PDA

Ver Versão Completa : Teste de torque,super duty,ram e silverado



Moisés S.M
24/05/2010, 20:45
FORD é FORD não adianta...
http://www.youtube.com/watch?v=EZ_T-kWYtBE

Troller-a-vista
24/05/2010, 21:14
moises,

o teste foi pratico, nao tem como contestar ISSO, agora nao foi nem um pouco preciso, primeiro pq da pra bular esse teste de N formas diferentes, mas ainda que digamos tenha sido o menos burlado possivel (lisura dos participantes e imparcialidade), o teste pra mim, só mediu uma coisa: cambio casado com rpm casado com velocidade.

Explico, digamos que a RAM que foi a pior no teste, se tivesse por exemplo abaixado uma marcha, ela poderia ter reduzido o teste pela metade, usado do cambio para atingir isso, e no caso a ford ter feito o mesmo, diminuido uma marcha, poderia ter ficado em ultimo pois a rpm iria acima do ideal, deixando a conducao imprecisa, tendo que voltar pra marcha ideal , nisso ela perderia tempo muito tempo.

Enfim, cada relacao é feita com base numa hipotetica necessidade, as vezes pro fabricante X 30mph esta rendendo 90% do seu torque e se estivesse a 50mph estaria rendendo 85% do toque e usando mais da potencia.

Ja para o fabricante Y seria exatamente o contrario. E pro fabricante Z nenhuma das hipoteses.

Enfim, americano adora amarrar uma corda em duas pickups e ver qual puxa qual, outro teste sem sentido algum, só esta medindo quem consegue ter o pneu com maior aderencia e melhor tempo na tracao (do piloto e nao do carro). Um fusca pode arrastar facilmente um F1 pois pesa mais e tem rpm mais baixo, logo saindo de 0 rpm o fusca iria destracionar o f1 mais facilmente e pelo peso ainda iria ajudar na tracao. Isso nao qr dizer que um F1 ande menos ou tenha menos torque q um fusca...

O teste do video é mais ou menos a mesma coisa, nao qr dizer a realidade.

Torque e potencia se medem em bancada, girando o eixo numa maquina, ou seja, livre de itens que possam mascarar o resultado, como pneus, rodas, pontas dos eixos etc...

Tanto é que temos omega 4.1 que tem mais torque amis potencia andando menos que um vectra de 140cv. Agora um nao tem nada haver com o outro e ainda sao do mesmo fabricante...

Nao tem como comparar com testes dessa forma.

Renato Fraga
25/05/2010, 16:22
Só achei curioso a Pick Up FORD ganhar em todos os testes realizados pela FORD e como se não bastasse com uma vantagem incrivelmente maior.


Oberver que existem outros testes que realizaram, o de torque tal como o vídeo postado, o de consumo, e o de estabilidade com reboque.

As concorrentes foram literalmente ridicularizadas.

Eu até concordo com a metodologia aplicada....carro se testa na prática. Quem consegue retomar a velocidade mais rapidamente numa subida rebocando um baita peso é o melhor conjunto motor/transmissão.
MAs sabe-la se os testes foram aplicados em cituações de igualdade?????

Se a vantagem fosse um pouco menor eu daria um pouco mais de crédito.

Sem contar que a Dodge Ram foi literalmente massacrada, não se destacou em nenhum teste sequer?????? Será que não tem um pouco de retaliação pela marca estar nas mãos de europeus????? Acompanharam o babado todo causado pela entrada da Toyota na NASCAR e TRUCK SERIES americana???????


Abraços a todos

Walter L. L. Casitta
25/05/2010, 16:41
Isso no USA é assim mesmo. Daqui a pouco vem a GM ou a Dodge colocando a Ford lá atrás.

Fábio.F
25/05/2010, 17:52
Achei muito parcial. Como disseram, tem outros testes. Vi alguns e a Ford é melhor do mundo em tudo ahuahauahauhauhauahauaa........

jeisonk
25/05/2010, 19:17
O carro dos cinegrafistas é um Mustang, porque será? :mrgreen::mrgreen:

[]'s

Jera
26/05/2010, 00:20
picapes ford dos eua são foda.

se um dia a ford lançar a f250 americana aqui no brasil, adeus ram.
e se lançar a f150, adeus todas as outras.
pena q a ford do brasil é muito burra!

