Ver Versão Completa : Evenenar motor 2.8
Danieldearaujo
26/05/2010, 21:16
Galera,
procurei no forum topico que fale sobre potencializar o motor 2.8, mas nao achei muita coisa.
Um amigo aumentou a pressao da turbina e abriu os bicos... resultado: o carro ta com 230cv.
Ja liga alguma coisa sobre aumentar a potencia do 2.8 colocando-o na mesma configuração da Frontier e da S10, mas tenho duvidas quanto ao consumo.
Tenho vontade de mexer no meu para dar mais segurança nas ultrapassagens na estrada. Sempre ressaltando que por segurança são poucas as vezes que passo de 100/110 km/h, mas sinto falta de uma forcinha nas ultrapassagens.
Enfim, queria saber de quem ja mexeu sobre o consumo, pois to com medo de aumentar muito.
Forte abraço.
Ps: caso tenha algum topico especifico me informem e desconsidere esse.
Martin Melcop
26/05/2010, 21:30
Daniel,
Acho dificil o 2.8 faltar potência para ultrapassagens, tanto com meu troller ou com meu J, se quero ultrapassar é só colocar 4a e ir embora.
Quanto a aumentar a potência, maneira bem simples, é abrir a bomba.
pedro bonadio
27/05/2010, 20:52
o meu tem a bomba aberta na trilha máster,ele tem uma arrancada mais forte,acho que se ganhou algum cavalo foi cerca de 5 à 7cv
Agora,se quiser potencia,no 2.8 aumente a vazão dos bicos e da bomba e aumente a pressão da turbina!
No 3.0 só levar pra reprogramar a central ou chipar,que passa de 210 cv brincando!
Ou coloque um turbina tgv,que no 3.0 aumenta a potencia de 163 cv para 190cv e de 38,8 kgfm de torque vai pra 42 kgfm!
abraços!
Casa da transmissão4x4
27/05/2010, 21:29
o meu tem a bomba aberta na trilha máster,ele tem uma arrancada mais forte,acho que se ganhou algum cavalo foi cerca de 5 à 7cv
Agora,se quiser potencia,no 2.8 aumente a vazão dos bicos e da bomba e aumente a pressão da turbina!
No 3.0 só levar pra reprogramar a central ou chipar,que passa de 210 cv brincando!
Ou coloque um turbina tgv,que no 3.0 aumenta a potencia de 163 cv para 190cv e de 38,8 kgfm de torque vai pra 42 kgfm!
abraços!
Será que trocando somente a turbina já resolveria ? E qual turbina colocar ?
Danieldearaujo
27/05/2010, 21:33
Galera,
minha duvida maior é quanto o consumo. É obvio que vai aumentar, mas quero saber relatos pra ter uma idéia de quanto afeta.
Ja li em algum tópico uma pessoa que envenenou e o dele continuou dando 9km/L. Outro exemplo é um amigo que colocou 230cv e o dele vem dando 7.5km/L.
Quem tiver alguma experiencia, por favor, compartilhe.
Forte abraço a todos.
Casa da transmissão4x4
27/05/2010, 21:41
Galera,
minha duvida maior é quanto o consumo. É obvio que vai aumentar, mas quero saber relatos pra ter uma idéia de quanto afeta.
Ja li em algum tópico uma pessoa que envenenou e o dele continuou dando 9km/L. Outro exemplo é um amigo que colocou 230cv e o dele vem dando 7.5km/L.
Quem tiver alguma experiencia, por favor, compartilhe.
Forte abraço a todos.
Quero tambem pegar experiencia neste topico no ano que vem quero colocar mais potencia no meu motor....
elmestizo
27/05/2010, 21:48
Cavalo que anda, cavalo que come.
chuvinho4x4
28/05/2010, 08:55
Amigo...no meu troller foi regulado a pressao da turbina (o relogio chega a marcar 1.8KG) e aberto a bomba...posso te dizer que o bixo fik bem valente...principalmente na arrancada...mas com isso o consumo aumentou bastante, faço rodando na estrada media 10 e na cidade faço apenas 6...eu aconselho vc a fazer o mesmo, vc nao vai c arrepender, o unico detalhe é que aumenta muito a fumaça, ai tem que cuidar um pok quando c anda na cidade para nao tapar os outros de fumaça!!! rsrsrsr
pedro bonadio
28/05/2010, 13:53
O meu faz 9 km/l na média de cidade e asfalto,tem a bomba com um "grauzinho".
