Conectar

Ver Versão Completa : Motor Diesel no Samurai

Juninho
03/03/2005, 20:33
Fala galera !!

Peço uma opinião ...

Alguém aki já viu ou conhece alguem que tenha .. ou acha que vale a pena botar um motor da Saveiro Diesel no Samurai ???

Tem um mecanico de motores diesel aki na minha região vendendo um motor desses ... seria interessante ou é besteira ??? Teria força pra empurrar na trilha ????

Valeu ...

[ ]´s .... aguardando a galera se manifestar ...

Feroza4x4
04/03/2005, 02:57
Juninho,

Aqui em BH tem um colega que tem este motor em um Samuka.
Escreva para ele (eduardom@pucminas.br) que certamente ele poderá lhe responder as perguntas com precisão.

Juninho
04/03/2005, 19:59
valeu Bernardo !!!

o problema é o lance da documentação ... é um gasto grande .. pesquisei hj ... fikei impresionado .. mas talvez valha a pena ... vo escreve pra ele ...

[ ]'s ...

Fabiano Afonseca
09/03/2005, 21:47
Juninho,

isso me interessa tbm... se puder, coloque aqui no fórum as informações q vc conseguir sobre esse motor a Diesel no Samurai....

Valeu!
abraço.

GuTo_Cerulli
09/03/2005, 22:02
Caras,

Não sei se vale alguma coisa...acho motor do samurai muito bom para o conjunto, mas sou suspeito para falar, pois, odeio motores diesel, mas aqui em São Paulo, a SR motores, acabou o samuca de um amigo meu, que colocou um motor diesel de Golf (sim eletrônico), e fez outro Samuca, com motor de Saveiro..esse foi capa da 4x4&cia...qualquer coisa estamos ai...

Fabiano Afonseca
11/03/2005, 10:26
Ah... é verdade.
O Samuca com o motor de Saveiro eu não sabia, mas o com motor de Golf eu cheguei a ver lá na SR.
Mas quem quiser mais informação sobre isso, liga lá pro Sérgio, da SR.
Eu sempre levo meu Samuca lá, e o cara além de muito bom, é super gente boa.
Lá vai... 3735-1001.... ele fica lá no Jd Bonfiglioli....

abraços!

Juninho
13/03/2005, 14:54
Valeu Fabiano !!!

POr enquanto a idéia esfriou .. vo parti pro Alcool ... o Diesel é mto caro a adaptação .. documentação ... por enquanto a verba do projeto num dá !!!

[ ]'s ....

samukanvas
27/04/2005, 19:19
Sergião,

To revivendo esse tópico procê colocar umas fotos do samurai diesel. Não pude resistir.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Sergio Rocha
27/04/2005, 21:06
Por enquanto só tenho uma foto.

http://www.cj3rocha.kit.net/Jeeps/dsc03222.jpg

deixa primeiro melhorar a aparencia dele.Ele tá muito feio e fica encabulado :lol:

Ralado
28/04/2005, 08:10
Tem um mecanico em SP que esta montando o motor da saveiro diesel com blower do fiesta, e falou que fica muito bom.........

lg_gustavo
28/04/2005, 08:40
Sérgio,

Voce pode dar mais informações sobre este motor (torque, potência, etc) ? E custo...quanto sai uma brincadeira dessas ?

[ ]s, sempre com umas idéias "bestas" na cabeça :D :D :D

samukanvas
28/04/2005, 11:30
Sergião,

Tu vai apaixonar no carrinho :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Coloca um jumelinho e aquele pneu que tá largado lá na tua garagem nele e vamos pra trilha :!: :!: :!: :twisted: :twisted:

Se precisar de um me"x"ânico, pode contar comigo e minha caixa de ferramentas :lol:

[]'s tentando achar pelo em ovo..... :D

samukanvas
28/04/2005, 11:43
Este motor é usado no polo europeu (um dos moteres, claro)

Cresce anche la possibilità di scelta delle motorizzazioni: dal 1.2 55 CV al 1.4 100 CV per i motori a benzina. Dal 1.9 SDI 64CV, e i 1.4 TDI 75CV al 1.9 TDI 100 CV per i diesel. Diventa più ricca anche la scelta di gamma: si può scegliere tra Polo, Polo Comfortline, Polo Trendline e Polo Highline.Inoltre vi aspettano equipaggiamenti extra davvero interessanti: come l’ESP, il Climatronic (di serie su Highline). Avete voglia di affrontare il mondo con grinta e forza rinnovate? Siete pronti per la Polo, e lei è pronta per voi.

No site: http://www.volkswagen.it/gamma/pol_frm.html

Motor:

Polo/Polo X
1.9 64 CV SDI

. Motore
Tipologia motore 4 cilindri - Diesel SDI
Cilindrata effettiva, cm3 1896
Potenza massima, KW a giri/min 47/4000
Coppia massima, Nm a giri/min 125/1600
Alimentazione Iniezione diretta elettronica
.

. Prestazioni a carico parziale .

Accelerazione 0-80 km/h, s 11,1
Accelerazione 0-100 km/h, s 17,0
Velocità massima, km/h 160
.

. Consumo carburante, l/100 km CE 99/100, valore max. (1)
Carburante Gasolio
Urbano 6,2-6,4
Extraurbano 3,9-4,1
Combinato 4,7-4,9
Emissione di CO2, g/km 127-132
.

. Trasmissione .

Cambio meccanico 5 marce
.

. Masse .

