planetárias que seus cones travam qdo aumanta-se o torque. Em condição de esocrregamento travam mesmo mas sob forte tranco deslizam...
Acho uma ótima opção para seu caso e vc investe na faixa de 1700 pila...
Tenho um amigo que usa o Eaton Detroit e ele é 100% blocado mas se vc fizer curvas desengatado ou sem acelerar fica aberto e não estala, mas para uma picape acho isso ruim..tem de lembrar toda hora do bloqueio.
Tio Eddie
27/05/2010, 23:25
Nava,
Boa a colocação quanto aos bloqueios da Ensimec.
Começo a achar que vou manter o LSD no dif traseiro e mandar um autumático 100% no dif dianteiro, mas por enquanto ainda são conjectuas...risos..
Abraços
Nava,
Boa a colocação quanto aos bloqueios da Ensimec.
Começo a achar que vou manter o LSD no dif traseiro e mandar um autumático 100% no dif dianteiro, mas por enquanto ainda são conjectuas...risos..
Abraços
Esqueça Bloqueio automático no eixo dianteiro se não pretender usar o carro exclusivamente para trilhas pesadas (eu tenho e sei o que estou falando). Vai querer desligar as rodas livres a todo momento, pois com elas ligadas a dirigibilidade piora muito.
É muito melhor, se pretende investir em um bloqueio novo, colocar um selecionável na traseira e passar o LSD para a dianteira.
Quanto ao TRPC, realmente é um excelente bloqueio (deslizante, é claro), pois diminui a manutenção em relação a seu LSD. Mas não vale o investimento se seu LSD está todo revisado. Você não vai perceber nenhuma diferença na prática: levantou uma das rodas, adeus tração.
RoadRunner
28/05/2010, 12:25
Tio Eddie (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11000) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Eu ñ sabia que os bloqueios automáticos criassem tantos incomodos.
Mas como o pessoal mencionou estes "detalhes" irão atrapalhar a vida de uma picape do 'dia-dia' ( imagine dobrar uma esquina carregado? :pensativo:).
Levando em conta o uso da milona no asfalto, sugiro um selecionável. Assim, rodaria normalmente no asfalto ou estradinhas onde o diferencial aberto de conta do recado (protegendo os semi eixos de trancos constantes) e quando o bicho pegar, liga o 100% e "tcharam" :twisted:.
My 1/2 cents :roll:
Certeza!
Sei que ARB é muito bom, mas os da Eaton elétricos tb são muito confiáveis, mas dificeis de se achar. Macrotorque tb funciona, mas vejo o pessoal reclamar do acionamento...
Angelo, falei com o pessoal da Ensimec sobre o TRPC. Q tipo de óleo vc usava no seu TRPC? Não pode usar oleo puro, nem molikote. TEm de usar daqueles positrac segundo a Ensimec.
Elmer_Jeep
28/05/2010, 15:44
Certeza!
Sei que ARB é muito bom, mas os da Eaton elétricos tb são muito confiáveis, mas dificeis de se achar.
Eaton ELocker já tem disponível no Brasil, não vai encontrar facilmente nas prateleiras mas basta encomendar com qualquer revendedor EATON. O problema é só o preço que particularmente achei elevado.
ELocker
Funciona como um diferencial aberto em condições normais de dirigibilidade e, sob comando do motorista, atua o sistema de bloqueio entre as rodas.
Principais características
Promove bloqueio do eixo sob comando do motorista
Interruptor Liga/Desliga montado no painel de instrumentos
Aumenta desempenho na condição de off-road
Livre de manutenção
Compatível com ABS
Principais aplicações
Original de fábrica nos veículos da Fiat para a família Adventure Locker – tração dianteira
Original de fábrica para veículos GM Hummer 2 e Hummer 3 – tração traseira
Opcional nos eixos dianteiro e traseiro para Hummer 1
Disponível no mercado de reposição para eixos American Axle (GM), Visteon (Ford) e Dana
http://www.eaton.com.br/truck/brasil_noticias40.asp
Macrotorque tb funciona, mas vejo o pessoal reclamar do acionamento...
