Conectar

Ver Versão Completa : Troller 3.0 Electronic – Consumindo muita água.

rub
26/05/2010, 15:01
Amigos,
Tenho um Troller (3.0 Electronic – 2006) e começou baixar a água do reservatório do radiador em cerca de 1 litro a cada 300 km.
Já procurei por vazamento, pressurizei o sistema pelo reservatório de expansão da água do radiador com 1.2 bar de pressão e nada de vazar. Com o motor quente ou com o motor frio, não faz fumaça branca que poderia denunciar uma eventual junta do cabeçote danificada. O motor não falha.
Quando eu acelero também não há pontos de água saindo pelo escapamento.
Olhei o Troller pela parte de baixo e percebi que existe um rastro de água com aditivo (levemente umedecido, que não chega a pingar na garagem) na tampa do carter perto do cambio que vem de algum lugar próximo ao cabeçote.
Desconfio do selo que fica atrás da tampa de distribuição, porém não consigo visualizar nenhum vazamento nesta região.
Alguém já passou por situação parecida e qual foi o diagnóstico.
Obrigado e informações serão muito bem recebidas,
Rubens

\gustavo/
26/05/2010, 15:10
do 2008 de um amigo meu estourou o o'ring que veda a bomba d'água ao bloco do motor.......... é uma borrachinha com o contorno da carcaça da bomba......

gmilani
26/05/2010, 15:53
Rapaiz...

o meu estava com o mesmo tipo de problema, porem abaixa 1 litro aprox. a cada 1000km...

olhava.. olhava e nada de achar, ja tava pensando bobeira do motorzão!!... ai um dia olhei uma marca de agua na garagem de casa...

foi um micro furo na tubulação de ar quente, foi feito uma solda a metal mesmo e zerou!!!

dá uma olhada, o cano fica bem perto do coletor de saída do escapamento, em cima da turbina, é um cano de mais ou menos 15-20mm, que sai uma mangueira de +- 1", o engraçado é que o cano não é tão fino pra furar, e tbm não estava oxidado... não sei o pq deste micro furo!!! ainda bem que foi coisa muito facil de arrumar e barato!!!

Com o motor quente, nem chegava a escorrer, pois já evaporava, era coisa de conta gota...muito pequeno o vazamento, passa uma palha de aço no cano assim se estiver pra furar.. vai furar e vc ja arruma já!

té!

JEFFCATUNDA
26/05/2010, 15:59
Amigos,
Tenho um Troller (3.0 Electronic – 2006) e começou baixar a água do reservatório do radiador em cerca de 1 litro a cada 300 km.
Já procurei por vazamento, pressurizei o sistema pelo reservatório de expansão da água do radiador com 1.2 bar de pressão e nada de vazar. Com o motor quente ou com o motor frio, não faz fumaça branca que poderia denunciar uma eventual junta do cabeçote danificada. O motor não falha.
Quando eu acelero também não há pontos de água saindo pelo escapamento.
Olhei o Troller pela parte de baixo e percebi que existe um rastro de água com aditivo (levemente umedecido, que não chega a pingar na garagem) na tampa do carter perto do cambio que vem de algum lugar próximo ao cabeçote.
Desconfio do selo que fica atrás da tampa de distribuição, porém não consigo visualizar nenhum vazamento nesta região.
Alguém já passou por situação parecida e qual foi o diagnóstico.
Obrigado e informações serão muito bem recebidas,
Rubens
É isso mesmo colega,vem lá da frente, escorre pelos lados do carter e vai pingar lá no meio do carro.... Vem la da bomba dágua.... Pode vazr para ffora como o seu ou para dentro do óleo... No meu 2009 jáfoi feitoesse serviço na autorizada (troca do 0-Ring)....

rub
26/05/2010, 21:52
do 2008 de um amigo meu estourou o o'ring que veda a bomba d'água ao bloco do motor.......... é uma borrachinha com o contorno da carcaça da bomba......

Gustavo, obrigado pela dica. Vou verificar este item também. Estava precisando desmontar o radiador, intercooler e condensador do ar condicionado, para a instalação do radiador de óleo da direção hidraulica e já aproveito para ver este item também.

De tanto ouvir sobre caixa de distribuição, estava pensando na desmontagem deste item, para ver o selo do motor, se existe alguma corroção na caixa de distribuição e aproveitar para fazer o dreno nesta tampa e assim ficar livre de surpresa futura.
O pior não é ter que desmontar e arrumar e sim ficar parado em uma viagem longe de casa por problemas como este.

Mais uma vez obrigado pela dica e se você souber de algum outro ponto para verificar favor informar.

Abraços,

Rubens

rub
26/05/2010, 22:10
[QUOTE=gmilani;1172495]Rapaiz...

o meu estava com o mesmo tipo de problema, porem abaixa 1 litro aprox. a cada 1000km...

QUOTE]

Amigo,

Muito obrigado pela informação. Acabei de tirar algumas fotos deste possível cano com o objetivo de identifica-lo de acordo com a sua dica.

Após a sua dica, verifiquei que o coletor de escape está com uma coloração (oxidada) típica de agua.

Você poderia informar se é este o cano que eu devo retirar para ver se eu encontro algum furo?

Abraços e mais uma vez obriagdo,

Rubens

rub
26/05/2010, 22:17
É isso mesmo colega,vem lá da frente, escorre pelos lados do carter e vai pingar lá no meio do carro.... Vem la da bomba dágua.... Pode vazr para ffora como o seu ou para dentro do óleo... No meu 2009 jáfoi feitoesse serviço na autorizada (troca do 0-Ring)....

Meu amigo,

Obrigado pela informação. Vou verificar este item também!
Abraços e obrigado pela informação.

Rubens

gmilani
26/05/2010, 22:58
[QUOTE=gmilani;1172495]Rapaiz...

QUOTE]

Amigo,

Muito obrigado pela informação. Acabei de tirar algumas fotos deste possível cano com o objetivo de identifica-lo de acordo com a sua dica.

Após a sua dica, verifiquei que o coletor de escape está com uma coloração (oxidada) típica de agua.

Você poderia informar se é este o cano que eu devo retirar para ver se eu encontro algum furo?

Abraços e mais uma vez obriagdo,

Rubens

Exatamente este....

o meu furou bem perto de um sensor (dá pra ver na foto), coisa de uns 10mm perto do sensor....

se precisar soldar, não esqueça de retirar o cano e o sensor.. não deixe ninguem soldar no lugar!!!!!

se for o caso será facil de resolver... vc vai ver que o cano não é tão fino assim... e furou não imagino o pq!!! nao estava oxidado nem nada, acho que falha no material .. um novo na ford custa a bagatela de 380 latas.... e ainda não tem kkkkkk

espero que seja coisa facil....

rub
27/05/2010, 06:31
Muito obrigado!
Concordo com você, pagar 380 latas por um pedaço de cano e ainda não tem é de matar.
Vou retira-lo para ver a situação dele como está. Se estiver bem danificado internamente, a opção é fazer um com tubo de aço inox.

Abs,

Rubens

dcifu
27/05/2010, 09:24
Rubens,

O meu 2007 foi o elo do motor ( ou o ring como o pessoal fala). A peca e barata. o duro e demontar toda a frente e abrir a parte da frente do motor para trocar. Se quiser posto as fotos.

Abraços

rub
27/05/2010, 09:43
Rubens,

O meu 2007 foi o elo do motor ( ou o ring como o pessoal fala). A peca e barata. o duro e demontar toda a frente e abrir a parte da frente do motor para trocar. Se quiser posto as fotos.

