Ver Versão Completa : Tira-dúvidas hilux japonesa
novamente aqui....queria tirar algumas dúvidazinhas elementares......
1- O normal do rpm de uma hilux a mais ou menos 120-130 km/h eh de quanto?(x 1000 rpm)
2- esse sistema de roda-livre ...gostaria de saber mais um pouco... eh melhor com ou sem?
laserman
25/05/2010, 17:46
Meu Caro,
RPM entre 3000 e 4000, vai depender da rodagem no eixo de tração !
Seu sistema de RL é o mais confiável existente, RL mecânica e robusta, AISIN Japonesa !
Boa lama,
novamente aqui....queria tirar algumas dúvidazinhas elementares......
1- O normal do rpm de uma hilux a mais ou menos 120-130 km/h eh de quanto?(x 1000 rpm)
2- esse sistema de roda-livre ...gostaria de saber mais um pouco... eh melhor com ou sem?
elmestizo
25/05/2010, 18:42
Lembrem-se dos pneus... normalmente nego troca o pneu e não afere o velocimentro!!!
... 1- O normal do rpm de uma hilux a mais ou menos 120-130 km/h eh de quanto?(x 1000 rpm) 2- esse sistema de roda-livre ...gostaria de saber mais um pouco... eh melhor com ou sem?
JJL
A 120 km/h a motor da 2.8 diesel em quinta marcha gira a 3.700 rpm, aproximadamente.
Independentemente do tamanho do pneu a relação entre os giros do motor e do eixo cardã estão fixas e constantes pela relação do câmbio. Nada mais. Não adianta inventar. Conta giros mede as rotações do virabrequim (entrada do câmbio) velocímetro mede as rotações no cardã (saída do câmbio). Pode trocar o pneu a vontade que o número de rpm por unidade de velocidade não muda em uma mesma marcha.
Se você colocar o jipe no cavalete, tirar os pneus, ligar o motor, engatar qualquer marcha, o velocímetro vai marcar a velocidade e o contagiro vai marcar a rotação. E o veículo vai estar sem pneus. Pode por qq pneu.
Quanto à roda livre, acho um equipamento muito importante. Desacopla o eixo de transmissão dianteiro do cubo de roda. Não há transmissão de força. Evita desgaste prematuro e o esforço em todo conjunto da transmissão dianteira em trechos de deslocamento em piso pavimentado. Além disso, permite um rodar silencioso e de quebra reduz o consumo de combustível.
Tem gente que prefere as RL automáticas, mais "bacanas", não precisa descer do carro para acionar. Eu prefiro as manuais, pois são mais resitentes e confiáveis. Você sabe quando ligar e desligar. A automática você só perceberá que está quebrada, quando estiver encalhado na lama.
[]´s
Abraço
laserman
25/05/2010, 23:12
Caro Senhor,
Cuidado com o que escreves, assim vai induzir outros à erro e prejuízos !
JJL
A 120 km/h a motor da 2.8 diesel em quinta marcha gira a 3.700 rpm, aproximadamente.
Independentemente do tamanho do pneu a relação entre os giros do motor e do eixo cardã estão fixas e constantes pela relação do câmbio. Nada mais. Não adianta inventar. Conta giros mede as rotações do virabrequim (entrada do câmbio) velocímetro mede as rotações no cardã (saída do câmbio). Pode trocar o pneu a vontade que o número de rpm por unidade de velocidade não muda em uma mesma marcha.
Se você colocar o jipe no cavalete, tirar os pneus, ligar o motor, engatar qualquer marcha, o velocímetro vai marcar a velocidade e o contagiro vai marcar a rotação. E o veículo vai estar sem pneus. Pode por qq pneu.
Quanto à roda livre, acho um equipamento muito importante. Desacopla o eixo de transmissão dianteiro do cubo de roda. Não há transmissão de força. Evita desgaste prematuro e o esforço em todo conjunto da transmissão dianteira em trechos de deslocamento em piso pavimentado. Além disso, permite um rodar silencioso e de quebra reduz o consumo de combustível.
Tem gente que prefere as RL automáticas, mais "bacanas", não precisa descer do carro para acionar. Eu prefiro as manuais, pois são mais resitentes e confiáveis. Você sabe quando ligar e desligar. A automática você só perceberá que está quebrada, quando estiver encalhado na lama.
