PDA

Ver Versão Completa : Cambio automatico Hidramatico ou Eletronico

Marcos Ojeda
03/03/2005, 20:05
Sei que o hidramatico serve em qq veiculo, o eletronico é só em veiculos injetados, ou não?

Qual a manutenção, em um cambio, que patina em todas as marchas, é só trocar o conversor de torque, ou tem mais coisa?

O eletronico de cherokee pode ser ligado em um AP2000 ou 2.4 GM

Sandro Tannuri
03/03/2005, 21:39
Marquinhos,

Os cambios automaticos de controle hidraulico podem ser instalados em qualquer motor desde que encaixe e que tenha força suficiente para jogar fora.
Os eletronicos necessitam de modulo de controle, chicote e sensores. Ate onde eu sei os conjuntos modernos usam o mesmo modulo para motor e cambio mas não todos.
Colocar automatico em motor pequeno é problema a não ser que seja super reduzido.
Eu ja vi varios topicos em foruns gringos sobre cambio de Cherokee (AW4) sendo adaptado em tudo que é motor, existe ate maneira de comandar tipo tiptronic.
Se fosse adaptar um cambio automatico eu instalaria o conjunto completo.
Os cambios automaticos custumam durar muito, só tem que trocar o fluido e manter a temperatura dentro de limites aceitaveis. A patinada que ele faz não produz atrito entre materiais. Procure por torque converter em www.howstuffworks.com e você verá como funciona.

Abraços,

Marcos Ojeda
04/03/2005, 09:19
Eu vou montar o conjunto completo da Cherokee, só não quero ficar com um mico se lá na frente o motor abrir o bico e eu ter que retificar este motor, ai eu partiria para algo mais leve, pois nossos concorrentes estão usando motores de 1.3 cc bem leves, o maior problema deste motor de Cherokee e o CODE da chave, como farei para instalar isso em Jipe, sem a chave não funciona o motor, será que tem como eliminar, ou colocar a chave em algum lugar(modulo) e deixar lá e usar outra para dar a partida.

elcio
04/03/2005, 09:25
...Eu ja vi varios topicos em foruns gringos sobre cambio de Cherokee (AW4) sendo adaptado em tudo que é motor, existe ate maneira de comandar tipo tiptronic...

Abraços,

poxa, ja imaginou um cambio tiptronic num jeep, que luxo!!!
eu vi num desmanche uma bmw x5 capotada, e fiquei babando naquele cambio automatico.
perguntei o preço, mas o cara so vendia o carro todo (65.000,00)

[]´s

ramiro_eli
04/03/2005, 10:07
IMSHO,
A melhor opção aqui no brasil é o conjunto GM Blazer/S-10:
Vortec+aut...
Não é muito difícil de se encontrar. O motor é relativamente leve, tem bom torque e potência e o câmbio aguenta pau e tem a primeira bem curta. E principalmete encontra-se peças de reposição.

Marquinhos,
Os concorrentes usam motores 1.3 em carros que pessam um pouco mais de 1.000kg. Os nossos cj pesam mais de 1.500kg...Não se esqueça da relação peso vs. potência! :wink:

Sandro Tannuri
04/03/2005, 10:46
Ramiro,

Achar um 4.3 auto 4x4 é muito dificil, o 4x2 se acha facil mas para transformar o cambio em 4x4 tem que trocar o eixo de saida o que é inviavel economicamente.
Mesmo se você achar tera que adaptar uma t case porque não existe kit de redução para a da Blazer. Para a da Cherokee tambem não existe mas existe para a do Wrangler que encaixa no cambio da Cherokee e eu tenho uma para vender. :lol:

Na verdade em breve só teremos gaiolas com mecanica de Samurai ou Samurais no trial, existe todo tipo de peça para Samurai nos EUA e no peso ele é imbativel.

Esse lance do peso atrapalha muito, assim que puder vou montar uma gaiola para o trial com 1000 kg de peso. Do jeito que as coisas estão indo no trial o peso vai ser o fator decisivo.

