PDA

Ver Versão Completa : Ranger V6: roteamento das mangueiras de vacuo?



Texas Ranger
25/05/2010, 21:43
Ola,

Alguem tem o esquema ou fotos do roteamento das mangueiras de vacuo da ranger V6 SOHC, mais especificamente as mangueiras do sistema EGR, entre a valvula e o solenoide?

Mandei lavar o motor e a toupeira do lavador desconectou uma das mangueiras de vacuo, e eu nao consigo descobrir onde encaixa-la...Antes disso, eu vivia tendo erros de EGR direto, mesmo tendo trocado todos os componentes do EGR recentemente (valvula, solenoide/atuador de vacuo, e sensor). Acho que ja tinha mangueira de vacuo com roteamento errado.

Obrigado

Guilherme A. Araújo
25/05/2010, 23:36
Ola,

Alguem tem o esquema ou fotos do roteamento das mangueiras de vacuo da ranger V6 SOHC, mais especificamente as mangueiras do sistema EGR, entre a valvula e o solenoide?

Mandei lavar o motor e a toupeira do lavador desconectou uma das mangueiras de vacuo, e eu nao consigo descobrir onde encaixa-la...Antes disso, eu vivia tendo erros de EGR direto, mesmo tendo trocado todos os componentes do EGR recentemente (valvula, solenoide/atuador de vacuo, e sensor). Acho que ja tinha mangueira de vacuo com roteamento errado.

Obrigado
Fica mais facil vc tirar uma foto da mangueira onde está desconectada, eu falo pra vc, pois no meu motor estao todas ok..
A proposito, qto vc pagou e onde comprou os componentes da egr??

abraço

adams
26/05/2010, 08:00
Nunca lave motor injetado...

Texas Ranger
26/05/2010, 22:28
Fica mais facil vc tirar uma foto da mangueira onde está desconectada, eu falo pra vc, pois no meu motor estao todas ok..
A proposito, qto vc pagou e onde comprou os componentes da egr??

abraço

As mangueiras do EGR estavam mesmo trocadas. Eu mesmo as destroquei, mas ainda tem uma mangueira de vacuo "perdida" . pluguei ela e apaguei os codigos do motor... Vou tirar uma foto do motor amanha e anexar. Se o seu motor esta com tudo no lugar, da pra gente comparar..nesse interim,se por um acaso voce (ou outro feliz proprietario do V6 SOHC) tiver uma foto do motor , me manda, please :dance:

Quanto aos componentes, mandei vir tudo dos EUA, pelo site www. rockauto.com. Pelo preco de um sensor na concessionaria comprei os 3 (EGR + Solenoide + sensor).

Guilherme A. Araújo
27/05/2010, 08:30
As mangueiras do EGR estavam mesmo trocadas. Eu mesmo as destroquei, mas ainda tem uma mangueira de vacuo "perdida" . pluguei ela e apaguei os codigos do motor... Vou tirar uma foto do motor amanha e anexar. Se o seu motor esta com tudo no lugar, da pra gente comparar..nesse interim,se por um acaso voce (ou outro feliz proprietario do V6 SOHC) tiver uma foto do motor , me manda, please :dance:

Quanto aos componentes, mandei vir tudo dos EUA, pelo site www. rockauto.com. Pelo preco de um sensor na concessionaria comprei os 3 (EGR + Solenoide + sensor).
Eu até teho fotos do motor, mas nelas nao sei se vai conseguir identificar certo qualk a mangueira, pois nao está direcionada diretamente para elas.
Quanto ao site de compras, eu tbm compro dele, é sem dúvida o melhor que tem, barato e chega rápido e a foto mostrada no site é a mesma do produto.

Texas Ranger
27/05/2010, 12:50
Eu até teho fotos do motor, mas nelas nao sei se vai conseguir identificar certo qualk a mangueira, pois nao está direcionada diretamente para elas.
Quanto ao site de compras, eu tbm compro dele, é sem dúvida o melhor que tem, barato e chega rápido e a foto mostrada no site é a mesma do produto.

Obrigado Guilherme, toda ajuda e bem-vinda. Hoje eu tiro uma foto da parte das mangueiras perto da EGR para ver se alguem decifra.

Abraco

Orleans
27/05/2010, 13:28
Se não for uma dessas, depois de postar a foto mando outras imagens.

Texas Ranger
27/05/2010, 21:56
Se não for uma dessas, depois de postar a foto mando outras imagens.

E quase isso ai. Ja arrumei as conexoes entre o solenoide de vacuo e a EGR (vacuo do motor para o solenoide, solenoide para a EGR). Agora sobrou uma mangueira ligada direto no vacuo do motor, puxando vacuo, conectada a lugar nenhum. Infelizmente sai muito tarde do escritorio e nao consegui tirar a foto do meu motor para mostrar a mangueira "sobrando" na regiao entre a EGR e o motor. Vamos ver se da certo amanha, e mais uma vez obrigado pela ajuda.