Massa a vuoto con conducente, kg (2) 1240
Massa max ammessa a pieno carico, kg 1630

OBS: Esse motor tem 64cv.... o turbo 100. Torque não sei a formula de conversão :mrgreen: . Veja que este é injeção direta (common-rail), mas a potência só melhorou na versão turbo.... na versão aspirada (64cv) deu uma ligeira levantada no torque e ficou mais econômico.... :wink:

Sergio Rocha
28/04/2005, 13:56
Não tenho a menor ideia de como converter isso

Nm pra Kg

Será q é multiplicando por 0,101972 ?
devia ter feito engenharia. :evil:

pelo q eu vi não lembro aonde esse motor Ap 1.9 custa 8.000,00

Não tenho nenhuma experiencia com Samurai.Mas, me parece, que com esse motor o jipinho ficou mais esperto.Tá andando mais e com mais torque em baixa.
Como o Samukanvas tem um samurai vou ver se ele faz um test drive comparativo e dá a sua opinião.
Uma coisa que é impressionante é o pouco consumo.está sem velocimetro, mas me parece que faz perto de 20km/l de diesel. :o

Vou mudar os calços de carroceria, acertar os feixes, talvez os jumelos, pra tentar botar aqueles 31 q vc viu.Acho q não vão caber.Se não me engano li uma vez q o Bill falava q Samurai pra botar 31 só com spoa.

samukanvas
28/04/2005, 14:14
Não tenho a menor ideia de como converter isso

Nm pra Kg

Será q é multiplicando por 0,101972 ?
devia ter feito engenharia. :evil:.

:lol: :lol: :lol:

Como o Samukanvas tem um samurai vou ver se ele faz um test drive comparativo e dá a sua opinião.

ÔÔÔÔ Doutor, vai ser um prazer.... :mrgreen: Está convidado para fazer um test drive no super samurai samukanvas tb :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Sempre!

Uma coisa que é impressionante é o pouco consumo.está sem velocimetro, mas me parece que faz perto de 20km/l de diesel. :o .

Olha o problema mental que vc está me causando :lol: :lol: :lol:

Vou mudar os calços de carroceria, acertar os feixes, talvez os jumelos, pra tentar botar aqueles 31 q vc viu.Acho q não vão caber.Se não me engano li uma vez q o Bill falava q Samurai pra botar 31 só com spoa.

É verdade, tinha esquecido desse pequenino fator... :oops: :oops:

Sergio Rocha
28/04/2005, 14:17
Vc já consertou o "perneta" ?

:roll:

samukanvas
28/04/2005, 14:24
Vc já consertou o "perneta" ?

:roll:

Pô sergião,

Esse apelido pega :lol: :lol: :lol: :lol:

Tá 99%. Pra ficar 100% precisa pintar de branco (cor oficial) a solda que foi feita.... :wink:

Fraga
19/05/2005, 00:30
Juninho, eu estou verificando a possibilidade de instalar este motor no meu veiculo, mas tenho receio de danificar o cambio, T-case(corrente) ou eixo de tração, pois com base nos valores da curva de torque que tenho em mãos são 126 Nm do 1.9 Sdi (diesel Saveiro) contra os 105 Nm do motor original samurai o que dá em torno de 20% a mais de torque, até da para colocar uns pneus 31" numa boa, mas com o tempo quem vai pagar o pato são os componentes citados acima (cambio, T-case e eixo de traçao). O cambio do Chevette 1.6 trabalha com torque semelhante e relação das marchas bem proximas a do Samurai (aguentaria).

Agora esse camarada que esta colocando ou colocou o do Golf vai temo que va moer todos estes componetes que falei pois são 250 Nm no Power traim do bichinho. Gostaria de trocar mensagens com ele para ver o que aconteçe ou o que aconteceu caso realmente tenha instalado este motor.

Até.

Fraga

Sergio Rocha
19/05/2005, 15:04
Juninho, eu estou verificando a possibilidade de instalar este motor no meu veiculo, mas tenho receio de danificar o cambio, T-case(corrente) ou eixo de tração, pois com base nos valores da curva de torque que tenho em mãos são 126 Nm do 1.9 Sdi (diesel Saveiro) contra os 105 Nm do motor original samurai o que dá em torno de 20% a mais de torque, até da para colocar uns pneus 31" numa boa, mas com o tempo quem vai pagar o pato são os componentes citados acima (cambio, T-case e eixo de traçao). O cambio do Chevette 1.6 trabalha com torque semelhante e relação das marchas bem proximas a do Samurai (aguentaria).

Agora esse camarada que esta colocando ou colocou o do Golf vai temo que va moer todos estes componetes que falei pois são 250 Nm no Power traim do bichinho. Gostaria de trocar mensagens com ele para ver o que aconteçe ou o que aconteceu caso realmente tenha instalado este motor.

Até.

Fraga

Fraga

Esse motor 1.9 é o do Golf.A Kombi só saiu com o 1.6.Esse motor pode ser turbinado ou não o Turbo tem perto de 100 cv e o aspirado 64 cv.
O motor é feito no Brasil e exportado.Vem nos golfs argentinos.
O meu Suzuki usa esse motor.AP 1.9 aspirado 64 cv.To com ele a pouco tempo e não sei ainda muito a respeito dele.Mas se eu puder ajudar estou as ordens.

[]'

Fraga
20/05/2005, 19:06
Sergio.
Quando citei o motor do Golf me referi ao 1.9 TDi (turbinado com 250 Nm de torque), sobre o 1.6 SD da Kombi eu nem mensionei pois acho o torque muito baixo 89Nm o que deixaria o carro fraco mas que também poderia ser utilizado aumentando a redução, mas acho que não daria aquela performance pois os estes motores tem rotação máxima em torno de 4250 RPM e além do mais a T-Case do meu é por corrente o que me levaria a comprar outra T-Case, que hoje em dia está pelos olhos da cara. Conforme a mensagem postada anteriormente por mim acredito que o seu conjunto é o mais equilibrado e gostaria de saber quanto ficou esta adaptação.