Renato Fraga
26/05/2010, 13:10
Não é só a Ford que é foda não ????


Esse é um dos segmentos mais concorridos do mercado Norte Americano.

Todas são boas.

O fato é que esses testes demostram certa parcialidade. Teste realizado pela Ford, com os critérios determinados por eles, etc etc etc.

Eu tenho minhas desconfianças.

Deivid/silveira
26/05/2010, 13:30
Não o fod@ é que essas lindas Máquinas:twisted: estão com um valor show de bola, só que só lá néh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Martin Melcop
26/05/2010, 13:31
Esse é o segmento que mais vende, a Ford se mantem viva graças a F150, carro mais vendido nos EUA na sua categoria e se não me engano em todas as categorias

Renato Fraga
26/05/2010, 13:57
Sim, mas a F150 campeã de vendas não tem nada a ver com esses veículos mostrados no vídeo.

É simplesmente um carro de passeio travestido de Pick Up. Pra se ter idéia, a suspensão trazeira é com molas helicoidais.

Já os veículos mostrados são caminhões travestidos de carros de passeio.

Walter L. L. Casitta
26/05/2010, 14:28
Sim, mas a F150 campeã de vendas não tem nada a ver com esses veículos mostrados no vídeo.

É simplesmente um carro de passeio travestido de Pick Up. Pra se ter idéia, a suspensão trazeira é com molas helicoidais.

Já os veículos mostrados são caminhões travestidos de carros de passeio.

Você não tá confundindo com a Sport trac?

Troller-a-vista
26/05/2010, 15:17
nao sei se a f150 é um fiesta com cacamba... duvido muito, ate onde sei as f150 sao uma especie de ranger melhorada e um pouco maior .

agora, suspensao por molas helicoidas nao quer dizer absolutamente nada. alias, qr sim: melhoria e conforto muito maiores, porem com custo maior .

ser mola por feixe ou por mola helicoidal, independente ou nao, nao quer dizer que é "bruta", mostra apenas o custo do projeto.

Se nao me engano tem um RAM que é suspa independente, helicoidal.

o problema desse tipo de suspensa é que encarece bastante o projeto, e qto mais peso for carregar mais caro vai ficar. Usar os feixes de molas nao tem segredo, qualquer zé dunha filho de tiao galinha sabe arrumar, sabe trocar e se tiver conhecimentos basicos de engenharia, tb sabe projetar. é forte, é resistente e aguenta peso, muito peso. Só por isso que ainda temos esse tipo de suspensao.

Alias, estou tentando forcar a memoria, mas tem uma linha de ultra mega super pesados caminhoes que só utiliza suspensao independente e de molas helicoidais.

Enfim, o que manda é o custo, nao se é bruto ou nao.

Miranda
26/05/2010, 18:08
assisti um programa que comparava a RAM 2010 e a F250, as duas modelo novo já...
a F250 venceu no geral sim, citada com uma pickup espetacular... mas a Ram ganhou bastante pontos e fiocu por pouco atrás.

Jera
26/05/2010, 19:07
Sim, mas a F150 campeã de vendas não tem nada a ver com esses veículos mostrados no vídeo.

É simplesmente um carro de passeio travestido de Pick Up. Pra se ter idéia, a suspensão trazeira é com molas helicoidais.

Já os veículos mostrados são caminhões travestidos de carros de passeio.

tá doido renato! quem é assim é a ram 1500!
pra quem entende um pouco de ingles é mt fera ver esses videos.

http://www.youtube.com/watch?v=QxGlJ1mjIAw&feature=related

extras da f-150:

http://www.youtube.com/watch?v=DQET-JW81DE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=mUAI9Ew0htA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=vsr5VkP1wGQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=pwg_Y90xU5A&feature=related

Sherman
26/05/2010, 19:15
Srs. Não sou um expert......mas se meus ouvidos nao me enganam, antes deixo bem claro, nada contra nenhum dos carros...