Abraços,

ramiro_eli
04/03/2005, 11:06
Sandro,

Eu me referi ao conjunto 4x2. O 4x4 realmente é mais complicado.
No caso de um cambio 4x2, ele não pode ser adaptado como um cambio mecanico convencional? Trabalha-se o entalhado(saida do cambio) com solda ou fabrica-se uma peça nova. Acredito que seja mais barato que adaptar o cambio X no motor Y, por exemplo. A Advenced Adapters não possui um kit para isso?
A oferta de cambio aut da Blazer aqui em SP é muito grande e não é caro. Uma loja aqui vende esses cambios 0km, c/ garantia por 2,8k.
O problema é que eles não tem o chicote.

ramiro_eli
04/03/2005, 11:21
Ramiro,
Na verdade em breve só teremos gaiolas com mecanica de Samurai ou Samurais no trial, existe todo tipo de peça para Samurai nos EUA e no peso ele é imbativel.

Esse lance do peso atrapalha muito, assim que puder vou montar uma gaiola para o trial com 1000 kg de peso. Do jeito que as coisas estão indo no trial o peso vai ser o fator decisivo.

Abraços,

Concordo em partes.
Estou totalmente de acordo em relação ao baixo peso como fator determinante, mas acredito que plataformas mais pesadas(e mais potentes/resistentes) tambem terão o seu espaço.
O uso de um Samuka como plataforma inicial tem a vantagem do baixo peso, mas ela tb impoe vários limites, que em breve serão alcançados aqui no Brasil. Afinal não vejo muita lógica em ter um samurai c/ D60 e bolachas 44' e um power train forte o suficiente p/ empurrar tudo isso...
Não é a toa que as viatuaras de Trial nos EUA são bem mais pesadas que os Samukas montados por aqui.
Carros mais resistentes terão nítidas vantagens, quando os obstáculos forem ficando mais difíceis e superarem a resistencia de um conjunto montado em um Samuka.

Sandro Tannuri
04/03/2005, 11:45
Sandro,

Eu me referi ao conjunto 4x2. O 4x4 realmente é mais complicado.
No caso de um cambio 4x2, ele não pode ser adaptado como um cambio mecanico convencional? Trabalha-se o entalhado(saida do cambio) com solda ou fabrica-se uma peça nova. Acredito que seja mais barato que adaptar o cambio X no motor Y, por exemplo. A Advenced Adapters não possui um kit para isso?
A oferta de cambio aut da Blazer aqui em SP é muito grande e não é caro. Uma loja aqui vende esses cambios 0km, c/ garantia por 2,8k.
O problema é que eles não tem o chicote.

Ramiro,

A Advance Adapters e a Novak tem kits para a 4L60E(cambio Blazer) mas ambos precisam do eixo de saida 4x4 que custa uma fortuna. Realmente podemos retrabalhar o eixo mas será que vale a pena?

Concordo em partes.
Estou totalmente de acordo em relação ao baixo peso como fator determinante, mas acredito que plataformas mais pesadas(e mais potentes/resistentes) tambem terão o seu espaço.
O uso de um Samuka como plataforma inicial tem a vantagem do baixo peso, mas ela tb impoe vários limites, que em breve serão alcançados aqui no Brasil. Afinal não vejo muita lógica em ter um samurai c/ D60 e bolachas 44' e um power train forte o suficiente p/ empurrar tudo isso...
Não é a toa que as viatuaras de Trial nos EUA são bem mais pesadas que os Samukas montados por aqui.
Carros mais resistentes terão nítidas vantagens, quando os obstáculos forem ficando mais difíceis e superarem a resistencia de um conjunto montado em um Samuka.

Os caras que ganham hoje nos EUA usam gaiolas com motor traseiro que pesam no maximo 1300 kg, nas categorias que exigem chassi de fabrica eles pesam 1600 kg no maximo.
Um CJ como o seu por exemplo deve estar acima dos 1600 kg, o meu Wrangler pesa 2100 kg. Como fazer para conseguir tração para empurrar 900 kg a mais ladeira acima? Eu faço trilha com o Jorge (1200 kg) aqui e vejo a diferença que o peso faz na mesma trilha na mesma hora, lugares onde ele flutua na lama por exemplo eu afundo como uma bigorna quente na manteiga.
Se houver tração a vontade dificilmente alguem aqui vai passar mais facil que eu em algum obstaculo, mas se molhar ou não tiver tração por qualquer motivo tipo subida de terra solta eu vou ter que suar para acompanhar a galera mais leve.
Ou seja na fartura de tração eles me acompanham numa boa e na falta de tração eu não acompanho eles, assim estou f.u.d.i.d.o.
Ano que vem devo começar a montar uma gaiola e ai as coisas se ajeitam.