Fraga

Fabil
20/05/2005, 19:45
ô Fraga.... aqui em BH, temos um amigo que tem um Samurai 95 com AP1.6Diesel, sem turbo, ele usao pneus 235/75-15 com T-case original e o desempenho nas trilha nao deixa a desejar..... somente p/ viajar no asfalto é que ele se queixa de falta de potencia, mas nada que uma turbina nao resolva...
eo o AP1.6D é bem mais barato que o 1.9TDI...

Fraga
21/05/2005, 00:11
Fabil.

Quando me referi a performance foi justamente sobre andar de casa para a trilha (geralmente estradas pavimentadas onde se pode desenvolver velocidades proximos aos 100km/h, senão vai passar calor com faróis de carretas na nuca) Na trilha a redução resolve o problema. Agora para um Samurai (em condições proximas a do original e uma T-Case de corrente) um 1.9SD é mais do que suficiente para trilhas e estradas não havendo a necessidade de investir os tubos em um 1.9TDi, pois além do motor você vai precisar de muito mais coisa (ECU, sensores, chicotes, etc.) para fazer ele rodar e quando der problema se você achar quem entenda e saiba consertar você certamente será uma pessoa de muita sorte.

Fraga

degfreitas
21/05/2005, 10:50
Lá na europa tem muito samurai 1.9 diesel

Alguem sabe como adquirir esses motores?
São da Suzuki mesmo?

Dólar em baixa, talvez valha a pena, se for original, deve ter pouca adaptação

[]s
Danilo

Sergio Rocha
21/05/2005, 17:51
Lá na europa tem muito samurai 1.9 diesel

Alguem sabe como adquirir esses motores?
São da Suzuki mesmo?

Dólar em baixa, talvez valha a pena, se for original, deve ter pouca adaptação

[]s
Danilo

O motor Ap 1.9 diesel é fabricado no Brasil pela Volks. :wink:
Tente uma concessionária. :wink:
[]'

Pitão
27/05/2005, 12:18
Até onde eu sei, concessionárias não vendem esse motor. Acho que vc. encontra no Crestana & Crestana (www.crestana.com.br) .

Na revista 4x4 deste mês tem um cara vendendo um 1.9 já com bomba e turbina por L$ 6.000.

Humberto PS
06/01/2007, 16:21
Oi Fraga tenho um samurai e to pensando em colocar esse motor 1.9 mais tenho receio de danificar outras peças poderia e dar umas dicas eu samurai ainda ta todo original .Atenciosamente Humberto

grlorenzetti
06/01/2007, 18:13
Amigos,
Sobre o motor 1.6 da kombi acredito que não vá andar bem, pois tenho um amigo que adaptou num niva e andava muito mal. Quanto ao AP 1.9 utilizo no meu Sidekick este motor Não é feito no Brasil, ele é importado pronto e apenas montado nos carros. Nenhum concessionário VW no país vende peças ou outros itens para estes motores, pois um simples filtro de óleo da um pouco de dor de cabeça para achar. O meu quando precisei nem a SR nem a Crestana tinha. Cuidado com informações desencontradas.

Herbert Lima
07/01/2007, 19:48
Caras,

Não sei se vale alguma coisa...acho motor do samurai muito bom para o conjunto, mas sou suspeito para falar, pois, odeio motores diesel, mas aqui em São Paulo, a SR motores, acabou o samuca de um amigo meu, que colocou um motor diesel de Golf (sim eletrônico), e fez outro Samuca, com motor de Saveiro..esse foi capa da 4x4&cia...qualquer coisa estamos ai...
Saudações!!

Tenho uma dúvida...

Pq vc diz..

"Acabou o samuca de um amigo meu, que colocou um motor diesel de golf"

Acho esses motores ótimos e hoje não troco o meu.

Estou satisfeito..

EduPuga
08/01/2007, 16:30
grlorenzetti,

esse motor vai bem no Side, compensa o investimento?
o motor do meu já não tá mais aquela coisa tenho duvida o dia que tiver que mexer nele de qual seria a melhor opção suzuku(original) ou adptar outro motor.

Fraga
09/01/2007, 22:13
Oi Fraga tenho um samurai e to pensando em colocar esse motor 1.9 mais tenho receio de danificar outras peças poderia e dar umas dicas eu samurai ainda ta todo original

Olá Humberto!

Se os seu Samurai está todo original e o seu motor está pela hora da morte acredito que vale apena gastar alguns trocados para recuperá-lo, temos bons lugares para a realização deste serviço.

Agora, dependendo do motor que você adaptar, geralmente escolhemos os de maior torque, você poderá começar a comprometer todos os componentes que ficam entre o motor e o pneu (cambio, TCase, cardan, diferencial, cruzetas, homocinética, etc), pois geralmente quando melhoramos o motor, temos o desejo imediato de aumentar o tamanho dos pneus e por conseqüencia aumentamos o raio do pneu que responderá com um aumento do torque resistivo, já que a força necessária para deslocar o veículo trabalha em conjunto com um raio (braço) maior.

Dai temos a seguinte condição, motor forte de um lado e o torque no eixo maior também, ficando entre os dois a condição inicialmente dimensionada para os pneus e motor original.

Não podemos esquecer do custo para tal adaptação, que não fica só no motor, teremos outros sistemas envolvidos, tais como, arrefecimento, sistema de combustível, embreagem, etc, sem esquecer da documentação.

Atte.