Guilherme A. Araújo
28/05/2010, 08:58
E quase isso ai. Ja arrumei as conexoes entre o solenoide de vacuo e a EGR (vacuo do motor para o solenoide, solenoide para a EGR). Agora sobrou uma mangueira ligada direto no vacuo do motor, puxando vacuo, conectada a lugar nenhum. Infelizmente sai muito tarde do escritorio e nao consegui tirar a foto do meu motor para mostrar a mangueira "sobrando" na regiao entre a EGR e o motor. Vamos ver se da certo amanha, e mais uma vez obrigado pela ajuda.
Tem tbm uma manguerinha de vácuo bem fina, que se ela estiver desconectada, o motor nao fica estavel na lenta e ainda se ouve um sopro no motor, ela vai no coletor de admissao, entre o 2 e o 3 do lado direito, ali tbm tem um vacuo q demorei a descobrir qdo escapou da minha..

Texas Ranger
28/05/2010, 19:51
Tem tbm uma manguerinha de vácuo bem fina, que se ela estiver desconectada, o motor nao fica estavel na lenta e ainda se ouve um sopro no motor, ela vai no coletor de admissao, entre o 2 e o 3 do lado direito, ali tbm tem um vacuo q demorei a descobrir qdo escapou da minha..

Ai esta a foto. Na regiao que voce menciona, parece que saem todas as mangueiras de vacuo. Uma manqueira se bifurca, alimentando o solenoide/atuador de vacuo da EGR e o vapor canister (esqueci o nome em portugues...). Dai tem mais uma mangueira que alimenta alguma outra coisa la do outro lado do motor ("fuel dampener" em ingles), e esta sobrando essa mangueira ai do lado da EGR, onde eu coloquei um plug, ja que ela estava puxando vacuo.

Alguem sabe o que deveria estar ligado nessa mangueira de vacuo?

Abraco

Orleans
30/05/2010, 21:09
Pelo que estou vendo você tem três opções.

Por ordem de probabilidade:

1ª – Verifique em baixo do farol direito se tem alguma mangueira solta, acho que é essa.

2ª – A mangueira de vácuo do regulador de pressão, ela é encaixada no sentido para-brisa grade dianteira. O regulador fica do lado direito do coletor.

3ª – Do lado oposto da primeira sob a bateria e farol.

Essas mangueiras não devem passar do lado esquerdo para o direito pela frente do coletor, onde podem acabar tendo contato com a polia do ar condicionado e alternador o ideal é por trás do coletor com revestimento/passa fio nas duas mangueiras.

Abraço.

Texas Ranger
31/05/2010, 09:45
Pelo que estou vendo você tem três opções.

Por ordem de probabilidade:

1ª – Verifique em baixo do farol direito se tem alguma mangueira solta, acho que é essa.

2ª – A mangueira de vácuo do regulador de pressão, ela é encaixada no sentido para-brisa grade dianteira. O regulador fica do lado direito do coletor.

3ª – Do lado oposto da primeira sob a bateria e farol.

Essas mangueiras não devem passar do lado esquerdo para o direito pela frente do coletor, onde podem acabar tendo contato com a polia do ar condicionado e alternador o ideal é por trás do coletor com revestimento/passa fio nas duas mangueiras.

Abraço.

Obrigado pelas dicas. Vou checar os items que voce mencionou e ver se resolvo o caso da mangueira misteriosa:razz:

Depois te informo o resultado da investigacao

Vermeio
31/05/2010, 18:46
pergunta para os entendidos da sohc...
estou precisando trocar minha valvula compensadora de combustivel (nao sei exatamente como chama isso), aqui no brasil são absurdos 1000 reais e achei em uma concessionaria da argentina por 400 e poucos. Mas em um site nos eua achei essa peça somente na listagem de peças da explorer 01-03 e na listagem da ranger nao, aparece uma peça diferente com uma saida a mais.
Alguem sabe dizer porque? O motor da explorer é sohc? igual ao da ranger?
e pra quem ja andou na sohc e ohv, a sohc anda muito mais?
foi mal o texto mas to me arrebentando para conseguir informações...
valeu

Vermeio
31/05/2010, 19:03
outra incognita, qual o 9° numero do chassis de voces ?
nessa pagina abaixo da o que significa cada um mas nao fecha com a minha, para ser sohc teria que ter E e a minha é X
http://www.fordf150.net/howto/decodevin.php

Guilherme A. Araújo
31/05/2010, 19:38
outra incognita, qual o 9° numero do chassis de voces ?
nessa pagina abaixo da o que significa cada um mas nao fecha com a minha, para ser sohc teria que ter E e a minha é X
http://www.fordf150.net/howto/decodevin.php
A minha tbm é X!!!
Mas isso eu acho q é só as do mercado interno deles, e nao as exportaçao.
A minha nao bate nada com nada!