Tenho lido mais reclamações à respeito dos Kaiser e também tive contato alguns jipeiros de manaus que instalaram kaiser no troller e não gostaram...
Angelo, falei com o pessoal da Ensimec sobre o TRPC. Q tipo de óleo vc usava no seu TRPC? Não pode usar oleo puro, nem molikote. TEm de usar daqueles positrac segundo a Ensimec.
É o mesmo óleo do track lock.
Multigear LS SAE 85W-140
Óleo lubrificante de grau SAE 85W-140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou antiderrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a esses diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Suporta extrema pressão, tem propriedades anti-ruído e evita trepidação, além de contar com alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/catalogo_on_line.shtml?i=&j=10&movie=/menu_xml/my_mc1.swf
Martin Melcop
28/05/2010, 16:00
Não sabia deste bloqueio da Eaton, como trabalho para a Eaton em Valinhos mesmo, vou procurar algum contato para saber mais info, e posto aqui.
Martin, trabalhei na Eaton em SJC...acho q a divisão Clarck deve ter esse material...
Martin Melcop
28/05/2010, 16:41
Isso Nava, em Valinhos é a antiga Clark passou para Eaton Truck, em SJC é a Automotive.
Ambas estão no Grupo Veiculos (mudou final do ano passado)
hehehe...bons tempos...fazia válvulas de todo tipo lá em sjc...
Legal que para minha ranger o Eaton é OEM...e um botão no painel é melhor que um compressor dentro do motor né...menos itens, mais confiabilidade.
Das MIt que tem bloqueio, de que marca será que são?
Sergio Rocha
28/05/2010, 21:40
Como vai ser usada em trilhas pesadas, full lock ensimec.Tem muitos por aí que já rodaram mais de 100.000 km. No asfalto eu não acho que atrapalhem em nada.
[]´
Angelo,
- vc usa q configuração de bloqueio?
- ainda usa Armadillo?
Tio Eddie
28/05/2010, 23:45
PessoALL,
O que vocês me dizem dos bloqueios da ENFER?
Angelo,
- vc usa q configuração de bloqueio?
- ainda usa Armadillo?
Ensimec Full Lock nos 2 eixos.
Ainda estou com os Armadillos sim.
Pablo RR
31/05/2010, 17:11
Tio Eddie,
Vou falar da minha experiencia com pickup com diferencial aberto e bloqueio selecionavel (L200 sport) e com LSD na traseira (frontier attack). Mas ja vou adiantar que em situaçoes on-road os dois sao praticamente os mesmo. Vou explicar melhor:
Ja usei o bloqueio da L200 em duas situações:
1. na fazenda, quando o pneu dianteio desceu numa vala e um dos pneus traseiros ficou suspenso. Funcionou muito bem o Bloqueio (nao sei a marca e nem o funcionamento).
2. Foi na praia, litoral piauiense. Tinha uma areia muito fina. Um dos pneus estava numa areia ainda umida e outro caiu nessas areias finas. O carro começou a cavar de um soh lado. Puxei um pouco da areia, liguei reduzida, apertei o RD Lock e saiu tranquilo.
Nessas duas situações a picape já tinha mais de 50.000km rodados e eu nunca tinha usado. Na verdade se nao fosse o Mitsubishi Experience que eu participei quando morava em brasilia. Nem ia saber pra que serve o botao.heheeh.
Comparando:
Dirigi a L200 por mais de 60.000km e foi a primeira picape que realmente dirige bastante (mas o carro é do meu velho). Sempre achei a estabilidade da L200 incrivel para uma picape. Freia bem, e faz curvas muito bem. nao vejo a falta de um LSD para melhora-la e vejo o bloqueio selecionavel como um "tira de aperreio"
Comprei recentemente a frontier que veio com o tal LSD. Em situacoes on-road normais, vou explicar o porque do "normais" adiante, nao vejo utilidade para o LSD.