Fraga

Joao Baeta
09/01/2007, 22:30
:arrow:Na Europa existe 1.9 TD da Suzuki Samurai ano 99!
E o Raphael Salles botou 1.9 D de 90cv do Golf, e até melhor do que a versão original!
Absssssssss

raphaelmacae
10/04/2007, 14:25
opa!
ouvi alguem me chamar?
joao falou no meu nome?!
ehehhe

Joao Baeta
10/04/2007, 15:11
opa!
ouvi alguem me chamar?
joao falou no meu nome?!
ehehhe
:arrow:Ô bundão :mrgreen:,
Descreve tudo sobre o motor a diesel!
:concordo:
Abssssssssssssssss

raphaelmacae
10/04/2007, 16:17
descrever sobre o meu motor? um simples motor argentino Volkswagen AP 1.9 diesel usado em golf/passat
este motor tem um torque muito bom e autonomia de combustivel chega a 20km/l.
Se você se interessou mesmo, veja se compensa. pois uma adaptacao desta completa pra mim foi muito caro, so fiz porque pretendo ficar com o carro pro resto da vida...

Joao Baeta
10/04/2007, 16:57
descrever sobre o meu motor? um simples motor argentino Volkswagen AP 1.9 diesel usado em golf/passat
Se você se interessou mesmo, veja se compensa. pois uma adaptacao desta completa pra mim foi muito caro, so fiz porque pretendo ficar com o carro pro resto da vida...
:arrow:Esse 20 km/l de pé de moça né?
:pensativo:
Absssssssssssssssssss

Herbert Lima
10/04/2007, 21:49
Fala galera !!

Peço uma opinião ...

Alguém aki já viu ou conhece alguem que tenha .. ou acha que vale a pena botar um motor da Saveiro Diesel no Samurai ???

Tem um mecanico de motores diesel aki na minha região vendendo um motor desses ... seria interessante ou é besteira ??? Teria força pra empurrar na trilha ????

Valeu ...

[ ]´s .... aguardando a galera se manifestar ...
Dá uma olhada aqui mesmo no fórum..
Tem algumas dicas e opiniões..

Inclusive algumas minhas..
Samurai jabuti..

Trilhas Off road/ Trilhas no amazonas..

Abraços..

Herbert Lima
10/04/2007, 21:54
Pô !!

20 Km/l onde??

Tenho um 1.9D que esta fazendo una 12 km/l na trilha!!

Isso quando não piso muito..

[]s

Herbert Lima
10/04/2007, 21:56
:arrow:Esse 20 km/l de pé de moça né?
:pensativo:
Absssssssssssssssssss
Com salto alto, descendo a ladeira a favor do vento!!!

:-)

grlorenzetti
15/04/2007, 12:06
no side eu acho que este motor vai muito bem, afinal ele faz 13,5km/l na cidade e 17 na estrada, andando a 110 e 120km/h. Quanto ao investimento vai uma grana acho que uns 13000,00 entre motor, documentos e serviço de adaptação. Mas o carro fica muito forte, eu ando praticamente em 4 marcha o tempo todo.

o motor do meu já não tá mais aquela coisa tenho duvida o dia que tiver que mexer nele de qual seria a melhor opção suzuku(original) ou adptar outro motor.

Herbert Lima
16/04/2007, 17:49
no side eu acho que este motor vai muito bem, afinal ele faz 13,5km/l na cidade e 17 na estrada, andando a 110 e 120km/h. Quanto ao investimento vai uma grana acho que uns 13000,00 entre motor, documentos e serviço de adaptação. Mas o carro fica muito forte, eu ando praticamente em 4 marcha o tempo todo.

Turbina e intercooler resolvem..

raphaelmacae
16/04/2007, 18:05
acho que nao sou o unico a concordar comigo

"...no side eu acho que este motor vai muito bem, afinal ele faz 13,5km/l na cidade e 17 na estrada, andando a 110 e 120km/h."
Gustavo
Sidekick 1.9 TD
Curitiba-PR

Isso pq ele esta com um sidekick,maior e mais pesado, imagine num samuca? o meu chega a 20km/l sim, agora se o seu nao chega, so lamento!
:p

raphaelmacae
16/04/2007, 19:08
algumas fotos do motor para que possam ver como fica a gambiarra, espero ter ajudado...

Herbert Lima
17/04/2007, 10:56
acho que nao sou o unico a concordar comigo

"...no side eu acho que este motor vai muito bem, afinal ele faz 13,5km/l na cidade e 17 na estrada, andando a 110 e 120km/h."
Gustavo
Sidekick 1.9 TD
Curitiba-PR

Isso pq ele esta com um sidekick,maior e mais pesado, imagine num samuca? o meu chega a 20km/l sim, agora se o seu nao chega, so lamento!
Chega não!!

Mantém a mesma média..

abraços..

felipeantoniazzi
19/04/2007, 13:36
raphaelmacae, Só pra eu ter uma noção....
Por alto, quanto você gastou tra ficar com seu samurai disel pronto (rodando e documentado)?

[]s

Felipe

grlorenzetti
22/04/2007, 15:57
algumas fotos do motor para que possam ver como fica a gambiarra, espero ter ajudado...
RaphaelMacae,
você está usando filtro de ar original do samurai 1.3? Este filtro não tem pouca vazão para o motor? No meu estou usando o da blazer 2.4 gasolina, apesar que o seu não é turbinado. Tente se for o caso substituir o seu por um de AP 2.0, acho que fica mais adequado.

um abraço

Gustavo

raphaelmacae
24/04/2007, 19:09
gastei mais ou menos 11mil reias com motor,instalacao,documentos e algumas peças q tiveram q ser trocadas...

Joao Baeta
24/04/2007, 19:28
gastei mais ou menos 11mil reias com motor,instalacao,documentos e algumas peças q tiveram q ser trocadas...
:arrow: Rapha,
Sera que vc e meio cego ao escrever? :pensativo:
Vc escreveu assim " 11 mil reias"
Tem que escrever direito!
Nota 0 na lingua portuguesa! :mrgreen: :mrgreen:

Rafaguterres
24/04/2007, 20:03
Será que realmente vale a pena??:stop:?? Sempre me perguntei sobre isto!:???:

A questão é custo benefício ao meu ver!