[]´s
Abraço
elmestizo
26/05/2010, 09:27
Esclarecendo a minha msg e a do laserman....
Se o Lucca se refere a velocidade que marca no velocimentro ele está correto...
... porém normalmente nós proprietários trocamos pneus 255 originais por 33"... só nesse aumento já ganha-se em velocidade final em aprox 18% ( não fiz a conta... foi chutometro aproximado). Ou seja.. o veiculo vai ficar mais pesado, demora mais para chegar a velocidade de 120km/h no velocimentro, porém na pratica o carro estará a mais de 120km/h.
Por que isso? Como o Lucca falou, o sensor de velocidade está na tcase/cambio.
Como verificar se o seu marcador está blz? GPS!!!
Como o Laserman bem colocou é preciso ter cuidado.. pq ou o velocimetro pode estar mal aferido ou o contagiros marcando errado.
Abrasss
po galera valeu pelos esclarecimentos ..realmente japonesinha bota pa lascar......hehehehe manualzinha....suspensão robusta e sem frescura......
...Cuidado com o que escreves, assim vai induzir outros à erro e prejuízos! A relação é bem clara.
Se no velocímetro da minha Hilux estiver marcando 120 km/h em 5a. marcha, o conta giros estará marcando 3.700 rpm com um pneu 7,5 X16.
Se eu trocar por um 31 X 11, a 120 km/h em 5a. marcha, o conta-giros marcará 3.700 rpm.
Se eu trocar por um 33 X12, a 120 km/h em 5a. marcha, o contagiros marcará 3.700 rpm.
Se eu colocar um pneu do tamanho do mundo, a 120 km/h em 5a. marcha, o conta-giros marcará 3.700 rpm.
Se eu tirar o pneu e deixar o carro no cavalete e acelerar em 5a. marcha até marcar 120 km/h o conta-girsos vai marcar 3.700 rpm.
A relação entre o conta-giros e o velocímtro é constante e dada pela relação de transmissão. Não muda. Portanto, independe do tamanho do pneu.
A relação entre a velocidade real do carro e a rotação do motor sim, é alterada pelo tamanho do pneu.
elmestizo
28/05/2010, 09:10
"A relação entre a velocidade real do carro e a rotação do motor sim, é alterada pelo tamanho do pneu."
Agora sim.. VELOCIDADE REAL..... mas normalmente pega-se essa medida no velocimetro, que não é a real!!!!
abrasss
elmestizo
28/05/2010, 10:31
Completando...
Lucca, só responda sim ou não.
Tu pega seu carro, coloca um pneu 30", vai pra estrada, 3700 giros, 120km/h no velocimetro....
Tú para no acostamento troca os pneus... pneu 35", volta pra estrada, 3700 giros,, 120km/h no velocimentro...
Nos dois casos você está na mesma velocidade real? Sim ou não?
... Lucca, só responda sim ou não... Tu pega seu carro, coloca um pneu 30", vai pra estrada, 3700 giros, 120km/h no velocimetro...
Tú para no acostamento troca os pneus... pneu 35", volta pra estrada, 3700 giros,, 120km/h no velocimentro... Nos dois casos você está na mesma velocidade real? Sim ou não?
elmestizo
Claro que não. Com pneu 35 a velocidade real será bem maior. Será 35/30 X maior. Sem medo de ser feliz.
[]´s
laserman
28/05/2010, 19:28
Meu Caro,
Vc está totalmente enganado. Velocidade é uma grandeza cinemática e pode ser entendida como a razão entre um deslocamento e o intervalo de tempo levado para efetuar esse deslocamento.
Se vc apoia seu veículo sobre cavaletes não há deslocamento. Portanto não há velocidade !
E o que vc tbm não sabe é que o velocimetro de seu veículo fora aferido pela montadora do mesmo, considerando diâmetro de pneus, rodas, diferenciais, transmissão e etc... originais, ou seja a relação final do veículo !
A relação é bem clara.
Se no velocímetro da minha Hilux estiver marcando 120 km/h em 5a. marcha, o conta giros estará marcando 3.700 rpm com um pneu 7,5 X16.
