Ver Versão Completa : Troca de óleo - Diferencial e Caixas
fendrich
26/05/2010, 11:53
Pessoal,
Mais uma etapa de aprendizado se aproxima. Trocar os óleos dos diferenciais e das caixas.
Sei onde elas ficam, mas as desconheço completamente. No caso das caixas, posso trocar "por baixo" mesmo ou tenho que tirar as "partes móveis" do assoalho para ter acesso "por cima"?
Nos diferenciais, acho que vou ter mais facilidade de encontrar o local.
Deixar escorrer tudo e completar? Como vou saber se está no nível certo?
Eduardo
Pessoal,
Mais uma etapa de aprendizado se aproxima. Trocar os óleos dos diferenciais e das caixas.
Sei onde elas ficam, mas as desconheço completamente. No caso das caixas, posso trocar "por baixo" mesmo ou tenho que tirar as "partes móveis" do assoalho para ter acesso "por cima"?
Nos diferenciais, acho que vou ter mais facilidade de encontrar o local.
Deixar escorrer tudo e completar? Como vou saber se está no nível certo?
Eduardo
Boa tarde prezado ! como parece que você comprou o Jeep a pouco tempo, realmente é uma boa prática trocar o óleo das caixas e diferenciais, mas eu sugiro levar em um posto, até dá para fazer em casa mas é dificil encher as caixas sem uma bomba . . . a não ser que você já tenha uma ! o trocador de óleo já está acostumado a fazer isso, e o nível é só encher até começar a transbordar, óleo 90 em tudo . . . prepare uns R$100,00 a R$120,00 para o serviço . . . boa sorte !
maico lapschies
26/05/2010, 12:23
boa tarde pessoal
eu compro oleo de galao de 20 litros, pelo menos aqui na minha regiao é mais barato, ai o que sobra eu deixo para fazer outras trocas.
vai em um posto de combustivel ou casa de lubrificante e ve os preços.pelo menos aqui se vc compra o oleo eatroca é de brinde.
de trocar o oleo em casa sem ter bomba, até dá, mas faz uma lambança. eu ate tenho que trocar os meus...
abraço
fendrich
26/05/2010, 12:29
Acho que essa primeira vez vou "aprender com quem sabe", e levá-lo em um posto onde sempre abasteço. Aproveito e faço uma amizade com o pessoal, sempre pode ser útil :)
antonio umino
26/05/2010, 14:07
nos postos cuidado muitas vezes dizem que trocaram o óleo mas mas mas........ so din din pra la' e bom obsevar a troca de óleo fique de cima olhando. senão já viu
fendrich
26/05/2010, 14:13
não pretendo tirar o olho do jeep durante a troca
Nos diferencias eu coloquei óleo 140 e na caixa o 90. É isso mesmo?:pensativo:
fendrich
26/05/2010, 14:35
Eu já li que no diferencial o 140 é muito viscoso e não penetra como deveria (ui).
Também li (agora há pouco) o Leopoldo falando que os óleos GL-5 para diferenciais com bloqueio podem afetar alguns materiais. Como o meu não tem bloqueio, sem problema.
Vou colocar SAE90 GL4 na caixa e SAE90 GL5 nos diferenciais.
maico lapschies
26/05/2010, 15:13
fendrich, se ainda não fez, aproveita a ia ao posto e ja engraxa: cruzetas, luvas cardã,terminas de direção,etc mete graxa em tudo.
fendrich
26/05/2010, 15:24
Entao vou deixar prá fazer isso tudo na semana que vem, porque domingo tem passeio com lama e se eu lubrificar tudo isso agora, sai com a wap na hora de lavar...
maico lapschies
26/05/2010, 16:07
a graxa das cruzetas, luvas, não sai com a vap, se faz tempo tempo que vc não engraxa, sugiro que pelo menos as cuzetas vc engraxe.
eu tava com o diferencial todo novinho, tinha feito tudo com peças boas, rolamento tinken, etc
fiz uma trilha, e não troquei os oleos,(geralmente as trilhas daqui sempre tem muita agua) dai fui fazer outra ate levei oleo para trocar la na trilha mesmo, mas fui deixando para trocar depois, resultado na volta da trilha trancou o diferencial, tinha agua no oleo,(ou so agua ja, hehehe) estragou tudo rolamentos, coroa, pinhão. so estragou pq eu nao troquei o oleo.:parede:
fendrich
26/05/2010, 16:24
a graxa das cruzetas, luvas, não sai com a vap, se faz tempo tempo que vc não engraxa, sugiro que pelo menos as cuzetas vc engraxe.