Preço da Viatura = R$ 23.000,00 (samuca 93/94/95, e garimpando bem)
Preço do motor com as adaptações e Doc´s = R$ 15.000,00 mais ou menos, sendo que aquí no RS o Detran não aceitam mais a transformação, segundo informações.......

Total R$ 38.000,00 (no mínimo, bem no mínimo mesmo).

E os custos de manutenção do motor, peças e etc....

A adaptação de um AP mais documentos mais o serviço deve ser de no maximo R$ 3.000,00 (estourando), com uma manutenção relativamente barata.

Qual a kilometragem para se recuperar o investimento...... O motor é muito melhor que o gasolina em relação a explosão, torque e potênica transferida para as rodas......

Não é mais fácil colocar o motor AP (flex, of course!!! hehehehehe) logo de uma vez.....

Ou então trocar a viatura para uma a diesel (sem adaptações).....

Bom esta é minha dúvida.

Ps: :) O flex é brincadeira :)

raphaelmacae
26/04/2007, 12:41
realmente, se for pra usar o carro no dia a dia, compra um original com certeza...mas eu so fiz esta adaptacao pq surgiu uma boa oportunidade e pq eu vou ficar com o carro pra sempre...
acho que de suzuki no meu carro so tem a carroceria,o chassi e o nome!

Rafaguterres
26/04/2007, 14:22
realmente, se for pra usar o carro no dia a dia, compra um original com certeza...
mas eu so fiz esta adaptacao pq surgiu uma boa oportunidade e pq eu vou ficar com o carro pra sempre...
acho que de suzuki no meu carro so tem a carroceria,o chassi e o nome!

E Rafael (grande xará) só para frisar que não tive a intensão de falar mal, apenas angariar mais argumentos no tópico!

:-P :dance: Mas que a adaptação deve ter ficado boa, isto deve! :dance: :-P

Pois é, acho que vai depender do uso mesmo. Concordo plenamente contigo, só que as adaptações mais animalescas do fórum estão sempre preparadas com grupos motrizes a gasolina (até v6 da gm)!

Mas alguem têm alguma informação sobre a questão da troca de motor aquí no RS?

jarrao
09/05/2007, 10:02
O Rafaguterres, comentou que no RS n estão documentando adapatações para Diesel, será pq????? Esta Lei eh Federal e eh valida em todo o Brasil.
No site de nosso clube no menu curiosidades tem tudo explicado o procedimento para alteração de caracteristicas, no caso adaptar motor diesel. www.jeepclubeitajai.com.br
Vale a pena conferir.
Sds

Thiago Matos
28/05/2012, 17:03
Um amigo meu tem um samurai e vai colocar o motor da L200 ou o da Hr ele esta vendo

fabiolammel
28/05/2012, 18:35
Informação um pouco atrasada, mas pode ser util para outros foristas.
No RS documenta Samurai e outros a diesel. É possivel e legal, só demora um pouco, pois o processo passa pelo Detran e não só pelo CRVA.

Sds, Fabio

Daniel Engelbrecht
24/06/2012, 22:31
A Resolução do Contran n. 292/2008 permite que veículos 4x4 com redução movidos a gasolina sejam convertidos para diesel, por isso dá para acertar a documentação.
No entanto, a mesma resolução, em seu anexo, não permite alterações de potência acima de 10%. Ou seja, no caso do samurai, daria para colocar um motor a diesel de no máximo uns 70cv.
Existe um motor a diesel AP 1.9 SDI de 64cv, que equipou uma versão do Golf na Europa por volta de 1995 e acho que ainda equipa o Polo lá. Tem mais torque que o motor do samurai, mas não sei se ficaria bom para pegar estrada. Esse mesmo motor tem uma versão turbo, que dá 75cv, se me lembro bem.
Pesquisando no site da acmeadapters, que fabrica kits para adaptação de motores a diesel VW em samurais nos EUA, eles citam um motor com a seguinte identificação: 1.9NA (1Y). Esse motor, segundo eles, tem 70cv de potência, mas não sei que raio de motor ap é esse. Alguém tem ideia?

Joao Baeta
25/06/2012, 08:16
:arrow:Daniel,
Esse motor SDI AP1.9 equipa Gol.... Que e vendido nos Mercosul.....
E bem fraquinho tem uns 12,5kg de torque.....
Melhor colocar o 1.9TDI do Golf que tem 110cv.... Tem 25kg de torque.... Ae fica bão!!!!
Tem 1.6D que equipou a kombi no anos 80.... Era tão fraco que superaquecia e nem vendeu quase nada....!!!!!
:concordo:
Seria bom colocar o motor da Toy 2.8D.... de 77cv.... E tem 17kg de torque.....

Daniel Engelbrecht
25/06/2012, 16:40
João,

se colocar o 1.9 TDI do Golf não dá para regularizar no Detran, pois fica muito além de 10% de diferença na potência.

quanto ao 1.9 SDI, acho que tem mais torque que o motor original do samurai, não tem?

Joao Baeta
25/06/2012, 17:25
:arrow:Que babaquice do Detran...!!! :evil:
Motor 1.9 SDI tem uns 12,5kg de torque contra 10kg do original....
Estive falando com o Forista Sergio Rocha... Ele teve um Samuca 1.9 D.... Era tão fraco que na areia fervia.... Nao valeu a pena ter...
Mas tem como colocar turbo sem alterar na documentação...... :pensativo:

Daniel Engelbrecht
25/06/2012, 18:31
Em tese qualquer alteração de potência deveria constar do documento do carro, inclusive se for por causa da instalação de um turbo.
Mas acho que o turbo talvez seja mais fácil de passar despercebido numa vistoria.