Texas Ranger
31/05/2010, 22:10
pergunta para os entendidos da sohc...
estou precisando trocar minha valvula compensadora de combustivel (nao sei exatamente como chama isso), aqui no brasil são absurdos 1000 reais e achei em uma concessionaria da argentina por 400 e poucos. Mas em um site nos eua achei essa peça somente na listagem de peças da explorer 01-03 e na listagem da ranger nao, aparece uma peça diferente com uma saida a mais.
Alguem sabe dizer porque? O motor da explorer é sohc? igual ao da ranger?
e pra quem ja andou na sohc e ohv, a sohc anda muito mais?
foi mal o texto mas to me arrebentando para conseguir informações...
valeu

O motor da explorer e o mesmo SOHC, mas alguns componentes sao diferentes (coletor de admissao?), ou a localizacao deles no cofre do motor (por exemplo, reservatorio de expansao do radiador).

No site www.rockauto.com, onde eu compro pecas, praticamente todas as pecas batem. Ate hoje eu so tive problemas com um sensor de temperatura, onde o encaixe era diferente e nao servia no meu carro. Se voce tiver o codigo Ford/motorcraft da peca, voce pode tentar achar por esse codigo. Muitas vezes o codigo da peca US e o mesmo da do BR.

Quanto a andar mais, o SOHC equipa os Ford Mustang V6. Precisa dizer mais? Eu ja tive ranger com os dois motores (SOHC e OHV), e na pratica voce nao sente muito a diferenca, ja que para achar os 210 CV tem que andar com o pe embaixo o tempo todo (nao a minha forma usual de dirigir...)

Orleans
31/05/2010, 23:17
Por um acaso a peça que está procurando seria a Válvula Reguladora de Pressão do Combustível? O velho regulador de pressão?

O SOHC tem alguns cavalos e éguas a mais que o OHV, o problema é que o combustível corta a 180km e não dá para ver quem explode primeiro:mrgreen:.

Comparado com a minha Explorer que tem motor OHV e câmbio AT, as poucas vezes que andei numa Ranger com motor SOHC achei bem melhor nas retomadas.

O que dizem os entendidos:

No OHV o eixo de comando está instalado no interior do bloco do motor e as válvulas são operadas através de elevadores, balancins e varetas. Apesar de um design OHV ser um pouco desatualizado, tem sido utilizado com sucesso por décadas. Um motor OHV é muito simples, tem o tamanho mais compacto e provou ser durável

Desvantagem: é difícil controlar precisamente o comando de válvulas em altas rotações e mais difícil ainda instalar mais de duas válvulas por cilindro.

No motor SOHC o eixo de comando está instalado na cabeça do cilindro e válvulas são exploradas pelos balancins ou diretamente através da elevação. A vantagem é que as válvulas são operadas quase diretamente pela árvore de cames - fácil de conseguir o timing perfeito em altas rotações. Também é possível instalar três ou quatro válvulas por cilindro.

A desvantagem - um motor SOHC requer uma correia dentada ou corrente com componentes relacionados - com um projeto mais complexo e caro.

Orleans
31/05/2010, 23:32
valvula compensadora de combustivel

Verifique se é essa peça.

Vermeio
01/06/2010, 12:51
Orleans,
A peça é essa mas meu mecanico me falou que a minha nao tem essa saida embaixo que seria essa aqui http://www.rockauto.com/catalog/moreinfo.php?pk=944469
Mas 150 doleta é fueda, o codigo da peça é 1L2Z9F775AA.
É exatamente o mesmo codigo que tem gravado na peça.
Alguem ja trocou isso?
pela rock auto, o valor da peça na argentina é mais em conta, iso na concessionaria, imagino que em uma auto peça seja mais viavel, alguem conhece alguma na terrra dos hermanos ou tem alguma outra dica daonde posso consegui-la?
valeu pela força

Orleans
01/06/2010, 14:31
Mostra as três fotos abaixo para seu mecânico, se for um desses vai ter que gastar R$70,00:concordo:

www.horizonteautopecas.com.br (http://www.horizonteautopecas.com.br)

www.armageddom.com.br (http://www.armageddom.com.br)

Se for essa da rockauto é igual ao do Mazda.

Se quiser o original, liga para 031-3491-5210 Utilpecas (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Utilpecas) MG.

Orleans
01/06/2010, 19:59
Para facilitar, o regulador de pressão do seu carro é o mesmo utilizado pelo...

Vermeio
02/06/2010, 12:25
Valeu Orleans, tinha visto isso já....
acho que vou acabar tentando conseguir na argentina mesmo, ou manda vir por alguem dos eua...
o meu esta com o diafragma estourado então ele esta sem ação. Voces acham que pode estar dando muito diferença em potencia?
como não conheco ninguem que tenha uma semelhante por aqui tenho duvidas se o motor esta rendendo bem...

Orleans
02/06/2010, 13:07
Na Utilpeças o preço está muito alto? Porque não compra na armageddom? O resultado vai ser o mesmo.

Quando troquei meu regulador foi a mesma coisa, na Ford era super caro, comprei um nacional (LP) e resolveu 100%.