Pergunta de burro :oops:: no manual de lubrificação, quais os números do diagrama das cruzetas e luvas? pelo menos assim eu sei onde lubrificar.
Desde que comprei o jeep, em set/2009, só fiz um passeio (de Santa Felicidade). Mas é melhor previnir do que remediar. A graxa eu já tenho, vontade também.
Só falta "um pouco" de conhecimento :pipoca:
maico lapschies
26/05/2010, 16:28
Pergunta de burro :oops:: no manual de lubrificação, quais os números do diagrama das cruzetas e luvas? pelo menos assim eu sei onde lubrificar.
Desde que comprei o jeep, em set/2009, só fiz um passeio (de Santa Felicidade). Mas é melhor previnir do que remediar. A graxa eu já tenho, vontade também.
Só falta "um pouco" de conhecimento :pipoca:
a emgraxadeira vc tem? se n~ao tiver vai num posto de combustivel, é baratinho para engraxar.
as cruzetas e luvas são aquelas que vão nos cardãs.
fendrich
26/05/2010, 17:24
a emgraxadeira vc tem? se n~ao tiver vai num posto de combustivel, é baratinho para engraxar.
as cruzetas e luvas são aquelas que vão nos cardãs.
Tenho, comprei uma semana passada para engraxar os eixos... Tem um adaptador para encaixar naquela "biquinho" estreito que fica na roda...
Imagino que possa utilizar essa mesma...
maico lapschies
26/05/2010, 17:58
Tenho, comprei uma semana passada para engraxar os eixos... Tem um adaptador para encaixar naquela "biquinho" estreito que fica na roda...
Imagino que possa utilizar essa mesma...
pode usar essa mesmo,te deita em baixo do jeep e coloca a ponta da engraxadeira e dalhe bomba em tudo que é biquinho que vc ver.
fendrich
26/05/2010, 18:01
Sábado vai ser o dia... Quero ver se amanhã eu detalho mais alguma coisa com vcs...
Quero engraxar os eixos e os cardãs! As caixas eu levo sábado a tarde em um posto e troco os óleos. Os "postos de caminhões" são melhores ou os "de cidade" também sabem fazer um serviço decente?
maico lapschies
26/05/2010, 18:51
não sei como são os postos dai...mas os postos de cidade como vc diz forem muito "afrescalhados" acho melhor vc ir nos de caminhoes.aqui na região qualquer posto faz.
na minha opiniao acho que vc de deveria ir num posto perguntar o preço do oleo,e se ele fazem a troca,(faz as contas se não vale apena compra um galão de 20litros) dai ja aproveita e pergunta se eles tem engraxadeira a ar, se tiver ja manda eles socarem graxa em tudo, aqui os caras cobram uns 30centavos por bico, dai vc fica na volta olhando em quais os locais que o cara vai por graxa e dai se quiser na proxima vez faz em casa.
inaciocm
26/05/2010, 19:57
Coloquei 140 nos diferenciais e 90 na t-case e cambio...
1,5 litros em cada diferencial e 1,5 litro no cambio e 1,5 litro na t-case...
Mecanica original.
Os diferenciais eu mesmo troquei o oleo pq o do meu cj tem que remover a tampa e trocar a junta. Dai fiz tudo numa tarde mesmo.
Ja o oleo do cambio e t-case levei no posto pq não tinha a bomba.
Aproveita quando trocar o oleo e coloca os snorkel. O oleo vai durar bemmmmmmmm mais...