A alternativa que meu mecânico deu é: "coloca um ap e que se dane o detran. No dia que for vender o carro, coloca o motor original de volta".

Lucas Kta
25/06/2012, 21:55
fala pessoal. e este aqui? não consegui achar as especificações dele - será que dá pra colocar no Samurai? é usado no Polo nas zooropa.

Motor VW 1.4 TDI
4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - MOTOR DIESEL VW AP 1.4 TDI para jeep (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/pecas/14602/869-motor-diesel-vw-ap-14-tdi-para-jeep/)

abs

André-4WD
25/06/2012, 22:43
Pessoal,
Essa questão de colocar motor AP no samurai e guardar o motor original para repor na venda é algo que hoje pode ser feito. Acontece que teremos a vistoria ambiental em breve. Aqui no RS, o cronograma inicial previa que até 2015 todos carros a façam em todas cidades do Estado. Ou seja, vc teria que trocar de motor para a vistoria ambiental todo ano.. fora de cogitação!
Eu gostaria de vislumbrar uma solução boa e que atenda a legislação.. mas tá dificil de enconrar!
abraço
andre

Joao Baeta
25/06/2012, 22:46
:arrow:Nao ta caro nao.....!
Tem 80cv.... E 3 cilindros.... E tem.... quase 20kg!!!!!!

Veja!
Ficha técnica

Motor 1.4 TDI
Cilindrada (cc) 1422
Potência (cv/rpm) 80/4000
Binário (Nm/rpm) 195/2200
Prestações
Velocidade Máxima (km/h) 165
Aceleração 0-100 km/h (s) 14,7
Transmissão
Dianteira, caixa manual 5 vel.

Peso (kg) 1240
Consumos
Consumo médio (l/100 km) 5,2
Emissões CO2 (g/km) 135
Preço 19 100 euros

Jornal MOTOR On-Line (http://www.motor.online.pt/?op=artigo&sec=c20ad4d76fe97759aa27a0c99bff6710&subsec=&id=b6843321325fae220b98267172f2f0ba)

Será é a verdade....?????:pensativo:

Daniel Engelbrecht
26/06/2012, 13:00
Pessoal,
Essa questão de colocar motor AP no samurai e guardar o motor original para repor na venda é algo que hoje pode ser feito. Acontece que teremos a vistoria ambiental em breve. Aqui no RS, o cronograma inicial previa que até 2015 todos carros a façam em todas cidades do Estado. Ou seja, vc teria que trocar de motor para a vistoria ambiental todo ano.. fora de cogitação!
Eu gostaria de vislumbrar uma solução boa e que atenda a legislação.. mas tá dificil de enconrar!
abraço
andre

Consultei tudo o que podia ser consultado: Detran, despachante, Inmetro. E a conclusão é que não dá para fazer atualmente.
A legislação admite modificação no carro com aumento de potência (mais de 10%) desde que seja feita por oficina certificada. Mas não existe nenhuma oficina dessas.
Se eu quisesse fazer certo, teria que: (i) arrumar uma oficina que estivesse disposta a ser certificada; (ii) precisaria que um engenheiro fizesse o projeto de modificações no carro (novo motor, suspensão, freio), com ART; (iii) precisaria encaminhar o projeto para o Denatran e aguardar aprovação; (iv), fazer as modificações; (v) aferir potência e emissões; (vi) levar o carro para vistoria num órgão de inspeção certificado pelo Inmetro. E depois tocar os demais trâmites burocráticos no Detran.
Detalhe que para cada modelo de carro e modificação a oficina que faria as modificações teria que obter uma certificação específica. Ou seja, seria necessária uma certificação específica para instalação de motor AP em Suzuki Samurai. Quando isso vai existir? Nunca.

A única remota e praticamente improvável chance seria vários proprietários de Samurai que querem colocar AP se unirem e bancarem a certificação de uma oficina.

Fabil
26/06/2012, 20:52
João,

se colocar o 1.9 TDI do Golf não dá para regularizar no Detran, pois fica muito além de 10% de diferença na potência.

quanto ao 1.9 SDI, acho que tem mais torque que o motor original do samurai, não tem?

e desde quando esse bando de panguás vistoriadores de detran vao saber a diferença de um AP 1.9TDI p/ um SDI ? ou de um 1.6 p/ 1.9 ? :mrgreen:

nas credenciadas de vistoria do inmetro eles nao passam o carro em dinamometro de rolo p/ aferir potecia, voce declara a potencia que quiser e pronto. e mesmo quando ( e se) começarem a usar dinamometro basta voce "amansar" o motor, baixa pressao na turbina e fecha a bomba e faça a vistoria...

depois de documentado basta socar pressao de novo e acordar os pangarés :mrgreen:

Fabil
26/06/2012, 20:57
Consultei tudo o que podia ser consultado: Detran, despachante, Inmetro. E a conclusão é que não dá para fazer atualmente.
A legislação admite modificação no carro com aumento de potência (mais de 10%) desde que seja feita por oficina certificada. Mas não existe nenhuma oficina dessas.
Se eu quisesse fazer certo, teria que: (i) arrumar uma oficina que estivesse disposta a ser certificada; (ii) precisaria que um engenheiro fizesse o projeto de modificações no carro (novo motor, suspensão, freio), com ART; (iii) precisaria encaminhar o projeto para o Denatran e aguardar aprovação; (iv), fazer as modificações; (v) aferir potência e emissões; (vi) levar o carro para vistoria num órgão de inspeção certificado pelo Inmetro. E depois tocar os demais trâmites burocráticos no Detran.
Detalhe que para cada modelo de carro e modificação a oficina que faria as modificações teria que obter uma certificação específica. Ou seja, seria necessária uma certificação específica para instalação de motor AP em Suzuki Samurai. Quando isso vai existir? Nunca.