Se eu trocar por um 31 X 11, a 120 km/h em 5a. marcha, o conta-giros marcará 3.700 rpm.
Se eu trocar por um 33 X12, a 120 km/h em 5a. marcha, o contagiros marcará 3.700 rpm.
Se eu colocar um pneu do tamanho do mundo, a 120 km/h em 5a. marcha, o conta-giros marcará 3.700 rpm.
Se eu tirar o pneu e deixar o carro no cavalete e acelerar em 5a. marcha até marcar 120 km/h o conta-girsos vai marcar 3.700 rpm.
A relação entre o conta-giros e o velocímtro é constante e dada pela relação de transmissão. Não muda. Portanto, independe do tamanho do pneu.
A relação entre a velocidade real do carro e a rotação do motor sim, é alterada pelo tamanho do pneu.
shuther4x4
28/05/2010, 20:03
Lendo com calma acho que entendi a situação.
Ambos estão certos, só que um está relacionando velocidade e o outro velocímetro.
Na minha Berenice preciso aferir o velocímetro, pois quando este está marcando 100km/h, o gps está em torno de 103km/h. Geralmente (de fábrica) o erro é para baixo (evitando umas multinhas básicas) mas como troquei os pneus por maiores está causando este erro.
Laserman, vc aferiu o velocimetro da sua ou usa também o gps?
Não sei onde fazer esse serviço aqui na minha cidade além do que o velocímetro está "trepidando" um pouco.
Abraços.
guilhermeabreu
30/05/2010, 00:01
VCS ESTÃO MUITO NERVOSOS
O que o ELMESTIZO citou , esclareceu com muita cautela e muito correto , o que o LUCA falou esta correto , MAS ELE NÃO ECLARECE AO JJL que fez a primeira pergunta de sua dúvida COMO DEVERIA .
REPITO , o que o LUCA falou esta corretíssimo .
MAS QDO TROCAMOS O TAMANHO DOS PNEUS ORIGINAIS " CADUCAMOS O VELOCÍMETRO " QTO A VELOCIDADE QUE MARCA COM A VELOCIDADE REAL . E não vale a pena mexer no velocímetro para corrrigir esta distorções , pois se vc mudar de tamanho de pneu novamente , terá que reaferir o velocímetro de novo , É MUITO MAIS FÁCIL COMPRAR UM APARELHO DO TIPO TRIP TOTEM OU COLOSSO QUE FAZ ESTA AFERIÇÃO SEM TER QUE MEXER EM VELOCÍMETRO .
TODO CARRO QDO SAI DA FÁBRICA sai com o velocímetro marcando uma VELOCIDADE REAL menor do que a velocidade que esta marcando no velocímetro , ESTE ERRO É EM TORNO DE 10% A 15% , OU SEJA :se o carro esta andando marcando 100 km/h na realidade estará a 93 km/h CITANDO COMO EXEMPLO .
Minha SW4 93 2.8 saiu de fábrica com pneus 205x75x15 , qdo a comprei ela usada , estava com pneus 225x75x15 daí andei com um GPS e qdo eu estav a 100 km/h NO VELOCÍMETRO O GPS ACUSAVA UMA VELOCIDADE DE 93 KM/H , qdo troquei outra vez de pneus coloquei pneus 255x75x15 , AGORA QDO ESTOU A 100 KM/H NO VELOCÍMETRO , NO GPS ACUSOU A VELOCIDADE DE 98 KM/H , ou seja com estes pneus maiores do que os recomendados pelo fabricante estou quase acertando A VELOCIDADE REAL COM A VELOCIDADE QUE MARCA NO VELOCÍMETRO , acredito se colocar um pneu 31x10,5x15 que é um puco maior do que os 255 é provável que fique igual , MAS NÃO FIZ CÁUCULOS PARA ÍSTO .
Outra coisa para o JJL :
A minha SW4 93 2.8 com pneus 255x75x15 qdo estou com 3.000 rpm esta marcando no velocímetro 110 km/h e na realidade estou a 98 km/h .
A minha SW4 93 2.8 qdo estava com pneus 225x75x15 qdo estava com 3.000 rpm estava marcando no velocímetro 110 km/h e na realidade estava a 93 km/h .