Agora trocar a turbina,eu não sei se o motor 2.8 aceita as tgv(turbina de geometria variavel),mais eu ja vi muito troller com a garret GT25,fica muito forte.
A bomba aberta deixo o meu troller muito mais ligeiro,cavalaria nao ganhou muito,mais ele sobe o giro mais rapido,e nao fumaceia nada,eu gostaria de abrir tudo,bico,bomba,turbina,mais eu quero pegar um 2008 ou um zero,então dexa do jeito que tá,ora que tiver com o 3.0,eu shipo ele!
Abram suas bombas!(minha dica)
Danieldearaujo
28/05/2010, 16:56
Isso ai galera, era exatamente esse tipo de mens que estava esperando. Comparando os resultados vou saber se vale a pena mexer no motor ou nao.
Danieldearaujo
28/05/2010, 17:00
chuvinho4x4,
creio que o seu esteja bebendo um cado bom, nao ta nao? To te dizendo isso pq pelo que um amigo competido me disse, o dele deve fazer uns 7,5km/L, e olha que o dele ta todo pra competiçao e com 230cv.
Forte abraço e vlw pela partipação.
Amigo...no meu troller foi regulado a pressao da turbina (o relogio chega a marcar 1.8KG) e aberto a bomba...posso te dizer que o bixo fik bem valente...principalmente na arrancada...mas com isso o consumo aumentou bastante, faço rodando na estrada media 10 e na cidade faço apenas 6...eu aconselho vc a fazer o mesmo, vc nao vai c arrepender, o unico detalhe é que aumenta muito a fumaça, ai tem que cuidar um pok quando c anda na cidade para nao tapar os outros de fumaça!!! rsrsrsr
Danieldearaujo
28/05/2010, 17:07
Pedro,
vc abriu só o bico e nao mexeu na turbina? Isso nao deixou a mistura pobre?
Creio nao estar errado, mas nesse caso acho que melhoraria muito seu rendimento se tb mexesse na turbina, além de nao afetar o consumo mais do que ja afetou na abertura da bomba.
Forte abraço e vlw por participar.
O meu faz 9 km/l na média de cidade e asfalto,tem a bomba com um "grauzinho".
Agora trocar a turbina,eu não sei se o motor 2.8 aceita as tgv(turbina de geometria variavel),mais eu ja vi muito troller com a garret GT25,fica muito forte.
A bomba aberta deixo o meu troller muito mais ligeiro,cavalaria nao ganhou muito,mais ele sobe o giro mais rapido,e nao fumaceia nada,eu gostaria de abrir tudo,bico,bomba,turbina,mais eu quero pegar um 2008 ou um zero,então dexa do jeito que tá,ora que tiver com o 3.0,eu shipo ele!
Abram suas bombas!(minha dica)
pedro bonadio
28/05/2010, 17:37
Não mexi em bico nenhum,apenas na bomba!
Meu troller tem a bomba aberta na trilha máster,que é um concecionaria troller,eles não iriam fazer um serviço que não melhore,pois eles entendem...
Eu disse acima,que eu não tenho muito ganho de cavalaria,apenas que o giro sobe mais rapido,pra eu que tenho pneu 33" isso é importante,em algumas ultrapassagens,na trilha dificilmente uso a reduzida,pois com essa configuração,apenas por primeira e acelerar que o giro sobe rapido demais,já me falaram para mecher nos bicos,na turbina mas,pra mim está bom,e no motor nao penso em mecher,apenas trocar a relação por uma 4.56:1 para melhorar meu desempenho na trilha,eu gosto de jeep amarrado!
Eu não abri os bicos!
ABRAÇOS!
Daniel precisar eu to aqui!
fabianogsilva
29/05/2010, 11:43
Eu mandei trocar o pino da bomba, ficou uns R$ 250,00, não aumentou o consumo, a menos que vc ande com o pé em baixo ai sim aumenta, o carro ficou animal, sempre que saio acelerendo, os passegeiros assustam, rsrsrs, o problema é a fumaça, com giro baixo e pé no fundo, a fumaça é grande, ehehehe
Danieldearaujo
31/05/2010, 19:05
Não mexi em bico nenhum,apenas na bomba!