A única remota e praticamente improvável chance seria vários proprietários de Samurai que querem colocar AP se unirem e bancarem a certificação de uma oficina.

infelizmente aqui no brasil é assim

os orgaos "competentes" criam uma legislaçao cheia de dificuldades e burocracia para que se abram as facilidades e corrupçao....

Joao Baeta
26/06/2012, 22:00
:arrow:É phoda tio fabil....!!!!!!!!
Brasil de merd@!!!!
Onde está escrito esse" nao pode passar de 10% de potencia sobre original":?:

Daniel Engelbrecht
26/06/2012, 22:51
Quem dera fosse fácil assim, Fabiano.
Através do número do motor, o Detran sabe quais são as características. Sabe em qual carro estava instalado antes, qual a potência, cilindrada, combustível etc. Eles não vão aferir a potência, vão simplesmente consultar a base de dados e ver qual foi a potência declarada pelo fabricante. Aí ferrou.
Eu já fui num vistoriador credenciado pelo Inmetro para perguntar e ele disse isso. Falou que eu posso declarar qualquer potência que passa na vistoria do Inmetro, mas quando chegar no Detran eles vão barrar assim que consultarem o número do motor.

João, é a Resolução Contran n. 292/2008.

Joao Baeta
27/06/2012, 00:18
:arrow:Fui dar olhada...... No Denatran....
Achei tao confuso....:shock:

Lucas Kta
28/06/2012, 14:14
parece adequado não!?

:arrow:Nao ta caro nao.....!
Tem 80cv.... E 3 cilindros.... E tem.... quase 20kg!!!!!!

Veja!
Ficha técnica

Motor 1.4 TDI
Cilindrada (cc) 1422
Potência (cv/rpm) 80/4000
Binário (Nm/rpm) 195/2200
Prestações
Velocidade Máxima (km/h) 165
Aceleração 0-100 km/h (s) 14,7
Transmissão
Dianteira, caixa manual 5 vel.

Peso (kg) 1240
Consumos
Consumo médio (l/100 km) 5,2
Emissões CO2 (g/km) 135
Preço 19 100 euros

Jornal MOTOR On-Line (http://www.motor.online.pt/?op=artigo&sec=c20ad4d76fe97759aa27a0c99bff6710&subsec=&id=b6843321325fae220b98267172f2f0ba)

Será é a verdade....?????:pensativo:

Fabil
28/06/2012, 14:32
Quem dera fosse fácil assim, Fabiano.
Através do número do motor, o Detran sabe quais são as características. Sabe em qual carro estava instalado antes, qual a potência, cilindrada, combustível etc. Eles não vão aferir a potência, vão simplesmente consultar a base de dados e ver qual foi a potência declarada pelo fabricante. Aí ferrou.
Eu já fui num vistoriador credenciado pelo Inmetro para perguntar e ele disse isso. Falou que eu posso declarar qualquer potência que passa na vistoria do Inmetro, mas quando chegar no Detran eles vão barrar assim que consultarem o número do motor.

João, é a Resolução Contran n. 292/2008.

isso no caso de um bloco USADO que tenha saido de um outro carro cuja numeraçao já conste na base de dados do Detran..

mas e no caso de um bloco NOVO cuja numeraçao ainda nao existe no sistema?
e p/ facilitar ainda mais, desde quando aqui no Brasil tem Golf/gol/saveiro original DIESEL emplacada e rodando p/ que o numero do motor esteja cadastrado na base de dados ?

enfim.. a possibilidade de voce comprar um motor AP 1.9TD aqui no Brasil cujo numero dele já esteja cadastrado no sistema do detran é muito pequena.
a priori, motor AP diesel aqui p/ o Detran é motor alienigena...:mrgreen:

Fabil
28/06/2012, 14:37
parece adequado não!?

sim.. e creio que um ponto interessantisso desse motor seja o peso reduzido...

o problema é onde comprar esse motor? será que na argentina tem VW equipado com ele..

outro problema é com relaçao a injeçao eletronica dele.. se nao tiver bomba injetora mecanica p/ esse motor a brincadeira de adapta-lo ao samurai vai fica complicada e cara

maxdelta
28/06/2012, 16:08
Uma empresa q vende motores:
Motores - Mecânica (http://www.crestana.com.br/mecanica/motores.html)

Visito quase sempre na esperança de encontrar algo barato, até hj sem sucesso!

Lucas Kta
29/06/2012, 20:57
tem ele vendendo aqui no fórum e tb na crestana. aqui no fórum tá 6k e na crestana 8k.

quanto a bomba, não entendo nada. Pode detallhar? veja a info no site da crestena:

APLICAÇÃO:
Fox e Polo Europa
(Modelo Exportação)

Motor Diesel moderno e silencioso, totalmente eletronico, não tem bomba injetora.
Este motor esta na linha de montagem de veiculos VW Europeus desde 2003, como os modelos de exportação Polo e Fox feitos no Brasil.

sim.. e creio que um ponto interessantisso desse motor seja o peso reduzido...

o problema é onde comprar esse motor? será que na argentina tem VW equipado com ele..

outro problema é com relaçao a injeçao eletronica dele.. se nao tiver bomba injetora mecanica p/ esse motor a brincadeira de adapta-lo ao samurai vai fica complicada e cara

Fabil
30/06/2012, 08:56
se a crestana está vendendo é pq realmente esse motor é fabricado aqui p/ exportaçao.. e como é totalmente eletronico pode ter certeza de que adapta-lo em outro carro vai ser uma tarefa complicadissima e cara.
principalmente pelo fato de ninguem por aqui ter conhecimento tecnico sobre esse motor/injeçao.

o primeiro passo p/ quem quiser se aventurar nesse motor é conseguir o manual de servico completo do motor/injeçao e pricipalmente sobre o sistema de CODE e protocolo de comunicaçao com scanner.

alguem aqui já teve noticia de algum jipe usando esse motor adaptado por aqui?