A L200 anda muito bem sem sair de traseira nem nada. A frontier tambem é muito estavel e o carro esta sempre nao mao. Mas nao acho que isso seja pelo LSD e sim o setup da suspensão.
O unico momento que vejo a diferença entre elas em uso on-road, É quando arranco fazendo curva (o tal do zerinho.. mas eu nao faço isso nao, é como se arrancasse num sinal virando a direita por exemplo...) A L200 perde a traseira e fica rodando tranquilo (mas ai eh soh tirar o pe q ela volta a trajetoria). A frontier começa a derrapar e quando ta saindo de traseira de repente ela para um pouco e tenta se manter reta..mas logo volta a derrapar de novo... Ou seja.. eh soh arrancar com o pe mais moderado em algumas curvas... Em viagens pro exemplo andando a 120km/h faço curvas normalmente..as duas nao pendem e nem derrapam.
Em situacoes off-road eu vou deixar pra outras pessoas opinarem, pois eu ainda to aprendendo (lendo o forum e juntando grana.heeheh).. pra depois ir ter minhas proprias experiencias.
Abraçoos
Angelo, o FLock tem alivio em curvas?
Renato Fraga
01/06/2010, 00:18
Amigos;
Minha Dakota originalmente era equipada com o Track Lock.
Putz, como eu adorava aquele diferencial. Podia arrancar numa boa que não ficava patinando. Na chuva tinha que cuidar um pouco pra não ficar saindo de trazeira, mas mesmo quando isso ocorria era de uma forma previsível e perfeitamente controlável.
No off road, estando as duas rodas no chão também funcionave perfeitamente.
Depois que troquei os eixos, e adotei um trazeiro de troller antigo, que não tem nada além das planetárias e satélites confesso a todos que o carro mudou muito de comportamento.
Qualquer coisinha a roda de dentro tá patinando. Quando sai de trazeira é duma vez, e ao dar pá pra tentar controlar, a roda mais leve acaba ficando com todo o torque e o carro não responde ao comando. Até nas frenagens ficou pior, pois antes com o auxílio do bloqueio, dificmente travava apenas uma das rodas, e agora se freiar dentro da cruva é rabeada na certa.
Eu sou fã de diferencial que atua exatamente quando você precisa, e isso não quer dizer que os 100% são os melhores. Ainda não isei um desses, mas por tudo que converso vejo sempre ressalvas.
É por isso que sou fâ dos ELECTRAC. Atuam como LSD mas quando necessário aciona um botão e ele trava 100%.
Ainda vou usar um desses.
Abraços
Angelo, o FLock tem alivio em curvas?
Como todo bloqueio automático, ele tem sim o "alívio em curvas", mas a coisa não é tão simples assim.
É necessário um piso com bastante aderência para que a roda externa a curva "solte", permitindo a compensação de rotação entre as rodas. E isso só se dá aliviando o pé do acelerador.
Em lama ou pisos de baixa aderência, raramente ocorrerá a compensação e o jipe terá a tendência de andar reto. Com o uso apenas no eixo traseiro esse efeito é bem menos sentido, mas vc sente o jipe saindo de traseira a todo o tempo.
Em uma arrancada em curva, sem as devidas malandragens do motorista (após conhecer o equipamento, dando um pequeno embalo e aliviando o pé), ele arrastará a as rodas. Isso também pode acontecer em manobras, mesmo em asfalto (comigo acontece direto dentro da garagem).
Além disso, a transição entre permitir a compensação e voltar a ter tração não é nada suave. É tudo ou nada, muitas vezes dando trancos e fortes estalos.