Abraços

Amigo,

Ficarei muito agradecido se você puder postar as fotos.
Tenho que descobrir esse defeito porque o consumo de agua só tende a aumentar e isso acontece em situações inesperadas, viagens, passeios, nos finais de semana, a noite etc...

Pergunta, na troca do selo do motor você precisou trocar o gas do ar condicionado?
Como a bomba do ar condicionado está próximo a tampa de distribuição, foi necessária remove-la?

Abs,

Rubens

dcifu
27/05/2010, 10:07
Rubens,,

Seguem as fotos.

Quanto ao seu questionamento, sim foi necessário trocar o gas do ar condicionado pois tivemos que desmontar tudo e o sistema perdeu a pressão.

Para trocar o selo do motor tivemos que desmontar toda a parte frontal do motor (radiadores, correia, polias e corrente do motor). Foi trocado o selo, feita uma limpeza do sitema e tudo foi vedado com Silicone de Alta Temperatura. Aproveitei e troquei o cano que vai para a valcula termostatica que é de plastico por um feito de aluminio com borrachas, evitando assim vazamentos tambem.

Espero que ajude

gmilani
27/05/2010, 12:10
rubens, não sei se seu caso é igual ao meu, mas como é facil desmontar esta peça, não custa dar uma verificada, pois são 4 parafusos ,no meu tinha um "zinabre" por fora do local do furo, na verdaden nao era zinabre, e sim residuos do aditivo, pois a agua evaporava e deixava residuos do aditivo...

mas, se o motor nao esta bebendo agua... até que ta bom... deve ser coisa facil mesmo...

depois posta pra gente onde foi o "pobrema"

boa sorte

rub
27/05/2010, 13:34
Rubens,,

Seguem as fotos.

Quanto ao seu questionamento, sim foi necessário trocar o gas do ar condicionado pois tivemos que desmontar tudo e o sistema perdeu a pressão.

Obrigado pelas fotos. Onde você comprou este tubo? Achei muito interessante esta substituição.
Se eu encontrar esse tubo, vou aproveitar e fazer a substituição.

Abs,

Rubens

rub
27/05/2010, 13:41
Rubens,

O meu 2007 foi o elo do motor ( ou o ring como o pessoal fala).

Obrigado pela dica. Sim, vou começar por este tubo. Se ele estiver OK. vou verificar a valvula termostática. Se ela também estiver ok, dai vou retirar a distribuição.

Vou procurar até encontrar esse vazamento que não é normal.
Assim que eu encontrar eu posto as fotos bem como o que foi feito.

Obs.: Deitando debaixo do Troller da para ver um filete de agua (umedecido) que vem da parte de cima, próximo do cabeçote.

Abs,

Rubens

dcifu
27/05/2010, 13:54
Eu levo meu carro sempre na garagem 4x4 do Ricardo Pavani (Pavani Adventures). Ele que fez o serviço. Se bobear ele já deve ter isso pronto ou então pode mandar fazer para voce.

Quanto ao seu cometario sobre o pingo dágua, era exatamente ai que o meu pingava. Era imperceptivel de tao pouco que pingava. Nao caia nem no chão. Tentei eu mesmo quebrar a cabeça e levei no Pavani e na mesma hora ele ja deu o diagnostico. Segundo ele é bem comum ter que trocar essa junta, principalmente se voce faz trilha devido ao barro. O grande segredo é vedar bem depois para evitar que o barro entre em contato.

Obrigado pelas fotos. Onde você comprou este tubo? Achei muito interessante esta substituição.
Se eu encontrar esse tubo, vou aproveitar e fazer a substituição.

Abs,

Rubens

rub
27/05/2010, 14:07
Você tem o telefone do Ricardo Pavani?
Abs,
Rubens

dcifu
27/05/2010, 16:16
Anota ai os dados dele

Pavani Adventure - Off Road Lifestyle
www.pavaniadventure.com.br
Garagem 4x4 - Oficina Especializada
MSN: pavani_rp@hotmail.com / SKYPE: pavaniadventure
(011) 7810-9564 / 7*63696 / (011) 2985-7772
PY 146.450MHz

Abraços,

Você tem o telefone do Ricardo Pavani?
Abs,
Rubens

rub
27/05/2010, 16:28
Obrigado pelo contato!
Rubens

Marcelo-HPE
27/05/2010, 22:13
Pode estar vazando também pelo selo mecânico da bomba d água
Se for fazer alguma solda no compartimento do motor o aterramento deve ser bem feito , caso contrário a descarga elétrica vai queimar a central eletrônica do carro .
Como foi dito é melhor retirar a peça e soldar fora .
Boa sorte.

rub
28/05/2010, 05:59
Marcelo,
Obrigado por mais essa dica! Vou seguir a sua orientação.
Amanhã vou desmontar, começando pelo tubo que fica ao lado do cabeçote. Se ele estiver ok vou para a bomba d'água, se ela estiver ok vou para a distribuição (selo do motor) e vou aproveitar para fazer o dreno na tampa.
Abs,
Rubens

JEFFCATUNDA
28/05/2010, 10:57
Marcelo,
Obrigado por mais essa dica! Vou seguir a sua orientação.
Amanhã vou desmontar, começando pelo tubo que fica ao lado do cabeçote. Se ele estiver ok vou para a bomba d'água, se ela estiver ok vou para a distribuição (selo do motor) e vou aproveitar para fazer o dreno na tampa.
Abs,
Rubens
Colega, já existe um consenso em relação a fzer esse dreno na tampa?
Até onde lembro de terlido tinha gente contra e a favor. Grato!

rub
28/05/2010, 13:42
Colega, já existe um consenso em relação a fzer esse dreno na tampa?
Até onde lembro de terlido tinha gente contra e a favor. Grato!

Jeff,

Obrigado pela dica!
Pretendo fazer o dreno para que a agua não fique parada no alojamento entre distribuição e bloco do motor, causando possível corrosão do selo. Esse dreno já é feito pela própria International (fabricante do motor) a partir do ano 2007 e pelo histórico que temos visto, este problema (de corrosão de selo causando vazamento de agua com óleo) acontece nos Trollers 2006 onde não há esse dreno.

O único problema é saber se na região do dreno que será feito, não ficará frágil ao ponto de causar alguma trinca na distribuição, que ao invés de ajudar poderá atrapalhar.

Outra saida seria a colocação de silicone ao redor da distribuição e assim conseguir o mesmo obejtivo que é de proteger o selo contra corrosão.

Por acaso, você sabe onde está o tópico deste (dreno na distribuição) assunto neste forum?

Abs,

Rubens

JEFFCATUNDA
28/05/2010, 19:28
Jeff,

Obrigado pela dica!
Pretendo fazer o dreno para que a agua não fique parada no alojamento entre distribuição e bloco do motor, causando possível corrosão do selo. Esse dreno já é feito pela própria International (fabricante do motor) a partir do ano 2007 e pelo histórico que temos visto, este problema (de corrosão de selo causando vazamento de agua com óleo) acontece nos Trollers 2006 onde não há esse dreno.

O único problema é saber se na região do dreno que será feito, não ficará frágil ao ponto de causar alguma trinca na distribuição, que ao invés de ajudar poderá atrapalhar.

Outra saida seria a colocação de silicone ao redor da distribuição e assim conseguir o mesmo obejtivo que é de proteger o selo contra corrosão.

Por acaso, você sabe onde está o tópico deste (dreno na distribuição) assunto neste forum?

Abs,

Rubens
Rub.

Sinceramente não lembro cara, pois esse assunto foi levamtado no meio de algumas outras discussões, mas arrisco alguns palpites; acho que foi em um dos topicos que tratamos de problemas dos NGD... Vou fazer uma pesquisa quando tiver um tempinho e se encontrar eu te falo...