Daniel Engelbrecht
30/06/2012, 14:01
Falei com o cara do Inmetro da minha cidade e ele disse que é preciso levar uma nota fiscal ou declaração do fabricante que contenha os dados do motor. Eles não têm meios para conferir. Mas acho difícil uma concessionária da Volskwagen dar uma declaração falsa de que um motor de 100 e tantos cavalos tem 70 cv.

Seria um sonho se tivesse uma oficina homologada para fazer o serviço.

isso no caso de um bloco USADO que tenha saido de um outro carro cuja numeraçao já conste na base de dados do Detran..

mas e no caso de um bloco NOVO cuja numeraçao ainda nao existe no sistema?
e p/ facilitar ainda mais, desde quando aqui no Brasil tem Golf/gol/saveiro original DIESEL emplacada e rodando p/ que o numero do motor esteja cadastrado na base de dados ?

enfim.. a possibilidade de voce comprar um motor AP 1.9TD aqui no Brasil cujo numero dele já esteja cadastrado no sistema do detran é muito pequena.
a priori, motor AP diesel aqui p/ o Detran é motor alienigena...:mrgreen:

maxdelta
30/06/2012, 21:01
Pode tb usar a receita, motor ap 2.0(ou seria 1.8) gasolina, com cabeçote deste ap diesel, coletor, bomba, turbina e... acho sai mais barato comprar pronto!

Lucas Kta
29/12/2012, 01:35
Fabil,

pesquisei um tiquim e achei esse documento do self study program VW sobre este motor. Não li, só corri o olho. Tem 88 páginas (no início fala de mecânica, então joga fora umas 20). Tem que ver se tem todas as infos básicas pra decifrar este motor e se vai no samurai de boa.

tive uma dúvida: no anúncio da crestana (http://www.crestana.com.br/mecanica/motores/motor-3-cilindros-diesel.html) diz "ACOMPANHA MÓDULO, PEDALEIRA, MAF e MAP". O que são estes componentes?

se a crestana está vendendo é pq realmente esse motor é fabricado aqui p/ exportaçao.. e como é totalmente eletronico pode ter certeza de que adapta-lo em outro carro vai ser uma tarefa complicadissima e cara.
principalmente pelo fato de ninguem por aqui ter conhecimento tecnico sobre esse motor/injeçao.

o primeiro passo p/ quem quiser se aventurar nesse motor é conseguir o manual de servico completo do motor/injeçao e pricipalmente sobre o sistema de CODE e protocolo de comunicaçao com scanner.

alguem aqui já teve noticia de algum jipe usando esse motor adaptado por aqui?

Fabil
02/01/2013, 09:07
fala Lucas

modulo de injeçao, sensores MAF ( masse de ar admitida) e MAP ( pressao absoluta do ar admitido)e pedaleira , sim sao os PEDAIS ( embreagem/freio/acelerador) pois essa injeçao é drive-by-wire, ou seja, sem acabo de acelerador, tudo é feito atravez de sensores

abs

Fabil
02/01/2013, 11:55
ô Lucas... baixei esse manual que vc encontrou, esse motor é completamente diferente dos AP 1.9TDI. esse manual é dos 1.2 e 1.4 de 3 clindros.

sandro-natal
02/01/2013, 16:47
Importei o novo Jimny diesel, com motor 1.6, 120 CV (4000 rpm), 30,6 mkgf (2000 rpm), todo de alumínio com apenas 47 kg, original de fábrica, com câmbio manual de seis marchas, e me deliciei nas trilhas! Quando acordei desse sonho, fiquei muito puto!!! He, he, he!

Novo motor 1.6 diesel da Honda pesa 47 kg - Notcias - QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/mercado/novo-motor-1-6-diesel-honda-pesa-47-kg-719905.shtml)

Já saiu no novo Civic diesel:

http://turbo.sapo.pt/canal.aspx?channelid=5855C7CE-60D3-4A32-B48F-D8D05D3F777F&contentid=C2F36111-9F51-4FE8-A0E5-B2C5F2C7AAA9

http://www.independent.co.uk/life-style/motoring/road-tests/honda-civic-16-idtec--first-drive-8411015.html

Lucas Kta
02/01/2013, 18:12
ô Lucas... baixei esse manual que vc encontrou, esse motor é completamente diferente dos AP 1.9TDI. esse manual é dos 1.2 e 1.4 de 3 clindros.

é isso mesmo FAbil. 1.4TDI, é o que tem disponível na crestana. O manual começa falando que ele é baseado no 1.9 mas que tiraram um cilindro para melhor eficiência e peso, para assentar melhor em carros pequenos.

MarkosRS
24/07/2016, 20:57
Boa noite galera.

Último post desse tópico foi em 2013. Li o tópico de fora a fora. De lá pra ca alguém mais colocou motor a diesel na samuka?

Abcs

WalmireJr
25/10/2023, 09:26
Bom é totalmente fora de pauta mas.
eu moro no interior do interior.
To a poucos passos de colocar um 1.4 TDI desse dentro de um fiat uno.

Fabil,

pesquisei um tiquim e achei esse documento do self study program VW sobre este motor. Não li, só corri o olho. Tem 88 páginas (no início fala de mecânica, então joga fora umas 20). Tem que ver se tem todas as infos básicas pra decifrar este motor e se vai no samurai de boa.

tive uma dúvida: no anúncio da crestana (Todos os produtos - Busca na Crestana Autopeças (http://www.crestana.com.br/mecanica/motores/motor-3-cilindros-diesel.html)) diz "ACOMPANHA MÓDULO, PEDALEIRA, MAF e MAP". O que são estes componentes?