Se der uma olhada no link, perceberá melhor seu funcionamento: http://www.ensimec.com/PDF/AXLE_bloqueio_FULLLOCK.pdf
O bloqueio FullLock da Ensimec é um excelente produto. Tenho 2, uso e aprovo. Apesar disso, exige mudanças na forma de dirigir o veículo e, mesmo depois de certa experiência do condutor, fica longe do comportamento do veículo original.
Para jipes de trilha, considero o melhor custo benefício, mas para carros do dia a dia EU não usaria, daria preferência por um selecionável.
Abraços,
Amigos;
Minha Dakota originalmente era equipada com o Track Lock.
Putz, como eu adorava aquele diferencial. Podia arrancar numa boa que não ficava patinando. Na chuva tinha que cuidar um pouco pra não ficar saindo de trazeira, mas mesmo quando isso ocorria era de uma forma previsível e perfeitamente controlável.
No off road, estando as duas rodas no chão também funcionave perfeitamente.
Depois que troquei os eixos, e adotei um trazeiro de troller antigo, que não tem nada além das planetárias e satélites confesso a todos que o carro mudou muito de comportamento.
Qualquer coisinha a roda de dentro tá patinando. Quando sai de trazeira é duma vez, e ao dar pá pra tentar controlar, a roda mais leve acaba ficando com todo o torque e o carro não responde ao comando. Até nas frenagens ficou pior, pois antes com o auxílio do bloqueio, dificmente travava apenas uma das rodas, e agora se freiar dentro da cruva é rabeada na certa.
Eu sou fã de diferencial que atua exatamente quando você precisa, e isso não quer dizer que os 100% são os melhores. Ainda não isei um desses, mas por tudo que converso vejo sempre ressalvas.
É por isso que sou fâ dos ELECTRAC. Atuam como LSD mas quando necessário aciona um botão e ele trava 100%.
Ainda vou usar um desses.
Abraços
Renato,
Tive duas Dakotas e achei que o ABS traseiro fosse de série. Você deve estar tendo algum problema com o seu ABS para sentir rabeadas em frenagens. Dá uma olhada nisso, pois acho realmente um perigo pickups que não tenham ABS pelo menos na traseira ou aquele sistema da Ranger, acho que o nome é LSV.
Elmer_Jeep
01/06/2010, 11:52
Como todo bloqueio automático, ele tem sim o "alívio em curvas", mas a coisa não é tão simples assim.
É necessário um piso com bastante aderência para que a roda externa a curva "solte", permitindo a compensação de rotação entre as rodas. E isso só se dá aliviando o pé do acelerador.
Em lama ou pisos de baixa aderência, raramente ocorrerá a compensação e o jipe terá a tendência de andar reto. Com o uso apenas no eixo traseiro esse efeito é bem menos sentido, mas vc sente o jipe saindo de traseira a todo o tempo.
Em uma arrancada em curva, sem as devidas malandragens do motorista (após conhecer o equipamento, dando um pequeno embalo e aliviando o pé), ele arrastará a as rodas. Isso também pode acontecer em manobras, mesmo em asfalto (comigo acontece direto dentro da garagem).
Além disso, a transição entre permitir a compensação e voltar a ter tração não é nada suave. É tudo ou nada, muitas vezes dando trancos e fortes estalos.
Se der uma olhada no link, perceberá melhor seu funcionamento: http://www.ensimec.com/PDF/AXLE_bloqueio_FULLLOCK.pdf
O bloqueio FullLock da Ensimec é um excelente produto. Tenho 2, uso e aprovo. Apesar disso, exige mudanças na forma de dirigir o veículo e, mesmo depois de certa experiência do condutor, fica longe do comportamento do veículo original.
Para jipes de trilha, considero o melhor custo benefício, mas para carros do dia a dia EU não usaria, daria preferência por um selecionável.
Abraços,
Minha explicação sobre o funcionamento do Full Lock:
Nunca o jeep saiu de trazeira nas curvas em dias de chuva o full lock é bastante sensível à isso, é uma questão de aprender usar o acelerador, acelerou(em marcha) ele aciona, desacelera ele desacopla.