André Luiz Rossetim
26/05/2010, 20:02
Eu já levai o meu em postos de bera de BR, lá eles engraxam o Jeep por uns 15 conto (CTBA), em 5 minutos, mas...tem q ser aqueles postos q tem aquela "valeta" onde o frentista entra de baixo do caminhão (no nosso caso Jeep) para engraxar. O frentista certamente sabe onde engraxar, ai vc fica olhando-o, e fica conhecendo cada ponto a ser lubrificado.
Principalmente as cruzetas é importante manter lubrificadas, pois elas são muito solicitadas, e ficam expostas à agua, e certamente podem estragar um passeio. Aproveita pra ver se não estão folgadas, pois em alta velocidade se elas estouram é mto desagradavel e perigoso cair o cardã.
Ps.: Numa dessas nos encontramos sabado.
abraço
Milton Quindim
26/05/2010, 20:34
Não tire os olhos na hora da troca do oleo, mas não por desconfiança e sim por esmero.
Aconteceu comigo, eu levo meu jipe no posto para completar oleo do diferencial e das caixas, antes eu deixava e pagava depois, mas uma vez eu levei e fiquei esperando porque eu ia para trilha em seguida, percebi que o rapaz somente verificou e completou oleo da cx de transferencia (reduzida). Quando perguntei se ele tinha verificado a cx de mudanças ele disse que tava em ordem...eu perguntei como ele sabia e ele me respondeu...o senhor não viu que eu enchi até derramar?
Ai mostrei para ele que tinha mais um local para verificar...ele me pediu desculpas pois não imaginava que eram duas caixas...pensave ser uma somente. Verificou tbm a cx e foi mais de um litro de oleo nela...
As vezes os caras não estão acostumados com este tipo de veiculo robusto e desengonçado por isso melhor mesmo a gente cuidar disso.
Abraços.
Milton Quindim
26/05/2010, 20:37
Dica...comece verificando a reduzida sempre e depois a cx de marchas pois elas podem estar interligadas e passar oleo de uma para outra se a reduzida estiver completa pode ser que a cx de marchas não esteja e por ser mais alta isso significa problemas.
Mauricio Rotta
26/05/2010, 21:25
Na minha opinião, esse é o maior problema do Jeep, transferencia de óleo do câmbio pra caixa de transferência. Por isso tento isolar ao máximo o óleo das duas. Mas isso é assunto pra outros tópicos. Pra quem ta começando na vida Jeepeira não tem coisa melhor do que o 'faça você mesmo', hoje eu prefiro deixar pra alguém fazer o serviço sujo enquanto eu supervisiono bem de perto o trampo, mas ja meti muito a mão na graxa, ja perdi fins de semana debaixo do Jeep e ja queimei muita pestana tentando encontrar soluções, nos tempos em que ninguem nem sonhava com a internet e muito menos com um fórum como este onde reune-se gente boa e bem intencionada sempre pronta pra ajudar!
Caso você queira mesmo trocar os óleos de câmbio e diferencial sozinho vai uma dica de veterano:
1) Corte uma garrafa pet e faça um funil
2) Fure a tampa da garrafa pet numa bitola de mais ou menos 1/2 polegada
3) introduza uma mangueira de 2 metros nesse furo fazendo com que ela passe 5cm dentro da tampa
4) Verifique se a mangueira está bem justa na tampa da garrafa
5) Silicone por dentro
6) Rosqueie a tampa no funil que vc havia feito
Pronto você pode ir despejando o óleo pelo funil enquanto outra pessoa (mãe, irmã, namorada, irmão mais novo... ) fica olhando la onde a mangueira está enfiada (câmbio ou diferencial) e peça pra essa pessoa gritar "PRONTO" qdo transbordar!
Valeu?
Paulo Limão
26/05/2010, 21:57
Boa noite prezados.
Pegando carona com o tópico.
a pouco tempo meu pai compreu um CJ5 1966 cambio 3 marchas e motor BF 161.
Esses dias fui com meu pai a chácara da família, quando estava voltando pra casa, fui manobrar a viatura pra colocar umas coisas em cima, com isso meu pai ficou olhando e percebeu uma grande quantidade de fumaça branca saindo do escapamento, na mesma hora desliguei o motor e olhei o nivel do óleo.