Meu troller tem a bomba aberta na trilha máster,que é um concecionaria troller,eles não iriam fazer um serviço que não melhore,pois eles entendem...
Eu disse acima,que eu não tenho muito ganho de cavalaria,apenas que o giro sobe mais rapido,pra eu que tenho pneu 33" isso é importante,em algumas ultrapassagens,na trilha dificilmente uso a reduzida,pois com essa configuração,apenas por primeira e acelerar que o giro sobe rapido demais,já me falaram para mecher nos bicos,na turbina mas,pra mim está bom,e no motor nao penso em mecher,apenas trocar a relação por uma 4.56:1 para melhorar meu desempenho na trilha,eu gosto de jeep amarrado!
Eu não abri os bicos!
ABRAÇOS!
Daniel precisar eu to aqui!
Pedro...
O meu camarada, minha ignorancia me colocou de sai justa...rs! Pra mim ao mexer na bomba, necessariamente, teria que se mexer nos bicos.
Mas pedro, o principio nao é o mesmo, abrindo a bomba nao há aumenta de injeção, e para nao empobrecer a mistura nao teria que mexer tb na turbina?
Seu carro aumentou muito a fumaça?
Vlw pela disponibilidade, Pedro.
Forte abraço.
Danieldearaujo
31/05/2010, 19:08
Eu mandei trocar o pino da bomba, ficou uns R$ 250,00, não aumentou o consumo, a menos que vc ande com o pé em baixo ai sim aumenta, o carro ficou animal, sempre que saio acelerendo, os passegeiros assustam, rsrsrs, o problema é a fumaça, com giro baixo e pé no fundo, a fumaça é grande, ehehehe
Fabiano,
Blz? Cara, inclusive de giro baixo faz muita fumaça?
Vc tb teve que mexer na turbina?
Outra coisa, sabe se essa mudança muda a vida util do motor?
Forte abraço.
pedro bonadio
31/05/2010, 19:49
Daniel,a unica coisa que aumentou significativamente foi a acelaração mais rápida,não entendo muito,disso,mais que o carro melhorou,melhorou,além de quê foi feito em uma oficina de muita garantia!
fabianogsilva
31/05/2010, 23:14
Fabiano,
Blz? Cara, inclusive de giro baixo faz muita fumaça?
Vc tb teve que mexer na turbina?
Outra coisa, sabe se essa mudança muda a vida util do motor?
Forte abraço.
é o seguinte, por exemplo se passar na lombada em 3 marcha e acelerar fundo, ele tem uma boa arrancada, mas a fumaça é grande, se sair de segunda, não tem problema algum, quanto a vida util do motor, o pessoal so falou pra não ficar andando com o giro do motor no vermelho(no painel do carro), e não foi preciso mecher na turbina, so no pino da bomba, eu recomendo, o carro fica outro, fica um T pra dirigir, nem parece jipe :dance:
Fe_jipeiro
08/06/2010, 12:02
Olá Danieldearaujo,
Se quiser realmente potencia de verdade no troller, tem q mexer na turbina(redimencionar, colocar uma maior), trocar os bicos, mexer no escape, e ajuste da BI e nao ligar para fumaca preta... ehehehe.... Agora se quiser somente deixar ele mais "ligeiro", basta abrir um pouco a BI. O consumo é relativo, pois nenhum motor q anda de verdade, é econômico... Tudo tem um preço ... Mas tb vai do pé de que dirigie, se rodar na manha, a tendencia do consumo é permanecer o mesmo, mas se ficar pisando, realmente vai aumentar....