Vermeio
02/06/2010, 16:16
Oi Amigo,

Tentei todos eles ate um que a utilpeças me indicou mas nenhum tem a peça que eu preciso.
Cheguei ate a comprar o regulador para a ranger da armageddom mas ele não é igual, tem uma saida a mais que o meu nao tem.
Não achei nenhum desse jeito por aqui fora na concessionária.

Orleans
02/06/2010, 17:24
Quando comentei com você sobre a Armageddom, estava me referindo ao regulador do Mazda, não da Ranger, verifique na foto abaixo que é igual ao da rockauto.

Se possível, manda uma foto da sua peça que envio para dois amigos tentarem conseguir.

Abraços

Vermeio
04/06/2010, 18:05
pior que não é orleans, a minha nao tem essa entrada ai embaixo.
vai ser complicado a foto ja que tem que desmontar tudo pra chegar nela...
enquanto nao consigo a foto sigo na procura...

Orleans
04/06/2010, 19:20
Confirmei hoje que esse regulador é o mesmo da Ranger V6 2001 e achei que o seu era igual ao da foto que está no link da rockauto que postou. Em 2001 a Ford vendeu a Ranger V6 com dois tipos de reguladores, o seu deve ser o mais difícil de achar, por isso estão cobrando caro. A Utilpeças confirmou ter em estoque (1L2Z 9F775AA) por R$250,00, mas deve ser diferente também.

Boa sorte.

Vermeio
07/06/2010, 18:22
Orleans,
Nos casos que o regulador é este outro, com uma saida a mais embaixo, sabes me dizer para aonde se conecta esta saida?
Se o mesmo motor saiu com dois reguladores diferentes é possivel que a opção de colocar o outro seja viavel....
valeu

fabaumm
06/01/2011, 11:44
Pessoal achei uma magueira solta também, porem naum sei de onde é

é essa verde ai que tem duas entradas.

se alguem puder me dar uma luz...

abraço e obrigado

Guilherme A. Araújo
06/01/2011, 11:56
Isso é mangueira de vacuo, tem que procurar por uma peça redonda com um furo em cima, que é onde ela pode ir, ou no coletor, algum furinho que encaixe um caninho destes, mas acho que é numa peça redonda, parecendo um tipo de valvula, nao sei o nome dela, ela é prateada..

fabaumm
06/01/2011, 20:49
pessoal percebi que não suga ar.

quem tem o motor OHV da RANGER ja perceberam se é assim?

você acha que esta faltando mesmo peça?

lembrando que é uma RANGER XLT 99 4.0L

abraço e obrigado

Orleans
07/01/2011, 00:30
Estão faltando duas peças:

A - Sensor da válvula de recirculação dos gases de escape. Esse sensor tem duas saídas que são ligadas ao tubo da válvula EGR.

B - Controle do regulador de vácuo do recirculador dos gases do escapamento (Solenóide de Vácuo da EGR)
As peças são fixadas onde estão as letras correspondentes.

A mangueira com duas saídas juntas é encaixada na peça B, e a que possuí apenas uma saída, na válvula EGR.

Você precisa encontrar as duas tomadas/conectores dessas duas peças.
Aproveite e verifique se a mangueira do regulador de pressão está no lugar, ela é encaixada na parte inferior do regulador.




http://img257.imageshack.us/img257/3651/dsc03740k.jpg


http://img835.imageshack.us/img835/3986/dsc037401.jpg

http://img515.imageshack.us/img515/37/sensortp.jpg http://img141.imageshack.us/img141/7469/solenoidedevcuodoegr.jpg

COM AS PEÇAS NO LUGAR.
http://img24.imageshack.us/img24/9421/cpiade1000994.jpg

roberto.cardoso@ig.com.br
07/01/2011, 10:44
Estão faltando duas peças:

A - Sensor da válvula de recirculação dos gases de escape. Esse sensor tem duas saídas que são ligadas ao tubo da válvula EGR.

B - Controle do regulador de vácuo do recirculador dos gases do escapamento (Solenóide de Vácuo da EGR)
As peças são fixadas onde estão as letras correspondentes.

A mangueira com duas saídas juntas é encaixada na peça B, e a que possuí apenas uma saída, na válvula EGR.

Você precisa encontrar as duas tomadas/conectores dessas duas peças.
Aproveite e verifique se a mangueira do regulador de pressão está no lugar, ela é encaixada na parte inferior do regulador.




http://img257.imageshack.us/img257/3651/dsc03740k.jpg


http://img835.imageshack.us/img835/3986/dsc037401.jpg

http://img515.imageshack.us/img515/37/sensortp.jpg http://img141.imageshack.us/img141/7469/solenoidedevcuodoegr.jpg

COM AS PEÇAS NO LUGAR.
http://img24.imageshack.us/img24/9421/cpiade1000994.jpg

Orleans,

Essa foto é de uma Ranger ou de uma Explorer?