Pra minha surpresa, na vareta marcava que tinha menos de meio centímetro de óleo no motor. :shock:
Corri pra cidade e comprei o óleo, só que na hora de colocar na viatura, esqueci de tirar o óleo velho e nem me lembrei que existia filtro de óleo que poderia não está muito novo. :putz:
completei o óleo e dei na chave. Num é que o bixo parou de fumar! :dance:
agora peço a ajuda dos mais conhecedores de nossos queridos carros velhos. Será que fiz merda em misturar o óleo novo com o velho? Seria bom trocar o óleo (de novo) e o filtro?
fendrich
26/05/2010, 22:12
André/Milton e outros curitibanos,
Em qual posto vocês levam "de beira de BR"? Ali perto da Churrascaria Nova Estrela (Bairro Alto)? Essa primeira vez quero acompanhar tudo bem de perto e aprender. Se achar que consigo e vale a pena, ok, senão, tudo na vida tem um preço :)
Mauricio, valeu pela dica! Se um dia fizer isso, volto a perguntar em quais locais é colocada a mangueira...
Eduardo
Sergio Rocha
26/05/2010, 22:14
Boa noite prezados.
Pegando carona com o tópico.
a pouco tempo meu pai compreu um CJ5 1966 cambio 3 marchas e motor BF 161.
Esses dias fui com meu pai a chácara da família, quando estava voltando pra casa, fui manobrar a viatura pra colocar umas coisas em cima, com isso meu pai ficou olhando e percebeu uma grande quantidade de fumaça branca saindo do escapamento, na mesma hora desliguei o motor e olhei o nivel do óleo.
Pra minha surpresa, na vareta marcava que tinha menos de meio centímetro de óleo no motor. :shock:
Corri pra cidade e comprei o óleo, só que na hora de colocar na viatura, esqueci de tirar o óleo velho e nem me lembrei que existia filtro de óleo que poderia não está muito novo. :putz:
completei o óleo e dei na chave. Num é que o bixo parou de fumar! :dance:
agora peço a ajuda dos mais conhecedores de nossos queridos carros velhos. Será que fiz merda em misturar o óleo novo com o velho? Seria bom trocar o óleo (de novo) e o filtro?
Nada de extraordinário.Aconselho a que assim que puder, trocar filtro e óleo.
[]´
Milton Quindim
26/05/2010, 22:46
André/Milton e outros curitibanos,
Em qual posto vocês levam "de beira de BR"? Ali perto da Churrascaria Nova Estrela (Bairro Alto)? Essa primeira vez quero acompanhar tudo bem de perto e aprender. Se achar que consigo e vale a pena, ok, senão, tudo na vida tem um preço :)
Mauricio, valeu pela dica! Se um dia fizer isso, volto a perguntar em quais locais é colocada a mangueira...
Eduardo
Eu moro em Pinhais, no centro, e tem um posto Ipiranga na esquina...é ali que troco ou completo o óleo do jipe.
O esquema da garrafa eu faço um furo e coloco a mangueira até o fundo e ao invez de deixar cair por gravidade faço força e aperto a garrafa ai posso colocar o óleo mesmo em condições ruins e acompanhar quando derrama.:concordo:
RIQUIZON
26/05/2010, 22:48
Aproveitando também a carona sobre o assunto, e tal qual o colega, sendo também iniciante no assunto [jeep], assim, notei que se falaram e óleos porém de diferentes formas, assim, pergunto [de leigo mesmo] em quanto locais diferentes se coloca óleo no jeep ? qual as marcas conheçidas e qual a quantidade ? e quanto em quanto tempo [média] é a troca do mesmo ?
Valeu Galera
rodrigo.hoffman
26/05/2010, 23:05
Pessoal
Eu acho que esse é o um dos serviços que não se deve fazer em casa.. Claro que sempre tem aquelas exceções, mas em casos normais, deve-se trocar em postos de gasolina mesmo.. Eles ja tem os equipamentos necessarios pra fazer o serviço, tem onde descartar o oleo velho, tem rampa pra trabalhar de pé, tem o oleo, enfim..
