PDA

Ver Versão Completa : Ferramentas



marco cruz
25/08/2003, 10:34
ALL,
Estou :evil: :evil: .
Ontem fui trocar o rolamento do Lagartixa (que me deixou na mão num ponto de encontro) e não consegui tirar os parafusos da roda livre.
Quebrei duas chaves allen, uma de fenda e estou com a mão toda f...
Vou ter que comprar outras ferramentas (desta vez de qualidade) para abrir a bagaça...

Diante disso e outras situação que passei e ouvi, acho que deveríamos nomear as ferramentas básicas e montar um kit de qualidade para jipeiros (o Donatti ou qualquer outro poderia ajudar a confeccionar).

[]'s :twisted:

billj
25/08/2003, 12:16
É melhor você mesmo montar sua caixa do que comprar qualquer kit pronto. Assim pode escolher entre os elementos e marcas, fazendo um conjunto apropriado para seu bolso, experiência e também para o jipe que tem.

Uma lista rápida:

- jogo de chaves combinadas de 08 mm até 19 mm
- jogo de chaves combinadas de 3/8" até 7/8"
- jogo de soquetes (métrico e polegadas)
- jogo de chaves de fenda e Phillips de diversos tamanhos
- jogo de chaves Allen (métrico e polegadas)
- diversos alicates, entre eles o de bico e de eletricista
- martelo de bola
- martelo de plástico
- estilete
- diversas limas

Nem preciso falar que as ferramentas deveriam ser de marcas boas, nada de camelô. Gedore, Stanley, Starret, Craftsman, Snap-On, Mac são todas boas. Fique longe de qualquer coisa "made in China"........

Abraços,

marco cruz
25/08/2003, 12:39
É Bill, o problema é que as que tinha eram chinoiserie (como dizem na França...).
Vi um dia desses um cara com uma ferramenta (home made) para trocar as porcas do rolamento. Muito interessante.
[]'s montando uma caixa nova de ferramentas...

Eduardo Velo
25/08/2003, 13:26
Marco , tem que ficar esperto qdo vai mexer nesses allens da roda livre , se vc pegar uma chave um pouco menor , por ex. o parafuso tem sextavado de 5 mm e vc usa uma chave de 3/16 (4,76 mm) acaba "roletando" a cabeça do parafuso , aí tem que soldar um parafuso de rosca 5 mm no allen pra poder soltar . Obs. - serviço de artista com mig .
Usando chaves de qualidade vc paga mais na compra , mas acaba ficando até barato por não dar retrabalho .
A lista do Bill é básica pra qqer jipeiro , tenho toda a lista e alguma coisa a mais alem de sobressalentes que ficam sempre no jipe .
Uma boa tática pra manter a manutenção é desmontar todo cjto da roda livre pra trocar a graxa , isso acaba facilitando numa possível mexida .

Adriano Braga
25/08/2003, 15:52
Uma coisa que não pode faltar na caixa de ferramentas é o arame... :lol: :lol: :lol: :lol:
Agora falando sério...qdo fui para o Chile com o Mr. Magoo...um HiLift e um rolinho de arame me salvaram!!! Consegui rodar mais de 5000km só no arame segurando um dos meus dois calços dianteiros da carroceria. :wink:

Uma boa caixa de ferramenta é fundamental!!! Mesmo que vc não seja um mecânico de mão cheia...

concordo com a galera...made in china...fuja deles...não prestam nem para arrumar radinho de pilhas. Uma X comprei um jogo de chaves de fenda e no primeiro parafuso as chaves firaram parafuso de tanto que o aço da chave virou!!! :wink:

Cícero Franco
26/08/2003, 10:45
Ferramentas tem que ser, além de adequadas ao uso, de boa qualidade. É o tipo de economia que não leva a nada além de mais despesa. Boas ferramentas são fundamentais.

Ah, além do arame, uma lixa de unha para usar no platinado é uma excelente pedida!!!!

[]s

Eduardo Velo
26/08/2003, 11:21
Galera das ferramentas , para quem tem preconceito de carregar na cx uma lixa de unha o que dirá de um esmalte .
Uma x estávamos em 4 jipes e na cx de ferramentas de 1 deles tinha tanto lixa de unha como esmalte , o sarro foi geral , mas qdo chegamos na parada pra atravessar uns alagados , o cara tirou a tampa do distribuidor e passou esmalte na beira , só ele não teve problema com umidade , no meu coloquei a luva do kit de 1º sos e foi o pior de todos .

Cícero Franco
26/08/2003, 11:58
Nós já iríamos abrir um tópico de culinária 4x4. Agora de manicure 4x4 também??? A coisa tá ficando estranha....


:roll: :roll: :roll:

[]s

monge
30/08/2003, 23:04
Fala Gente... :D

Bom o tópico pode se chamar Jipeiros e seus utensílios escabrosos.... :D :D :D

Já usei tanta coisa absurba pra arrumar ou gambiarrar o jeep que vcs nem imaginam.