Mas se meus ouvidos nao me enganam, a Ford, tava com um RPM alto, levando em consideranção q ao olhar a silverado por dentro se for um motor a gasolina, 2000 RPM naquela situação dependendo da marcha seria muito pouco pra ter uma boa tomada na ultrapassagem

Jera
26/05/2010, 19:20
agora da nova f250!

http://www.youtube.com/user/fordtrucks

http://www.youtube.com/user/fordtrucks#p/c/A9004465EF6743FA/2/i9pZhBipkvc

http://www.youtube.com/user/fordtrucks#p/c/1EEAF4BCA7D38556/2/TBvFf6OmbKQ

http://www.youtube.com/user/fordtrucks#p/c/1EEAF4BCA7D38556/17/UZAW9-GXhIQ

http://www.youtube.com/watch?v=Lvn6-NWRqvo

juliano muller
26/05/2010, 21:00
Conheço e já andei em um desses ultra-mega-hiper-super e reforçados caminhões que voce citou, que inclusive sao fabricados e usados até hoje na Europa! Usam molas Helicoidais e se chamam UNIMOG!

Abç...:concordo:

Troller-a-vista
26/05/2010, 21:09
juliano, nao me referi ao unimog, mas ele tb serve de exemplo!

mas me referia a truck mesmo, desses de puxar carreta nao necessariamente um panzer como o unimog ehehhe

mas a foto mostra bem :)

dalmolin
26/05/2010, 22:24
americano loco mesmo ...

azulando com carga , a nao ser que os freios deles sejam infinitamente melhores que os nossos , eu nao passo muito de 100km/h com mais de 500 kg em cima.... imagina com uns reboques desses :shock:

Renato Fraga
26/05/2010, 22:56
tá doido renato! quem é assim é a ram 1500!
[/url]



É verdade.

Me equivoquei, vou tentar me retratar:

Chassi da Ram 1500

http://image.sporttruck.com/f/10651367+w750+st0/0811st_05_z+2009_dodge_ram_1500+multilink_coil_spr ing_system.jpg

http://www.allpar.com/photos/dodge/2009/rear-springs.jpg

Chassi da F150

http://image.4wheeloffroad.com/f/11729111+w750+st0/131_0901_04_z+2009_ford_f150_facts+frame_chassis.j pg


Mas sustento o que disse em relação a essas pick ups não servirem de parâmetros de comparação com o segmento Super Duty.

São veículos onde o que menos se transporta é carga. Por isso é mais focado o conforto e a segurança, e por isso vende tanto nos EUA.

Na verdade, até alguns anos, os SUV e PickUps eram beneficiados por uma aliquota de imposto menor que tornavam esses carros mais atraentes que a maioria dos sedãns.

Principalmente pelo fato de possuirem motores grandes e movidos a gasolina foram alvo de críticas por muitos ativistas ambientalistas.


Os caminhõzinhos americanos tem fama de muita robustês e virtudes para o trabalho pesado. O que nos causa estranhesa é que a maioria deles tem carroceria de lata ao contrario dos semelhantes brasileiros, encarroçados das mais diversas formas apesar de haver bastante distinção na parte mecânica.

Acredito que pelo fato da carroceria de lata, ocorra uma relação direta com as PickUps que vemos rodando pelas ruas.


Abraços

Marcelo-HPE
27/05/2010, 08:20
A ford dos EUA está igual a hyundai aqui , com campanhas agressivas as outras marcas .
Só que as da ford são bem mais criativas e agressivas tb .
alguem sabe que peça é aquela do vídeo em que o cara compara entre as picapes . e a peça da f 150 é a mais reforçada???

Troller-a-vista
27/05/2010, 09:27
aquela dos dois caras zombando dele no butecao??

pelo que entendi é o chassi ... tipo um corte dele.

Renato Fraga
27/05/2010, 10:46
Isso mesmo, é o corte transversal da longarina.

O tal "Full Boxed" é o termo utilizado para longarina boxeada, ou totalmente fechada, com perfil quadrado.

E a propaganda tenta mostrar esse diferencial da FORD, comparando com a mesma peça da DODGE e da GM.

No vídeo mostra que a longarina da GM tem corte em forma de U e a da DODGE também é quadrada, mas me lembro de ter visto em uma matéria que o maior diferencial é a forma como essa longarina da FORD é obtida. Se não me engano, tudo se inicia de um tubo dentro de uma "forma" e então é injetado água a uma pressão absurda e extremamente aquecida dentro desse tudo, conformando-o na longarina com todos os reparos anatômicos necessários.

Ao que parece, deixa a estrutura muito mais resistente com menos pontos de tensão e menor suscetibilidade à fadiga.