Analisei a minha Ranger (XLT 4.0 1998) e também não possuo essas peças citadas (A e B), porém percebi que no motor a peça B da foto possui um corpo diferente da citada (parece que a peça B que possuo é uma junção com a peça próxima a vareta de oleo), será que não existe diferença entre os motores? (no caso meu motor não possui nenhuma mangueira de vacuo solta ou sobrando)

Também percebi que a minha está com tubulação diferente da do Fábio, não possui mangueira de vacuo da cor verde, apenas a vermelha e a branca.

Vou tirar algumas fotos para complementar aqui no fórum.

Abraços,

Orleans
07/01/2011, 11:58
Roberto,

Explorer.
O motor OHV 4.0L da Ranger é exatamente o mesmo da Explorer, o motor V6 Ford que tem algumas diferenças é SOHC.

Posta uma foto para tirar a dúvida.

Abraço

fabaumm
07/01/2011, 13:33
Orleans,

Agradeço o empenho ai da ajuda...

Como o Roberto mencionou num sei se nas Rangers Argentinas são diferentes da Explorer...

Talvez os motores das RAnger Americanas tenhas essas peças que vc esta comentando.

será que é isso?

abraço

fabaumm
07/01/2011, 13:34
vou tirar uma foto com mais detalhes desta parte do motor e posto aqui.

Se alguem tiver outra ranger ARGENTINA motor OHV e puder fazer esse comparativo...

agradecemos...


abraço

Orleans
08/01/2011, 00:43
Pode ser, mas se a sua Ranger nunca teve o sistema de recirculação de gases (EGR), qual o motivo dessas mangueiras sobrando:pensativo:

Abraço

fabaumm
09/01/2011, 17:55
Orleans meu amigo,

e a todos como prometi tirei as fotos desta parte do motor, pelo que entendi a minha EGR deve ser esta peça ai em vermelho.

abraço e obrigado

carmopadua
09/01/2011, 19:54
a minha ranger v6 99 tbem é igual a da foto anterior e nao tem essa peça perto do controle da marcha lenta .

roberto.cardoso@ig.com.br
09/01/2011, 22:40
Conforme havia comentado segue as fotos retiradas da carroça.

Lembro que a minha não possui nenhuma mangueira de vacuo sobrando, e também não possui nenhuma de cor verde, apenas uma vermelha e uma branca.

Acredito que a peça suspeita exista na Explorer e na Ranger (Repower) SOHC, pois já via algumas fotos da Ranger com motor SOHC e possui o mesmo sistema da Explorer.

Abraços,

Orleans
10/01/2011, 15:46
Conseguiram localizar a válvula do EGR?

http://img833.imageshack.us/img833/1566/egrl.jpg
No solenóide do regulador de vácuo, tem quantas mangueiras conectadas nele?
http://img26.imageshack.us/img26/4/solenide.jpg

Orleans
12/01/2011, 12:42
Segue a imagem do sistema completo da Ranger V6 4.0 98 em diante, com todas as peças que constam na foto da Explorer, porém com esse solenóide a mais que vocês mostraram.

Abraços

http://img291.imageshack.us/img291/9130/egrranger.jpg

fabaumm
12/01/2011, 14:23
Orleans,

Nessa peça são 3 mangueiras, duas por cima e uma por baixo.

ja somos em 3 pessoas sem essa peças peças proximo ao atuador de marcha lenta.

abraço

Orleans
12/01/2011, 15:10
É isso que estou tentando entender. Olha a foto do motor de uma Ranger V6 1998. A única diferença para as três é que essa não usa GNV.
Vamos ver se aparece alguém com a solução.

Abraços
http://img718.imageshack.us/img718/9130/egrranger.jpg

fabaumm
13/01/2011, 08:38
Orleans,

Vamos ficar na espectativa se mais algum amigo que tenha uma ranger argentina motor OVH possa nos contar se tem ou não esta peça...

Dificil é ver uma sem o kit GNV. rssss

abraço

Ricardo Franklin
19/01/2011, 20:48
Nossa confesso que fiquei animado em ver tantos possuidores de rangers V6 SOHC neste tópico rsrs. Bom aproveitando o assunto eu tambem tenho uma mangueira de vacuo que esta solta :) em meu motor SOHC (Ranger Repower 2001). Sabe aquele reservatorio de vacuo que existe do lado do passageiro logo acima da proteção do paralama (vide foto em anexo) entao, ele possui duas mangueiras saindo dele uma branca e outra preta. A branca sobre para dentro do motor e em baixo do reservatorio de agua do motor e do parabrisa ela tem uma conexão e se torna preta e entra para dentro da cabine, ja a preta esta solta!!! Alguem poderia me dar uma mao. Se for mais facil eu tiro fotos depois.

abraço

fabaumm
14/02/2011, 17:27
esse motor não conheço...