JEFFCATUNDA
28/05/2010, 19:31
Outra coisa, meu troller é 2009 e apresentou vazamento de agua exatamente da forma que você descreveu, vinha um filete quase que imperceptivel lá da frente do motor, por traz da bomba d'agua que escorria até o final do motor e pingava nommeio do carro... Trocaram o tal o-ring, isso com uns 6 mil km....... Então te pergunto....

Se os 2009 segundo vc já possuem dreno, isso resolve?

rub
28/05/2010, 21:18
Outra coisa, meu troller é 2009 e apresentou vazamento de agua exatamente da forma que você descreveu, vinha um filete quase que imperceptivel lá da frente do motor, por traz da bomba d'agua que escorria até o final do motor e pingava nommeio do carro...

Concordo plenamente com os seus comentários. O dreno é apenas uma forma de fazer uma manutenção preventiva e evitar que o selo do bloco do motor e a carcaça da distribuição possam ser corroido pela agua que entra entre a caixa da distribuição e o motor e não tem por onde sair
O dreno serve para que a agua que entre ali não fique acumulada.

Hoje eu passei em uma autorizada da International e tirei fotos da distribuição nova com o tal dreno feito pela fábrica.

Amanhã vou começar a desmontar o carro e espero localizar esse vazamento. Assim que eu localizar eu postarei fotos e informo onde estava esse vazamento de agua e como que eu fiz para resolver.

Abraços,

Rubens

rub
28/05/2010, 21:21
Segue as fotos:

rub
28/05/2010, 21:22
Segue as fotos

JEFFCATUNDA
28/05/2010, 22:35
Concordo plenamente com os seus comentários. O dreno é apenas uma forma de fazer uma manutenção preventiva e evitar que o selo do bloco do motor e a carcaça da distribuição possam ser corroido pela agua que entra entre a caixa da distribuição e o motor e não tem por onde sair
O dreno serve para que a agua que entre ali não fique acumulada.

Hoje eu passei em uma autorizada da International e tirei fotos da distribuição nova com o tal dreno feito pela fábrica.

Amanhã vou começar a desmontar o carro e espero localizar esse vazamento. Assim que eu localizar eu postarei fotos e informo onde estava esse vazamento de agua e como que eu fiz para resolver.

Abraços,

Rubens
Okapa companheiro...

rub
31/05/2010, 22:10
Amigos,

Obrigado a todos que me ajudaram na solução do consumo de agua do meu Troller.

Fizemos uma verificação completa no sistema de arrefecimento e o vazamento estava na valvula do ar quente (peça número 98FU18495AA). A agua vazava pelo lado da conexão do motor, vide foto3.

Obs.: Foi necessário substituir esta peça.

Abraço,

Rubens

dcifu
01/06/2010, 09:39
Rubesn,

Que sorte !!!! Agora ja sabemos mais mais ponto de vazamento !!!!

Abraços,

Daniel

Amigos,

Fizemos uma verificação completa no sistema de arrefecimento e o vazamento estava na valvula do ar quente (peça número 98FU18495AA). A agua vazava pelo lado da conexão do motor, vide foto3.

Abraço,

Rubens

gmilani
01/06/2010, 10:58
Ainda bem que foi " coisa fora do motor" !! amigo por curiosidade qtas latas morreram??

rub
01/06/2010, 22:10
Ainda bem que foi " coisa fora do motor" !! amigo por curiosidade qtas latas morreram??

Amigo,

Esta valvula do ar quente é a mesma usada no Ford KA e Fiesta.
Eu encontrei do fabricante AJE (http://www.aje.ind.br/pt/produtos.htm), por R$ 59,00 com doze meses de garantia.
Este foi o meu gasto para sanar este problema.
Fica ai mais esta dica para os nossos amigos!

Abs,

Rubens

rub
01/06/2010, 22:11
Rubesn,

Que sorte !!!! Agora ja sabemos mais mais ponto de vazamento !!!!

Abraços,

Daniel

Daniel,

Ainda bem que foi só isto.
Obrigado pela ajuda,

Rubens

PAULO CARECA
01/06/2010, 22:18
Amigos,

Abraço,

Rubens
RUB, até pensei em te falar que poderia ser aí, mas com a quantidade de agua que vc falou que baixava e no espaço de tempo curto, achei que jamais seria nesta válvula, isto é tambem tive vazamento nesta valvula, mas não com esse volume todo, mas foi só falta de aperto nas braçadeiras, será que sua valvula está com defeito? Já que é usada tão pouco e esporadicamente, atente que para ela abrir é com giro mais ou menos acima de 2000 e motor quente, principalmente no inverno. Outra coisa, ela é blindada e o máximo que pode acontecer é não abrir o fluxo de agua, agora vazar acho meio dificil. :concordo:

rub
02/06/2010, 06:24
RUB, até pensei em te falar que poderia ser aí, mas com a quantidade de agua que vc falou que baixava e no espaço de tempo curto, achei que jamais seria nesta válvula, isto é tambem tive vazamento nesta valvula, mas não com esse volume todo, mas foi só falta de aperto nas braçadeiras, será que sua valvula está com defeito? :concordo:

Paulo, bom dia!

Obrigado pela dica!

Eu também cheguei a duvidar da quantidade de agua que poderia vazar por ali, porém ao verificar a quantidade de agua que ao ser pressurizado o sistema (corretamente) jogava por este ponto foi algo impressionante.
Desmontei a valvula para ter certeza se não havia nada a mais do que um simples vazamento, tal como, trinca na tubulação etc... e para a minha surpresa internamente havia uma anel oring totalmente danificado, faltando pedaço. No eixo plástico desta válvula tem um diafragma (ou junta de borrocha) envolvendo o eixo que por sua vez também estava ressecada e era outro ponto de vazamento.

Tentei reparar esta valvula porém não havia mais conserto.

Vou ficar monitorando!

Abraços e mais uma vez obrigado pela informação,

Rubens

andrew
06/06/2010, 23:45
Paulo, bom dia!

Obrigado pela dica!

Eu também cheguei a duvidar da quantidade de agua que poderia vazar por ali, porém ao verificar a quantidade de agua que ao ser pressurizado o sistema (corretamente) jogava por este ponto foi algo impressionante.
Desmontei a valvula para ter certeza se não havia nada a mais do que um simples vazamento, tal como, trinca na tubulação etc... e para a minha surpresa internamente havia uma anel oring totalmente danificado, faltando pedaço. No eixo plástico desta válvula tem um diafragma (ou junta de borrocha) envolvendo o eixo que por sua vez também estava ressecada e era outro ponto de vazamento.

Tentei reparar esta valvula porém não havia mais conserto.

Vou ficar monitorando!

Abraços e mais uma vez obrigado pela informação,

Rubens

Amigo, oque vc quer dizer com "pressurizado (corretamente)"?

rub
07/06/2010, 06:21
Amigo, oque vc quer dizer com "pressurizado (corretamente)"?

Quando eu pressurizei, estava usando um pressão de 1 a 1.2 bar.
Falando com o mecanico ele orientou fazer uma pressurização de 1.5 bar.
Com essa pressurização foi possível encontrar o vazamento.
Obs.: Andei com o Troller neste feriado (cerca de 1000 km) e o nível da agua do reservatório permaneceu inalterado.

