PDA

Ver Versão Completa : Use o Google!



Stenio
03/03/2005, 18:30
Olá todos,

meus dois centavos de contribuição pro fórum:

1 - Problema

Diante da infinidade de informações que tem neste fórum, às vezes fica difícil achar exatamente o que se quer com a opção "pesquisa".

2 - Problema II

Voce termina lançando sua pergunta no fórum e sempre tem alguém que lhe manda de volta pro link "pesquisa" e/ou ainda solta uma piadinha
:lol:

3 - Solução (seus pobremas se acabaram-se!)

Use o Google a seu favor. É só colocar o tema que você está procurando seguido da palavra chave site:www.4x4brasil.com.br. O Google vai eficientemente achar o que você quer, com melhores resultados que a opção "pesquisa".

3 - Exemplo

Segue um exemplo. Procurei sobre importação de veículos usados usando o Google e o link "pesquisa". Usei só a palavra chave "importação" na busca. Os resultados por tópico:

================
No Google: ( importacao site:www4x4brasil.com.br )

os quatro primeiro resultados mostraram o link pro tópico:

4x4 Brasil :: Exibir tópico - Importação de Usados
www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=52076

================
No "pesquisa": (importacao)

nenhum deles retornou o tópico corretamente :(

Suzuki Jipeiro iniciante !!!! -
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7017&highlight=importacao

...
Suzuki JIMNY CLUB BRASIL
Suzuki Continuo a Busca (troca de celta por samuca)
Picapes 4x4 L200 sport X Nova Ranger Limited
Suzuki Samurai (Painel)
Troller Bronca do Troller.............
Jeep ( CJs ) Protetor de farol
Jeep ( CJs ) GUINCHO IMPORTADO
=================

Qualquer dúvida...
...continue usando o Google. :lol:

[]s
Stenio.

elcio
04/03/2005, 11:27
ja foi discutido aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5478&start=20

Stenio
04/03/2005, 11:34
ja foi discutido aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5478&start=20

Eu sei... só que está escondido no tópico "Calço de Carroceria". Outra, tem muita gente que não sabe e ainda fica perdido. Por isso achei interessante criar o tópico pra o tema ficar mais visível.

[]s

Stenio.

elcio
04/03/2005, 11:44
de qquer forma Stenio, muito bem lembrado.


[]´s

Krisiun
04/03/2005, 15:11
1 - Problema

Diante da infinidade de informações que tem neste fórum, às vezes fica difícil achar exatamente o que se quer com a opção "pesquisa". Não entendi muito bem tua colocação...Acha o sistema de busca aqui complicado, é isto?!?

Se sim, o que sugere pra melhorar. Nunca tinha visto reclamações neste sentido, de repente tu não entendeu exatamente como funciona.



2 - Problema II

Voce termina lançando sua pergunta no fórum e sempre tem alguém que lhe manda de volta pro link "pesquisa" e/ou ainda solta uma piadinha
:lol: Bom, às vezes é o melhor a fazer mesmo, pois tem casos que usuários perguntam coisas que já foram diversas vezes perguntadas e respondidas, então o melhor é dizer pro cara pesquisar, pois o sistema de busca ta ae pra isso.

Mas se alguém "se passar" neste sentido, pode avisar pra mim ou outro admin e moderador.



3 - Solução (seus pobremas se acabaram-se!)

Use o Google a seu favor. É só colocar o tema que você está procurando seguido da palavra chave site:www.4x4brasil.com.br. O Google vai eficientemente achar o que você quer, com melhores resultados que a opção "pesquisa".

3 - Exemplo

Segue um exemplo. Procurei sobre importação de veículos usados usando o Google e o link "pesquisa". Usei só a palavra chave "importação" na busca. Os resultados por tópico:

================
No Google: ( importacao site:www4x4brasil.com.br )

os quatro primeiro resultados mostraram o link pro tópico:

4x4 Brasil :: Exibir tópico - Importação de Usados
www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=52076

================
No "pesquisa": (importacao)

nenhum deles retornou o tópico corretamente :(

Suzuki Jipeiro iniciante !!!! -
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7017&highlight=importacaoNão entendi, pois o sistema de busca mostra todos resultados encontrados com esta palavra, diferente do Google que mostra tópicos mais de uma vez, então não da pra dizer que é exatamente mais eficiente.