Só para terem uma idéia, uma vez um amigo parou o jeep dentro d'água, distribuidor molhado. :roll: Tranquilo, isso é facil, ao abrir o distribuidor, o carvãozinho caiu no rio e foi embora. :roll:

Oh meu Deus e agora exclamou meu amigo....

Entrou em ação uma caixa de fósforo que achei caída no meu jeep. Quemei um bolinho de palitos e coloquei no lugar do carvão original. :shock:

Eu mesmo achei que não funcionaria... :roll: Acredita que o jeep funcionou e acabamos de chegar na cidade?

[]'s admirado com o poder de funcionalidade do jeep com gambiarras.

Eugênio

Eduardo Velo
31/08/2003, 01:29
Fala Monge
De uma pilha pequena , tira o miolo de carvão e cabe certinho tbm .

[]s acrescentando dicas

Eduardo Chaves
02/05/2004, 21:15
Xara, Bill, Leopoldo e ALL,

Poderiam fazer uma lista mais detalhada das ferramentas e equipamentos ideais e necessarios para manutencao (motor, cambio, eixos, diferenciais, etc) dos jipes e confeccao de suportes e alguns acessorios (gaiola, quebra-mato, etc) para as viaturas ?

Como por exemplo o que possuem em suas garagens... :wink:

[]'s sem querer abusar...

Eduardo Velo
02/05/2004, 22:04
Xara , tenho umas listas de verificação de ferramentas , assim que puder te mando , são as ferramentas que uso pra mexer na Jabiraca , para Diferencial , usei as ferramentas de um mecanico emprestado , pq não compensava comprar pra mexer só uma vez , por falar nisso , ficou show de bola , nunca mais tive problema e já abusei pra caramba ...
Sempre que vou mexer e preciso de alguma ferramenta , compro , nem que seja pra pagar em algumas vezes , geralmente sai mais barato que a mão de obra do meca , e mexer na máq. , pra mim , é tão antiestressante qto uma boa trilha ...

[]s ...

billj
03/05/2004, 10:34
Como por exemplo o que possuem em suas garagens... :wink:

...


É bem provável que estou esquecendo de alguma coisa............


- espaço para trabalhar, com acesso livre para os 04 lados do veículo
- ilimunação boa
- bancada grande e organizada
- sistema de gavetas para guardar peças pequenas
- morsa
- esmiril de bancada
- lixadeira com discos de desbaste e de corte
- furadeira de 3/8"
- furadeira de 1/2"
- furadeira de bancada
- jogo de brocas de 2mm até 20 mm
- máquina de solda
- limas diversas
- chaves de fenda diversas
- chaves Phillips diversas
- jogo de chaves Allen (métrico e polegadas)
- jogo de catraca (3/8" até 1 1/4" e 8 mm até 30 mm)
- jogo de chaves combinadas, medidas igual ao de catraca
- alicates de pressão, uma grande e uma pequena
- sargetos diversos
- alicates de corte diversos
- chave de cano
- girafa
- macaco tipo jacare
- macaco tipo garrafa
- hi lift
- 04 cavaletes
- esquadro
- prumo
- paquímetro
- trena
- régua
- transferidor de ângulo
- relógio comparador com base magnética
- punção
- lâminas de folga
- manuais de serviço para jipe em questão
- torquímetro
- dobradeira de tubos
- lavadora de peças


Abraços,

haundrich
03/05/2004, 11:15
Como por exemplo o que possuem em suas garagens... :wink:

...


É bem provável que estou esquecendo de alguma coisa............


- espaço para trabalhar, com acesso livre para os 04 lados do veículo
- ilimunação boa
- bancada grande e organizada
- sistema de gavetas para guardar peças pequenas
- morsa
- esmiril de bancada
- lixadeira com discos de desbaste e de corte
- furadeira de 3/8"
- furadeira de 1/2"
- furadeira de bancada
- jogo de brocas de 2mm até 20 mm
- máquina de solda
- limas diversas
- chaves de fenda diversas
- chaves Phillips diversas
- jogo de chaves Allen (métrico e polegadas)
- jogo de catraca (3/8" até 1 1/4" e 8 mm até 30 mm)
- jogo de chaves combinadas, medidas igual ao de catraca
- alicates de pressão, uma grande e uma pequena
- sargetos diversos
- alicates de corte diversos
- chave de cano
- girafa
- macaco tipo jacare
- macaco tipo garrafa
- hi lift
- 04 cavaletes
- esquadro
- prumo
- paquímetro
- trena
- régua
- transferidor de ângulo
- relógio comparador com base magnética
- punção
- lâminas de folga
- manuais de serviço para jipe em questão
- torquímetro
- dobradeira de tubos
- lavadora de peças


Abraços,

ha ha ha ha ha tô vendo que a caixa de ferramentas básica do jipeiro virou um trailler rebocado atrás com uma oficina dentro agora... kkk (não resisti, tinha que entrar na onda ...)