Abs,

Rubens

Eduardo/SC
05/10/2011, 19:44
Amigo Rub,

Sabe me dizer se no cano da foto onde houve o microvazamento tinha uma "graxa" onde vazava água?
Estou com o mesmo problema que os amigos, meu troller está jogando água fora pela tampa do reservatório e ao que tudo indica é junta do cabeçote, mas sabe como é...mecanico quer lucrar sempre. Só no olhometro já me falou que é a junta, mas não custa investigar.

rub
05/10/2011, 20:25
Amigo Edu,

O diagostico mais simples dos mecânicos é sempre de condenar a junta do cabeçote somente mo "olhometro".
Para saber se realmente é ela ou não o melhor é fazer o teste de pressurização. Neste caso você vai ver que o ponteiro do presurizador vai caindo, ou seja, perdendo a pressão e a agua não aparece vazando em nenhum lugar, porque neste caso ela está entrando nos cilindros.

Muitas vezes ele mistura com o óleo e neste caso é fácil identificar se realmente é a junta pelo coloração do óleo.

Respondendo a sua pergunta, não havia graxa no microvazamento do cano.

Abraços,

Rubens

Eduardo/SC
05/10/2011, 20:39
Vlw Rub, vou fazer este teste.

FelipeRocha
21/10/2011, 09:53
Eduardo,

Fez o teste? Achou o problema?

Ou meu também está com este problema e o meca fez o teste de pressão e não vaza em lugar algum, segundo ele..(nao pude acompanhar este procedimento), e o meu carro não está com fumaça branca, nem com perda de potencia..

Pode ser a junta do cabeçote mesmo sem a fumaça?

Abraco!

Valney de Morais
21/10/2011, 10:29
Valeu pelo post!

Estou com o mesmo problema: 1000 km, 1 lt

Abraços

Fernando A. G
24/05/2012, 13:56
Fala Rub... depois de 2 anos do seu post, ele me ajudou e muito... o meu t4 2008 esta exatamente com o mesmo vazamento... obrigado!

rub
24/05/2012, 20:46
Fala Rub... depois de 2 anos do seu post, ele me ajudou e muito... o meu t4 2008 esta exatamente com o mesmo vazamento... obrigado!

Fernando, boa noite!

Fico feliz que te ajudou!
Precisando de ajuda/informação é só avisar.

Abs,

Rubens

mvinicius_ba
04/07/2012, 23:42
Muito bom este tópico.
Meu Troller tb está "bebendo muita água" percebi hj que faz uma pequena poça embaixo do carro. Amanhã vou checar essas opções.

rub
05/07/2012, 20:37
Amigos, como dica, verifiquem a fixação da válvula termostática. Ela tem dois aneis o'ring e é bem comum vazar por ali.
Também costuma vazar péla válvula de ar quente. Vale a pena verificar!
E por último verifiquem o selo que fica atrás da caixa de distribuição, isso para os motores NGD 3.0 TD.

Para os Troller do ano de 2006, ao retirar a caixa de distribuição (onde ficam as correntes e os tensionadores), façam o dreno para escoamento de agua. Com isso vocês eliminam a possibilidade de no futuro ter agua misturando com óleo.

Segue o ink desta tampa
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/74737-troller-3-0-electronic-consumindo-muita-agua-3.html
Post # 28 e a valvula de ar quente Post # 30

Abs,

Rubens

paulodrift
05/07/2012, 21:37
Prezados colegas vou relatar o que o correo com o meu T4 2008 pode ser que ajude alguem!

Assim que adquiri ele a + ou - 2 anos ele sumia a água e tbm como vcs não consegui identificar o vazamento. Por fim verifiquei que o mangote inferior do radiador(lado Motorista) contia o vazamento, pois quando eu passava em uma lombada ou depressão rapido o diferencial dianteiro batia no mangote ocasionando o vazamento mesmo com o batedor no local .

Fis a substituição do mangote(tive que comprar um mangote e fazer adaptação pois o que estava nele o cara da loja disse que era da turbina da D20) que estava marcado no local onde batia o difencial dianteiro, com um pequeno rasgo.

Apos a substituição, continuo o vazamento, então verifique que os coxins inferior do radiador estavam gastos com isso o radiador estava fora do nivel, ocasionando o contato com o diferencial. Fis a substituição dos coxins, troquei a agua com o aditivo.

Quando o motor aquecia a agua do reservatorio sumia e na tampa sempre ficava manchada com o fluido do aditivo, ao abrir a tampa do reservatorio um pouco da agua voltava.

Então meu mecanico retirou uma mangueira fina no lado superior do radiador que fica no lado do passageiro, em seguida retirou a tampa do reservatorio, ligou o carro e completou a agua ate sair um fluxo continui de agua pelo cano superior fino do radiador(local onde fas conexão com a mangueira). Depois disso nunca mais deu problema, ele informou que o problema era que contia bastante ar no sistema de arrefecimento. Ufaaaa terminei!!

paulosergio
10/07/2012, 16:41
Boa tarde, Afinal esses vazamentos tem prevenção? O que podemos fazer para evitar, principalmente aquele que corroi a tampa da cx de distribuição.

Elison
10/07/2012, 16:54
Boa tarde, Afinal esses vazamentos tem prevenção? O que podemos fazer para evitar, principalmente aquele que corroi a tampa da cx de distribuição.
Uma boa dica é: Jamais usar agua de torneira ou mineral no radiador, em vez disso usar sempre agua deionizada e aditivo na proporcao de 50/50.

rub
10/07/2012, 17:02

Paulo,

A prevenção seria na verificação dos o´rings da valvula termostática e aperto nas abraçadeiras das mangueiras. Vazamentos podem ser detectados com a pressurização do sistema.
Agora o que danifica a tampa da caixa de distribuição, que é muito comum nos Trollers do ano 2006, é a falta do dreno de agua que a International não incluiu caixa de distribuição. Esse dreno foi adicionado em anos posteriores.

O que eu fiz com o meu Troller, sabendo que este problema qualquer hora poderia aparecer, desmontei esta tampa e com a fresa fiz o dreno (canal) que é o responsável por drenar a agua que por ventura entre no espaço que existe entre o cabeçote a a própria tampa de distribuição e ainda para complementar, fiz um selo de aço inox e substitui pelo existente que é de ferro e sujeito a corrosão, com isso elimino definitivamente a possibilidade de ter agua misturando com óleo pela tampa de distribuição.

E ainda neste assunto, mudei a boca inferior do radiador para o lado esquerdo, assim como é nos Trollers moderno que usa a mangueira que sai da bomba d'agua pequena, e não aguela que dá voltas próxima a barra de direção que é no caso do 2006.
Consultando o preço desta mangueira original fui informado que o preço é de R$ 250,00 e só sobre encomenda enquanto que a do Troller 2010 custa por volta de R$ 50,00 e em caso de emergência é fácil adapatar outra mangueira, o que não acontesse com a mangueira do radiador do 2006.

Vamos aguardar para ver se mais alguem poderá contribuir com a sua pergunta.

Abraços,

paulosergio
10/07/2012, 21:23
Boa noite a todos, o meu troller e 2010, eu o comprei com 35 mil km a uns 3 meses. Com 36 mil km fiz uma revisao completa que trocou todos os filtros, oleos, fluidos e a agua do sistema de arrefecimento. Nunca apresentou nenhum problema, agora com 38 mil km eu completei com um copo de agua ate chegar ao nivel maxima do reservatorio, no entanto nao sei se o carro saiu da revisao com a agua no nivel maximo, por isso nao sei se nesses 2 mil km a agua abaixou um copo. Agora eu olho todos os dias. e quanto ao selo, o mecanico nao me falou nada se estava bom ou nao. Valeu a dica.

rub
11/07/2012, 21:53
Boa noite a todos, o meu troller e 2010, eu o comprei com 35 mil km a uns 3 meses. Com 36 mil km fiz uma revisao completa que trocou todos os filtros, oleos, fluidos e a agua do sistema de arrefecimento. Nunca apresentou nenhum problema, agora com 38 mil km eu completei com um copo de agua ate chegar ao nivel maxima do reservatorio, no entanto nao sei se o carro saiu da revisao com a agua no nivel maximo, por isso nao sei se nesses 2 mil km a agua abaixou um copo. Agora eu olho todos os dias. e quanto ao selo, o mecanico nao me falou nada se estava bom ou nao. Valeu a dica.