mas me parece o esquema de vacuo das rangers até 2000 com RLS

acredito que a sua naum tem RL pois ja é o REPOWER


Nossa confesso que fiquei animado em ver tantos possuidores de rangers V6 SOHC neste tópico rsrs. Bom aproveitando o assunto eu tambem tenho uma mangueira de vacuo que esta solta :) em meu motor SOHC (Ranger Repower 2001). Sabe aquele reservatorio de vacuo que existe do lado do passageiro logo acima da proteção do paralama (vide foto em anexo) entao, ele possui duas mangueiras saindo dele uma branca e outra preta. A branca sobre para dentro do motor e em baixo do reservatorio de agua do motor e do parabrisa ela tem uma conexão e se torna preta e entra para dentro da cabine, ja a preta esta solta!!! Alguem poderia me dar uma mao. Se for mais facil eu tiro fotos depois.

abraço

Guilherme A. Araújo
14/02/2011, 18:09
Nossa confesso que fiquei animado em ver tantos possuidores de rangers V6 SOHC neste tópico rsrs. Bom aproveitando o assunto eu tambem tenho uma mangueira de vacuo que esta solta :) em meu motor SOHC (Ranger Repower 2001). Sabe aquele reservatorio de vacuo que existe do lado do passageiro logo acima da proteção do paralama (vide foto em anexo) entao, ele possui duas mangueiras saindo dele uma branca e outra preta. A branca sobre para dentro do motor e em baixo do reservatorio de agua do motor e do parabrisa ela tem uma conexão e se torna preta e entra para dentro da cabine, ja a preta esta solta!!! Alguem poderia me dar uma mao. Se for mais facil eu tiro fotos depois.

abraço
Eu acho que é do reservatorio de ar das posiçoes do car condicionado, que fica embaixo do porta luvas...

A propósito, verifica pra mim se a tampa do seu radiador é 0.9 ou 1.1, preciso tirar essa duvida o mais rapido possivel...

Abraço

Guilherme A. Araújo
24/02/2011, 09:59
Pelo que estou vendo você tem três opções.

Por ordem de probabilidade:

1ª – Verifique em baixo do farol direito se tem alguma mangueira solta, acho que é essa.

2ª – A mangueira de vácuo do regulador de pressão, ela é encaixada no sentido para-brisa grade dianteira. O regulador fica do lado direito do coletor.

3ª – Do lado oposto da primeira sob a bateria e farol.

Essas mangueiras não devem passar do lado esquerdo para o direito pela frente do coletor, onde podem acabar tendo contato com a polia do ar condicionado e alternador o ideal é por trás do coletor com revestimento/passa fio nas duas mangueiras.

Abraço.
agora foi eu quem achou 2 coisas estranhas ao fazer a revisao de tudo na ranjola.
A Priemira é uma mangueirinha de Vácuo solta, ela é uma que sai junto com a do regulador de pressao e sai para o lado direito, sentido atrás do coletor, se seguir a mangueira principal, poderao me tirar a duvida.
E a outra é um fio curto de encaixe em agum lugar próximo da EGR/DPFe, fotos 1 e 2.
Este fio também é curto, entao ele deve ser bem rpoximo de onde sai do chicote, mas nao achei nada que possa ser ligado nele.
As fotos nao sao de boa qualidade, mas acho que dá pra ter a noçao já.

Caros amigos,

carmopadua
24/02/2011, 10:06
Guilherme desculpa o off forum mais voce que ja ta com a ranger envelopada a algum tempo o que vc esta achando de bom e ruim nele ?

Guilherme A. Araújo
24/02/2011, 10:17
Guilherme desculpa o off forum mais voce que ja ta com a ranger envelopada a algum tempo o que vc esta achando de bom e ruim nele ?
Pra mim excelente, principalmente por conta dos riscos.
o Ruim é que o vinil tambem risca, e absorve um pouco de suheira, sempre que lavo ela, passo querosene nela toda pra tirar um pouco da sujeira que o vinil absorve.

Guilherme A. Araújo
24/02/2011, 10:54
Galera, achei uma foto melhor do plug que eu falei, só preciso saber da onde vem o fio que ele é plugado

carmopadua
24/02/2011, 12:06
Pra mim excelente, principalmente por conta dos riscos.
o Ruim é que o vinil tambem risca, e absorve um pouco de suheira, sempre que lavo ela, passo querosene nela toda pra tirar um pouco da sujeira que o vinil absorve.
Valeu pelas dicas ... E desculpa por nao poder ajudar mais minha ranger esta no estaleiro e o meu motor é ohv e nao me recordo desses fios .

Orleans
28/02/2011, 00:12
A Priemira é uma mangueirinha de Vácuo solta, ela é uma que sai junto com a do regulador de pressao e sai para o lado direito, sentido atrás do coletor, se seguir a mangueira principal, poderao me tirar a duvida.

Essa deve ser a mangueira que vai para um atuador a vácuo que fica sob a caixa do filtro de ar próximo ao farol.

O fio vou tentar ver se encontro algum parecido no meu motor OHV.