A mesma coisa para a segunda pergunta, na hora de virar(curvas) ele desacopla legal(imediato) independente da velocidade e condições do terreno, basta tirar o pé do acelerador, agora se entrar de pé em baixo nas curvas a coisa muda pq no molhado vc vai rodar e no seco vai passar direto...
As vezes a galera(leigos) pergunta o porque dos estalos, daí eu tenho que explicar que trata-se de um mecanismo anti-derrapante e que os estalos são o sistema de alívio, acontecem quando o equipamento não é exigido(curvas, etc).
Bom, acho q é isso aí. :D
[]'s
Tem mais relatos meus sobre o Full Lock postados em outros tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=433116#post433116
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=428814#post428814
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=424725#post424725
[]'s
Renato Fraga
01/06/2010, 12:31
Renato,
Tive duas Dakotas e achei que o ABS traseiro fosse de série. Você deve estar tendo algum problema com o seu ABS para sentir rabeadas em frenagens. Dá uma olhada nisso, pois acho realmente um perigo pickups que não tenham ABS pelo menos na traseira ou aquele sistema da Ranger, acho que o nome é LSV.
Meu ABS está funcionando perfeitamente.
O fato é que o sensor fica na coroa, ou seja, deferentemente dos ABS mais eficientes, ele não interpreta quando existe uma difeença significativa de rotação entre uma roda e outra. Nessas, se uma roda apenas trava, e a outra continua girando, a coroa também gira e o sistema não interpreta bem. Por isso que a adição do bloqueio colabora muito com a sua atuação.
Pra falar a verdade, esse sistema de ABS trazeiro que equipa algumas pick ups tem a principal função de equilibrar a força do freio trazeiro de acordo com o peso transportado.
Se mais pesada, maior força pode ser enviada aos freios e vice versa.
As Hilux mais antigas possuem apenas a válvula equalizadora que na minha opinião acabam funcionando melhor. Entenda que numa frenagem forte a trazeira levanta e acaba transmitindo menos peso para os pneus facilitando o travamento. O fato da válvula ser uma sistema mecânico, a atuação é imediata. Porém em curvas, pode acontecer exatamente o problema que descrevo na minha.
Também tive outra Dakota, uma 98 que não tinha o track lock e ao "pular" para a atual, 99 notei uma diferença absurda no comportamento do carro em várias cituações.
Em tempo, alguns projetos não preveem esse tipo de diferencial nas pick ups, mas endoço o que já foi dito que é um dispositivo de incremento na estabilidade e segurança.
E esse ABS traseiro, por mim eu substituiria por uma válvula mecânica.
Abraços
Tio Eddie
01/06/2010, 13:06
Renato,
Gostei desta ideia, vou pesquisar mais a respeito!
[]s
Eletrac é da Eaton eu acho...
Elmer_Jeep
01/06/2010, 17:14
Renato,
Gostei desta ideia, vou pesquisar mais a respeito!
[]s
The Detroit Electrac functions as a heavy-duty limited-slip differential and as a driver-actuated fully locked performance differential.
http://www.rockcrawler.com/features/newsshorts/02september/electrac.asp
[]'s
Opa Tio!!!
A coisa aqui tá boa!!!!
Planetárias são helicoidais tb e são 6!
Tem isso aqui para vender?
Tio Eddie
01/06/2010, 23:01
Planetárias são helicoidais tb e são 6!
Tem isso aqui para vender?
Nava, não sei se tem, aliás, como acontece com a grande maioria dos brinquedos gringos que queremos, salvo raras (e felizmente crescentes) opções temos que importar mesmo.