Abraços

Na verdade me lembro de tr lido

RoadRunner
27/05/2010, 11:45
O processo é conhecido por "hidroformagem";
http://www.secco.com.br/dana03.asp?id=111

As Rams "SRT" tem o chassis desse modo também, mas no teste de torção o chassis das 150 tem uma resistência incrível :shock:

http://www.youtube.com/watch?v=zRfE_XAk2mE

http://www.youtube.com/watch?v=huS-X0USuq0

http://www.youtube.com/watch?v=jURNFshnXu0

Marcelo-HPE
27/05/2010, 17:38
Karaká !!! no ultimo vídeo , a caçamba da toyota tundra parecia que ia se desmontar e se desprender do carro , e a f-150 firme.

Troller-a-vista
27/05/2010, 23:49
de novo todos os testes sao práticos ... os numeros estao aí.

mas alem de poderem ser "modificados ao gosto do cliente" tambem nao sao imparciais (mostram o melhor de cada em cada situacao).

por exemplo, a questao do hidroforming x soldagem, é fato que o hidroforme gera mais qualidade, menos torcao, economiza o custo de montagem, nao causa imprecisao e nao destempera o metal. mas nem por isso um chassi hidroformado vai ser mais ou menos rigido que um soldado, no caso do soldado, bastaria melhorar a liga e repensar o projeto como sendo apenas um lado necessario e o outro lado soldado seria complementacao, voa la, teria um chassi soldado mais rigido que um hidroformado.

Eu particularmente, prefiro um hidroformado, é mais seguro, mais interessante pra trabalhar, tem custo menor e nao agride a natureza para ser moldado, alem de outros fatores.

Em comparacao com a chevy, que tb eh hidro, ha de se destacar 2 coisas: o tamanho nao influe tanto qto se pensa, as vezes uma longarina menor, alem do menor peso gerado, tb vai ter mais resistencia pelo simples fato que tem menor area pra deformar, de novo, vale o material usado, nao apenas o tamanho. Outro fato é que vamos falar da propriedade da física:

Qto mais rigido um material, mais suscetivel a quebras, trincas, rupturas e micro fissuras ele está propenso.

Vejamos o exemplo do vidro, super rigido , por isso mesmo, quebra com facilidade, acrilico, pouco rigido, quebra com menor facilidade.

Outro exemplo: aco versus aluminio, o aço (ou ferro ou tb o cromo) é menos rigido que o aluminio, e tem uma deformacao maior, capaz de voltar ao seu estado inicial sem prejuizo a sua estrutura, ja o aluminio é bem mais rigido, por isso, quebra com facilidade e nao consegue voltar a sua estrutura inicial. Exemplo do exemplo: predios sao construidos com aco ou ferro, pois o vento vai balancar e depois do vento vai voltar ao normal, se fosse aluminio precisaria de um vento mais forte pra balancar da mesma forma, mas qdo balancasse iria partir ao meio. Faca o teste, pegue um tubo de aco e aluminio e dobre-o um pouco no alicate, rapidamente vai perceber o que eu digo.

No caso do hidroformado, nao estou falando de quem enverga mais ou menos, isso é vamos refletir mais abaixo, e tb nao estou comparando os numeros, pois nao sei se é muito ou pouco, cada projeto tem suas diferencas.

No teste onde se colocavam as picks ups pra passarem numas costelas de dinossauro, vimos de fato um teste pratico, que pode ser de novo, alterado a gosto do fregues, como? calibragem, velocidade, pneu (mais ou menos macio) enfim um monte de coisa. Mas o que de fato aquele teste mostra??

Mostra como cada projeto foi realizado, aquele com suspensao muito macia vai ler o solo com facilidade ate certo ponto, como uma ressonancia, chegara um momento onde a maciez ao inves de copiar o solo, vai literalmente recochitear a porrada, assim como uma suspa dura vai fazer o contrario, eqto no inicio do teste vai sofrer (eqto se ganha velocidade) ao final do teste (em alta velocidade) vai passar pelo buraco quase que pulando o buraco, portanto, vai passar mais liso.

Exemplo?

Pegue um landau e passe num buraco em velocidade normal, ele simplesmente vai passar serenamente.

Pegue um civic , ele vai socar com forca no buraco.

Volte para o landau e passe em muitos buracos numa velocidade maior, vc vai perceber que ficara indirigivel, e reze para nao ter comido nada, pq vai chacoalhar.