A minha Sw4 93 2.8 SE COLOCASSSE UM PNEU 35x12,5x15 qdo estivesse a 3.000 rpm estaria marcando no velocímerro 110 km/h E NA REALIDADE ESTARIA A UNS 125 KM/H ( chutômetro ) só para dar o exemplo .
Mostrando o que o LUCA FALOU ESTA CORRETO .
Mas o LASERMAN tb esta correto no que fala . E o SHUTTER4X4 tb esta correto . e o ELMESTIZO explicou tudo que falei em poucas palavras .
JJL a RODA LIVRE tem que ter em todo 4x4 , os que não tem são os mais antigos e é muito ruim vc andar direto com a tração 4x4 fucionando pelos motivos já falados aqui .
O que deve fazer é usar em 4x4 pelo menos uma vez por mês rodando apenas uns 10 km SÓ PARA AS ENGRENAGENS MUDAREM DE POSIÇÃO E LUBRICAREM UM POUCO MELHOR assim vc terá um conjunto 4x4 bom por mais tempo .
ABRAÇÃO E DESCULPE POR TER ME INTROMETIDO . MAS TODOS ESTÃO CORRETOS .
Pessoal, nao queria abrir outro topico, entao venho atraves deste para tirar umas duvidas da japa!
Bom, gostaria de dizer que sou mais um novo proprietario de uma Hilux CS 95 famosa japonesa!
Aminha nao veio manual, o dono disse que ia procurar, mas.... Se alguem tiver...
Vamos as duvidas:
- Qual a medida original dos pneus? a minha veio com 235/70/16
- Qual oleo vai no diferencial dianteiro, traseiro, cambio e reduçao, e motor?
- A minha hilux tem uma valvula de freio, que fica fixado na longarina acima da roda traseira (lado passageiro), me falaram que esta valvula regula a frenagem de acordo com a carga (peso) carregado na caçamba, e ela esta vazando. Pergunto, ela é muito importante? Nao vou carregar peso direto, uma vez ou outra, mas nada tao pesado! Achei a valvula de 515,00 a 1.150,00!
- Alguem que tem aquele parachoque traseiro tubular da maceral? Poderia me dar opiniao se aguenta trilha ou é mais estetica! Pois o meu original ja ta feio!
Por enquanto é só!
Obrigado!
marcelot
08/04/2013, 21:14
Boa noite Kinho,
Primeiramente, parabéns pela compra.
Eu tenho o parachoque traseiro da Maceral. Posso dizer que ele é muito reforçado, fixado direto no chassi. Pode ser utilizado tranquilamente para puxar (ou ser puxado).
Abs.
Boa noite Kinho,
Primeiramente, parabéns pela compra.
Eu tenho o parachoque traseiro da Maceral. Posso dizer que ele é muito reforçado, fixado direto no chassi. Pode ser utilizado tranquilamente para puxar (ou ser puxado).
Abs.
Opa! Era isso que eu queria ouvir!!
Acho que vou acabar comprando!
Valeu!
Abs
Concordo com o laserman. A velocidade é um coisa, o que o velocímetro marca é outra. Na realidade os velocímetros marcam de 5 a 8 km/h a menos que a velocidade real. No caso da Japa, com pneu 31" ela marca praticamente velocidade real no velocímetro. É o caso da minha. Com pneu original ela marca mais do que a velocidade real e com pneu maior que o 31 ela passa a marcar no velocímetro menos que a velocidade real. Considerando tudo isto que não se alterou a relação do diferencial.
shuther4x4
08/04/2013, 23:02
Pessoal, nao queria abrir outro topico, entao venho atraves deste para tirar umas duvidas da japa!
Obrigado!
1. Qual a medida original dos pneus? a minha veio com 235/70/16
205 R16 C, tenho um original sem uso ainda!!!
2. Qual oleo vai no diferencial dianteiro, traseiro, cambio e reduçao, e motor?
Diferencial dianteiro: API GL5 SAE 90
Dif. Traseiro: API GL5 ADD (com aditivo para diferencial lsd - NÃO COLOQUE O COMUM) SAE 75W-90
Cambio e Reduzida: API GL5 75W 90
Motor: Eu utilizo o 15W40
3. A minha hilux tem uma valvula de freio, que fica fixado na longarina acima da roda traseira (lado passageiro), me falaram que esta valvula regula a frenagem de acordo com a carga (peso) carregado na caçamba, e ela esta vazando. Pergunto, ela é muito importante? Nao vou carregar peso direto, uma vez ou outra, mas nada tao pesado! Achei a valvula de 515,00 a 1.150,00!