Paulo,

O Troller 2010 não tem relatos de falha no dreno da caixa de distribuição e desta forma não há como ter problema neste item.
Para você saber se por acaso tem algum vazamento, o melhor teste é de pressurizar o sistema. É relativamente comum ter vazamento na valvula do ar quente.

Dica: A agua que geralmente vaza em componentes do motor (valvula termostática, selo, etc...), escorrer pela caixa seca e costuma pingar bem no meio do carro.

paulosergio
11/07/2012, 22:45
Paulo,

O Troller 2010 não tem relatos de falha no dreno da caixa de distribuição e desta forma não há como ter problema neste item.
Para você saber se por acaso tem algum vazamento, o melhor teste é de pressurizar o sistema. É relativamente comum ter vazamento na valvula do ar quente.

Dica: A agua que geralmente vaza em componentes do motor (valvula termostática, selo, etc...), escorrer pela caixa seca e costuma pingar bem no meio do carro.

Na revisao fizeram o teste de pressurizacao, e esta tudo ok. hoje eu viagei para ribeirao preto ( 380 km ida e volta) e fui verificar o nivel da agua, e acreditem, o volume aumentou exatamente o copo de agua que eu colequei, pois ontem eu coloquei um copo para ficar exatamente no nivel maximo, e agora esta exatamento um copo acima do nivel maximo (carro parado no mesmo lugar da garagem) so que agora o motor esta um pouco mais quente do que ontem. Vou ver amanha pela manha.

Jorgao
12/07/2012, 06:16
Paulo,

Rub, tem relato de troller 2006, 2007, 2008, 2009 e até 2010 espalhado na internet com problema na caixa de distribuição. Não é específico do 2006 e o 2010 nem nenhum outro ano está livre de ter o problema. Não pode é colocar água clorada no vaso de expansão de maneira alguma, e nem pensar em lavar o motor com certos produtos do mercado (que costumam usar muito em lava-jato, oficinas, concessionárias, etc.)

Jorgao
12/07/2012, 06:37
Sabia que tinha pelo menos um caso aqui no fórum:

Gostaria de registrar que na semana passada fui o sorteado a ter o vazamento na caixa de distrbuição.
Tenho um troller modelo 2010, que foi comprado em julho de 2009, e a uma semana o individuo começou a vazar oleo
pela caixa de distribuição, estava corroida, com este carro fiz 2 no maximo 3 trilhas onde atravessei aguas que fossem
na altura do capu, não uso produtos abrasivos pra lavar o carro, quando lavo o motor é com vaselina.
O tem 82.000km e terei que um gasto de + ou - R$ 3000,00, pois vou aproveitar e trocar bomba de agua e valvula termostica.
Abraço

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas-35.html#post1704110

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/48002-ngd-internacional-3-0-pesquisa-de-vida-util-e-problemas-35.html#post1704110

Como falei antes, tem que usar água sem cloro e não pode lavar o motor com certos produtos. Se os donos anteriores fizeram, já pode ter começado a corrosão. No meu troquei logo a água do radiador de cara por água desmineralizada com aditivo. Mas, as vezes é melhor prevenir e gastar mil reais do que ter que gastar 3 ou 4 mil. E a solução é definitiva, nunca mais incomoda. Pra quem está desconfiado, é melhor fazer logo.

rub
12/07/2012, 22:14
Rub, tem relato de troller 2006, 2007, 2008, 2009 e até 2010 espalhado na internet com problema na caixa de distribuição. Não é específico do 2006 e o 2010 nem nenhum outro ano está livre de ter o problema. Não pode é colocar água clorada no vaso de expansão de maneira alguma, e nem pensar em lavar o motor com certos produtos do mercado (que costumam usar muito em lava-jato, oficinas, concessionárias, etc.)

Jorgao,

Obrigado pela informação! Não sabia que o 2010 tinha o problema, Vivendo e aprendendo!

Abs,

Rubens

paulosergio
20/07/2012, 23:08
Boa noite a todos, tranquilidade pura, acabei de chegar em brasilia, uma viagem de 900 km e verifiquei o nivel da agua, e ela nao abaixo se quer um milimetro, viagem na faixa dos 100 110 km/h praticamente sem ar condicionado, e com maleiro de teto, voltarei na segunda feira e verificarei novamente (durante a viagem tambem). a proposito a viatura esta fazendo 12,7 km/l no primeiro abastecimento e 12,6 no segundo abastecimento. achei legal. abs

paulosergio
23/07/2012, 20:08
Pois é, nem tudo é perfeito, para Brasilia sem problemas, ontem cheguei de la e fui verificar o nivel e infelizmente coloquei 1/2 litro de agua mineral. Será que foi porque eu voltei direto (12 horas de viagem)??? Nao abusei da velocidade e usei muito pouco o ar, mas viajei direto, parando só para xixi e etc., tanto que o carro persistiu nos 12,7 km/l.

Felipe Glod
27/07/2012, 14:22
Desculpa pela má notícia o meu troller 2010 com 34 mil km teve corrosão ao ponto de furar perto de um oring e vazar oleo.
QUOTE=rub;1735718]Paulo,

Dica: A agua que geralmente vaza em componentes do motor (valvula termostática, selo, etc...), escorrer pela caixa seca e costuma pingar bem no meio do carro.[/QUOTE]

Jorgao
28/07/2012, 05:24
É impressionante, mas tem mais relato de troller com problema nos modelos pós 2009 do que nos anos anteriores.

rub
28/07/2012, 08:41
É impressionante, mas tem mais relato de troller com problema nos modelos pós 2009 do que nos anos anteriores.

Jorgão, concordo plenamente com os seus comentários. Inacreditável que Troller após 2009 continua com este problema de corrosão...
Vamos ver se agora com este novo motor que a Troller está incluindo acabe com este problema cronico. Enquanto temos este motor em nossos carros vamos cuidar bem dele para evitar surpresas desagradáveis....

Abraços e bom final de semana!

Rubens

paulosergio
30/07/2012, 21:34
Pois é, nem tudo é perfeito, para Brasilia sem problemas, ontem cheguei de la e fui verificar o nivel e infelizmente coloquei 1/2 litro de agua mineral. Será que foi porque eu voltei direto (12 horas de viagem)??? Nao abusei da velocidade e usei muito pouco o ar, mas viajei direto, parando só para xixi e etc., tanto que o carro persistiu nos 12,7 km/l.

Eu ja nao sei mais em quais condicoes verificar o nivel da agua, se é com o carro frio, se é com o carro quente, cada vez que eu olho ta de um jeito, tem hora que ta mais cheio do que antes, tem hora que ta mais baixo. Eu nao vejo nenhuma marca de vazamento, o oleo nao esta contaminado com agua, o chao nao apresenta marca de agua, sei la. Nao tenho completado mais quando eu vejo que abaixou um pouco, quando vou ver no outro dia esta no nivel, vou desencanar mas continuando a verificacao para ver se nao tem nenhum abaixamento mais radical do nivel. Vai entender??

jrmotta
16/08/2012, 11:59
Eu ja nao sei mais em quais condicoes verificar o nivel da agua, se é com o carro frio, se é com o carro quente, cada vez que eu olho ta de um jeito, tem hora que ta mais cheio do que antes, tem hora que ta mais baixo. Eu nao vejo nenhuma marca de vazamento, o oleo nao esta contaminado com agua, o chao nao apresenta marca de agua, sei la. Nao tenho completado mais quando eu vejo que abaixou um pouco, quando vou ver no outro dia esta no nivel, vou desencanar mas continuando a verificacao para ver se nao tem nenhum abaixamento mais radical do nivel. Vai entender??