Se pegar o civic, depois de um tempo, o carro nao vai conseguir copiar as imperfeicoes e vai comecar ao inves de bater no fundo no buraco bater cada vez mais na beirada e no fim quase que pular os buracos .

Enfim, sao testes que dependendo da edicao, e da malandragem, da pra crucificar um carro ou outro.

VEJA: nNAO ESTOU DIZENDO QUE A F150 SEJA RUIM, ALIAS VENDO OS CHASSIS, AS TECNOLOGIAS, ATÉ ACREDITO QUE SEJA MAIS RIGIDA E MAIS AVANÇADA QUE AS DEMAIS, ALIAS, É SÓ PROCURAR POR AÍ QUE VEREMOS RELATOS DE DONOS DIZENDO ISSO. Só estou dizendo que os testes podem ser imparciais, ou talvez eufóricos demais.

Para o meu estilo de conducao, prefiro um chassi duro como uma rocha, suspensao mediana. Mas eu gosto de emocao.

Meu pai, sem duvida, vai preferir um chassi mais serene, com suspensao totalmente confortavel e vai ta se lixando prum monte de coisas, afinal, ele quer sussego, ar e baixo custo por km rodado.

Se rigidez de chassi fosse algo absoluto, os caminhoes seriam rigidissimos, afinal, os chassis deles sao grossos , grandes (ui) e normalmente inteicos, assim como as carretas. Mas se fizerem um caminhao com a mesma torcao de uma ferrari, nao iria nem virar a esquina que iria se partir ao meio, FATO. Isso nao quer dizer que nao se busque uma alta rigidez, claro que se busca, mas tb precisa se buscar a outra parte da equacao, de q qto maior a rigidez, maior a necessidade de se absorver impactos e torcoes.

Se nao me engano isso chama-se RESILIENCIA.

O aco e o ferro sao altamente resilientes (voltam ao estado normal). O Alu nao.

Para mostrar como essa equacao é complexa, vou ao extremo: Formula 1

Ha 15 anos ou bem mais , os carros eram de aço, mas tinham baixa torcao, embora fossem muito seguros, por isso viamos tanto aquelas chamas embaixo do carro qdo passavam por depressao. Os bracos das suspensoes, as molas, o chassi, tudo era de aço. Isso era muito forte mas tb torcia muito (era piquet, fitipaldi etc)

Depois vieram os chassis de aluminio, bracos idem etc etc (ta sempre estiveram na F1 mas ficou mais facil de encontrar), ai os carros ficaram super duros, mega duros, comecamos a ver carros mais rapidos, menos massa, e menos faiscas (era senna, mansel, prost). Nessa epoca, ja se falava que os carros nao duravam muito, tinham que ser trocados por inteiro a cada 2 ou 4 corridas. Falava-se muito de fadiga de material.

Depois vieram as fibras de carbono, altamente leves, muito rigido, boa torcao (pode ser mais ou menos conforme o gosto do dono), e comecou a se falar na regra de manter o carro por varias corridas e se precisar de trocar o chassi perdia-se posicao. Problemas? Sim: é altamente quebradica, por isso deve ser protegida, qqr pancada maior, inutiliza a estrutura pois ela pode partir sem aviso previo (totalmente diferente do aco e diferente do aluminio).

Enfim, esses sao exemplos de como tudo isso tem q ser analisado de forma mais tecnica e mais complexa do que simplesmente condenar algo por ser maior ou menos, soldado ou nao, deformar ou nao, pular ou nao.

Se tudo fosse tao simpels assim, nao se precisava gastar milhoes e milhoes em desenvolvimento, colocava logo uma liga de aluminio, silica, titanio e pronto, tinhamos algo indeformavel, caro e perfeito eehhehe Do mesmo jeito que nao se pode (ainda) fazer chassi de plastico (embora tenha uma empresa na europa que fez o chassi das carretas de caminhoes de plastico, diminuiu o peso e aumentou outras qualidades, isso faz uns anos que li e nunca mais apareceu em lugar algum).