Abraços,

Marcos Ojeda
04/03/2005, 11:57
Os caras que ganham hoje nos EUA usam gaiolas com motor traseiro que pesam no maximo 1300 kg, nas categorias que exigem chassi de fabrica eles pesam 1600 kg no maximo. Abraços,

O que eu ia perguntar, estes motores atrás, o que se ganha ou perde, acho que dá para distribuir melhor o peso!, a direção fica menos sobrecarregada, mas não faltaria tração?

Sandro Tannuri
04/03/2005, 21:43
Com o motor entre eixos, falamos atras porque fica atras do banco, ganha-se tração, menor deslocamento de peso, melhor visibilidade e outras coisas que meu conhecimento não acompanha.

Abraços,

Marcos Ojeda
04/03/2005, 22:43
:roll: isso é muito interessante. :roll: :lol:

Bomba
08/03/2005, 16:24
Marquinhos,

Os cambios automaticos de controle hidraulico podem ser instalados em qualquer motor desde que encaixe e que tenha força suficiente para jogar fora.
Colocar automatico em motor pequeno é problema a não ser que seja super reduzido.

Abraços,

Ô Tannuri, por que isso??
Você se refere a instalar um cambio auto grande num motor pequeno (tipo, do Opala 6cc num AP 1.6, digamos), ou câmbio auto não presta pra motor pequeno de maneira geral? E o que é motor pequeno? Pergunto isso pelos autos de Vitara 1.6.
A parte do "força suficiente pra jogar fora" que me intrigou... normalmente se fala em redução do conversor de torque, em torno de 2:1 ou mais. Tudo bem, pelo princípio que o conversor de torque usa, dá pra esperar perdas. Mas isso é a ponto de tornar inviável? Então, o único câmbio auto possível para um motor pequeno é o do Vitara?
Posso estar viajando, mas sua mensagem me fez passar todas essas questões pela cabeça.
[]s,

Sandro Tannuri
08/03/2005, 19:22
Rogerio,

Em mecânica da para fazer o que quiser mas eu não recomendo usar motor de pouco torque com cambio automatico, isso é o que eu tentei dizer.
O funcionamento do conversor de torque gera perdas e o cambio tambem arrasta mais que o manual, um motor de pouco torque vai "gastar" um % alto de seu torque para tocar o cambio.
Se a t case e os diferenciais forem bem reduzidos o problema é menor ou ate inexistente.

Abraços,

Wallace
08/03/2005, 21:09
O cambio automatico é feito para uma determinada faixa de motor.
Assim um cambio automatico de opala 6 cilindros deve ser usado com motor similar ao do opala 6 cilindros em caracteristicas de torque e rotação (curva de torque).
Pode até ser uma configuração diferente como um V8 ford menor que o 302.
O 4.0 da Jipe como o da Cherokee, por exemplo, pode não funcionar já que tem mais torque. Pode ainda ficar na faixa de trabalho do cambio, mas pode ficar fora.
Um VW 2.0 certamente não vai dar bom resultado, muita rotação e pouco torque comparativamente.

Marcos Ojeda
08/03/2005, 21:38
Tem um cara vendendo um Cambio de Opala, o 4 marchas que já é moderno mas não é eletronico, diz ele que esta com defeito, patina em todas as marchas, isso não seria só trocar o conversor de torque

Sandro Tannuri
08/03/2005, 21:56
O Wallace tem razão, odeio dizer isso.
Alem de tudo que eu falei tem o lance da stall speed do conversor de torque, motor de pouco torque em baixa com conversor feito para motor que tem torque em baixa vai ter stall speed inadequada e isso muda dramaticamente o comportamento do cambio.
Por favor pesquisem o que é stall speed porque a explicação é complicada.

Marquinhos,

Sugiro falar com quem entende mais do assunto, ligue para uma oficina de cambio auto e pergunte.
Se eu fosse voce usaria um cambio em conjunto com motor como vem de fabrica.

Abraços,

Wallace
08/03/2005, 21:57
Provavelmente não, acho que tem que trocar as cintas ou discos de freio, mas estou sem meu manual de efeitos e causas em mãos no momento.