Vi que vc tem um band e tb tenho uma ... para vc fazer uma comparação e ter uma ideia, a minha está com OM 364 Turbo , intercooler, escape dimencionado de 3", bicos especiais, relação dif 12x35, pneus 35" All terrain ... e ando na frente de muitos trollers e carros de rua turbinados e mexidos(não desmerecendo), mas foi uma escolha que fiz... queria uma band forte de andar, mesmo que ela não seja projetada para isso... se ando na boa na cidade, faz 10km/l , agora se ando acelerando e dando pressão na turbina(2kg), meu consumo vai para 6,5 km/l na cidade ... mas a band anda muito forte.... ja na estrada, costumo andar a 120-130km/h e nessa velocidade ela faz 10,5km/l..... se andar a 90-100km/h cheguei a fazer 12km/l nessa configuracao q estou... entao, tudo é questao de escolha e maneira de dirigir...
Mas um conselho que te dou, se quiser deixar ele apenas mais ligeiro em ultrapassagens, como vc disse, abra a BI e talvez regule a wastegate da turbina para abrir com maior pressao ... $$$$$$$$ vai valer mais a pena... Ou mesmo instale um booster e assim vc podera escolher o momento qdo quer rodar com maior pressao na turbina.... No meu caso, ando com a wastegate para 1,2kg e qdo aciono o booster ele pula para 2kg na hora, soh minha embreagem q sofre.. ahuahuahau .... mas limitei 2kg na BI, senao passaria disso....
Espero ter ajudado...
Abs,
Danieldearaujo
12/06/2010, 16:28
...Mas um conselho que te dou, se quiser deixar ele apenas mais ligeiro em ultrapassagens, como vc disse, abra a BI e talvez regule a wastegate da turbina para abrir com maior pressao ... $$$$$$$$ vai valer mais a pena... Ou mesmo instale um booster e assim vc podera escolher o momento qdo quer rodar com maior pressao na turbina.... No meu caso, ando com a wastegate para 1,2kg e qdo aciono o booster ele pula para 2kg na hora, soh minha embreagem q sofre.. ahuahuahau .... mas limitei 2kg na BI, senao passaria disso....
Fe_jipeiro,
Como vai camarada? Cara, gostei muito da sua postagem, ajudou bastante.
Agora vou ter que arrumar uma oficina aqui na minha cidade que faça esse trabalho. O pessoal que preparam os carros aqui pra competição geralmente mandam pra SP, o que nao é meu caso...rs!
Vou dar uma pesquisada por aqui e depois relato o resultado.
Forte abraço.
Fe_jipeiro
14/06/2010, 10:17
Falae Daniel....
Blza ... fico feliz em ter contribuido no seu "problema"... Qq coisa estamos ai..
Abss....
murilopellizzer
15/06/2010, 10:55
Amigo o meu ando com 1,5kg na turbina e bomba aberta ele fica bemmm esperto principalmente em ultrapassagens, o meu tbm está sem silenciador e sem catalisador. esta o cano direto um roncão!!!! o carro fica nota 10.
murilo
Murillus
13/10/2013, 09:19
Conforme tinha lido, nos 2.8 pode-se fazer as seguintes intervenções no intuito de melhorar a "potencia do motor":
- Bomba = abrir (aumentando a vazão do diesel);
- Turbina = trocar a garret 25 pela garret 50;
(aceita as tgv (turbina de geometria variável) porem de nada vai adiantar pois o motor não tem os sensores corretos para o bom funcionamento da tgv)
- Bicos = abrir (aumentando a vazão do diesel)
- WG = aumentar a pressão da bomba
Algumas modificações necessárias:
- Instalar um pré filtro de diesel pra proteger a bomba;
- Trocar a bomba de combustível elétrica externa pela do Gol GTI;
- Instalar uma válvula reguladora de pressão de combustível;
- Verificar se a canulação de combustível é compatível com o aumento da pressão;
O resultado:
- o carro pode chegar a 230 cv ou mais;
(depois que vi um cara botando 900 cv num fusca, acredito em tudo)
- passa a fazer entre 6 e 7 km/L ou ate menos;
- vira uma maria-fumaça com certeza;
As recomendaccções:
- Rasch Motoren ( ..:: Rasch Motoren - Diesel Performance ::.. (http://www.raschmotoren.com.br) )
O custo do projeto:
- R$ 4.000.00 em diante... Pra fazer bem feito...
felipe.paris
15/10/2013, 17:42
OS 2.8 tem bomba de combustível externa?
Como seria esse pré filtro? de repente pode ser legal para trollers modificados ou não.