Olá, Paulo.

Descobriou alguma coisa?

Abs,

paulosergio
16/08/2012, 19:18
Olá, Paulo.

Descobriou alguma coisa?

Abs,

Por enquanto nao to completando, mas olhando todo dia, e como eu falei, tem dia que ta no nivel maximo, tem hora que ta no nivel minimo, ai fico naquela de completar ou nao e deixo quieto, depois vou ver de novo ta acima do nivel maximo, ou seja ta uma salada. To desencanando, mas na proxima revisao (daqui a 3.000 km) vou mandar ver os selos, a tal caixa de distribuicao e ver se tem alguma explicacao para esse sobe e desce do nivel da agua. Mas nao houve nenhum problema ate agora.

Jorgao
16/08/2012, 20:35
Por enquanto nao to completando, mas olhando todo dia, e como eu falei, tem dia que ta no nivel maximo, tem hora que ta no nivel minimo, ai fico naquela de completar ou nao e deixo quieto, depois vou ver de novo ta acima do nivel maximo, ou seja ta uma salada. To desencanando, mas na proxima revisao (daqui a 3.000 km) vou mandar ver os selos, a tal caixa de distribuicao e ver se tem alguma explicacao para esse sobe e desce do nivel da agua. Mas nao houve nenhum problema ate agora.

Paulo, será que esse sobe e desce não tem a ver com a temperatura em que você está checando? Tem coisa errada aí. O meu quente marca pouca a coisa acima da linha, e frio, marca na linha certinho.

paulosergio
16/08/2012, 21:19
Paulo, será que esse sobe e desce não tem a ver com a temperatura em que você está checando? Tem coisa errada aí. O meu quente marca pouca a coisa acima da linha, e frio, marca na linha certinho.

Pois é, eu ja até achei que tivesse ar no sistema, ou temperatura como voce falou, mas como nao fica abaixo do minimo, fico tranquilo por enquanto, valeu a dica

jrmotta
16/08/2012, 22:26
Também estou com uma pequena perda de água no meu Troller (2009) que ainda não consegui descobrir o motivo. É coisa bem pequena, mas enche a paciência. A cada 2300 km rodados, aproximadamente, tenho que completar 250 ml de água. Esta quantidade é exatamente a diferença entre a linha máxima e a mínima do vaso de expansão.
Levei o carro na concessionária e eles pressurizaram o sistema até o ponteiro chegar na faixa vermelha (não sei quantos bar) do manômetro e apareceu um pequeno vazamento na mangueira que sai da vávula, no lado que conecta ao motor. Foi dado um aperto na abaraçadeira, mas, pelo visto, não resolveu o problema.

Abs.

RHL
16/08/2012, 23:04
O meu há mais de 2 anos não baixa uma gota de água.

E é um exemplar da temida "safra 2006"

JEFFCATUNDA
17/08/2012, 08:06
Pois é, eu ja até achei que tivesse ar no sistema, ou temperatura como voce falou, mas como nao fica abaixo do minimo, fico tranquilo por enquanto, valeu a dica

Paulo,

Se não fica abaixo do nível, desencana cara!

É normal que ele suba e desça o nível de acordo com a temperatura até ambiente... Se havia um pequeno vazamento na mangueira com o sistema pressurizado, imagine que esse vazamento é bem maior em condições de uso e de temperatura elevada.

Se não está baixando mais que o nível inferior do vaso, não mexa, não adicione agua... Caso baixe um pouco aguarde, veja se não vai retornar ao nivel... O que você coloca de excesso é eliminado pela valvula que fica na tampa do reservatório...

paulosergio
17/08/2012, 21:20
Paulo,

Se não fica abaixo do nível, desencana cara!

É normal que ele suba e desça o nível de acordo com a temperatura até ambiente... Se havia um pequeno vazamento na mangueira com o sistema pressurizado, imagine que esse vazamento é bem maior em condições de uso e de temperatura elevada.

Se não está baixando mais que o nível inferior do vaso, não mexa, não adicione agua... Caso baixe um pouco aguarde, veja se não vai retornar ao nivel... O que você coloca de excesso é eliminado pela valvula que fica na tampa do reservatório...

É exatamento o que eu estou fazendo, ou seja nada, só fico conferindo dia sim dia nao, mas ja desencanei, obrigado.

Jorgao
04/09/2012, 04:38
É exatamento o que eu estou fazendo, ou seja nada, só fico conferindo dia sim dia nao, mas ja desencanei, obrigado.

Paulo, você já trocou o líquido de arrefecimento? Esses dias conversei com um trolleiro que teve o mesmo problema que você. Cada hora marcava num lugar, mas dentro da faixa. Ele trocou o líquido, e após a troca o nível nunca mais mexeu. Devia ser ar no sistema, como já relatado pelo outro colega.

De repente vale a pena, dá pra fazer a troca em casa mesmo, ou então qualquer R$ 50,00 alguém troca pra você. Lembre-se de usar água desmineralizada (água de bateria) e aditivo Etilenoglicol (verde) ou Monoetilenoglicol (Azul ou Rosa) e nunca misture marcas diferentes de aditivos!

LEMBRE-SE: Se usar o aditivo errado vai corroer sua tampa de distribuição!

Spike
05/09/2012, 10:41
O meu é 2.8, mais vai a dica de um aditivo
Troquei recentemente toda a água do sistema de arrefecimento pela aditivo da Bardahl RAD COOL PLUS.
Foram necessários 3 litros e custou R$30,00 cada. Segue detalhes na imagem em anexo

368826

paulosergio
06/09/2012, 15:59
Bom, dia 11/09 vou leva-lo no Marcio (trilha interlagos) para outra revisao e vou pedir para ver isso, dar uma olhada nos selos e na caixa de distribuicao preventivamente.

jrmotta
10/09/2012, 20:04
Também estou com uma pequena perda de água no meu Troller (2009) que ainda não consegui descobrir o motivo. É coisa bem pequena, mas enche a paciência. A cada 2300 km rodados, aproximadamente, tenho que completar 250 ml de água. Esta quantidade é exatamente a diferença entre a linha máxima e a mínima do vaso de expansão.
Levei o carro na concessionária e eles pressurizaram o sistema até o ponteiro chegar na faixa vermelha (não sei quantos bar) do manômetro e apareceu um pequeno vazamento na mangueira que sai da vávula, no lado que conecta ao motor. Foi dado um aperto na abaraçadeira, mas, pelo visto, não resolveu o problema.

Abs.

Hoje voltei à concessionária e, finalmente, após colocarem 1,75 BAR de pressão no sistema, foi detectado um micro vazamento na base do radiador, provavelmente na colméia.:)

Alguém sabe informar se é fácil retirar o radiador do Troller?
Para retirar o radiador é necessário retirar a ventuinha antes?:confused:

Obrigado.

Abs.
João Ricardo.

PAULO CARECA
11/09/2012, 13:00
Hoje voltei à concessionária e, finalmente, após colocarem 1,75 BAR de pressão no sistema, foi detectado um micro vazamento na base do radiador, provavelmente na colméia.:)

Alguém sabe informar se é fácil retirar o radiador do Troller?
Para retirar o radiador é necessário retirar a ventuinha antes?:confused:

Obrigado.