Aqui pelo menos eles só cobram o oleo, trocam sem custo, vc ainda aproveita e da uma geral por baixo do jeep, olhando senao tem nada caindo :mrgreen:.. Engraxam tudo por uma gelada e ainda o frentista fica seu amigo...
Segue o manual com a tabela de lubrificação, espero que ajude...
[ ]´s
Paulo Limão
26/05/2010, 23:08
Nada de extraordinário.Aconselho a que assim que puder, trocar filtro e óleo.
[]´
vou fazer a troca o mais rápido possível, não quero ter maiores problemas com o motor por causa de óleo.
Valeu pela ajuda, o fórum é realmente muito bom, se tem respostas quase de imediato. :dance:
rodrigo.hoffman
26/05/2010, 23:11
Faltou o arquivo
fendrich, se ainda não fez, aproveita a ia ao posto e ja engraxa: cruzetas, luvas cardã,terminas de direção,etc mete graxa em tudo.
Bom dia prezados ! no eixo traseiro tem bicos nos semi eixos, perto da roda, não exagere muito ali porque já aconteceu no CJ58 da minha exposa da graxa vazar para dentro da panela de freio e estragar a lona, parece que existe uma quantidade certa para não fazer bobagem . . . um abraço !
Em tempo : Não confie muuuuito no trocador de óleo, muitas vezes são jovens e não conhecem Jeep, fui lubrificar uma vez e o primeiro lugar que o moço quiz lubrificar foi o bico de sangria do freio :lol: :parede:
fendrich
27/05/2010, 08:55
em quanto locais diferentes se coloca óleo no jeep ? qual as marcas conheçidas e qual a quantidade ? e quanto em quanto tempo [média] é a troca do mesmo ?
Valeu Galera
Riquizon,
Na área de download tem vários manuais muito bons. Um deles é o manual de lubrificação. Lá você vai encontrar as quantidades e locais de lubrificação do jeep, bem como as especificações originais dos óleos e as km de intervalo de troca.
Ah, também tem a pesquisa! Sempre útil e cheia de detalhes.
Eduardo
André Luiz Rossetim
27/05/2010, 20:20
André/Milton e outros curitibanos,
Em qual posto vocês levam "de beira de BR"? Ali perto da Churrascaria Nova Estrela (Bairro Alto)? Essa primeira vez quero acompanhar tudo bem de perto e aprender. Se achar que consigo e vale a pena, ok, senão, tudo na vida tem um preço :)
Mauricio, valeu pela dica! Se um dia fizer isso, volto a perguntar em quais locais é colocada a mangueira...
Eduardo
Amigo...moro no Campo Comprido, do outro lado da cidade, e não faço ideia de ond seja tal posta, mas...não custa nd vc ir lá e perguntar se não fazem o serviço.
No meu caso levei, na unica vez q paguei para fezerem isso, numposto na beira do contorno sul, esquina com a Raul Pompeia, no bairro Fazendinha
André Luiz Rossetim
27/05/2010, 20:24
O esquema da garrafa eu faço um furo e coloco a mangueira até o fundo e ao invez de deixar cair por gravidade faço força e aperto a garrafa ai posso colocar o óleo mesmo em condições ruins e acompanhar quando derrama.:concordo:
Eu prefiro aquecer as garrafas de oleo em banho maria, asssim ele fica menos viscoso, e escorre com mmais facilidade pela mangueira.
RIQUIZON
28/05/2010, 11:24
Riquizon,
Na área de download tem vários manuais muito bons. Um deles é o manual de lubrificação. Lá você vai encontrar as quantidades e locais de lubrificação do jeep, bem como as especificações originais dos óleos e as km de intervalo de troca.
Ah, também tem a pesquisa! Sempre útil e cheia de detalhes.
Eduardo
Valeu Eduardo
Ah ! onde fica essa área de dowload ?
fendrich
28/05/2010, 11:29
Ah ! onde fica essa área de dowload ?
Fica aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=41
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