Mas não estou criticando o Google, pelo contrário, até incentivo o uso dele como tu mesmo explicou pra pesquisar aqui no fórum, pois assim é economizado espaço no Banco de Dados, o que nunca é demais devido ao tamanho do fórum. :wink:

Grato.

Stenio
04/03/2005, 15:37
Não entendi muito bem tua colocação...Acha o sistema de busca aqui complicado, é isto?!?

Se sim, o que sugere pra melhorar. Nunca tinha visto reclamações neste sentido, de repente tu não entendeu exatamente como funciona.


O sistema não é complicado. O algoritmo de busca é que é ineficiente. Como não tenho detalhes do algoritmo do phpBB, não posso comparar os dois. Uma sugestão poderia ser colocar o "search engine" do Google como opção na área de pesquisa.



Bom, às vezes é o melhor a fazer mesmo, pois tem casos que usuários perguntam coisas que já foram diversas vezes perguntadas e respondidas, então o melhor é dizer pro cara pesquisar, pois o sistema de busca ta ae pra isso.

Mas se alguém "se passar" neste sentido, pode avisar pra mim ou outro admin e moderador.


Entendi. Tem usuário voador mesmo. Veja, como mostrado recentemente nas estatísticas, a taxa de crescimento do fórum (em termos de número de novos usuários e mensagens) está crescendo e creio que não dar pra ter idéia de quando vai se estabilizar. Isso pode gerar problemas de desempenho em breve.



Não entendi, pois o sistema de busca mostra todos resultados encontrados com esta palavra, diferente do Google que mostra tópicos mais de uma vez, então não da pra dizer que é exatamente mais eficiente.

Mas não estou criticando o Google, pelo contrário, até incentivo o uso dele como tu mesmo explicou pra pesquisar aqui no fórum, pois assim é economizado espaço no Banco de Dados, o que nunca é demais devido ao tamanho do fórum. :wink:
Grato.

Eu também percebi que a busca do phpBB começa pelas mensagens mais recentes. Talvez seja esse o problema, já que supostamente o tema pesquisado tenha sido discutido muito antes e vai aparecer no final da lista. Mas minha filosofia é, como dizem os americanos, de usar tecnologia KISS (Keep It Simple, Silly). Ou seja, enquanto não está com gargalo e não tem reclamação pro suporte, deixa como está.

Outra coisa, desculpa ter colocado o tema no fórum geral. Era pra ter colocado aqui mesmo no suporte.

[]s

Stenio.

Krisiun
04/03/2005, 19:41
Bom, uma coisa que já tinha pensado é colocar algumas novas opções pra busca, não exatamente mudar o sistema e sim deixar mais completo, com mais opções. Vou pensar nisto.

Mas valeu pelas sugestões.

Luis Assis
04/03/2005, 23:51
Acho o google um fantástico sistema de busca, tanto que tenho o Google Tool Bar instalado no meu browser para agilizar as pesquisas, alem dele ser o maior responsável pela grande disseminação do 4x4Brasil, entretanto ele não é perfeito, acompanho sempre todas as visitas que ele faz em nosso fórum e posso lhes garantir que passam muitas páginas inteiras de mensagens desapercebidas... Digamos que ele tenha catalogado cerca de 60% do conteudo do fórum. Portanto ao se fizer a pesquisa só por ele, corre-se o risco de passar batido por assuntos que já tenham sido discutidos aqui dentro... Na duvida, use os dois...

naldo.ap
05/03/2005, 17:57
O Google realmente tem seus méritos, foi através dele que descobri o Fórum.
Creio que é uma das melhores ferramentas de busca na net atualmente.

Outro site que uso bastante é o Buscapé (www.buscapé.com.br), pra mim que moro numa região isolada do Brasil, sempre que preciso comprar algo "fora do comum por aqui" é por lá que encontro. Basta digitar o nome do produto ou marca, que ele faz uma busca em inúmeras lojas que vendem pela internet, já com a comparação de preços e condições de pagamento. É batata :wink:

[]'s