[]'s

Flávio

Eduardo Velo
03/05/2004, 11:52
Camaradas , vai um pouco das ferramentas que levo no Engesa e tenho em casa (Bancada) ...
Levo muita coisa no Engesa além das cxs de ferramentas , fica direto no bicho :
- Barraca de Camping 2x2 com colchonete , manta e cobertor . Jaqueta .
Toalha de praia , guarda sol/chuva , capa de chuva , bota PVC , Patesca , Chibanca , Hi-lift , Macaco garr. 4 ton. , óleos , graxa , bomba pneum. , chicote lamp. aux. , parafusos, porcas arruelas , colas , Mapas , Cabo pra chupeta (ops) , cordas , cabos ...

Já passei aperto muitas x , estou sempre preparado , hehehe ...

[]s ...

Cícero Franco
03/05/2004, 13:02
O Eduvelo só não tem a bancada dentro!!!! :wink:

Eduardo Chaves
03/05/2004, 13:34
PessoALL,

Agradeço a colaboração, se lembrarem de mais alguma coisa é só mandar... :)

Cícero, como não temos bancada, um capô reto daquele tamanho, é só fixar a morsa e o esmeril... hehehe... :lol: :lol: :lol:

[]'s já tendo por onde começar... :wink:

Cícero Franco
03/05/2004, 13:39
Se tu tiver um jeep militar é só tirar os faróis blackout e o prá ler mapa e colocar o esmeril e a furadeira no lugar.

:lol: :lol: :lol:

Eduardo Velo
03/05/2004, 13:42
Cícero , pena que não tirei foto , mas fazendo uma trilha pro lado sul de Minas , passamos por um " jipe oficina " , o camarada tava arrumando uma F75 , no parachoque traseiro tinha uma chapa soldada de 1/2" onde tava preso o torno (morsa) e servia como bigorna do outro lado , pra arquear mola e a traseira era só ferramentas , fiquei com um p. inveja do camarada , ainda chego lá ...

Foi próx. a Munhoz , quem for da região e ver esse jipe manda fotos ...

[]s ...

Cícero Franco
03/05/2004, 13:52
Tem cada uma.... Mas esta aqui ganhou de todos!!!!!!

Eduardo Velo
03/05/2004, 13:58
Mais uma colobaração ...
Desse jeito vamos pegar uma ferrovia em vez de trilha ...

[]s...

Eduardo Velo
03/05/2004, 14:03
Mais um , retroescavadeira , esse jipe tá muito bacana , capota de aço ... , o enfeite acima é que não pegou bem ...

[]s ...

Cícero Franco
03/05/2004, 14:07
O problema da F75 lá em cima é que precisa de 8 zequinhas: Quatro prá colocar os trilhos na frente e quatro prá tirar os de trás!!! :roll:

ramiro_eli
03/05/2004, 15:00
Eu acho q voces deviam abrir um tópico chamado "BIZARRICES" hahaha!!!! :lol:

Pablo Toledo
02/05/2009, 16:21
Fala macacada;

Deixa eu tirar o pó desse tópico.

Estou para comprar um jogo de soquetes e catraca pro meu modesto Vitarinha, mas quase tudo o que acho, seja na Florêncio de Abreu ou na Rua Butantã aqui em São Paulo, é made in china (o que não significa ser necessariamente ruim, pois foi-se o tempo que a China só fazia porcarias).

Das marcas que o Bill citou no início do tópico, somente em um lugar achei produtos da Gedore, e mesmo assim não era o que eu queria. As marcas mais recomendadas pelos vendedores eram Belzer, Bahco e TramontinaPro (que são nacionais, segundo eles).

Alguém recomenda alguma dessas marcas???

[]s

Hudson Buck
02/05/2009, 18:41
Boa noite Pablo.

Fois-se o tempo emque a florêncio de abreu era boa!!! A Belze é boa marca. A Tramontina pro ainda não me convenceu. A Bahco eu não conheço. Faça uma busca pela internet que você irá encontrar muitas lojas que vendem e com preços melhores. A dutra máquinas tem bom preço. Tem uma loja na av Rio Branco, quase em frente ao terminal rodoviário que só vende ferramentas de alta qualidade, CARLSONS PRODUTOS INDUSTRIAIS LTDA, AV. RIO BRANCO, 940, Telefone (11) 3351-5000. Quando comprei lá eles tinham um preço bom. Eles só trabalham com as melhores marcas.

Abraços.

Hudson.

Pablo Toledo
02/05/2009, 19:37
Maravilha Hudson, obrigado pela dica.

Ontem estive aí pra tuas bandas fazendo a Djavan, trilha que eu ainda não conhecia.

[]s