Guilherme A. Araújo
11/03/2011, 19:27
Bom pessoALL,

A mangueira de vácuo era muito curta, e descobri que ela é de uma especie de regulador de pressao, que fica no fim da flauta direita, e o fiozinho, é encaixado num terra que fica parafusado junto da bobina.
Descobri desse terra hoje, qdo estava trocando a bobina nova, hehe...
O mangueira de vácuo eu vi depois que desmontei a flauta, o estranho é que é uma peça de borracha q vai encaixado nesta especie de reg de pressao, e ela simplesmente, aparenta acabar ali, no furinho que ela encaixa, nao parece ser aberto pra fazer alguma coisa, na hora de montar, coloco fotos pra vcs verem...

Hoje instalei as novas velas, de iridium, e tive a certeza de que as velas que estavam nomeu carro nao eram dela, pois há uma diferença de profundidade nelas, amanhao,q do pegar os bicos, vou instalar o resto, só nao sei se o chicote novo virá, pois na Ford nao tinham e teve que encomendar...

Abraços!!!

Texas Ranger
11/03/2011, 22:42
Estou curioso pela foto. Ate hoje tenho uma mangueira de vacuo sobrando, devidamente plugada...


Bom pessoALL,

A mangueira de vácuo era muito curta, e descobri que ela é de uma especie de regulador de pressao, que fica no fim da flauta direita, e o fiozinho, é encaixado num terra que fica parafusado junto da bobina.
Descobri desse terra hoje, qdo estava trocando a bobina nova, hehe...
O mangueira de vácuo eu vi depois que desmontei a flauta, o estranho é que é uma peça de borracha q vai encaixado nesta especie de reg de pressao, e ela simplesmente, aparenta acabar ali, no furinho que ela encaixa, nao parece ser aberto pra fazer alguma coisa, na hora de montar, coloco fotos pra vcs verem...

Hoje instalei as novas velas, de iridium, e tive a certeza de que as velas que estavam nomeu carro nao eram dela, pois há uma diferença de profundidade nelas, amanhao,q do pegar os bicos, vou instalar o resto, só nao sei se o chicote novo virá, pois na Ford nao tinham e teve que encomendar...

Abraços!!!

Guilherme A. Araújo
14/03/2011, 13:27
As fotos do reg de pressao e da borrachinha que vai a mangueirinha de vácuo:

Texas Ranger
14/03/2011, 22:07
Eh...pode ser que essa e a destinacao da mangueira misteriosa... Vou pedir pro meu mecanico dar uma olhada na proxima revisao. Se essa for a resposta da charada, me pergunto como e que o meu motor funciona como um relogio...

Texas Ranger
14/03/2011, 22:10
Que chicote voce teve que encomendar? O principal do motor? A minha viatura ta com tanta emenda nos chicotes por causa de kit gas ( arrancado ) e alarmes velhos, que da ate medo. E o paraiso da fita isolante :razz:

Guilherme A. Araújo
15/03/2011, 09:20
Que chicote voce teve que encomendar? O principal do motor? A minha viatura ta com tanta emenda nos chicotes por causa de kit gas ( arrancado ) e alarmes velhos, que da ate medo. E o paraiso da fita isolante :razz:
Eu encomendei o principal, que sai do modulo e faz as principais conexoes, bicos, bovina, sondas, etc....
Pelo mesmo motivo, emendas de kit gás, qdo instalaram o meu, nao foi feito nos conectores dos bicos, foi cortado os respectivos fios da saída do módulo, depois que trocou o gerenciamento ficou uma me$%# aí que eu fui fuçar e acheir e emboleira, tanto fio sobrando depois da troca do gerenciemnto q fiquei puto de o cara nao ter checado estas coisas, aí arranquei todo o kit gas e mandei fzer o chicote com emendas e akeles plásticos q derrete e gruda o fio que nao deixa soltar, sem soldas, mas o infiliz fez tanta solda que tem parte que tá grossa de solda! parece q fez de proposito!

Texas Ranger
15/03/2011, 18:16
E o chicote veio com todos os conectores ja instalados, so desplugar o velho e plugar o novo no lugar?

Guilherme A. Araújo
15/03/2011, 18:20
E o chicote veio com todos os conectores ja instalados, so desplugar o velho e plugar o novo no lugar?
Sim!
O Meu depois que trocar, vou eu mesmo refazer ele, com as emendas pra ficar tudo bunitinho, trocar os conectores e deixar tudo novinho para futuras consultas ou eventualidades, rsrs

Texas Ranger
15/03/2011, 23:05
Humm...me passa o codigo da peca :pensativo:

Guilherme A. Araújo
16/03/2011, 10:01
Humm...me passa o codigo da peca :pensativo:
ihh rapá, vou tentar pegar, pq o trem tá dificil até de eu ver se vai vim essa peça, o cara entendido das peças aki saiu da empresa, e o meu mecanico de lá tá mais corrido do que agua de enchurrada, rsrs.
Mas assim que pegar, eu te passo.