SIM, talvez até adaptar uma outra ou tentar reparar esta, mas se o freio ficar 50%-50% a traseira vai travar muito facil e não queira em uma freada de emergencia estar com as rodas traseiras travadas em uma pickup!!!!
4. Alguem que tem aquele parachoque traseiro tubular da maceral? Poderia me dar opiniao se aguenta trilha ou é mais estetica! Pois o meu original ja ta feio!
Não tenho, gostaria de ter, mas por enquanto não po$$$$o Rs!!!
guilhermeabreu
08/04/2013, 23:22
Bom, gostaria de dizer que sou mais um novo proprietario de uma Hilux CS 95 famosa japonesa!
Aminha nao veio manual, o dono disse que ia procurar, mas.... Se alguem tiver...
Vamos as duvidas:
- Qual a medida original dos pneus? a minha veio com 235/70/16
- Qual oleo vai no diferencial dianteiro, traseiro, cambio e reduçao, e motor?
- A minha hilux tem uma valvula de freio, que fica fixado na longarina acima da roda traseira (lado passageiro), me falaram que esta valvula regula a frenagem de acordo com a carga (peso) carregado na caçamba, e ela esta vazando. Pergunto, ela é muito importante? Nao vou carregar peso direto, uma vez ou outra, mas nada tao pesado! Achei a valvula de 515,00 a 1.150,00!
- Alguem que tem aquele parachoque traseiro tubular da maceral? Poderia me dar opiniao se aguenta trilha ou é mais estetica! Pois o meu original ja ta feio!
Por enquanto é só!
Obrigado!
KINHO
Se esta VÁLVULA PROPORCIONADORA ( é o nome dela ) estiver ruim , aconselho a trocar por outra nova , verifica o preço na AMERICA em ponta Porã , quase todos aqui compram peças lá é bem mais barato do que nas CCS .
E se não der pra comprar mesmo assim sugiro a colocar uma nova do paralelo , pois esta peça não tem muito segredo e devemos ter dela fabricada no Brasil pela VARGA , ou outra fábrica de primeira linha daqui do Brasil , esta peça não é muito cara deve ser em torno dos 160paus .
Mas ficar com ela vazando pode ocorrer o que o SHUTHER4X4 falou que em caso de uma freada mais brusca , travar as rodas traseira e vc perder o controle do carro . Não vale a pena deixar como esta .
Elias_qf
13/04/2013, 16:23
Boa tarde no meu carro eu nao tenho esta valvula... ja veio isolada no meu carro quando comprei ando sem ela a 2 anos e nunca tive problemas de frenagem... porem não carrego peso rsrsrs ainda brinco disendo que ela se aposentou kkkk pois meus carro nao é para frete rs
quanto a velocidade do carro isso é obvio e nem deveria gerar tanta polemica rs
a velocidade marcada no painel vai ser a mesma independente dos pneus pq é medidade por voltas do cardã
exemplo:
vamos dizer q cada volta do cardã é igual a uma volta do pneu certo
para calcular o perimetro do pneus vc precisa do diametro dele
e utiliza a formula 2 x 3,14 x raio do pneu
entao um pneus que tem diametro de 30" vai ficar desta forma 2x3,15x15" =239,26 cm
entao cada volta que o pneu der ele vai percorrer 239,26 cm
se vc aumentar o dametro do pneu vamos dizer um 35" cada volta do pneus vai ser igual a 279,14 cm
isso da uma diferença de 39.88 cm ou 16,67%
entao se o pneus 30" ele fica praticamente aferido com o gps a 100km/h com um pneu 35" ele vai estar a 16,67% a mais
entao ela vai estar a proximadamente a 116 km/h mesmo que o painel marque 100km/h
mas tem outra coisa o velocimetro é aferido pela montadora com o pneu original marcando uma velocidade a menos porem a distancia é real, por isso quanto maior o pneus vc esta em uma velocidade diferente da do painel e o hodometro marcando errado tmb...