Abs.
João Ricardo.
João, peço desculpas por ser curto e grosso, m&rd@ quanto mais mexe mais fede, Uso a decadas, com vazamento ou sem vazamentos, desde os radiadres de ferro, e nunca mais tive problemas de pequenos vazamentos em radiador, e nunca causou avarias no sistema, só alegria, muitos condenam, mas como disse, a decadas que uso sem problema algum, só solução.
http://www.unifort.com.br/jdownloads/boletins%20e%20fispq/boletins%20tecnicos/9850.500.601.pdf

jrmotta
11/09/2012, 13:14
João, peço desculpas por ser curto e grosso, m&rd@ quanto mais mexe mais fede, Uso a decadas, com vazamento ou sem vazamentos, desde os radiadres de ferro, e nunca mais tive problemas de pequenos vazamentos em radiador, e nunca causou avarias no sistema, só alegria, muitos condenam, mas como disse, a decadas que uso sem problema algum, só solução.
http://www.unifort.com.br/jdownloads/boletins%20e%20fispq/boletins%20tecnicos/9850.500.601.pdf

Paulo, se todos fossem curtos e grossos dando uma dica dessas, o mundo seria muito mais feliz. kkk...

Brincadeiras à parte, excelente a dica sobre este produto.

Vc chegou a testá-lo COM vazamento no radiador? Cessou completamente?
Basta colocar uma única vez e está pronto ou é necessário fazer uma reposição periódica?
No boletim técnico diz para colocar 500ml no vaso de expansão. Esta recomendação é válida para qualquer quantidade de líquido de arrefecimento? Não existe uma proporção a ser utilizada?
Pode ser utilizado em conjunto com o aditivo do radiador?
Onde comprar e qual o preço?

Desculpe o montão de perguntas, mas não quero ver a merd@ fedendo mais do que já está.:cool:

Obrigado.

Abs.
João Ricardo.

PAULO CARECA
11/09/2012, 17:34
Paulo, se todos fossem curtos e grossos dando uma dica dessas, o mundo seria muito mais feliz. kkk...

Brincadeiras à parte, excelente a dica sobre este produto.

Vc chegou a testá-lo COM vazamento no radiador? Cessou completamente?
Basta colocar uma única vez e está pronto ou é necessário fazer uma reposição periódica?
No boletim técnico diz para colocar 500ml no vaso de expansão. Esta recomendação é válida para qualquer quantidade de líquido de arrefecimento? Não existe uma proporção a ser utilizada?
Pode ser utilizado em conjunto com o aditivo do radiador?
Onde comprar e qual o preço?

Desculpe o montão de perguntas, mas não quero ver a merd@ fedendo mais do que já está.:cool:

Obrigado.

Abs.
João Ricardo.

Retira 500ml do vaso de exp. e coloca o produto, não precisa fazer mais nada, não esqueça, coloca de manhã com motor frio, logo após bota pra rodar (da um calor nele até abrir a vál. term.), pode ser que ainda vaze um pouco até o produto circular. Sempre coloquei nos veiculos que tive, por prevenção e tambem por correção. Existem de outras marcas, mas sempre usei esta. Antes de usar vamos ver a experiencia dos amigos do Forum, tem quem condene, mas eu acho que é porque, quem faz reparo em radiador não vai ganhar o dele, como falei anteriormente, nunca tive problemas por usar, vc encontra em lojas autopeças, eu compro numa loja de troca de escapamentos, pois eles usam outros produtos da mesma marca. Veja se o fabricante do aditivo que vc usa, não fabrica este produto. Use o liquido e não o em pó. Preço em torno de R$15,00. Recoloco sempre que troco o liq. de arref. Moro em região praiana, e não ha radiador que aguente, vira uma peneira.

jrmotta
11/09/2012, 18:33
Retira 500ml do vaso de exp. e coloca o produto, não precisa fazer mais nada, não esqueça, coloca de manhã com motor frio, logo após bota pra rodar (da um calor nele até abrir a vál. term.), pode ser que ainda vaze um pouco até o produto circular. Sempre coloquei nos veiculos que tive, por prevenção e tambem por correção. Existem de outras marcas, mas sempre usei esta. Antes de usar vamos ver a experiencia dos amigos do Forum, tem quem condene, mas eu acho que é porque, quem faz reparo em radiador não vai ganhar o dele, como falei anteriormente, nunca tive problemas por usar, vc encontra em lojas autopeças, eu compro numa loja de troca de escapamentos, pois eles usam outros produtos da mesma marca. Veja se o fabricante do aditivo que vc usa, não fabrica este produto. Use o liquido e não o em pó. Preço em torno de R$15,00. Recoloco sempre que troco o liq. de arref. Moro em região praiana, e não ha radiador que aguente, vira uma peneira.

Obrigado, Paulo!
Após colocar o produto no vaso de expansão, não é necessário ficar parado, com o motor ligado para aquecer? Pode sair rodando normalmente?
Utilizo o aditivo da Ipiranga e eles não fabricam este produto.
Verifiquei na net que existem outros fabricantes. A STP, por exemplo, é um deles. Mas no caso do produto deles, segundo informam, 500ml trata no máximo 8,5l do líquido de arrefecimento.
Vou pesquisar em S. Cristóvão, onde tem muitas lojas de autopeças, para ver se encontro este que vc recomendou.
A loja que vc compra fica em Macaé ou aqui no Rio?

Obrigado!
João Ricardo.

Gustavo D
11/09/2012, 19:33

Interessante a dica Paulo. Você usa no seu troller desde qual km e há quanto tempo? Nenhuma anormalia no sistema de arrefecimento?

paulosergio
11/09/2012, 20:29
Boa Noite, problema resolvido, na revisao dos 40.000 km descobriram um pequeno vazamento na junta da bomba dagua, tiraram limparam, passaram cola (eu acho que era cola) e fecharam, agora é só alegria.
Por outro lado aconteceu por 3 vezes antes da revisao e uma hoje (depois da revisao) o carro entrou no modo de seguranca, sem acender nada no painel e sem o scanner detectar nada. Mas é so desligar e ligar o carro novamente que fica normal. Vou verificar se tem outro topico a esse respeito.

PAULO CARECA
12/09/2012, 20:48
Obrigado, Paulo!
Após colocar o produto no vaso de expansão, não é necessário ficar parado, com o motor ligado para aquecer? Pode sair rodando normalmente?
Utilizo o aditivo da Ipiranga e eles não fabricam este produto.
Verifiquei na net que existem outros fabricantes. A STP, por exemplo, é um deles. Mas no caso do produto deles, segundo informam, 500ml trata no máximo 8,5l do líquido de arrefecimento.
Vou pesquisar em S. Cristóvão, onde tem muitas lojas de autopeças, para ver se encontro este que vc recomendou.
A loja que vc compra fica em Macaé ou aqui no Rio?

Obrigado!
João Ricardo.

Após colocar o produto tem que rodar, pois ele seca/veda o furo, em contato com o ar/vento. Representante no Rio: Rua Do Feijão, 373 Lj A - Penha Circular - Rio De Janeiro - RJ Tel: ( 21 ) 2584 - 2007 (pesquisa no site Unifort Ltda - Telefone (http://www.unifort.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=175)).

GUSTAVO, como ja falei acima, uso a muito tempo como preventivo/corretivo desde os radiadores de ferro, ainda não tive nenhum efeito colateral negativo. Mas tem gente que condena, mas ainda não vi nenhum problema causado pelo uso, tem pessoas que fala que o efeito foi temporario, nos meus foram definitivos, mas para correção de pequenos vazamentos. Radiador com tampa de plastico trincada não funciona, nem buraco muito grande. No troller uso a 6 anos 110.000km rodados, tenho que trocar meu radiador, já está condenado devido a muita corrosão externa na colmeia, com certeza ja existem furos, mas o produto está fazendo efeito, onde ele veda fica russo/branco no local.