Orleans
16/03/2011, 15:10
O chicote que você vai trocar é o principal ou dos bicos injetores e sensores do motor?

Guilherme A. Araújo
16/03/2011, 15:19
O chicote que você vai trocar é o principal ou dos bicos injetores e sensores do motor?
é o mesmo, chicote principal, sai do modulo e vai para os bicos e sensores do motor

Orleans
16/03/2011, 18:00
Não é o mesmo.

O chicote principal passa pelo motor, painel, interior do veículo, traseira...

O chicote dos injetores e sensores fica somente no compartimento do motor.

http://img405.imageshack.us/img405/2244/chicotei.jpg

Guilherme A. Araújo
16/03/2011, 18:02
Não é o mesmo.

O chicote principal passa pelo motor, painel, interior do veículo, traseira...

O chicote dos injetores e sensores fica somente no compartimento do motor.


Bom, consta como principal do motor, mas é este, pedi o que sai do modulo, independente de qual seja.
Nao sei a denominaçao muda, mas este que vc passou é da OHV a minha é SOHC, a de 210cv...
enfim, é o que sai do modulo e liga nos bicos e sensores do compartimento do motor, acho que este devia ter denominaçao de principal, pois é o que sai do módulo, entao é dali que controla tudo..

Orleans
16/03/2011, 18:47
Faltou a imagem do chicote principal...

Essa distinção/nomenclatura não muda do OHV para o SOHC, que por sinal compartilham a mesma parte de força, tendo basicamente como diferença os cabeçotes, coletor e outros detalhes na parte superior que ajudaram a ganhar os cavalos extras.

Eu tenho os códigos (dois), porém fica mais fácil você confirmar ao receber o seu.

Abraços

http://img716.imageshack.us/img716/8832/chicote2.jpg

Guilherme A. Araújo
16/03/2011, 19:23
Faltou a imagem do chicote principal...

Essa distinção/nomenclatura não muda do OHV para o SOHC, que por sinal compartilham a mesma parte de força, tendo basicamente como diferença os cabeçotes, coletor e outros detalhes na parte superior que ajudaram a ganhar os cavalos extras.

Eu tenho os códigos (dois), porém fica mais fácil você confirmar ao receber o seu.

Abraços



Pode ser que a nomenclatura nao mude, mas com certeza o codigo muda, pois a OHV tem pinagem diferente do modulo de tamanho e numeros em relaçao à SOHC.

Assim que conseguir eu posto aki.

Abraço

Guilherme A. Araújo
21/03/2011, 11:18
Bom pessoal, a Ranger fuincionou.
Mais detalhes no tópico dela, qqr coisa perguntem por lá, por gentileza.

Abraço a todos.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=54595&page=2

Guilherme A. Araújo
21/03/2011, 14:54
Faltou a imagem do chicote principal...

Essa distinção/nomenclatura não muda do OHV para o SOHC, que por sinal compartilham a mesma parte de força, tendo basicamente como diferença os cabeçotes, coletor e outros detalhes na parte superior que ajudaram a ganhar os cavalos extras.

Eu tenho os códigos (dois), porém fica mais fácil você confirmar ao receber o seu.

Abraços

http://img716.imageshack.us/img716/8832/chicote2.jpg

Ainda nao recebi o meu, acho que vou refazer este pedido...
O código da peça é: 1L5T-12B637-HC, confirma aí e me fala ok?
Nao consigo instalar o programa da Ford no Windows7, por isso preciso confirmar, é o que sai do módulo, vai pros bicos, e salvo engano, desce até a traçao tbm...

Abraços

Guilherme A. Araújo
22/08/2012, 13:35
Ressucitando o Tópico!!
Depois de mais de 1 ano com a Ranger parada por causa de frescuras com o meu motor, estou montando ele, e....
uma mangueira de vácuo sem destinação....
Por isso pergunto:
Texas Ranher, voce ainda está com tua Ranger??? Achou aonde era aquela mangueirinha que estava solta???
Na solenoide de recirculação dos gases de escapamento, bem parecida com o EGR, vai alguma mangueira de váculo?
A impressão que tenho é que tem um furo pra encaixar uma mangueirinha dessas, mas como essa solenoide minha está com a carcaçã meio quebrada,não sei.;;

Alguém pra me ajudar?

Texas Ranger
24/08/2012, 16:39
Continuo com ela, e com a mesma mangueira de vacuo solta e plugada. Passa na inspecao veicular em SP sem problema algum...
Me lembro dessa solenoide (que tive que trocar tambem), mas nao me recordo se vai uma mangueira de vacuo nela.

Estou fora de Sao Paulo no momento, entao, vai demorar uns dias ate eu poder dar uma checada no motor

Abraco

Carlos Conde
25/10/2023, 16:15
Tenho que trocar o sensor map da ranger STX 97 V6 4.0 ,está detonado e sem duas mangueiras. Alguém pode me informar onde as ligo, por favor. Não descobri como enviar fotos para explicar melhor