Elmer, Gostei dessa definição de LSD Heavy Duty + 100% no botão :twisted:
Kim, quando noi tem dúvida e não acha a resposta garimpando nóis pergunta :mrgreen:
Abraços
site da eaton...tem varios modelos de diferencial blocante:
http://www.eaton.com/EatonCom/Markets/Automotive/ProductsandSolutions/Differentials/index.htm
Bloqueio hidraulico progressivo (de zero a full lock!)...agora sim apavorou!
interessante discussão sobre e-locker x ARb...
http://www.jeepforum.com/forum/f12/eaton-e-locker-vs-arb-360272/
Olimpio - Floripa
08/06/2010, 22:44
Prezado amigo, tenho um Blazer4.3 V6, automatica, sabe se consigo colocar nela um sistema auto-blocante. é que moro em lugar alto e estou tendo problemas com derrapagem em subidas.
Olimpio - Floripa
Elmer_Jeep
09/06/2010, 09:38
Galera, alguem sabe dizer se a EATON estava comercializando bloqueios na Fenajeep ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=229297&d=1276046743
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=229296&d=1276046538
(fotos emprestadas do Juninho Bittencourt)
Alguém aqui da região me falou que comprou um bloqueio deles na feira mas nao to acreditando muito nao.
[]'s
Tio Eddie
09/06/2010, 09:47
Prezado amigo, tenho um Blazer4.3 V6, automatica, sabe se consigo colocar nela um sistema auto-blocante. é que moro em lugar alto e estou tendo problemas com derrapagem em subidas.
Olimpio - Floripa
Olimpio,
Certamente você consegue colocar um bloqueio na tua blazer!
Estas derrapagens são em subidas onde? asfalto, terra, lama? Linha reta, estrada sinuosa?
Problemas apenas nas subidas?
Que tipo de pneus você está usando?
Abraços aguardando mais informações
Renato Fraga
09/06/2010, 12:41
Sim Elmer, estavam comercializando toda a sua linha de bloqueios.
Mas não estavam fazendo a venda direta. Se você fechasse negócio, eles encaminhariam para o representante mais próximo da sua residência para a entrega. Os valores também eram promocionais.
Olímpio, seria necessário saber qual eixo que equipa a sua Blaser. Ao que eu sei, existem mais de 2 modelos diferentes. Dependendo de qual for é possível sim instalar um autoblocante, talvez até igual ao que equipa as S10 mais novas.
Abraços
Galera, alguem sabe dizer se a EATON estava comercializando bloqueios na Fenajeep ?
Alguém aqui da região me falou que comprou um bloqueio deles na feira mas nao to acreditando muito nao.
[]'sComo foi dito eles não vendem direto e assim estavam passando para os revendedores.
Eventualmente alguns já queriam pegar a promoção para a FenaJeep ( R$ 250,00 de desconto ) e ai eram repasados para alguma revenda que também estava na feira.
Num sei se estou no toptico certo
Mas preciso de ajuda.
Troquei o eixo trazeiro do troller(para Dana 60 ....35 estrias)
To procurando um bloqueio pra ele.(ki eh originalmente deslizante)
To usando o ARB na dianteira(ainda não testei)
Gostaria de saber onde encontro pra comprar e qual seria o melhor(custo beneficio)
Eu faço trilha pesada toda semana e tambem uso a viatura em vigens.
Supercharger
17/07/2010, 12:29
Mirim, procura o Samukanvas (Rodrigo) aqui do fórum na área de vendas. Ele vende o ARB original, que vai ser o melhor que vai arrumar para o D60...
Saudações,
Gustavo.
Tio Eddie
18/07/2010, 22:57
X2!!!
Esse D-60 vai pro Camel???
Vou verificar se tem os Eaton D60.
Tio Eddie
11/10/2010, 15:40
PessoALL,
Olha só o que eu truxe de Campo Gramde/MS para a Miona....
Agora é só revisar, trocar o que for preciso e abrir o diferencial dianteiro.
[]s
Eddie
MarcoPereira
11/10/2010, 16:25
A Kaiser possui bloqueios para D60 no lista de aplicação http://www.kaiserlocker.com/_download/pdf-uk_application-chart.pdf