abracos

Jera
28/05/2010, 00:20
caracas troller, os seus ultimos 2 posts que eu tentei ler foram gigantes!!!! parei no meio mas depois volto pra ler!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

felipealmeida
28/05/2010, 01:15
Pessoal, vcs repararam que no primeiro video lá do teste de torque ultrapassando caminhao, a dodge ram esta com pressao de oleo zero!! hehehe . Nos EUA até a ford pode ser melhor que a gm e a dodge , mas como moro no Brasil, a dodge que vem p nós da de 10 a zero na ford! em motor, conforto, acabamento, design, interior etc... E a gm infelizmente parou com as camionetes de verdade no Brasil

DiEgOsEiChIrLz
28/05/2010, 01:34
se o teste fosse realizado a 20, 40 ou 60m/h será q a f250 teria vencido??? quem garante q os motoristas da silverado/ram estavam dando o seu maximo(pisando embaixo, trocando marcha no tempo certo,etc..) ?? ja vi esse "cara" q apresentou o teste diversas vezes em comerciais da ford.


picapes ford dos eua são foda.

se um dia a ford lançar a f250 americana aqui no brasil, adeus ram.
e se lançar a f150, adeus todas as outras.
pena q a ford do brasil é muito burra!

jamais trocaria uma picape ja concretizada no mercado junto de um motor cummins(utilizado em diversoes segmentos aqui no brasil) por uma picape recem chegada junto de um motor do tipo v8 q no brasil nunca foi pra frente(só contar o tanto de volvo fh 480 e 520 que se ve nas rodovias em relaçao a scania 164 480 e 500), os mecanicos iam meter a faca só por se tratar de um motor v8.

-------------------------------------------------

f150 n tem concorrente aqui no brasil, ela se encontra numa categoria acima.

contra os verdadeiros concorrentes vo deixar esse video.

http://www.youtube.com/watch?v=4uH_qnCCBY0

obs: o teste é certificado por uma entidade/empresa.

Jera
28/05/2010, 15:49
esse video da tundra parece um video game!!! hehehehe

Marcelo-HPE
28/05/2010, 21:09
Já acabei de crêr que estes testes são todos maquiados ao gosto do cliente .

Renato Fraga
31/05/2010, 21:55
Bom, dando mais um relato;

Em primeiro lugar eu acho que um carro deve sim ser testado dinamicamente, pois é aí que se observa as virtudes e os defeitos de cada um. É na prática.

Segundo; As pick ups testadas nos primeiros vídeos postados não são Diesel, e sim Gasolina. Portanto qualquer comparação com semelhantes vendidas aqui não vale.


Indo adiante, em relação ao que foi postado anteriormente sobre a rigidês do chassi, se isso é bom ou não digo o seguinte:

Falou-se muito em rigidês do chassi, por material mais rígido ou menos rígido.
Mas esqueceu que não é só o maerial que determina a rigidês, mas principalmente a estruta à qual esse material está inserido.

Realmente existem materiais que fadigam bem mais rápido quando submetidos a tensões como o alumínio tão citado.

MAs no caso dos chassis o que determina a rigidês é a estrutura diferente, ou seja a comparação entre o FullBoxed entre o perfil em U.

Assim, com uma longarina hidroformada obtêm-se uma estrutura bem mais rígida, sem sacrificar portanto o material, utilizando um mais resiliente. Resumindo, é rígido porque tem estrutura, porém resiliente.

Já usar uma estrutura mais simples, um perfil em U por exemplo e aplicar um material de maior rigidês, todo o serviço ficará por conta do material, e nessas é fadiga na certa.

Agora digo uma coisa que é um princípio lógico da engenharia automotiva.

Quanto mais rígida a estrutura de um veículo, melhor a suspensão vai trabalhar e então melhor será o comportamento do carro.

Se a estrutura do carro se deforma, a suspensão fica impossibilitada de trabalhar, e para tentar corrigir é necessário uma calibragem ainda mais dura das molas, o que acaba formando um círculo vicioso pois mais carga acaba sendo transmitida para a estrutura.

Se a estrutura é rígida, praticamente só a suspensão trabalha e a dinâmica acaba sendo privilegiada.

Notem por exemplo os carros de competição turismo. Toda a estrutura tubular interna acaba protegendo também o piloto, mas o principal intuito é travar o melhor possível o monobloco para que o acerto da suspensão seja o mais efetivo possível.

Aquele teste das "costelas de dinossauro" mostra perfeitamente isso. E não pense que esse teste só a FORD é quem faz. É um teste padrão assim como vários outros.


Abraços