PAULO CARECA
12/09/2012, 20:51
Boa Noite, problema resolvido, na revisao dos 40.000 km descobriram um pequeno vazamento na junta da bomba dagua, tiraram limparam, passaram cola (eu acho que era cola) e fecharam, agora é só alegria.
Por outro lado aconteceu por 3 vezes antes da revisao e uma hoje (depois da revisao) o carro entrou no modo de seguranca, sem acender nada no painel e sem o scanner detectar nada. Mas é so desligar e ligar o carro novamente que fica normal. Vou verificar se tem outro topico a esse respeito.
Já verificou cabos da bateria frouxo?

jrmotta
12/09/2012, 22:08
Após colocar o produto tem que rodar, pois ele seca/veda o furo, em contato com o ar/vento. Representante no Rio: Rua Do Feijão, 373 Lj A - Penha Circular - Rio De Janeiro - RJ Tel: ( 21 ) 2584 - 2007 (pesquisa no site Unifort Ltda - Telefone (http://www.unifort.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=175)).

Paulo,

Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Já tinha dado uma olhada no site da UniFort, mas comi mosca e não vi a informação sobre os representantes. Amanhã, vou dar uma ligada para eles para ver se me informam uma loja que tenha o produto.

Abr.
João Ricardo.

paulosergio
12/09/2012, 22:30

Na verdade ainda eu nao verifiquei, mas creio que na revisao tenham verificado, mas mesmo assim amanha pela manha verificarei pessoalmente.

paulosergio
12/09/2012, 22:32

Percebi ha algum tempo que a bateria tem mostrado sinais de cansaso, pode ser isso, uma vez que isso so tenha ocorrido quando ando com farois e milhas ligados, pode ser....

RogérioNunes
12/04/2014, 13:12
Engrossando esse pirão, eis mais um troller 3.0,com 124.000Km, com o mesmo problema na carcaça de distribuição.
Nessa caso além da água, começou um forte vazamento de óleo do motor logo abaixo da carcaça da válvula termostática.
Removida,viu-se que na região da bomba d`água estava trincada e os trilhos onde se alojam as vedações de óleo estavam corroídas provocando o vazamento.
Além disso, na desmontagem foi encontrado um parafuso da guia da corrente quebrado. Muita sorte ele não entrar entre as correntes e as engrenagens o que poderia ter causado um prejuízo muito grande.

RogérioNunes
12/04/2014, 13:25
Nesse caso, a carcaça teve que ser trocada com suas respectivas vedações e mais o tubo que liga a bomba d`água a termostática.
Preventivamente também foi trocado o selo da galeria d´água do cabeçote.

jrmotta
13/04/2014, 22:26
Nesse caso, a carcaça teve que ser trocada com suas respectivas vedações e mais o tubo que liga a bomba d`água a termostática.

Rogério,

Você poderia informar quais os custos dessa "brincadeira de mau gosto", entre peças e mão de obra?

Obrigado.

homerohermida
13/04/2014, 22:33
E qual o ano de fabricação do Troller?
Obrigado

RogérioNunes
13/04/2014, 23:47
Rogério,

Você poderia informar quais os custos dessa "brincadeira de mau gosto", entre peças e mão de obra?

Obrigado.

A conta ainda não foi fechada mas deve ficar entre 2.300,00 2.600,00.

RogérioNunes
13/04/2014, 23:47
E qual o ano de fabricação do Troller?
Obrigado

Troller ao 2008.

jrmotta
14/04/2014, 22:56
A conta ainda não foi fechada mas deve ficar entre 2.300,00 2.600,00.
Obrigado, Rogério.

Jhonny César
22/03/2015, 12:27

Já passei por isso... a minha corroeu foi tudo... se vc verficar nesse topico aqui vai encontrar sobre isso...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic.html

Outra coisa... procure passar silicone de alta temperatura no vão existente no bloco do motor.... entre a caixa de distribuição e bloco.... com o tempo acaba acumulando agua nessa região e ocasiona isso.... nesse topico ai vc vai encontrar fotos e relatos dessa situação, apesar de serem viaturas diferentes, mais a motorização é a mesma....

jconde
10/08/2015, 09:02

Prezados Bom dia, faz uma semana comprei meu primeiro troller 3.2 2013-2014 foi um sacrifício sem igual, mais finalmente comprei, esta bem conservado com 37.000 Km, mais identifiquei que o liquido do reservatorio do radiador estava diminuindo consideravelmente, apos de muita investigação achei um vazamento que acredito que seja na junta da bomba de agua é visual, a pergunta é para corregir este vazamento tem que tirar o motor fora??? da para corregir a junta??

Ricardo Filho
10/08/2015, 17:23
Prezados Bom dia, faz uma semana comprei meu primeiro troller 3.2 2013-2014 foi um sacrifício sem igual, mais finalmente comprei, esta bem conservado com 37.000 Km, mais identifiquei que o liquido do reservatorio do radiador estava diminuindo consideravelmente, apos de muita investigação achei um vazamento que acredito que seja na junta da bomba de agua é visual, a pergunta é para corregir este vazamento tem que tirar o motor fora??? da para corregir a junta??

Se tiver na garantia, leva na concessionária.

jconde
11/08/2015, 17:02
Se tiver na garantia, leva na concessionária.

Prezado Ricardo, obrigado pelo comentário, mais não comprei em uma concessionaria da Troller porem não confio em retornar o carro.
Através da MWM/NAVISTAR obtive o manual original em digital de peças do motor 3.2 e foi possível identificar a peça com problemas, pelo observado pode ser a tampa da caixa de distribuição porem vou a retirar refazer a junta e verificar se funciona. Vou postar algumas fotos, esperemos que de certo!!!!

Ricardo Filho
11/08/2015, 18:12
Prezado Ricardo, obrigado pelo comentário, mais não comprei em uma concessionaria da Troller porem não confio em retornar o carro.
Através da MWM/NAVISTAR obtive o manual original em digital de peças do motor 3.2 e foi possível identificar a peça com problemas, pelo observado pode ser a tampa da caixa de distribuição porem vou a retirar refazer a junta e verificar se funciona. Vou postar algumas fotos, esperemos que de certo!!!!

Jconde,

Há um grupo de Whatsapp criado por alguns usuários daqui que já possui uns 50 3.2 tgvs. Se tiver interesse em participar, manda um e-mail para eduardodesaa@hotmail.com .

Bandinho
18/08/2015, 12:12
Meu 2010 tá sumindo água também mas, só aparece vazamento no chão, pequeno, com o motor completamente frio, com motor quente nem pinga, o que significa esse sintoma, carcaça de distribuição? Será. Já tô com medo, kkkkk....

jconde
21/08/2015, 10:11
Meu 2010 tá sumindo água também mas, só aparece vazamento no chão, pequeno, com o motor completamente frio, com motor quente nem pinga, o que significa esse sintoma, carcaça de distribuição? Será. Já tô com medo, kkkkk....
Bom bandinho, ontem foi a procurar meu carro na CCS da troller, tiveram que tirar o motor fora e recolar a carcaça de distribuição e e tampa, andei com o carro ontem e hoje sem diminuição do nível no reservatório nem pingos no chão.
Sorte

jipeiroMT
22/08/2015, 02:14
Bom bandinho, ontem foi a procurar meu carro na CCS da troller, tiveram que tirar o motor fora e recolar a carcaça de distribuição e e tampa, andei com o carro ontem e hoje sem diminuição do nível no reservatório nem pingos no chão.
Sorte

conde, o vazamento que vejo nos 3.2 4 cilindros normalmente nada tem a ver com a carcaça. Normalmente é por de trás do motor. O seu vazou como e por onde pela carcaça?